o nosso próximo palestrante é doutor pela universidade de são paulo e professor da unicamp o escritor leandro karnal alcançou um lugar privilegiado no cenário intelectual brasileiro por seu conhecimento idéias e análises críticas ele é colunista semanal no jornal estado de são paulo e também no zero hora é um dos grandes influenciadores da internet suas redes sociais alcançar a marca de 2 milhões de seguidores recentemente lançou um canal no youtube onde democratizou saber em 2018 canal foi premiado com o selo top of mind rh de palestrante mais lembrado do brasil com vocês o professor leandro karnal
muito bom dia é um prazer estar aqui no ministério atendendo ao convite do ministro moro prazer falar difícil falar depois o deputado e com apelo a novela é difícil fazer algo melhor mas eu sou uma pessoa bastante realista e também fruto da imigração como deputado e por um lado eu gostaria que no brasil não se repetissem curiosamente coisa até positivas como nós vimos hoje ou seja gostaria que em dez anos jamais nós nos reuníssemos para ouvir um fato excepcional um deputado que disse não à corrupção que isso seja ocasião de uma reunião é um sinal
grave que a gente exiba como exemplo raro único senão ímpar algo que deveria ser corriqueiro cotidiano profissional também como eu comuniquei a uma amiga mas joão assumir um posto no jornal nacional que uma mulher negra assumindo jornal nacional se transformasse notícia é um sinal de que há muito a ser feito mas como eu sou otimista e digo aos meus alunos ao que eles nunca entenderam eu dei aula de moral e cívica o spb são um sinal claro de idade todos aqueles que tiveram moral e cívica ufpb em diplomas da geografia já fizeram colonoscopia como eu
todos nós fomos criados com uma vontade meio poliana de considerar que apesar da publicidade do mal tomando por exemplo lúcifer apenas um terço dos anjos conseguiu dois terços permaneceram fiéis a deus acontece que lúcifer tem um departamento de propaganda melhor que gabriel rafael o miguel acontece que o mau tempo publicidade nunca será tema de noticiário as quaresmeiras florescem nunca será tema de noticiário um homem respeito uma mulher mas um psicopata espancar uma mulher por quatro horas ocupará todas as manchetes porque é um fato é um fato terrível mas o fato de que isso não seja
regra é muito interessante e cabe-me aqui como historiador atendendo ao convite do ministro moro pensar um pouco em um campo muito complicado porque nós fomos criados desde a colônia especialmente a partir do século 19 como um estado tendente a fusão entre o público eo privado lembrem se que o quadro fundacional da independência dos estados unidos a declaração ocorrido a 4 de julho de 1776 o 2º congresso intercontinental da filadélfia mostra um grupo de homens brancos voz assinando um documento iluminista que influência de locke discutindo e o nosso quadro fundacional pintado um pouco antes do fim
do império que está hoje no fechado museu do ipiranga mostra um homem sozinho dotado de um gesto passional dizendo independência ou morte o que significa que nós somos românticos passionais ou como diria meu grande inspirador professor sérgio buarque de hollanda somos cordiais cordiais no sentido de afetivos dizer no livro de 36 países no brasil as cordiais no sentido de funcionários pelo coração inclusive como somos passionais como somos apaixonadamente a intuit e intuitivos o público eo privado são difíceis não há país do mundo onde não isto o registro da corrupção a presidente da coréia do sul
está preso não há país do mundo mesmo notável japão onde eu tive oportunidade de ir algumas vezes que não haja alguém implicado inclusive políticos empresários implicado em corrupção mas lá se considera que essa corrupção é algo excepcional fora do eixo e não há norma como foi dito aqui certa vez relativa empreiteiras que no brasil não se constrói um muro ou se coloca um tijolo sobre o outro sem que o sistema da corrupção seja acionado então nós não estamos falando de um fato universal mas da naturalização de um fato que se torna parte estrutural e endêmica
do sistema brasileiro da naturalização de um fato que faz um deputado que faz a coisa certa no caso na época um ministro que nos fale em narrativa tão envolvente de que ao dizer não a um caso menor porque convenhamos que um prédio em salvador é menos que o total de atentados ao património que diariamente é feito no país como o incêndio do nosso museu no rio de janeiro mas é um fato muito relevante porque é uma engrenagem um sistema em que a lei só existe para quem não tem acesso aos gabinetes a lei só existe
