Olá amigos no youtube! Eu vou responder uma pergunta do "mortas quad". "Mortas quad" "Druzio, fala sobre obesidade, se é uma doença ou apenas um desleixo e falta de cuidado com a saúde.
" Não é nem uma coisa nem outra! A obesidade é um é um problema grave nas sociedades atuais Porque primeiro tem fatores genéticos Você tem família que você olha todo mundo tem problema com obesidade Avôs, os tios, a mãe, o pai. E é muito difícil que aquela pessoa não venha a ter também Então têm fatores genéticos muito claramente definidos.
Segundo: têm fatores sociais importantes Onde você vai hoje te oferecem comida Quando a humanidade passava fome não tinha obesidade agora a oferta é tão grande e nós não temos freio para isso nós começamos a comer e não paramos. A gente consegue comer três pratos de feijoada, se quiser Essa oferta excessiva é um problema também. Como ele faz parte do convívio social Você combina para ir almoçar, jantar com um amigo, com amigos.
A gente faz uma festa e tem sempre uma comemoração, tem comida e comida farta de vários tipos. Tudo nos leva a comer mais de um lado. E de outro lado, nós temos pela primeira vez na história da humanidade a possibilidade de ganhar a vida assim: sentados.
Isso não era possível. Imagina no tempo das cavernas Ela levantava de manhã acordava assentava numa pedra e ficava sentado o dia inteiro e não comia, porque não ia conseguir alimentos dessa maneira. Hoje a gente fica aqui com o computador e tal, e no fim do mês tem um salário que dá pra comprar comida à vontade.
Então esse conjunto de fatores: genéticos, sociais e comunitários associados à vida sedentária que criam todo um ambiente que favorece a obesidade Nós não podemos dizer, em hipótese alguma, que seja um desleixo, falta de cuidados com a saúde Porque são fatores tão complexos e tão mal conhecidos, que nós não podemos jogar na pessoa a culpa do problema que ele tem que ela tem Essa coisa de atirar na pessoa a responsabilidade, lógico que todos nós temos alguma responsabilidade, mas a responsabilidade total para um assunto tão complexo quanto esse é uma simplificação e um preconceito contra os que sofrem com a balança. Se você tem essa tendência a ganhar peso Porque tem uns que são magros e comem, chamamos de magro de ruim, né? Comem feito loucos e não engordam se você não é, não pertence a essa categoria se você tem tendência a ganhar peso, se a sua família tem muita gente com problemas de excesso de peso e obesidade.
A gente ficar brigando com a balança a vida inteira. Então, ó, toma cuidado. Tenta educar o teu paladar, pode comer de tudo Mas tenta educar o paladar, pra você não exagerar em nenhum componente da dieta, não comer gordura demais Não comer doce demais, fica atento.
É mais fácil controlar o peso quilo por quilo Que quer dizer o seguinte: se você relaxa e ganha 10 quilos, é difícil de perder depois, muito difícil. E quanto mais velho você fica, pior! Maior a dificuldade.
Se você engordou um quilo aí você começa a comer um pouco menos. Não precisa fazer nenhuma loucura não, come um pouco menos. Se exagerou num dia, no outro dia almoçou uma feijoada, não vai comer pizza à noite também.
Ai você pega um pouco mais leve, faz um pratinho menor, uma dieta mais mais cuidadosa. A gente não pode ser dominado por essa maluquice que é controlar as calorias. Você vê gente que tem aplicativo, e antes de comer olha mesa e vê no aplicativo quantas calorias vai comer.
Fica muito chata vida assim! Dá pra fazer, mas é pra fazer um controle semanal. Comeu muito num dia, segura no outro, depois come um pouco melhor, vai ajustando.
Ganhou um quilo reduz um pouco pra perder esse quilo que você ganhou. Perder 1 quilo é fácil, perder 20 complica. Não é fácil, mas também não é impossível :) Tchau mortasquad!