[Música] o que que são drogas Por que a gente consome drogas Por que drogas são proibidas proibir drogas funciona se não funciona quem se beneficia dessa proibição E por que que certas drogas são proibidas e outras não para conversar sobre esse tema riquíssimo e muito importante Nada melhor do que a gente fazer alguém que entende do assunto alguém que pode discutir isso com propriedade Essa é a ideia do não ficção a gente discutir trazendo ciência e conhecimento com especialistas PR sua realidade o nosso especialista aqui é o historiador Henrique Carneiro que é professor da faculdade
de Filosofia letras e ciências humanas a fefel da USP que desenvolve pesquisas na área de alimentação de bebidas e drogas e sobre esse assunto aqui ele tem o livro drogas a história do proibicionismo e o livro bebida abstinência e temperança vamos conversar com ele que tem muita coisa pela frente Henrique tudo muito obrigado por topar a conversa aqui para não ficar sambando ao redor de termos que eu não sei quando Onde usar como usar Eu já queria começar te perguntando o que que são drogas já que são a sua área de estudo e pra gente
entrar no assunto Desde quando a gente usa elas bom Eu que agradeço o convite um prazer est aqui de novo contigo e o tema das drogas é curioso porque talvez além dos alimentos sejam as substâncias mais universais mais genéricas e mais indispensáveis de todas as civilizações e até mesmo dos povos pré-civilizadas digamos assim porque a definição do que é droga é é complexa Mas a gente pode tentar resumir dizendo que de todas as substâncias que o nosso corpo ingere aquelas que não são nutrientes elas alteram o nosso funcionamento pode ser o funcionamento fisiológico ou o
psicológico embora essa divisão também seja complicada porque às vezes as alterações são nos nos dois Campos né então drogas são psicoativos são substâncias que a gente ingere que não são necessariamente nutrientes algumas também são vinho café chocolate e que produzem uma alteração de consciência que pode ser cognitiva pode ser emotiva pode ser eh até mesmo enfim na dimensão do humor né para começar do jeito mais pimenta então poderia ser considerada uma droga que altera a nossa sensação a pimenta não porque a cap capsa que eu acho que é o capsaicina Como capsaicina capsaicina que é
o o enfim o princípio ativo mais comum dessas Pimentas vermelhas sobretudo ela dá um efeito muito forte e sensorial pode até levar enfim a a estados Dolorosos mas ela não é estritamente um psicoativo por isso a gente pode dizer o açúcar é uma droga em alguma medida mas a alteração que ele dá é muito suave tanto que dá um copo com água com açúcar para acalmar uma pessoa nervosa e tal e o café entra nessa por quê Por causa da cafeína sim o café o chá o chocolate o chimarrão o guaraná todos eles são análogos
em terem metil xantinas que são substâncias chamadas de cafeína no café teína no chá teobromina no chocolate e aí sim existe uma alteração Clara digamos assim do nosso tonus mental da nossa do nosso Estado mental que que é impulsionado para cima digamos assim para usar a expressão em inglês que é up ERS eles são coisas que levam você estimulantes excitantes e que são um dos polos digamos fundamentais das drogas né o outro é o oposto são os downers os que levam para baixo que trazem o sono a gente pode dizer que dos nossos estados naturais
que são basicamente três sono vigília e sonho as drogas acabam se encaixando em cada um deles como potencializadores esse Anes potencializam a vigília sedativos potencializam o sono e alucinógenos ou psicodélicos potencializam a dimensão onírica assim eu eu tendo a associar mais drogas com esse tipo de alteração com alteração de consciência alucinógenos mas o que estimula e o que reprime também entre então na mesma são drogas são drogas e a classificação que surgiu nos anos 50 na psiquiatria que depois mais ou menos se tornou um modelo é dos psicolépticos psicoanalépticos e psicod L épicos ou neuro
neurolépticos neuro analticos neurod disl que são as que aumentam o tonus mental digamos assim os que diminuem e os que alteram que são os chamados psicodélicos ou alucinógenos então psicoanalépticos para mim como anabolizante é o que estimula sim psicolépticos é o que e diminui né a a lepse seria o estado mental né e os e os outros são os psicodislépticos que são os que alteram que não é uma dimensão quantitativa quase de mais ou menos energia mental aí é uma dimensão completamente diferente que tem inclusive matizes que às vezes as pessoas generalizam tudo num saco
só mas são completamente diferentes dos psicodélicos para os delirios e e outros que tais e assim da minha parte eh evolutivamente falando nossos primos mais próximos que são chimpanzés usam drogas usam ervas quando estão se sentindo mal quando tem alguma doença quando tem alguma alteração buscam certas plantas que eles só consomem naquele Estado então isso para mim indica que eles já sabem usar essa farmacopeia natural para alterar a fisiologia deles não sei se necessariamente o estado mental mas no mínimo para para algum benefício do corpo deles então para mim é mais para mim é fácil
presumir que a gente faça uso disso desde essa longa data mas esse uso tem que carga emocional nas culturas isso é uma coisa que acontece a gente faz como sempre ou tem pode ter uma importância grande ou pode fazer uma parte importante da cultura humana é interessante você mencionar os animais porque exatamente o uso de drogas é uma condição estruturante não só da vida humana Mas também da vida animal porque é da relação metabólica com a flora que quase todos os seres vivos adquirem o as suas condições de sobrevivência a cafeína tá lá na planta
para isso né exatamente e os Animais descobriram isso inclusive não só na história digamos assim etno etnográfica da de do uso de cada planta Mas mesmo do ponto de vista mitológico sempre se atribui a um ensinamento que os animais trouxeram o café eram as cabras que estavam lá mascando tal e e tem uma mitologia específica para cada uma delas não são apenas os primatas superiores mesmo mamíferos enfim roedores e outros animais menos desenvolvidos tem essa capacidade de selecionar da flora substâncias que não são nutrientes estritamente mas que trazem algum benefício pode ser um benefício no
sentido da Sobrevivência deixá-lo mais Alerta mais capaz de enfrentar os desafios ou pode ser nessa dimensão que aí é a mais enfim talvez difícil de imaginar para animais que é de alterar o prazer mental prazer da sua própria consciência digamos assim então tem um autor que é é o sigel que é um grande farmacólogo que escreveu um livro chamado intoxication ele Talvez seja o cara que mais deu drogas para todo tipo de animal não só camundongo mas até elefante e ele dava todos os tipos de drogas para ver para tentar entender o que que ocorria
porque o modelo de experimentação animal ele é totalmente insuficiente porque a maior parte dessas experiências precisa ser narrada ela diz respeito à dimensão da subjetividade e um animal ele pode ficar lá prostrado parado ou ele pode ficar agitado mas ele não vai dizer qual é a dimensão eh nem cognitiva nem sequer afetiva do que ele tá sentindo né então esse sigel ele vai dizer que as drogas são um dos impulsos mais importantes da vida não só humana ele coloca nesses impulsos a sede a fome o desejo sexual e o quarto é a busca da alteração
do Estado psíquico por meio de Agentes externos Uhum é o que ele chama de drives que tem um primeiro segundo terceiro e um quarto drive e esse quarto Drive é a a busca de drogas é ainda dando uma de naturalista aqui né para trazer o que dentro das minhas limitações eh tem muitas substâncias nas plantas que não fazem sentido para as plantas que não são ativas para elas né uma cocaína uma cafeína a planta não tem sistema nervoso para ser alterado por isso então ou tem uma função fisiológica mas aí não explica porque que só
alguma as plantas T isso ou tem alguma função na interação se é uma coisa defensiva ok né Tem uma toxina aqui para qualquer Predador comer passar mal e não voltar para essa planta agora se isso aparece na flor na fruta da planta que é uma parte que a planta tá que evolutivamente a planta desenvolveu para interagir com os animais a flor tá lá para ser polinizada a fruta tá lá para ser comida aquela substância tá ali para produzir uma interação também quer dizer é parte da interação animal as drogas estarem presentes nesses lugares né é
a explicação mais digamos simples é de que as plantas produzem esses produtos químicos como formas ou de defesa ou de atração uhum ou para impedir que predadores as devorem ou para o contrário através de elementos aromáticos tal a estimularem por exemplo insetos ou outros animais que vão distribuir as sementes etc mas o mais interessante é que na relação dos humanos com essas plantas se dá uma o que se pode chamar de uma um um processo co evolutivo uhum porque Como diz um autor que é hoje em dia muito popular nessa temática que é o Michael
poen num livro chama the botany of Desire ele vai dizer bom a maior parte dos capins não teria sobrevivido se não fossem os seres humanos domesticarem os eh os os animais que são de pastoreio de pastoreio os ruminantes que enfim que vivem da da da de comer o capim Então a gente tem por exemplo uma difusão enorme de áreas de pastagem que não são naturais e que são relativas a uma evolução combinada do ser humano com certos animais e com certas plantas né E se a gente tem essa perspectiva Histórica de consumo disso por que
