Entrevista Sensacional de Gilberto Freyre

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Frederic Montanha
Video Transcript:
[Música] tem dois anos já em 33 ele publica Casa Grande Senzala que revolucionou a Ciências Sociais no Brasil e depois outros livros importantes sobrados em mucambos Nordeste Ordem e Progresso até citar alguns Professor um grande prazer uma honra recebido aqui no Canal Livre para conversar com o senhor convidando Cícero sandone que é o jornalista do Jornal do Brasil responsável pela informe JB O acadêmico e os mais importantes romancistas do Brasil Professor José Monteiro Dona Maria do Carmo Melo Franco Nabuco que é considerada uma das inspiradoras as mais importantes figuras da antiga dele irmã de Afonso
casada com Dr José Nabuco José Guilherme é pior os mais importantes críticos literários e escritores do Brasil já foi entrevistado aqui pelo Canal Livre também Marcos Vinícius Vilaça importante escritor cujo junino Coronel e Coronel isso é muito importante e atualmente é Secretário de Cultura do MEC e Sérgio Cabral famoso conhecedor da música brasileira jornalista e amigo aqui da Bandeirantes professor para iniciar o programa eu gostaria de começar no início da sua vida já Li em algum lugar que o senhor teria se recusado ali de escrever até os oito anos de idade é verdade não só
isso mas considerado já pela família como que subiu normal você podia contar um pouco dessa sua infância e o próprio eu acho isso muito esquisito [Música] como ouvido com a depressão da minha família antecipado para eles que é pai e minha mãe minha avó sobretudo essa Coitada morreu certa de que eu era realmente eu creio que a explicação está no seguinte eu nasci com uma grande vocação para desenhar para garantir exprimir-me através de um desenho dos caminhos infantil mas que era a minha forma de expressão e a família não entendia na letra e no número
inteiramente convencionais e eu me tornei então um revoltado muito precoce contra a família tanto que ligado com este fato está uma fuga minha que não é tão conhecida como fato deve ter sido normal fuga de casa com uma trouxa aos seis anos foi até onde fugiu e foi até onde eu fui até Jonas do Recife que eu não conhecia me lembro que era um grandes áreas realmente que foram me dando certo medo parece que estou já não deserto aqui era um lugar chamado salgadinho né que hoje está tão incorporado a falta do Recife que é
um completo contraste com aqueles areias que me aterrorizaram tanto que a Fuga era para valer era em direção curioso a Olinda e salgadinho fica no caminho de Olinda e eu esperava chegar ao Líder não sei porquê Aí eu não entro na explicação o senhor fugia de pancada com carinho extraordinário mãe e pai irmãos e uma pretinha da casa chamada Isabel eu demorei porque é o nome eu quero crer Isabel foi sem eu ter consciência disso meu primeiro amor era uma ajudante eu muito criança ainda essa e ela tomou sua simpatia especial por mim e a
cozinha realmente era meu grande Refúgio para o Vila Isabel histórias sempre de Príncipes princesas de enfim Isabel eram eletista como era uma filha de escravos que era uma filha de escravos de você com a letra que daria depois a sua vocação de escritor que é essencialmente a sua vocação é que eu descobri que a letra porque esse desenho a letra podia ser dentro da minha expressão através do da figura não seriam as histórias de Isabel Ah muito muito sobre mim e histórias ela contava bem história sempre de um príncipe de uma princesa perseguidos por um
gigante mal entrava sempre um gigante o que ele criou uma certa versão a homens muito aflito contava Eu Me Lembro uma coisa um caso muito interessante sabe de um concurso entre nobres e ricos rapazes para ver quem defecava o experimento mais bonito e ela me dizia que um rapaz pobre protegido por uma fada a fada disse ela deixa ele você para vencer como jerimum só como e eu eu próprio comecei a adotar a receita Isabel está ligado ao meu primeiro filho eu me lembro que na casa onde nós moravamos passava um palhaço palhaço que é
ladrão de mulher e não sei se vocês sabem que eles falaram uma das chalaças deles era realmente racista contra negro e eu da indignação com que eu comecei a correr atrás de um Palácio porque eu estava com Isabel junto ali no portão e o palácio Olha a negra no portão tem a cara de fogão era uma Isabel que realmente extraordinário para mim e aquilo me deu uma grande indignação aí de graça bom professor isso passa a sua infância no Recife e cedo sobre os Estados Unidos eu queria saber falando Isabel que eu acho que é
uma figura maravilhosa deve ter marcado show toda sua vida Foi ela que o iniciou na vida sexual Não amor afetivo e sentimento não tive assim mas acho que da parte de Isabel havia mais sexualidade do que da minha parte a sua convivência com ela foi até que idade Sua mais ou menos foi até hoje já quando começou minha alfabetização depois dos 8 anos mas grande parte da minha convivência com Isabel houvesse grande Elo ela é analfabeta e ela analfabeto e a separação de amor como é que acabou isso a mãe de Isabel tendo saído do
Recife Parece que foi para Lagoa não sei o quê Isabel saiu chorando da nossa casa não eu tenho respeitado queria que nós estamos dando um furo eu espero quando prepara um livro chamado enfim é uma educação de Ministro aí entre Isabel aí entra Isabel e entra um típico moleque para casa de quem Isabel não gostava chamado Severino e é interessante se virem moleque da casa afilhado de minha mãe está aquela coisa ainda patriarcal bem patriar e Severino tinha ordem de nos chamar meu irmão e a mim doutores era Doutor Ulisses Dr Gilberto coisa que Isabel
