o olá pessoa eu sou alexandre magalhães e hoje em vez de um teórico ou uma linha de pensamento exclusiva nós vamos trabalhar uma escola sociológica inteira sim é isso mesmo que você entendeu mas escola sociológica inteira para dar conta de um dos maiores fenômenos que a humanidade já viveu sobre os ciclos de urbanização e de desenvolvimento da vida moderna essa escola sociológica sobre a cobra estou falando é a escola de chicago na verdade considerada uma das escolas mais geniais da compreensão dos fenômenos organizatórios e no impacto que sul é a vida humana e para os
nossos organizações sociais significa que os pensadores de dentro dessa escola e boa parte da teoria que eu pretendo discutir por aqui serve para ser adaptada para qualquer texto com viés urbano com contato com a dinâmica da cidade ou que tem alguma influência com o universo do trabalho ou essas dinâmicas todas as que dizem respeito à vida contemporânea então se prepara porque vem pensadores e teorias por aí que vão ser a marca nos seus textos daqui para frente combinado bom primeiro deles imbatível para praticamente todos os textos é o senhor york se meu com conceito de
atitude blasé pé e oxi meu comenta sobre como dentro do espaço urbano nós nos tornamos indiferentes eu fiz as outras pessoas acredito que você inclusive deve experimentar essa indiferença todos os dias pelo simples fato papo por exemplo de você provavelmente mal conhecer os vizinhos do seu prédio ou de mal saber o nome dos seus colegas de sala por muito errado ou de muita das vezes um mau entender que as pessoas mais próximas de você talvez precisem de ajuda e você tá muito concentrado nos seus dramas particulares para dar atenção para isso não é então que
ela conseguiu analisa aqui na medida em que os espaços urbanos evolui os laços que mantêm as pessoas unidas entre si deixam de ser afetivos ou buscando um pouquinho de referência do crime os laços mecânicos se perdem ou seja dentro das cidades hoje no ritmo de urbanização o que nos vincula as pessoas não são as seus familiares os passos históricos nem são demandas morais ou afetivas de qualquer natureza nós estamos juntos nessa cidades na verdade né nós podemos conversar por por interesse de mercado afinal de contas dentro dessa cidades nós encontramos a comodidade que o espaço
urbano pode oferecer em termos de serviços nós encontramos trabalho nós encontramos possibilidade de estudo nós encontramos ascensão social ou seja é preciso estar na cidade então nós nos a numeramos aqui por interesse puramente econômico ou já que estou usando a referência de durkheim a por uma simples dimensão orgânica por um vínculo orgânico então o que resta é conviver com pessoas para nós praticamente estranhas com a qual nós não compartilhamos absolutamente nada ou seja é se você eu não te conheço não sei de onde você saiu então não me interessa se você está meio ruim não
me interessa se você precisa de ajuda ou não se você demanda atenção ou não se a sua saúde mental está equilibrada ou não não faz parte do rol das minhas preocupações então nós temos nos tornando cada vez menos humanos do ponto de vista desses laços e cada vez mais focados na nosso bem-estar individual já que a indiferença à venda nessas nossas relações isso é em síntese a atitude prazer do senhor pior possível entendido o conceito salmo bora utilizamos textos segundo conceito matador aí para mãe dia das redações é o que o henry lefreve discutir a
respeito dos espaços urbanos ou do direito que nós temos a cidade na verdade ele é free é um dos grandes defensores em que cidade pertence a todos e não só alguns grupos que acreditam são donos dela tão designar quais os passos são viáveis para qual grupo circular a quais praças devem ou não ser frequentados por quais grupos sociais fé brutalmente o direito que um indivíduo tem a cidade e cria obviamente mais segregação então o segundo henry lefreve os níveis de violência os níveis de digamos a animosidade produzidas cada vez mais dentro desses espaços urbanos são
resultado direto das segregações que nós produzimos e espacialmente quanto mais integrados são esses passos mais integradas são as pessoas quanto mais receptivo é o espaço urbano mais receptiva são as pessoas quanto mais afetuoso ou acolhedor o espaço parece ser mais as corretoras e afetivas também são as pessoas traduzindo o espaço produzem de vidro então quanto mais nós nos preocupávamos com a qualidade da cidade e oferecemos as pessoas o direito de participar dela mais harmônica e obviamente mas pacificada essa sociedade tende a permanecer independente do nível dos problemas que ela já traz zé infelizmente hoje as
