é quase tudo RPG precisa de um mestre alguém responsável por gerenciar os problemas criar os personagens e apresentar o mundo isso parece muito trabalho mas na verdade é mais simples do que você imagina eu sou Pedroca e o nome dessa série é atrás do escudo que te leva para trás do escudo do mestre e te ensina algumas dicas algumas alguns troco sem maneira para você usar na sua mesa de RPG e esse vídeo só foi possível que a gente conseguiu bater a meta de doações lá no Twitter todo mundo que colaborou por muito muito muito
obrigado e teremos mais vídeos a gente vai ter mais metas Mas beleza Vamos por partes não se vídeo de hoje vai te ensinar o básico de preparar uma aventura vamos falar sobre proposta de plano de fundo antagonistas desafios e Recompensas parece muita coisa mas na verdade são coisas simples e coisas que você pode usar em qualquer aventura independente do sistema realmente Depende se você tá jogando tipo para fazer medieval como Tormenta 20 da entrega um Skyfall RPG ou se você optou é mais Urbano e sombrio tipo Shadow Runner algum jogo Cyber punk vampiro a máscara
ou até mesmo chamado de futuro O importante antes de mais nada é pensar no que nós chamamos de proposta a proposta da sua aventura precisa ser simples e direta algo que você consiga resumir em uma linha por exemplo a cidade está sendo atacada por Goblins e precisa da sua ajuda ou o príncipe da Cidade Nova York convocou os outros vampiros para uma caçada de sangue mas é um antigo aliado dos personagens que está sendo caçado mas o principal aqui é que a sua proposta tem que seguir alguns pontos importantes número um ela é simples e
direta número dois sua proposta precisa ser rapidamente compreendida pelos jogadores ou número três Você pode falar ela antes da Aventura começar e ainda assim não vai estragar Aventura em sequências Sua proposta é como se fosse um teaser da Aventura é quase Como se você tivesse dando a sinopse de um filme mas sem dar spoiler do que está por vir essa proposta é o que vai guiar a sua preparação de Aventura principalmente essa parte inicial de preparação Então seja preciso e isso é isso assim que possível o segundo ponto é que Talvez possa dar mais trabalho
nós chamamos isso de pano de fundo é aqui que você vai construir o ambiente da sua aventura normalmente aqui que os mestres Gastão mais tempo Porque é onde Eles preparam personagens lugares eventos enfim é o pano de fundo da Aventura mesmo mas a minha dica para você é um pouco diferente seja precisa direto e crie coisas de fora para dentro vamos para um exemplo prático como por exemplo dos Goblins estão atacando a cidade a primeira coisa que nós vamos definir é a cidade em si nós vamos chamar ela de Porto de Samir uma homenagem ao
Pescador e fundador da cidade que era chamado de Samir agora e para os próximos personagens e locações ações apenas apresentar palavras-chaves ou pequenas frases para descrever essa cidade é uma cidade portuária Mercantil e principalmente de urna essas características vão te ajudar a narrar e descrever alocação agora vamos pensar um pouco mais para dentro da cidade Vamos criar outras locações importantes vamos pensar em mais duas que a taverna onde os personagens vão se reunir e o porto porque aonde vão investigar os ovos atrás é alimentada fedorenta e repleta de salas pequenas já o porto é cheio
de vida perfeito para emboscadas e cheio de pessoas desconfiadas perfeito temos as nossas locações agora você tem que registrar essas informações em um local aonde você consiga ter acesso rápido alguns Mestres preferem ter isso no escudo do mestre aqui atrás onde eles conseguem ter um acesso rápido e quanto que tem outros que preferem ter isso em cadernos ou fichários enfim locais que eles consigam consultar a parada que agora você vai fazer o mesmo processo para os personagens se não vai precisar fazer isso para todos os personagens que você vai usar nessa aventura não você tem
que fazer para os mais importantes aqueles que vão impulsionar aventura para frente e se você precisar improvisar e você provavelmente vai precisar improvisar lembre-se algo simples é sempre melhor quando improvisar um personagem colocar ele na cena Tenta colocar somente uma ou duas características marcantes é mais fácil de você lembrar disso depois agora que nós temos o plano de fundo vamos falar sobre o antagonista e antagonistas são forças que lutam contra os personagens para nossa exemplo acima fica claro fica evidente que são os Goblins né É nessa etapa que você vai descrever Quais são esses esses
essas forças antagonistas e o que que elas querem com os personagens Esse aqui também é o momento que você vai ter que fazer as fichas dos Monstros dependendo do sistema que você vai tá usando a quantidade de tempo que você vai gastar aqui depende bastante da quantidade de tempo que você tem disponível quando eu não tenho muito tempo livre o que eu faço é pegar uma outra ficha de mãos ele tem um nível parecido com o que eu quero e eu faço um processo chamado risquinho basicamente esse Racing é o pé pegar umas habilidades que