não não respeitava significativo tão especial não obedecia a toda essa etiqueta entre branco e negros nas suas princesas sempre sempre era uma história maravilhosas que ela cantava e data daí um certo monarquismo você nunca mais ouviu falar nela depois Gilberto Você não perdeu de vista nunca mais ouviu falar nada depois que ela saiu da sua casa naquele tempo você sabia que as comunicações era muito difícil Alagoas era como se fosse outro mundo muito diferente de Pernambuco sabe agora você nunca aproveitou como figura de ficção também não transfigurado nunca sentiu também essa esse desejo não de
aproveitar lá como personagem de narrativa ficcional modo mágico que escapava qualquer preocupação é surgido dessa história o senhor ver a república como um gigante que perseguia mais ou menos [Música] Quem foi a sucessora de Isabel foram muitas vezes [Música] em que recorda uma iniciação minha sexual aparece essa outra chamada Amado aparece era Negra Não Amada era uma morena que já tinha sangue negro mais uma morena essa muito bonita essa com grandes escrúpulos contra com relação a virgindade delas Mas mesmo então iniciação em que segundo ela ela defendia a virgindade mas depois eu vim ter relações
concretas [Música] que a sua a sua relação com Isabel era diferente da relação que tinham as outras pessoas da casa os outros criados da casa com com o senhor com seu irmão e com sua família completamente diferente não não terá alguma coisa aí que poderia se dizer uma inspiração naquela sua ideia de que a teoria da luta de classes de Marx não vale no Brasil por causa exatamente disso dessa dessa relação e eu acho que sociologicamente magnífica porque eu tenho uma teoria já apresentada em universidades da Inglaterra de que a missa geração brasileira destrói a
teoria de luta de classe de Marx é de tal modo desmoralizadora das Barreiras que deu Será que a raiz disso também eu sou aquele menino superdotado do Recife né que tem aquela visão já próximo dos problemas sociais e vai para os Estados Unidos e que transformação que se opera no Senhor é aquele menino super dotado do Recife né que tem aquela visão já próximo dos problemas sociais e vai para os Estados Unidos e que transformação que se opera no Senhor cinco anos na América os Estados Unidos já já estamos nos Estados Unidos depois da realizar
um Colégio Americano onde eu fui colega é uma coisa realmente surpreendente para mim sabem de quem é livre de Morais que também foi para os Estados Unidos a princípio para a igreja universidade para onde eu fui que a Universidade do Sul dos Estados Unidos bem provinciana honestamente e lá também iniciou nos Estados Unidos nós servir de Morais depois de termos juntos e alunos do Colégio Americano eu já era do planeta dele ter chegado ele é de uma família rural de algum dinheiro da mãe dele porque eu achei muito bonita e ele que eu achei realmente
o tipo clássico do menino matuto ele tem umas calças que nem eram Compridas nem eram curtas bateu por aqui e o ar assim de menino bobo como ele desistiu isso foi nada de povo Mas eu tive aí como colegas no colégio meu irmão era mais velho do que eu que fui para os Estados Unidos antes de mim abriu o caminho e e o filho de Saturnino de Brito Saturnino de Brito filho foi um grande colega meu também aí no cuja amizade foi mantida durante quase toda a vida dele é interessante porque marcou uma nova fase
da educação brasileira ele um outro do Rio São Paulo já o Mackenzie Marquês de que foi a educação e outras várias tá esses colégios não se diziam religiosos eles muito cautelosamente davam ênfase da qualidade de americanos e dava um grande ênfase ao fato de que estavam introduzindo o esporte na educação estavam mesmo né eu me lembro do nosso Colégio foi Pioneiro em voleibol beisebol e outros povos internamente desconhecidos futebol não futebol também esse nosso futebol ensinando aí eu quebrei o braço [Música] bicicleta aí eu tomei um campeão mas jogava futebol e até foi considerado herói
Durante algum tempo porque quebrei o braço eu era muito ágildo em que posição não tinha negócio de goleiro nem nada era Conquista muito bem pela minha agilidade agora era um fracasso nos encontros quando vinham as fotos me davam gigante [Música] como é que essa nessa parte de ter seu contato com um tipo de educação Americana e portanto colégios americanos etc até que ponto se entronca nisso aquele elemento que nas suas memórias vem ressaltado de uma fase sua mas aí já estamos bem distante da fase da era isabelina não é em que havia um namoro seu
Com certas formas de protestantismo não é verdade místicas de protestante né porque houve como os colégios diziam que não não fazia nenhuma pressão religiosa mas fazia e que impressionavam por exemplo os hinos muito bonitos interessantes da minha infância era um hino que gente um católico é uma beleza [Música] trouxeram obrigado a assistir ao serviços protestantes do colégio ou não as aulas iniciavam com cântico de hinos e leitura de versículos da Bíblia certo agora não havia nenhum profetismo estão havia dito Como era a sua relação minha relação com Deus eu rezava aí minha mãe me fazia
