eh fala pra gente assim qual que é a a questão hoje começando com sabo primeiro religiosa que você acha que tem que ser esclarecida que meu as pessoas estão tentando esconder tem algo ali que tá meio obscuro as pessoas não querem tocar naquele assunto Gêneses Apocalipse esconde aquilo que é que é lendário mitológico e real na história bíblica de gênes Apocalipse pessoas que TM o conhecimento sabem o que é um conto lendário um personagem que nunca existiu que ele não é real que ele não é verdadeiro então estou me referindo aos profissionais aos teólogos profissionais
não aos fundamentalistas que colocam o fé e crença não tô falando aqueles que tem a sua fé tem a sua crença Mas sabe da interpretação e da da questão histórica do conceito históri pra literalidade ao invés de ser aquele aquele que está camuflando ele está camuflando por que que ele faz isso dá dinheiro bem de livro Como que é não é tudo política Com certeza exemplo se eu sou o pastor de uma igreja hum sou teólogo conheço o que é lendário o que é verdadeiro O que é real eu tenho 1 membros na minha igreja
sei que são todos com muita muita crença e muita fé qualquer coisa vão fazer na vida é tudo com base na Bíblia aí eu vou desconstruir esse Castelo o qual isso me sustenta tem que ser um burro e um idiota para isso quer ver um exemplo que é lendário folclórico e que todo mundo acredita na Bíblia Lúcifer explica aí professor Satanás Satanás Na verdade é um é um é um trabalho evolutivo de contend quando você chega na Bíblia todo mundo fala Ah Satanás incorporou na Serpente não da perspectiva de quem está escrevendo no relato do
Gênesis não tem perspectiva de um ser oponente a Deus o qual tem a primazia de enganar os seres humanos quando está escrevendo registro do gênes esquece isso não existe essa concepção essa concepção vem posteriormente então quando eu crio uma única divindade para minha nação coloco Deus para minha nação a partir momento até então estava dizendo que Deus era o criador do bem e do mal ele é a fonte de tudo quando eu coloco ele como absoluto eu não posso dizer que ele é antagônico não posso dizer que ele é o Deus do bem e Deus
do mal eu tenho que tirar o mal disso O que que eu faço crio um personagem o personagem que desenvolve o mal com seres humanos mas existe a a questão é tinha um anjo muito próximo não isso nunca existiu que se rebelou não isso aí também não existe isso aí nunca existiu não tem isso na Bíblia entendeu entendo você vai encontrar isso lá em Apocalipse capítulo 12 Olha onde nós estamos livro do apocalipse nós estamos falando de toda uma historicidade do Antigo Testamento mas lá em Apocalipse pro Futuro né não isso ainda vai acontecer no
Apocalipse se for colocar tá então início que eu sou contra as pessoas sabem do que é só que não vamos camuflar deixa as pessoas assim por exemplo quando nós todos estudamos L onde na cartilha B com aá B com EB todo Cristão novo convertido ele aprende na cartilha só que eu sou o professor eu sou mestre vou falar não é melhor esse aqui ficar no ensino da cartilha que é melhor e saber que com a da b b com e da B do que eu falar ó P com h e a vai dar o som
de fa Então continua na ignorância que é melhor isso a Igreja Católica tentou fazer lá atrás até que viio a reforma protestante mas até em 1500 até a reforma protestante era isso então eles comandavam eles ordenavam mas eles sabiam Porque caso eles não soubessem Martinho lter não teria feito o que ele fez e nós não teríamos tantas outras revoluções denominacionais religiosas como nós temos até hoje nós são vários sistemas ho religiosos nós temos católico protestantes aí tem protestantes luterano depois você tem lá os tradicionalistas depois você tem os Pentecostais né o Pentecostais e pode acreditar
daqui a pouco so mais um outro movimento aí é assim essa a questão só que a vez de melhorar não melhora piora né E outra outra coisa esse Lúcifer ele foi uma tradução errada de São jerônimos para a vulgata Latina né Prof isas 1412 como caixo do céu a Estrela da Manhã filha da alva Deb davas as nações e tu dizend no teu coração subirei Acima das mais altas novens e serei semelhante altíssimo contudo será precipitado no inferno então é como como Comodo se disse decao Lucifer em latim a tradução de Isaías 141 então Lucifer
Luce lufer portar portar luz que isso é uma aplicação do planeta Vênus que nós temos a expressão Reel Ben shahar estrela da manhã em hebraico eosforos nós temos isso dentro da Sept ginta então uma tradução que na verdade gerô não quis conotar um ser maléfico ali não é apenas uma tradução do planeta Vênus em latim uma questão que resplandece a luz que em Latim é Lucifer que esse mesmo vocábulo aplicado lá na epístola de Pedro aplicado a Jesus Até Que A estrol Dalva nasce em vossos corações só que aí posteriormente outras pessoas pegaram esse vocábulo
