A CARTA MAIS IMPORTANTE DA BÍBLIA - Carta do apóstolo Paulo aos ROMANOS.

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Desmistificando as Escrituras
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a epístola de Paulo aos romanos segundo Martinho Lutero é a principal composição do novo testamento e a mais pura descrição dos ensinos contidos nos Evangelhos Romanos é a maior mais rica e mais abrangente declaração do apóstolo Paulo sobre o evangelho Calvino escreveu que entre as muitas e notáveis virtudes a epístola possui uma em particular a qual nunca é suficientemente apreciada a saber se porventura conseguirmos atingir a genuína compreensão desta epístola teremos aberto uma amplíssima porta de acesso aos mais profundos tesouros da escritura João Crisóstomo o maior pregador do século V pedia que Romanos fosse lido
em alta voz uma vez por semana Agostinho Lutero e Wesley três figuras extremamente importantes para a nossa herança Cristã viveram a firmeza da Fé através do impacto da carta aos Romanos em suas vidas todos os reformadores da igreja viam Romanos como sendo a chave divina para o entendimento de toda a escritura já que aqui Paulo une todos os grandes Temas da Bíblia pecado lei julgamento destino humano fé obras graça de Deus justificação eleição o plano de salvação a obra de Cristo e do Espírito Santo a esperança Cristã a Natureza e Vida da igreja o lugar
do judeu e do do Gentil nos propósitos de Deus a filosofia da igreja e a história do mundo a mensagem do Antigo Testamento os deveres da Cidadania cristã e os princípios de retidão e moralidade pessoal Romanos nos abre uma perspectiva através da qual a paisagem completa da Bíblia pode ser vista e a revelação de como as partes se encaixam no todo se torna Clara o apóstolo Paulo escreveu a carta aos romanos enquanto estava na de Corinto dirigindo-se à igreja em Roma ele a escreveu entre os anos 57 e 60 depois de Cristo a carta foi
levada por FEB como indicado no Capítulo 16 Versículo 1 recomendo a vocês nossa irmã FEB que serve a igreja em senc Creia o tema central da carta aos romanos é a revelação da justiça de Deus com a palavra Justiça enfatizada ao longo de todo o texto quando Paulo escreveu a carta ainda não havia visitado Roma ele só foi à cidade posteriormente em duas ocasiões na primeira vez foi como Prisioneiro Mas depois foi libertado cinco a 7 anos depois foi novamente preso e levado a Roma onde acabou sendo executado Jesus nasceu no período conhecido como a
Plenitude dos tempos uma era em que o mundo estava preparado para a sua vinda antes do domínio Romano os gregos governavam o que resultou na disseminação da língua grega comum não clássica com a ocupação Romana muitas estradas foram construídas e a chamada paz romana instaurou-se um período sem grandes guerras foi nesse contexto que Jesus nasceu ministrou e surgiu a Igreja Primitiva Roma havia dominado todo o mundo conhecido tornando-se o centro do Poder não se sabe ao certo quem fundou a igreja em Roma é possível que tenha sido alguém presente no dia de PES mas não
há registros históricos que comprovem isso uma coisa é certa não foi o apóstolo Pedro pois não há evidências históricas de que ele esteve em Roma no Capítulo 16 de Romanos Paulo envia saudações a vários irmãos mas não menciona Pedro se Pedro estivesse em Roma e fosse o líder da igreja certamente Paulo teria se referido a ele na carta aos romanos Paulo utiliza o método de fazer e responder perguntas em 87 interrogações existem 388 Versículos históricos 29 versículos proféticos cujas profecias já se cumpriram e 16 versículos proféticos cujas profecias ainda não se realizaram ao escrever Romanos
Paulo também estava profundamente atento ao fato de que a igreja cristã deveria ser uma comunidade entre gentios e judeus juntos na unidade do corpo de Cristo isto se torna Claro pela a importância que dá a oferta gentílica para a igreja de Jerusalém também vem à tona em todo o livro A unidade do Gentio e do judeu Unidos no pecado por causa de Adão e na graça por meio de Jesus a justiça Salvadora do Evangélio é uma necessidade de ambos já que todos pecaram a salvação está à disposição já que vem pela graça por meio da
fé a operação desta Justiça Salvadora na história é a pista para os propósitos de Deus para ambos judeus e gentios e Essa justiça Salvadora deve ser expressa na vida desses dois povos de maneira pessoal e Comunitária formando assim no corpo de Cristo como o novo povo de Deus nessa epístola o apóstolo Deixa claro que ninguém pode se aproximar de Deus senão pelo caminho estabelecido Jesus saudação e apresentação Paulo servo de Cristo Jesus chamado para ser Apóstolo separado para o evangelho de Deus na antiguidade as cartas gregas seguiam uma estrutura padrão a primeira parte identificava o
remetente e incluía uma saudação Paulo utiliza essa formalidade para se apresentar de forma Clara e abrangente a uma comunidade de irmãos que ele ainda não conhecia pessoalmente mas esperava encontrar em breve ele se apresenta como servo de Cristo A Palavra Original doulos derivada do verbo d a gemar aprisionar também significa escravo para os gregos da época essa expressão era de vergonha e rebaixamento para os judeus no entanto era uma forma expressiva de adoração ao senhor Deus todo Cristão é um servo do Senhor Jesus e o termo servo indica uma Entrega Total à vontade de Cristo
após a saudação e Ação de Graças Paulo começa a descorrer sobre a revelação da justiça de Deus ao homem e sua aplicação à necessidade espiritual de cada um ele introduz de imediato o tema da justiça de Deus que deve ser a base de toda a experiência Cristã destacando que ninguém pode se aproximar de Deus sem antes estabelecer um caminho adequado Paulo se apresenta como Apóstolo dos gentios deixando claro seu direcionamento especial para eles e a necessidade Universal da salvação santidade em Cristo A todos os amados de Deus que estão em Roma chamados para ser Santos
graça e paz a vós outros da parte de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo veja que Paulo se refere a os irmãos como os chamados para ser Santos vamos analisar a palavra chamados o termo igreja Originalmente significa os chamados no entanto esse significado se perdeu ao longo dos séculos quando dizemos vou à igreja estamos enganados pois nós somos a igreja a verdadeira igreja não é um edifício de quatro par paredes construído por mãos humanas com tijolos ferro e cimento a igreja autêntica é composta por Pedras Vivas por isso significa os chamados a palavra
