ah ah sei lá por onde você tem andado mas o importante é que você voltou eu sou o professor justino se você ainda não está inscrito inscrita faça isso aqui ó deste ladinho está o meu instagram se inscreve lá que nós vamos postando e acompanhando que que nós vamos trabalhar hoje quem vai trazer o tema para nós é ele justininho juscelino bora rapaz você vem chique hein focar que roupa é essa meu patrão que que você vai falar hoje para nós hoje nós vamos falar de joão amós comênio sopa assunto muito bom justininho para colocar
a roda quem foi esse cara como eles hora se você trabalha com educação se você é licenciado diretor professor sei lá se você tá a ação e não ouviu falar nesse nome comemos tudo bem agora você vai me falar e vai aprender tá excelente joão amós comenius considerado como o pai da didática moderna os um cuidado sem antes é com esse nome zinho aqui ó moderna tá porque quando nós falamos em moderna nós estamos fazendo referência a esse período da história 1453 queda de constantinopla 1789 revolução francesa a chamada idade moderna então quando ela salão
os pais da didática moderna o cara fala se forma o cara lá no século 16 que tem a ver com o moderno moderno quer dizer que ele pertence àquele período olha aqui ó ele nasce em 1592 e morre em 1617 século 16 do século 17 ele é um cara que vai beber sob o aspecto da educação e as questões postas pelas transformações do século 16 da idade moderna ele é um cara que tá ali lembra renascimento reforma tem as aulinhas aí no canal em tem as aulas todas de reforma tem as aulas as aulas sobre
o renascimento dá uma olhada lá para você pensar como que o comenius é está ligado a esse mundo ou um homem um pensamento uma mulher não está desconectado do seu tempo você já ouviu falar aquela frase assim ó é um sujeito à frente do seu tempo isso não existe as pessoas são frutos são as pessoas são da época em que elas produziram as ideias não tem um sujeito à frente não tem um sujeito atrás tem o sujeito da sua época a mas ele pensava como antigamente mas é porque as ideias estão presentes naquele momento não
eu não pensaria então comenius é fruto daquele momento efervescente as lutas religiosas das disputas artísticas das disputas por uma interpretação do mundo e é com este desafio só que no campo da educação que comemos vai avançar era um sujeito extremamente religioso estava ali no meio do processo da reforma lembrando que dentro da reforma lutero é um cara que vai trabalhar muito pela alfabetização porque se para os protestantes reformados daquele momento era importante o acesso a palavra a bíblia para que eu possa fazer isso eu preciso ler então é muito importante que eu alfabetize e isso
vai estar com o com menos tá vendo como é que o cara é fruto do seu tempo mas ele vai um pouquinho além é joão amós comenius ou só comênio né comendo está aí mais no latim mas acho mais sic então o comenius ele é um sujeito que vai o envolvido nesse mundo renascentista pensar a questão da educação de alguns autores que dizem o seguinte ele é tão importante para a educação como francis bacon com o galileu galilei foi para a questão de outras áreas da ciência ele é um sujeito que revoluciona e ele revoluciona
em que porque o comenius é tão importante é isso que nós vamos descobrir hoje vamos então caminhando a esse aí é ele né o hotel just me é um carol vai bateu que a da cozinha tá beleza mas você já viu lá né um cara que vai na cedo 1592 e morre em 1670 e algumas pessoas alunos é no mundo presencial e agora no mundo virtual já me perguntaram assim professor se eu tenho problemas do século 21 que que eu vou estudar esse cara teve um professor meu vieira josé vieira lá da unb que me
deu uma disciplina no doutorado e ele falou uma coisa o que sempre marcou quando nós falamos de um clássico e ele falou o seguinte para nós um clássico é aquele que oportuniza pensaram nosso tempo a partir dele mas não podemos cobrar dele a resolução dos nossos problemas do nosso tempo é por isso que a gente estuda um clássico e talvez seja por isso que ele estejam clássico porque ao ler comenius ele nos ajuda a pensar os nossos problemas de hoje mas é evidente que como eu disse um homem é fruto do seu tempo então as
