Fala aí, pessoal. Sejam muito bem-vindo a Sem Enrolação. Finalmente, galera, o vídeo mais pedido por vocês no último mês.
Reits, os fundos mobiliários americanos. É isso aí. Vocês pediram e eu tô fazendo aqui, eu vou falar no vídeo hoje sobre read, alguns reads, não é uma recomendação, vou mostrar uma matéria, algumas indicações, é TFG RIT, o vídeo tá super completo, quem não ficar até o final é louco.
Mas antes de eu começar, você já sabe. Se inscreva aqui no YouTube e já me diga nos comentários. E aí, você já investe em Reits?
Não investe? Tem alguma coisa a favor? Tem alguma coisa contra?
Tem uma dúvida, mas principalmente me diga nos comentários se você já investe ou se não investe em RITS. Os fundos imobiliários americanos. Sem enrolação.
Então, bora falar primeiro aqui do cenário nos Estados Unidos. Eu que já tô aqui há quase 60 dias antes de falar sobre mercado imobiliário americano. Os empregos estão sendo criados, inclusive acima das expectativas em março, mas porém contudo.
Entretanto, o juro tá muito elevado e a inflação já caiu. Então o Fed poderia baixar o juro, tá discutindo, não baixou ainda. O Trump subiu o tom brigando com Fed, que eu considero uma coisa errada.
Critico isso no Brasil, critico isso aqui também. Então, primeiro ponto, economia ainda tá aquecida. A gente não sabe por quanto tempo.
A inflação já caiu, mas o Fed não baixou o juro. Teremos reunião agora. Vai ter uma reunião agora, vocês estão vendo aí dia 6 e 7 de maio.
Pode ser que o juro caia, mas com toda essa confusão das tarifas, talvez ele não caia, porque o que caiu já foi a aprovação do presidente Trump. Essa guerra comercial, essa guerra tarifária, as críticas ao Fed estão derrubando a popularidade do Trump. ou ele vai sair muito bem, porque vários países vão negociar, ele vai conseguir redução, ou vai dar uma merda do caramba e ele vai acabar o mandato com a popularidade muito lá embaixo.
Eu tô explicando tudo isso antes de falar dos fundos imobiliários americanos, porque vocês têm que entender que o mercado imobiliário é cíclico. A gente tem que entender em qual momento nós estamos, apesar de que no longo prazo vale sempre a pena investindo aos pouquinhos, mas a popularidade do Trump tá caindo, a economia tá cambaleando já por causa dessa história das tarifas comerciais. Eu acho que nos próximos meses a gente já vai ver alguns indicadores mostrando isso.
As pessoas estão reclamando das tarifas, as empresas estão reclamando das tarifas. Inclusive hoje, no dia que eu tô gravando esse vídeo, a Amazon disse que vai colocar no preço do produto o impacto das tarifas e isso gerou uma guerra com a Casa Branca que disse que a Amazon tá sendo hostil. Então, olha como as coisas estão nervosas.
Pode ser que se resolva em um mês isso, mas é importante que vocês entendam o cenário do momento, ainda mais eu que estou aqui nos Estados Unidos e que agora sou o único canal global de investimentos de verdade. Vocês precisam entender o cenário daqui dessa guerra comercial. Alguns vendedores na Amazon inclusive estão deixando o Prime Day por dificuldades.
Então a coisa tá tensa, realmente. Enquanto não tivermos a assinatura, como estão falando entre países, acordos de livre comércio, não vai se resolver nada. E o JP Morga, inclusive já mostra um possível cenário de estaglação, o que seria péssimo.
Então o cenário é que o mercado de trabalho ainda resiste, as empresas estão sem clareza, os consumidores estão cautelosos e temos uma possível desaceleração. O dólar pode ficar mais fraco com tudo isso, mas o dólar continua sendo uma moeda de referência internacional usada como reserva global, base para muitos ativos financeiros e tem uma alta liquidez sendo refúgio em tempos de crise. Então, se você está pensando em internacionalizar o seu patrimônio, deveria fazer isso, abra sua conta na Nôm parceira aqui do canal.