Santos no original significa santidade todos os cristãos são santos no sentido de serem separados do pecado o cristão deve se aproximar de Deus por intermédio de Cristo não há outro caminho mas essa aproximação não deve ser apenas para pedir mas também para agradecer e exaltar o santo nome de Deus a revelação de Deus portanto A Ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça ao tratar do tema da justiça de Deus Paulo demonstra que todos pecaram e portanto necessitam da Justiça que somente Deus pode
proporcionar ele mostra a pecaminosidade tanto dos gentios quanto dos judeus o pecado afeta a Paulo argumenta que nenhum homem seja judeu ou Gentil Pode alegar ignorância quanto à revelação de Deus pois ele se manifestou ao homem através da natureza devido à revelação de Deus nas coisas criadas e pelo testemunho de suas próprias consciências os gentios são indesculpáveis o pecado da idolatria trocaram a verdade de Deus pela mentira e adoraram e serviram a coisas e seres criados em lugar do Criador Que é bendito para sempre Amém idolatria é reconhecer a majestade incomparável de Deus e ainda
assim substituí-lo por Deuses fabricados à imagem de várias criaturas O que é abominável para Deus embora o homem Conheça o Senhor e saiba que ele é o criador de todas as coisas prefere adorar a criação em vez do Criador Deus fez o homem como um ser Adorador mas essa adoração deveria ser direcionada apenas ao Senhor infelizmente Satanás com sua astúcia levou o homem a adorar os exércitos Celestiais Como Estrelas Sol e Lua e também a criar e adorar objetos inanimados esquecendo de adorar o único Deus que lhe deu a vida ao deixar de dar glória
a Deus o único que vive para sempre o homem comete idolatria como consequência desse pecado Deus permitiu que o pecado seguisse seu curso natural levando o homem a cometer todo tipo de ão o pecado do homossexualidade por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras contrárias à natureza o apóstolo Paulo não poupa palavras para destacar o quanto Deus reprova as relações sexuais fora do padrão natural Deus criou o homem para a mulher e a mulher para o homem para Deus não há meio termo aqueles que
praticam o homossexualidade enfrentar a punição divina se não se arrependerem quem Age de maneira devassa sexualmente despreza o conhecimento de Deus e está propenso a cometer todos os tipos de Pecado o ápice do pecado é aplaudir as transgressões alheias em vez de lá ou tentar levar a pessoa ao arrependimento os moralistas São indesculpáveis Paulo começa este Capítulo com uma advertência aos que julgam os outros ele afirma que a condenar os outros eles estão na verdade condenando a si mesmos porque praticam as mesmas coisas que condenam este juízo hipócrita torna-os indesculpáveis diante de Deus Paulo critica
a autossuficiência moral daqueles que se consideram justos mas são culpados das mesmas transgressões Paulo lembra que o juízo de Deus é conforme à verdade Deus julga com base na realidade dos Fatos e não nas aparências ou pretensões dos homens isso contrasta com o julgamento humano que frequentemente é parcial e hipócrita Paulo desafia a lógica daqueles que pensam que podem escapar do juízo de Deus enquanto praticam as mesmas coisas que condenam nos outros ele destaca a inevitabilidade do julgamento Divino que é justo e Imparcial Paulo questiona se os leitores estão desprezando a bondade tolerância e paciência
de Deus ele enfatiza que essas qualidades de divinas tem o propósito de levar as pessoas ao arrependimento a bondade de Deus é uma oportunidade para a transformação não um pretexto para continuar no pecado por causa da teimosia e do coração obstinado as pessoas estão acumulando Ira para si mesmas no dia do juízo de Deus quando o seu justo julgamento será revelado Paulo adverte que a persistência no pecado e na rebelião contra Deus resultará em um julgamento Severo Paulo cita o princípio bíblico de que Deus retribuirá a cada um conforme seu procedimento Este é um princípio
de justiça divina que enfatiza a responsabilidade individual pelas ações Deus Dará vida eterna aos que persistindo em fazer o bem buscam Glória Honra e imortalidade em contraste haverá Ira e indignação para os que são egoístas que rejeitam a verdade e seguem a injustiça Paulo apresenta uma clara dicotomia entre Os destinos daqueles que buscam a Deus e aqueles que o rejeitam Paulo afirma que haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal primeiro para o judeu depois para o grego no entanto Glória Honra e paz serão concedidas a todos que praticam o bem
também primeiro para o judeu depois para o grego este padrão reforça a justiça Imparcial de Deus Paulo declara que em Deus não há parcialidade Deus não mostra favoritismo baseado em etnia posição social ou qualquer outro fator externo ele julga todos de maneira Justa e equitativa Paulo explica que todos serão julgados de acordo com o conhecimento e a revelação que receberam aqueles que pecam sem a lei perecerão sem a lei e aqueles que pecam sob a lei serão julgados pela lei não são os que apenas ouvem a lei que são justos aos olhos de Deus mas
os que obedecem a lei serão declarados justos Paulo observa que quando os gentios que não tem a lei praticam naturalmente O que a lei ordena tornam-se uma lei para si mesmos eles mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações e suas consciências e pensamentos ora os acusam ora os defendem este argumento sublinha a universalidade da Lei moral de Deus escrita no coração de todos os homens tudo isso será revelado no dia em que Deus julgar os segredos dos homens mediante Jesus Cristo conforme o evangelho de Paulo este Versículo reafirma que o julgamento
final será baseado em uma avaliação completa e justa de cada indivíduo incluindo suas motivações e Segredos mais íntimos os judeus e seus privilégios Paulo começa reconhecendo que os judeus se identificam com sua herança Religiosa e Nacional eles se apoiam na lei de Moisés e se orgulham de sua relação com Deus os judeus diziam ser conhecedores da vontade de Deus e capazes de discernir O que é moralmente superior por serem instruídos pela lei eles se consideram guias para os cegos luz para aqueles que estão nas trevas instrutores dos insensatos e Mestres das Crianças porque possuem na
lei a expressão do conhecimento e da Verdade Paulo então questiona a coerência entre o conhecimento que os judeus têm da Lei e suas ações práticas ele acusa os judeus de hipocrisia apontando que embora ensinem os outros não ensinam a si mesmos eles pregam contra o furto mas furtam condenam o adultério mas adulteram desprezam os Ídolos mas cometem Sacrilégio Paulo conclui que ao se orgulharem da Lei eles desonram a Deus ao desobedecerem a ela Paulo cita as escrituras afirmando que o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês este Versículo indica que
