as massas nunca tiveram sede da verdade elas se afastam de evidências que não são do seu gosto preferindo deificar o erro se o erro as seduz quem pode supri-las com ilusões é facilmente seu mestre quem tenta destruir suas ilusões é sempre sua vítima Carl Jung em suas observações sobre o crescimento das sociedades modernas durante o século XX notou que muitas pessoas em sua época eram afligidas por sentimentos debilitantes de insignificância inadequação e desesperança chegando à conclusão de que tais sentimentos eram causados pelo que ele chamou de problema espiritual Victor frankel um psiquiatra contemporan de Jung
chamou esse mesmo problema de vazio existencial quando uma pessoa perde as esperanças em tudo aquilo que a sustentava o vazio existencial dá início a um desespero por sentido fazendo com que ela se torne facilmente manipulável por qualquer grupo coletivista que Prometa preencher esse vazio existencial as pessoas então passam a desejar o que os outros querem e a fazer o que os outros querem que ela faça Jung observou as ramificações sociais deste problema se desenrolarem em primeira mão na forma de duas guerras mundiais e na ascensão de vários estados totalitários como comunismo fascismo e aquele outro
que eu não posso falar o nome aqui nessa plataforma Jung acreditava em primeiro lugar que o surgimento desse problema espiritual coincidia com a perda da influência das religiões sobretudo do cristianismo e dos valores transcendent Tais que eram sustentados pelas tradições ou como ele escreveu os homens Eram todos filhos de Deus sob o cuidado amoroso do Altíssimo que os preparou para a bem-aventurança eterna e todos sabiam exatamente o que deveriam fazer e como deveriam se conduzir para se levar de um mundo corruptível para uma existência incorruptível e Alegre tal vida não parece mais real para nós
mesmo em nossos sonhos com a perda da religião o ser humano não sabia mais o que fazer onde estava e para onde ir mas o desenvolvimento da sociedade de massas Isto é as grandes aglomerações em algumas regiões industriais também se tornaram parte do problema espiritual a insegurança do indivíduo Em uma sociedade de massa é em parte uma função da grande quantidade de pessoas que o cercam quanto maior a multidão mais anulado o indivíduo se sente não há vínculo nem um senso de tribo ou de pertencimento o grande problema de uma sociedade de massa este aglomerado
de pessoas sem um senso de identidade ou de finalidade é que são facilmente suscetíveis a contágios coletivos que podem levar à imoralidade generalizada a loucura total e até mesmo a um governo totalitário mas essa natureza do coletivo não é de agora durante grande parte da evolução humana nossos ancestrais não tinham um senso bem desenvolvido de individualidade ou seja eles não se sentiam ou percebiam como separados do grupo em vez disso o seu senso de identidade estava fortemente ligado à sua afiliação a um clã ou a uma Confraria sua família bem como seus antepassados cultuados através
dos lares onde se acendi um fogo em memória aos mortos e até mesmo a sua tribo agia sobre cada um dos indivíduos o termo participação mistique cunhado pelo antropólogo francês Levy bro se refere à maneira pela qual o homem primitivo era psicologicamente fundido com os outros ou seja sua psique existindo em um estado de unidade ou identidade inconsciente com o seu Clã embora o homem moderno tenha evoluído a capacidade de individualidade Jung acreditava que nós ainda teríamos uma Psicologia de rebanho latente que poderia suplantar nossa capacidade de pensar e agir de forma independente ou como
ele escreveu a psique foi construída ao longo de milhões de anos e representa uma história da Qual é o resultado naturalmente Ela carrega consigo os traços dessa história exatamente como o corpo e se você tatear na estrutura básica da mente naturalmente encontrará traços da mente arcaica só só que hoje os vínculos familiares estão se perdendo cada vez mais ficando cada vez mais separados a atomização do indivíduo em Pequenos Grupos diante de uma população desconhecida o torna órfão da sua própria história mas como Jung disse acima Nós ainda estamos profundamente enraizados em tecidos grupais e em
suas leis inconscientes então como isso vai se desdobrar se temos necessidades de pertencimento a um grupo que desde os tempos ancestrais eram pequenos porém conhecidos onde todos tinham um senso de finalidade e conheciam sua história o que pode resultar de uma sociedade massificada em que todos desconhecem a todos é instabilidade agitação e Pânico social Nos Tempos Modernos uma regressão em massa para uma Psicologia de rebanho é tipicamente desencadeada por uma crise social seja uma guerra colapso econômico conv unção política ou uma crise de saúde pública pois quando homens e mulheres se sentem em perigo e
