o Olá pessoal aqui é o Gabriel do blog lá vamos esse vídeo apresenta o terceiro post da série Golden pelos uma série de pôsteres introdução ao pensamento sociológico do nosso honorável admirável venerável o segundo posto a gente viu que o Burg desenvolveu uma praxiologia com abordagem teórica ao estudo no mundo social a partir da sua tentativa de superação da dicotomia entre móveis revistas e subjetivistas e conhecimento da vida só sentar e integra ferramentas analíticas do objetivismo e do subjetivismo justamente para poder capturar o a fim de social na sua insistência dupla mas o facetas objetiva
e subjetiva o social como objetividade existe na forma de espaços estruturados de posições em condições determinadas por seu turno pela distribuição desigual de recursos de poder ou formas de capital e podem ser as mais diversas não só o capital econômico de Posses materiais e poder aquisitivo mas também o capital cultural e saberes e competências educacionais socialmente valorizado sem contar as formas específicas de Capital simbólico que operam dentro de Campos particular capital artístico no caso do campo artístico capital científico no caput fica com religioso no campo religioso e assim por diante esses volumes referenciados de Capital
seja a gente possuem em função das posições objetivos que ocupamos social se associam por sua vez a condições de existência também diferencial condições objetivas da existência de uma classe dotada de alto volume de Capital econômico e cultural envolvem por exemplo uma alta dose de conforto material e de oportunidade o personagem aprendizado de saberes socialmente valorizado ao passo aqui uma classe o baixo volume de Capital econômico e cultural significa um conjunto de condições de resistência e de socialização que envolvem penúria material e restrições ao aprendizado de saberes socialmente valorizado essas condições objetivas resistência não não existem
somente fóruns a gente esse é o ponto em que ocorreram em produzir o social como subjetividade sociedade não existe somente fora dos indiví elogios também dentro através na medida em que a gente internalizam as suas condições sociais resistência na forma de disposições de Conduta adaptadas aquelas funções por exemplo uma exposição frugal ao consumo a partir de uma socialização e condições objetivas existência que já envolviam a penúria Econômica mas de eu quero crucial alemã oração é que o social internalizado pelos indivíduos não é somente a marca da sociedade não a gente é também O que impulsiona
e habilitou a gente a deixar suas marcas na sociedade a portanto a subjetividade Mundial é profundamente influenciada pelas suas condições sociais existem a essas condições são sedimentados na subjetividade na forma de disposições de Conduta propensões agir pensar e sentir e determinadas maneiras mas se o que médio da socialização não é uma matéria tá cedo e sim o agente de na movido por certas Inter a pelo interesse em disputar alguns jogos competitivos social possui e também capacitado por certas habilidades práticas habilidades principais o a gente não poderia intervir num social de forma eficaz o e através
dessa ideia que bourdier postula o Atos como mediação fundamental vendido ao esocial Quantos é socialmente gerado mas também socialmente gerador quando os agentes mobilizam suas Exposições tragino social e assim contribuir historicamente os processos pelos quais o mundo sociais reproduz ou se transforma o hábitos é socialmente construído e socialmente constituinte é uma estrutura estruturada três disposta a funcionar como estrutura estruturante dos ambientes sociais em que os agentes estão e mas para mencionar mais famosa outra vez Infame das acrobacias verbais do saudoso por dia pois bem no poste o trata de duas dimensões analíticas do ato a
primeira que eu chamo de libidinal no sentido mais amplo da libido como função de vida e a segunda que eu chamo atenção a vídeo dos quanto à dimensão libidinal o elemento o tablet e a ideia de interesse por agentes operam no Social porque querem determinadas coisas porque se interessam por determinados jogos envolvem a disputa de certos bens e recursos Vamos imobilizou essa noção de interesse quando estudava espera sociais como a arte a ciência religião juntamente com a série de outras categorias oriundas da economia vestimenta lucro estratégia qual era o propósito do Bordieri e mobilizar-se vocabulário
econômico quando lhe dava um campo de produção simbólica com massa ciência religião era justamente desmistificar algo da aura de sacralidade que pairava sobre fazer séries e tentar mostrar que o aparente desinteresse desses a gente era na verdade um interesse Muito específico nos lucros particulares disputados no seus respectivos é então que permite ao artista ao sacerdote ou o cientista se dizem interessarem por poder monetário de política justamente o interesse na aquisição dos lucros simbólicos específicos a esses campos da arte da ciência e da religião isso dito por dia fez questão de enfatizar que esses interesses Diferentemente