rezar orações católicas católicas católicas a família reincidentemente católica sabe minha mãe é muito católica meu pai dizia que era simpatia para protestantismo nunca teve meu pai tinha uma grande simpatia por tudo que fosse anglo-saxônico isso sim ele teve também uma grande influência sobre mim embora de certa fase que tivesse havido uma crise de pai o filho com pai passageira mas meu pai foi um discípulo não sei se vocês já ouviram falar de Martins Júnior bati Junior pertenceu a escola do Recife foi o dissidente de Tobias Barretos como eu ver ele com muito mais equilíbrio do
que Tobias Barreto ele era positivista Mas também como positivista mas teve uma influência sobre meu pai meu pai achou meios de acomodar o que ele seguia do positivismo cotiano com inclinações anticoncepcionais dele inclusive místicas mas as duas inclinações nas quais ele me iniciou e que me levou a esses namoros com protestantismo foram as seguintes o filósofos que vocês satístico autor de um livro que o líder ocasião ainda é menino loco depois de me alfabetizar chamado está bem me deu me levou a esses namoro outra coisa que levou ao namoro como presidente foi não misticismo mas
o interesse urgente pobre mas só que no Brasil começou atuando simplesmente pobre e aquilo foi de comovendo eu fui também saindo expulsos entre gente das palhoças dos mucambole e me lembro uma coisa que me impressionou que uma vez não estava ainda me declarado como me declarei durante um ano e meio protestante ainda não tinha mas ele não velho e me viu e me chamou uma voz aí já muito fraca mocinho venha cá eu fui eu estava realmente morrer uma bacia com jatos de sangue me fale de Jesus [Música] ele olha Jesus realmente você gostaria ter
conhecido Jesus e ele gostaria de ter conhecido era realmente uma expressão de Deus nunca e ele me disse mocinho era isso que eu queria ouvir e então me disse olha eu estou morrendo nós estamos morrendo mesmo ele disse essas palavras musicais mocinho eu estou já entrando no céu olha musicólogo já ouço música de pancadaria [Música] essa linha protestante com essas raízes católicas das suas católicas vieram assim afirmar de uma forma Irresistível sobretudo quando eu cheguei nos Estados Unidos os Estados Unidos do ponto de vista aplicação da religião social foi desapontamento completo quando eu vi aquela
crueldade no tratamento da gente não tem direito nenhum de mandar missionário a lugar nenhum o Brasil é que vivia só mandando missionários para eles aqui sabe mas quer dizer que foi uma reação muito mais cultural do que propriamente religiosa a sua não deixou de ser religiosa mas muito mais cultural fácil cultural exato porque na sua época de nesse interesse não é havia protestantismo e havia o seu tolstoi Anísio me empolgou isso devagar ele me iniciou em Toy Story todos são portugueses e as suas relações com Deus Atualmente como é que vão o senhor tá falando
igual para igual ou igual igual uma linguagem somente minha com ele e espero que dele comigo de professor o senhor prefere ser chamado como que eu também tava em dúvida eu pensei em chamar de Mestre Doutor me [Música] parece também uma das brincadeiras que eu gostava muito quando era pequeno era de ser Deus né brincar de Deus não é isso brincar de Deus bem isso um colega de vocês ficção isso muito bem sabe mas é brincava realmente de Deus eu tento participava de brinquedos coletivos como me isolava com os meus brinquedos que eram soldadinhos de
chumbo que não tinham nada de soldadinhos nunca tive nenhum militarismo era a única maneira que eu tinha de adquirir supostamente humanos não é que eu envolvia em papéis de seda não é fazer então deixarei o meu pai está fazia deles é professores mulheres tudo envolvido em papeizinhos que isso que o tornava paisamos inteiramente botava tudo na reserva não possa fazer isso com eles agora mas assim que eu então é que dirigia aquela gente toda essa era muito o soldadinhos rapaz caixas de fósforo para servir de automóvel para servir isso e daqui para outras caixinhas de
até de perfumes as mais importantes e imponentes eu então realizada com aquela minha gente daí realmente meu papel era de Deus eu realizava S festas casamentos batizados as coisas de que eu tinha contacto como acontecimentos sociais tá e quando houve aquele movimento de 1911 em Pernambuco uma espécie chamada revolução era revolucionário foi uma substituição de um regime chamado oligarquia por outra compreensor eu também incendei uma revolução um certo grupo ficava pelo governo outro grupo outro governo né qual era o governo ou fora do governo de Deus mas era uma revolução que não tinha nada que
ver que estava me servindo de modelo não é uma outra revolução para alguma coisa de melhor do que havia né Você pensava em eleição ou não tinha eleição ou não mas só que eu nunca fiz uma eleição queria ter feito você acreditava em eleição Deus não gostava disso não sentia necessidade brincando de Deus hoje como é que o senhor faria se fosse Deus para melhorar esse país [Música] o que que o senhor faria se fosse Deus para melhorar esse país menino Que pergunta hein porque eu fui fazer aqui não há nada para fazer isso você
sabe quem é a certa altura eu adotei o que chamei um anarquismo construtivo sabe bem disso a filosofia era e é o seguinte o mínimo de governo o mínimo de institucionalização agora sempre vim adotar aquela definição magnífica de anarquismo do anarquista que é preciso dizer a polícias de tráfego para não haver o hábito Santo Esse é o corretivo que eu encontro para chamada anarquia desmaiada essa mas acho que o anarquismo em si é realmente a expressão máxima de criatividade a que se deve procurar atingir numa revolução que é hoje Se fosse Deus dirigiria e acho
