Olá, pessoal do YouTube, o assunto hoje é a resposta a uma mensagem que a Natalya Almeida, me enviou dizendo o seguinte: Druzio você poderia fazer um vídeo sobre depressão na adolescência e etc. . Olha, depressão é um termo muito mal compreendido.
Porque você briga com o namorado a hoje deprimida briguei com meu namorado. Você não está deprimida, está chateada triste a depressão é um quadro muito característico que é a tristeza, que não tem fim, que não acaba nunca mais e não é só tristeza, a depressão vem acompanhada de outros sintomas interfere com o sono Tem gente que tem insônia quando está deprimido muitos dormem demais nesse tipo de situação há uma o que a gente chama de síndrome amotivacional que quer dizer o que Você não encontra a razão pra nada. Pra que eu vou sair?
Para que eu vou me vestir? Por que eu vou fazer a barba? Por que razão eu vou me pintar, passar batom?
Parece que nada na vida vale a pena Depressão é uma doença grave, a depressão verdadeira mesmo, é uma doença grave que evolui com sintomas e esses quadros vão piorando. Quadros depressivos podem em fases finais levar à morte porque a pessoa para de se alimentar perde totalmente o interesse em lutar pela vida a depressão pode atacar em qualquer faixa etária existem quadros depressivos na infância, existem quadros depressivos na adolescência e quase na vida adulta e na velhice também. É lógico que as fases da vida em que ocorrem grandes transformações são aquelas em que a depressão pega mais forte na passagem da infância para a adolescência, por exemplo, adolescência é uma uma fase muito muito crítica para quadros depressivos da depressão que acompanha muitas mulheres na fase de menopausa, por exemplo, e na velhice aquele aquela pessoa de idade aquele senhor aquela senhora que de repente perde o interesse em continuar vivo perde o apetite, não se alimenta e o quadro vai piorando.
Quando você tem convive com uma pessoa depressiva Precisa de muito cuidado no tratamento. Porque a tendência dos parentes, das pessoas ligadas a ela. O que é?
É dizer: -Não, você tem que reagir Olha tem aniversário de fulano, levanta e vamos! A última coisa que uma pessoa deprimida quer é ir em um aniversário é encontrar os amigos. Porque ele quieto na casa dele ainda consegue, segurar o quadro, mas quando eles se expõem socialmente, fica muito mais difícil.
Depressão precisa de diagnóstico e tratamento Tratamento o que é? existem os tratamentos medicamentosos e os tratamentos que envolvem a parte psicológica Hoje não se faz mais essa divisão. Hoje a tendência dos psiquiatras é juntar os dois tratamentos.
Aqui aproveito para responder à pergunta, para responder sugestão da Isadora Troian, que diz: Seria interessante alertar sobre o uso consciente de antidepressivos a Isadora toca um ponto importante porque os antidepressivos têm um papel fundamental no qual os quadros de depressão muitas vezes a pessoa duas três semanas depois de tomar os medicamentos já muda completamente o comportamento a visão do mundo interesse pelas coisas comuns da vida agora o que acontece hoje é que a menor tristeza os médicos costumam receitar antidepressivos que mais receita antidepressivo não são os psiquiatras, é um ortopedista que receita, é o clínico geral ginecologista, então existe um consumo exagerado de medicamentos antidepressivos brigou com o namorado toma antidepressivo, perdeu um amigo toma antidepressivo. A vida tem fases tristes e a gente tem que enfrentar essas fases, fazem parte do cotidiano os antidepressivos têm que ser usados com muito critério por pessoas habituadas a lidar com eles e eles têm uma característica que é praticamente comum a todos eles levam algum tempo para agir esse tempo vai de quando no mínimo duas três quatro semanas e isso é um problema porque a pessoa começa a tomar o remédio começa a ter os efeitos colaterais e não vê benefício nenhum: - Ah já tô tomando duas semanas não melhorei e para de tomar Normalmente nós, sempre os médicos, têm que esclarecer dizer: - Olha, você precisa tomar isso umas três ou quatro semanas para começar a ver se o efeito vai ser favorável no seu caso e também que depois que você vem fazendo um tratamento antidepressivo por algum tempo não pare os remédios imediatamente eles têm que ser retirados escalonadamente as doses têm que ser diminuídas devagar até suspender completamente a droga. Tá bem?
Eu queria aproveitar aqui, fazer um comentário sobre essa sugestão da Isadora que ela termina quando um parênteses e um ponto e vírgula Toda vez que eu acho que estou começando a entender os signos da internet e me deparo como esse ponto e vírgula parênteses. Não sei o que dizer, Isadora. É uma risadinha e uma piscadinha.