ae joel a inveja é uma admiração que cid simula o admirador que sente a impossibilidade de ser feliz cedendo a sua admiração tomou partido de invejar kirkegaard filósofo esta série do café filosófico falar sobre os 7 prazeres capitais prazeres talvez você os conheça como sete pecados capitais orgulho irá inveja avareza gula preguiça luxúria você já pensou como isso tem se transformado como ao longo do tempo pecados e virtudes foram sendo ressignificados a admiração é um abandono de nós próprios penetrado de felicidade a inveja é uma reivindicação infeliz doeu inveja a cobiça será tudo a mesma
coisa muitas pessoas dizem que são invejados por este ou aquele motivo chegam a atribuir um fracasso pessoal a esse tipo de sentimento alheio mas será que alguém em algum momento já teve a coragem de confessar se um invejoso quem acha que em algum momento da vida já foi alvo de inveja eu vou levantar junto para animá los muito bem assim quem foi alvo de alguma inveja nem uma pegadinha não vai levar a nada a maioria absoluta momento seguinte para justificar o título que eu encontrei para o nosso encontro eu quero perguntar quem daqui em joso
uma platéia psicanalisado não a platéia reconhece a inveja em geral um pecado e vergonha dizer assim o im fecho eu tenho uma profunda inveja das pessoas isto é mais difícil porque inveja vergonhosa e nós vamos talvez entender hoje porque eu quero começar fazendo uma distinção importante para nós entre inveja e cobiça cobiça é vontade de ter o que os outros têm a cobiça pode ser negativa resultar em outros defeitos como roubo etc mas a cobiça não precisa ser só negativa eu posso dizer que gosto tanto da casa que fulano tem que farei uma igual pra
mim a inveja não a inveja é sempre negativa dizer que existe inveja branca em primeiro lugar atrás do racismo brasileiro lá ela é boa ela é branca como se os grandes homens que destruir esse país não fossem governantes brancos mas dizer que existe uma inveja branca é não entender o que é inveja inveja nunca positivo inveja e 103 teza pela alegria alheia isso nunca pode ser positivo inveja não é vontade de ter o que os outros têm isso a cobiça inveja foi está definida por tomás de aquino como triste ncia de bonis aliene street se
alienam bones você bolos vocês preferirem tristeza pela felicidade dos outros resultados são pela sua diversidade aflição pela sua prosperidade a primeira característica da inveja não se trata da vontade de ter o que o outro tempo esta é a pura e absoluta cobiça a inveja é tristeza que o outro tenha e isso é completamente diferente então definida inveja como a minha dor pelo sucesso alheio definida inveja com a minha dificuldade de entender a prosperidade a inteligência a beleza alheia temos que pensar na própria palavra em viver e do latim em vieri não vê o invejoso não
vê a se ver apenas ao outro a inveja é um tipo de cegueira no purgatório de dante ao colocar a inveja na montanha no segundo terraço colocou os invejosos com os olhos costurados com arame castigo dos invejosos já que olharam tanto para os outros serão condenados a não ver mais nada até purgar em o seu pecado os olhos costurados com arame tem a ver com a questão da não visam que inveja provoca na divina comédia de dante alighieri o purgatório é representado por uma montanha para se dirigir ao céu o paraíso são terraços que hierarquizam
os sete pecados capitais por ordem de gravidade quanto mais baixo mais perto do inferno a inveja ocupa o 2º terraço acima apenas do orgulho e como o sol aos cegos não se sustenta assim também as sombras que alivia não mais do céu à luz olhos a lenta fio de ferro as pálpebras prendia a todos como o avião selvagem para do mar ea condição para a via as almas do outro lado eram reparo dos olhos a ordem da costura provoca pranto copioso e amaro eu vou fazer uma brevíssima narrativa de algumas pessoas que me conhecem até
sabem é que eu me refiro uma pessoa pega uma pessoa muitos anos muito conhecida minha e muito próxima e alguém que eu gostei por muitos anos uma amiga disse certa feita no meio de uma crise a seguinte frase leandro você está bem hoje você está bem fisicamente está bem profissionalmente pausa retórica ela me olhou mas isso passa eu queria dedicar esta palestra pessoa que me disse isso passa sendo pecado envergonhado que todo sofre eu me surpreendo muitíssimo ao ter contato com pessoas a quem a natureza foi a vara conta beleza física há contato com pessoas