discussões sobre segregação social ea forma como a cidade evolui é muito mais para excluir para criar uma dinâmica de ostracismo do que para incluído que para receber para acolher nós não temos cidades que abraçam pessoas nós temos cidades que utilizam expulsão infelizmente né e isso na verdade cria esses espaços em que nós temos cada vez mais vendido aí senhora and life tão anotado aí a diferença fundamental para todos os textos ok além de lefreve nós podemos puxar o hilary putnam como outra referência extraordinária os textos um pouco ali na ponta do que o york sem
meu também discutir alquiler putnam comenta sobre capital social é essência da discussão dele e sobre como dentro das nossas construções nós estamos perdendo a o capital social mais valioso e construindo um capital social ao menos valioso quer dizer então que relações sociais podem ser mais ou menos valiosas sem dúvida putnam estabelece três escalas de capital social segundo ele existem os laços existem as redes e existem as conexões os laços são os produções mais profundas a mais bem trançadas dentro da nossa condição humana e que te faço nos e os melhores e nos desenvolvem em termos
de personalidade em termos de intelectualidade e que nos impulsionam para um desenvolvimento social mais produtivo essas infelizmente são as relações que tem perdido cada vez mais espaço dentro da condição urbana contemporânea até porque a dinâmica do trabalho as atribulações desse espaço urbano o peso do medo da vivência desses espaços faz com que o tempo dedicado a esse capital seja cada vez menor enquanto o tempo das conexões do capital mais raso das relações mais fugazes estabelecidas mesmo só na base da necessidade vamos ver um toma-lá-dá-cá eu tenho aqui no serviço para você você pode pagar por
ele opa estabelecendo uma conexão eu tenho aqui um carinho de pronta entrega e você tem aí a possibilidade de recebê-lo na forma de um erro bem construído um ótimo vamos trocar a frente e isso pode durar uma hora duas no máximo dentro de aplicativos de relacionamento estabelecemos uma conexão e assim nós criamos cada vez mais um capital social raso superficial e que nos agrega menos na condição de indivíduo tão segundo putnam nós estamos na verdade construindo laços ou essa dimensão de relação social cada vez mais frágil rasa efêmera e pouco produtiva para nossa revolução enquanto
indivíduo significa que a nossa condição psíquica fica nisso cada vez mais frágil o nosso desenvolvimento humano também e obviamente lá puxando um pouquinho de boxe meu a possibilidade de ajudar os outros como precisam de gerar empatia ou solidariedade fica completamente impossibilitada né então nossos p e enquanto pessoas quando nós perdemos também o nosso capital social esse é o portão ajuda a gente ficou tirando eu posso puxar entra no guinness como um dos uma das referências mais bombásticas da escola de chicago crepe os meus alunos devem já está sabendo guia de êxito trás para frente de
tanto que eu repito ao longo das aulas até porque ele desse para mim é uma das figuras mais geniais dentro dessa escola na verdade é um dos conceitos que eu mais escuto de vida e nas aulas é o imediatismo conceitos simples facílimo de usar e os mais coerentes para vida contemporânea a ideia de videntes é a seguinte é mais simples possível nós vivemos dentro de uma realidade em que as atribulações são tão grandes a exigência pelo agora tão grande e dentro desse agora existem tantas obrigações tanta coisa para ser feita a sobra tempo para pensar
no amanhã ou nas coisas que talvez ela se desenrola e no médio longo prato então você é esse tem a tarefa do colégio para fazer você tem a redação para entregar no final da semana você tem as contas para pagar até o final do mês se você tem uma carreta para construir você tem o relacionamento a qual os precisa dar atenção são milhares de obrigações do agora e nós acreditamos que esse agora mereça prioridade então significa que qualquer coisa do médium prazo como as questões políticas e amentar as o aquecimento global ou qualquer uma dessas
grandes faltas que não parece que não explodiu a nossa cara qualquer momento ficam para depois quando sobrar tempo cuido disso quando sobra tempo separar o lixo para descarte seletivo para reciclagem quando sobrar tempo eu me preocupo com pautas ideológicas com sobrar tempo eu emagreço quanto sobre a tempo eu reviso a em relação quando sobra tempo eu frequento psicólogo coisas positivos ou seja as questões que na verdade são as mais graves dentro dessa sociedade não são lidos por ela como necessárias são lidas como supérfluas e no nosso imediatismo é que ficam as coisas de fato supérfulas
né pelas cotas deve se você deixou de pagar a conta ou não né a partir do momento que esse motivo é destruído dentro de uma guerra ou superaquecido vai fazer muita diferença né se o boleto está pago depois você tá morto de fome ou de bala na testa em função dos conflitos que devem se desenvolver nos próximos anos mas é completa você tá preocupada agora né então essa dinâmica do imediatismo das demandas contemporâneas no espaço urbano é a base fundamental do senhor entre migrantes pedido não vai aí um conceito extraordinário se adaptarem todos os textos