que hoje em dia tem certas drogas que são permitidas que são cultuadas e tem outras que são proibidas né Por que que eu posso consumir o café mas não a folha de coca ou por que que eu posso consumir cafeína em pó num remédio mas não a cocaína ou por que eu posso consumir o álcool e não outras coisas sempre foi assim tem alguma coisa inerente nessas drogas que a gente proíbe hoje ou isso é um acidente histórico Não não é um acidente isso tem a ver com a importância econômica social e simbólica das drogas
que em muitos casos é super dos alimentos no caso por exemplo dos cereais que foram os alimentos básicos em todas as civilizações a maior parte delas a produção não do pão mas talvez da cerveja tenha sido mais importante na domesticação dos primeiros cereais e isso conferiu a esses produtos uma dimensão que não era digamos assim prosaica eles eram alimentos excepcionais a gente pode dizer assim os alimentos alimentam o estômago as drogas alimentam a alma isso fez um um processo de e elevação da sua importância à condição divina e portanto de um monopólio sacerdotal boa parte
das civilizações antigas vai ter uma estratificação do consumo de drogas que são eh discriminadas conforme a posição social do indivíduo e e isso cria uma digamos assim uma normatização uma uma regulação que é de ordem totalmente ligada à estrutura social dessas sociedades quando chega na época moderna e sim depois do do renascimento e quando chega sobretudo na Revolução Industrial aí há um salto porque aí não são mais produtos naturais passam a ser sínteses produzidas laboratorialmente enfim extratos de princípios ativos que são extraídos depois até sintetizados sob um regime de patentes e que vão estabelecer uma
nova forma de regulamentação que tem vários elementos que vão determinar isso por exemplo um deles é a expansão ocidental Cristã a expansão ocidental Cristã torna o álcool de de vinho o fermentado de uva uma substância indispensável da própria religião é parte da Eucaristia é o sangue de Cristo então converter um povo qualquer ao cristianismo é convertê-lo ao hábito de consumir vinho Hum e por isso o vinho torna-se uma droga não só aceitável como a substância mais importante desde a religião Judaica passando pelo cristianismo por exclusão as outras plantas que eram usadas por povos colonizados passaram
a ser discriminadas como algo Demoníaco como idolatria sobretudo na América a presença da Inquisição aqui sempre foi voltada para práticas de cultos indígenas que sobreviviam às vezes de forma híbrida eh a gente tem enfim lembranças disso até na jurema por exemplo que é uma planta tradicional do contexto indígena do Nordeste dos pancar aru e que possui um princípio ativo e idêntico ao da aasc que é a dimetiltriptamina e que foi depois se tornou uma Cabocla na umbanda se tornou todo um culto específico da Jurema que foi proibido inicialmente como foi proibido o Candomblé e outras
religiosidades afro-brasileiras o preconceito é tão grande que a gente pega uma figura exponencial da medicina brasileira que é o Oscar Freire fundou a faculdade de medicina em São Paulo em 1911 ele veio da Bahia da escola do Nina Rodriguez que era muito eugenista e portanto muito racista e a tese de doutoramento do Oscar Freire é sobre o atavismo criminal das populações afro-brasileiras por causa dos seus cultos de trans então ele atribui ao trans para mim esse título O atavismo é a ideia de que é algo que vem de quase que genético é algo enfim que
não não é do indivíduo mas já é de uma linhagem então haveria uma predisposição criminosa nas populações afro brasileiras porque elas têm cultos de trans e o trans tira a consciência sobretudo a consciência do bem e do mal Isso é a ideia dele o vinho não faz isso não faz o vinho também faz o vinho é Dionísio é Baco e também foi perseguido no contexto grego pela mesma razão somente com pisístrato enfim algo em torno de 400 500 antes de Cristo que Dionísio se incorpora no panteão e começa também a fazer parte do Panteão antes
ele é combatido é a famosa peça do as bacantes né que de eurípides em que o penteu que é o rei tenta coibir o culto dionisíaco e é punido violentamente é destruído por causa disso então essa ideia de que as drogas tiram digamos assim o o a capacidade do juízo ela é muito antiga mas o que ocorre na verdade é o contrário as drogas estabelecem um modelo do juízo correto e essa é a tese do Platão o Platão no livro das leis ele vai dizer que beber e se embriagar é necessário para o exercício da
vida pública Como como o sujeito que sabe beber ele garante a sua reputação quem não sabe beber passa vexame enfim ele passa a não ter a confiança pública então ele vai dizer a condição para o exercício da política é o governo dos outros mas para você mostrar que é capaz de governar os outros antes de tudo você tem que ser capaz de governar a si próprio Então vem no famoso banquete simpósio do Platão o debate do Sócrates que é um bebedor totalmente autocontrolado contra o Alcebiades que bebe de uma forma enfim desregrada e se torna
portanto alguém não confiável então a questão central para o Platão em várias das suas obras é que o consumo do vinho é pedagógico porque ele ensina o autocontrole e eu vim eu vim para essa conversa totalmente preparado para você me contar que o consumo de drogas é histórico no sentido de fazer parte da nossa história eu não vim preparado para você me contar que a proibição é histórica dessa forma porque de repente isso encaixa na minha cabeça da seguinte forma quando você fala a bebida ou ou drogas tem um um aspecto de culto de contato
com o Divino e então entra no estrato social isso quer dizer que em populações diferentes tô supondo aqui por favor me me conta até onde isso faz sentido você teria aquele tipo de estratificação que assim essa camada social pode e consome isso isso é parte do que confere status para eles e essa outra camada aqui não pode então vira muito mais uma questão de privilégios Dent dentro de um grupo do que necessariamente do que que aquela droga causa nas pessoas sim em vários contextos a gente vai encontrar isso de certa forma desde a narrativa Bíblica
do livro do Gênesis porque o que que é a proibição da de um fruto É verdade já tem desde a fruto proibido na verdade eram dois porque tinha o fruto que dava a consciência do bem e do mal que eles foram atrás e tinha um outro que era o da imortalidade que se eles tivessem comido também eles se tornar Deuses Então já há na própria mitologia judaico-cristã uma atribuição digamos assim de uma seletividade nos produtos da flora conforme o contexto social e isso vai ser no mundo Azteca que tem uma enorme cultura assim farmacoforo Liu
além do próprio tabaco do Chocolate etc etc Não era todo mundo que tinha direito de consumir apenas as camadas sacerdotais e as camadas ligadas à Elite dominante é que tinham acesso a uma boa parte desses produtos e em cada sociedade a gente vai encontrar algo semelhante e a proibição contemporânea ela é uma coisa mais datada porque no século XIX não tinha proibição de drogas no ocidente você comprava heroína na farmácia e era literalmente heroína era dado para crianças era um remdi médio e e como é que se diz para crianças PR tosse não era um
xarope xarope para tosse porque todos os derivados do ópio são muito bons para diarreia e paraa tosse a cocaína também era dada para crianças para dor de dente para enfim qualquer tipo de faz o papel da xilocaína vai hoje é um é um derivado sintético né então Quando surge a proibição tem uma digamos assim fonte que é o controle do tráfico de ópio que é o primeiro tratado internacional que vai estabelecer uma regulação internacional sobre uma droga que ocorre primeiro com uma conferência em Shanghai em 1909 e depois isso se torna o Tratado de Aia
em 1912 Por que que isso ocorre porque o ópio tinha se tornado uma substância indispensável pra vida em geral eh mas em particular para os contextos de guerra porque a gente sabe que sem o óp a humanidade teria assim sofrido digamos 10 vezes mais do que já sofreu os opiáceos sempre foram o grande conforto da dor porque são anestésicos uhum uhum e numa situação militar a existência de morfina numa numa injeção mudou tudo né permite que os soldados sejam enfim tratados que eles não não morram ali gritando de dor né então o controle do tráfico
de ópio aí era uma reserva de mercado para você ter anestésico foi uma reserva de mercado na qual os Estados Unidos disputava com a Alemanha a Alemanha tinha a patente da morfine da heroína que era uma patente da da merc né a a cocaína e a maior produção de cocaína no mundo era em Java na Indonésia que os holandeses tinham implantado o os coitados dos andinos aqui dos peruanos bolivianos eles nunca conseguiram ter uma renda nem sequer na época que a cocaína eraa legal porque a maior produção era Indonésia e os Estados Unidos tenta por
uma série de mecanismos tentar controlar esse mercado então inicialmente a proibição se Estendeu pra China paraas Filipinas mas a França não a França nunca proibiu na Indochina Francesa e havia então muitas disputas econômicas em torno disso mas a gente não pode reduzir nunca as coisas a sua determinação assim digamos puramente Econômica porque há outros elementos outras injunções e uma das mais fortes é a injunção ideológica do puritanismo que é a ideia de que qualquer é condenável E isso se tornou dominante nos Estados Unidos com os chamados renascimentos ou melhor dizendo despertares os awakenings os despertares
que foram a vertente evangélica da religião protestante não são todos os protestantes na origem inclusive Marquinho Lutero vai ser vai ser acusado pelos católicos de ser um devasso que rompeu com a igreja católica Porque queria beber e fazer sexo e de fato Ele se casa e não aceita mais o celibato sacerdotal e passa a fabricar sua própria cerveja em casa então lutter era visto como mas depois os protestantes ficam muito puritanos e aí surgem os metodistas que é a corrente que o próprio nome já diz né eles tinham um método em tudo e eles vão