soluções para os problemas do nosso tempo estão no nosso tempo mas nós podemos pensar e refletir a partir daqueles que são os clássicos nesse caso joão amós comenius tranquilos e tranquilas que que esse camarada disse ó a primeira grande obra de joão com menos na verdade são fotos mas talvez a grande obra talvez não é a grande obra dele se a didática magna um livro escrito em 1632 olha só o que você escreveu ontem ninguém mais lembra uma nossa maldade desculpa perdão o cara que escreveu em 1632 é lindo até hoje procura aí no google
que você acha o didática magna tá é um livro clássico o que que ele vai pregar nessa didática vargas o primeiro eu já gosto muito do lema né do com menos ensinar tudo a todos já revolucionário aí ele é a favor de uma escola pública ele é a favor de educação para meninos e meninas ó lembra que no brasil esse é um problema até o século 20 joão comenius já falava isso lá no século 16 no século 17 ele vai ser um sujeito que vai partir da crítica ao método escolástico o que era o método
escolástico o método ligado à igreja católica que era sobretudo na europa aqueles que dei tinham controle o monopólio sobre o sistema educacional lembrando que esses princípios da igreja católica serão muito fortes no brasil por conta dos jesuítas e do seu rácio ratio studiorum que também você pode acompanhar em uma aula específica que no canal sobre os jesuítas ea rádio studio mas com menos vai olhar e falar o seguinte fera escolástico temos um probleminha com você porque o método escolástico é um método que não provoca o alo pera aí isso cara tá falando século 16 olha
isso gente é o método escolástico é um método que não provoca o aluno é um método que não faz o aluno buscar é um método que constrói a passividade dá uma olhadinha na nossa o conceito de didática que você vai entender isso melhora em então o mesmo do escolástico ele produz um determinado sujeito e quem determinava o sujeito ele produz um sujeito que não é para a vida terrena é um sujeito que é para vida além da terra porque a igreja não está preocupada com o que acontece aqui mais com a salvação da sua alma
com o que vai além então não é uma educação preocupada com os problemas terrenos mas com os problemas divinos ea escolástica ela era um método que conduzia a reprodução e não a criação olha o renascimento aí gente o cara tá ali junto ele vai ler ele vai se inspirarem francis bacon bem com é o cara que vai estar lá na base do que depois nós vamos falar do método indutivo da construção do método científico o francis bacon é o início dessas dessa oi e o comenius vai estar com ele ele era favor do método indutivo
enquanto a escolástica era dedo tipo o dedutivo lembra você parte do geral e vai chegando ao particular o método indutivo eu pago da observação da experiência ao renascimento eu parto do particular e construa a minha teoria indutivismo método indutivo vista com menos acredita nisso o aluno deveria fazer gente depois disso o diu e vai falar da escola nova olha o comenius aí a ação do aluno não deveria ser só um sujeito passivo e se ele tá falando aonde 1632 da didática magna só que isso tudo era uma crítica ao método escolástico que ele dizia que
fazia o seguinte ó o que o método escolástico na verdade ele não ensina a criação do aluno o que ele faz é fazer o aluno repetiu que o professor quer ó assistir a minha aula zinha de conceito de didática tá às vezes eu não tô falando que a gente faz isso por maldade mas às vezes o professor ao invés de ele querer que o aluno construa uma resolução ele quer que o aluno repita o que ele faz são os famosos exercícios resolvidos a famosa lista de exercício com resolução isso é o que eu quero que
você faça do jeito que você quiser desde que a resposta seja igual a minha o mesmo do escolástico pautava por aí era valorizar a forma a organização do raciocínio muito mais do que a criatividade a busca ea descoberta que é o que o camille os vai para o ou menos existe aqui que a escolástica você não vai chegar a lugar nenhum porque porque com a escolástica apenas eu ensino através de formulações argumentar e eu dou um pena aí tem uns que são quatro os que são a favor e aí você vai refinando o seu argumento
