hoje nós vamos falar sobre os trabalhadores da vinha uma parábola também muito interessante gostaria que você prestasse atenção nos detalhes desse texto e que você também pensasse que o princípio fundamental dessa parábola rege a nossa vida cristã a idéia do que significa o reino ea sua justiça em muito está dentro dessa parábola às vezes a gente lê com o entendimento ou com a nossa pré suposição enganada mas vale a pena você depois também durante a semana têm esse hábito gaste um tempinho com cada uma dessas parábolas releia é mastigue bastante e pense como tem sido
o teu entendimento sobre o reino de deus eu acho que essa série de estudos ela é muito importante para a nossa missão como igreja ninguém consegue fazer missão se não compreender o reino até consegue fazer a missão o problema é que a mensagem vai ficar comprometida porque a gente não prega apenas o bem nós pregamos o rei no domingo passado foi um domingo bastante é difícil eu comentei com na reunião de líderes da igreja que a gente não se sente não é que a gente não se sente bem pregar sempre me sinto bem mas é
que eu fico imaginando não é fácil você pegar e dizer nós todos somos pecadores nós precisamos nos arrepender ninguém toma banho no domingo pega os seus filhos penteie o cabelo passar gel com uma roupa bonita e vem pra igreja por kaboul subir aqui fica falando é um pecador se arrepender mas eu também entendo irmãos que sem isso sem a consciência de quem nós somos de verdade sem compreender mesmo que cristo fez por nós na cruz e o tamanho do preço a gente não consegue viver humildemente nós não conseguimos entregar a mensagem da cruz se ela
de verdade não nos cobrir com a sua sombra é a sua graça então vamos hoje então aos trabalhadores da vinha mateus 21 16 porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha ele tinha uma plantação de uvas e ele foi buscar gente para trabalhar para ele tendo ajustado com os trabalhadores a um denário por dia falamos de semana passada um denário era mais ou menos o salário ajustado por um dia de trabalho de um trabalhador comum mandou-os para vinha saindo pela terceira
hora viu na praça outros que estavam desocupados e disse-lhes e de voz também para a vinha e vos darei o que for justo já era a terceira hora eles vão pegar o dia desde o começo eu pago pra vocês o que for justo e eles foram tendo saído outra vez perto da hora sexta e da 9ª três horas depois e seis horas depois procedeu da mesma forma e saindo por volta da hora um décima ou a 11ª encontrou outros que estavam desocupados e perguntou-lhes porque estivesse saque dos ocupados o dia todo responderam-lhe porque ninguém nos
contratou então lhes disse ele disse também vós para a vinha ao cair da tarde disse o senhor da vinha ao seu administrador chama os trabalhadores e pagar lhes o salário começando pelos últimos indo até os primeiros vindo os da hora 1 10 lima recebeu cada um deles um denário ao chegarem os primeiros pensaram que receberiam mais porém também esses receberão um denário cada um mas tendo recebido murmuravam contra o dono da casa dizendo estes últimos trabalharam apenas uma hora contudo os igualá-las tisa nós que suportamos a fadiga e o calor do dia mas o proprietário
respondendo disse a um deles amigo não te faço injustiça não combinasse comigo um denário toma o que é teu e vai te pois quero dar a esse último o tanto quanto a ti porventura não me é lícito fazer o que quero o que é meu ou são maus aos teus olhos porque sou bom assim os últimos serão os primeiros e os primeiros serão últimos porque muitos são chamados mas poucos escolhidos coisa interessante é jesus conta uma parábola causa um grande problema em um belo desconforto na cabeça das pessoas que entendem que há pessoas que merecem
mais e outras que merecem - vamos entender algumas coisas dessa parábola para a gente não ficar perdido primeiro que a praça era o lugar também chamado de mercado não como a gente tem hoje os supermercados mas esse mercado no mercado de trabalhadores era a praça e ali ficavam as pessoas que precisavam de trabalho geralmente na época da colheita ea cultura da das uvas da vinha era uma cultura forte é na época nessa época de colheita faltava gente para trabalhar ea galera ficava ali esperando e logo cedinho já vinham os donos das vinhas pra contratar pessoas