Então, você tá pensando em fazer isso? Não fez a você não fez ainda, você é louco, tá? Tá pensando, quer internacionalizar o seu patrimônio, quer ter a sua poupança numa moeda forte, abra a sua conta na Nômada.
Eu vou deixar o link aqui embaixo, vou deixar o QR code também. Então você tem que pensar nisso. Não é só porque é parceira do canal, é porque eu acho importante você dar esse passo.
Eu dei um passo além, né? Tô globalizando todo o meu patrimônio e conteúdo. Você pode fazer isso aos pouquinhos.
Precisa ser maluco, que nem eu de fazer tudo ao mesmo tempo. Sobre a questão dos reads, saiu uma matéria falando sobre os 10 melhores reads. E na listinha a gente percebe já uma primeira grande característica, tá?
Que são diversos segmentos que não temos no Brasil. Então, o primeiro ponto que já diferencia muito essa questão dos fundos imobiliários americanos é a diversidade, a possibilidade de investimentos em setores totalmente diferentes. Ah, Charlã, mas eu gosto de logística, eu também gosto.
Vou mostrar aqui. Ah, eu gosto de imóveis residenciais. No Brasil eu não gosto.
Aqui eu gosto. Você tem uma gama enorme. No momento, o preço dos imóveis tem caído, principalmente os residenciais.
Num último vídeo eu mostrei aqui o número de móveis na Flórida subindo, o número de móveis no Texas subindo. Vou até mostrar de novo aqui. Na Flórida o número tá muito acima de casas vendidas antes da pandemia.
No Texas também, olha o número muito superior ao número de antes da pandemia. Então eu tô só mostrando para vocês entenderem o cenário que a gente tem atualmente e aí pode ser que tenhamos as melhores oportunidades nos próximos meses. Sobre alguns reads da matéria, eu vou mostrar os primeiros como Prologes, por exemplo, que é do segmento que a gente gosta demais aqui no canal, que é o segmento de móveis logísticos.
Caso você queira investir, o ticker é PLD, pagou 3. 77 nos últimos 12 meses. E olha a quantidade de imóveis que esse fundo tem.
586 galpões, mais de 6. 500 clientes em quatro continentes diferentes. Mas eu vou repetir aqui, são quase 6.
000 galpões. 6. 000.
Às vezes eu mostro um outro fundo imobiliário aqui para vocês. Ah, esse fundo tem cinco galpões, sete galpões. Esse aqui tem mais de 5.
000, quase 6. 000 1000 galpões extremamente diversificado dentro do segmento dele. Por isso que eu trarei mais vídeos sobre esse tipo de investimento aqui no canal, que eu tô mostrando para vocês que é um segmento interessante.
Óbvio que você tem que tomar cuidado, não conhece ainda. Eu estou buscando parceiros para trazer mais informações, mas já dá para ver que é um negócio muito interessante. Não é só aqui nos Estados Unidos, são construções, ativos em diversos países diferentes, inclusive no Brasil.
uma ocupação acima de 95%. Tem clientes como Amazon, FedEx, DHL, UPS, Walmart, Pepsi, Mercado Livre, Samsung, Berkshire. Olha o tipo de cliente desse fundo imobiliário.
Então, de cara, eu já tô mostrando para vocês o seguinte: é possível ganhar dinheiro com fundos imobiliários aqui nos Estados Unidos em dólar com ótimos ativos. Mas não é só no segmento logístico, temos outros segmentos. Se você quiser o logístico aí, o galpão e tal, eu adoro.
É um segmento bacana. Depois posso fazer um vídeo só sobre fundos imobiliários logísticos daqui. Mas tem o segmento também de telecomunicações com antenas de celular locais utilizados para esse tipo de serviço.