proibir qualquer estímulo sensorial Então se proíbe o uso de condimentos na comida o uso de café chá chocolate o uso de cores fortes não podia se usar roupas coloridas e o uso do álcool aí começa um movimento nos Estados Unidos que inicialmente é chamado de temperança mas que na verdade muda completamente o sentido original da palavra temperança porque temperança vem de temperado vem de você ser equilibrado Inclusive tem a ver com a doutrina dos humores em que enfim os próprios humores são resultados do calor e da umidade mas aí temperança vira abstinência E pior o
que antes era uma espécie de promessa uma pled que faziam públicas nunca mais o beberei uma gota passa a ser não o Estado tem que obrigar por lei e punir se você não fizer isso e no Main em 1851 é o primeiro estado que proíbe o álcool dura pouco tem uma rebelião pessa vai pra rua morre gente etc mas aí a situação vai crescendo quando chega na primeira guerra mundial apesar do presidente da época que era o UD Wilson não querer e é aprovado o a proibição que passa a tá vigente em 1919 a guerra
já tava acabando mas aí eles vão ficar 13 anos com a proibição de fabricação e de comércio de qualquer bebida alcoólica nesse sentido de de você ter esse movimento purito e tudo quanto disso é alimentado por essa abstinência quanto disso é alimentado por de repente você vê certos grupos sociais terem acesso àquilo e é melhor ninguém ter do que essas pessoas poderem fazer esse uso pergunto porque assim não me parece que mudou tanta coisa quando você fala que certos grupos podiam consumir outros grupos não porque pelo menos hoje em dia certos grupos podem consumir maconha
medicinal com receita e por aí vai certos lugares podem ter e banquinha vendendo papelote papel papelote não né não é nem o termo mas seda coisa assim para consumo de fumo em casa para Parafernalha Obrigado certos lugares podem vender Parafernalha podem ter a maconha medicinal e Tem lugares onde se a pessoa for pega com qualquer coisa no bolso ela vai apanhar e vai presa Então apesar do puritanismo me parece que a gente ainda repete um pouquinho esse certos grupos podem outros grupos não o puritanismo é sempre hipócrita sobretudo quando ele se trata de uma política
de estado porque para reprimir uma demanda que é universal que vem nos tempos mais remotos e que ab até os animais teria que haver uma ditadura totalitária absurdamente coercitiva tentaram fazer isso no caso do álcool nos Estados Unidos também havia seções por exemplo tinha álcool medicinal como tem maconha medicinal agora tinha o uso medicinal do álcool o médico receitava o isk depois tinha as exceções para grupos religiosos os judeus e os católicos nunca aceitaram a proibição e eles tinham a licença uma família judaica já ter um galão de vinho por mês o padre na missa
continuava fazendo a Eucaristia com vinho não era suco de ovo é proibido a a lei canônica proíbe que seja uma substância sem álcool é um dogma católico não só católico é um dogma Cristão A diferença é que os católicos limitaram isso só para os fiéis e os grupos protestantes continuam a dar na Enfim no momento da da comunhão eh uma pequena dose de álcool junto com o pão os anglicanos fazem isso os ortodoxos os ctas etc a primeira heresia protestante do Jean rus na Boêmia era para ter acesso a como eles chamavam a confissão em
duas espécies Hum e os católicos eles só O sacerdote que toma agora o vinho salvo situações muito excepcionais então na igreja a já havia essa discriminação O sacerdote tinha acesso privilegiado depois os fiéis e como o puritanismo Nem sequer os os os fiéis ou os sacerdotes passa a ver a ideia de que a pureza daí a palavra puritano da religião exige a privação de todos os estímulos sensoriais prazeirosas por isso até acordos carros por exemplo sempre foi preta porque o Henry Ford era estritamente contra carros coloridos porque são enfim é era cromofobia a gente pode
chamar né mas tem um outro elemento que eu queria acrescentar que há um aspecto econômico do controle Inclusive das patentes de laboratoriais de produtos que antes eram fitoterápicos e eles queriam substituir a perseguição ao ópio por exemplo veio com a a substituição com heroína e morfina diz não não heroína e morfina é remédio para o vício no ópio obviamente aí aumentou em muito o padrão de adicção quer dizer agora eu posso vender então a gente proíbe o que as pessoas conseguem e depois tem um outro elemento que talvez seja um dos mais importantes que é
o mecanismo de controle do Estado sobre a vida íntima das populações isso deu o melhor pretexto a proibição de um hábito da vida cotidiana da vida doméstica da vida enfim do Lar de cada um que passa a ser ser proibido de continuar tomando o seu drink Zinho etc vai dar um poder enorme para as forças policiais nos Estados Unidos não havia nenhuma agência Federal de polícia polícia era uma coisa estritamente do município quando muito do estado aí vão surgir com a proibição as agências que depois vão se tornar o FBI que depois vão se tornar
enfim a ba hoje em dia essas agências elas tinham que justificar a sua existência criando digamos assim os criminosos e os criminosos eram pessoas comuns que simplesmente gostavam de beber aí passa a ter um elemento racial junto a isso porque passa a se discriminar as populações afroamericanas como sendo as que mais bebiam e isso é ligado com a ideia de que justamente as pessoas perdem o juízo perdem a dimensão do bem e do mal o que tornava os negros americanos for ente digamos assim influenciáveis pelo álcool a se tornarem estupradores de mulheres brancas e essa
é a história por exemplo que você encontra no filme quase que fundador da cinematografia americana que é o nascimento de uma nação do grift e que tem a cuculus clã fazendo Justiça entre aspas contra um negro estuprador E por que que os negros se tornam porque eles bebem isso é o auge da cuculus clan nos anos 20 a cuculus clan vai ter a maior expansão como agente policial de controle da proibição sobretudo no sul dos Estados Unidos nas regiões mais urbanas Nova York Chicago etc a população nunca aceitou a proibição continuaram a beb e tinha
milhares e milhares de bares clandestinos E aí isso cria uma economia paralela que é a máfia de Chicago etc e uma série de manifestações públicas vão ter em Detroit em Chicago dezenas de milhares de Operários gritando nós queremos cerveja em manifestações de massa então quando vem a crise de 29 os Estados Unidos fica numa crise fiscal tremenda e o rosell que é o novo governo Democrata primeira coisa que ele faz é acabar com a proibição do do álcool primeiro da cerveja e depois de qualquer bebida alcoólica e com isso ele atende por um lado uma
reivindicação popular e por outro ele obtém uma enorme fonte de arrecadação pública porque toda essa economia paralela não pagava imposto não tinha então ele consegue digamos assim dois coelhos com uma cajadada só se torna popular e consegue aumentar a renda do Estado hoje em dia Seria a mesma coisa se se Legalize a maconha no Brasil a gente teria bilhões e bilhões de aumento da arrecadação pública que poderia ser destinada enfim para o déficit fiscal para aumentar o orçamento de áreas sociais que de certa forma vem se fazendo nos Estados Unidos e no Canadá especialmente no
Canadá que é o que legalizou mesmo né e legalizou de uma forma que é com monopólio estatal pouca gente se lembra disso mas o Canadá já tinha esse modelo pro álcool no Canadá é liberado o empreendimento privado de produção alcoólica mas não de distribuição nunca poderia existir Ambev no Canadá é monopólio de empresas estatais provinciais Quebec tem uma Ontário tem outra e o a maconha agora é o mesmo sistema então a saq a soci des de Quebec ou o liqu control board of ontario tem agora um ramo CBO é isso vende é a única loja
que pode vender assim no atacado eles distribuem para restaurantes e Supermercados etc mas para importar e para fazer a distribuição Atacadista só a empresa estatal o traficante é o estado ali é Isso significa que não apenas impostos mas toda a renda comercial vai para o orçamento público eu eu ia perguntar se proibição é um bom negócio depois de tudo que você me falou que proibição exclui certos grupos dá poder eh militar dá poder para milícias clux clã naquele caso eh eu vou mudar um pouquinho essa pergunta para quem a proibição é um bom negócio bom
pros beneficiários né os beneficiários são em primeiro lugar os que obtém essa renda que é hipertrofiada e a proibição é uma espécie de mecanismo de aumento da renda porque ela interfere numa demanda legítima e absolutamente difundida então o preço da maconha seria enfim quase insignificante é um arbusto que nasce em qualquer lugar hoje em dia é a planta mais cara que existe Você pode ter num único pé de maconha 2 3 4 5000 pode valer essa planta Então qual da onde vem o valor o valor é essencialmente o custo de produção aí não aí não
é o custo de produção aí é o preço da proibição então a proibição hipertrofia lucro essa é a primeira coisa que explica que no Brasil que tem um enorme mercado de drogas é o segundo do Hemisfério depois dos Estados Unidos é um enorme mercado para onde vai esse dinheiro que não paga imposto que não paga imposto e que muitas vezes utiliza os mecanismos enfim até institucionais para fazer o tráfico vídeo avião presidencial com os kilos de cocaína vi de helicópteros de senadores etc Então os beneficiários não querem o fim da proibição porque se a proibição