para o trabalho eu li alguns comentários sobre essa época a cultura da época tinham também os vazios que ficavam nessa região tinha gente sem fazer nada tinha de tudo né e alguns chegam a dizer ah eu acho que esse trabalhador da 11ª hora que chegou atrasada os caras que não queriam fazer nada se você já viu alguém comentar isso não é verdade porque na parábola jesus disse quando perguntou pra eles porque se estão aqueles eram porque ninguém contratou ninguém pediu para a gente trabalhar nós estamos aqui o dia inteiro esperando e interessante alguém esperar até
aquela hora porque já não era comum já perderam praticamente o dia e vão trabalhar receber praticamente nada vamos falar um pouquinho sobre o dia naquela época o dia era marcado de sol a sol o dia começava a neve que começava e terminava às seis horas da tarde até às 6 horas da manhã começava às seis da manhã e ia até às seis horas da tarde era assim que se marcava o dia quando você lê o antigo testamento é comum os rever os termos pela manhã ao meio dia à tarde e dois tipos de que por
crepúsculo ou o crepúsculo e o termo ao entardecer é comum a gente ver isso é provável que essa divisão do dia em horas tenha sido uma influência da época do império babilônico já um pouco mais recente nos dias de jesus o tempo era marcada da seguinte forma às seis horas da tarde até às nove da noite lembre se que tudo era através do solstício posição do sol da lua não havia relógio como a gente tem hoje mas se fôssemos pensar nos dias de hoje das seis da tarde até às nove da noite era conhecida como
primeira vigília da noite das nova até à meia noite era conhecido como segunda vigília da noite da meia noite às três da manhã era tido como a terceira vigília e até às 6 horas a 4ª vigília da noite a gente vê nos novo testamento nos evangelhos aquele texto que se não me engano aquele texto que pedro foi preso amarrado entre 2 entre dois soldados que o anjo visita lá pela terceira ou quarta vigília da noite que significa isso são esses períodos de três horas que marcavam os quatro períodos da noite e durante o dia era
assim às 6 horas da manhã era o início do dia começava um novo dia às 9 horas da manhã é o que nós lemos como hora terceira três horas depois às seis da manhã foi quando o dono da vinha foi pegar os seus primeiros trabalhadores depois ele voltou na praça já era 9 da manhã a hora terceira e ele disse olha vai trabalhar na minha vida vão trabalhar lá que eu pago o que for justo quando deu meio dia era hora sexta 6 horas já haviam se passado desde as seis da manhã e depois ele
passou de novo na hora a nona agora a nona é às três horas da tarde ea hora 12ª as 18 às 6 da tarde de novo o mais interessante foi o que aconteceu com esses caras aqui ó da 11ª hora eles trabalharam só uma hora se bem que ele pagou um denário pra todo mundo a parábola de jesus conta que ele passa las em cinco horas da tarde estavam lá fazendo aqui ninguém contratou a vai pra minha vinha vamos trabalhar trabalharam por uma hora lógico que a parábola é uma ilustração né pode ser que tenha
trabalhado menos até chegar na vinha até se apresentar mas enfim trabalhar um pouco o interessante é que jesus conta essa parábola dizendo que quando ele foi acertar conta contas ele disse que os seus os seus empregados que pagavam comece pagando pelos últimos esses caras que trabalharam só uma hora é interessante como jesus faz as coisas ele poderia ter pago a rapaziada que veio desde manhã primeiro deixa eles ir embora e depois eu faço a bondade que eu quero e eu pago um denário para os outros que ficaram menos tempo pra não deixar os caras meio
chateados mas a parábola de jesus não é apenas para ilustrar o que é o reino mas é também para afrontar a palavra de deus ela nos desafia a palavra de deus não apenas nos diz a verdade mas ela diz a verdade do jeito que tira a gente do eixo que mexe com o nosso jeito de pensar que confunde nossas convicções antigas e jesus tava fazendo isso naquele dia e na sua ilustração começou a pagar pelos primos últimos que chegaram e já sata um denário vai dando pro pessoal imagina a fila aí vendo o cara que
chegou agora saindo com um denário até aí não reclamou outro que chegou meio dia que chegou vaivém três da tarde imaginando quando eu chegar com certeza a pagar alguma coisa a mais porque é justo porque eu trabalhei o dia todo chega na hora recebe um denário um denário não é possível começar a reclamar tem alguma coisa errada eu trabalho o dia inteiro aquele cara trabalhou só uma hora ou trabalhou meio-dia baile ganha igual a mim para que eu combinei com você e você me daria um denário tac o cenário quero perguntar você que foi assalariado