para quem pode sofrer o drama de ser um cidadão comum enquanto que os cidadãos não comuns não têm da lei continuando então só para pensar como funciona isso tomamos a nossa bela bandeira que hoje mantém a estrutura do artista original quando dom pedro a encomenda um francês dom pedro pede que exista um retângulo símbolo do masculino e símbolo a cor verde da dinastia de bragança a última dinastia português pede que haja um losango símbolo do feminino onde haja acordo os habsburgo e alguma pessoa em algum momento não preparou aula ensinou que o verde era nossas
matas e amarela nosso ouro alguém não teve tempo de estudar a idis pegou e isso é repetido como em 1821 da encomenda alguém fosse pensar em preservação de matas ou valorização diz bem mas esse não é a questão importante dois produtos primários duas commodities o tabaco eo café o tabaco tradicional café em ascensão naquele momento mas eu quero que as senhoras e os senhores centralize que a bandeira do brasil diz esse país é bragança associado ao burgo ea leopoldina ele agro-exportador ele é português pelo orbe portuguesa ea coroa da cruz de cristo e finalmente ele
tem a minha coroa imperial depois transformado uns anos depois essa conformação da bandeira hora a bandeira não diz como os estados unidos são os 13 listras iguais e alternadas ou somos 13 colônias que se uniram para formar um país sem nome inclusive estados unidos do da américa não tem nem nome pega o nome do continente nós com o nome de um produto como a argentina nós com o nome de um produto fazemos um país em que a figura de dom pedro se torna presidente o pacto político e quando recebe a comissão de deputados da nossa
primeira e não concluída constituinte de 23 substituída depois pela constituição imposta de 25 de março em 1824 ele dizer eu ajudarei se ela for digna de mim e do brasil ou seja minha figura o poder moderador que benjamin constant falava na frança já existe a nação a minha figura de ministro de estado vou pensar uma história fictícia a minha figura de ministro de estado é suficiente para que o apartamento seja conveniente pra mim pega uma história fictícia que ocorreu agora ou seja minha necessidade imobiliárias impõe o estatuto jurídico a visão técnica ao patrimônio histórico e
essa igreja colonial que está aí mas o importante é que eu tenha lugar depois nós soubemos nesta personagem fictício porque o lugar amplo era tão importante na sua história significa uma tradição e uma acusação contra o dom pedro que tinha virtudes e vícios uma tradição de que a minha figura se impõe ao que existe a minha figura mais importante do que existe vamos pensar nessa figura que é muito curioso que acabara de dar uma palestra inteira no escritório de direito sobre a origem da corrupção no brasil e via um filme que retrata também o ministro
morro e o filme narra primeiro depoimento de um diretor de uma estatal do petróleo filme fictício também de uma estatal de petróleo e perguntou a ele quando começou isso ele cita o homem que tinha acabado de visitar o escritório lá em são paulo elias antônio lopes antónio na verdade o português teria que ser outro assento mas atualizo elias antônio lopes é um traficante luso-brasileiro o poder no brasil desde a colônia teor sempre teve muito ligado ao tráfico na época de escravos elias é um poderoso homem que construiu uma numa terra que tinha havia sido jesuítas
até sua expulsão construir um palacete construiu uma grande mansão e quando dom joão aportou ao brasil como príncipe 1808 ele fez parte daquele esforço da elite fluminense de ascendência lusitana de achar lugar para 15.000 parasitas que se deslocavam para a capital do país e deu a ele a sua casa desinteressadamente um gesto de generosidade cristã e dom joão príncipe regente retribui a ele dando lhe o hábito da ordem de cristo muito importante no jogo de relações daquele momento deu a ele um cartório em paraty na época os cartórios é uma moeda de troca político vocês
