e os dois vídeos anteriores a gente viu que a reflexão marxista sobre a ideologia se desenvolve a partir de duas linhagens principais cada uma delas enfatiza uma especto nesse conceito complexo e ambivalente de um lado temos a concepção de ideologia como ilusão cognitiva ou falsa consciência termo cunhado por engels essa visão se dedica a crítica do Papel alienado e alienante das ideologias de outro lado temos a visão no criada por Leni que destaca a positividade da ideologia com um elemento estruturante da experiência vivida por meio dessas duas linhagens o Marxismo parece oscilar entre a positividade
EA negatividade da ideologia entre a ideologia como verdadeira ou falsa consciência mas haveria uma imcompatibilidade e entre essas duas visões eu acredito que essa questão pode ser respondida de forma profícua através de uma hipótese que foi desenhada pelo marxista italiano Antonio grande eu sou Fábio para lá acho que começa agora mais um Cultura em movimento e [Música] E aí me dê um ponto de vista materialista não é como afirmar a esse Cássia de uma ideologia o sentido de conferir sentido a existência prática se ela não for capaz de se ajustar à realidade social é o
que nos lembra definição helenista as ideologias correspondem a própria forma como se estruturam as relações vivenciadas cotidianamente a ideologia a maneira como indivíduos classes e segmentos experimentou suas relações com a realidade como explica até o Igor tom trata-se de com essa realidade nos atingir sob a forma de uma experiência aparentemente espontânea dos modos pelos quais os sujeitos humanos estão o tempo todo em jogo investindo em suas relações com a vida social como parte crucial do que é ser eles mesmos porém pessoal e definimos ideologia como algo que diz respeito à realidades vivenciadas Isso parece colocar
em xeque a noção de falsa consciência Afinal como algo pode ser vivenciado e ao mesmo tempo falso colocar dessa forma porém a pergunta se mostra um tanto ingênua pelo menos em face de uma visão dialética em primeiro lugar porque não existe uma realidade que possamos vivenciar diretamente sem quaisquer mediações simbólicas em qualquer caso a linguagem sempre se interpõe entre nós EA realidade sendo precisamente nessa confluência que se manifestam as questões da ideologia além disso a realidade não é unívoca mas contraditória aspectos a própria existência material que se revelam irreais ou irracionais tem um mundo de
relações verificadas no qual os homens são coisa e ficadas e as coisas assumir o medicamente propriedades humanas relações vivenciadas podem ser enganosas ilusórias se consideramos esses pontos Pode ser que as ideias de verdadeira ou falsa consciência não sejam tão incompatíveis Quando pensamos nesse caso não necessariamente precisamos escolher entre uma dessas duas opções e a definição positiva de ideologia como relações vivenciadas não tem força para proscrever a ideia de uma falsa consciência a questão da disjuntivo entre verdade ou falsidade nos sistemas ideológicos pode ser abordada de maneira pro fico através de uma hipótese que foi desenhada
pelo italiano Antonio grande o Pensador marxista italiano explica aqui embora falso o sentido de parcial unilateral todo e qualquer sistema de ideias sentimentos e valores é no entanto verdadeiro o pedido de ser necessário pensemos por exemplo em uma doutrina mágicko religiosa o positivismo clássico ver esse tipo de doutrina como uma formação puramente teológica ou metafísica um verdadeiro contrassenso do ponto de vista da ciência mas vejam esse tipo de pensamento divinatório pode conter e frequentemente com tem sua parcela de verdade no sentido de que codifica percepções inclinações e os seus reais Afinal é no terreno da
ideologia que qualquer ser humano Conquista consciência das relações das quais se sérias sobre isso de islamische constatado que sendo contraditório Conjunto das relações sociais não pode deixar de ser contraditória a consciência dos Homens põe-se o problema de como se manifesta tal contradição e de como possa ser progressivamente obs e a unificação manifesta-se em todo o corpo social com a existência de consciências históricas de grupo com a existência de estratificações correspondentes a diversas fases do desenvolvimento histórico da civilização e com antíteses nos grupos que correspondem a um mesmo nível histórico e se manifesta nos indivíduos singulares
como reflexo de uma tal desagregação vertical e horizontal hora pessoal o que grande e quer dizer é que a desagregação do tecido social produz Idêntica desagregação o plano das consciências essa desagregação é de um lado vertical pois a forma ações antigas convivendo com formações modernas de outro lado é também uma desagregação horizontal pois na mesma sociedade atual a distintas classes e segmentos convivendo entre si é essa frase é tão social que faz com que os fenômenos da consciência se apresenta em de distintas e contraditórias maneiras consoante o grupo classe ou formação social e temos em