é um trabalhador empregado aqui se eu não posso fazer com meu dinheiro que eu quero não é justo que eu faço o que quiser com o meu dinheiro até nisso você vai querer mandar é isso que o dono da vinha disse e diz mais é mal aos teus olhos que eu faça o bem quer dizer que quando você me ver fazendo bem você se sente mal porque o bem que eu faço pra você é injustiça jesus está mexendo com conceitos jesus está mexendo com a cabeça daquela gente para dizer que o reino de deus é
diferente do reino que vocês vivem nesta terra o reino de deus tem uma outra maneira de se fazer as coisas a perspectiva do reino não é essa que vocês têm e obviamente aquelas pessoas que ouviam e que ouviam as parábolas de jesus e dentre eles tinham religiosos gente do povo tinha de tudo e tambem espiões do templo deviam estar furiosos porque quem fazia comércio no templo quem vendia benefícios quem comercializava bombas e comercializava animais na porta quem tinha benefícios pelo que ganhava do povo fariseus e doutores da lei que colocavam peso e cargas sobrecarga sobre
os ombros dos homens sem nem sequer com um dedo tentar movê-los gente que limpava o exterior do copo interior ficava sujo devia está furioso com a parábola de jesus dizendo que era justo que todos fossem iguais no nosso mundo e no mundo ocidental fazer justiça é dar a alguém o que ele merece isso é justo essa pessoa merece como fazer justiça esse merece mais e aqui ele merece - essa é a nossa cabeça ocidental e também dos dias de hoje mas na lógica do reino de deus a mente judaico cristã tem uma lógica diferente fazer
justiça é dar a alguém o que essa pessoa precisa a diferença entre as duas é que uma delas a justiça é dar o que a pessoa merece na outra justiça é dar o que a pessoa precisa para entender isso nós temos que ir lá no começo e entendermos a lógica da criação gênesis 1 29 e 30 e disse deus ainda é esse que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda terra e todas as árvores em árvores em que a fruta que de semente isso vos será por
mantimento ea todos os animais da terra todas as aves dos céus e todos os répteis da terra em que há fôlego de vida toda a erva verde lhe será para mantimento e assim se fez essa é a lógica de deus para quem a terra pra toda a raça humana eu tenho árvores que dão fruto e dão semente você vai cultivar e vai progredir ea terra vai ter pra todo mundo e os animais também vão comer da erva que a terra vai produzir aí o homem que já tinha tudo e deus disse a ele você só
não toca naquela árvore que ali é o bem eo mal se você se alimentado aquilo você vai morrer ea serpente disse para a mulher a gina que você vai morrer você vai ficar como deus sabendo tudo o bem eo mal e ela toma do fruto e come homem também come e eles passam a perceber que estão nos o pecado o bem eo mal o discernimento do bem e do mal já não era mais uma relação com deus na sua integridade e totalidade referência agora o homem se colocou no centro das suas decisões antes o bem
o mal era algo que nós chamamos de theo referente se deus disser que é bom ou se deus disser que é mau nós fazemos ou não fazemos o pecado abre uma porta para a égua referência o homem passa a ser a referência para si mesmo eu tomo do fruto e eu vou dizer se é bom ou se é mão eu é que vou dizer deus disse mas eu quero experimentar o pecado é tirar deus do trono e se colocar na posição de quem escolhe nós fazemos isso todo dia quando isso aconteceu deus disse em gênesis
3 a mulher multiplicarei sobremodo sofrimento da sua gravidez em meio a dores darás à luz e o teu desejo será para o teu marido e ele que governará quem mandou pk agora pense cabra e mandando em você brincadeira e adão disse visto que atendesse a voz da tua mulher e comece da árvore que ordenará não comeces olha que interessante maldita é a terra por tua causa em fadiga obter as dela o sustento durante os dias da sua vida agora vai custar caro para você ter o que a terra vai produzir ela produzirá também carlos e
abrolhos a produzir espinhos e você vai comer a erva do campo era os animais que vão comer a relva do campo interessante no suor do teu rosto você vai comer agora o negócio vai custar caro vai se desgastar o teu pão até que você torna a terra porque dela foi tomado porque você é pó e ao pó você vai tornar aquilo que era da diva gratuito de graça essa é a justiça de deus eu queria ir pra todos então todos devem ter porque essa é a minha justiça quem deve ter quem merece ninguém merece fui
