eu tô achando interessantíssima a análise que você tá fazendo mas aí eu quero te dar uma provocada Eu concordo com você perc que a inteligência brasileira tá à esquerda é uma esquerda que não é apenas uma esquerda socialista barra marxista barra identitária né é uma esquerda Liberal também mas sim é uma esquerda é é a a inteligência brasileira é mais Progressista do que conservadora eu concordo inteiramente com você no entanto quando a gente vai pra esquerda esquerda propriamente dita esquerda PT PSOL PSB o que a gente pertence nitidamente é que pela primeira vez na história
porque não foi assim durante o século XX e o início do século XX de alguma forma a esquerda se descolou por completo da percepção de quem é o brasileiro pobre eh ela não entende mais quem é essa pessoa e isso é muito nítido Quando você vê as eleições municipais as eleição Municipal o o o o lugares os lugares na periferia de São Paulo onde o o bolos perdeu e perdeu o feio são mostra disso o sucesso do Pablo Marsal são mostra disso E aí eu queria jogar só um complicador que é uma novidade nesse nesse
nesse jogo político que a gente tá vendo que é não só no Brasil a gente começa a ter uma distinção de gênero em ideologia mulheres tendem a esquerda e homens tende tendem a direita Nunca na história aconteceu isso ou algo do tipo a que que você atribui esse descolamento da esquerda do povo pela primeira vez e essa e essa divisão por gênero olha primeira a tua primeira questão é é disso que eu falava quando eu contei a história do frentista era do descolamento da esquerda da população ou do brasileiro pobre ou do ou do Povo
comum digamos assim né ess esse descolamento Eh tava tava implícito justamente nessa ideia de que a esquerda não consegue falar com o povo não consegue entender que grande parte da população não tá nem aí para essas pautas acadêmicas e jornalísticas ele tá querendo ir no supermercado ele tá querendo Sei lá talvez ter um carro tá querendo que o filho faça faculdade ou a filha sei lá e a a esquerda ela ela me parece que ela virou às vezes eu uso essa expressão parece que virou um fenômeno de Universidade de gente que tem dinheiro quando você
fala liberal de esquerda eu não tenho nenhuma dúvida né porque inclusive se você tá num ambiente inteligente e você não não não deixa passar nenhum tipo de empatia com temas sobre sofrimento teórico ou sofrimento identitário que você é uma pessoa que não tem preconceito que você é uma pessoa a favor do combate da desigualdade pelo menos teórico né mesmo que odeie quem é pobre não gosta de se misturar com ele e acha que ele é burro no final do dia que é o que grosso modo a esquerda pensa na população comum Ah você seguramente tomando
um vinho num restaurante descolado com pessoas que sucederam bem na vida é bom você deixar uma deixa lá tipo eu sou Liberal social né tô preocupado com a sociedade porque senão ISO pode queimar seu filme inclusive num ambiente que você circula Então eu acho que que a esquerda acabou virando a um fenômeno Universitário grande parte de jornalistas escritores artistas que é um pouco o cenário americano da esquerda na IV League certo nas universidades E aí você tem um pacote é um pacote se você é de esquerda você não deve gostar de Churrascaria você deve ah
sei lá odiar o Estado de Israel você deve achar que a vitória do trump foi um acidente histórico que não pode significar nada além de acidente histórico assim como se você é de direita você tem que adorar Churrascaria por exemplo Cert né você tem que é você tem que Ah então achar que as mulheres não não podem ter a emancipação que elas têm que as mulheres de alguma forma têm que viver em casa ou seja eu acho que esse tipo de cenário inclusive que levou a esquerda a perder o contato com a população comum significa
esse empobrecimento da tentativa de compreender a realidade a partir do fato de que eu tenho que ter uma ideologia eu tenho que ter uma militância porque isso inclusive na universidade que é um ambiente que eu vivo há 30 anos isso pode significar se seu aluno vai ter bolsa pode significar se você tem espaço no colegiado pode significar se você convive bem com os colegas eu sei que na na na ensa e na mídia não é muito diferente disso mas pelo menos é mais amplo o espaço a universidade ele é mais sufocante nesse sentido agora a
diferença de gênero que já vem acontecendo apontaram isso na eleição americana né de forma bastante Clara a mulher e uma emancipação feminina ela é um dos marcadores do processo modernizador né e tem um muitos homens se sentem no caso americano morrendo mais jovem não tendo espaço na universid idade perdendo espaço em certos setores do mercado de trabalho então você tem por parte de muitos homens um sentimento de ressentimento de perda de espaço econômico e ao mesmo tempo eu acho que tem um elemento né que assim e eu lembro que eu há algum tempo atrás eu