que que Deus é um pouco simpático esse meu elástico na literatura latino-americana hoje em dia haja duas grandes figuras de resto basicamente da mesma idade e que tem essa inspiração anarquista ao longo de toda a sua obra e que são cansa sempre consideradas como figuras super conservadoras às vezes no sentido pejorativo quando na realidade esse elemento anarquista é sempre animou a sua obra uma figura Gilberto Freyre no Brasil e a outra figura é a de Borges que recebeu o anarquismo de seu pai que recebeu de seu pai uma formação anarquia e prosseguiu em toda sua
obra São visões no fundo anarquistas mal interpretadas como visões relacionadas como visões conservadoras no sentido pejorativo o senhor pode ser considerado assim um revolucionário no seu trabalho e com o Nelson Rodrigues digamos assim um povo reacionário na vida ou não o senhor é um revolucionário conservador acho que foi isso o revolucionário conservador mas não passou pela política ao meu ver nunca tão grande revolucionário social eu estou relendo agora é porque o presidente da Câmara o presidente marquezan me carregou de uma nova edição dos discursos para variedades de na boca digo uma nova porque em 49
eu já a pedido da câmara então eu organizei essa seleção e fui ver agora que minha seleção e me parece dentro de um espírito crítico até rigoroso realmente tão boa que eu devo repetir agora nessa nova seleção mas estou escrevendo é uma nova introdução sobre a figura de Joaquim que para mim com essas novas leituras cresceu muito os problemas que ele acordou são realmente a expressão de um espírito de um político diferente dos da época inclusive dos liberais da época permita você que esse censura minha falta de liberalismo ele foi ele próprio se intitulava e
dizer eu não sou político não me chame de político como um apelo semelhante ao que eu faço para não me chama de Mestre Eu sou sempre aprendi não me chame de mestre ele dizia não me chame político eu que procuro ser um reformador social e foi com antecipação extraordinária isto que ele foi o reformador social Gilberto uma pergunta que eu acho importante para fazer a você é aquela relativa a sua vocação de escritor você diz num dos seus trabalhos creio que uma conferência que fez em Campina Grande que todas as suas atividades sociólogo antropólogo Professor
todas essas atividades são as Pilares porque a atividade fundamental é a sua atividade de escritor realmente para quem considera a sua obra você traz uma contribuição que não apenas uma visão nova da vida brasileira da história brasileira do comportamento brasileiro do povo brasileiro mas você traz também um estilo novo de língua portuguesa isso só pode ser só podia ser feito como a grande vocação a essa vocação ainda nós não fizemos referência como essa vocação acudiu no seu espírito eu creio que ela vem deveria madrugada de desenhista Eu apenas fazia com os desenhos que depois procurei
fazer com palavras palavras plásticas eu creio que são escritor plástico Sem dúvida nenhuma são escritor visual quer dizer os olhos continuam como os meus grandes guias Como foram na minha meninice de desenhista e são os olhos que fazem de mim o escritor plástico agora na origem na origem desta vocação literária você evidentemente teve os seus Mestres as figuras que cedo despertar em você o gosto de escrever aquela capacidade de usar a palavra não apenas como instrumento de ideias que você tinha mas também com essa sensibilidade plástica aqui é você acaba de fazer referência e que
exprimem em você um lado artístico ao lado estético da palavra quer dizer isto veio evidentemente com os mestres que você teve na sua Juventude estou vendo pelo repasse que você está fazendo agora dava de Joaquim Nabuco que Nabuco deve ter influído poderosamente no sentido um dos seus modelos Nabuco e desencluir em quase gente Nabuco porque segundo Nabuco escrevia foram duas influências realmente marcantes na sua formação os senhores leu eu Nabuco leuclides os dois tentaram interpretar o Brasil cada um interpretou a sua forma o senhor entende que Nabuco entre Nabuco e Euclides Qual é a sua
Qual é a sua simpatia maior agora reconhecendo em Euclides da Cunha o maior escritor especificamente escrito do que tem Joaquim Nabuco muito maior porque além de escritor ele foi ele foi um homem de ação coisa que eu fiz para ter querido ser mas nunca foi muito cedo e a convivência com o jornal porque me parece que o seu livro meu privilégio eu acho que há muito de reportagem e de Jornalismo e aventura e rotina como foi a convivência quando começou assim maior aproximação com jornal que você é eu comecei a escrever toda semana escreve jornal
explica um pouco perguntas que eu comecei a escrever exatamente como quando fui para os Estados Unidos mandava então artigos para o meu provinciano diário de Pernambuco e interessante que o diretor do dia de Pernambuco fez comigo que uma coisa Inesperada começou a pagar meus arquivos e eu vi então que havia uma possibilidade do jornalismo de remuneração porque eu devo dizer a vocês Esse essa pergunta de Josué eu pergunto é muito que suscita várias respostas é Um Desafio tão indiano e eu diria o seguinte desde que cheguei a sua vida eu senti essa necessidade de uma