eu que criei a minha justiça e dar ao homem aquilo que ele precisa a partir do momento que entrou o pecado e o mal fez parte da vida humana ea escolha do bem e do mal passou a ser do próprio homem a terra começou a produzir espinhos tudo o que se produzia agora teria a dor a mulher teria partido com dores o homem estaria da terra com dores e com suor o seu sustento e ela produziria também espinhos e não só frutos ele teria que suar o seu rosto agora o que eu tenho não é
mais de graça que deus me deu o que eu tenho custou caro se alguém estivesse do meu lado e eu tivesse algo antes do pecado diria isso aqui é nosso foi deus que deu pra gente após a maldade entrar no homem agora é mais nosso agora é meu eu suei para ter se quiser vai ter que pagar vai ter que pagar caro à realidade de mercado que nós vivemos uma realidade pós queda é a lógica do mercado a lógica da criação e do reino é não é justo que uma pessoa não tenha tudo que foi
criado foi criado para que ela tivesse a lógica do mundo após a queda é outra é injusto que alguém tenha já que ela não merece ter o nosso mundo todo é construído em cima dessa lógica a lógica do do reino é a lógica da oferta de deus que doa para a necessidade de todos a lógica do mercado a lei da oferta e da procura a demanda ea produção a procura eo preço homem se colocam no lugar de deus criam os seus feudos e assim o sugerir anos colocam os seus vassalos atrás serviço de si próprios
vivemos essa lógica nos dias de hoje enquanto que a lógica do reino é lógica de quem reparte você pode dizer assim entende josé quer dizer então que você gosta um pouquinho da esquerda isso aí é meio comunista em call max falou os negócios desse aí não enxerga as coisas muito embaçado ele conhecia a tradição judaica ele tentou criar um sistema destronando deus e colocando o sistema no lugar de deus no reino de deus os princípios de deus são a lei dentro de nós no comunismo há uma lei que impõe a nós o que devemos fazer
é bem diferente no reino de deus eu reparto porque eu amo no comunismo o sistema diz que eu sou obrigado a repartir é bem diferente no reino de deus cristo é o centro está no trono ele é o centro da nossa vida no comunismo o estado é o centro e ele é o mediador das coisas é bem diferente no reino de deus nós fazemos as coisas livremente fazemos por amor ea liberdade no comunismo ao cerceamento da liberdade para que todos obedecessem no reino de deus os ricos dom e repartem com alegria porque eles entendem que
no reino e justo dar a quem não tem e eles fazem com alegria de servir e os que precisam recebe recebem com alegria e gratidão de receber e todos louvam a deus por ser ir e por serem abençoados já no comunismo os ricos são obrigados a dar mais aos pobres e quem tem mais é obrigado a dar mais só que não há gratidão a tensão entre as classes o proletariado e o patronato no reino de deus nós entendemos que o mal é o pecado é a maldade dentro de nós é isso que destrói no comunismo
o mal é a classe superior é o outro é que é o mau eu tenho que lutar contra ele no reino de deus deus está no trono a solução está no trono no comunismo sempre a um homem no trono um grupo no trono no reino de deus nós temos a solução para o problema do mal no reino humano que quer ter tudo comum o mal permanece nos homens o problema não é um sistema que nos obrigue a ser alguma coisa esse é um problema do ser é um problema ontológico problema é que o mal está
no homem não há sistema que possa substituir o único lugar onde as pessoas repartem dom com alegria sem obrigação continuam livres é o reino de deus esse é o reino de deus essa é a justiça o reino de deus o evangelho é uma resposta ao pecado reajusta dentro do homem o problema do mérito e da recompensa do mundo que é injusto jesus na verdade propôs um escândalo quem trabalhar - recebe igual é mais do reino de deus é assim ele chama os últimos primeiro para que os primeiros saibam que não existem primeiros no reino de
deus quem aparentemente deveria ter menos vai ser igual e aquele que achava que era maior vai ser igual para que todos saibam que só há um maior e todos nós somos iguais jesus aponta para o reino para o trono para o rei é ruim pra vocês disse o senhor o fato de eu fazer o bem para os outros como pode alguém raiva de fazer de ver alguém fazendo bem você consegue entender que deus nos salva pela graça nos abençoa pela graça os dons que nos dá ação graça e dádivas somos instrumentos pela graça você ainda
