Autismo em Mulheres - 10 Sinais de Alerta em Meninas e Adultas Autistas

15.84k views1279 WordsCopy TextShare
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Autismo em Mulheres - 10 sinais de alerta em meninas e mulheres autistas As mulheres podem represent...
Video Transcript:
Bom, para celebrar esse mês das mulheres, eu resolvi compartilhar com vocês 10 características do autismo em meninas e em mulheres. Nós sabemos que não existe um perfil de autismo exclusivamente feminino, mas por uma série de razões que podemos discutir em outros vídeos, as meninas autistas podem sim acabar passando abaixo do nosso radar. Então, se você observar muitas dessas características que eu vou citar já já, vale a pena investigar se essa menina precisa de um suporte diferente ao longo do seu desenvolvimento.
E dito isso, vamos lá! A primeira característica é ser muito ingênua. As meninas autistas podem parecer articuladas, espertas e racionais, mas como nem sempre elas captam todas as pistas sociais, e principalmente as pistas sociais mais discretas, os outros podem sim fazê-las de boba.
O segundo sinal de alerta é compartilhar informações pessoais sem filtro. Então, na comunidade autista, é muito comum ver alguém dizendo que contava detalhes da sua vida pessoal a pessoas do trabalho ou até a uma pessoa estranha que ela acabou de conhecer, e isso pode deixar a autista em risco. Claro, pode deixá-la mais vulnerável ou, no mínimo, pode deixar os outros sem a sua vez de falar, porque se a autista dispara o seu discurso sobre os seus interesses especiais, nós sabemos que é difícil interrompê-la.
A terceira característica é ser muito empática ou sofrer demais por animaizinhos ou por alguém que esteja brigando perto dela. No passado, acreditava-se que os autistas não fossem empáticos, mas hoje nós sabemos que é justamente o oposto. Uma pessoa autista pode ficar esgotada, cansada, estressada ao ver cenas de violência, por exemplo, ou uma simples fofoca na escola pode deixar a menina muito chateada.
E às vezes os pais e os professores não entendem direitinho por quê. O quarto sinal é viver no mundo da lua, sonhando acordada, e um comportamento repetitivo pode ser ficar ensaiando as suas aparições públicas ou criar mundos imaginários, mais seguros do que o nosso mundo real. O quinto sinal é fazer muitas perguntas na escola e gostar de analisar as coisas minuciosamente, detalhe por detalhe.
Às vezes, a sua aluna parece exibida demais porque está sempre levantando a mão ou parece que está te afrontando, duvidando da sua fala. Mas no caso do autismo, a questão pode ser bem diferente. Às vezes, a menina autista pergunta porque ela não consegue mesmo preencher as lacunas de uma forma automática como os alunos neurotípicos.
Então, a gente tem que ter paciência e ajudá-la a construir esse raciocínio mais completo. O sexto sinal é ser muito inteligente. Às vezes a menina lê muito, sabe falar sobre vários assuntos, mas ela pode ter dificuldade para verbalizar os próprios sentimentos.
E nós já falamos aqui sobre a Alexia. Vou deixar inclusive o link do vídeo nos cards para vocês. De forma breve, para que você tenha uma ideia, a Alexia é uma dificuldade para expressar as próprias emoções ou o que se passa no interior do seu corpo, e essa condição é bem comum entre os autistas.
Então, se a menina sabe tudo sobre insetos e quando você faz perguntas sobre os sentimentos dela, ela só sabe dizer "não sei", talvez ela não saiba mesmo, ela não consiga articular esse raciocínio. Então, a gente precisa estar atento a isso. O sétimo sinal é ter uma ansiedade muito elevada antes de eventos sociais.
As minhas alunas contam que elas perdem o sono antes de festas, se vai ter uma feira de ciências na escola ou uma gincana. Talvez elas passem o mês inteiro processando aquilo ou ensaiando o comportamento que elas vão ter nesse evento, e isso as deixa esgotadas. E talvez elas não performem tão bem quanto gostariam.