expressão jornalística porque era uma maneira de eu ficar me comunicando com os brasileiros com o Brasil com a minha gente desde que eu ia Sem dúvida nenhuma ser submetido a influências tremendamente desabrasileirantes Como foi de onde teve esse sentido de comunicação e de um sentido também vamos dizer Nacional eu Egito muito empregada a palavra nacionalista porque é como liberar eu não gosto é um preconceito nacionalista como tem contra Liberal embora eu não seja antes de liberal eu lhe digo essa explicação não seja muito Liberal eu tenho o meu liberalismo como tenho a minha própria maneira
de conversar com Deus minha própria maneira de me sentir Liberal mas que não lembro Democrata Liberal não é do chamado Democrata Liberal não é não é da Revolução Francesa não é nenhuma dessas e tenho também o meu senso democrático que também muito menos é muito mesmo mas você deve explicação nos Estados Unidos na universidade é que eu me referi honesto universal de província muito bom hoje como escola de medicina magnífica essa magnífica na qual na qual eu de certa maneira me liguei proveitosamente estudando biologia que me foi uma coisa proveitosíssima quando me torneio aluno de
boas e ele viu no meu enfim nos meus títulos de créditos que eu tinha estudado biologia E ele disse mas isso é magnífico porque eu tenho realmente muitos alunos aqui que eu não posso tomar a sério porque não sabe ideologia não sabe ideologia de raça não sabe o que é antropologia física eu não admito ninguém que está se antropologia social e cultural que não conhece antropologia física e eu trazia esse preparo dessa universidade agora nesse universo eu tive um professor de Literatura comparada que teve uma grande influência sobre mim chamada James era já considerado e
firmou-se depois dessa sua reputação como a maior autoridade na poesia e na filosofia de Robert brawling você sabe chegou a ter uma influência como nenhum poeta já teve em língua inglesa de Queiroz muito bem quando estava com sua em Londres eles disseram que aqui não é um simples poeta esse Branco limpar o inglês é um Deus pode ser muita maneira inglesa que é um Deus que usa guarda-chuva mas é um Deus para os ingleses e dessa fase o meu mestre uma influência de brownie tornou-se o grande teste de branco e me comunicou muito dessa sua
desse seu entusiasmo problema e pela mulher que beleza aquele casal magnífico a gente fica de ter sido possível um casal daqueles numa literatura só que o Joaquim Nabuco estaria satisfeito com a estrutura agrária do Brasil de hoje Não em vez de Maria outra vez né eles vendo essa de modo algum Por que que o senhor não fez aquele projeto de reforma agrária que o presidente Getúlio Vargas encomendou você toca aí um assunto certo que me coloque você que pouco antes do suicídio Getúlio Vargas que já me tinha convidado para Ministro recusada já tinha convidado para
duas embaixadas que não foram para diante porque eu não me interessei por elas o telefone é para nossa casa de apipu convidando para vir imediatamente ao Rio para um assunto urgente ele que dia encontrei o charuto de sempre apenas como europeia ele eu sou um pouco conhecida ele como é presidente está entreguista seu charuto não é mais baiano eles realmente meu médico aconselhou cobrando que é mais fraco Mas Encontrei uma grande sala apenas com auxiliar dele chamado Freire Alvim que eu não conhecia mas que entra porque foi personagem desse Episódio traga para mesa que vai
ser Dr Gilberto os papéis referentes à reforma agrária que eu e ele vamos realizar para Getúlio Vargas na época não podia fazer nenhuma reforma municipal estava pensando em fazer uma reforma agrária no Brasil Isso foi no dia 23 de agosto de 1954 no nordeste não esse foi um dos pontos eu acho que isso é impede que eu vejo que não podia fazer reforma agrária nem eu podia colaborar com ele eu o Brasil não pede uma reforma agrária mas várias reformas conforme o Deus velho regionalismo né conforme regiões portanto Respondendo a sua pergunta né Por exemplo
você não pode ter não podia ter uma reforma Grande para o Nordeste para São Paulo precisa de uma pessoa maravilhosa que eu me lembro que ele excluía cuidadosamente o Rio Grande do Sul né Qualquer reforma agrária Se falasse eu me lembro muito bem porque o atingiria Claro bem mas eu vi ao mesmo tempo um Getúlio excepcionalmente triste eu tenho um livro que reproduz a conferência que eu fiz na universidade uma série de Conferência não houver essa indiana onde acerta a altura parece a figura do Getúlio Vargas isso é em 1940 por aí assim e contra
a ideia Geral do falso Getúlio Vargas criado pelo gripe aliás criada por Luiz Afonso o Getúlio Vargas em sonho não é o Getúlio otimista Eu apresento digo isso tudo é falso é um introspectivo não é um gaúcho típico porque é o missionário de uma região anti gaúcha é um homem trágico eu fico bem de ter dito isso com tanta antecipação é um homem capaz de atitude trágicas só isso no livro sabe que apareceu primeiro como interpretação do Brasil e numa nova edição como novo mundo nos trópicos sabe apareceu em inglês e português esse livro é
seus conferências Como foram dadas em inglês o livro apareceu em inglês Quer dizer eu não tinha dúvidas sobre uma possibilidade até de suicida em Getúlio Vargas e naquela ocasião fiquei muito impressionado né E dizer eu vou recusar isso mas esse convite mas vou pedir a ele um prazo vou adoçar a minha recusa né vou pedir a ele um prazo para a resposta e assim fiz bem que ele ficou bastante desapontado ele não escondia os apartamentos aquele homem que de tantos fingimentos não escondia os desapontamentos com quando alguém não fazia o que desejava que esse alguém