não vão lembrar disso mas confie no historiador e deu a ele um cargo permanente na então cidade de são josé do rei não são joão não confundo como os jornais me corrigem aos que são josé eles corrigem pois são joão atual tiradentes o cargo de si não existe esse título mas seria de prefeito permanente da cidade ou seja capaz de recolher muitos impostos começa aqui não mas aqui fica visível a associação entre capital privado entre iniciativa privada e estado em que o capital privado dado um mercado fraco e outros motivos ele se associa o estado
na obtenção de privilégios para garantir a esses capitais privados uma associação criminosa que nunca deixou de existir que nunca cessou ou seja associação entre economia e política entre iniciativa privada e política contardo calligaris escrever um texto ao chegar ao brasil e relançou no passado ela o brasil ele usa um conceito lacaniano que é o conceito de gozo lacaniano e ele fala que nós temos esse diálogo forte no brasil entre cosa brasil e muda brasil e que aqueles quinto muda brasil que não estão gozando ou seja obtendo benefícios isso de uma vez que o muda brasil
assumir o poder ele passa a gozar o brasil e logo em seguida o goza brasil se transforme em muda brasil e ele comenta exatamente entre colônia e colonizador o esforço que o surpreendeu como italiano o esforço das pessoas e enfatizarem esse benefício pessoal e sendo que o contato não vem de um país notável pela lisura pelo menos naquela ocasião então essa questão teórica que um grande fundador da antropologia aparentado ao fundador da sociologia francesa do caen que escreveu um livro sobre o ensaio sobre dom forma em razão da mudança na sociedade a troca de clube
nas sociedades arcaicas em que ele trata o dom doação pega um conceito indígena ponto acho que tenta estudar antropologicamente porque do presente ora vamos aplicar ao caso como convém ao meu caráter de professor se eu recebo do deputado o benefício de ignorar a lei eu me torne o devedor dele e ao me tornar devedor dele na próxima que ele pode precisar próxima eleição próximo problema ele me beneficiar a e nessa troca de populares como diria mais famoso e nessa troca existe um desafio é uma política de muitos benefícios quando eu lhe dou um presente que
cede sua capacidade de retribuir eu consigo controle total como ele estudou entre tribos da polinésia então teoricamente um homem que dá uma jóia muito acima da capacidade de compra uma mulher uma mulher que dá um presente um homem acima da capacidade de compra dele está comprando com o presente a pessoa e não poder retribuir é muito importante nesse caso esse é o caso que se vocês pensarem ou ressuscita uma figura falecido há pouco durante algumas vezes o deputado paes de andrade foi presidente do brasil no governo sarney em função da inexistência de uma vice-presidência em
uma vez específica de 25 de fevereiro de 1989 assumindo a presidência ele colocou todo o ministério praticamente na época maior do que hoje dentro de um avião e desembarcou em mombaça no ceará e lá levou todo o ministério assinando convênios entregando benefícios à cidade cidade que por coincidência era sua base eleitoral em sua cidade natal o discurso oficial do deputado estou interiorizando o brasil estou levando o apoio ao nordeste tão esquecido é verdade o nordeste é esquecido mas o que está por detrás disso é um agrado no qual comenta o calligaris no seu livro revela
o brasil no qual eu tenho que fazer isso porque eu sou presidente e se eu sou o presidente e eu tenho que ir à minha cidade e tenho que dar aos meus eleitores uma mostra do meu poder porque esse poder é parte do processo do goza brasil conceito lacaniana e se eu não fizer isso eu perco eleitores e aqui vem a parte incômoda do que eu digo há mais de uma década infelizmente a corrupção no brasil tem como primeira características e ambidestra ela é de direita e de esquerda segundo dado em conveniência ela não é
localizada apenas de um governo corrupto diante de uma sociedade impoluta onde eu tenho debates norm saque com outros amigos mas ela faz parte um jogo no qual esse eleitor espera que o seu político traga sua cidade um benefício específico que pode ser libéria meu apartamento em salvador ou pode ser praga pra minha cidade porque você nasceu aqui não importa que haja uma outra região e nem que esse auxílio talvez não seja tão interessante importa que eu seja beneficiado aí eu quero gozar de novo do texto do relator brasil seria o homem cordial pensariam mestre sérgio