a quem os bens materiais são escassos essas pessoas que às vezes me dizem que sou alvo de muita inveja ou pensões do que o que pode ser invejável nessa pessoa deve ser algo muito secreto porque o que aparece não é invejável deve ser algo que vestido não se possa contemplar mas a maioria das pessoas se considera invejada mas não invejosa sempre que falamos da inveja na terceira pessoa a primeira característica da inveja além de ser envergonhada é que ela jamais se refere a alguém distante sempre alguém próximo ninguém daqui desta sala hoje o nosso auditório
tem qualquer inveja das conquistas de júlio césar a grande carreira de 16 anos no poder de napoleão não causa dores que raiva que eu tenho napoleão que conquistou grande parte da europa ninguém desiste mas o cunhado o vizinho a síndica o colega de trabalho a inveja se dirige a alguém próximo eu perdôo o sucesso de alguém distante jamais perdoou o sucesso de alguém próximo quanto mais próximo pior que estabelece o dado da comparação não importa quanto eu ganho diz uma pesquisa famosa americana importa que eu ganhe mais do que as pessoas ao meu redor os
americanos estudaram quanto dinheiro é necessário para a felicidade e descobriram que tanto mais necessária quanto mais próximo fora pessoa de mim a uma pesquisa que demonstra que se eu ganhar a hipótese de 10 mil reais e me foi oferecido um aumento de 15 e os meus colegas ganharem também 15 eu prefiro ganhar 12 que eles continuem ganhando 10 eu prefiro perder pra que eles não ganhem quanto mais distante - a inveja porque a inveja é como disse desde o início a palavra em vitry a incapacidade de reconhecer uma falha minha e se concentrar no outro
logo inveja eu origem da falta da máxima socrática do conhece te a ti mesmo escrita no templo de apolo como não me conheço e pior aquilo que eu conheço eu não gosto é melhor eu dizer que o meu fracasso se deveu ao invés por que você não foi feliz muita gente invejosa por que reconhecer seu próprio fracasso é uma das coisas mais difíceis do mundo a inveja é dolorosa porque ela se refere sempre é o reconhecimento de uma homenagem indireta quem não investe invejar o corpo a renda a habilidade de alguém sua sociabilidade a sua
inteligência é dizer que este corpo esta renda essa sociabilidade essa inteligência são acima das minhas e isso é doloroso reconhecer a inveja é sempre amargurada porque inveja nasce do reconhecimento da minha fraqueza ser feliz com a felicidade alheia um grande desafio do nosso mundo em geral restrito a algumas mães heróicas algumas mães heróicas conseguem ser muito felizes com o sucesso dos filhos poucas pessoas fora deste universo o genuíno desejo de felicidade do outro sinal de um afecto excepcional porque o sucesso me causa sempre de sabor de afastamento dos amigos a inveja dirige todo o nosso
olhar para o que o outro tem o que o outro faz o que o outro é ela não serve em relação a nós mesmos e esse sentimento pode atingir um tal grau de intensidade que as consequências podem ser imprevisíveis logo no primeiro livro da bíblia na tradição judaico cristã no livro do gênesis o capítulo 4 traz a primeira história permanente de inveja se não considerarmos que o próprio lúcifer teria tido inveja do homem criado por deus na versão de mil cain agricultor até o pastor adão conheceu eva sua mulher e ela concebeu e deu à
luz caim e disse possuir um homem com a ajuda do senhor e deu em seguida à luz abel e vão de caim e abel tornou se pastor e caiu um lavador passado algum tempo ofereceu cá em frutos da terra em oferenda ao senhor abel de seu lado ofereceu dos primogênitos do seu rebanho e das gorduras dele e o senhor olhou com agrado para abel e para sua ferida mas não olhou pra cair nem para os seus dons caí e abel oferecem a deus suas premissas e deus olha para as ofertas de abel mas não olha
de caim quando deus atende abel na tradição da bíblia no talmude fica explicado que caiu de 1 pior das suas ofertas quando deus atende abel e não cair em caim sente inveja quem fica com o rosto abatido e diz no gênesis porque anda irritado e com o rosto abatido não é verdade que se fizer isso bem andar de cabeça erguida e se fizer isso mal não estará o pecado espreitando de a porta e aí vem uma frase decisiva eu tomo a tradução da bíblia jerusalém a ti vai ter um desejo mas tu deves dominá lo