o comportamento hipócrita dos judeus leva os gentios a desrespeitar e blasfemar contra Deus a falha dos judeus em viver de acordo com os preceitos que ensinam mancha o testemunho de Deus entre as nações Paulo aborda a circuncisão um sinal exterior da aliança entre Deus e Israel dizendo que ela só tem valor se acompanhada da obediência à lei se um judeu transgride de a lei Sua circuncisão torna-se incircuncisão em contraste se um Gentil incircunciso obedece a os preceitos da Lei ele será considerado como circuncidado Paulo inverte a lógica dos judeus ao afirmar que os gentios obedientes
julgarão os judeus transgressores mesmo que estes possuam A Lei e a circuncisão finalmente Paulo redefine O que significa ser um verdadeiro judeu ele argumenta que não é judeu quem o é apenas exteriormente nem a verdadeira circuncisão é meramente física um verdadeiro judeu é aquele que é judeu internamente e a verdadeira circuncisão é a do coração realizada pelo Espírito não pela letra da lei para esses o louvor não vem dos homens mas de Deus a fidelidade de Deus Paulo neste capítulo continua sua argumentação sobre a condição universal de pecado da humanidade e a justiça de Deus
diante dessa realidade Paulo começa questionando Qual a vantagem de ser judeu e da circuncisão ele reconhece que há muita vantagem em ser judeu principalmente porque os judeus foram confiados com as palavras de Deus mesmo que alguns judeus tenham sido infiéis a infidelidade deles não anula a fidelidade de Deus Paulo enfatiza que Deus é verdadeiro e justo e que sua justiça é confirmada mesmo diante da Injustiça humana Paulo antecipa uma objeção se Nossa injustiça ressalta a justiça de Deus então Deus seria injusto por aplicar sua Ira sobre nós ele rejeita essa ideia categoricamente argumentando que Deus
julgará o mundo de maneira justa a lógica de que o mal humano poderia resultar em um bem maior é rejeitada veementemente e Paulo Condena aqueles que adotam esse tipo de raciocínio Paulo continua sua argumentação declarando que tanto judeu quanto gentios estão debaixo do pecado ele cita várias passagens do antigo testamento para mostrar a total depravação da humanidade ninguém é justo ninguém entende ou busca a Deus todos se desviaram e se tornaram inúteis a garganta deles é como um túmulo aberto Enganam com a língua suas bocas estão cheias de maldição e amargura Seus pés são rápidos
para derramar sangue destruído e desgraça estão em seus caminhos Eles não conhecem o Caminho da Paz esses Versículos pintam um quadro Sombrio da condição espiritual da humanidade essas descrições para enfatizar que todos estão igualmente sob a condenação do pecado independentemente de sua origem étnica ou religiosa a justiça de Deus é demonstrada não apenas na condenação do pecado mas também na salvação oferecida através de Jesus Cristo a justificação pela fé neste trecho icial da epístola aos romanos o apóstolo Paulo explora profundamente o conceito da justiça de Deus revelada através da fé em Jesus Cristo contrastando-a com
a lei Paulo começa declarando que agora se manifestou uma justiça que vem de Deus independente da Lei embora testemunhada tanto pela lei quanto pelos profetas do Antigo Testamento Essa justiça é acessível mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem sem distinção alguma aqui Paulo introduz o conceito de que a justiça de Deus não é mais alcançada pela observância meticulosa da Lei mas sim pela fé em Cristo Paulo reitera que todos pecaram e estão destituídos da Glória de Deus no entanto a boa notícia é que todos são justificados gratuitamente pela graça de Deus
por meio da Redenção que está em Cristo Jesus a palavra Redenção aqui refere-se ao Resgate ou libertação da condição de escravidão do pecado alcançada pelo sacrifício de Cristo na cruz Deus ofereceu Cristo como sacrifício de propiciação mediante a fé em seu sangue demonstrando assim a sua justiça a propiciação significa que Cristo ao morrer por nós satisfez a justiça de Deus permitindo-nos ser perdoados e reconciliados com ele Deus demonstrou sua paciência anteriormente deixando os pecados impunes mas agora na cruz revelou sua justiça de forma plena Paulo confronta a questão da vanglória humana argumentando que a justificação
não vem pela obediência à lei mas sim pela fé ele refuta a ideia de que a fé anula a lei afirmando que pelo contrário a fé confirma a lei Isso significa que a lei continua sendo importante e válida como expressão da vontade de Deus mas não é mais o meio de alcançar a justiça diante de Deus Essa justiça agora é alcançada exclusivamente pela fé em Cristo Abraão foi justificado pela fé no capítulo 4 da carta aos romanos o apóstolo Paulo apresenta Abraão como um exemplo primordial de justificação pela fé antes mesmo da instituição da Lei
mosaica Paulo usa Abraão para ilustrar como a justiça diante de Deus não é alcançada pelas obras ou méritos humanos mas sim pela fé em Deus Paulo começa questionando Qual é a vantagem de Abraão como antepassado e conclui que se Abraão fosse justificado pelas obras teria motivo para se gloriar mas não diante de Deus ele cita Gênesis para afirmar que Abraão creu em Deus e isso lhe foi creditado como Justiça Paulo contrasta o trabalho humano que busca recompensa como dívida com a fé que confia em Deus que justifica o ímpio aqui a ênfase está na natureza
gratuita e merecida da justificação pela fé Paulo continua usando Davi como testemunho mostrando que aqueles a quem Deus credita justiça São verdadeiramente abençoados independentemente de circuncisão ou observância da Lei ele argumenta que Abraão foi justificado pela fé antes mesmo de ser circuncidado e a circunci foi apenas um sinal e um selo da Justiça que ele já possuí pela fé abão portanto é o pai espiritual de todos os que creem tanto dos que são circuncisos quanto dos que não são para que a justiça seja creditada também a estes últimos Paulo continua explicando que a promessa feita
a Abraão e a sua descendência não veio pela lei Mas pela justiça que vem pela fé ele argumenta que a lei produz Ira porque revela o pecado enquanto a fé traz a promessa de acordo com a graça de Deus Abraão é considerado pai de muitas Nações por causa de sua fé em Deus que tem o poder de trazer à existência o que não existe Paulo conclui focando na fé extraordinária de Abraão que contra toda a esperança humana Creu em Deus e não duvidou da promessa de Deus mesmo diante das circunstâncias impossíveis isso lhe foi creditado