buarque de holanda seria aquela execução da característica passional brasileira incapaz de assumir a subjetividade do estado porque o estado é uma abstração é uma reunião de poderes mas o estado é uma abstração como dizia maria de fátima da novela não me venha com princípios com ética com moral não me venha com neném eu quero saber quanto eu ganho quando eu ganhei esse respeito então se naquele momento de redemocratização que a novela vale tudo sim série havia uma dúvida final nós tínhamos ido às ruas pelas diretas já nós tínhamos ido às ruas pelo restabelecimento estado democrático
de direito e ele veio a sua resposta foi sarney e cinco anos depois fomos às ruas também pela restabelecimento das eleições diretas ea resposta foi collor se nós não entramos naquele ciclo que minha avó divertia não troca de marido e se rompa o outro pode bater não fica com o que você tem porque pode ser pior já que estamos citando a voz deputados ficar com a minha avó luterana muito prático muito direta é o que tem o momento igual facilita muito a escolha então é isso seria o homem cordial seria o homem cordial do mestre
sérgio boato tão criticado por alguns que entender que cordial significava simpático não cordial é o trânsito de são paulo no fim da tarde em que alguém mata porque outro cortou sua frente um feche o cruzamento porque a minha necessidade passional subjetiva afetiva se sobrepõe ao público coisa que eu não consigo explicar para estrangeiros a um amigo alemão que eu trouxe ao rio de janeiro ele olhou uma banca de jogo do bicho e perguntou que isso expliquei o jogo do bicho e pergunto é ilegal e crimes não é contravenção muito importante essa distinção com o filho
de advogado é contravenções a polícia sabe onde há uma chance expressivo diz mais pode não não pode mas está está eu não consigo explicar isso talvez seja a fraqueza do meu alemão a esse respeito não em são paulo outra expressão que toca nesse cordial nos cruzamentos na alameda santos por exemplo com as ruas que cruzam a paulista escrito é proibido fechar o cruzamento obi e por simão advérbio é expressamente proibido em vermelho ea pergunta dos meus amigos americanos praticam expressamente é mais proibido do que proibido os é com o advérbio no brasil é sempre mais
forte num governo de são paulo fez uma lei alguns anos proibindo menores de 18 anos comprar bebidas de álcool e um amigo também estrangeiro antes podíamos não nunca pode desde o primeiro código do século 20 é não nos corpos de 16 não de 80 e nunca pôde e etc então por que agora não pode até agora não pode mesmo nós não somos um país possível de ser explicado para estrangeiros mas eu quero voltar a uma questão talvez de explicação e positivo o poder familiar é base nosso sistema de confiança especialistas em história fluminense fundadores de
uma escola de interpretação que a gente classifica de antigo regime nos trópicos professora bicalho professora maria de fátima fragoso é professor nos todos eles trabalham com a noção de formação de alianças familiares deles familiares no com o compadrio ou seja batizar o filho de um outro colega é um gesto político ser padrinho é um gesto político e o compadrio ea formação da família como sistema de confiança aqui retratado pelos artistas franceses que mostrar esse cotidiano da escravidão o um padre ou se torna a única forma política palpável no brasil ou seja é errado mas é
da família assim são ou eram os acioli no ceará assim eram o seabra na bahia assim eram os cavalcante e pernambuco como se dizia no século 18 e 19 meu amigo muito cuidado em pernambuco será cavalcante ou se acaba o gato a idéia de que exatamente porque é meu cunhado e meu genro é meu tio é meu afilhado eu tenho um compromisso pessoal que se sobrepõe o compromisso político então não se trata de destruir a família pelo contrário porque essas são famílias baseadas no poder e não no afeto mas se trata de separar o público
do privado entender que o valor da família é o da família e não o valor da política por isso essa é uma grande questão no brasil que o ac o nepotismo não é apenas um desvio hoje proibido por lei o nepotismo é uma prática histórica acontece em roma acontece na corte dos papas rafael pinto papa leão 10º com dois sobrinhos cardiais ao lado o nepotismo no brasil uma visão de mundo em que eu posso confiar um deputado estadual em são paulo de uma entrevista fascinante eu adoro porque às vezes cansados no fim do dia as