como se deus dissesse no gênesis o desejo de todo mundo é inveja ti vai o teu desejo é natural que eu sinto inveja mas tu deves dominar ou seja inveja pasta natureza humana a bíblia trabalha com a noção de natureza humana a inveja de caim vai levar o primeiro homicídio da história de caim vai ser o rosto marcado e nunca mais pode morrer e deve pagar pela terra como alguém sem destino o que destruiu caim foi a inveja do irmão a inveja entre irmãos aparecem esaú e jacó josé seus irmãos a inveja do irmão é
terrível a inveja do irmão nascido o elemento mais próximo aquele que não consegue se alegrar com o sucesso alheio naturalmente com exceção das nossas famílias as famílias bíblicas são marcadas pela inveja ao contrário das nossas marcadas pela harmonia absoluta de festas de natal tornando a felicidade plena a nossa inveja é bíblica é próprio daquele tempo terrível que as pessoas têm inveja de irmãos lucas 15 temos uma outra notícia agora o novo testamento jesus se dispõe lucas 15 a contar a história de três parábolas de misericórdia mas mais importante começa no versículo ons a parábola que
o título dado muito posteriormente do filho pródigo nos faz perder um pouco a noção das coisas um homem tinha dois filhos o mais moço disse a seu pai meu pai da minha parte da herança que me toca o pai então repartiu entre eles os haveres poucos dias depois a juntando tudo que lhe pertencia partiu o filho mais moço para um país muito distante e lá dissipou a sua fortuna vivendo dissoluta mente depois de ter esbanjado tudo sobreveio aquela região uma grande fome e ele começou a passar pelo meia entrou então em se refletiu quantos empregados
na casa de meu pai que tem pão em abundância e eu aqui estou a morrer de fome levantou-se pois e foi ter com seu pai meu pai pequei contra o céu e contrate não sou mais digno de ser chamado teu filho mas o pai falou aos servos trazem depressa melhor veste e investiria e pode lhe um anel no dedo e calçado nos pés trazei também um novilho gordo e matá lo comandamos e façamos uma festa a parábola tem o nome do filho pródigo e esse nome dado muito posteriormente ao teste lucas não é original do
texto nos faz crer que o centro da parábola do filho pródigo e faz esquecer aquilo que acontece logo em seguida o filho mais velho chega o pai e diz o seguinte há tantos anos eu te ciro jamais transgredi um só de teus mandamentos e nunca me desse um cabrito para festejar com meus amigos contudo vê esse teu filho que devorou teus bens com prostitutas e para eles matas um novilho observado a tristeza do irmão é pura inveja o que é interessante é que o filho é invejoso que andré representou um lindo quadro o filho invejoso
olhando detrás de cumprir toda a lei sabemos que a parábola é uma crítica aos fariseus eu cumprir toda lei eu fiz tudo que eu devia fazer porque eu estou errado e aí vem a mensagem cumprir a lei não é o bastante a misericórdia deve superar a lei o irmão invejoso é a chave da parábola porque é crítica que o irmão invejoso encarna daquelas pessoas que dizem como todas as pessoas puras e virtuosas eu nunca traí meu marido eu nunca traí minha esposa eu sou uma pessoa fiel e a parábola está nos dizendo que ser fiel
é parte muito pequena da idéia de amor porque ser fiel apenas significa que por medo ou falta de oportunidade eu não fiz isso ser fiel é parte do problema o problema maior proposto lucas 15 é o amor superando a lei a misericórdia superando a regra a dedicação à caridade a generosidade superando a inveja na bíblia temos dois protótipos dois modelos de inveja são dois modelos clássicos que vão aparecer também na divina comédia e na grande literatura e água inveja otelo no clássico de shakespeare e otelo o general mouro que servia no reino de veneza era
casado com desde mona quando promoveu soldado cássio ao cargo de tenente ao invés de água seu mais antigo soldado provocou neste uma inveja devastadora ea água cria uma série de intrigas que leva o general a desconfiar de sua esposa e seu melhor amigo e até de si mesmo do teu o tello acreditando ter sido traído por desde mona asfixia até a morte ao saber de sua inocência crava um punhal no próprio peito a inveja levando ao ciúme e água também representa a pessoa que não tendo sido promovida não faz um minuto de reflexão porque eu
