Práticas Integrativas na Saúde - Documentários

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Canal Saúde Oficial
Documentários – Práticas Integrativas na Saúde: Esta edição do Documentários fala sobre a importânci...
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[Música] eu conheci as práticas integrativas praticando né assim fui ser uma usuária inicialmente quando eu cheguei no movimento de saúde mental há 15 anos atrás iniciei com a biodança com a terapia Comunitária utilizando as práticas da abordagem técnica e descobrindo aí esse universo que são as pics fui gostando e depois que isso é cuidadora a importância das pics na Saúde Mental é é quase é uma cola porque é o bio psíquico o sócio né E também falamos do espiritual Então o a psicoterapia né No meu caso como psicóloga vem ali cuidando desse psíquico mas as
pizzas ela vem nesse corpo ele ela vem nesse sócio né quando nós temos uma constelação uma biodança onde eu trabalho com outras pessoas a terapia de grupo então eu chamo que é uma cola na Saúde Mental é como se fosse fragmentos e apliques vem para colar esses pedacinhos e trazer um efeito potencializador de cura a importância das pics para o SUS acredito que é a nossa bandeira né Temos que levantar essa bandeirinha as pix no SUS porque algo que chega a todas as pessoas chegar ao pobre ao negro a um índio as mulheres então é
Nossa política né de saúde e que tem acesso em todos os lugares ela chega em todos os lugares o SUS é esse transporte sabe que vai rápido em todo lugar [Música] eu conheci um movimento de saúde mental Quando minha mãe faleceu e eu fiquei em depressão profunda aí eu já tinha ido muitas vezes para o médico sempre ele some me prescrevia né receita e assim eles não conversa com a gente ele só manda dar o remédio a receita a gente compra e pronto eu só tomar remédio mesmo para dormir dormir e dormir eu deixei de
me alimentar fiquei me alimentando só com suco e remédio com o tempo eu perdi a vontade de viver e eu sempre eu dizia para os médicos que eu não era louca eu senti uma dor muito grande na alma a vizinha se carregou de me levar ela me levava para terapia Comunitária e fui me descobrindo assim acreditando que a vida vale a pena e assim o modo que ele me acolheu um amor tu só imagina um padre médico psiquiatra rico e na casa de um pobre favelado eu era e chegar se abraçar e isso sim você
se sente gente entendeu aí num belo dia eu tava conversando com ele individual ele perguntou a mim eu quero é meu maior sonho de sair que eu não tinha mais sonho meu sonho tinha acabado aí ele disse para mim assim todo mundo tem sonho eu tenho mas de eu falo era eu disse para ele que era estudar eu queria eu era o meu maior sonho era estudar que eu morria de vergonha de de quando eu levava meu filho para o médico eu tinha que botar o dedo aí assim eu sempre digo assim olha hoje eu
tenho meu sonho realizado eu silêncio a escrever e eu era assim era analfabeta de pai e mãe e eu também não tinha nem um autonomia e agora sim eu tenho o meu trabalho eu tenho minha profissão e minha profissão eu digo assim gente eu sou terapeuta holística assim com amor muito grande que assim a oportunidade que o movimento me deu porque eu vim para ser cuidada no movimento e depois que eu fui cuidar eles me deram oportunidade de eu trabalhar um bocado de tempo voluntário assim e quando eu fiz o curso que eu comecei atender
os paciente gente eu me sentia tão grata de eu atender o paciente ele chegar chorando e quando ele sair sorrindo feliz porque tinha sido atendido que eu tinha dado aquela massagem que ele tinha chegado um sofrimento muito grande não tinha perdido a mãe um filho e assim e aquele aprendizado que eu tive do que eu cheguei do movimento passei acolhida eu passava para aquela pessoa que ele é acolhimento que me deram [Aplausos] que nós chamamos de práticas integrativas ou saberes e práticas integrativas em saúde eles são Diferentemente da Medicina ou biomedicina se a gente quiser