como Justiça Paulo reforça que essas palavras não se aplicam apenas a Abraão mas também a todos nós que cremos em Jesus Cristo que foi entregue à morte pelos nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação aqui Paulo conecta a Fé de Abraão com a fé cristã em Cristo enfatizando que a justiça diante de Deus é obtida somente pela fé não pelas obras paz e alegria pela fé em Cristo no Capítulo 5 da carta aos romanos o apóstolo Paulo explora profundamente as implicações da justificação pela fé em Cristo Jesus contrastando-a com o estado de Condenação através do
pecado de Adão Paulo começa exaltando as bênçãos que acompanham a justificação pela fé em Cristo Jesus aqueles que são justificados têm paz com Deus por meio dele esta paz é firmada não pelas Nossas obras Mas pela obra Redentora de Cristo na cruz através da qual obtivemos acesso à graça de Deus além da Paz podemos nos gloriar na esperança da glória de Deus sabendo que mesmo nas tribulações Deus está trabalhando em nós para produzir perseverança caráter aprovado e uma esperança que não decepciona Paulo enfatiza que o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito
Santo confirmando assim a nossa segurança e Esperança em Cristo Paulo continua ressaltando o amor de Deus ao enviar Cristo para morrer por nós mesmo quando éramos pecadores e inimigos de Deus a morte de Cristo não apenas nos reconciliou com Deus mas também nos assegura a salvação da Ira vindoura a reconciliação com Deus e a paz que temos através de Jesus Cristo são razões para nos gloriar e exultar Paulo então compara e contrasta a entrada do pecado no mundo através de Adão e a justificação que vem por meio de Cristo Ele explica que o pecado entrou
no mundo através de um homem Adão e com ele veio a morte como consequência para to a humanidade porque todos pecaram mesmo antes da lei de Moisés o pecado já existia mas não era imputado como transgressão mostrando a universalidade do pecado e da morte no entanto Paulo contrasta a transgressão de Adão com a graça de Deus revelada em Jesus Cristo enquanto o pecado de um trouxe condenação e morte para todos os homens a graça de Deus manifestada através de Cristo trouxe justificação e vida eterna para muitos assim como um único ato de transgressão resultou na
condenação de todos um único ato de Justiça A obediência de Cristo na cruz resultou na justificação que traz vida para todos os que creem Paulo conclui que a lei foi dada para aumentar a consciência do pecado mas onde o pecado abundou a graça de Deus superabundou ele enfatiza que assim como o pecado reinou na morte a graça reina pela justiça concedendo vida eterna por meio de Jesus Cristo nosso senhor mortos para o pecado vivos em Cristo no capítulo 6 de Romanos Paulo explora a dinâmica da vida cristã em relação ao pecado e a graça de
Deus destacando a transformação radical que ocorre na vida daqueles que são justificados pela fé em Cristo Jesus Paulo começa a abordando uma possível objeção se somos justificados pela graça então podemos no ar pecando para que a graça de Deus seja ainda mais Evidente ele responde veementemente que isso não deve ser assim a razão é que os cristãos foram batizados em Cristo Jesus simbolizando não apenas uma identificação com sua morte mas também com sua ressurreição Isso significa que assim como Cristo morreu para o pecado e foi ressuscitado para uma nova vida em obediência a Deus os
cristãos também foram crucificados com Cristo para que o poder do Pecado fosse destruído em suas vidas a partir daqui Paulo exorta os crentes a considerarem-se mortos para o pecado mas vivos para Deus em Cristo Jesus a liberdade do domínio do pecado é um resultado direto de nossa união com Cristo que morreu uma vez por todas para o pecado e vive agora para Deus portanto os cristãos não devem permitir que o pecado domine seus corpos Mortais mas devem oferecer-se a Deus como instrumentos de Justiça Paulo continua sua explanação sobre a liberdade do pecado e a sujeição
à justiça ele contrasta a escravidão ao pecado que leva à morte com a obediência a Deus que leva à justiça e à vida eterna embora os cristãos não estejam mais debaixo da lei estão debaixo da graça de Deus o que não significa uma licença para pecar mas Uma Nova Vida em Cristo que leva à Santidade e à vida eterna Paulo conclui e reafirmando que o salário do pecado é a morte mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso senhor essa vida eterna não é apenas uma promessa futura mas uma
realidade presente para aqueles que são justificados pela fé em Cristo e vivem em obediência a ele libertados da lei para pertencer a Cristo o Capítulo 7 de Romanos aborda a relação dos crentes com a lei de Deus e como essa relação se transforma através de Cristo Paulo utiliza a metáfora do casamento para ilustrar como os crentes foram libertados da lei para pertencerem a Cristo Paulo começa comparando a lei a um casamento onde a mulher está ligada ao marido enquanto este está vivo no entanto se o marido morre ela está livre para se casar novamente sem
ser considerada adúltera da mesma forma os crentes foram libertados da Lei Através da morte de Cristo na cruz isso significa que não estamos mais sujeitos à lei como um meio de alcançar Justiça própria mas somos agora ligados a Cristo ressuscitado para que possamos viver uma nova vida em união com ele produzindo frutos para Deus Paulo então aborda a relação entre a Lei e o pecado ele reconhece que a lei é Santa Justa e boa mas também revela o pecado que habita em Nós antes de conhecer a lei o pecado estava adormecido mas quando a lei
veio o pecado reviveu e ele percebeu sua própria natureza pecaminosa a lei longe de ser a causa do pecado na verdade revela a extensão e a gravidade do Pecado em nossas vidas Paulo descreve sua luta pessoal com o pecado ele deseja fazer o bem mas muitas vezes se encontra fazendo o mal que não deseja Ele explica que existe uma batalha constante entre a lei do pecado que habita em seus membros e a lei de Deus que Ele ama em sua essa luta revela a incapacidade do homem em vencer o pecado por si mesmo no final
Paulo expressa sua angústia diante dessa realidade Miserável homem que eu sou quem me libertará do corpo sujeito a esta morte sua resposta é imediatamente dada graças a Deus por Jesus Cristo nosso senhor Paulo reconhece que é somente através de Cristo que ele pode ser libertado dessa luta com o pecado e da condenação da Lei embora ele esteja sujeito à lei do Pecado em sua carne ele é salvo e justificado através de Jesus Cristo libertação em Cristo Romanos 8 é um capítulo fundamental na teologia Paulina pois aborda temas essenciais como a vida através do Espírito Santo
a libertação do Poder do pecado e a segurança da Salvação em Cristo Paulo começa enfatizando a liberdade que os crentes têm em Cristo Jesus portanto agora já não há condenação para para os que estão em Cristo Jesus essa liberdade é explicada pela obra de Cristo na cruz onde a lei do espírito de vida nos libertou da lei do pecado e da Morte enquanto a lei de Moisés mostrava o pecado ela não podia salvar Cristo veio e por sua morte condenou o pecado na carne possibilitando que a justiça da Lei fosse cumprida em nós que vivemos