não fui promovido será porque eu não tenho tanta capacidade será porque eu tenho menor desenvoltura a resposta dele é que o mouro em justamente prefere o amigo do que a ele reconhecer o espaço da derrota pra outra é um reconhecimento muito duro é reconhecer que eu não me conheço o que eu tenho de me uma ideia superior ao que eu sou a inveja é tratada classicamente porque é um defeito em primeiro lugar filosófico contra máxima socrática que eu já citei o invejoso não se conhece o invejoso não vê em segundo lugar ela não atenta para
uma questão religiosa para quem é religioso seu inveja alguém por uma habilidade que essa pessoa tem e eu não tenho é porque não entende para os religiosos o plano de deus que dá talentos com obrigações é um contrato se deus tornou alguém particularmente ativa e com uma capacidade de trabalho acima da média porque muito vai ser cobrado para talentos se deus deu menos talento alguém é porque - será cobrado logo as pessoas naturalmente ninguém desse público que sejam limitados intelectualmente e ninguém que escutará a gente na televisão mas pessoas de outros países que sejam limitados
e intelectualmente que sejam feios fisicamente pessoas que vieram ao mundo com uma potência pequena essas pessoas terão uma cobrança muito menor no dia do juízo o olhar de seca pimenteira você já ouviu essa expressão na nossa cultura o que não falta são simpatias truques e amuletos para se proteger da inveja esse olhar que a gente acredita que está sempre a nossa espreita toda inveja vem pelos olhos e eles que serão costurados no purgatório toda inveja vem pelo olhar logo a primeira coisa que os amuletos contra inveja contém óleos como famoso olho grego olho turco a
primeira coisa que eu faço conta inveja lançar o olho contra o olho um olho de boi de fato jogado um copo d'água na porta de casa quando ele flutua ele absorveu a inveja negativo é claro que toda a matéria orgânica tende a flutuar mas claro que essa versão também não leva em conta detalhes de carbono de matéria orgânica usar o olho é muito importante sinais fálicos sinais de referência peniana defendem da inveja a figa um sinal fálico plástico alguém viola e disse como você está bem hoje imediatamente faça uma fita e coloque encontram externo um
dos chakras mais importantes do corpo isso vai fazer com que a energia volte a pessoa imediatamente você se fecham fazendo uma fica a figa feita de madeiras como raiz da guiné áfrica protege contra inveja sendo inveja também fruto do olhar e de um mau fluido ela pode ser derrubada por plantas mágicas como a própria guiné citado arruda arruda faça qualquer elemento negativo os frangos pelo seu cheiro arruda afasta qualquer qualquer coisa não apenas os negativos mas pra mim os positivos a mula arruda estimula a castidade na porque ninguém se aproxima de você um galho de
arruda atrás da orelha nem anjos nem demônios se aproximam de você também na tradição brasileira a espada uma lança de são jorge são plantas que lutam contra inveja a pimenta o comigo-ninguém-pode desembarque a pique uma planta venenosa importante plantas venenosas defendendo invés o manjericão e o alecrim afastam da invest a medalha de são bento com tem um exorcismo cruz sacra cm relux que a cruz de deus sejam a minha luz não draco sete minutos que é o veneno demônio seja jogado contra ele mesmo ela defende de roubos e de inveja a defender de roubo eu
recomendo que ela não seja de ouro ela seja de um metal mais simples muito importante o sal grosso o sal grosso é um dos elementos mais baratos para defender da inveja elemento religioso demônio tem ódio ao sal era costume antigo se jogar sal pelas costas para atingir o olho do demônio invejoso no trato popular o uso da figura o uso de banho de sal grosso o uso de plantas em geral orações contra invés orações contidas no popular livro de são cipriano da capa preta são todas práticas mágicas que tentam devolver esse isla esse olhar demoníaco
que nós em português chamamos simpaticamente de olho gosto o olho gordo é uma instituição fruto das tensões vicinais de sociedades rurais tensões entre vizinhos eu plantei uma macieira meu vizinho também acontece que a parceira do vizinho frutificou ea minha morreu a única explicação possível é inveja eu tive filho na mesma época meu vizinho meu filho morreu eu não posso explicar que eu cuidei - o que meus genes são inferiores ou que a mortalidade infantil me atingiu é inveja do vizinho a inveja atingir sempre a explicação mais fácil óbvia interessante pra eu poder pensar o fracasso