Então a gente tem o AMT, que é o American Tower. Esse é super conhecido. Já falei na minha comunidade várias vezes desse reach aqui.
Ele tem o maior portfólio independente do mundo, de torre de comunicação sem fio de transmissão. O yeld dele é um pouquinho mais baixo que o outro, um pouco acima de 2%, não tem pago tanto. Agora são mais de 140.
000 locais. Olha só de novo, 140. 000 locais.
Quando você vê essas torres por aí, inclusive no Brasil, o local pode ser do American Tower, do AMT. Então, temos aqui um fundo imobiliário que atua na área de telecomunicações, não é o único. Eu vou até mostrar mais um.
Pena que nessa lista aqui, no iniciozinho não tem nenhum de data center, mas depois eu posso fazer um vídeo no YouTube só sobre data center na minha comunidade. Eu também tenho. O próximo REITE, que é o fundo imobiliário americano, é o Realty Income.
O código dele é O, ele possui, desenvolve e gerencia imóveis comerciais. Pagou um acima de 5%, bacana. Ele já paga dividendos há dezenas, dezenas de anos.
Olha que loucura. Você tem aqui então um fundo imobiliário que aluga imóveis comerciais para 7-Eleven, pro Walgreens, que é uma rede de farmácias gigantescas aqui, pra CVS, que é outra rede de farmácia, pra FedEx, pro Walmart, uma porrada de loja conhecida aqui nos Estados Unidos. São muitos imóveis diferentes.
Então eu mostrei um de logística, um de telecomunicações, um de imóveis comerciais, que aqui é muito forte. No Brasil é difícil você conseguir investir nesse segmento, mas aqui a gente tem aí Walmart, Starbucks, olha o tipo de imóvel que ele vai ter. Tem mais um aqui, deixa eu continuar falando de mais alguns antes de falar de ETF.
o Crown Castle, que é outro de telecomunicações, ele vai trabalhar na área de torre de comunicação sem fio, pagou um de acima de 5%, diversos ativos nos Estados Unidos e também a mesma coisa, você vai identificar, você vê lá uma antena aqui nos Estados Unidos, provavelmente é do AMT ou do CCI. São dois grandes rats que a gente tem aqui nos Estados Unidos. E para terminar essa lista aqui, antes de falar dos ETFs, nós temos o equity.
O código dele é EQR. Ele trabalha na parte de residenciais multifamiliares, pagou quase 3%. Tem diversos locais aqui nos Estados Unidos são mais de 84.
000 apartamentos. Olha só, mais de 84. 000 apartamentos, muitos deles em prédiozinhos, tipo esses daqui da imagem.
Curiosamente, eu estou em um deles. Eu não sei se esse é necessariamente desse fundo mobiliário aqui, mas provisoriamente, enquanto não me mudo paraa minha casa oficial, eu já dei o lance para tentar comprar. Eu tô aqui alguns dias.
Não gosto, acho feio, mas é bacana. É útil. Uma sala, dois quartos, é um prédiozinho, tem piscina, tal, é um residencial.
Só que nesse prédio que eu tô não vendem os apartamentos, só você só pode alugar. Provavelmente ele é de um fundo mobiliário desse. 84.
000 apartamentos. Talvez esse aqui seja desse fundo. Então é um outro nicho.
Olha quantos nichos eu tô trazendo. Prometo para vocês mais vídeos com detalhes. Eventualmente até uma recomendação em parceria com alguma casa de análise.
Na comunidade a gente tem todo esse trabalho. Mas olha que interessante você olhar para esse mercado também. Então, se você quiser aprender mais, é só você entrar lá na minha comunidade.
Tem muito conteúdo sobre reads. Mesmo a comunidade custando tão pouco, a gente tem conteúdo até sobre reads. Agora, se você quiser facilitar a sua vida, não quiser investir direto no REITs, quiser um ETF, nós temos ETFs também.