fizesse as suas ideias sobre o papel digamos assim o impacto social da liderança política especialmente a liderança política de mais alto nível num dos seus ensaios mais fulgurantes o ensaio sobre Pedro II que está se eu não me engano em perfil de ouvidos e outros perfis né você faz considerações extremamente pertinentes sobre a figura de Pedro II não é procurando mostrar não é cobrando aquele segundo se pode dizer assim o fato não dele não ter governado Porque como nós sabemos apesar de Monarquia Constitucional ele governou o poder moderador como poder executivo etc mas sim isso
é que é Curioso o fato dele não ter reinado não é verdade você aplica por assim dizer uma inversão do famoso dito sobre a Rainha Vitória segundo talvez tivesse governado menos mas reinado mais se tivesse exercido mais uma dimensão carismática perspectiva do Poder não é como é que estão essas suas ideias hoje sobre numa época em que se fala tanto em personalização do Poder fala se não só com relação ao Brasil fala em relação ao executivo em todas as grandes democracias liturgia o rito o rito que teve um sociólogo que não está hoje estão valorizados
Como devia estar Jorge Israel meu colega em anarquismo construtivo o que ele escreveu sobre Hitler qualquer coisa de magistral eu acho que rito liturgia e até ponta pública são necessários e foi o que o tempo segundo com aquele liberalismo liberalismo não compreendeu mas esse liberalismo você ressalva de nabuco Eu acho que o próprio tem o dele também mas que não é um convencional por favor uma burguesia Negra como os Estados Unidos eu acho que Os Comunistas têm feito quando eu digo Os Comunistas eu digo Os Comunistas organizados que são os soviéticos tem feito tudo para
isso e não tem conseguido tem feito tudo aliás eles têm se interessado mais por isso do que parece mas não tem conseguido não é mas a realidade econômica do negro do negro como um grupo foi formar uma boa energia Negra aí é que está grande dificuldade porque a missa já são permite aos indivíduos negros burguesia que não seja nem Negra nem Branca nem nada mas ela sempre morreria brasileira que não há possibilidade de se constituir como nos Estados Unidos uma burguesia Negra esse propósito nós ainda não temos um negro no ministério e jamais um jornal
em Brasília contou logo em seguida a nomeação da professora Ester Figueiredo Ministério da Educação que não há conversa sua com Presidente Figueiredo a época candidata a presidente da república na Fundação Joaquim Nabuco você havia entre sugestões que ele havia lhe pedido da doença de nomear preto e mulher para Ministério quer contar pra gente como foi essa conversa bem o presidente Figueiredo foi muito assim revelou-se muito Admirador da obra da Fundação Joaquim Nabuco e na sua rápida visita de candidato ao Recife fez questão de ver o andamento das obras as pesquisas interessou-se mesmo e após essa
sua visita muito de homem muito atento muito relevante muito observador das coisas que via ele sugeriu termos uma conversa particular somente nós dois E aí ele mostrou a grande admiração dele pela obra que estava sendo realizada e ele disse para o meu governo Quais são suas sugestões eles desde que o Residencial chamei de Presidente me dá essa oportunidade eu direi que duas sugestões me parecem oportunas no seu ministério põe uma mulher e põe um brasileiro de Evidente procedência porque não seria bastante assim unilo Peçanha foi presidente da república que sugeria até o nome de um
economista negro negro Cláudio França um economista com sentido social da economia e tudo mais Ele pareceu realmente muito receptivo e com relação a uma mulher no ministério ele acaba de dar enfim não creio que tenha sido influência da minha sugestão Mas por uma coincidência surgir a realização de uma sugestão imensa então a sua opinião ele não convidou o Cláudio França seria no setor da economia Porque ele prefere o de alfineto não o branco de alfineto eu acho que no momento ele prefere dar o fim de dar o fim né para qualquer economista não economista porque
eu acho que para ele o de alfinete atualmente não é um troço como economista eu creio que o presidente Figueiredo sabe bastante que os Nelson Neto foi um fracasso como economista como talvez se tiver fosse o caso de Roberto Campos de qualquer outra economista mas eu acho que o que ele reconhece em delfinete é que a um político bastante ágil e Mágico capaz de se conservar no Ministério da Educação [Música] 82 anos que visão crítica hoje só tem da vida com o que que o senhor pensa desse tempo todo sobreviveu e do Brasil atualmente é
uma visão em grande parte otimista você diz mais com tantos de desencantos não é tanta coisa errada então mas tanta coisa certa né eu creio que realmente o Brasil está se afirmando o que eu comecei a dizer que seria a primeira grande civilização moderna em espaço tropical e essa foi outra das minhas reivindicações o brasileiro que eu conheci menino e adolescente era um brasileiro envergonhado de estar no Trópico só era um brasileiro envergonhado de comer feijoada da presença de estrangeiro que era outro tropicalismo era um brasileiro cheio realmente de complexos negativos com relação ao Brasil