logo psicanaliticamente saindo do campo mágico e religioso ao invés daquilo que deve levar um psicanalista ao ouvir de seu paciente deve ouvir um psicólogo ou psicanalista quando ele confessa invés de que a lista é um dos campos mais ricos para conhecer a pessoa porque a todo o dedo diz o velho mestre cá a todo o dedo que eu aponto para alguém acusando de algo a três dedos apontados para mim tudo o que eu noto no outro é porque me falta me dói é um espaço de vazio saber o que eu invejo é sempre um espaço
possível para interpretar o que me falta bailando no ar gemia inquieto vagalume quem me dera que fosse aquela loura estrela que arde no eterno azul como uma eterna vela mas a estrela ficando a lua com ciúme pudesse eu copiar o transparente lume e da grega coluna a gótica janela contemplou ou suspiro rosa a fronte amada e bela mas a lua fitando o sol com azedume mísera tivesse eu aquela enorme aquela qualidade imortal que toda luz resume mas o sol inclinando a rotina capela pesa nesta brilhante auréola de nome em farm esta azul e desmedida um
bela porque não nasce um simples vagalume círculo vicioso desmanchado na sua fala genial que é o fato de que sempre o outro tem e contém uma parte que eu não tenho nem contempla as pessoas assediados pela fama suspiram pela pace as pessoas em passos pirão pela fama disso os religiosos tiraram a idéia é conformista que cada um tem uma cruz cada um tem um peso nesta vida cada um veio com algo que não pode invejar do outro disse eu posso retirar do ponto de vista da literatura uma outra reflexão que cada um de nós é
absolutamente incapaz de ver se usa uma única palavra feia hoje ontem logicamente vê-se como ser e é sempre por comparação porque o que me torna alto ou baixo em comparação com os outros o que me torna rico ou pobre o que me torna centro do mundo é o fato de que quem estuda mais do que é obcecado e quem estuda - relaxado quem malha mais do que eu deve ter problemas quem malha - é largado quem tem mais dinheiro do que eu é metido quem tem menos ep rapado infelizmente para mim eu sou o centro
do planeta ea norma para tudo tudo que estiver acima exagerado tudo que estiver abaixo é uma falta e é isso que machado nos diz em que um se compara com o outro e ao invés de pensar se pensa apenas ao outro voltamos a etimologia latina em vida era em viver e não ver a inveja é uma forma de cegueira sofisticado que nos atinge quando eu tenho que me responder a seguinte inquietante questão eu sou feliz a única resposta que eu posso dar é comparado com os outros eu não sou tão feliz mas tem gente pior
o nosso grande problema é que sempre haverá alguém pior e sempre haverá alguém melhor em qualquer campo lutar para ser o homem mais rico do mundo é um posto que oscila porque este posto é logo ocupado por outra pessoa imediatamente outro isso o fato de que todos estamos condenados ao fracasso em fracasso que eu vou chamar de morte que para quem não compartilha de um ideal metafísico é o fim deveria me libertar ao mesmo tempo deveria me incomodar porque eu não nasci um simples vagalume desejar sol sendo vagalume na ideia de natureza machadiana significa sempre
observar para além de onde eu estou e aí o complemento que inveja além de ser uma cegueira e de uma falta de conhecimento a inveja é incapacidade de estabelecer os limites do meu narciso do meu erro a inveja é um reconhecimento tamanho de fracasso pessoal e social que obviamente ao invés deveria ser dita com muita prudência porque ao dizer o que será que ele tem que eu não tenho eu estou dizendo acima de tudo que eu não tenho bresso está sempre de quarta sim senhora vou dizer porque ele foi escolhido e não eu ao buscar
lógica no destino na vida porque tal pessoa está tão bem se é menos do que estou trabalhando com uma falta de conhecimento e tentando dar uma lógica que sempre só pode ser a lógica do favorecimento o sucesso é um risco a solidariedade aos outros no sucesso é o teste máximo várias pessoas me dizem que testam os amigos no momento da dor no momento da dor testamos a caridade alheia ela existe no mundo ela é abundante até o momento da dor causa simpatia muitas pessoas a pedir ajuda quando estou doente fracassado financeiramente abandonado pela mulher ou
