chegamos ao último dos autores clássicos da Sociologia Max Weber assim como Marx e Durkheim Weber também buscou com a sua sociologia entender um problema que o intrigava o problema da unificação do Estado alemão um processo que culminou em 1871 quando os estados da Confederação Germânica do Sul uniram-se em um só estado à Confederação Germânica do Norte a Alemanha da Juventude de Weber também era um estado jovem ele queria saber em nome do que e de que modo a Alemanha poderia uma vez consolidada como um Estado Nacional como é que ela poderia desempenhar um papel importante
no mundo nas relações com outras Nações para responder isso Acabou desembocando numa concepção de ciência social que enfatiza a figura do agente a figura do ator da ação e enfatiza também o os significados que as ações têm ou seja as ações dos homens carregam propósitos carregam intenções e o problema é saber como decifrar isso neste encontro além de Gabriel con que você já conhece o pesquisador Flávio pieru do departamento de sociologia da USP é outro convidado da Univesp Tv para expor o pensamento de Weber Weber queria dizer a sociologia é feita de ações sociais praticadas
por não é de saída uma uma ciência dos grupos uma ciência dos indivíduos agindo socialmente é isso que ele quer quer mostrar E aí quando esse indivíduo AGE em relação a um outro você tem uma relação social ciência dos indivíduos agindo socialmente AG parais Weber é muito diferente do fato social de dur lembra-se fatos sociais é tudo aquilo que e por via do modo como os homens eh estão relacionados numa sociedade se impõe a eles como ação que eles têm que realizar S pena de ficar fora do conjunto o fato social diz respeito ao coletivo
ação social Como disse Gabriel é centrada no agente que enfatiza a figura do agente a figura do ator da ação e enfatiza também os significados que as ações TM Rua 25 de Março Centro de São Paulo segunda-feira de manhã tudo aqui é ação social eu vendo você compra eu mando você obedece eu pergunto você responde Quer dizer você tem tudo isso que são ações individuais mas que já formaram uma espécie de de de dependência de uma outra que é portanto Então já se formou uma relação social Max Weber definiu ação social em economia e sociedade
obra publicada do anos depois da morte dele em 1922 aliás Gabriel con foi quem fez a revisão técnica desta tradução que que é economia sociedade é um enorme esforço para tentar do jeito dele responder a questões que o Marx também se tinha colocado Qual é a relação da economia com as outras formas mas de vida na sociedade como é que se relaciona a economia com a religião com a arte com a ciência com e a o direito Marx era um grande interlocutor dele não o único mas o grande interlocutor dele ele considerava um interlocutor fundamental
Weber nasceu em 1864 19 anos antes da morte de Carl Marx ele achava que o Marxismo Ficava muito preso na ideia de fenômenos econômicos pur e simplesmente e tinha uma ideia de causalidade que era os fenômenos econômicos determinam os outros fenômenos sejam nas seja na na área social seja na área cultural seja na ideologia na arte o que seja o que que o Weber T de fazer dizer olha não vou negar que o modo como se organiza a economia tem efeito sobre as diversas outras formas da vida social não não não é isso que tá
em jogo não tô negando isso só vou negar que você possa sempre que você encontra alguma forma de organização na sociedade digamos direito digamos religião digamos e a arte ou seja lá o que for você fazendo o caminho linear dali PR economia você encontra explicação de por é assim e não de outro modo o ver vai dizendo você tem formas que vão surgindo junto com o capitalismo e o capitalismo O Pequeno capitalismo Urbano né de produção mesmo já de produção que já de alguma forma vai racionalizando então de que forma que o capitalismo nos produz
um pouco porque ele nos leva a racionalizar a nossa vida você aprende a fazer implícitamente um livro caixa na Perspectiva dele sociedade capitalista ela representava digamos assim o horizonte histórico da sua época ele não pensava numa outra sociedade que viesse substituir a capitalista ele queria saber o funcionamento interno disso funcionamento interno do capitalismo a obra de Weber que vai longe nessa ideia é A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo o professor perutti fez uma tradução comentada do livro escrito entre 1904 e 1905 o capitalismo que A Ética Protestante acaba com o qual A Ética
Protestante acaba se casando é o capitalismo urbano do pequeno artesão normalmente Têxtil que vai agora ter um tear dois teares e tal então você vai entendendo como é que o Weber começa a ver a formação da burguesia como uma coisa paulatina e que vai uma classe dominante que é a nova classe dominante para ser uma classe dominante laboriosa não vai ser mais uma classe dominante guerreira como a classe dominante feudal vai ser uma classe dominante laboriosa que vai trabalhar todos os dias e vai querer que os seus Operários trabalhem todos os dias daí o conceito
de mais valia absoluta no Marx vai esticar a jornada de trab vai ser trabalho trabalho trabalho que que é o Espírito do Capitalismo é uma ética profissional não é economia capitalista você percebe então ele abre um jeito de você chegar por fatores não econômicos ao capitalismo que não cabe nenhuma outra ciência a não ser na sociologia fábrica de componentes de geladeiras dema na grande São Paulo segunda-feira à tarde o modo de produção de uma fábrica é na visão de Weber uma manifestação da racionalização típica do funcionamento interno do capitalismo Weber viu essa forma de organização