já tem esse monstro e trânsito a maleabilidade somos que você quer vou dar um exemplo então meta 20 agnol a um oponente de nível de desafio adequado para personagens iniciantes que é perfeito para nossa Aventura iniciante mas se eu precisasse transformar ele em Goblin eu teria que trocar algumas coisas eu acho que não faz muito sentido ele tem uma lança então eu falei ele atacado espada curta que causa o mesmo dano também acho legal ele ser mais ágil então eu trocaria os valores de fortitude reflexos pronto para mim é somando Song o pobre isso já
nos faz entrar um pouco na última parte que é a parte sobre desafios é aqui que alguns Mestres criam gostam de criar as chamadas cenas de Aventura eu gosto de chamar isso de blocos por isso que a sua aventura vai ser dividida em blocos e os personagens precisam lidar com bloco e resolver ele para poder seguir com o próximo e aí é aventura vai ser né desenvolvendo a partir desses blocos O interessante é não pensar nisso como se fosse um roteiro definido o bloco após bloco Pode ser que eles resolvam bloco e passem para o
outro que você nem sequer tinha planejado ainda ou um que tava lá na frente não importa o importante é que esses Blocos prensados para começar a preparar um bloco pense Qual que é o objetivo principal daquela cena em questão Então pense Qual que é o desafio que os personagens vou ter que enfrentar naquela cena e por fim quem são os antagonistas daquela cena e como que eles atrapalham os personagens nossa dentro sobre golpes por exemplo uma primeira cena primeiro bloco poderia ser justamente se encontrar com a pessoa que tá contratando e negociar recompensa desse trabalho
envolvendo os pobres não existe um perigo para o dito mas tem um conflito que a própria negociação de informação e Recompensas e se você tem isso em mente somente isso em mente é mais fácil de você desenvolver uma cena interessante porque você tá lidando com menos elementos um outro bloco pode ser o próprio conflito que vai rolar no posto de novo o processo é exatamente o mesmo melhor coisa que você faz definir um objetivo e os problemas Pode ser então que os personagens querem entrar no covil dos Goblins e o que tá impedindo eles é
uns jovens são agressivos Estão ali na porta servindo como guardas Provavelmente o que vai acabar acontecendo no combate mas existem outras formas de resolver isso o importante é você não está planejando um combate você tá planejando uma cena que existe um conflito existe um problema existem antagonistas em relação aos personagens enfim agora você vai pensando em blocos né diferentes cenas e você vai trabalhar nesses Lopes individualmente isso ajuda bastante a construir uma estrutura de aventura que é mais fluida e por fim vamos falar então das Recompensas as recompensas são parte importante fundamental de qualquer aventura
podem ser coisa o item Mágicos dinheiro fama ou até mesmo coisas como informação destaque Lori não importa mas pense no seguinte o final de cada bloco precisa ter uma recompensa importante então voltando aparentemente blocos quando você planejar o seu Bloco A sua cena Pense também qual é a recompensa que os jogadores e os personagens têm em relação esse bloco E aí você deixa isso claro não sua narração do final de um bloco nós temos que nós vemos acima naquela cena de negociação a própria Recompensa é saber que eles vão receber um dinheiro específico no final
dessa missão sempre espaço deles terem negociado isso isso se aberto mostra né traz o certo envolvimento dos jogadores com o desenvolvimento da aventura e você pode reforçar isso como mestre no final da cena falando inclusive com todas as palavras possíveis negociaram Então pode registrar aí que né o valor monetário do final dessa missão vai ser x aí você fala qual que é a lutar contra os golpes eles ganham acesso ouviu isso é importante eles vão chegar no covil pode falar isso né povo agora você derrotar os Goblins eles percebem a porta do couve se continuarem
estudar mas também você pode trazer itens importantes ou itens interessantes como resultado desse conflito essa noção de vencer um desafio aí você é recompensado por isso é uma noção importante para o desenvolvimento de jogo isso traz uma motivação maior para jogadores e você vai usar isso ao seu favor é como se jogadores seguissem um fluxo em cada cena o cada bola Primeiro eles entendem objetivo depois eles passam para o conflito e tentam resolver esse conflito por fim eles recebem uma recompensa E aí podem partir para o próximo objetivo isso cria um fluxo de jogo interessante
positivo necessário para manter o povo entretido por mais tempo e é isso preparar na sua aventura pode ser tão simples ou tão complexo quanto você quiser ou puder o importante é você seguir uma metodologia que se adeque a você e aí foi funcional te ajudou em alguma coisa deixe seu comentário do vídeo compartilha sua experiência com o pessoal que tá aqui é bem importante trocar experiências com outros mestres para poder manter esse fluxo de informações Vivo mestrado não é um trabalho difícil mas é importante que a gente diz minist o que a gente troque mais
experiências com outros narradores com outros mestres se você curtiu Não esqueça de dar like se inscrever no canal e também Compartilhar esse vídeo com seus amigos e se você deseja ver mais dessa série você pode dar uma passadinha lá no meu canal da twitch.tv/mais perder o que eu quis falar sobre metragem e também tem metas para produção de mais vídeos tipo esse e é isso aí é muito nós é velho vai sumir e até a próxima