pelo marido você sempre vai encontrar alguém que lhe ajude o teste da amizade continua o texto haydée gheriano sobre amizade um texto que eu gosto muito é um teste de relatar ao amigo sucesso e outro teste raid gheriano o mais sofisticado e ver como amigo narra a crítica que ele ouviu sobre mim quando um amigo me conta segundo rider a seguinte ideia estão dizendo por aí leandro ser muito metido eu não digo isso que eu sou seu amigo você sabe que eu gosto de você entenda o seu jeito você sabe que esse seu jeito nem
todo mundo entende e que às vezes pode parecer uma pessoa que você me tira quem não te conhece como eu que gosto muito de ti esta pessoa está dizendo eu concordo com tudo o que dizem de você mas começou seu amigo pega mal não orna dizer isso logo eu preciso dizer que os outros de certo utilizar uma terceira voz para fazer uma crítica é do ponto de vista de um texto de raiva sobre a amizade uma maneira uma estratégia retorna que dizer tudo o que eu quero dizer é muito difícil muito difícil saber ao longo
da experiência da relação humana que eu possa conviver com sucesso eu me considerava uma pessoa com todos os defeitos do mundo achava que apenas dois pecados capitais não me tocava avareza porque eu me considerava e me considero muito generoso e eu não era invejoso envelhecer é surpreender num momento muito específico da minha vida uma crise financeira muito intensa uma das pessoas mais próximas a mim não aquela que dizia que isso passa mais uma pessoa genuinamente próxima a mim estava no momento inverso muito bem e eu estava mal isto felizmente passou bem esta pessoa me convidava
para almoços maravilhosa e mostrava que estava com o pranto comprei um tapete maravilhoso de 12 mil doses onde é só por este preço que maravilha eo com a conta de luz atrasadas estou pensando em comprar um quadro e ofereceram por 15 mil dólares eu acho que eu vou comparar nossa que maravilha eu descobri naquela rápida ocasião de uma pessoa que eu gosto muito que não tinha culpa nenhuma de estar tendo êxito no momento que eu não estava tendo êxito eu descobri naquele momento que é inveja também me tocava envelhecer e descobrir se cada vez mais
defeituoso supondo que virtude é só falta de conhecimento e o que eu acho que aquilo que é bom é apenas ignorância dos fatos a tudo tudo que eu possa dizer por exemplo isso nunca me aconteceu saibam vai acontecer e com freqüência cada vez maior inclusive apesar dos esforços da química índia terminado o momento eu vou me descobrir fracassado e ruim é um momento que eu tenho a chance de dizer do ponto de vista da psicologia de que eu tenho um espaço de fracasso de vazio de dor que não pode ser preenchido pelo menos naquele momento
é o momento de dizer o que é mais fácil e mais comum que aquela pessoa que está me mostrando os frutos da sua vitória o seu esforço pessoal e do seu trabalho é apenas metida e que eu não a toleram só quem vai dizer que é um atoleiro porque ela tem o que eu gostaria eu vou dizer que eu não a bolero porque ela é exibido porque ela é metida e assim por diante se a inveja faz parte da natureza humana nos toca todos e como vimos pode nos levar por caminhos perigosos como lidar com
ela um aprendizado que pode começar na infância e continuar a vida toda num processo de autoconhecimento a inveja como um processo de transferência trabalhado por exemplo melanie klein que vai dizer que desde muito cedo uma criança tem inveja da mãe porque ela é a fonte do leite e de uma criança tem inveja da outro e que uma criança tem dez brinquedos à sua frente e não está brincando com nenhum mas de repente uma outra criança pega um brinquedo não são os filhos de vocês são as crianças de outras cidades e outros lugares diz a kleine
que quando alguém pega o meu brinquedo e começa a brincar e eu tenho um ou dois anos eu não tenho cobiça daquele brinquedo isso é falso eu não tenho um sentimento de posse daquele brinquedo é falso a noção de propriedade privada não está definida ainda que o pronome possessivo meu já exista o que eu tenho inveja é da alegria de quem está brincando eu tiro o brinquedo nas mãos dessa criança porque eu não tolero que ela seja feliz com o meu brinquedo só que nem isso eu vou poder dizer com um ano de idade eu