pessoas dizem a verdade eu gosto muito entrevista no início da noite estão já completamente irritado e às vezes escapa verdade flagrado tendo contratado a esposa e os filhos para o gabinete não é cargo de confiança eu confio na minha esposa é um mérito mérito familiar confiar na própria esposa é um mérito família louvável mas ele sequer entendeu eu quero voltar um caso também fictício em um determinado governo de um país que acabou se o presidente sofreu impeachment o ministro do trabalho fictício chamemos de voldemort esse ministro foi flagrado levando o cachorro da família numa kombi
do ministério do trabalho a um veterinário e quando a imprensa flagrou este ministro fictício ele se defendeu e disse cachorro também a gente ele supunha que o ataque era dignidade do animal ele supunha que a nossa crítica não antropocêntrico conhece e não o fato que ele usou o carro público em horário de trabalho para favorecer um benefício pessoal que seria em outro caso fictício você levar sua babá e seu cachorro de helicóptero para a praia por exemplo também fictício mas o mais interessante é que o ministro não entendeu o que estava sendo criticado ele achou
que o problema era o cachorro poderia estar ficando no mesmo plano sou mórfico a esposa ou a mãe do ministro mas estava um uso privado de um bem público e o que é mais curioso gente que isso não é no brasil um apanágio apenas do estado brasileiro na sua fase democrática mas por vezes no brasil pessoas autoritárias foram mais honestas que democratas o que não é uma defesa do autoritarismo ao sair do seu gabinete o prefeito prestes maia indicado pelo estado novo para governar são paulo o motorista prefeitura diz o livro a série sobre são
paulo capital a solidão o motorista prefeitura esperava e ele disse não possa não sou mais perfeito ao final da cerimônia de posse não era mais prefeito era um homem autoritário e fez isso borges de medeiros no grande do sul o governador reeleito de forma ilícita várias vezes no estado não levou para casa o telefone de ouro que a empresa telefônica havia presenteado pela concessão telefone dizendo foi dada ao governador e não a borges de medeiros logo fica no palácio piratini essa noção infelizmente não é que a democracia favorece a ética mas ela possibilita que não
ética seja vista e bonita haja vista que no passado brasileiro nós só tivemos até hoje exclusivamente gente que investigou ética da oposição ou seja ética não era uma postura é investigada como princípio mas porque o governo anterior como fez por exemplo o governo republicano sobre o último primeiro-ministro império afonso celso esconde ouro preto como fez o governo de getúlio boston luiz e prestes o candidato vitorioso mas que não assumiu como fez o governo militar de 64 juscelino kubitchek investiga a oposição o derrotado não o do meu governo e isso é muito interessante porque é uma
visão de mundo de fato e é uma tradição escravocrata final a frase definidoras da nossa cultura seria você sabe com quem está falando segundo meu colega portela só possível estágio final de alzheimer quando você se esquece de quem aí tem direito a perguntar a alguém você sabe com quem está falando como caridade mas ter feito ora é uma tradição escravocrata no qual o trabalho a ética ea lei é pra quem não tenha poder para quem não tem essa capacidade será uma herança colonial de concentração de renda notável - de 0.04 da população colonial em bens
de raiz ou seja é uma questão de concentração de renda no qual se entende que a lei é uma forma de controle social e não estatuto para gerenciar o atrito de toda a sociedade será a nossa elasticidade moral católica uma postura dominante em autores principalmente inspiração protestante em que eu posso fazer o que eu quero basta que eu me confesso se depois eu digo eu matei eu fiz isso porém reze duas marias e dois pais nossos que você está perdoado aquilo que é a base da nossa moral seria isso ou é o conceito romano de
coisa pública aquele que rui barbosa reclamou na sua segunda candidatura à presidência também derrotado que a has pública coisa pública havia virado reprovado essa reclamação de 1919 ou seja é uma reclamação sobre a incompreensão uma repórter entrevistando usuários da praça roosevelt recém reurbanizado em são paulo em entrevista skatistas que utilizava um corrimão e os bancos para manobras danificando o equipamento público e pergunta por que você fazer isso skatistas diz mas isso público ea compreensão de que o público quer dizer que ninguém é oposta compreensão correta de que o público de todo mundo logo a responsabilidade