Lúcifer colocaram no no sentido pejorativo e aplicaram como fosse a queda de satanás Isaías 1412 Satanás uma coisa Lúcifer é outra is dizer não Lúcifer seria o nome de Satanás Satanás significa adversário e diabo significa acusador então Satanás não é o nome do se mas quem na sua visão no inferno quem está lá no inferno é bom tá vazio não tem inferno outro problema que não existe inferno também inferno não não o inferno é uma construção e PR onde que andr suque vai então Oi não entendi andr suque Ela vai para onde andr quem and
ah da língua de cobra L gostona gostosona ela fez a língua de cobra lá por causa disso filho é por isso que eu falo eh nós não tem como nós Nenhum de Nós não tem como você dizer para onde a pessoa irá após a sua essa passagem aqui nessa terra não tem como certo eu não sou juiz eu não sou Deus para dizer para onde a pessoa vai eu sei que todos irão para o túmulo serão cremados eu mesmo serei cremado então não mas existe o céu e e não existe o inferno não não tem
como porque isso é um conceito bíblico que na verdade o conceito bíblico não é bíblico ele vem de outros povos exemplo vamos lá se eu for tratar de inferno eu vou falar dentro dos gregos dentro dos gregos nós temos Ades tá Deus que cuida das regiões inferiores nós temos um conto mitológico interessante na Bíblia que é no Evangelho de Lucas quando Lucas vai tratar da morte de Lázaro e do rico que aí diz que ambos vão lá pro seio de Abraão o seio de Abraão algumas pessoas colocam que é um local geográfico não é não
se trata de um local geográfico ali dentro do conto mitológico tá falando de alguém que está ao seio do próprio Patriarca Abraão na verdade alguns colocam isso como parábola outros colocam que isso é literal os espíritas colocaram que é literal outros colocaram que é parábola não é mitológico Por que mitológico primeiro que parábolas não você não faz a construção literária sua estrutura literal com verbos auxiliares de existência ora havia havia verbo auxiliar de existência isso não é comum em parábola isso é comum dentro da mitologia você traz uma característica como se fosse uma verdade ou
uma realidade e onde foi parar o Rick láa no hadis é o nome da dividade grega que cuida das religiões inferiores Olha que outro passo interessante aí o rico diz assim manda que Lázaro pai Abraão molha a ponta do seu o dedo na água e refresca a minha língua que estou atormentado aqui nesta chama aí você fala o camarade está atormentado em chama tá dizer que tem fogo lá no inferno ao mesmo tempo está mandando molhar a ponta do dedo na água é porque dentro da mitologia Existem os rios dentro do Adis dentro do inferno
isso explico no meu livro O inferno existe eu tenho um livro sobre isso que eu provo que inferno não existe dentro da literatura bíblica e as outras partes do que é que são três palavras de inferno que foram traduzidas tudo como inferno né que é o Ades que tá no Novo Testamento que o Sabino colocou tem o sheol que era um local em que se acreditava que iria né e tem o Guen o gueren e ele existe até hoje então se você quiser visitar o inferno você pode ir lá em Israel e ver o campo
de gueren lá o tártaro Gin também é grego cheol hebraico é Sepultura você tem várias o que que qual foi o problema veja bem quando o sofron neus Gerônimo conhec ele mais como São Jerônimo foi fazer a a versão da vulgata Latina ele generalizou ele colocou palavra chol em hebraic ele colocou inferno Ades em grego ele colocou inferno Vale de rinon J rinon ele colocou inferno tá Ou seja todos os vocábulos hebraicos e gregos que cada um conotava um aspecto abstrato próximo debate vai ser o inferno existe isso po pode você tem aí vários vocábulos
hebraicos e gregos que conotava questões abstratas out não abstratas Por quê os vocábulos em hebraicos não querem lidar com abstratismo eles querem lidar com questões físicas Então quando você vai falar de inferno el vai colocar que a Sepultura o sepulcro mesmo onde a pessoa ali foi colocada já os já o Novo Testamento quando vai traduzir do grego não tamb vem pro conceito justamente dos próprios gregos então o gerô fez o quê onde estava existia as suas diferenciações de vocábulos específico para cada questão ele generalizou pegou todos e traduzido para onde tudo inferno aí você vem