e eu trouxe de fato uma perspectiva do Brasil que já era otimista eu estou cheiadíssima ideia belíssimo certo que estava certo de que realmente há motivo para confiar no Brasil com todos os obstáculos de Andrade que não tinha importância que Lampião tivesse morrido o senhor continua vivo né [Música] Eu achei que o programa foi curto né a gente tem Tantas perguntas ainda para fazer e tantas coisas para aprender aí nós somos aqui aprendizes também todos que aprender com o senhor eu acho realmente que o problema foi um pouco fale porque tem muitos problemas que a
gente tinha que resolver ainda tinha que discutir tinha que ouvir por exemplo o problema do negro né Eu acho que é muito aprofundou a gente ficou aqui um pouco pela rama mas na verdade temos uma hora só e as perguntas são muitas mas dentro de um homem que como o senhor que Roland barts disse que é o maior social do mundo que gorvite diz que é o maior social do mundo que o nosso Darci Ribeiro compara ao Cervantes Dom Quixote e comparar quer dizer realmente era para ficar aqui mais umas duas ou três horas ouvindo
e perguntando infelizmente acabou José eu estava me sentindo tão afim de vocês então aprendiz velho entre aprendizes jovens que realmente lamento Vamos fazer outro então eu acho o seguinte todas as perguntas que nós ainda tínhamos de fazer a você estão respondidas na sua obra um homem como você que passou a vida inteira escrevendo sobre o Brasil e dando sobretudo as suas opiniões pessoais porque o que uma das características da sua obra é que ela é marcada por uma originalidade profundamente gilbertiana você tem um problema e dá esse problema a solução adequada mas uma solução que
há de vem muitas vezes das suas adivinhações com as quais o futuro concorda então na sua obra nós temos as respostas para as perguntas que não fizemos é apenas um pretexto essa reunião para que nós chamamos a atenção do resto do Brasil para o privilégio de ser seu contemporâneo de uma forma extraordinária para todos nós Gilberto eu teria tanta coisa que te perguntar na vida que eu espero que nossa amizade continue tão Estreita como é que eu tenho nenhuma oportunidades para fazer isso no futuro Belo Franco Nabuco é realmente umas dessas admirações que dificilmente eu
encontro limites para ela cada atitude dela ganha da minha parte um novo apreço por essa personalidade extraordinária de mulher brasileira sabe eu creio que Se pudéssemos já pensar uma mulher para Presidente da República eu levantaria a candidatura de Maria do caráter eu queria lembrar apenas Como despedida que na hora de Roberto Freire eu creio que se deve viver a nossa mais completa mensagem e a mais completa mensagem latino-americana de antipolitanismo de recusa sistemática de todas as limitações intelectuais e Morais associadas as formas dogmáticas sectárias fanáticas que representam o grosso modo o puritanismo e essa mensagem
antes puritana e leva imuno que ele citou creio que 8 a 10 vezes ao longo do programa e em tornou classicismo ou namuno mostrou que o ser puro não é verdade que a busca de uma pureza Nacional não se confunde absolutamente com a recusa da mescla com a recusa da abertura A história da abertura ao contato cultural etc que o casticismo verdadeiro casticismo a verdadeira pureza não se opõe a miscigenação a palavra mágica e mais reveladora de toda a obra de Gilberto Frey eu creio que essa mensagem antes puritana essa mensagem que busca busca Rigor
e autenticidade fora do isolamento do retraimento é a grande mensagem humana e científica da obra de Gilberto Freire e informa na realidade todos os seus livros louvação e bem querer para o homem tão singular e tão plural que é você ele contando rapidamente uma historinha de poucos dias atrás eu re arrumando meus livros para me distrair em Brasília eu comecei agrupar com ajuda do meu filho Rodrigo os seus livros não por ordem de biblioteca né mas por ordem da minha arrumação de depois meu filho passou a vista assim nos teus livros e me disse meu
pai e velhinho para escrever bom professor eu eu quero falar realmente da grande emoção que eu tenho de participar de um programa que o senhor esteja e segundo lugar é pedir só que escreva Qualquer coisa se ainda não escreveu mas eu não conheço você escreveu sobre uma coisa que eu tenho que por intuição eu vejo uma grande afinidade entre o carioca e o Pernambucano de Recife quando a dificuldade de comportamento eu costumo dizer eu que me considero um carioca típico Eu costumo dizer que se eu tiver nascido no rio eu gostaria de ter nascido em
Recife então eu gostaria que o senhor acredito no que eu estou falando quer dizer eu acho que se tem algum fundamento científico que eu não sei eu gostaria que um dia eu sou Deputado sobre esse problema muito obrigado para terminar o programa as palavras ele dizia eu me sinto aqui tão bem como no Rio e como nenhuma outra parte do Brasil de modo que você tem um companheiro de primeira ordem eu posso dizer isso porque sou Pernambucana de adoção mas acho que realmente não há nenhum lugar de 60 tão em casa não sendo nascido lá
como no Recife claríssimo eu estava me sentindo tão bem quando você me encarrega de encerrar eu me sinto mal [Música] vocês não imaginam que alegria me proporcionar com esse encontro essa franqueza confiança de um no outro para cada um dizer a sua verdade que cada tirou que caracterizou esta reunião eu na minha já tão longa vida tem tido vários encontros como este não só do Brasil todas as partes do mundo inclusive não só na Europa não só nos Estados Unidos em áfricas em Oriente eu me lembro que uma das reuniões que mais me impressionou na