acaba o a margem de lucro vai di mesmo que eles continuassem no negócio legal vai diminuir muito né em segundo lugar tem Esse aspecto que você falou que é o controle de uma ind indústria da proibição miliciana e formal dentro da polícia que acaba se corrompendo a quantidade de membros dos serviços de segurança que passam a ser traficantes é enorme desde o principal General mexicano que era enfim da do até aqui enfim a história do Esquadrão da Morte não tem história de um senador americano que fez Todo o combate foi as armas se eu não
me engano que ele fez o combate E no fim o cara era o maior traficante de eu não lembro se de armas ou drogas do do país usando A Força Tarefa para acabar com os concorrentes Exatamente é o que acaba acontecendo enfim nessa dimensão do que a gente chama de crime organizado mas que na verdade é basicamente uma organização institucional porque não é o varegista enfim pé de chinelo de um bairro pobre são os os que fazem a lavagem do dinheiro na crise de 2008 se evidenciou isso de uma forma notável porque o vacov eh
começou a ser a principal fonte de liquidez do sistema financeiro porque eles tinham lojinhas no México inteiro que faziam um câmbio e que recebiam o dinheiro do narcotráfico e isso irrig a liquidez que tava enfim em falta no sistema financeiro né no México é e antes antes disso com a guerra do ópio em Enfim no século XIX o HSBC né Eh já era também um banco que nasceu do do do comércio ilegal de de ópio me conta isso que eu não faz ideia então porque o ópio na China era uma substância muito tradicional veio através
dos árabes lá pelo século 91º quando a dinastia manchu caiu em 1644 se eu não me engano e vieram aí os a dinastia não perdão caiu a dinastia ran que era os E aí vieram os manchu que é a dinastia ting essa dinastia manchu era militarista e vai começar a tentar fazer uma reforma de costumes dizendo que os hábitos de ópio eram hábitos devassos da enfim do mandarinato e de fato tinha muita ligação do ópio também com atividades sexuais o ópio era muito consumido em bordéis havia toda uma uma junção de prazeres isso durou um
século inteiro e eles não conseguiram acabar com o ópio ao contrário começou a vinha um ópio estrangeiro que era muito mais forte que era o ópio que os portugueses traziam depois que os ingleses traziam da Índia isso era feito por uma companhia que era a companhia das Índias orientais que tinham monopólio até 1832 aí 1832 a o estado britânico rompe o monopólio da companhia o que piora porque aí abre para todos os e enfim empreendedores particulares que começam a trazer ópio em massa pra China é a China acho que era o único país que tinha
grandes volumes de prata que o resto do mundo queria Então até valia a pena a China tinha o chá que eles só aceitavam a prata em troca Verdade Perdão é isso OB É verdade a maior volume de prata do mundo foi pra China a maior parte da Prata aqui do de potosi da enfim do do do mundo hispânico foi transferida via Inglaterra pra China comprando o chá comprando o chá chá seda algumas outras coisinhas enfim porcel mas o grosso era chá que é uma droga também também então os Por que que os ingleses precisavam tanto
de chá porque o proletariado na Revolução Industrial só conseguia trabalhar tomando chá o tempo inteiro é chá e açúcar o chá e açúcar vira uma espécie de combustível da Revolução Industrial né aí os chineses cometem um erro que foi não produzir o ópio e aceitar uma distribuição mesmo que fosse controlada etc ao proibir eles criam essa vantagem pros Comerciantes estrangeiros aí eles vão fazer uma guerra Colonial vão derrotar o Imperador e vão impor a o Tratado de lanin que rouba Hong Kong da China e passa a ter um comércio de ópio aí e regularizado mas
de forma enfim de maneira informal né tendo descrito essa essa relação do tráfico tráfico eu falo no sentido de que drogas e proibição que Pelo visto são coisas que andam muito juntas eh com o Estado e com essas políticas internacionais com a interferência toda aqui no Brasil a gente de vez em quando vê relances dessas coisas no sentido de que no noticiário quando a gente pensa em tráfico a gente pensa em comunidades em favelas na polícia invadindo morro tiroteio apreensão de carga ou coisa assim que fazem aquela mesa toda arranjada com a maconha com a
cocaína E por aí vai mas às vezes a gente vê o os relances do quanto isso tá embrenhado no estado como você disse às vezes tem um helicóptero de um senador agora teve um caminhão de uma empresa de um senador que tava com quilos e quilos às vezes Tonelada disso De repente a gente descobre que as fazendas de um ministro tinham pista de pouso do pessoal que tá levando cocaína da da da Colômbia de outros lugares para portos aqui do Brasil aí de repente você Ouvi falar que tinham eh ministros os senadores não sei que
envolvidos com os portos e com as fronteiras e como isso sai quanto a gente vive num narcoestado ou num estado que se beneficia vive e que tem como parte do funcionamento dele o tráfico de drogas no sentido de drogas proibidas essa essa pergunta é muito boa porque a tese que eu defendo é de que nós temos no mundo moderno há 500 anos o advento de um modelo de estado mercantilista cujo principal digamos assim veículo de atividade o principal produto que esse mercantilismo trafica são drogas ou seja o capitalismo e o mundo moderno nasceu do tráfico
de drogas mas era um tráfico legal inicialmente as especiarias asiáticas depois o açúcar eh americano mas o açúcar combinado com as bebidas excitantes que não eram adoss adas nas suas regiões de origem o chá o café o chocolate e de PIS o tabaco que se tornou talvez a droga mais disseminada no mundo os estados modernos eles não só tinham renda Mercantil Mas eles tinham uma renda fiscal que chegava a 20 30% do Estado a Rússia durante quase todo o período moderno vodica era 20 30% da renda do Estado o tabaco em quase todos os países
ocidentais era dessa ordem até hoje na China por exemplo que proibiu uma série de drogas o tabaco continua sendo 8% da renda do Estado chinês que é o maior produtor de tabaco do mundo hoje e que incentiva já teve um histórico de incentivar incentiva deng Xing dizia que fazia bem fumava o tempo inteiro e tal e eu inclusive fazendo parêntese eu sou parte de uma associação que é Alcohol and drugs History society Associação dos historiadores no mundo sobre álcool e drogas e a gente teve um congresso recentemente a não é tão recente Foi em em
19 e pouco antes da pandemia na China e foi interessante porque o governo chinês que promoveu esse congresso ajudou a Universidade de Shangai etc Eles mandaram um representante e as pessoas um pouco timidamente perguntaram mas essa política chinesa proibicionista ela não atinge o álcool e o tabaco por quê ele falou pois é 100 Anos Atrás começamos a proibir o ópio hoje aqui Fazemos uma conferência e não há mais ópio na China o que é uma ilusão mas enfim mas formalmente não há quem sabe daqui a 100 anos não haverá mais tabaco e e álcool tampouco
quer dizer é uma espécie de projeto de Abolição dessas substâncias da vida social da vida cultural que é totalmente eh inalcançável e indesejável porque se a gente chegasse num estado desse tipo seria enfim um estado que imporia um hábito cotidiano da vida íntima das pessoas da forma mais enfim repressiva possível né então você dizia a questão do narcoestado todos os estados foram arco estados mas com drogas legais o café o tabaco o álcool e inclusive com modelos curiosos por exemplo o tabaco pouco a gente sabe era monopólio estatal na França na Espanha e no Japão
até o final do século XX na França tinha uma famosa empresa chamada seit societ des enterprise des industri de tabaco e des alumetri era monopólio das caixinhas de fósforo e do tabaco da caixinha de fósforo também da caixinha de fósforo só o estado vendia caixinha de fósforo depois isso foi privatizado e continuou sendo um doss maiores mercados do mundo o Brasil o Brasil é um narcoestado desde a sua origem a gente tem ciclos econômicos que são basicamente ciclos de exportação de drogas ciclo do açúcar ciclo do café a gente tem no famoso brasão da República
que veio já do império duas drogas adornando né o brasão Ramo frutificado do café e o ramo Florido do tabaco uma vez teve um senador o Jeferson perz do PDT do amaz que propôs substituir o tabaco pelo guaraná porque seria mais enfim mais e autêntico e e o guaraná não é enfim ruim como é o tabaco que é talvez a droga mais perniciosa do ponto de vista dos seus males crônicos né Mas ninguém nem nem passou como piada essa proposta então a gente continua tendo o tabaco e o café como símbolos da nossa identidade nacional
e de fato a oligarquia da República Velha não por acaso era chamada de café com leite né era enfim São Paulo e Minas no domínio desse produto de exportação que foi também a conexão com o escravismo uhum a grande escravidão moderna dos 11 10 ou 11 milhões de africanos que vieram pras Américas a maioria 4 milhões vieram pro Brasil e vieram para quê vieram para fazer uma parte no garimpo mas a maior parte na grande plantation né na grande plantação do dos Engenhos na produção do açúcar um pouco menos também do tabaco e do álcool
né o açúcar era Claro a cana a cana tinha como subproduto o açúcar e água ardente Em alguns momentos água ardente era até mais importante quando o açúcar caía de preço então a água ardente na história do Brasil é uma espécie de digamos assim de contraponto a esse ciclo do açúcar que acabou por vias transversa servido também como uma forma de rebelião escrava Acabei de enfim de orientar um um doutorado que foi defendido na úp do Lucas Avelar que é a história das tavernas no Brasil colonial e Imperial e ele vai ver como as tavernas