com os tradutores em português João Ferreira de Almeida faz o quê o seu trabalho foi em cima da vulgata Latina que é a língua corrente da M mesma a família do português classificação Itálica ramificação indo-europeia então ô já para que que eu vou fazer tradução se já tem meu amigo aqui que fez em latim parente com português vamos usar o do latim que aconteceu Ficou inferno na bíblia em português aí quando você chega no grego no hebraico é inferno não iso é o problema de forma alguma tem um lugar para onde as almas vão condenadas
a passar não quem quem quem lá passou e viu que um dia alguma alma foi para lá quem e voltou para escrever passou e viu não quem alguém foi lá você tá entendendo agora e quando a gente fala isso assim eu o pessoal falou da parte bíblica da especialidade deles né e inclusive assim tem muitas pessoas que são teólogos que afirmam que o inferno não existe né eles afirmam tem interpretação são até mesmo Cristão mas diz ó o inferno não existe mas pra gente po dizer lá lugar na verdade o inferno teria que ter espaço
tempo e o Céu também teria que ser algo muito parecido com aqui seria um lá umar e a pergunta é as definições seriam iguais a essa realidade que que a gente está aqui então para nós falar lá ah lá no inferno Onde vamos apontar qual a região Quais são as coordenadas só um detalhe aqui gostei vamos trazer o debate depois do inferno ex se você coloca quer ver agora olha que interessante isso se você coloca com o inferno exist você vai colocar ele como como um local ou como um ser um ser como um ser
o inferno seria um ser então o inferno não seria um local não físico não vamos lá a pessoa quando morre você falou e se a pessoa vaiar pro inferno vai para o inferno é você tá entendendo que o inferno é um local um espaço ou um ser uma pessoa não tô achando que é um estado da Alma estado da Alma OK aí tem um problema aí não tem como ser um estado Porque se é estado Porque se o céu é a visão beatífica é o estado de contemplação só que o inferno será destruído estado seria
o estado Como o estado Como que o estado vai ser destruído estado de de danação não o estado da alma é o sofrimento um você ter o gozo que seria a felicidade o outro você tem a danação com sofrimento aí agora o problema então o que me leva a minha alma a ter esse estado de Sofrimento a você vai entrar no aspecto religioso é o aspecto religios aí você vai ter que colocar santidade ah a Bíblia diz que eu Eu não fumo eu não bebo eu não me prostituo porque eu vou pro céu mas quem
falou que esse conceito é verdadeiro e se for ao contrário e quem se prostitui bebe e fuma vai pro céu entende julgamento valores porque o bandido da Cruz né é o ladrão da cruz o que que ele fez roubou a vida todda chegou lá na cruz que que aconteceu com ele ele morreu em estado de graça não que estado de graça foi Perdoado ao vivo ah é cadê a lei da semeadura que que ele colheu ele colheu colheu o que se ele que que ele colheu se ele plantou só o roubo ele colheu o qu
salvação parao Ó no momento em que ele é salvo naquele momento da Cruz foi antes de morrer fo antes de morrer certo ele não pode ele não pode morrer no no pecado se ele morre a momentos antes de obter o perdão ele vai passar pelo purgatório que vai trazer para ele sim uma privação um sofrimento e uma Purificação lá vamos lá vamos lá agora agora tá na minha área tá crtica textu esse relato aí tá apenas em Lucas 2343 Aí eu pergunto você tem Mateus e Marcos que fala que ele não está arrependido só Lucas
fala que tá arrependido Aí eu pergunto dentro da crítica textual Eu tenho dois dizendo que ele não se arrependeu e um tá dizendo que ele se arrependeu com quem que eu fico com esses dois aqui e Marcos é o primeiro evangelho ter seido escrito Mateus dependeu de Marcos Lucas dependeu de Marcos só que agora tô vendo que Lucas tá com uma fonte independente dentro da crítica textual Eu tenho dois contra um logo esse relato de Lucas não é verdadeiro é errado o relato dele porque só ele coloca salvação e outro problema quando ele coloca a
salvação ele quebra a lei da semeadura o que eu planto eu colho o que que o ladrão colheu ele não colheu nada ele colheria só saberia de de fato e verdade que ele se arrependeu caso ele descesse da Cruz e a conduta de vida a partir daquele momento que ele desce da cruz não é mais de roubo aí eu posso dizer que ele se arrependeu metano é mudança radical do homem interior em qual momento o relato de Lucas pode me retratar que ele teve uma mudança radical do me interior em nenhum momento e nenhuma hipótese
eu posso dizer isso não houve metanoia ali a a garantia de salvação dentro dos Evangelhos dentro do novo testamento palav arend disse isso que é que era uma mudança interior mas aí não não não não ele não se ele se ele dissesse ele saberia o coração do homem se ele dissesse que não era não se Jesus fez isso então por que que eu tenho que privar minha vida das coisas boas então vou roubar me prostituir que eu vou pro céu é E aí você tá pensando como ateu não não tô pensando como ateu o ladrão