vi uma discussão na minha aula né Essa discussão era uma discussão a a o tema era romantismo tá então os alunos normalmente levam esse assunto para eu te amo meu amor né não só alunos a população com Sens comum que não sabe que romantismo é na realidade uma grande malestar com a modernização e que o lugar do amor nisso é porque a ideia de que homens e mulheres que morriam de amor eram autênticos o resto era vendido a dinheiro mas então fica normalmente em relação ao tema do amor e então um aluno começa a contar
uma história com a namorada e o sofrimento e tal e uma menina vira para ele e diz assim a gente não quer saber da sua história não porque você é homem branco heterossexual Então tudo de ruim que tem no mundo é você a causa Esse menino tá longe de ser pelo menos Era longe de ser o menino que vai desaguar nesses discursos boçais do Povo Red Pill ou incel ou esses sites que ganham rios de dinheiro com violência contra as mulheres no discurso né eu quero dizer mas eu acho que a a não atenção a
temas a ver com malestar de muitos homens em relação à condição contemporânea enquanto eles não têm nada que ver com posições de extrema direita ou violência pode acabar empurrar meninos como esse para posições radicais por uma atitude estúpida de duas colegas movidas claramente por um discurso ideológico identitário e radical Então eu acho que tem uma questão de fundo mesmo as mulheres de certa forma colheram ou estão colhendo ganhos mais evidentes da modernização tá como grupo social tão colhendo e já colheram ainda que isso possa esses ganhos eu quero dizer eh possa ser objeto de reflexão
pudesse ser objeto de reflexão na sua dimensão antitética negativa contraditória no sentido filosófico né de contradições a partir da condição cpada que você não pode nunca tocar porque você toca Alguém já levanta a mão e diz não você é reacionário Você é contra você é de direita você é escroto quando na realidade você tem por exemplo todo o debate demográfico a dificuldade da eu tive a experiência concreta em que eu tava tentando colocar no debate a o problema da redução do Nascimento a redução do número de crianças olhando isso demograficamente o que isso significa em
termos siis que é um fato e não tem a ver aqui no plano individual é escolha no plano social histórico é emancipação quem quer voltar ficar em casa cuidar de filho filho dura muito tempo custa caro atrapalha a vida profissional da mulher do homem também atrapalha mas a mulher com certeza né Então essa essa discussão ela rapida eu tô dando um exemplo ela é rapidamente ass simulada assimilada uma discussão do tipo J V vice-candidato e agora vice-presidente ali vice-presidente não vice como candidato é rapidamente assimilada uma discussão conservadora reacionária quanto não é é uma análise
sociológica do desdobramento dos avanços da emancipação feminina e social ao longo do século XX 21 então a minha a minha visão é assim muitos homens estão indo pra direita por ressentimento por perda de espaço por medo da mulher por medo do avanço mas a conversa entre emancipação feminina e o século XXI é muito mal feita ela continua unicamente nas bases militantes nas bases identitárias e se você tenta entender o que pode est acontecendo ou você é reacionário ou você é Progressista mas aí eu eu eu queria pegar dois pontos do que você falou eh pra
gente explorar um pouquinho [Música] eh o primeiro sobre o pragma ismo é que talvez a esquerda tenha perdido o o contato da vida ali cotidiana das pessoas e tal ao mesmo tempo o que você descreveu como prioridade na vida dessas pessoas me parece muito o que foi contemplado Principalmente nos dois primeiros mandatos do governo Lula que é em em termos Gerais uma possibilidade de consumo um mínimo de ascensão social para que a pessoa passe de sobrevivente a consumidora né que foi o que economicamente o os o primeiro mandato principalmente mas ainda o segundo Mandato do
governo Lula eh produziu ah e e pra faculdade e pra universidade que também foi algo que esteve no foco dos primeiros mandatos do governo Lula eh de que de que maneira Isso mudou ou o o Lula mudou ou como é que você enxerga esses dois primeiros anos de Mandato em relação à atenção a esses aspectos mais cotidianos mais da da vida ali e o outro sobre eh a posição da mulher a a a em emancipação feminina eu acho que eh faz muito sentido isso que você tá falando eh sobre a conversa malfeita da militância feminista
eh principalmente né agora ao mesmo tempo e aqui é uma provocação que eu acho que Pode render bacana pra gente discutir eh eu o o ressentimento inverso ele não é algo Ah que possa que que que tenha sido contemplado pras mulheres a gente não teve esse direito né de ficar ressentida com os anos de não emancipação a gente teve que se virar e e ir pra luta eu acho que parte do do discurso feminista mais agressivo vem um pouco desse lugar Di não eu eu tive que que sobreviver e me virar Então por que que
agora temos que acomodar o ressentimento masculino e tal eh de que maneira que se se pode conciliar isso pacificamente então sem ser sem ser uma coisa eh agressiva uns contra os outros sendo que as mulheres tiveram que fazer um movimento ainda estamos né estamos no meio de um processo de emancipação nós não não tá com concluído né então Eh então Eh eu nem sei bem o que seria essa conclusão Total seja para homens ou olha Talvez para começar a gente não não tem medo de andar na rua esse tipo de coisa de ser assassinada a