acha depois essa parábola que temos o que temos ou somos o que somos por mérito nosso que está querendo dizer o que ele quer dizer com aquele que trabalhou pouco e têm igual àquele que trabalhou muito e está querendo dizer que você não tem pelo que você trabalha você tem pela graça o fato de você ter mais deve ser no teu coração motivo de ser justo e repartir com quem tem menos não por uma opção política mas por um movimento do espírito dentro de você isso acontece em qualquer lugar onde você pisa em qualquer lugar
onde a igreja de deus está o reino de deus está ali representado você entende o que é ser salvo pela graça não é o que você faz não é um mérito seu aliás o evangelho é uma boa notícia é uma boa nova a boa notícia do que o que estava errado que coisa boa aconteceu você havia pecado você nasceu no pecado estava separado de deus você nem podia pagar por mais que você trabalhar se fizesse você não teria condições é como a parábola da semana passada são 60 milhões e de nariz e não vai conseguir
pagar isso nunca mas alguém pagou pra você essa é a boa notícia não é mérito seu alguém fez por você se alguém chegasse aqui dissesse você tem uma grande dívida e eu tenho uma boa notícia qual você vai ter que pagar essa boa notícia gente que diz que para você ser abençoado você tem que fazer alguma coisa mais uma boa nova do evangelho evangelho não diz respeito ao que eu devo fazer pra deus o evangelho diz respeito ao que deus fez por mim ao cristo fez por mim a pregação que te ensina a ser mais
pelo que pelo mais que você faz a pregação que te ensina receber mais porque você trabalhou mais retirou cristo a cruz ea graça da tua vida um cristianismo sem cristo é o evangelho sem boa nova aliás o tipo de pregação que te ensina a fazer mais para ser mais abençoado é o que cria o que o sistema comunista cria tensão entre classes gente que manda mais na igreja porque tem mais de 11 tem os melhores cargos gente que só obedeci porque tem o ministério inferior gente que serve gente achando que serve a deus méritos preços
e custos é realidade pós queda o que fazemos fazemos porque amamos não porque estamos pagando um preço para que deus nos dê algo em troca não é assim que paulo diz lá em romanos no capítulo 11 a profundidade da riqueza tanto da sabedoria como do conhecimento de deus quem conheceu a mente do senhor para poder ensinar para ele ninguém e quem foi que pode de quem é que pode dizer que primeiro deu a ele para que depois seja restituído esquece né você que dá piti restituir tudo é dele aliás dele por ele e para ele
são todas as coisas tudo vem das suas mãos eu quero perguntar você se você já se fez essa indagação da onde vem essa idéia campanha de oração hora e mais porque se você olhar mais deus vai te dar mais essa é uma lógica do reino ou essa é uma lógica de mercado na parábola de cristo onde se encaixaria idéia de que quem ora mais recebe mais é o trabalhador da 11ª hora na terceira da sexta eu estou dizendo que você não deva orar porque a bíblia nos ensina horário sem cessar aliás a nossa vida de
comunhão de vida de oração é conversa com o nosso deus eu estou dizendo que você não deva orar perguntando você se você acha que a oração não é comunhão confissão adoração e comunicação com deus é moeda de troca uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa e vice versa de onde vem a lógica de mais ofertas porque você vai ter mais dinheiro essa é uma lógica do reino onde você encaixaria esse pensamento nesta parábola de jesus dia pra mim quem trabalha mais ganha mais se quem trabalhar mais tem mais e quem trabalha
menos tem menos no reino de deus quem era rico ficaria cada vez mais rico e quem fosse pobre ficaria cada vez mais pobre essa não é a lógica do reino mas nós aprendemos que quem dá mais vai ser mais abençoado coitado de quem tem menos e eu tenho mais porque eu sou ganancioso se eu tenho mais ao invés de achar que vou dar mais para ganhar mas eu deveria repartir mais para que dentro do reino quem tem menos receber se a justiça da criação e não há lógica do mercado da onde vem a lógica louve
mais porque você vai ter mais vitórias se tem uma coisa que me deixa hoje irritada quando alguém diz lowe porque na vila louvor você tem vitória louve porque no louvor as cadeias se quebram louve porque louvor você é abençoado minha pergunta é com o cabeçudo dá pra alguém louvar sem esperar nada em troca só porque ama a deus você sabe cantar quando vai ter alguma coisa que vai receber que raio de adoração é essa que ao invés de ser gratidão e exaltação ao deus que já é o todo-poderoso você faz mais encanta com mais vontade
