salve moçada cinco minutos de hoje é sobre o conto contemporânea literatura brasileira chega a icca então hoje vou falar sobre o conto contemporâneo brasileiro a gente chama literatura contemporânea mais ou menos aquilo que se produz sei lá brother dos anos 60 70 do século passado pra cá é é meu forçado não dizer que o que foi que de repente há 50 anos é contemporâneo mas é nomenclatura convenção literária tá certo os padrões da literatura é literatura atual bom tão esses vita ser muito difícil de gravar e nem car nossa senhora cá porque muita coisa muita
gente e o que constitui essa literatura contemporânea é que nós não temos uma escola específica mas tem projetos individuais ea gente tem que ficar é meio que elencando listando autores que mereciam muito mais tempo mas com o canal vai ter mais vídeos aí pra frente então esses vídeos aí vou citar nomes lá com o contemporâneo nos anos é 70 você vai ter o advento da literatura maravilhosa de rubem fonseca cara que cara bom ver tem como tema a violência urbana nos grandes centros né personagens é marginalizados muitas vezes não é é é uma outra questão
importante essa linguagem que é s cola da temática né a temática violenta linguagem também é violenta rc é importante a temática da sexualidade é uma sexualidade muito é explícita e também em rubem fonseca você tem o que nós vemos chamado de um realismo hiper realismo nos seus romances de um diálogo com a literatura policial com os romances policiais obras de rubem fonseca três grandes obras de contos né que iniciam sua carreira lúcia mccartney nunca feliz ano novo e o cobrador três obras-primas da literatura brasileira lembrar que também escreveu o romance romança sus como por exemplo
a grande arte agosto que tematizam suicídio vargas bufo spallanzani uma galera esse rubem fonseca outro grande conquista contemporâneo é dalton trevisan o famoso vampiro de curitiba que estreia na literatura brasileira com a publicação da revista joaquim em 1946 e ele ao lado de rubem fonseca é um grande mestre da narrativa curta dedicou sua carreira quase que integralmente aos contos sua linguagem é extremamente minimalista extremamente concisa né porque ele vai retratar um universo pequeno personagens pequenas né as histórias que têm temáticas repetidas né é como os mesmos joins e marias vivendo os mesmos relacionamentos doentias né
e isso nós chamamos de repetição ou podemos chamar também de estilo e em questão de estilo é dalton trevisan é o dos insuperáveis contistas brasileiros quais são suas principais obras novela na novelas nada exemplares cemitério de elefantes e também obviamente o vampiro de curitiba e muito mais obras aí contemporâneas desgracida macho um não ganha flor e outras outro conquista contemporâneo é murilo rubião que também começa a produzir nos anos 60 70 do século passado e tem como característica é o realismo fantástico tá certo é os elementos mágicos surreais nas suas obras como por exemplo o
ex mágico eo pirotécnico zacarias ligia fagundes telles também é uma grande conquista brasileira contemporânea a autora ainda viva e quais são as características de lygia fagundes telles ela vai retratar um universo intimista psicológico né que às vezes dialoga com a obra de clarice lispector outra temática que são os dramas humanos os des caminhos das relações humanas é em lígia fagundes telles há também uma certa vertente a a fantástica na sua literatura em si é mistura 11 elementos da realidade com elementos inusitados né os finais ambos e também de certa forma certa forma abertos em obras
como antes do baile verde só clássico cara antes do baile verde seminário de ratos a e também lembrar que ela escreveu um grande romance entre outros né essa espera total mas as meninas 73 que uma obra prima no romance joão antônio também é contista contemporâneo bastante relevante ele é um autor que vai focar na o o os personagens marginais né o submundo né do rio de janeiro são paulo o joão antônio vai colocar com personagens a prostitutas cafetões leões-de-chácara traficantes viciados e e é ele foi um observador privilegiado essa cena porque ele freqüentava é essa
região da boca do lixo e em são paulo e depois do rio de janeiro e ele vai ter como característica também muito importante uma linguagem é que traduz a esse universo ele mistura essa gíria da rua com a linguagem jornalística que ele era jornalista também e uma pegada literária muito forte além dos marginais e também enfoca nas suas obras os trabalhadores nós aliás aliados desempregados e quais são as grandes obras de joão antônio é malagueta perus e bacanaço uma obra-prima leão de chácara e também abraçada meu ódio e pra encerrar nosso videozinho caio fernando abreu
na cara um tremendo escritor que trabalhou também na valongo o teatro mas é no conto que está a sua principal produção ele é o grande nome dos anos 80 na nossa literatura ele faz um diálogo com a cultura pop né um diálogo com roque enrow um diálogo com as histórias em quadrinho com cinema até com a música brega né e ele vai ter obras de um tremendo intimismo nesse ponto também se aproxima de clarice lispector e a a temática da sexualidade importando a sua obra da onu como afetividade da homossexualidade né a temas autobiográficos também
o tema da aids da qual o autor foi vítima né e é sob a prima é o livro de contos maravilhosos morangos mofados uma obra prima e um marco da literatura dos anos 80 no brasil é isso aí moçada esse foi o nosso vídeo sobre o contemporâneo se inscreve no canal e bateu-lhe campanha correta com a gente estão aí