ser mais exato Eles são muito centrados é não saber médico mas na vida da pessoa que tá sendo colocada em questão pelo adoecimento então eles não trabalham para investigar a doença eles trabalham para saber como aquele adoecimento foi possível naquela pessoa e como trabalhar para restaurar a saúde e os saberes que nascem né dessa perspectiva de que o adoecido ou doente é o ponto de partida para você saber como vai trabalhar para ele recuperar o estado de saúde de vida equilibrado Isso é uma uma forma de conceber doença saúde e vida totalmente diferente dos saberes
médicos desde o século 16 17 sobretudo a partir do século 19 então esses outros saberes que dão origem ao que chamamos de Picos práticas integrantes complementares de saúde existem há séculos seja nas tradições populares sejas nas tradições nacionais assim da história de um de um país de um povo seja em medicinas ou saberes estruturados bem completamente quer dizer como a medicina tradicional chinesa como a medicina herbética como a medicina antroposófica atualmente são pelo menos quatro sistemas que são estruturados e que pretendem ter a mesma legitimidade de produção de conhecimento e de intervenção prática que a
própria ciência médica [Música] para nós entendermos que é uma pi não é uma prática integrativa de cuidado temos que compreender a reforma psiquiátrica brasileira que ajudou o Brasil a reverter uma visão da cultura dominante da época que era hospital cêntrica que isolava o paciente né com problemas psiquiátricos é baseado no Preconceito No estigma no medo e considerando uma pessoa inferior que tem que ser mesmo isolado no manicômio né porque representou um perigo em todos os sentidos aí nós descobrimos que o porcento da população passar um tempo uma situação aonde Não tem perigo dele se machucar
ou de machucar alguém até nesse caso extremo eu posso até compreender mas que forem internadas nos anos passado centena de milhares de pessoas que não eram doidas que não era é pessoas com distúrbios psiquiátrico crônico que por exemplo nós sabemos né que a depressão grave pode dar Alucinação depois de dar agressividade um transtorno bipolar pode ter uma crise um surto Psicótico isolado mas com a medicação ele vai adquirindo um equilíbrio que ele permite de viver normalmente Então os manicômios estava cheio de pessoas que na verdade não era para estar lá estava lá por uma questão
que ela teve um surto Psicótico Então pronto catalogado psicólogo com a vida toda entendeu polui é Sobretudo com os remédios psicotrópicos que nos anos 50 começaram a ser sintetizado é que substituíram a camisa de força eletroshock é o choque insulínico etc medidas drásticas é até né então superando este modelo hospitalocêntrico começou esta psiquiatria Comunitária esta psiquiatria que a partir de basária né na Itália no hospital de criança trouxe a reforma psiquiátrica italiana que mais uma vez Itália Brasil se conecta né e trouxe para o Brasil esta visão que era a integração da pessoa com problema
psiquiátrico na família na comunidade na sociedade e não tratá-la com uma atitude de exclusão mas incluir Inclusive a própria família porque a família de uma pessoa que tem problemas grave obviamente tem problemas então o caps tenta trabalhar também com a família né então pics não é só uma palavra é um processo e as terapias que eu faço é a massoterapia a escrita terapêutica o movimento empoderando e também tenho a minha filha que faz a biodança e faz também o projeto sem a vida que é ricos em conhecimentos elas trouxeram renascimento né um aprendizagem incrível um
autopoderamento Se olha no espelho e se ver uma paz a Fernanda antes da terapia era uma pessoa triste Tava no meio de várias pessoas e se sentia só muitas vezes tímida e veio agora depois da terapia esse renascimento renascimento de me ver de me amar de sentir meu corpo mais leve através da massoterapia de expor todas as minhas ideias é através do da terapia de escrita terapêutica eu conheci através de uma amiga que disse que tava tendo inscrições né para o projeto para crianças aí eu como minha filha ela é muito só eu queria tirar
ela mais da frente da televisão do celular e trazer ela para o movimento que seja ricos em conhecimento e ideias que vai trazer melhorias Com certeza para ela e aí eu fui presenteada porque eu participei do movimento e não quero mais sair é muito gratificante é muito gratificante Quanto é importante ter esse movimento parceria com quando abrange várias pessoas que muitas vezes não tem condição de pagar uma um psicólogo uma terapia [Música] posso dizer que eu trazia assim no plano de fundo de a falta de controle emocional da minha infância eu brigava muito eu era