vou dizer meu lugar porque o que não tolera a felicidade do com um ano com dois anos estuda sobre inveja infantil como um processo em que me incomoda que eu já percebi que quando estou no restaurante sozinho numa mesa não muito animado ea mesa do lado está falando alto e cantando e bento e eu conheço muitos falam alto na ao dizer como eles falam alto estão cantando parabéns e deviam ser mais discreto para pisar você mas eles cantam a plenos pulmões parabéns a você e eu estou irritado com isso porque naturalmente aquela mesa mais feliz
do que a minha ea minha está mais apagada opaca e ao invés de dizer que estou numa mesa que não deu sorte quanto à química social eu vou dizer que a gente escandalosos a não sabe que estão em local público que é obrigatório parecer infeliz como todo mundo e discreto e rebaixado vocês vão notar que parabéns em geral e irritam a quase todas as pessoas ao lado porque não estou compartilhando isso então não me importa nada apenas me importa por comparação que eu tenha mais que eu seja mais porque eu vivo infelizmente com a minha
paz de espírito exteriorizar como advertem os estoques especialmente marco aurélio nas meditações eu vivo e peter realmente não é uma expressão que ele usa eu vivo por fora logo eu posso ser perturbado por qualquer pessoa se eu vivesse internamente se eu tivesse atingido esse equilíbrio absoluto os bens dos outros não me incomodaria teria atingido essa táxi que está em de estar absolutamente tranquilo o invejoso é aquela pessoa que como irado e como qualquer outra pessoa coloca sua essência sua alma seu espírito que vocês quiserem na rua disposto a exposição pública imediatamente fica perturbado com ele
é um pecado universal é um defeito universal por que ele nasça diferença humana e apesar de filósofos antropólogos historiadores utilizarem expressões como espécie humana gênero humano humanidade ou genéricos como cristandade europeu ocidental o terráqueo apesar de sermos agrupados em conjuntos de grande similitudes nós somos absolutamente diverso todas as pessoas são diferentes das outras ea inveja é universal porque ninguém é igual a ninguém não há inveja entre a sociedade das formigas ou das abelhas por que a diferença da geneticamente não há maneira de extrapolar logo eu concluo que inveja mas a nossa diferença conclusão trágica porque
somos todos diferentes quem aqui tem vários filhos e é possível que estou ainda ocorra sabe que filhos criados pelos mesmos pais com a mesma alimentação e no mesmo ambiente são absolutamente diferentes uns dos outros nós não controlamos a igualdade de filhos e as diferenças me leva ao conhecimento às diferenças me remetem ao norte ao light motivo que eu comecei conhece te a ti mesmo só que conhecer a si mesmo olhar para a medusa eu viro pedra eu só posso me conhecer com a estratégia grega de olhar para medos através do espelho do escudo refletindo a
imagem porque é um horror tal observar que é melhor observar pelos olhos dos outros eu estou bem empregado claro que estou tem tanta gente pior aquilo que eu faço é significativo eu sou um bom marido eu sou um bom pai eu sou um bom filho nossa tem tanta gente pior é olhar para aquilo que eu sou de fato é tão desafiador que o pecado doloroso envergonhado da inveja o pecado mais envergonhado de todos os pecados é a melhor solução para eu não me olhar então na verdade a inveja esconda algo que poucos filósofos notaram ao
invés de esconde aquilo do poema famoso do mal secreto esconde aquela dor que eu prefiro tudo aparecer dolorido fraco o fracassado se a cólera que espuma a dor que mora na alma e destrói cada ilusão que nasce tudo o que pude tudo o que devora o coração no rosto se estampasse se pudesse o espírito que chora ver através da máscara da face quanta gente talvez que inveja agora nos causa então o piedade mas causasse quanta gente que ri talvez consigo guardar uma troça recôndito inimigo como invisível chaga cancerosa quanta gente que ri talvez existe cuja
aventura única consiste em parecer à os outros venturosa a inveja escondi minha falta de convívio com os meus fracassos inveja esconde histórica literária e teologicamente minha dificuldade de pensar na dificuldade de me ver a inveja é fruto da falta de autoconhecimento pecado permanente av maravilhosa para nós indicaremos a capacidade de superá lo porque onde eu sentir inveja onde observar alguém que tem algo que eu tenho tristeza pela alegria alheia eu teria chave de ouro e o caminho correto para atingir o meu conhecimento teria o caminho daquilo que paulo chamou um espinho na carne o caminho