eram um alguns dos poucos núcleos que escapavam do controle da Casagrande porque era um particular muitas vezes era um imigrante que ia lá e que servia para os escravos ou para os libertos mas que continuavam por ali ou mesmo pros brancos pobres a água ardente e o que que os escravos traziam em contraponto eles traziam um contrabando sobretudo de café eles roubavam uma parte do café Então criava um circuito paralelo de uma economia de subsistência escrava que e também uma sociabilidade escrava alternativa Por isso os manuais agrícolas os grandes oligarcas diziam o pior problema da
Agricultura no Brasil são as tavernas porque para eles a stavas estava desviando uma parte por contrabando do produto e tava levando os escravos a beber e tal então a gente vive uma estrutura moderna em que o comércio de drogas é Central na história de quase todos os estados por uma razão Econômica básica né os produtos enfim do consumo eles são divididos em dois tipos básicos os de consumo durável e de consumo Não durável consumo durável é uma roupa um carro uma mesa que vai durar anos esses produtos eles obviamente TM um giro de capital e
portanto uma lucratividade muito inferior aos de consumo Não durável porque aí você alimento droga você precisa todo dia tá renovando isso então é uma demanda contínua né vi meu café e da droga ilícita Qual que é a relevância dela hoje no país assim o que que a proibição da droga mantém no país hoje do que a gente conhece Olha eu acho que o Brasil é junto com o México e a Colômbia talvez alguns países da América Central o país que mais sofreu com a proibição das drogas sofreu de várias formas sofreu em primeiro lugar com
a Perseguição H pessoas que querem simplesmente ter um hábito que pode até fazer mal pra sua saúde mas que é um direito deles terem porque faz parte dos princípios da Liberdade desde o início enfim da da ideia moderna de liberdade que você é senhor do seu próprio corpo se você quiser fazer Enfim uma dieta x ou Y ser vegetariano ou ser carnívoro eh pô uma tatuagem na sua pele ou furar sua orelha isso tudo é desde que você seja maior de idade da sua exclusiva alçada de decisão então A Perseguição às drogas acaba sendo uma
violência com os princípios da Liberdade da Liberdade enfim de escolha o livro que você quer ler a religião que você quer ter a prática sexual entre adultos consentida que você quiser ter são todos pressupostos de uma sociedade enfim democrática e a proibição à drogas nesse sentido ela é profundamente antidemocrática agora não é só porque ela suprime uma liberdade abstrata de todos os cidadãos é porque ela também seleciona as vítimas que são muito mais os vulneráveis Ou seja no caso brasileiro populações pobres e racializadas o inchamento penal do Brasil que é hoje o terceiro país do
mundo em população prisional primeiro é Estados Unidos depois é China e terceiro é Brasil é em grande parte resultado dessa política de repressão às drogas e aí quem é preso não é o grande traficante quem é preso é um jovem que tá tentando a sorte para conseguir um pouco de dinheiro a mais ou que nem sequer tava envolvido no no no comércio que muitas vezes era um mero usuário quando chega no presídio ele se torna enfim um recruta do Crime Organizado das facções que obtém a maior parte do seu poder com esse inchamento prisional né
e com a margem de lucro presumo dessa proibição né bom esse é o aspecto invisível porque as pessoas falam ah guerras drogas enfim não tá funcionando não tá funcionando é enxugar gelo etc não ela funciona muito bem ela dá um lucro hipertrofiado para camadas enfim da oligarquia brasileira que são os primeiros a dizerem não um absurdo as drogas mas são os que obtém a renda desse negócio e tem um o último aspecto que talvez seja o mais visível no sentido da sua dramaticidade que é a violência é a violência tô fazendo Essa paradinha aqui sempre
para lembrar você de assinar o nosso canal para poder receber os próximos episódios do não ficção os próximos vídeos do canal e para lembrar quem já se inscreveu em pensar em se tornar membra se tornar um membro ou mandar um valor de mais que isso dá um apoio essencial pra gente por aqui assim como o México e a Colômbia o Brasil sofre uma violência endêmica com o problema da repressão à drogas que é um absurdo quando se proibiu o álcool surgiu o alcapone a máfia etc não tem mais a proibição do álcool bom o álcool
é vendido em lojas especializadas com controle do estado com impostos qualquer produto que fosse proibido e tivesse demanda criaria a mesma violência proíba o chocolate ou proíba o tabaco vai haver bocas de chocolate disputando com armas Grosso cali o domínio desse mercado porque a a proibição acaba sendo Na verdade uma não presença do estado naquilo que é o seu dever qual que seria o dever do Estado em relação a todos os produtos garantir a qualidade garantir que o que tá no rótulo corresponde ao que vem lá dentro eh garantir que aquilo não esteja adulterado estabelecer
regras de circulação horários preços e E acima de tudo eh fazer com que esse mercado não fique nas mãos do do dos que querem enfim estendê-lo indefinidamente e a a ideia da proibição acaba sendo a coisa mais contraprodutivo do mundo porque o efeito supostamente almejado que seria a diminuição do consumo O resultado é o oposto H há uma série de elementos que aumentam a circulação das drogas quando ela se dá de forma clandestina por exemplo de forma legal como é no Canadá você não pode ter perto de escola você não pode vender para menores E
aí sim você pode ter um um tipo de punição inclusive penal para quem faça o crime concretamente não para quem tá simplesmente exercendo um estilo de vida né e dá para concentrar o esforço de combate Aonde isso faz mais diferença né claro aqui no Brasil a gente tem como também em outros países uma enorme incidência de letalidade no consumo de drogas como resultado da proibição porque o que as pessoas tomam tem nada a ver com aquilo que é anunciado se é uma pílula ou um pó branco já se fez análises nas apreensões da Polícia Civil
mais de 60% do que se diz ser mdna ou Êxtase não é eh quando é um pco nem cocaína então nem se fale muito mais de 70 80% são adulterantes ocorria a mesma coisa com o álcool nos Estados Unidos com o metanol morreram 50.000 pessoas por causa da coibição de 13 anos do do álcool nos Estados Unidos porque aí não tinha estado para controlar pessoas tomavam metanol e morriam ou ficavam com lesões gravíssimas né lesões oculares o metanol tá cegueira não dá para anvis atuar nisso né Pois é da nossa conversa eu tô entendendo que
a proibição não funciona pelo menos não funciona para eliminar aquela droga aquele uso ela funciona para algumas pessoas e para algumas outras coisas eh tem algum histórico bom de proibição que funcionou ou de foi benéfica por por exemplo aqui no Brasil não é uma proibição mas a gente teve uma campanha muito forte contra o consumo de tabaco e eu me considero bastante beneficiado por esse por esse combate eu não entro mais num bar hoje algum lugar e saio cheirando a cigarro tenho menos problemas respiratórios meu filho Não respira fumaça dos outros por aí Eh então
eu vejo alguns benefícios de um combate que aqui no Brasil pelo menos funcionou bem tem bons exemplos de proibição ou de combate a drogas que que dão certo tem tem algumas drogas ou alguma coisa pelo menos do seu ponto de vista histórico que Ah faz sentido se combater ou tentar se prevenir tentar não ser distribuída a gente tá vendo agora por exemplo no Brasil o pessoal começando a ficar super preocupado com fentanil e opioides isso entrar nos Estados Unidos já é uma causa de morte Insana eh reduziu a expectativa de vida dos Americanos pela primeira
vez Em décadas até a pandemia esse tipo de consumo tem algumas coisas aí que tem precedente para dizer é bom ou não é combater é melhor ou não não deixar isso entrar ou tem substitutos para essas coisas como é que você vê isso olha o tema da proibição ele envolve uma questão digamos assim da filosofia do direito e é esse o tema que o Supremo Tribunal Federal está examinando já tendo inclusive três ou quatro votos né realizados em relação à inconstitucionalidade da proibição de drogas porque você pode proibir coisas que ferem um bem jurídico Ou
seja a vida a propriedade a reputação de alguém quando o crime é sem vítima quando é uma automutilação não se constitui na violação de um bem jurídico e então o uso de drogas em si mesmo ele não é um crime porque em última instância mesmo que fosse uma forma inadequada abusiva etc é o próprio sujeito que iria sofrer as consequências então é que nem você dizer bom fazer esporte em excesso pode te levar a a quebrar o joelho ou comer açúcar demais você vai ficar obeso bom mas a obesidade não pode ser um crime n
porque não é apenas as drogas as pessoas tendem a reduzir as drogas uma dimensão compulsiva dos hábitos de de enfim de consumo da sociedade contemporânea que são para várias outras coisas em particular para alimentos então o abuso de alimentos já tá fazendo o que tem assim principal fonte de males cardiovasculares de diabetes ou mesmo de obesidade mor ida Então como reduzir essa compulsividade proibindo e é quase que uma história assim e de uma parábola proíba o açúcar o que que vai acontecer vai ser que nem as drogas vai a um impacto muito pior na proibição
do que no próprio consumo pernicioso Então hoje a guerra as drogas mata mais do que as próprias drogas por causa dessas externalidades como se chama em termos econômicos que são a violência que são os produtos adulterados que são a disputa de comércio enfim por grupos criminosos então a proibição ela tem que ser obviamente restrita a espaços concretos no âmbito privado as pessoas têm que ter um pleno direito de fazer o que quiserem até de se automutilar digamos assim tem religiões que ficam dando chicotada nas costas vai dizer ah bom isso vai te fazer mal é