muito inquieta devido quando eu era criança e quando eu cresci eu não brigava fisicamente e mais verbalmente eu não controlava minhas minhas ações com os outros não consegui esses impulsos me atrapalhavam muito e com as terapias eu consigo me concentrar resolver solucionar muitas coisas e principalmente conseguir ajudar também os outros de uma forma que todos consiga ficar bem É a prática do amor porque aqui todas as atividades que são feitas são pode se dizer o pó é o amor que existe aqui dessa desse núcleo que todos que são feitos são com amor com certeza com
certeza amo a integração no SUS Talvez nos últimos 15 anos né 15 anos agora porque começa aos poucos é não é assim uma medida que é tomada nacionalmente aí a coisa incorporada aqui em determinados lugares em determinados municípios e como é o sistema único de saúde é municipalizado em determinados municípios onde havia grupos de de profissionais e população mais organizada em torno de outros saberes aí era mais fácil daquilo chegar até as práticas oficiais em outros não a resistência oficial institucional ela existe desde a segunda metade do século 19 quando o homeopatia como sistema médico
tentou intervir na sociedade brasileira para atender escravos e atender populações adoecida eu diria que nos últimos 10 anos paulatinamente a as práticas integrativas ou as distintas medicina como medicina homeopática a medicina chinesa foram sendo incorporadas a núcleos não é de prática integrativa do próprio sistema de saúde o Sistema Único de Saúde ele já propicia uma possibilidade de olhar mais de perto a população ela favorece uma visão mais integral daquele ser humano adoecido outros se você quiser a língua a linguagem oficial daquele paciente não é o dos pacientes de maneira mais integrada e completa então a
relação custo-benefício é fundamental mas a relação de eficácia ou efetividade talvez seja melhor a palavra atividade do que eficácia ela é consideravelmente mais favorável essas práticas integrativas [Música] dentro dessa perspectiva as práticas de cuidados são complementares não é o remédio ou alternativos não é remédio e complementar [Música] aí se junta eu poder de cura obviamente aumenta e vai levitando porque porque é uma energia que cuida de aspectos que o remédio não pode curar né então na roda na terapia comunitária A pessoa vai com problema vai embora com 78 10 maneiras diferentes de enxergar é de
superar aquele problema porta de entrada sempre foi a terapia Comunitária na terça-feira porque porque era a condição para depois ser atendidas por profissionais né então sempre a terapia Comunitária estava cheia e aí com a terapia Comunitária surgiram as outras demandas aí grupo de auto-estima o grupo de música terapia o grupo de arte terapia e tal tal sempre tentando de satisfazer as necessidades que estão aparecendo [Música] é nós adotamos todas as medidas de segurança de prudência de prevenção Inclusive eu do isolamento físico que foi aqui no Ceará né 23 períodos diferentes teve esta fase mesmo do
lockdown dentro dessa perspectiva nós começamos as atividades online ganhamos um projeto com a Fiocruz que era a saúde mental em casa né E aí proporcionamos através da internet várias atividades de cuidado individuais e de grupo por exemplo a terapia Comunitária que com o Google é possível organizar e foram experiências que deram resultados em frutos em pessoas que estava passando por dificuldade né o sofrimento psíquico ah inclusive pela perda pelo medo e tal e é tinha um espaço terapêutico à distância porque não deixava de ser um espaço que alimentava a esperança a qualidade de vida e
a saúde foi muito claro para nós na visão sistêmica que o cuidado até que se cuidar porque se o cuidador fica estressado fica adoecido fica enganado fica doente aí não é mais cuidadoso né precisa ser Cuidado então é melhor prevenir que curar melhor cuidar do cuidador antes que adoece o cuidado inicia com o lugar que é o espaço e depois se proporciona as pics as ferramentas né as técnicas que nós sabemos que nos fazem bem então às vezes é próprio padre ou algum dos terapeutas né que é proporcionar o grupo e às vezes temos a