para conhecer meus defeitos e é principalmente mais grave que os meus defeitos os defeitos que eu não ver o que eu não quero ver uma habilidade superior a minha mostra centro espaço daquilo que eu não sou como pensava nisso que o ser humano é uma corda e pesada entre esse berman disse além do homem eo nada e como eu estou sempre nessa oscilação entre o desejo ser que o ebay mexe e na e como nada infelizmente é muito frequente e o além do homem o ibge é menos freqüente como estou cercado dos meus fracassos e
para cada dia maravilhoso da minha vida eu tenho dezenas de dias teólogos como eu tenho diante de mim a todo instante meu fracasso permanente ao invés de me tornar humilde ao invés de me tornar senhor de me como um ser incompleto a dor é tamanha por essa incompletude que eu prefiro apelar a uma espécie de ópio que achar que o problema não é comigo mas é com o outro e esta espécie de ópio o nome mais genérico dela em inveja a inveja é o indicativo maior de todo e qualquer conhecimento que eu possa ter sobre
mim um sobre o outro único problema em tragável único vazio absoluto única espelho de dorian grey citando as carwell dia em que eu não posso olhar porque exatamente ali está meu e medonho eu tenho que colocar o espelho de dorian gray não só tu porque no momento que o rasgar esse espelho eu vou voltar a ser quem eu sou no este momento honesto no na frente do espelho olhando meus limites minhas pretensões as máscaras que eu construir e que cada um de nós construiu como bom pai boa mãe bom filho bom profissional bom motorista honesto
trabalhador e toda a desonestidade está sempre em outro lugar em outro prédio em outra cidade em outro partido olhando no espelho como uma espécie de dor permanente sabendo que meu destino é a morte por mais que eu seja abril eu vou declinar me leva voltar para encerrar a frase inicial leandro e isso passa talvez eu devesse agradecer ainda devo ter essa conversa com essa pessoa que eu chamo de uma semi amiga e pensando de fato não que tenha nascido desta vontade mas essa pessoa talvez tenha me dado uma das maiores lições de vida que eu
tenho nos últimos anos é saber que de fato passa não que isso tenha nascido do amor por mim não quis ter nascido da vontade que eu cresça pelo contrário nasceu da dor do meu crescimento mas isso passe é verdade mais dura que alguém poderia ter medite raramente alguém que me ama me diz verdades os meio amigos e as meias amigas são aqueles que nascidos um sentimento de pura e cristalina e adamantina inveja nos dizem a única verdade que nunca paz a única verdade que nunca passa é que tudo passa logo invejar é apenas estar fixo
em algo que passa por que aquela pessoa que tem uma habilidade passará e eu também passarei logo é apenas um desnível temporal diz um poeta da minha terra todos estes que aí estão atravancando o meu caminho eles passarão eu passarinho mario quintana nos lembrou exatamente que se eu não posso e eu com ele serra fala se eu não posso nunca ser o melhor em nada se eu não posso nunca ter um bem permanente como beleza ou dinheiro se eu não posso nunca ter nada que não possa ser alvo de inveja ou que não tendo seja
inveja de outrem a única coisa que eu posso ter é ter a alegria de olhar para passarinhos ou seja de ser feliz a inveja talvez e pra encerrar de fato seja um grande erro porque ela impede que eu seja feliz e talvez seja isso a coisa mais dolorosa da inveja ela me torna infeliz não pensar naquilo que eu tenho a inveja é um pecado envergonhado pois as pessoas têm vergonha de admitir que sentem essa tristeza pela alegria do outro ao mesmo tempo a inveja revela a incapacidade de reconhecer o que falta na gente porque com
a comparação nos concentramos sempre no outro e não em nós essa espécie de cegueira foi representada na divina comédia de dante alighieri por pessoas com os olhos costurados que caminham pelo segundo terraço do monte do purgatório com os olhos costurados fica impossível olhar para os passarinhos ou seja ser feliz como nos diz leandro canal a série do café filosófico 7 prazeres capitais pecados e virtudes hoje você encontra no site da cpfl eu ame compro flores naturais porque elas moram eu detesto flores de plástico elas ficam a pessoa superior seria a pessoa que não necessita muito
dos outros