segundo o espírito Paulo contrasta a mentalidade da carne que é inimiga de Deus e não se submete à sua lei com a mentalidade do espírito que traz Vida e Paz aqueles que são dominados pela carne não podem agradar a Deus mas os que vivem pelo Espírito são capacitados a viver uma vida que agrada a Deus Paulo destaca a importância do Espírito Santo na vida do crente se alguém não tem o espírito de Cristo não pertence a Cristo no entanto Se o Espírito de Deus habita em nós ele nos dá vida espiritual mesmo que nossos corpos
físicos estejam mortos por causa do pecado o espírito santo que ressuscitou Jesus dos Mortos também dará vida aos nossos corpos Mortais Paulo exorta os crentes a não viverem de acordo com a carne mas a mortificar as obras do corpo pelo Espírito os que são guiados pelo Espírito são chamados de filhos de Deus e recebem o espírito de adoção pelo qual clamamos Aba Pai o espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus e sendo filhos somos também herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo compartilhando sua glória e Sofrimentos Paulo apresenta a perspectiva da
Glória futura que aguarda os filhos de Deus ele compara os Sofrimentos presentes com a glória que será revelada em nós toda a criação Aguarda a redenção final quando será libertada da decadência e compartilhará da Liberdade gloriosa dos filhos de Deus a criação e os crentes gemem em expectativa dessa Redenção final aguardando a adoção plena como filhos de Deus e a redenção de seus corpos Paulo conclui com uma reflexão poderosa sobre a certeza da vitória em Cristo ele destaca Que Se Deus é por nós quem será contra nós Deus não poupou seu próprio filho mas o
entregou por nós garantindo que conosco Ele nos dará todas as coisas nada pode de nos separar do amor de Cristo nem tribulação nem perseguição nem qualquer poder criado Paulo encerra com a confiança de que somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou tristeza de Paulo pelo seu povo Romanos 9 é um capítulo onde Paulo aborda a soberania de Deus na eleição e a relação entre Israel e os gentios no plano de salvação de Deus ele trata da tristeza de Paulo pelo seu povo a soberania de Deus na eleição e a justiça de
Deus em sua escolha Paulo expressa uma profunda tristeza e constante angústia pelo seu povo os israelitas ele estaria disposto até a ser amaldiçoado e separado de Cristo se isso pudesse beneficiar seus irmãos Paulo destaca os privilégios dos israelitas a adoção de filhos a glória Divina as alianças a concessão da lei a adoração no templo e as promessas incluindo os patriarcas e a linhagem humana de Cristo afirma que a palavra de Deus não falhou Ele explica que nem todos os descendentes de Israel são verdadeiramente Israel e nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Abraão
os filhos da Promessa são considerados descendência de Abraão ele usa o exemplo de Isaque e Ismael e Jacó e Esaú para ilustrar que Deus escolhe soberanamente a eleição de Deus não se baseia em obras mas em seu chamado Paulo aborda a possível acusação de injustiça em Deus Ele cita a declaração de Deus a Moisés terei Misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia afirmando que a eleição de Deus é baseada em sua misericórdia não no desejo ou esforço humano ele usa o exemplo do faraó para mostrar que Deus tem o direito de endurecer quem ele quiser
para demonstrar seu poder e proclamar seu nome em toda a terra Paulo responde à objeção de que se Deus é soberano em suas escolhas como ele pode culpar alguém ele argumenta que o ser humano não tem o direito de questionar Deus assim como o vaso não pode questionar o oleiro Deus como Oleiro tem o direito de fazer vasos para fins nobres e outros para uso desonroso ele pode suportar com paciência os vasos da Ira preparados para a destruição para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia Paulo cita Oséias para mostrar
que Deus chama os gentios que não eram seu povo para serem chamados filhos do Deus vivo ele também cita Isaías para mostrar que embora os israelitas sejam numerosos apenas um remanescente será salvo Deus é justo em suas escolhas e a sua misericórdia é demonstrada tanto aos judeus quanto aos gentios Paulo conclui afirmando que os gentios que não buscavam Justiça A obtiveram pela fé em contraste Israel que buscava uma lei que trouxesse Justiça não a alcançou porque a buscava como se fosse por obras e não pela fé ele cita Isaías novamente mostrando que Cristo é a
pedra de tropeço e Rocha que faz cair mas quem confia nele jamais será envergonhado o desejo de Paulo pela salvação de Israel Romanos 10 continua a discussão de Paulo sobre a salvação e a justiça enfocando a diferença entre a justiça baseada na lei e a justiça baseada na fé ele expressa seu desejo pela salvação de Israel descreve a importância da fé em Cristo e destaca a universalidade da oferta de salvação Paulo começa expressando seu profundo desejo e oração pela salvação dos israelitas ele reconhece o zelo deles por Deus mas lamenta que este zelo não se
baseia no conhecimento correto os israelitas ignorando a justiça de Deus tenta estabelecer sua própria justiça e não se submetem à justiça de Deus Paulo afirma que Cristo é o fim da lei para a justificação de todo aquele que crê indicando que a Justiça verdadeira vem através da fé em Cristo e não através das obras da Lei Paulo contrasta a justiça que vem da Lei com a justiça que vem da Fé ele cita Moisés para mostrar que a justiça da Lei requer que o homem viva pelas suas obras em contraste a justiça da fé não exige
feitos impossíveis como subir ao céu ou descer ao Abismo porque a palavra da Fé está próxima em nossa boca e em nosso coração Paulo simplifica o processo de salvação afirmando que se confessarmos com a boca que Jesus é senhor e crermos em nosso coração que Deus o ressuscitou dos Mortos seremos salvos a fé e a confissão levam à salvação ele cita a escritura dizendo que todo aquele que nele confia jamais será envergonhado Paulo enfatiza a universalidade da salvação dizendo que não há diferença entre judeus e gentios pois o mesmo senhor é senhor de todos e
abençoa ricamente todos os que o invocam ele reforça que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo Paulo destaca a importância da pregação para que as pessoas possam invocar o nome do senhor e serem salvas ele Faz uma série de perguntas retóricas para mostrar a necessidade da pregação como invocarão aquele em quem não creram e como crerão naquele de quem Não ouviram falar e como ouvirão se não houver quem pregue e como pregarão se não forem enviados ele cita Isaías para enaltecer a beleza dos pés dos que anunciam boas novas no entanto Paulo