qualquer momento pelo parceiro coisas assim mas mas dá até para pensar em socialmente eh né Tem sociedades que a gente tá vind vendo regredir né Principalmente as fundamentalistas religiosas mas não só né Eu acho isso um sinar então eu acho assim primeiro sobre essa coisa do ressentimento primeiro a gente tem que levar em conta o o a própria passar do tempo histórico o tema do reconhecimento dos ressentimentos não existia antes uhum o que muitos homens à direita estão fazendo é fazendo uso de um discurso que nasceu na esquerda que é a teoria de que todos
temos que ser reconhecidos isso não havia antes entende é como dizer quando você fala não porque as mulheres primeiro primeiro na na realidade Esse é um assunto que eu eu já discuti bastante esse assunto né Eu acho que esse é um assunto que é quase é muito difícil não entrar na militância né e eu não vou entrar uhum tá porque militância me dá sono tá então assim agora eh o que acontece é o seguinte essa ferramenta do ressentimento como sentimento político organizado que ganha espaço inclusive nas redes sociais não existia hoje existe então assim como
a direita tá usando o discurso da narrativa uhum o conceito narrativa foi inventado pela filosofia após moderna Apesar que na sofística ele já tava né mas a forma de falar tudo narrativa que invence quem tem a melhor narrativa Isso é uma invenção da filosofia pós-moderna e a direita se apropriou disso O que eu acho que tá acontecendo que deixa muita esquerda perdida essa essa direita massiva se apropriando de ferr que a esquerda criou inclusive intelectualmente e politicamente entende e quando você diz não as mulheres não tiveram essa possibilidade elas não tiveram porque inclusive não existia
a possibilidade de você articular um discurso político que tivesse o ressentimento e a busca de de reconhecimento como ferramenta associada à redes sociais não existia isso né não existia essa gramática não existia essa própria semântica esse significado de reconhecimento e ressentimento como afetos políticos que organizam o militante não havia isso é quase como se não havia essa língua entendeu Não exia essa linguagem e agora ele existe e aí o que acontece é que aí os hom muitos homens eles se eles assimilam o ressentimento o ressentimento vai provando para ele o tempo inteiro de que o
seu ressentimento Tá certo porque ele vê que ele tá perdendo espaço que ele não consegue Ah ele não consegue estudar tá ele deprime e o homem a diferença das mulheres que talvez as mulheres tenham isso inclusive por séculos ou milênios de exclusão do espaço público as mulheres têm um repertório subjetivo que homem quase nenhum tem talvez por efeito eh antitético né da pensando dialeticamente por efeito da exclusão da mulher do espaço público porque no espaço público o que acontece espaço público você fala Frases Curtas você tem que ser objetivo você tem que ter sucesso naquilo
que você faz e você tem que identificar alvos pragmáticos pela exclusão do espaço público né é possível que essa porque eu não tô querendo entrar em capacidades inatas né Eu não quero entrar nisso porque eu não tenho tempo inclusive para entrar nisso né então assim talvez as mulheres tenham ao longo desses anos todos de vida mais privada né desenvolvido um fato sinequanon uma diferença sinequanon melhor dizendo que é há um repertório subjetivo nas mulheres que nos homens não há Quando eu digo repertório subjetivo é uma linguagem para dar nome a certas coisas identificar certos sentimentos
operar inclusive com certos Sofrimentos Uhum que o homem a gente vê isso em sala de aula uhum tá determinados assuntos como se brinca nas relações heterossexuais entre homem e mulher ou no fato de que massivamente a maior parte de psicólogos são psicólogas certo você vê isso massivamente então os homens como as meninas brincam em sala de aula e tal os homens heterossexuais normalmente são mais burrinhos por uma série de coisas eles usam essa expressão como brincadeira né que não entendem ser as coisas uhum Você tá entendendo o que eu quero dizer perfeitamente Então quando você
quando você tá veja que se a gente falar das feministas por conta do embate público contínuo e político elas também vão ficando parecida com os homens sem entender nuances uhum certo AC porque você tá no espaço público no debate tempo inteiro agora uma forma quando você fala uma forma de conseguir conversar algumas pessoas conseguem conversar talvez se consiga conversar isso melhor no no dia a dia invisível do que no debate público uhum porque o debate público acirra certo acirra argumentos e no dia a dia invisível Às vezes você consegue dialogar melhor como tem gente que
dialoga né continua casando vivendo junto algumas pessoas cada vez menos tendo filhos ou aqui no meio aqui no meio a gente dialoga né ponder Essa é a proposta Ó você aqui com a gente s