Que que eu acho interessante? É uma ótima opção para você diversificar. Não precisa ficar escolhendo cada reading separado.
Pode ser um negócio trabalhoso. É uma solução rápida e prática. E com ETF você já diversifica.
Um dos mais conhecidos é o VNQ. Esse ETF aqui, ele é um ETF de REITs que possui mais de 150 ativos. Então, quando você compra esse ETF, você tá comprando uma lista de reads separados.
Dentro desse ETF, a gente tem o prológio, tem o AMT, tem ETF de data center, tem o Realty Income, tem o digital Realty. Então você tem o public storage, que é ETF de storage, vem pagando direitinho os seus dividendos aí e teve até uma queda grande recentemente abrindo uma oportunidade. Então, pô, Charlão, quero começar a investir em RITS, mas não tô seguro de escolher um ou outro.
Você tem um ETF de REITs dentro dos Estados Unidos. Esse é dentro dos Estados Unidos, que é o VN. Ah, Charlão, não acha que a economia americana vá bem?
Tá perdendo toda essa pujança da economia americana, a liderança do mundo. Tem como investir em imóveis fora dos Estados Unidos? Tem.
Você tem o VNQI, que ele também é um ETF de REITs, possui mais de 600 ativos, só que fora dos Estados Unidos. O segmento também é imobiliário. Ele vai ter mais de 600 ativos, conforme eu disse, só que fora dos Estados Unidos.
Então, 23% do VNI, eles estão alocados em imóveis em mercados emergentes, 24% na Europa, 47% no Pacífico, tem Oriente Médio, então você tem aí imóveis pelo mundo, paga também direitinho os seus dividendos, caiu, mas já deu uma recuperada isso no ano, tá? Nos últimos anos, esses CTFs apanharam muito porque o juro muito elevado. Mas olha que bacana aqui.
Quer se expor ao dólar, quer ter um patrimônio dolarizado, quer internacionalizar a sua grana, você pode investir em fundos imobiliários nos Estados Unidos, fora dos Estados Unidos, dentro e fora. ETF dentro dos Estados Unidos, ETF fora dos Estados Unidos. E não é tão caro, porque apesar de parecer caro, poxa, Arlão, se eu quiser comprar os ETFs, eu vou gastar aí $87 ou 42.
Quando você abrir a sua conta lá na Nômade e for fazer o teu cartão ou comprar algum desses ETF, você pode comprar só uma fração, você não é obrigado a comprar tudo. Então, aos pouquinhos você vai aprendendo. A minha intenção não é que você corra para investir, se desespere.
Provavelmente você é novo, que nem eu, tem quase 50, quase 30, 40. Vai aos pouquinhos, só aprenda. O mais importante nesse momento aprender.
Até porque eu acho que o mundo pode entrar numa crise, mini crise ou do tr anos e a gente vai ter uma grande oportunidade. Quanto mais você souber, melhor. Então, no vídeo de hoje cumpri a minha palavra, falei sobre alguns resits muito bacanas, segmentos diferentes.
Depois eu posso aprofundar isso nos vídeos. Eu tenho lá na minha comunidade. Falei sobre dois ETFs e deixei aqui um link.
Caso você abra a sua conta na Nôm, você pode ganhar até $40 de cashback. Então, além de você tá internacionalizando seu patrimônio, abrindo agora, você pode ganhar até $40 cashback, bicho. Mais do que isso, eu não posso fazer por você.
Então, cumpri a minha parte, fiz o vídeo, consegui aqui uma parceria de até $0 cashback. E agora você já sabe, se inscreva aqui no YouTube batendo o sininho e já me diga nos comentários. E aí, bichão, você já investe em Reits?
Tem alguma dúvida? Tem alguma coisa conta? Tem alguma coisa a favor?
Me diga aí nos comentários. É isso gostou, curte o vídeo, curte o canal, bate o sininho. Até a próxima.