reconhece que nem todos os israelitas aceitaram as boas novas citando Isaías senhor quem Creu em nossa mensagem ele conclui que a fé vem por ouvir a mensagem e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo Paulo aborda a questão da rejeição de Israel perguntando se eles não ouviram a mensagem ele responde que sim citando um Salmo que diz a sua voz ressoou por toda a terra e as suas palavras até os confins do mundo ele pergunta se Israel não entendeu a mensagem e responde citando Moisés e Isaías para mostrar que Deus provocaria Israel a
ciúmes e Ira usando um povo sem entendimento os gentios Isaías ousadamente diz que Deus foi achado por aqueles que não o procuravam e se revelou aqueles que não perguntavam por ele por fim Paulo cita Isaías novamente dizendo que Deus Estendeu suas mãos o tempo todo a um povo desobediente e Rebelde referindo-se a resistência contínua de Israel a mensagem de salvação concluindo nesse capítulo Paulo aborda a justiça que vem da fé em contraste com a justiça que vem da Lei Paulo enfatiza a necessidade da pregação para que as pessoas possam ouvir crer e invocar o nome
do senhor para serem salvas ele também destaca a universalidade da oferta de salvação e a resistência de Israel em aceitar essa mensagem este Capítulo reitera a centralidade de Cristo na justificação e a importância da fé para a salvação Deus não rejeitou seu povo Romanos 11 aborda a questão da rejeição de Israel e o plano soberano de Deus em relação à salvação tanto dos judeus quanto dos gentios Paulo explica como Deus não rejeitou totalmente o seu povo o papel dos gentios no plano de Deus e a esperança futura para Israel Paulo começa perguntando retoricamente se Deus
rejeitou seu povo respondendo enfaticamente que não ele use a seu pró exemplo sendo Israelita como prova de que Deus não rejeitou todos os israelitas ele lembra aos leitores Que Deus sempre preservou um remanescente fiel citando o exemplo de Elias que pensou ser o único fiel mas Deus tinha reservado 7000 que não se curvaram a Baal Paulo afirma que da mesma forma há um remanescente escolhido pela graça ele enfatiza que a salvação é pela graça não pelas obras Israel como um todo não obteve o que buscava mas os eleitos sim os outros foram endurecidos ele cita
Isaías e Davi para ilustrar o endurecimento de Israel Paulo pergunta se Israel tropeçou de modo que caísse definitivamente e responde que não pelo contrário a transgressão de Israel trouxe salvação aos gentios para provocar ciúmes em Israel ele explica que se a transgressão de Israel resultou em riqueza para o mundo quanto mais a sua plenit ele fala diretamente aos gentios exaltando seu ministério e expressando esperança de provocar ciúmes em seu próprio povo e salvar alguns deles Paulo sugere que a rejeição de Israel resultou na reconciliação do mundo e sua aceitação será como vida dentre os mortos
ele use a a analogia da Oliveira para explicar a relação entre judeus e gentios se os Ramos naturais Israel foram cortados e os gentios Oliveira foram enxertados na Oliveira cultivada os gentios não devem se orgulhar mas lembrar que não sustentam a raiz mas a raiz o sustenta a incredulidade cortou os Ramos naturais e a fé mantém os gentios enxertados ele adverte que Deus não poupou os Ramos naturais e não poupará os gentios se não permanecerem na fé se Israel não permanecer na incredulidade Deus é capaz de enxertos novamente Paulo conclui que se os gentios Foram
enxertados contra a natureza quanto mais os Ramos naturais serão enxertados em sua própria Oliveira Paulo revela um mistério Israel experimentou um endurecimento em parte Até que a Plenitude dos gentios entre ele afirma que todo o Israel será salvo citando Isaías sobre o redentor que virá de Sião e removerá os pecados de Jacó ele distingue entre o evangelho e a eleição quanto ao evangelho os israelitas são inimigos por causa dos gentios quanto à eleição são amados por causa dos patriarcas Paulo declara que os dons e O Chamado de Deus são irrevogáveis assim como os gentios foram
desobedientes mas receberam misericórdia pela desobediência de Israel agora Israel também receberá misericórdia Deus sujeitou todos à desobediência para exercer misericórdia para com todos Paulo conclui com uma doxologia maravilhando-se com a da riqueza sabedoria e conhecimento de Deus ele cita Isaías e Jó para destacar que ninguém compreendeu a mente do senhor ou lhe deu conselhos ele finaliza afirmando que todas as coisas são dele por ele e para ele e a ele seja a glória para sempre entrega da vida para servir Romanos 12 Marca uma transição na carta de Paulo aos romanos passando da teologia para a
prática após Expor a salvação pela aia de Deus Paulo agora trata da resposta prática à misericórdia de Deus ele enfoca a vida cristã como um sacrifício vivo e a ética Comunitária Paulo apela aos irmãos pelas misericórdias de Deus que ofereçam seus corpos como sacrifício vivo Santo e agradável a Deus Este é o culto racional ou culto espiritual deles ele contrasta a conformidade ao padrão deste mundo com a transformação pela a da mente para que possam experimentar e comprovar a boa agradável e perfeita vontade de Deus sacrifício vivo diferente dos sacrifícios mortos do Antigo Testamento o
Cristão é chamado a oferecer a si mesmo como um sacrifício vivo dedicando toda a sua vida a Deus culto racional a resposta lógica e espiritual à graça de Deus é uma vida de adoração contínua transformação e renovação a transformação pela renovação da mente implica um processo contínuo de mudança de pensamento moldando-se à mente de Cristo e não ao mundo Paulo aconselha a todos que não tenham um conceito mais elevado de si mesmos do que convém mas que pensem com equilíbrio de acordo com a medida de fé que Deus concedeu ele usa a metáfora do corpo
com muitos membros cada um com uma função diferente para ilustrar a diversidade de dons na comunidade cristã Paulo exorta a humildade reconhecendo que todos os dons vê de Deus assim como o corpo tem muitos membros com funções diferentes a igreja é um corpo com diversos dons e funções mas todos são necessários e interdependentes ele lista diferentes Dons profecia serviço ensino exortação contribuição liderança e misericórdia encorajando cada um a usar seu dom conforme a graça recebida cada Cristão tem um papel e dons específicos para contribuir para o corpo de Cristo a diversidade de dons enriquece a