até restar aquilo que é essencial divino e aí eu chego a uma ideia mais refinada que é a verdade só que quem conduz esse caminho o professor então no final com menos vai dizer que esse pensamento essa forma esse método escolástico olha aqui ó eles chegavam à conclusão que não é do aluno que é uma conclusão do professor que oferecia lições pré-programadas e preparadas para o aluno estudar e depois oferecer um questões para ele treinar responder às questões de acordo com as respostas do mestre e aí quis o café essa dava certo é para aquele
tipo de sociedade para o objetivo da igreja católica sim o co - vai dizer que se você vê e aí ele vai trazer esse aqui é um trecho da hora do comemos tá olha só aquele dizem a proa ea popa da nossa didática será investigar e descobrir o método por isso que ele é o pai da didática moderna ele é um cara que vai pensar um método com menos queria construir um método que fosse único para ensinar tudo a todos segundo o qual os professores isso aqui eu acho muito bacana em segundo o qual os
professores ensinassem menos e os estudantes aprendam mais nas escolas haja menos barulho só acho que aí eu não concordaria muito menos enfado menos trabalho e o último concordo ao contrário haja mais recolhimento o mais atrativo e mais sólido progresso de novo com menos tá lá na época dele tá mas olha que bacana que ele traz para nós ele tá dizendo o seguinte ao vamos ensinar tudo a todos e vamos achar um método vamos estudar o como ensinar e nós professores temos que estudar sobre o como ensinar cuidado que não é receitinha de bolo hein mas
é pensar e agir sobre o como esse lá com menos já deu a dica lá para nós e aí que comemos vai trazer a grande novidade é aí que ele marca a diferença da escolástica para ele e para se didática como ciência porque não vai dizer o seguinte a escolástica você pensa uma educação para o além para a religião para a salvação da alma com menos não vai negar isso em comemos era extremamente religioso mas ele vai falar a senhora beleza isso aqui mas sabe o que informa o homem e a educação na terra é
aí que comendo se diferencia por que comemos vai trazer essa educação para a vida terrena que não é só de questões divinas mas também de questões da natureza olhar observar experimentar óleo antropocentristas mole o renascimento é olhar a experimentar a natureza é fonte de conhecimento tem que assistir a minha aulinha lá do renascimento a natureza é fonte do conhecimento então eu vou experimentar e quando eu experimento observo faço analiso eu aprendo eu vou construindo o conhecimento a será que piaget leão comenius claro que piaget leukomed nenhum educador decente mesmo que seja para criticar o coelhos
é isso fez educação sem ler também jeito comenius é o início essa aula é um convite para ler e um filho sem ele pode te provocar boas reflexões então qual é a grande novidade de comenius ele diz assim ó beleza da educação sim para a salvação da alma mas não se esqueça nós temos uma vida aqui no mundo e a educação na escola forma esse homem olha aqui ó então essa educação deixava de ser regida é esse o teu henrique na veia deixa de ser regida ou o comenius né deixava de ser regido unicamente pela
igreja e agora essa questão da educação também entrava com os aspectos da natureza então se a concepção unicamente medieval era formar o homem para a vida eterna agora o pensamento moderno trazido por comenius eu vou formar um homem na escola é na escola que se forma o homem então ele não abandona a concepção medieval mas ele nova ao incrementar nesse processo nessa o método a natureza lembrando que método não é o que ele traz de novo em porque a escolástica já tinha os jesuítas eram bom para caramba nisso a igreja ela boris o que ele
traz é a questão da educação na natureza no mundo vivido nesse daqui e não apenas no mundo além só por curiosidade mas não menos importantes alguns elementos que o comenius trás né do seu método né de ensinar tudo a todos olha só apresentar o objeto a ideia diretamente fazendo demonstração pois o aluno aprende através dos sentidos principalmente vendo e tocando cara isso é século 16 e tem gente até hoje que ainda não entendeu o google menos falou lá e aí depois vão vir outros educadores pensando e falando sobre isso sobre o agir sobre o brincar