em muitos aspectos da sociedade capitalista por exemplo a burocracia como forma de organização do Estado Receita Federal centro de São Paulo segunda-feira de manhã aqui é um exemplo de como a racionalização se manifesta na organização do Estado um estado que seja eh orientado em termos legais com uma racionalidade que permita a previsão da ação porque senão você não tem capitalismo você não tem ação Econômica que permita rendimentos é preciso a garantia de uma certa previsibilidade isso o estado racional legal como ele dizia permite Então você tem que ter isso você tem que ter garantias para
a existência de empresas que resultem no que é essencial no capitalismo que é lucro retorno para o proprietário e você tem que ter também um estado equipado para produzir e implementar políticas Ou seja você tem que ter um aparato administrativo eficiente no estado esse aparato é a chamada burocracia a burocracia é um tipo de racionalização quando ela funciona ela funciona de um jeito você fala tivéssemos nós ah seguido os nossos interesses nós teríamos terminado vítimas de interesses pequenos e briguinhas pessoais e a burocracia ela tem uma lógica racional de buscar o melhor né que às
vezes funciona então quando funciona você entende porque que é uma coisa realmente muito moderna a burocracia acabou concentrando a atenção do Weber também para entender Até onde pode ir e quais são os limites de um capitalismo concorrencial competitivo de mercado porque a burocracia não gera nova políticas não toma novas iniciativas ela simplesmente age rotineiramente o problema do Weber é que esse corpo burocrático que é muito bom quando age rotineiramente ele vai se consolidando porque conhece cada vez melhor Quais são as rutinas e vai impondo o modo rotineiro de operar sobre o resto da sociedade incluindo
nisso o próprio estado ou seja a dimensão política da sociedade e se impondo também a empresa a política não pode depender sente da rotina em função disso O VB constrói toda uma análise muito interessante do dos choques e dos descompassos entre o burocrata e o político burocrata quer que tudo continue do modo que ele está habituado e do modo que permite prever as consequências o político se ele for realmente o político está pensando nas necessidades de novas ações novos projetos novos programas para a sociedade toda a questão é saber quem vai subordinar a quem a
aposta do Weber era no político porque ele não queria o grande medo dele Aliás era uma sociedade submetida a uma espécie de rotina estanque e ele vi o grande risco disso correndo na burocracia assim como e dur também pensou na educação menina não ele achava que a educação era fundamental para duas coisas primeiro para todo o ser humano a educação é fundamental exatamente para transformá-lo num indivíduo autônomo autônomo dono do seu nariz isso por um lado agora por um outro lado o indivíduo tem que estar politicamente ligado à sua nação ele pode não ser um
homem que tenha de algo assim como uma obra de sociologia educação ou sobre pedagogia técnicas e tudo mais mas ele tem um tipo de enfoque que ajuda muitíssimo a pensar os os os os fenômenos de educação por exemplo tentar descifrar a dinâmica na sala de aula digamos só para pegar um aspecto pequeno quais são o os agentes lá dentro como é que orientam as sua ação e como articulam as suas ações e o que resulta disso Será que o que resulta disso é sem sombra de dúvida mais conhecimento ou eventualmente Que tipo de conflitos resultam
disso como é que você pode encarar Isso quer dizer a a a ele pode ajudar muitíssimo na análise de processos e das instituições eh educacionais ruiva perguntou assim vocês querem me ajudar a Pô o bolo para assar não existe uma sociedade ideal para Max Weber a sociedade ideal pro Weber era uma sociedade em que as pessoas e pudessem ter os seus pontos de vista radicais radicais suas convicções radicais certo sendo respeitadas por outras pessoas que também defendiam as suas posições de uma maneira radical O Weber tinha uma concepção meio heróica da da vida tudo depende
da força com que o indivíduo luta e que entendeu E que e a verdade com que ele e age e com que ele eh digamos traça o seu caminho o que que há de bom num grande autor clássico o que de bom é o seguinte ele me permite ver o mundo com um certo tipo de foco que me permita formular perguntas específicas e importantes qual o limite dele é o das perguntas que ele permite formular porque outras perguntas estão fora do Horizonte dele em resumo você quer pegar grandes processos históricos tendências de uma sociedade como
um todo e grandes processos de mudança e a localização dos novos agentes de uma mudança possível tem que ser Marx então obviamente que o Marx Quando vai analisar a construção da categoria trabalho ele vai dizer olha toda a forma social tem uma forma Histórica de trabalho e no capitalismo como elemento Central é o trabalho e eh livre e e a venda da força de trabalho que move vamos dizer assim e eh a a estrutura social se o teu problema é saber quais são as formas de organização e de integração de uma sociedade como um todo
Quais são os pontos em que isso revela falhas e sobretudo de que maneira os integrantes dessa sociedade são levados a eh internalizar as exigências dessa sociedade tem que ser durc porque ele considera o homem como um ser social eh e por isso ele realiza a sua natureza na vida coletiva e isso é uma coisa que traz uma certa satisfação pro indivíduo porque ele se vivesse sozinho pro durkeim ele ele não seria plenamente homem se o teu problema é saber qual é a dinâmica gerada por agentes que perseguem propósitos perseguem interesses TM objetivos e atribui significado
esse objetivo na sua relação com os agentes tem que ser vber se eu quiser ser uma espécie de weberiano ortodoxo eu vou ter problemas e ele seria o primeiro a me dizer isso diz olha você não pode simplesmente embarcar na minha canua do meu tempo Ela é pequena Possivelmente furada e ela não te traz ela não vai a todos os portos e nem sequer enxerga todos os pontos da margem ela é muito orientada Então procure mais coisas