E claro, essa ansiedade pode ter vários motivos, mas quando existem sinais de dificuldades de comunicação e interação, e outros sinais de comportamentos restritivos e competitivos, aí nós precisamos ficar atentos para oferecer o melhor suporte para essa menina. O oitavo sinal é ficar esgotada, muda e isolada no quarto depois desses eventos sociais. A autista pode até gostar da socialização, gostar de estar com as pessoas, mas talvez ela precise de mais tempo para elaborar essas vivências.
E ela também pode ter uma espécie de "ressaca social", e não há problema. Ela pode ter esse espaço de tempo já reservado para a recuperação. O nono sinal é se queixar demais sobre dores no corpo, ter problemas digestivos, muita cólica.
É bastante comum que o autismo venha realmente com essa sensibilidade alimentar e a sensibilidade a estímulos sensoriais. Então, a autista pode ficar sempre reclamando de incômodo, dor de cabeça, cólicas, inflamações, gases. E, além disso, pela dificuldade para expressar as suas emoções, ela também pode ter mais tendência a adoecer pela sobrecarga de conflitos psíquicos não elaborados, que são as somatizações.
E, finalmente, o décimo sinal é passar horas contemplando a natureza, escrevendo, escutando música ou desenhando em silêncio. E aqui, mais uma vez, esse comportamento pode ser adaptativo ou pode ser uma estratégia de esquiva, uma estratégia para não ter que lidar com os desafios do mundo real. Às vezes, a pessoa mais sensível vai buscar esse refúgio no seu mundo interior, que é muito mais rico, interessante e seguro também.
Tendo essas atividades introspectivas, isso pode ser excelente. Na verdade, às vezes é o que salva a saúde mental de muitas das autistas. Então, é muito importante a gente observar se esse hábito ajuda a pessoa a lidar melhor com o nosso mundo, com a rotina mundana, com o que a gente precisa fazer, ou se, na verdade, isso acaba aumentando a reclusão da autista e diminuindo as suas habilidades sociais, causando algum tipo de sofrimento.
Enfim, para que ocorra diagnóstico de autismo, é necessário verificar a presença de dificuldades na interação, na comunicação, além dos comportamentos. Restritivos e repetitivos, isso precisa ser capaz de gerar prejuízos na vida da pessoa. Ou seja, esses sintomas precisam aparecer em intensidade e frequência acima da média da população, a ponto de causar sofrimento e adoecimento.
Pode aparecer também como evasão escolar, desemprego, dificuldades nos relacionamentos. Basicamente, esses são os prejuízos mais frequentemente observados. E, claro, a ansiedade, a insônia, o isolamento, a somatização, por exemplo, podem estar presentes em uma série de outras condições.
Então, os profissionais precisam investigar se as queixas realmente são compatíveis com o diagnóstico de autismo, se o autismo realmente é a fonte desses sinais. Eu quis conversar aqui hoje com vocês sobre esse assunto, justamente para deixar esse alerta: os casos de autismo em meninas e mulheres às vezes são um pouco enigmáticos. A autista pode ser super produtiva, uma luna brilhante, criativa, mas talvez ela gaste muita energia para sustentar o perfeccionismo ou para camuflar as suas características atípicas, para fazer o que ela acha que deve fazer, como aceitar todos os convites para todas as festinhas.
E o outro detalhe é que, em muitos casos, a restrição alimentar, por exemplo, não é um capricho, não é uma teimosia. Aliás, com frequência, esse problema vem de uma intolerância alimentar real. Quer dizer, a sensibilidade pode se manifestar de várias maneiras e de formas diferentes das previstas pelos profissionais.
Então, a mensagem é essa: vamos cuidar bem das nossas queridas meninas, evitar os rótulos e celebrar a diversidade. Agora eu quero saber de você: o que você pensa sobre esse tema? Comente aqui embaixo se você tem gostado de estudar autismo comigo.