comunidade e deve ser usada para edificação mútua Paulo delineia uma série de exortações sobre como viver em amor e harmonia na comunidade amor sincero o amor deve ser Genuíno aborrecendo o mal e apegando-se ao bem amor fraternal dediquem-se uns aos outros com amor fraternal e prefiram dar honra aos outros mais do que a si mesmos e serviço nunca falte o zelo sejam fervorosos no espírito e sirvam ao Senhor esperança e oração alegrem-se na esperança sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração hospitalidade e generosidade compartilhem com os Santos em suas necessidades e pratiquem a hospitalidade
abençoar Os Perseguidores abençoem aqueles que os perseguem sem amaldiçoar empatia alegrem-se com os que se alegram e com os que choram humildade e harmonia tenham uma mesma atitude uns para com os outros não sejam orgulhosos e associem com pessoas de posição inferior retidão e paz não retribuam mal por mal façam o que é correto aos olhos de todos e vivam em paz com todos deixar a vingança a Deus nunca procurem vingar-se mas deixem a ira com Deus que diz minha é a vingança eu retribuirei em vez diso ajudem seus inimigos acumulando Brasas vivas sobre suas
cabeças vencer o mal com o bem não se deixem vencer pelo mal mas vençam o mal com o bem a resposta prática à graça de Deus é uma vida dedicada a servir e amar refletindo a natureza de Cristo em todas as ações a submissão às autoridades Romanos 13 aborda a relação dos cristãos com as autoridades governamentais e a ética do amor Paulo expõe princípios de submissão ao governo práticas de amor ao próximo e Vida piedosa Paulo exorta os cristãos a sujeitarem-se à autoridades governamentais pois toda a autoridade é instituída por Deus Ele explica que resistir
à autoridade é resistir à ordem estabelecida por Deus Trazendo condenação sobre si mesmo instituição Divina as autoridades são vistas como estabelecidas por Deus mesmo vernos imperfeitos são parte do plano soberano de Deus serva de Deus as autoridades são designadas como servas de Deus para promover o bem e punir o mal este papel de agente da justiça deve ser respeitado Paulo instrui que é necessário submeter-se às autoridades não apenas para evitar punição mas também por causa da consciência ele também aborda a questão de impostos afirmando que os cristãos devem pagar impostos pois as autoridades estão a
serviço de Deus submissão e consciência a submissão vai além do medo da punição é uma questão de consciência diante de Deus deveres cívicos pagar impostos e dar o devido respeito e Honra às autoridades são parte da Obediência Cristã Paulo enfatiza que os cristãos não devem dever nada a ninguém exceto o amor mútuo ele afirma que quem ama o próximo cumpre a lei ele resume os mandamentos no preceito Ame o seu próximo como a si mesmo amor como o cumprimento da lei o amor é a base de todos os mandamentos e amar o próximo é a
essência da lei de Deus o amor não faz mal ao próximo por isso é o cumprimento pleno da Lei Paulo chama os cristãos a viverem com consciência do tempo em que vivem ele indica que a salvação está mais próxima do que quando creram e que é hora de despertarem do Sono ele usa a metáfora da noite e do dia para contrastar o comportamento das Trevas com a vida na luz Paulo lista comportamentos a serem evitados orgias bebedeiras imoralidade sexual depravação desavença e inveja ele conclui exortando os cristãos a revestirem do Senhor Jesus Cristo e a
não satisfazerem os desejos da carne aceitação e não julgamento Romanos 14 aborda a convivência harmoniosa entre cristãos com diferentes níveis de fé e práticas religiosas destacando a importância de não julgar uns aos outros em questões não essenciais e de agir com amor e consideração pelo próximo Paulo começa instruindo a comunidade a aceitar aqueles que são fracos na fé sem entrar em disputas sobre opiniões duvidosas ele dá o exemplo de diferentes práticas alimentares alguns acreditam que podem comer de tudo enquanto outros com fé mais fraca comem apenas vegetais aqueles que têm liberdade para comer de tudo
não devem desprezar os que não têm e aqueles que se abstêm não devem condenar os que comem de tudo pois Deus aceitou ambos Paulo menciona diferentes convicções sobre a observância de dias sagrados cada pessoa deve estar plenamente convencida em sua própria mente e agir de acordo com sua convicção seja qual for a prática considerar um dia especial ou comer carne deve ser feita para o senhor e com Ação de Graças Nenhum de Nós vive morre para si mesmo vivemos e morremos para o senhor e Cristo é o senhor tanto dos vivos quanto dos Mortos Paulo
adverte contra julgar ou desprezar os irmãos Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus ele cita Isaías para reforçar que todos se prostrarão diante de Deus e prestarão contas de si mesmos responsabilidade pessoal cada um prestará contas de suas ações a Deus enfatizando a responsabilidade individual perante ele em vez de julgar uns aos outros Paulo exorta a não pôr pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão ele está convencido de que nenhum alimento é impuro em si mesmo mas se alguém considera algo impuro para ele é impuro se um irmão se entristece por causa
do que você come você não está agindo por amor não destrua seu irmão por causa da comida o reino de Deus não é comida nem bebida mas Justiça e alegria no Espírito Santo servir a Cristo dessa maneira é agradável a Deus e aprovado pelos homens Paulo exorta a promover tudo que conduz à paz e à edificação mútua não devemos destruir a obra de Deus por causa da comida todo alimento é puro mas é errado comer algo que faça outro tropeçar é melhor abster-se de carne vinho ou qualquer coisa que leve o irmão a cair Cada
um deve manter suas convicções perante Deus Feliz é aquele que não se Condena naquilo que aprova aquele que tem dúvida é condenado se comer pois não come com fé e tudo que não provém de fé é pecado viver em harmonia e Unidade Romanos 15 continua o tema de Viver em harmonia e edificação mútua dentro da Comunidade Cristã ampliando a visão de Paulo sobre a missão aos gentios e a unidade entre judeus e gentios em Cristo Paulo começa chamando-os Fort na fé a suportarem as fraquezas dos fracos e não a agradarem a si mesmos ele enfatiza
que devemos agradar ao próximo para seu bem a fim de edificá-lo seguindo o exemplo de Cristo que não buscou agradar a si próprio o modelo de Cristo que suportou os insultos em favor dos outros deve ser nosso guia as escrituras que foram escritas para nosso ensino oferecem perseverança e ânimo para manter a esperança Paulo Ora para que Deus conceda um espírito de unidade para que com um só coração e uma só voz os cristãos glorifiquem a Deus Paulo exorta os cristãos a aceitarem se mutuamente como Cristo os aceitou para a glória de Deus ele explica