vida foi na então chamada foi antes da liberação da Índia e da sua transformação em União indiana na antiga índia então chamada Real Sociedade asiática que Bombaim aí eu senti uma daquelas referidas aquela aproximação do Brasil com orientista e a compreensão que eu solicitado a falar sobre o Brasil encontrei eram velhos de grandes barbas pareciam figuras de Isabel também de Sá velhos mometanos velhos indústria aquela sabedoria oriental como que na suas mais preciosas expressões sabe fazer pergunta eu tinha tido já um contato com Lagoa Mas eu ainda estudante de Universidade que me impressionar é muito
Lagoa isso não gostei muito dele falando inglês mais puro que o inglês dos Ingleses eu ali Acho que quando estiver encontrei essa grande crítica da parte dos Estudantes castiçamente britânico britânicos aos indústriavam em falar o inglês gramatical que eles ganhavam eles queriam falar um inglês com seus erros de espontaneidade foi uma das minhas grandes impressões da vida no contacto que tive com a universidade é realmente cheia de contradições aquele suposto reduto de frustração sofisticação tem os seus voos responsabilidade antes sofisticantes que é um encanto extraordinário uma coisa que pretendo um pouco porque eu sei que
sou inevitavelmente sofisticado Mas sei também que eu tenho uma capacidade de ser instintivo de ser sem ser popularístico popular de conviver com analfabetos não só analfabetos brasileiros baseado alfabetos brasileiros europeus que existem pessoas que só o Brasil tem o seu reduto de analfabetos A Espanha tem um excelente reduto de da nossa vida Portugal como eu fui me sentir feliz entre analfabeto de espanhóis e português passei os tempos de uma aldeia castiçamente português analfabética que foi várias membros maiores encantos e um dos meios de compreender os antecedentes portugueses do Brasil ainda hoje eu sou muito a
favor de analfabetos e quando as plantas o Brasil ainda está com 70%, sei lá De analfabeto eu me regozijo eu digo Enquanto houver analfabetos no Brasil essa cultura brasileira não se descaracterizar descaracterizará numa imitação de qualquer cultura Americana ou europeia Muito obrigado Professor Ninguém merece o senhor para resumir essas 80 páginas que o senhor escreveu de introdução Joaquim Nabuco talvez de 1 a 2 minutos é possível me organizou a primeira edição desse livro pela câmara dos deputados é muito ignorada mas fui e foi uma bela experiência para mim mas vamos à sua pergunta é a
segunda vez que eu organizo uma seleção de discursos de nabuco para a câmara e a segunda vez que eu atendo a uma solicitação de escrever a introdução para essa seleção a seleção é quase a mesma discurso dos muitos discursos Nabuco quando foi deputado auxiliar de pesquisa descobriu que havia na primeira seleção [Música] ausência de um discurso muito importante realmente um discurso de nabuco sobre o ferro Olha aí 70 o ferro ainda não se tornaram para América do Sul o grande assunto estorno Nabuco já [Música] imediato substituição da Madeira pelo ferro nas construções Navais brasileiros esses
discursos de Nabuco todos eles revelam esse misto de um realista o realista é quase sempre com os pés em terra e o que para alguns abolicionismo [Música] mas ele sabia misturar os aparelhos contrários Essa é a grande lição do Nabuco parlamentar que foi também Nabuco Pensador social Nabuco social é o que eu procuro mais enfatizar nessa nova introdução que não enfatizei na primeira na primeira orador parlamentar de um novo tipo nós Estávamos acostumados na segunda deixou de receber uma grande influência relativa sobretudo através foi principalmente em inglês é britânica Nabuco sobre influências inglesas ele repensou
filosoficamente portanto como Pensador social e isto em grande parte através da sua atividade parlamentar problemas brasileiros brasileiros sob uma perspectiva brasileira Telúrica a dona oração de ter sido Ecológico os problemas sociais para ele que ele tratou como homem público como parlamentar objetivamente esse problema ele viu sempre sobre uma perspectiva ecológica portanto uma perspectiva dentro de uma realidade brasileira tropical ecologicamente tropical do país de calor do país que produzira sem dúvida a maior civilização a base do açúcar que já houve uma civilização de que ele foi um crítico sem ter deixado de ser um produto dela
no machista ortodoxo nunca compreenderá o fato de nabuco ter sido um homem ético nunca faltou senso ético Nabuco e ao mesmo tempo um como que traidor da sua classe traidor de uma aristocracia traidor de uma fidalguia traidor de uma classe privilegiada para ser o quê para ser um Nabuco defensor da Abolição O que é que eu queria simplesmente libertar escravos não foi isso que vem é uma das sugestões desse dessa longa introdução um trans abolicionista na boca não achava que a solução do problema do escravo depender de um 13 de Maio mais de uma vez
ele o Três de Maio não vai mais tarde em Três de Maio lamentavelmente incompleto um texto de Maio que abandonou os escravo e chegou abandonar descendente dos escravos somente muito recentemente e em grande parte por força do próprio ex escravos de seu próprio descendente é que esses esses cabos vence a sociedade brasileira Nabuco viu problema como outros não viram e só Rui Barbosa Vieira de Melo e Pedro Aleixo serão os próximos lançamentos da série perfis brasileiros outros 24 perfis estão em fase de elaboração e 13 na lista de espera
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