do que ocorre nas teorias econômicas da Escolha racional não são necessariamente formulados de maneira explícita na subjetividade dos agentes inclusive existe até a possibilidade de que os agentes estimulem para ser próprios o qual o interessado se encontram nas Recompensas mundanas oferecidas por um cá Além disso Blood fez questão de enfatizar o longo da sua carreira esse interesse não tinha qualquer conotação de civilidade mas ao contrário se referiam investimento emocional essencial intenso dos agentes nas redes e indeterminados Campos Esse é o motivo pelo qual ele começou a trabalhar com sinônimos Como investimento que já tem um
veio sentido psicanalítico investir então para investir tempo recursos energia investiu a sua libido no sentido mais Geral de pulsão de vida nas disputas travadas ali e finalmente começou a trabalhar também com a noção de iluzio que é uma referência à luz no grego significa jogo podia certamente operou muito com essa metáfora do jogo tratado diferentes Campos no Social mas há também uma referência a ilusão o sentido particular se aqui os interesses específicos que movem os agentes em um cá parecem sem sentido ou Absurdos ou ilusórios presentes investidos em outros Campos EA pluralização dos Campos na
sociedade moderna caminha a par e passo como a pluralização das formas de o luso a nesse sentido O Empresário investido nos jogos do mercado financeiro por exemplo vai achar que o professor de Literatura um pedante que passa o dia a praticando uma salvação e verbais ao passo que as pessoas literatura certamente vai devolver o elogio vai considerar o empresário um pobre de espírito que é incapaz de experiências sublimes e não pensa em nada além do dinheiro a filósofa vai considerar que os investimentos Toda energia gasta pela fisiculturista não fazem nenhum sentido ao passo que a
fisiculturista que vais absurdo e a filósofa tenha passado 10 anos da sua vida escrevendo um livro para demonstrar que a realidade existe fora da mente dela pois bem isso Conta a dimensão do interesse do investimento da libido e daí use o atlas possui também essa dimensão a ver o que é justamente aquela das capacidades práticas sem as quais e a gente não pode operar esses eficazmente social ou em algumas as suas esferas por exemplo a competência linguística e permitam interaja com estranhos no cotidiano ou de modo mais específico as competências técnicas tem as quais na
cientista não pode participar do jogo das paciências é porque acordei a utilizar noção de habitus na sua matriz Latina em vez do termo que nós comum hábito justamente porque no seu uso dispensa tomou o termo hábito costuma ser identificado a comportamentos mecânicos repetitivos e automatizados e que está em jogo no hábitos no sentido técnico em que ocorreu utiliza a palavra não é um conjunto de comportamentos mecânicos e repetitivos não é um conjunto de associações fixas do tipo e Xingu resposta como incerta psicologia terrorista está em jogo no atos é uma matriz geradora de condutas práticas
em situação Matriz geradora a partir da qual os agentes respondem na prática a situações mais ou menos previsíveis e imprevisíveis se encontram cotidianamente social nesse sentido definir o atlas com uma matriz gerativa ou geradora já é sublinhar que Eu fui o agente e uma capacidade adaptativa de uma capacidade versátil e flexível e inventiva de improvisar e estações práticas que ele não pode prever com exatidão de ante-mão exemplo seriam as Exposições linguísticas que nos capacitam a participar de conversas com pessoas que a gente jamais viu por definição a gente não sabe exatamente aquilo que essas pessoas
vão nos dizer mas ainda assim a gente tá embuído dessa capacidade de interpretar no momento enunciado os novos e de produzir os nossos próprios enunciados e resposta prática a esses enunciados ouvidos outro exemplo seriam as disposições mentais e corporais que capacitam o indivíduo a dirigir no trânsito de uma grande cidade é uma das melhores maneiras de sublinhar essa data habilidade que o Atos provê ao a gente é definido como o sistema sistemas de orientação prática e os Agentes aplicam a sua situações particulares de ação em diversos momentos do dia os o Fórmula esquemas de percepção