tela as classes e segmentos dominantes conseguem apresentar suas ideias de maneira mais sólida e menos fragmentada porque elas são um produto de uma elaboração de séculos assentado em uma longa experiência histórica nos grupos subalternos ao contrário as coisas se passam de outra maneira em função de sua falta de autonomia e da ausência de iniciativa histórica eles revelam de forma mais aguda os efeitos da desagregação da consciência desagregação que surge das contradições sociais e dá origem às diversas ideologias entre os grupos subalternos é sempre mais penosa a luta para se libertar dos princípios impostos e adquirir
uma consciência a turma na Perspectiva postulada por gremich o caráter de verdade das ideologias deriva do pensamento como totalidade esse ponto de vista faz ecoar a célebre passagem regaliana segundo a qual o verdadeiro é o todo mas o todo é somente a essência que atinge a completude por meio do seu desenvolvimento isso quer dizer que os diversos grupamentos sociais antes e ser informações antagônicas na sociedade de classes são parte de uma totalidade orgânica e É nesse ponto que reside A Verdade de Cada Um deles bem como a verdade de suas manifestações no plano da consciência
retornemos a rede para torna esse ponto ainda mais claro a opinião não consegue a diversidade dos sistemas filosóficos como o progressivo desenvolvimento da Verdade mas na diversidade ver apenas a contradição o botão desaparece no é da flor e pode-se dizer que é refutado pela flor igualmente a flor se explica por meio do fruto como um falso existir da planta e o fruto surgem lugar da flor como verdade da planta essas formas não apenas se distinguem mas se repelem como incompatíveis entre si mas a sua natureza fluida as torna ao mesmo tempo momentos da unidade orgânica
na qual não somente não entram em conflito mais uma existe tão necessariamente quanto a outra e és igual necessidade que unicamente constitui a vida do todo é apenas quando são vistas em seu conjunto como momentos da unidade orgânica de que fala rede que as ideologias exibem a face da Verdade é por isso que retomando a citação de grande que eu apresentei ainda há pouco o que se coloca desde logo qual é o problema de como possa ser progressivamente obtida a unificação dos sistemas ideológicos essa unificação pessoal só existe como programa ser formulado como um objetivo
a ser buscado esse programa de unificação da realidade e da consciência com superação das divisões sociais é exatamente o que foi chamado de Comunismo fica claro que este não é um programa imediato de caráter Prático mais uma perspectiva estratégica hoje o que temos é a fragmentação objetiva da sociedade sua divisão em classes que resulta na cisão da consciência social surge exatamente dessa cisão as diversas ideologias e É nesse plano quando as ideologias se apresentam em sua incompletude ou fragmentárias parciais unilaterais que reside a dimensão de falsidade e todo sistema ideológico quero ir e fica muito
bem esse ponto uma vez que as crenças tem raiz na experiência de vida de uma classe ou grupo particular a parcialidade dessa experiência irá desviá-los da verdade no fundo aqui está a suposição latente de que a verdade reside em alguma forma de totalização que transcender ia os limites da perspectiva de qualquer grupo específico em outras palavras as ideologias são verdadeiras à medida que participam da totalidade social e são falsas a proporção que nenhuma delas e hoje capaz de esgotar essa mesma totalidade pois Como podemos aplicar essa análise da os dois povos ideológico os principais Como
podemos concretizar essa percepção no exame da ideologia burguesa por um lado e da ideologia da classe trabalhadora por outro tem dimensões de verdade e falsidade essas duas a exibir essa é uma questão bastante interessante sobre a Copa podemos dizer muita coisa e Exatamente porque há muito a dizer creio que já seja assunto para o nosso próximo programa nele eu vou retomar as questões que tratamos aqui para dar um desfecho a esta série de programas sobre o tema da ideologia te espero lá no nosso próximo programa Mas deixe de sair não se esqueça de deixar sua
curtida e seus comentários Eu também te peço para que você nos ajude a divulgar a TV pela voz que vem revolucionando as iniciativas de Formação teórica e política com novos conteúdos e formatos te desejo um bom final de semana a gente se vê no próximo Cultura em movimento e [Música] E aí [Música]