Quem é Deus? O que é Deus? Onde está Deus?
Como compreender Deus? Como encontrar Deus? O homem quer uma resposta para essas questões eternas.
Ele quer saber: Deus Existe? Swami Sivananda. Certamente Deus existe.
Deus está além da concepção humana, mas Ele é uma realidade viva. Deus, o Absoluto, é Brahman. Brahman não é uma abstração metafísica.
Ele é a única realidade. Este Absoluto confunde a mente, mesmo a do maior estudioso. O Supremo é indefinível.
Embora os estudiosos o definam intelectualmente, suas palavras estão totalmente longe da verdade. Brahman está além do alcance da mente, mesmo para o intelecto mais poderoso. Ele é experimentado apenas como consciência pura, onde o intelecto enfraquece, a erudição perece e todo o ser da pessoa está completamente perdido Nele.
Quando tudo é perdido, tudo é encontrado. Embora você não veja as estrelas durante o dia, elas existem. Embora você não possa ver o sol em um dia nublado, ele existe.
Da mesma forma, mesmo que você não possa ver Deus com esses olhos físicos, Ele existe. Se você conseguir despertar o olho divino, ou o olho da intuição, por meio da prática da meditação, você o verá. Você não pode encontrar Deus por meio do intelecto.
Mas, você pode encontrá-lo por meio da meditação, da experiência e da Realização. A existência de Deus não pode ser provada por uma experimentação científica. Você quer prová-lo através de testes de laboratório?
Muito bom, esplêndido! Você deseja limitar o Deus onipresente e ilimitado em seus tubos de ensaio e produtos químicos. Deus é a fonte de onde surgem os produtos químicos.
Ele é o substrato para os átomos, elétrons e moléculas. Sem Ele, nada existiria. Apenas Deus prova a si mesmo.
Ele não exige nenhuma prova, porque Ele é a base de toda tentativa de prova. Ele é o substrato de tudo. Por trás de todos os nomes e formas está o Ser Único, sem nome e sem forma.
Por trás de todas as luzes está a única Luz das luzes. Por trás de todos os sons, existe o Silêncio Supremo sem som. Por trás de todos esses objetos perecíveis está o único Absoluto imperecível.
Por trás de todos esses movimentos está o único Infinito imóvel. Por trás do tempo, minutos e dias está a única Eternidade atemporal. Deus é tudo.
Toda existência é devida à luz de Deus. Deus é imperecível. Tudo depende Dele.
Ele não depende de nada. Ele é a Verdade. Deus é o objetivo final de todas as práticas do Yoga.
Ele é o Centro para o qual tudo se dirige. Ele é o propósito mais elevado e a única realidade neste mundo. Ele é onipotente, onisciente e onipresente.
Ele não tem começo, meio e fim. Deus é a totalidade de tudo o que existe, tanto o animado quanto o inanimado. Ele está presente em tudo.
Ele é Aquele que habita em todos os seres. Da mesma forma como um fio penetra todas as flores de uma guirlanda, assim também, há um Ser nas profundezas de todos os seres vivos. Deus habita em todos os seres como vida e consciência.
Deus está no rugido de um leão, no canto de um pássaro e no choro de um bebê. Contemple a maravilhosa face do Senhor em todos os objetos deste mundo. Cada flor que emana fragrância, cada fruta que o atrai, cada brisa suave que sopra, cada rio que flui, fala de Deus e de Sua misericórdia.
O imenso oceano com suas ondas poderosas, o enorme Himalaia com suas geleiras, o sol brilhante e as estrelas no amplo céu, a árvore alta com seus galhos longos, as nascentes frescas nas colinas e riachos, falam de Sua onipotência. Deus está presente em todas as coisas. A música de cantores melodiosos, as palestras de oradores poderosos, os poemas de poetas famosos, as invenções de cientistas competentes, as operações de cirurgiões habilidosos, as palavras dos santos, os pensamentos do Bhagavad Gita, as revelações dos Upanishads, todos falam sobre Deus e sobre a sua sabedoria.