coletiva é que não existe e nesse campo da ética como prega o ato penitencial católico peca por pensamentos e palavras atos e omissões eu diria até que a omissão o pecado principal da ética eu vejo ruim e não denuncio eu não faço mas não deixo de fazer vamos dar um exemplo todos os brasileiros acabei de assistir a um seminário bastante crítico ligado à esquerda sobre o tema mesmo nesse seminário existe a idéia matematicamente nossa previdência insustentável ela é matematicamente em sustentar tal como acontece em países da europa muita gente que recebendo pouca gente contribuindo é
uma pirâmide demográfica que é inviável todos acham que tem que haver uma reforma é um consenso nacional agora o dissenso nacional é quem é que deve pagar o preço é fã todos devemos pagar mas nós já somos uma categoria x já castigada pelos governos o brasil tem jeito que é o outro mudar isso e essa questão a exclusão do meu histórico do processo ou dizendo de uma forma mais direta a exclusão do meu instinto ter da reta tudo pode ser feito desde que o outro colabore desde que o outro faça porque o problema está no
outro olha a pilares contra a corrupção a imprensa livre imprensa ruim é melhor que imprensa calada imprensa sensacionalista e até com viés ideológico é melhor que não imprensa historicamente é melhor uma imprensa crítica mesmo incômodo e às vezes até injusta do que a situação da venezuela é melhor segundo dados judiciário independente peça central um peça central que nasce muito às vezes de ações de governos que foram concedendo a procuradoria outros organismos uma liberdade que acabou se voltando contra o próprio governo e finalmente a constituição democrática de 88 e bastaria e no nosso caso se fizesse
valer seu artigo 5º lapidar exemplares para ordinário um momento inspirado do prédio aqui do fundo o artigo 5º da nossa constituição que deveria ser lido semanalmente talvez junto ao hino nacional sem nenhuma facção apartidária ler o artigo 5º da nossa constituição deveria ser estudado e no nosso caso de servidores que também sou professor ainda que não de dedicação exclusiva da universidade de campinas também o artigo 37 com o vôo voltar a grande questão está contida nas dez medidas propostas pelo ministro é a inclusão do eu sou eu a cara do ministério sou eu que atuam
não é o sistema não é abstrato porque toda vez que eu abstraio é como a maria de fátima é para retirar meu histórico circunstancial e atribuíram o sistema só para senhoras e os senhores terem uma referência há dez anos eu dava a palestra de ética não acontece mais mas acontecia bastante de alguém um grande empresário que estamos implantando uma semana de compliance temos uma semana de ética vamos lançar o nosso código de ética queremos uma palestra perfeito segunda proposta do empresário dá pra ser sem nota fiscal uma palestra de ética sem nota fiscal a gente
chama em filosofia de oxímoro contradição em termos e eu dizia não não dá ea resposta era sempre a mesma mas o governo roube a mim era o senhor também só que eu não mereço esse governo o senhor merece é tão lógico que é óbvio que se eu não der a nota fiscal eu ganho mais mas isso que eu ganha mais ao invés de não lembro nem 27.5 pagar nossa e outras taxas só de humanas a bordo oito mistério mas eu ganho mais porém eu vou abrir um flanco em primeiro lugar me torna refém o empresário
porque garante o meu grande amigo a quem tiver onde traduzir meus amigos são todos é que 16 x não tem meu grande amigo e tinha de boisse que diz no seu discurso da servidão que o castigo o prêmio do homem honesto é um amigo e o castigo do canalha é o cúmplice e porque é que o cúmplice faz isso porque o cúmplice tem compromisso com ele como diz a própria palavra cúmplices e não compromisso com o outro ou seja quando ele se sente em perigo ele faz delação premiada tinha não usa a expressão revelar-se um
primo mas é é o que estou colocando na boca do time dessa forma a gente a responsabilidade significa sim cobrar sempre do governo que existe cobra impostos e muitos impostos é que seja mais transparente e eficaz possível mas me perguntar como servidor e como cidadão algo que a minha cidadania para existe ao meu caráter de concursado o que eu faço parte nessa história então dessa forma onde o meu bem individual dialoga com o bem comum para garantir o que é para stops na ética a nicômaco é a felicidade da pólis e se baseia na ética