que Cristo serviu aos judeus para confirmar as promessas feitas aos patriarcas e também para que os gentios glorificam a Deus por sua misericórdia Paulo cita várias passagens do Antigo Testamento Salmos Deuteronômio Isaías para mostrar que a inclusão dos gentios estava nos planos de Deus Paulo termina esta sessão orando para que Deus encha aos cristãos de alegria e paz para que transbordem de esperança pelo poder do Espírito Santo Paulo expressa sua confiança na bondade e instrução dos cristãos em Roma reconhecendo sua capacidade de aconselhar uns aos outros Ele explica que escreveu com franqueza para lembrar-lhes de
algumas verdades porque causa da Graça que Deus lhe deu Paulo vê seu ministério aos gentios como um serviço sacerdotal proclamando o evangelho para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus santificada pelo Espírito Santo Paulo se Gloria apenas no que Cristo realizou por seu intermédio levando os gentios à obediência a Deus por meio de palavras ações sinais e maravilhas pelo poder do Espírito de Deus Paulo sempre procurou pregar o Evangelho onde Cristo não era conhecido para não edificar sobre o alicerce de outro Paulo explica que muitas vezes foi impedido de visitar Roma mas
agora sem mais lugar onde precise trabalhar planeja visitá-los em sua jornada para a Espanha antes ele está indo a Jerusalém para servir aos santos levando contribuições das igrejas da Macedônia e acaia para os pobres em Jerusalém os gentios são devedores aos judeus pois compartilharam da bênçãos espirituais deles e portanto devem servir aos judeus com seus bens materiais após completar esta tarefa Paulo planeja visitar Roma a caminho da Espanha confiante de que irá na plenitude da Bênção de Cristo Paulo pede aos irmãos que se unam a ele em oração pedindo proteção contra os descrentes na Judeia
e que seu serviço em Jerusalém seja aceitável aos santos ele Expressa o desejo de visitá-los com alegria e desfrutar de um período de refrigério com eles Conforme a vontade de Deus Paulo termina com uma bênção desejando que o Deus da paz esteja com todos eles recomendações finais Romanos 16 é a conclusão da carta de Paulo aos romanos onde ele envia saudações a muitos cristãos em Roma destaca colaboradores importantes e oferece advertências e bênçãos finais através dessas saudações e recomendações Paulo revela a conexão e a diversidade da Comunidade Cristã primitiva Paulo recomenda Febe descrita como serva
dicona da igreja em cencreia ele pede que os romanos a recebam no Senhor de maneira digna e a ajudem conforme necessário sua menção como dicona sugere que ela desempenhava um papel significativo na igreja a recomendação de Paulo sublinha a importância das mulheres no Ministério Cristão Paulo envia saudações a diversas pessoas destacando seu trabalho e relações dentro da Comunidade Cristã Priscila e Áquila colaboradores próximos de Paulo que arriscaram suas vidas por ele eles são elogiados não só por Paulo mas também por todas as igrejas dos gentios igrejas nas casas a menção da igreja que se reúne
na casa de Priscila e Áquila mostra a prática comum de reuniões em casas epet o primeiro convertido na província da Ásia destacando o início da expansão do evangelho nessa região trabalho arduo Maria trifena trifosa e pde são elogiadas por seu trabalho árduo no Senhor evidenciando o papel ativo das mulheres na igreja parentes e prisioneiros andrônico e junas são mencionados como parentes e notáveis entre os apóstolos além de terem estado presos com Paulo Paulo exorta os romanos a se afastarem de quem causa divisões e obstáculos ao ensino aqueles que causam divisões estão servindo seus próprios apetites
e não a Cristo Paulo Alerta contra palavras suaves e bajulação que enganam os ingênuos Paulo elogia a obediência dos Romanos e deseja que sejam sábios em relação ao bem e sem Malícia em relação ao mal o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés dos cristãos uma promessa de Vitória final sobre o mal diversos colaboradores de Paulo enviam saudações Timóteo Lúcio jazon e socp companheiros de trabalho e parentes de Paulo Tércio o secretário que redigiu a carta gaio hospedeiro de Paulo e da igreja Erasto e quarto colaboradores na Missão Paulo conclui com uma doxologia exaltando
a Deus Deus é capaz de confirmar os crentes pelo evangelho e a proclamação de Jesus Cristo o mistério que estava oculto nos tempos passados agora foi revelado pelas escrituras proféticas a revelação Visa levar todas as nações à obediência da fé a glória é dada ao único Deus sábio por meio de Jesus Cristo para todo o sempre chegamos ao final deste estudo inspirador do livro de romanos uma das cartas mais profundas e transformadoras escritas por Paulo ao longo de suas páginas Paulo nos leva a uma jornada teológica que abrange desde a depravação humana até a gloriosa
Redenção em Cristo Jesus Romanos nos ensina que todos pecaram e carecem da Glória de Deus mas a graça de Deus em Jesus Cristo oferece a justificação e a reconciliação com Deus através da fé somos justificados pela obra Salvadora de Cristo na cruz não por nossos próprios méritos Paulo explora a soberania de Deus na eleição e na salvação e nos exorta a viver uma vida de santidade e serviço a Deus motivados pelo amor que recebemos de Cristo Ele nos ensina sobre a liberdade em Cristo e a responsabilidade de viver em comunhão amorosa com nossos irmãos na
fé Paulo nos chama a oferecer nossas vidas como sacrifício vivo Santo e agradável a Deus transformando nossa mente e vivendo em harmonia com os outros membros do corpo de Cristo Ele nos lembra da ância de vivermos em paz com todos honrando as autoridades e demonstrando o amor sincero em todas as nossas ações ao longo de Romanos Paulo nos mostra a importância de viver uma vida guiada pelo Espírito Santo de buscar a vontade de Deus em todas as circunstâncias e de confiar na promessa da vida eterna em Cristo Jesus e agora faço um apelo a você
que está assistindo se você ainda não aceitou Jesus Cristo como seu Salvador Pessoal hoje é o dia da sua salvação A Bíblia nos assegura que se você confessar com a sua boca que Jesus é senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos será salvo se você deseja tomar essa decisão hoje e receber o perdão dos seus pecados Ore comigo agora senhor Jesus reconheço que sou pecador e Necessito do teu perdão Creio Que Tu morreste na cruz pelos meus pecados e ressuscitaste para me dar vida eterna hoje eu te recebo como
meu salvador pessoal e senhor da minha vida obrigado por me amar e me perdoar ajuda-me a viver para ti todos os dias em nome de Jesus amém
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