Sinta Sua presença em todos os lugares. Veja Deus nas asas de uma borboleta, na tosse de um paciente, no murmúrio de um riacho, no som de um sino. Todas as formas pertencem a Deus.
Quando você olhar para uma árvore ou um arbusto, um Sikh ou um Muçulmano, esforce-se para ver por trás do véu da forma, esforce-se para ver a verdadeira Consciência oculta. Se você fizer isso por um tempo, sentirá uma alegria inexprimível. Todo o ódio cessará.
Você desenvolverá Amor Cósmico, ou unidade de consciência. E será uma experiência magnânima. Abra seus olhos.
Sinta a Presença Divina em todos os lugares. Veja Deus em todos. Sirva a todos.
Ame a todos. Deus é tudo. O bom é Deus.
O infortúnio é Deus. Cumprimente-O em todas as coisas e descanse em paz, na Bem-aventurança. Deus está sempre presente.
Você se esqueceu. Mas Ele ainda cuida de você. Os seus problemas são as Suas bênçãos disfarçadas.
Ele quer moldar seu o corpo e a sua mente em instrumentos adequados para a Sua brincadeira (Lila). Sinta que Deus está presente em todas as suas sensações, em todos os seus pensamentos, em todos os seus sentimentos, em todos os seus movimentos, em todas as suas emoções. Deus não está longe.
Ele está mais próximo de você do que você está de si mesmo. Cada respiração que flui pelo nariz, cada batida do coração, cada artéria pulsante do corpo, cada pensamento que surge na mente, diz a você que Deus está próximo. Abra seus olhos.
O Senhor habita em você. Ele vive em seu Coração. No princípio, você pensou que Ele só poderia ser encontrado no Monte Kailasa, em Ramesvaram, em Meca, em Jerusalém ou no Céu.
Você teve ideias muito vagas. Este corpo é Seu templo móvel. O santo dos santos é a câmara do seu próprio coração.
Feche seus olhos. Procure-o em seu Coração com a mente concentrada, com devoção e amor puro. Você certamente o encontrará.
Ele o espera ali com os braços estendidos para abraçá-lo. Se você não conseguir encontrá-lo lá, não será possível encontrá-lo em nenhum outro lugar. Você não precisa de arte ou ciência, estudo ou erudição para a Realização de Deus, mas apenas de fé, pureza e devoção.
Tenha uma sede ardente pela Realização de Deus. E que o pensamento sobre Deus, a Realidade, afaste os pensamentos sobre o mundo. Esqueça o mundo.
Servir a Deus e ao Bezerro de Ouro ao mesmo tempo é impossível. Você não pode desfrutar da Bem-aventurança do Ser Supremo e do prazer sensorial no mesmo copo. Você não pode ter luz e escuridão ao mesmo tempo.
O Senhor exige tudo de seu coração. Reduza-se a zero diante de Deus. Só então Ele cuidará de você e irá guiá-lo totalmente.
Só então a entrega estará completa. Combine todo o amor que você dá a todos os objetos mundanos – esposa, filhos, riqueza, propriedades, parentes, amigos – e então direcione todo esse amor a Deus. E Ele se revelará a você, neste mesmo instante.
Se você quer ter união com Deus, crucifique-se, sacrifique o eu inferior. Esvazie-se de todo egoísmo. E você ficará cheio de Deus.
Deixe de lado o fardo que você carrega desnecessariamente em seus ombros devido ao seu egoísmo. Tenha fé completa Nele. Renda-se, incondicionalmente.
Esqueça os seus próprios interesses, abandone os seus próprios desejos. E você alcançará a Bem-aventurança do Ser Supremo. Abra seu coração para Ele, livremente, como uma criança.
E todas as suas misérias chegarão ao fim. Perca sua personalidade. E você encontrará a Vida Divina.
Nesse silêncio, você encontrará a prova da existência de Deus.