sabe que o ladrão fala na cruz ele Jesus não merece nada mas nós merecemos por causa dos nossos feitos certo senhor lembra-te de mim quando entrares no teu Paraíso hoje mesmo estarás comigo no paraíso é isso que eu estou dizendo então eu posso roubar fazer o que quiser e no último momento da minha vida senhor lembra de mim quando est no paraíso eu vou roubar vou roubar a vida toda no último momento eu lembro de Jesus tô salvo agora agora falando sério por que que isso não não é o o inclusive o pensamento correto porque
se você faz isso durante a sua vida você se afasta e você penaliza inclusive a a sua Santificação mas foi isso que o ladrão fez ladrão Ele alcançou a salvação mas não o ladrão era o quê judeu calma C ele tava debochando de Jesus né exp tô falando explicando só tá no Evangelho de Lucas tô explicando vamos lá como funciona Você pode se arrepender no seu momento único de vida a vida o mistério de Deus é esse ele Você pode se arrepender no seu último momento se você fez errado a vida toda significa que o
quê que você vai estar do lado de quem tá certo e andou fiel a vida toda não por isso que na casa dos meu pais há várias moradas e existe uma hierarquia no céu de quem tá mais próximo e de quem tá mais distante isso é fato mas não quer dizer que você no céu existe hierarquia do quê existe uma hierarquia da onde eu tirou isso da Santificação Da onde você tirou isso teologia católica não não Bíblia eu não lido com achismo Bíblia fundamento me dê Tô dando uma resposta fundamento Eu quero meu patrão não
quero que você acha que você Pens aí trazer o livro que que eu tenho certeza que vamos lá exp fundamento é esse é fundamento pelo amor de Deus não por é fundamento o que o que você acha que se pensa vamos volar pro lado da Cruz Vamos lá vamos você fazer que a química Legal vamos lá vamos botar pro ladão da cruz é assim ó vamos lá jun ó eu tenho três relatos bíblicos o Evangelho de Lucas ele quer enaltecer a as condutas erradas se você pegar o Evangelho de Lucas ele tá escrevendo para Teófilo
Teófilo é um cara grego teófanes está com dúvida de quem é Jesus na história quando você pega o prefácio do Evangelho de Lucas Ele tá dizendo isso primeiro que ele escreve seu evangelho por conveniência não por inspiração ele diz que ele quer apenas sanar as dúvidas aquilo que Teófilo tinha Teófilo é um homem grego um homem muito respeitável porque utiliza seu pronome de tratamento excelentíssimo logo então você deduz que Teófilo é um cara muito poderoso no período do escritor Lucas vamos colocar Lucas para facilitar o raciocínio Quando você vai tratar a respeito de adultério Lucas
não vai tratar isso no seu evangelho de forma explícita com Mateus e Marcos porque o que dá a entender para quem ele está escrevendo Seu Evangelho com destinatário teófono ele tinha problema com isso quando ele vai tratar a respeito de riqueza e poderio e autoridade Lucas já não vai fazer isso também aí Lucas pega um ponto negativo porque Marcos e Mateus vai dizer que o ladrão da cruz esse que Lucas coloca que ele absolvido Ele tá metendo pau em Jesus fazendo com os mesmos impropérios daqueles que diziam ma fama a respeito da pessoa de Jesus
os dois estavam dizendo Mateus vai dizer que é os dois e Marcos dois quem é que vai mudar esse conceito apenas Lucas Mas por que Lucas tá mudando porque ele quer favorecer alguma coisa a Teófilo que é o destinatário do seu evangelho filha po tem tomar cuidado isso é crítica textu agora que eu fiz então dentro da exegese Eu Consigo provar se o relato de de Lucas ali é tendencioso ou não E é tendencioso só que aí é onde entra a questão fundamentalista eu pego eu não sei descobrir o que é tendencioso eu não consigo
descobrir o calendário por isso que eu fo aquela pergunta que você me fez tem muitos teólogos sabem disso mas camufla isso para não dizer a verdade por qu porque é muito cômodo o camarada tá ali não eu ten um presar na minha igreja mano o cara é casado ele tá com a novinha pô mas ele dá de oferta aqui é 100.000 por mês eu não posso pegar o empresário Pô ele tá em cima do púlpito e ele dá todo domingo ele abre o culto aqui fazendo a leitura da Bíblia aqui como que eu vou pegar
o empresário que eu tô sabendo da novinho Vou colocar ali de banco ele vai sair daigreja ele vai para uma outra igreja que aceita isso daí eu vou perder os 100.000 dele é isso que eu sou contra os pilantras e safado que sabe o que tem dá uma de santarrão de santidade na sua igreja mas tá admitindo o prostituto dentro da sua igreja porque o dizimo e a oferta dele é alto aí não dá claro s qual o problem