avaliação e ação para definir o Atos em termos analíticos esquemas de percepção seriam instrumentos cognitivos socialmente adquiridos pelos quais a gente dá sentido inteligibilidade alguém encontra no social na maior parte dos casos e sistemas operam através de operações e classificação operações entre nós espontaneamente em boa parte dos casos situamos certas entidades particulares em categorias Gerais por exemplo reconhecendo um médico pelo jaleco reconhecendo um policial pela farda reconhecendo certas formas de vestuário como os signos de riqueza ou pobreza esquemas de avaliação são esquemas quem não é ético ou estético pelas quais nos situamos a gente dá
diz percebidas em escala simbólicas de valor diferencial é uma geração obviamente são essas maneiras de fazer socialmente apreendidas que engajam não só nossa mente mas também nossos corpos nossos corpos são instrumentos e a ação e o corpo é uns veículos primordiais pelos quais nós somos treinados pelo mundo social agir pensar e sentir determinadas maneiras a O que é fundamental levar em consideração é que a ênfase Rodovia sobre a dimensão corpórea do atos não significa A negação de processos mentais mais significa justamente uma concepção não dualista da relação entre mente e corpo uma concepção que vai
se refletir na própria noção de Senso prático o sentido prático pela qual Burger identifique o funcionamento do atos senso prático é sensório por um lado então se o aparato sensorial pelo qual nós experimentamos nosso inserção corpórea na realidade mas o senso prático é também significante após já embuído dessa sistemas simbólicos pelos quais a gente embusen ter visibilidade essas entidades que encontra no nosso trança pelo mundo social isso já indica também que a distinção entre esquemas de percepção esquemas de avaliação esquema de ação é analítica a às vezes por dia trabalha com a distinção analítica entre
o eidos ser referente a essa dimensão cognitiva percentual do atos o Ethos seria referente essa dimensão axiológica ética e estética do atos e Alexis como a dimensão propriamente corpórea do Whats mas o que é fundamental sublinhar que na prática essas dimensões do atos operam de modo entrelaçado a um exemplo é isso que a gente poderia dar seria o de um indivíduo a branco com preconceito racial intenso em relação a lei a cor um lado através de um saco esquemas de percepção e o indivíduo interpreta características fenotípicas de outro indivíduo como indicativas das forras é através
de um sistema de avaliação assista que ele se tua aquele indivíduo percebido em uma escala de valor na qual o indivíduo é colocado em posição inferior e por fim em função de uma certa educação a do corpo pelo preconceito que ele responde a esse indivíduo percebido como de outra raça de uma raça inferior a partir de sentimentos físicos de agressividade ou de a versão depois vem a gente vê então seu primeiro propósito fundamental do atos é apontar para essa mediação entre o individual eo social o hábitos é marcas os As Margens igual mas há também
O que impulsiona e habilito a gente ajudar a deixar suas marcas em um social segundo o propósito fundamental da nossa viatura a sublinhar o caráter predominantemente Tácito infraconsciente e não discursivo dos motores subjetivos da conduta humana e aqui entra no São já mencionada de Senso prédio na maior parte dos casos a gente responde aos desafios do Social não através de um cálculo explícito sobre alternativas de ação não através de uma bordi encia consciência certas normas condutas mas através de um senso prático treinado pela experiência pregressa você pela exposição às circunstâncias sociais similares de a soma
que é importante Aproveite é levar em consideração que muitas vezes as práticas analisadas pela ciência social possui racionalidade estratégica a adequação de mesa assim possuem esse caráter de conformidade a certas normas de Conduta Mas o problema de boa parte das abordagens assim social é que elas estão esses traços formuladas pelo exame teórico da ação como se eles fossem os verdadeiros Motores subjetivos na mente dos agentes quando a verdade em boa parte dos casos os agentes não teriam condições de atuar seja pelo cálculo racional explícito seja pela obediência consciente a normas esse erro intelectualista nas caracterizações
ação é tão comum eu vou pedir e deu a ela o nome chamou-o de falácia Escolástica ela está presente em diversas abordagens para além da teoria da Escolha racional dessas explicações não ativistas ação a gente poderia por exemplo falar da análise que está ele faz o garçom de café é o menciona uma pessoa burguês a o chamado burguês a criação de café Martinho posologia especial sobre o nado aqui somos e no próximo post vou tratar um três características centrais do ato segundo G que são também três pontos de controvérsia entre por dia e seus críticos
o caráter durável do ato o caráter transfone nível das Exposições do atos e por último aí 10 e cumplicidade ontológica entre o atos e as circunstâncias sociais nas quais ele opera a gente se vê lá então até a próxima