um direito no âmbito público é claro que aí a gente tem que ter critérios que envolvam o interesse coletivo então é totalmente justificado a proibição de qualquer tipo de droga ou de fumaça digamos assim num ambiente que tenha pessoas eh em um espaço fechado então as medidas que se adotaram em relação ao Tabaco em escala mundial e o Brasil foi muito bem sucedido nisso são prova de que é possível você fazer frente a uma droga que é a pior de todas a pior tanto no sentido de que mais morre gente o cigarro morre 5 milhões
de pessoas por ano dados da UMS e o cigarro tem um padrão de vício que é o pior de todos pior que a heroína porque você toma 20 doses diárias ou mais tem gente que fo 40 doses diárias dois masos nem heroína se toma com tanta assiduidade né e o draus comenta né que no no no Carandiru quando ele trabalhava lá o pessoal conseguia largar o craque mas não conseguia largar o cigarro o cigarro tem esse padrão de dependência muito forte eo M intensivo contínuo que é uma dose que você precisa recuperar quase que a
cada 10 minutos até ao ponto de pessoas que literalmente acordam com cigarro na boca vão acendendo um no no seguinte e não fazem outra coisa a não ser fumar a não ser quando às vezes até quando comem então o tabaco ele é talvez o grande paradigma de um controle possível não proibitivo um controle que seja restritivo que tenha todo tipo de restrição restrição de idade de preço de local de venda de local de uso etc e o mesmo modelo devia ser usado para todas as drogas a legalização não significa que você vai deixar que qualquer
um fique fumando maconha em qualquer lugar ou cheirando cocaína em qualquer lugar ou fumando craque em qualquer lugar teria que haver uma normatização que vai envolver aí também um elemento educativo porque as pessoas hoje já compreenderam que é eticamente errado você ficar fumando na ao lado de uma pessoa que não fuma ou de crianças ou do que seja então essa consciência é parte daquele papel que o Platão dizia que o álcool tinha que é um papel pedagógico já existia na época do Platão gente que achava que o álcool era ruim e que tinha que simplesmente
proibir ele dizia não o álcool é necessário para justamente fazer essa seleção dos padrões corretos de Se Beber que vão ser aí o mecanismo para as novas gerações aprenderem com os mais velhos então não adianta você querer suprimir um desejo uma curiosidade que é inerente não só com o ser humano mas até aos animais e dizer assim ao Jovem Nunca na vida prove nada que seja uma droga diz olha as drogas existem milhares as vantagens e as desvantagens são diferenciadas tem umas que são muito mais perigosas tem umas que São relativamente inócuas por exemplo a
maconha que não tem dose letal eh o cigarro tem né o cigarro Se você usar 20 cigarros de uma vez assim fizer um chá com Masso de cigarro você morre é uma substância e e não recomendo porque já Deixa claro né além de morrer dores atrozes Boom Obrigado pelo pela ressalva eh Então eu acho que é isso a proibição ela tem diferentes modelos o modelo que vem se Provando o mais bem-sucedido é aquele que não é proibicionista no sentido absolutista mas que é restritivo regulatório e não a assim de abstinência compulsória E falando em abstinência
compulsória eh quando a gente proíbe ou quando a gente muda os hábitos ou quando a gente impõe certas coisas e as pessoas deixam de consumir drogas e isso pode fazer falta você vê se a gente teve esse histórico de consumo de todo tipo de droga há tanto tempo quando a gente deixa de ter certos rituais ter certos eventos ter certas transições onde se some isso isso Dea isso deixa marcas na sociedade Tem situações que você fala ah existem sociedades que são mais ou menos saudáveis porque T esses hábitos relacionados a drogas sim eh a a
gente pode fazer uma análise das sociedades a partir dos seus padrões de consumo de droga por exemplo um caso clássico era a distinção entre a Europa do Norte e a Europa do Sul a Europa mediterrânea que também era uma uma uma diferenciação religiosa porque era a Europa Católica mediterrânica e a protestante do Norte os do Norte bebem muito mais e bebem em geral deste lado então as sociedades inglesas escandinavas e germânicas tinham um padrão alcoólico muito mais impactante na saúde pública e em todas as decorrências disso violência doméstica violência em geral na sociedade etc as
sociedades que tinham o vinho ou a cerveja e não o deste lado e que em geral eram sociedades mediterrânicas não tinham essa mesma tendência e isso a gente pode encontrar em relação a vários outros padrões por exemplo o a questão do uso dos alucinógenos que são hoje em dia drogas muito em voga porque elas foram proibidas muito tempo e elas são substâncias assim com potencialidades excepcionais do ponto de vista terapêutico do ponto de vista cognitivo filosófico estético e até religioso Então os alucines durante muito tempo eram vistos como coisas que levariam a loucura o sujeito
tomou um ácido pá fica louco vai olhar o sol e vai perder a retina vai se jogar pela janela e isso criou um padrão que era um padrão ligado ao medo e um pouco do efeito das drogas é a expectativa de todas as drogas é o que se chama do efeito placebo muitas vezes é a maior parte do efeito Então você fala para alguém Ah você vai tomar isso e vai ficar vendo só flores vai ser paz e amor etc aí bom ficavam lá os R estal pensa não o Charles Manson tomou isso foi lá
e começou a matar gente e fazer orgias de sangue etc aí começa a haver uma espécie de expectativa de que a substância vai agir nesse sentido então a se cria digamos assim mitos ou fake News para usar uma expressão contemporânea em relação a certas substâncias o caso mais Evidente é o da maconha a maconha se a gente pega a história do século XX da maconha ela era apresentada como o africano que vai levar as pessoas a cometerem crimes e perderem qualquer juízo ético e se tornarem enfim ladrões assassinos estupradores e se criou uma espécie de
medo dessa mitologia que não corresponde à substância em si Então hoje em dia uma mãe se preocupa com a saúde do filho que ele fume maconha um problema são enfim os circuitos criminosos que são perigosos mas o efeito em si da maconha ela não conhece e ela atribui muitas vezes a uma mitologia que a imprensa amarela divulgou durante anos curiosamente nos Estados Unidos a legalização da maconha ocorreu porque os idosos Descobriram que a maconha era excelente para os achaques da terceira idade Então foi uma pressão que levou a plebiscitos em cada estado a Califórnia foi
uma das pioneiras em que a população idosa dizer bom mas é bom para artrite é bom para o tratamento para os efeitos colaterais o tratamento contra o câncer é bom para todos os efeitos colaterais de medicamentos contra aides e é bom contra a ansiedade contra digamos assim esse sofrimento do dia a dia que é uma das principais coisas que leva as pessoas as drogas por isso o Marx tem a frase famosa né a religião é o ópio do povo e as pessoas às vezes acham que ele tá criticando as duas ele tá na verdade elogiando
as duas ele vai dizer elas são as flores que adornam os grilhões que acorrentam a humanidade Mas seria uma terrível crueldade suprimir as flores sem tirar os grilhões ele vai dizer a religião assim como ópio é o consolo da dor da dor física e da dor espiritual o Freud vai repetir a mesma coisa e vai dizer a principal forma de se evitar a dor e de se buscar o prazer é ou a religião ou as drogas ou as artes e a ciência que aí ele vai dizer aí é a forma mais culturalmente eh enfim interessante
isso tá no malestar na civilização né então a gente tem que pensar que uma das Essências da vida não só humana mas até dos animais é aquilo que é o programa básico buscar o prazer e evitar a dor e não existe melhor instrumento para evitar a dor do que a droga era vai continuar sendo assim se você tiver uma cirurgia ou se tiver uma dor de dente ou se tiver uma situação qualquer de conflito de Sofrimento psíquico a o uso de fármacos é um recurso indispensável portanto a dimensão do remédio que é o que as
pessoas muitas vezes esquecem ao falar de droga pensa na droga proibida a droga é sempre o mal a droga não a droga são todos os remédios A diferença é que alguns são permitidos e circulam em farmácia outros são proibidos né E às vezes inclusive são análogos né se proíbe mas se dá metilfenidato a marca comercial ritalina para 2 milhões de menores de idade no Brasil que é um estimulante do tipo daet estimulante análogo à anfetamina que por sua vez é bastante análogo a própria cocaína e do seu ponto de vista o que que tá acontecendo
no centro de São Paulo do Rio de Janeiro e de outras cidades a gente tinha aqui a cracolândia né e que até ali parecia uma coisa que era a busca pelo craque que tava mantendo aquelas pessoas lá por que que isso explodiu a população de rua ocupação isso tem a ver com mais busca pelo craque ou isso tem a ver com uma piora da condição de vida que leva as pessoas à rua e aí o craque tá presente lá ou às vezes o craque não tem nada a ver com isso é mais dois eventos que
estão acontecendo por conta de um outro problema que tá gerando isso tudo Eu acho que o fundamento desse problema são as condições sociais a gente tem 50.000 pessoas morando na rua hoje em São Paulo é um número recorde e essa condição da vida digamos assim sem nada da vida na sargeta debaixo da ponte ela é um sofrimento tão grande que as pessoas precisam consolos da dor precisam combater esse sofrimento no Brasil os recursos para isso eram tradicionalmente a água ardente durante muitos anos enfim Os Miseráveis do mundo viviam bêbado uma boa parte do tempo depois