e além de itens outro que você deve usar deve procurar adaptar para a maioria das redações é o conceito do james wilson e do george kelling sobre a teoria das janelas quebradas uma das bases que eu mais adoro também principalmente para tratar sobre segurança pública a ideia deles é muito simples parte uma metáfora na verdade sua tia sua avó sua mãe provavelmente conhece muito bem a ideia é se existe um movimento conservação amor espaços que demonstram o cuidado a tendência é que o crime não aproxime ou seja sabe quando a sua mãe sai de casa
e deixa uma luz acesa ou a televisão ligada para mostrar o movimento para que isso não atrás de bandidos é é a mesma ideia ou seja se existe algum tipo de movimento se existe algum traço de conservação algum sinal de presença significa que a lógica do cliente tende a não se é a lógica contrária funciona ou seja se existe qualquer sinal de abandono existe uma janela quebrada se existe algum sinal de ausência ou traço do crime tendo se desenvolver o a possibilidade do crime tendo acontecer então significa que se o estado não está presente significa
que senão a conservação das vias públicas se não existe por exemplo um policiamento ostensivo ou qualquer coisa parecida geralmente é aí que se infiltra o estado paralelo eriksen filtra o crime organizado é por aí que os assaltos costumam se desenvolver é porque a realidade do crime costuma afora ou nas palavras de simone voar é preciso manter militância permanente diante de qualquer causa que seja importante socialmente nos vão momento em que ser mostrar abandono ou distância dessa causa a tendência é que ela de fato row e se torne mais uma vez problemática então a ideia sobre
a teoria das janelas quebradas é a de que onde não há vigilância a crime né onde tomar cuidado geralmente a vandalismo e destruição 10 simples e de uma pertinência para a vida contemporânea extraordinária antes eu parti para o próximo peço para que você deixa aí nesse vídeo seu like se inscreva nesse canal para acompanhar os próximos vídeos e principalmente comente aí o que você está achando desses teóricos da escola de carlos e se encaixam nos temos que você tá escrevendo sobre mobilidade segurança pública educação ou saúde ou qualquer outro tema que esteja na pauta das
suas discussões certo e para fechar essa discussão com pelo menos mais uma teórica vinculada essas questões urbanas eu creio que ruth glass seja uma das referências mais válidas cut glass o mega conceito de gentrificação é um dos conceitos mais fortes para essa época principalmente pela recai sobre o ponto nodal da crise urbana contemporânea os problemas com moradia ou seja na visão da multiglass a quanto mais serviços e quanto mais digamos qualidade e infraestrutural existe numa região maior a tendência de que os valores dos aluguéis e das propriedades que são que são natural né ou seja
se brotam shopping aí do lado da sua casa a tendência que essa propriedade fique mais cara o que aluguel da sua cara da sua casa sua naturals ocorra né o problema na maioria das vezes é que isso expulsa as populações originais e os grupos que precisam residir por exemplo próximos ao trabalho ou que precisam viver por exemplo próximos das universidades outras isso e são as poucos cada vez mais para as periferias porque não conseguem mais pv próximos desses locais da da especulação imobiliária ou seja esse processo de gentrificação de gourmet tização de algumas áreas em
função de alguns serviços que brotam faz com que progressivamente águia também um processo agregado de fidelização ou seja as regiões urbanas tornam-se cada vez mais divididas entre aquelas mais encarecida do sofisticadas onde só a classe mais abastada consegue sobreviver e as regiões empobrecidas carentes de serviços abandonados pelo estado distantes do trabalho que vão na verdade de mandar muito mais recursos de mobilidade urbana do que aquelas anteriores ea da isso já entendi o caos entre nós vamos entramos se as pessoas vivem afastadas das zonas urbanas convencionais e elas vão ter mais gastos com mobilidade mais expostas
à violência tem acesso à infraestrutura urbana e saneamento básico tem acesso aos serviços básicos de saúde e aí nós entramos nesse colapso devido old claro dentro do espaço urbano tão a moradia talvez mesmo seja o ponto nodal da principal né crise vivida hoje dentro dos espaços urbanos brasileiros entendido tão escola de chicago nas cabeças e redações espetaculares daqui pra frente aqui espero ter sido útil com as suas referências começa a entregar aula de todos os textos são curingas para todas as estações e espero vocês no próximo vídeo feito até lá então é normal livro galiotte
algo que aceleram a queima oliveira foi isso chorar pra vocês aí vem querendo vai lá