oportunidade de ter pessoas que vem de fora terapeutas ou voluntários que oferecem algum tipo de prática né que pode ser individual pode ser de grupo porque você gasta num sistema público de saúde quando uma pessoa desenvolve um distúrbsquiátrico grave mas é imensamente mais caro que evitar que a pessoa adoece a visão Comunitária que é típica da biodança né que é típica da terapia Comunitária dos grupos em geral é um elemento típico da cultura indígena nós podemos pensar por exemplo nos tratamentos com ervas aromaterapia essas coisas que já fazem parte da cultura indígena e que também
são Integradas na cultura digamos popular uma experiência significativa da minha infância o contato com os avós né que morava em uma fazenda então o contato com a natureza né a liberdade de brincar no meio das gramas dos Campos ele sentia força e a beleza da natureza isso me caracterizou né gerou também uma sensibilidade para com a natureza que hoje vivenciamos com a ecofilia que é o desenvolvimento da amizade para com a natureza né que vai além da ecologia que ainda é antropocêntrica se preocupa só com os interesses do ser humano entra nessa perspectiva de amizade
de cuidado de integração com a natureza né algo que eu inclusive depois aprendi muito bem de novo com a minha experiência com os índios da Copa Sul aí eu fui adotado né meu nome é o hiato e o shakemani que significa que a minha ajudando o povo é o nome que eu recebi dos meus irmãos é índios americanos que vieram aqui e criamos uma ponte né com a realidade indígena brasileira com os índiospitais [Música] eu fui em colocar dentro do planejamento deles aquilo que eu sei fazer E aí fui muito bem acolhido comecei a participar
dos encontros para entender tudo a metodologia toda né com todo a equipe do movimento muito bem recebido E aí fui fazer as atividades trabalhar vivência trabalhar a nossa medicina que a espiritualidade a trabalhar também a parte de pintura corporal a pintura em peças mostrar a arte né Para que serve aquilo ali Qual a finalidade e tudo passar esse conhecimento para as crianças fazer com que as crianças que era passava pelo movimento ela saber que que realmente existe a gente Existe Nós indígena e aí foi feito esse fortalecimento lá e esse fortalecimento Ele veio para cá
para dentro a gente sempre esteve na gente a questão da Medicina da espiritualidade terapia hoje o que é chamado de nós chamamos de Portal A gente indígena quando a gente vai de encontro a outros saberes a gente muito cauteloso e eu também sou muito cauteloso muito observador e eu mais observava do que procurava fazer alguma coisa sempre ali na retaguarda sempre observando E aí comecei a participar dos grupos de cuidar do cuidador da massoterapia né da questão de como eles emanavam em energia do rei que diferente da gente né Entendeu com as duas mãos o
índio trabalha mais a questão do rezo com a mão e o ramo o Maraca ou a banir e isso tudo novo tudo novo eu tinha um conhecimento Então fui aqui Juntando os dois e o padrinho o padrinho ele ele é lotado indígena ele ele é um é um parente que a gente chama assim o irmão e o padrinho já tem essa essência eu convivi a minha infância com muito curandeiro dental dele né fui batizado em fogueira ou curandeiro cego de nascença então quando eu cheguei lá que eu comecei repetindo o que eu falei que comecei
a perceber tudo isso então eu tava vendo que era só forma a mesma coisa mas aplicada de uma maneira diferente as terapia alternativa Esse foi juntado tudo isso né desse contexto que muita gente realmente fala que vem do oriente do oriente mas não ela tá dentro da do nosso povo de nós indígena ela tá dentro do nosso contexto dessas curandeiras dessas parteiras sem indígena é motivo de orgulho você é indígena é respeitar o próximo respeitar os animais respeitar a medicina que tem na mata então sem indígena é isso ser humano ser feliz do jeito que
nós somos né cabelo arrepiado pé no chão chupando uma manga pegando coco tirando um Cipó balançando Maracá dançando e exaltando um grande pai um grande Espírito [Música] [Música] [Música]
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