Aproveite e curta o vídeo, compartilhe com quem você ama, com quem você acha que possa se interessar sobre esse assunto. E vamos seguir estudando juntos, que eu amo essa companhia de vocês aqui. Um grande abraço e até breve!
Tchau tchau!
Related Videos
Autismo em mulheres - 10 traços autísticos pouco óbvios
18:52
Autismo em mulheres - 10 traços autísticos...
Lygia Pereira - Autismo Feminino
366,148 views
Autismo Feminino - 30 traços autísticos clássicos
15:18
Autismo Feminino - 30 traços autísticos cl...
Lygia Pereira - Autismo Feminino
58,461 views
4 Tipos de Autismo? [CÉREBRO, DIFERENÇAS, NEUROCIÊNCIA]
23:03
4 Tipos de Autismo? [CÉREBRO, DIFERENÇAS, ...
Luna ABA
130,159 views
5 Coisas que Irritam MUITO as Pessoas Autistas
16:24
5 Coisas que Irritam MUITO as Pessoas Auti...
Lygia Pereira - Autismo Feminino
238,429 views
Autismo Adulto - Como evitar a exaustão mental
12:09
Autismo Adulto - Como evitar a exaustão me...
Lygia Pereira - Autismo Feminino
17,144 views
the female phenotype of autism:  12 signs autistic women & girls (2024)
15:08
the female phenotype of autism: 12 signs ...
Dr. Kim Sage, Licensed Psychologist
49,393 views
Os 10 Maiores Mitos Sobre o Autismo e 2 Verdades
12:24
Os 10 Maiores Mitos Sobre o Autismo e 2 Ve...
Família Tagarela - Autismo & TDAH
2,928 views
Autismo em mulheres - 10 traços emocionais do espectro feminino
16:06
Autismo em mulheres - 10 traços emocionais...
Lygia Pereira - Autismo Feminino
75,590 views
7 Signs of Undiagnosed Autism in Adults
15:24
7 Signs of Undiagnosed Autism in Adults
Autism From The Inside
1,279,760 views
5 sinais de Autismo em meninas e mulheres - Parte 2
14:13
5 sinais de Autismo em meninas e mulheres ...
Lygia Pereira - Autismo Feminino
33,247 views
Camuflagem no Autismo - 5 Prejuízos de Fazer Masking
15:22
Camuflagem no Autismo - 5 Prejuízos de Faz...
Lygia Pereira - Autismo Feminino
10,851 views
Autismo: diagnóstico de mulheres adultas [PARTE 2]
20:09
Autismo: diagnóstico de mulheres adultas [...
Luna ABA
43,056 views
Autismo em mulheres - 10 características da socialização autista
11:27
Autismo em mulheres - 10 características d...
Lygia Pereira - Autismo Feminino
25,785 views
Autismo em mulheres - 5 Causas que Levam à Exaustão ou Burnout na Autista
10:47
Autismo em mulheres - 5 Causas que Levam à...
Lygia Pereira - Autismo Feminino
10,715 views
5 signs you have adhd & autism🌷
9:54
5 signs you have adhd & autism🌷
Dr. Kim Sage, Licensed Psychologist
31,950 views
Autismo Adulto - 50 Sinais Pouco Óbvios de Autismo em Mulheres e Homens
34:33
Autismo Adulto - 50 Sinais Pouco Óbvios de...
Lygia Pereira - Autismo Feminino
432,600 views
Autismo em bebês, como identificar os principais sinais.
8:54
Autismo em bebês, como identificar os prin...
Autismo: Mais informação, menos preconceito.
19,131 views
Autismo em meninas e mulheres
4:20
Autismo em meninas e mulheres
Neuropsicóloga - Larissa Beatriz Cossalter
22,511 views
Teste autismo adulto - você camufla as suas características autistas?!
10:06
Teste autismo adulto - você camufla as sua...
Lygia Pereira - Autismo Feminino
36,434 views
Quais são os sinais de autismo em adultos?
5:20
Quais são os sinais de autismo em adultos?
Dr. João Lourenço Navajas
16,226 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com