passou-se para uma fase nos anos 80 por aí da cola de sapateiro então todo o problema dos menores de rua que se chamava na época de trombadinhas etc é que eles cheiram Cola bom agora hoje é o craque do ponto de vista puramente farmacoquímico o craque é melhor que a cola de sapateiro do que a aguardente Por que que é melhor primeiro lugar porque não há dose letal ninguém morre de craque o craque ao ser fumado ele substitui a cocaína injetada que essa Sim era muito mais perigosa eh então o crack ele pode exigir a
dose intensa enfim a ser repetida Mas ele tem menor Impacto de risco de vida do que por exemplo cola de sapateiro ou água dente em segundo lugar o craque tem uma capacidade de deixar a pessoa ligada Alerta e pra vida na rua é muito melhor você est alerta do que você ficar lá meio prostrado do catatônico praticamente anestesiado e alguém vim te jogar gasolina te chutar te roubar etc então o crack substituiu esse nicho dos Miseráveis que precisam consolar a sua dor de forma mais eficiente do que ocorria com a aguardente ou a cola de
sapateiro e ele cria também uma dimensão de uma sociabilidade as cracolândias são formas de sociabilidade você pode dizer uma sociabilidade que muitas vezes é delinquen uma parcela é mas não é a totalidade a atribuição também de propensão delinquen a todos os usuários é um preconceito que também já se demonstrou que não ocorre com todas essas pessoas que uma parte delas são absolutamente pacatas e não são agressivas do dos demais agora o que que ocorre com o craque o craque é a forma mais barata e mais enfim Daninha e menos pura da cocaína a cocaína continua
sendo consumida em massa nas elites brasileiras como sempre foi enfim desde os anos 20 Você vai em todos os meios assim mais bem-sucedidos dos enfim operadores do mercado financeiro a indústria de modas ou da televisão e a cocaína é onipresente e por que que a gente não fala de uma ameaça endêmica da cocaína etc porque ela não é visível ela é feita discretamente ela não traz impactos enfim coletivos tão graves como o que ocorre com as cracolândias eu acho que a saída para isso seria o modelo que foi adotado na Suíça na Inglaterra em Portugal
que é Portugal não entanto Suíça foi o mais e Pioneiro nisso que é o estado fornecer a substância então ao invés de você depender de uma droga adulterada que não se sabe o que é que às vezes pode ser craque ou pode ter fentanil junto etc é fazer como na Suíça salas seguras Então você tem um médico primeiro e o próprio estado fornece a substância com uma série de controles com uma série de condições a pessoa vai ter que se cadastrar vai ter que depois estabelecer uma série de regras que ela vai estar buscando emprego
ela vai também receber obviamente Assistência Social até mesmo material até para comer e tal e a segunda coisa que aí tem a ver também com o fentanil é a disseminação a popularização barata de testagem teria que haver kits de testagem para pess saber exatamente o que tem numa pílula ou num pó na Europa qualquer festa rave assim qualquer tipo de já tem banquinhas na entrada em que você leva sua pílulas minha dá uma raspadinha e ele vai dizer olha isso aqui é mdna ou não é efedrina ou não tem contaminação de fentanil ou é enfim
metanfetamina porque as há um cardápio digamos assim quase inesgotável as chamadas designer drugs que são as drogas inventadas elas a cada dia se acumulam são dezenas de novas moléculas que aparecem a cada dia e cada dia vai ter mais e vai ter inclusive com potencialidades extremamente positivas drogas para auxiliar a memória drogas para auxiliar sensibilidade musical drogas para auxiliar eh enfim diversas aptidões humanas que podem ser aprimoradas com o uso dessas substâncias e música por exemplo o meu irmão é músico ele comentava que os músicos para serem bons executores eles não podem usar estimulante porque
se você usa estimulante você fica nervoso que é o mesmo problema por exemplo de pilotos de avião ou de carros se tomam excesso de café leva até a descoordenação motora no excesso além de problemas gástricos e além de enfim de nervosismo Então tem outra substâncias que uma coisa que é usada para problemas cardíacos chamados de betabloqueadores que vinha sendo usado por músicos para simplesmente ficarem mais tranquilos que entra no doping em arco e flecha tiro e outras coisas porque Vira essa esse dá essa capacidade Extra de concentração pra pessoa né claro e essa ideia de
um doping intelectual É é na verdade a a essência de toda a tentativa de você encontrar auxiliares para as nossas aptidões enfim drogas que te levem a se concentrar mais ou a dormir mais ou a dormir Nem Menos enfim o que for necessário e e isso é uma espécie de Arsenal digamos assim eh cultural da humanidade que nunca vai desaparecer ao contrário Só vai aumentar então a gente tenha que ter um critério que permita que nessa infinidade de moléculas novas que existem etc que a gente consiga ter condições de se informar e depois de eventualmente
des escolher com a uma informação eh enfim qualificada de de especialistas que possam um um exemplo interessante é o caso da aia oasc que é uma substância extremamente potente análoga de certa forma ao que seria o LSD ou a mescalina eh com diferenças é claro mas que no Brasil se tornou uma religião oficial Aliás mais de uma pelo menos umas três quais tem a o Alto Santo eh que é do Acre que mais ou menos não se expandi Depois tem o santo daim eh que se expandiu muito e que foi a que mais enfim popularizou
e tem a União do Vegetal que é uma menos conhecida e que curiosamente tinha elementos que estavam na base bolsonarista apesar de toda política bolsonarista enfim a supostamente a favor dos Evangélicos aliás é muito hipócrita também porque ele próprio nem é né mas havia o grande o grande figurão da udv que causou uma enorme crise tal que tava apoiando o o o governo anterior e essas religiões elas tornaram a Alasca uma substância extremamente popular no caso do Acre de Rondônia você um número que chega a mais de metade da população já teve contato familiar Ou
tem periodicamente inclusive com crianças e famílias inteiras que fazem cerimônias religiosas com essa substância e a maior parte dos problemas Associados a um uso descontrolado de alucinógenos não ocorre ao contrário porque ali as pessoas estão programadas para ver Deus para ver Nossa Senhora para ter um conforto espiritual para vencer os seus traumas a perda dos seus entes queridos as dores da da sua vida né então isso não quer dizer que a única forma é a religiosa mas a religiosa estabelece um critério de controle ritualístico cerimonial que seria extremamente útil para várias outras substâncias queer combinar
a religião e o ópio né De certa forma o próprio ópio Ele também era usado de uma forma muito digamos cerimoniosa eh o opio Inclusive tem uma característica que o afasta do álcool quem consome ópio não consome álcool existe uma espécie de incompatibilidade inclusive farmacoquímico ficam com aversão a tomar álcool durante o efeito do ópio então isso preservou a soci cedade chinesa da Droga Mais impactante que é o álcool e por outro lado o ópio tem um efeito comportamental que também é o oposto do do álcool o álcool é perigosíssimo porque o álcool leva a
violência enfim a perda do controle etc o ópio não o ópio é uma droga discreta é uma droga em que a pessoa fica calma ela tende a ficar pacata né e disso tudo que você me contou eu tenho a impressão de que drogas não vão embora nem com proibição e que você tem vários mecanismos de ah conduzir esse uso de drogas para usos produtivos paraas pessoas paraa sociedade por aí vai mas dado que a proibição tá tão embrenhada no estado e nessas fontes de renda alternativas e nessa geração de poder do qual a gente Depende
você vê chances no Brasil de se diminuir e de se mudar essa proibição porque se a se o tabaco já foi tão importante pra receita fazer uma campanha contra o uso de tabaco é abrir mão de uma parte da receita que seja o que você vai deixar de gastar com câncer de pulmão depois ou o que for mas é abrir mão de uma parcela grande da receita pelo que você me falou pelo que você nos contou aqui né Eh você vê esse tipo de de troca acontecendo no Brasil por algum mecanismo então Átila o Brasil
À vezes a gente pensa que é uma ilha embora seja uma ilha muito grande uma ilha Continental mas não é é o Brasil é completamente conectado com o mundo e a gente vive de fato um momento de globalização que só tende a se intensificar apesar de uma série de aspectos que podem obstaculizar isso as próprias questões ligadas à invasão russa na guerra da Ucrânia mas o Brasil é parte do mundo e há uma mudança de paradigma na política de drogas que é Global e que parte do núcleo Central desse sistema que foi os Estados Unidos
quem impôs a guerra as drogas em escala mundial do ponto de vista diplomático militar político etc foram os Estados Unidos e o fato de a proibição está sendo superada nos Estados Unidos a maioria dos Estados Unidos já tem a maconha legal eh Colorado e Oregon acabaram de legalizar o uso dos cogumelos psilocibina em escala Federal Mas com esse monopólio de empresas provinciais isso tudo faz com que seja inevitável que o o Brasil entre nessa dinâmica por uma razão Econômica porque a maconha se tornou hoje uma commodity de primeira ordem é empresas com valor de Bilhões