olha o vigotski com a importância do brincar a agir com a ideia da interação olha aí depois a gente vai falar do sócio construtivismo sócio-interacionismo sócio mas a origem desse pegar de se fazer tá aqui ó com coelhos mostrar a utilidade específica do conhecimento transmitido e a sua aplicação na vida diário tem que o cara chegar na sala de aula que ela professor para que o comente já tá falando professor pensa nisso cuidado né a gente tem que ir de novo né não é pegar e usar receitinha de bolo é claro que o conhecimento não
é exclusivamente a ideia do fazer é do aplicar mas você tem que lembrar que esse cara aqui também tá bebendo o iluminismo ele tá ali com russo de kart esses caras tão lindo esse mundo ó da razão operacionalizando e não exclusivamente a fé olha que doido em outro ponto é com menos é um cara que vai tentar harmonizar a questão da fé e da razão para que as e o perry a razão é uma dádiva de deus a razão mas ele não me nação divina então eu não é pecado e aí ele vai conciliando fé
e razão nesse mundo moderno de grande agitação fazer referência a natureza e origem dos fenômenos estudados isto é as suas causas olha o ponto até aí da física da química das ciências naturais o galileu já estava trabalhando com isso e tem quatro explicar primeiramente os princípios gerais e só depois os detalhes a pressão mais isso é o método dedutivo não é indutivo calma gente olha onde o comércio está indo o começo está dizendo para nós a seguinte professor quando você começa uma matéria não adianta você chegar lá e começar a falar sobre o passarinho esse
é um exemplo que ele fala fala dos passarinhos tá não assim é no livro dele na verdade camargo não adianta se chegar lá e começo hoje nós vamos falar sobre pássaros porque a unha do pássaro não não é assim ele tá dizendo o seguinte que você vai chegar e vai falar sobre a importância dos pássaros na natureza para o espaço olha o quanto é importante que uma ave exista fala sobre a cadeia alimentar será que comemos estava falando sobre interdisciplinaridade para iniciar um conteúdo em e aí depois que você apresenta isso aí você direciona para
sua disciplina e aí quando você chegar na sua disciplina aí sim principalmente nas ciências ele vai dizer que a ideia é que você parta é dos detalhes ele disse que a natureza começa por dentro a sua operação fique atento a natureza é claro que depois a gente vai ter várias críticas a isso sobretudo quando a gente vem lá com cálculos e a lição das coisas mas isso a gente discutir em um outro vídeo enfim tô comendo está dizendo aqui para nós ó quando você começar uma aula professor comece criando conexões parte do geral mostra o
seu aluno onde que não existe como que funciona com ele se inter-relaciona e aí vá conduzindo até chegar ao ponto que você quer aí quando você chegar no assunto que você quer aí de acordo com comenius o mais importante era observar a natureza entendeu isso ponto cinco passar o gente esse ponto sim passar para o assunto ou tópico seguinte somente do conteúdo apenas quando o aluno tiver compreendido anterior aí o cara vira para mim fala assim é o sistema mais eu preciso terminar apostila ver com menos não adianta passar para frente o aluno sabe aí
você vai faca só consciência tranquila seu diário preenchendo e apostila cumprida mas e daí o aluno aprender com prince conteúdos para tais aí que que adiantou olha o com menos dizendo para nós não adianta avançar sem que os seus alunos tenham aprendido olha que bacana olha as pistas que eu comemos deixa para nós ele tá todo certo não leva da frase lá do meu professor vieira em vamos usar um comenius para pensar os nossos problemas mas ele não vai resolver os nossos problemas mas ele dá dicas muito interessantes em então ele deixa no rastro aí
a interdisciplinaridade a ideia de que o tempo é individual cada estudante tem o seu tempo para conduzir o seu conhecimento onde o quanto isso é atual e olha o quanto nós ainda não aprendemos com o cara lá do século 17 mas daquele momento a grande novidade do comércio foi a educação serve sim para salvarmos a nossa alma mas e a educação também importante aqui no mundo da natureza compreendidos isso espero que sim justine falei demais né mas é que é um assunto bacana com menos é muito legal é o cara que começa aí que vai
influenciar todo mundo ea nós também muito obrigada algum recado justinho para tranquilo então eu vou copiar você muito obrigado a todos a todos eu sou professor justinho espero que você tenha curtido e você já sabe a gente se ver