porque disseram que vai mandar o gerente embora pelo poder de deus porque você cantou mais o domingo porque disseram que enquanto você canta deus mata o gerente da sua empresa ele que vá pro inferno porque é isso que deus quer que o seu louvor mão de gente pro inferno essa lógica vem da onde você encaixaria na parábola de jesus de que maneira ela se encaixa na lógica do reino ela se encaixa na lógica do mercado se não significa que você não deva orar que você não deva louvar que você não deva dar ofertas da onde
vem a lógica de achar que isso é uma troca você faltou na igreja o furou meu pneu essa semana saltar sobre o que foi eu não fui domingo nancy onde vem essa lógica é irmão a campanha fecha a semana na toca você não veio na quarta feira quebrou a corrente isso não significa que você não deva ir à igreja é óbvio mas o motivo é outro nós nos juntamos como comunidade de cristo em adoração e somos um na adoração nos juntamos no amor de cristo em torno da palavra porque isso é edificação nos juntamos no
amor de cristo para exercício dos dons porque isso é serviço nos serviços nos unimos na alegria de sermos corpo e um nele mas não porque temos um cartão de ponto essa lógica onde se encaixa na parábola de jesus o jesus eu orei mais recebo mais do que um denário eu trabalhei mais o dono da vinha nos convida para sua terra para o seu reino e para o seu trabalho para a sua obra em nenhum momento deus está dizendo que quem trabalha mais vai receber mais você vai me dizer assim mas a bíblia diz que haverá
galardão no céu é verdade não é uma coisa de deus não tem uma tabela price de valores juros dividendos crescimento rentabilidade de galardões vamos deixar isso com deus e vamos continuar servindo porque foi para isso que ele nos chamou a lógica do reino é a lógica da justiça é justo que alguém tenha porque ele não tem a lógica do mercado justiça é para quem merece lógica do mercado tem aqui no trabalho você merece você que se dane lógica do reino de deus deu tudo pra todos eu nasci com uma condição melhor deixa parte com quem
não tem porque isso é injusto diante de deus o mundo é o mundo a gente não vai conseguir mudar lo com um sistema mas aonde o reino de deus chega algo pode deve e vai acontecer isso não significa que dentro da nossa realidade do brasil nossos mandatários majoritários não possam emprestar valores da cosmovisão cristã pra quê mais justiça aconteça nessa terra deveria mas a ganância dos senhores feudais é muito grande por isso quando nós fazemos o que fazemos irmãos quando nós ofertamos e eu sempre digo isso nós temos a lógica do reino ainda que paulo
diga que quem semeia muito cole muito quem semeia pouco cole pouco mas ele também disse que o que deus abençoe a nossa sementeira e não o nosso ventre já percebendo esse detalhe quando eu sei e meio e eu colho na minha sementeira ou seja amanhã eu tenho mais para semear não mais para guardar no meu ventre porque aliás ele chama o ventre de próprio deus porque ele diz que tem gente que tem um deus na barriga a lógica do reino é a lógica do amor é a justiça diferente da justiça dos homens devemos orar sim
ofertar sim adorar sim porque a graça nos alcançou porque por mais que eu tivesse eu jamais poderia pagar lá a lição dessa manhã o irmão é cuidado cuidado com a cabeça mérito crata cuidado como balanço na lógica de ganhos e custos cuidado quando você pensa que você - na igreja porque você faz - e cuidado quando você achar que você é mais por que você faz mais cuidado quando você trouxer uma única moeda e entregar e achar que deu pouco porque tem alguém do seu lado batendo no peito que entregou muito mais do que você
jesus disse que quem sai do templo justificado é a viúva e não o fariseu cuidado quando você se sente menos e cuidado quando você se sente mais a lógica do reino não é a lógica do mercado é por isso que nós fazemos o que fazemos a gente não faz obra social que a gente acha bonito a gente não faz obra social porque a gente tem que dar alguma coisa né a gente não faz obra social que está chegando o fim do ano e dá um peso na consciência eu sempre dou alguma coisa sabe porque vai
que deus vai dar algum mandar um raio ele já não manda em mim porque afinal de contas eu bati o cartão me ajudar uma pessoa até demais mola aqui e sou até tentado a tocar a trombeta pra deus vê que estou dando esmola e ele me dá alguma coisa em troca porque a gente está comprando tênis para os meninos porque a gente quer fazer um almoço de natal para as pessoas que recebem cesta na igreja se você acha que é pra gente dar a elas um dia de alegria se está errado a gente quer ter