ea ética forma a política para estoques política é a chave para a felicidade estranhíssimo mas para estoques política é a base da felicidade se eu não tiver boa política não serei feliz e não teria atuação na pólis e por isso eu volto ao artigo 37 da constituição com tantos méritos e algumas questões que podem ser mudadas o artigo 37 constitui-se acróstico de legalidade impessoalidade moralidade publicidade e eficiência que preexiste a todos os serviços notadamente ao serviço público ou seja que tudo seja feito dentro da lei e sem passionalidade ou seja que não atenda o pedido
de um ministro porque quebra impessoalidade constitucional ora o ministro tem direito a contestar uma decisão do iphan basta entrar na fila de contestação submeter com seus advogados porque obviamente o iphan não é infalível como nenhum ser humano e nem organismo infalível moralidade da publicidade de tudo tem que ser claro e eficiência porque nada adianta ser honesto se não for eficaz eu tive uma empregada boníssima pessoa que não fazia nada mas nunca roubava e elogiável dizia maria josé eu te pago pra não me roubar e você não me rouba o dia inteiro eu chego você está
sentado eu sai você está sentada e de fato nada desaparece nada é transformado nessa caminhada e limpo na de passado mas você é de uma necessidade exemplar não precisamos de pessoas apenas honestas precisamos de pessoas honestas e eficaz porque a honestidade em si é um elemento prefi cássia mas não é eu não existo para ser honesto apenas a honestidade que caracteriza em mecanismo para eu atuar mecanismo para eu fazer algo levando as conclusões eu não sou a pessoa mais romântica do mundo minha família diz que jesus me ama porque não convive comigo eu acredito que
num mundo ideal no mundo de oz no paraíso de dante bastaria o consenso ora o correto é mais fácil correta mais transparente o correto é o mais lógico o correto é aquilo que eu tenho que fazer porque o errado é custoso ou como eu digo retirar uma prova fraudada de um aluno o tempo que você levou fazendo essa cola superior ao texto que eu dei para estudar aqueles amigos que baixa o aplicativo para impedir blitz da polícia que sua carteira venceu eu pergunto não é mais fácil passar um pouco tempo em são paulo e renovar
a carteira que baixar o aplicativo fica vendo o caminho correto é filosoficamente o melhor é o resto é o que leva a eficácia a médio e longo prazo ou seja o estratégico mas a grande questão é que esse consenso que é fundamental por exemplo estamos aqui em uma atividade com senso é fundamental que o consenso através do debate através de depoimentos de pessoas de iniciativa estamos analisando como a ética e mais produtiva do que não ética e como você e eu somos perspectiva 6 expressão rossoni ano aplicada aristóteles ou seja não perfeito porque eu sou
um homem ético porque eu sou perfeito nem forçando mais porque eu sou perspectiva quando eu levo uma multa eu examino é sempre injusta sempre está lá a minha placa sorrindo onde não deveria estar em um deslocamento vetorial inadequados eu olho reconheço que errei fingiu uma regra aceita pagar o almoço incorpora os pontos como tive no ano passado uma multa entendo que é um erro meu registo da legislação e tenta não fazer mais é isso que me torna ético eu não me alegro no erro o que alguém não é que recebe a mesma multa que eu
passo os pontos para tia filomeno afinal ela tem 78 anos não dirige mais recorre sem base e se alegra no erro então não é que eu não erre mas tal como acontece com o uso da língua portuguesa toda vez que eu erre eu procuro melhorar eu não me alegro no erro eu não me alegro no emprego adequado da língua do meu país eu não me orgulho da ignorância eu quero aprender mais então isso é o consenso início eu diria todos aqui que erram e todos erramos com exceção do ministro claro que me convidou e dizer
elegante todos erramos mas nós não nos alegramos no erro isso é uma pessoa ética se não ética seria a ciência dos anjos e não teria utilidade nenhuma pra humanidade estudaria as pessoas perfeitas e não as pessoas perspectivas aristotélica mente eu sou o perfeccionismo e era estoques insiste em contrariar platão eu posso aprender e todos seres humanos podem aprender consenso mas como vivemos em uma sociedade com mais de 210 milhões de habitantes diversa em qualquer sentido da palavra e sem um consenso absoluto eu também acredito e exemplaridade das leis a existência da punição clara e democrática