de Dólares que estão na bolsa de valores e que estão a ofero uma renda que um país como o nosso não pode abdicar porque é uma questão de soberania Nacional o país que abdicado a maconha hoje tá abdicando de uma commodity que não é apenas no uso farmacológico é no uso industrial como biomassa é no uso como vestuário é no uso PR produção de todo tipo de derivado a China por exemplo que mantém hoje uma proibição ainda bastante Severa apesar disso eles são o maior produtor de cannabis do mundo numa empresa estatal a chamada han
Corporation H NNA você entra no site da em inglês Claro e eles dizem que o primeiro desafio deles é a substituição da Matriz energética de combustível fóssil por biodiesel de cannabis então a cannabis pode fazer uma revolução em vários aspectos que tem consequências ambientais porque a cannabis tem três safras não precisa de agrotóxico é capaz de ser transformada em biodiesel muito melhor do que a cana de açúcar ou do que o milho ou outras plantas que já se fizeram enfim que se fazem uso para essa finalidade e eles começaram a indústria de cannabis na China
na na época da guerra do Vietnã com a China ou da China com o Vietnã porque a China que invadiu o Vietnã porque o exército precisava de roupas adequadas ao clima da região mais do Sul que era muito úmido e aí o algodão o linho os os as fibras sintéticas todas elas não eram tão eficientes como a fibra de camo para fazer o vestuário dos uniformes do Exército chinês então a possibilidade da maconha se tornar uma espécie de Green Rush como eles vem chamando a corrida do Ouro Verde é cada vez mais Evidente então no
Brasil é é é uma pena que a gente tenha vivido um momento um enfim um iato bolsonarista que representou uma verdadeira um retrocesso do ponto de vista não apenas civilizatório mas do ponto de vista da perspectiva científica né não é só a questão da pandemia que foi completamente desprezada e mal administrada que foi enfim uma verdadeira campanha contra a vacina que o governo fez mas em outros terrenos também existe uma atitude anticientífica a que subsiste com maior ainda enraizamento na sociedade brasileira é o preconceito contra as drogas e em particular contra a maconha que é
uma droga de origem africana a própria palavra vem de do quimbundo de Angola ela foi relacionada pela medicina oficial com Oscar freir etc com a criminalidade e todos esses preconceitos vem sendo hoje Completamente varridos de cena Pelo modelo vitorioso que está ocorrendo nos países centrais e essa tendência vai se tornar internacional o Schultz já propôs a legalização da maconha na Alemanha eh vai haver uma legalização em massa na Europa até os países asiáticos a Tailândia chegou a distribuir mudas 1 milhão de mudas pra população poder plantar é a Tailândia que era um país muito repressivo
mas que tem no turismo e e enfim nas nesse tipo de coisa uma das suas maiores fontes de de renda você pega um país como Israel que é um país até modelo dos enfim dos bolsonaristas hoje tá numa crise enorme porque tem um polo democrático e um polo fundamentalista religioso enfim e fascista em última instância mas hoje em dia em Israel existe distribuição oficial de maconha para 50.000 veteranos do exército que recebem do maconha em casa para poder suportar o stress pós-traumático o maior a maior empresa israelense de Maconha agora não me lembro o nome
mas ela tá sendo hoje dirigida pelo chefe veterano do mossad ele ficou 15 anos no moado agora ele virou o CEO da empresa depois lembro o nome então a sociedade israelense já absorveu a maconha num ponto tal que ir então o Brasil eu acho que é uma questão de tempo para que a gente venha a acompanhar o resto do mundo inclusive os nossos vizinhos O Uruguai foi Pioneiro mas agora a Colômbia tá legalizando que já foi uma das maiores vítimas da Guerra as drogas era o terceiro país em verba militar americana com o plano Colômbia
supostamente para combater a o plantil de cocaína e de coca de folha de coca e transformação em cocaína e a maconha e agora tá lá o Gustavo Petro propondo a legalização e a trans informação disso num recurso natural que traga divisas pro país que permita um microcultivo que vai auxiliar a reforma agrária que consiga com isso tornar o país também atrativo do ponto de vista turístico então há uma série de vantagens que o Brasil vai ter que de alguma forma e entrar Enfim no mesmo diapasão me parece muito mais uma questão não de se vai
haver esse lucro esse essa receita mas sim para quem vai se a gente vai fazer uso disso ou Continuar Abrindo mão em favor de quem tá lucrando com isso agora né É porque a questão é em última instância enfim a famosa frase siga o dinheiro né veja enfim quem lucra com isso e o lucro existe e é monumental no Brasil a diferença é se a gente vai tornar isso algo eh transparente sob controle público que podemos discutir se vai ser com empreendimento privado particular enfim ou se vai ser com empresas estatais eu inclusive sou favorável
ao modelo canadense que é um dos modelos mais estatistas que existem n os liberais canadenses são mais digamos assim intervencionistas estatais que uma boa parte da esquerda do do do inclusive brasileira na na maconha no álcool na energia elétrica na educação na saúde tudo estatal maior empresa estatal do Hemisfério é a hidro quebeque que é a maior produtora de energia do do Canadá né caramba caramba e PR a gente levar essa conversa paraas pessoas já que eu queria mais várias horas pra gente continuar falando aqui mas se não for possível o que que você recomenda
para quem quiser entender mais sobre o assunto entender não só sobre drogas em si mas sobre essa dinâmica de proibição drogas o papel delas tem o seu livro que a gente falou no começo e vai mostrar agora na tela para as pessoas mas por onde mais dá pra gente entender esse papel das drogas na sociedade e como a gente dialoga com isso a longo prazo é um campo emergente hoje das ciências humanas em particular da história a história que era inicialmente história do consumo história da vida privada e agora a história das drogas especificamente vem
sendo uma espécie de Campo organizador enfim até do ponto de vista epistemológico do que é hoje a disciplina histórica então nós temos a sociedade de história do álcool e das drogas que é uma sociedade de historiadores e que vem produzindo uma revista o Journal of social History of alcol and drugs e que recentemente publicou esse Oxford handbook of Global drug History e Enfim tive a honra de escrever um dos Capítulos e é um digamos assim um dos nichos mais importantes do movimento internacional dessa pesquisa no meu campo né que é o campo da história temos
também na USP um laboratório que se chama Leda laboratório de estudos históricos das drogas e da alimentação o site vocês podem procurar como Leda USP e lá estão acessíveis todas as dissertações de mestrado e teses de doutorado que foram defendidas a maior parte delas sobre essas temáticas tanto história da limitação desde história do livro do na Benta até a história enfim do leite condensado passando pela história das tavernas até a história do LSD e enfim todos esses temas foram desenvolvidos em pesquisas no laboratório que eu sou o coordenador e que já tem vários historiadores que
se formaram com pesquisas nesse campo e finalmente tem um outro site que se chama nep neip Núcleo de Estudos interdisciplinares sobre psicoativos que foi constituído em 2001 por por três antropólogos um cientista político eu de historiador no sentido de criar uma reflexão no campo das ciências humanas porque havia uma espécie de ideia de que era o campo biomédico que teria digamos assim a ascendência privilegiada do ponto de vista científico sobre essa temática e a gente questionava um pouco isso claro os médicos os farmacólogo ou até os veterinários vão ter algo a dizer sobre sobre esse
tema inevitavelmente porque se trata também da nossa fisiologia Mas a gente não pode reduzir a dimensão biomédica porque tem todos esses sentidos religiosos simbólicos eh de identidade social que são associados ao consumo dessas substâncias né então a gente no nepe tentou também ampliar o campo de pesquisa e também tem um site que vocês podem encontrar na internet que é acredito bastante útil para esse debate maravilha Muito obrigado foi muita coisa interessante pr pra gente conversar e espero que gere vários outros várias outras entrevistas aqui outras conversas sobre vários aspectos que a gente tratou Ah eu
também gostei muito agradeço a oportunidade e espero que a gente possa desenvolver como você disse coisas mais focadas porque droga é um tema tão Universal então tem temas específicos por exemplo os psicodélicos que a gente poderia aprofundar mais e que certamente vão ser enfim objeto de um enorme debate público daqui paraa frente perfeito perfeito Muito obrigado obrigado eu saí da conversa de hoje com várias lições por aqui tava preparado para ouvir algumas verdades mas não tantas me surpreende muito pensar que muitos países foram financiados por muito tempo e ainda são pelas drogas e pela proibição
delas e por quem isso beneficia espero que a gente possa levar essas lições para mexer um pouco as coisas aqui no Brasil e favorecer As instituições certas que a a gente quer manter e das quais a gente depende né se você gostou dessa conversa quer ver outras desse tipo por aqui manda pra gente nos comentários pessoas ideias linhas de pesquisa que você queria ver discutidas e se você quer acompanhar essas próximas conversas assina o canal assim você recebe os próximos não Fix e os próximos vídeos por aqui e para quem curte esses vídeos pense mandar
um apoio pra gente manda um Valeu demais pense em tornar um membro uma membra por aqui esse apo faz muita diferença pra gente então até o próximo n [Música]