uma oportunidade de conhecê las por isso a gente está tendo reuniões com o léo com os irmãos que estão se doando para o ano que vem nós temos cursos profissionalizantes para as pessoas da nossa comunidade que vão ouvir o evangelho e vão poder acender uma algo melhor do que elas têm hoje porque isso é justo porque deus deu para todos deus me deu alguma coisa né eu tenho que ajudar a quem deus não deu quem pensa assim é um miserável eu penso assim se deus me abençoou eu tenho que dar pra pessoa que não tem
tipo assim ele não tem não é abençoado então eu que sou bem o que dá pra quem não é não irmão todos são porque deus não criou a terra só pra você criou pra todos é que o nosso sistema humano injusto faz com que nós nos achamos mais abençoados do que os outros não tem nenhum problema de orar por você nenhum problema de nenhuma pessoa da igreja nenhum líder o pastor orar pra você mas eu acho bonito quando a gente dá as mãos e você ora pelo irmão que está ao seu lado porque quem te
abençoando o pastor que era pra você é o deus que te ouvir do céu não faz diferença se quem está na frente é o grande senhor todo poderoso dono de toda a função ou se é uma pessoa que você nunca viu e mal sabe ler a bíblia porque deus habita no coração daquele que crê não orgulho daquele que acha que é maior na lógica do mercado igreja não é a lógica de mercado é reino de deus algumas pessoas me vêem nervoso irado quando eu vejo alguém se locupletando de um título de um cargo pra ter
ascensão sobre as pessoas se tem alguma coisa que quase acabou com muitos de nós aqui inclusive com esse que vos fala essa tentativa de pessoas e destronar a deus e ocupar o lugar que decidem pelos outros usando textos bíblicos destroem arrancam couro das pessoas tiram sua liberdade o seu direito de pensar de ir e vir obriga o ministério aumente a título de ter um chamado mais importante do que qualquer outra coisa ajuntam pra si e quando desgastam pessoas e elas se destroem cospem porque pela porta da frente sempre entra alguém pra ocupar o lugar daquele
que saiu destruindo pela porta de trás isso é lógica de mercado reino de deus é lugar de todos esse mundo foi criado para todos se nós entendemos a criação ea lógica do reino nós vamos entender o que é a nossa missão podemos até dar um folheto na rua para ajudar a divulgar o evangelho mas eu sei que é bem mais do que isso deus quer o seu coração eo meu seja grato pela cruz seja grato pela graça seja grato pelo que deus fez por nós quando não merecíamos somos gratos porque ele nos amou primeiro antes
mesmo de nos arrependermos ele já tinha preparado o seu perdão no fato de cristo ter sido crucificado desde a fundação do mundo e que quando a gente ver alguém sendo agraciado por deus na lógica do mercado o que essa pessoa fez a vida em uma campanha que ela tem oferta igual a ela fique na frente recebeu a unção igual porque ela foi abençoada e eu não é porque teve menos é o pastor fala ou me perdoa lógica de mercado a tensão entre classes inveja de quem não tem o orgulho de quem já recebeu nós devemos
a lógica do reino quem chegou às cinco da tarde pela graça de deus vai tá no céu igual àquele que chegou às 6 da manhã ele nos salvou a todos e quando você perceber alguém que não tem por favor use a lógica do reino e que deus nos ensine a sermos igreja de cristo e em todas as nossas atitudes compreendermos o amor de deus a graça de deus e onde a gente trabalhe com quem a gente tá nós enxergamos as pessoas perdidas e sem deus não com o orgulho de quem tem cristo e aquele que
tem diabo mas com a misericórdia daquele que entendeu o reino diante de quem ainda não entendeu só jesus na cruz poderia dizer perdoa-lhes eles não sabem o que fazem porque nós quando alguém fala alguma coisa contra evangélico nós queremos sair do hospital o fogo fazemos isso porque estamos longe da cruz queremos entrar em debates para defender o meio evangélico porque não temos a lógica da cruz que olha para o pecado e disse eles não sabem o que fazem queremos defender a nossa honra humana e queremos defender a nossa classe religiosa isso é lógica de mercado
deus nos quer aos pés da cruz sabendo que somos e merecedores mas ele nos abençoou pela sua graça e pode encontrar em nós gente de coração que vai levar como missão repartir a graça que deus nos deu levar a todos em nome de jesus amém