prevista no código aplicada no rigor da lei sem paixão para afastar o indivíduo que causa dano à sociedade e rei do carro isso eu também acredito então acredito em campanhas de melhoria do trânsito e acredita nos radares acredito em campanhas nas escolas para me tornar um motorista consciente e acredito nas multas também eu acredito em coerção e consensual escolas pelo software enfatizam só o consenso eu acredito que leis boas e justas e democráticas vão produzir melhor que o brasileiro que dirige mal dominantemente que é agressivo misógino e homofóbico no trânsito já que nunca insulta o
hotel é hétero passou na minha frente e nunca diz uma coisa dessas que este mesmo brasileiro dirigir em miami se torna um cidadão exemplar saído das páginas de copenhagen do hans christian anderson ora se ele tem noção do certo e errado e aqui não dirige certo é porque aqui ele acha que ele pode errar e lá ele sabe que não pode logo e consciência é pecado mortal é o no círculo do inferno é o último o mais gelado de todos então que estou falando é que conheçam e consensos são fundamentais que a construção é de
que a construção da diversidade de diferentes funções diferentes atitudes diferentes capacitações em que eu aceito que existe autoridade mas não autoritarismo que há funções existe um código que nos rege o código preserva exatamente a impessoalidade segundo item do artigo 37 da constituição de outubro de 1988 ou seja impessoalidade eo guarda que me multa não me multa porque não gostou de mim porque tem ódio de carecas ou porque não gosta de gauchão pessoas do signo de aquário mas porque eu infringiu uma regra e como tal eu sou possível de punição muito consenso muita campanha aqui nesse
salão negro muita campanha publicitária muito livro muito debate muita palestra e também a certeza de que os eua insistem em burlar também existe a isso então eu comecei falando que terrível um país onde alguém que faz o que deve fazer vira um causo a ser analisado mas que bom que coisa extraordinária que mudança que um homem que teve tanto poder como geddel esteja na cadeia e homens que tiveram muito poder estejam na cadeia mas não pelo motivo que se põe na cadeia e ditaduras como na coréia do norte por que não é amigo do ditador
que na coreia do norte se eu sou corrupto e favorece o ditador eu me torne o ético e se eu sou corrupto não sou amigo o ditador eu sou preso não pela corrupção mas por que não dividir o que eu ganhei então não por esse motivo mas de uma cadeia de um sistema democrático das portas podem apelar eses contraditórias este apelo contra pelo e mais as como deve ser um estado democrático de direito então é isso que eu acredito coerção e consenso é isso que eu defendi nessa questão aqui tem algumas redes sociais se alguém
quiser acompanhar demos um passo de consenso falta dá passo de mais consenso aperfeiçoar a coerção e eu diria que se ainda estamos longe da perfeição muito longe eu nunca vi tanto poderoso com medo como neste momento no brasil graças ao estado democrático de direito graças à transparência à pressão da opinião pública ultimamente até das redes sociais graças a tudo isso eu vejo perspectiva lanceta ramos um furúnculo está saindo não é água de rosas fizemos a primeira faxina e meio milênio de país a água não é límpido está saindo mas estar fazendo uma faxina com todos
os problemas que isso possa decorrer é melhor do que o período em que o dono de uma empreiteira confessou que fazia três gerações da família que isso era feito ora se há três gerações era feito em diversos governos de variadas orientações ideológicas em sinal de que só agora no estado democrático de direito com judiciário independente e com o ministério atuante nós podemos dar um passo já é um passo acabamos de começar uma quimioterapia não é agradável mas a solução era se conformar com o câncer permanente eu sou otimista velho professor de moral e cívico spb
eu sou otimista este é um país que tem chance de mudar graças a uma série de fatores antes não era tão otimista agradeço o convite gente e quero também eu junto com vocês ficar cada vez mais ético não por ser perfeito e pela vaidade da perfeição mas você perspectiva possível será mudado agradeço o convite do ministro a honra de falar as senhoras e os senhores muito obrigado pela atenção muito obrigado [Aplausos]