incapazes de enfrentar uma ameaça por conta própria eles instintivamente buscam segurança em números isso pode assumir a forma de uma reunião física onde as pessoas se unem para se defender contra uma ameaça mas essa busca por segurança também pode se manifestar psicologicamente por meio de uma regressão ao estado primitivo de participação mistique e uma fusão psicológica com o grupo nesse estado mesmo aqueles que estão socialmente isolados ou sozinhos buscam segurança imitando instintivamente os outros e se conformando ao coletivo em questão de pensamento comportamento e crença mas esse é o problema Hoje Somos desconhecidos um para
o outro com a perda de uma direção que era oferecida pelas famílias e pelas tribos ou até mesmo pela religião o indivíduo moderno fica a mercê de um coletivo que lhe ofereça uma esperança de salvação para os seus problemas ao regredir a uma Psicologia de rebanho o homem moderno a adota os padrões de pensamento e comportamento do homem primitivo um desses padrões de comportamento é a deferência autoridade Isto é a obediência cega aos líderes que também são desconhecidos para nós quando uma crise social estimula o medo e leva a uma submersão psicológica no grupo uma
mentalidade primitiva de nós contra eles é reativada qualquer um que compartilhe nossas crenças e aja como nós está do lado do bem e faz parte da nossa tribo qualquer um que pense ou ae de forma diferente é visto como um inimigo no meio de crises sociais as pessoas ostracizar amigos e familiares apoiam a proibição de pessoas em locais públicos denunciam vizinhos desejam a morte ou prisão de concidadãos e recorrem a acessos de raiva ou atos de violência contra qualquer um que ouse desobedecer as ordens daqueles que estão no Poder Além disso a massa torna um
indivíduo poderoso porque garante o seu Anonimato e o re tira das amarras sociais não precisamos de uma revolução para perceber isso basta ver qualquer agitação de por exemplo uma torcida organizada ou um debate de grupos políticos a consciência e o sentimento de responsabilidade se esvaem e o sujeito é como que hipnotizado pelas manifestações inconscientes a psique coletiva odeia de certa forma qualquer desenvolvimento individual que não sirva diretamente aos fins da coletividade como a regressão à Psicologia de rebanho envolve um enfraqueci mento da consciência ela deixa as pessoas vulneráveis à Possessão por forças inconscientes primitivas é
dessa maneira que algumas ideias disseminadas por um grupo pequeno das altas sociedades podem provocar agitações e revoluções exemplo disso é contado no livro os demônios de dostoyevski com o vazio espiritual causado pelas perdas dos ideais que fundamentaram a civilização ocidental como a crença em um Deus único a finalidade do ser humano e a objetividade do bem o nilismo Isto é A negação em reconhecer realidades cuja admissão é importante para a vida abrir o espaço para uma destruição Total desses valores para que Novos Valores autoc criados pudessem ser erigidos dos escombros daqueles valores antigos quando a
atitude consciente do indivíduo é deficiente de uma maneira que é prejudicial à saúde psicológica o mecanismo de autorregulação da psique produzirá uma compensação inconsciente Na tentativa de corrigir a atitude consciente defeituosa e trazer a psique de volta ao equilíbrio essa compensação inconsciente pode ser produzida na forma de poder e o piot stepanovic é justamente o personagem de os demônios que devido a um profundo sentimento de impotência busca criar uma revolução a partir de um movimento coletivo e massificado para obter o poder que ele enquanto indivíduo não tem quando esse processo psicológico de impotência ocorre corre
em grande escala quando uma sociedade se encontra carente dos valores que a sustentavam ela se torna altamente vulnerável ao surgimento de um tirano como o piotre os demônios escrito no século XIX é considerado o livro Profético de dostoyevski Pois anteviu todos os massacres e ascensões das tiranias do século XX que ambicionavam um paraíso terrestre a partir daqueles escombros deixados pela destruição dos ideais antigos no livro dostoyevski nos apresenta o encontro de duas gerações russas de um lado Uma Geração representada por utopistas que abandonaram os valores transcendentais vivendo sem propósito e sentido e do outro a
geração que cresceu com esses pais nilas sem a crença em nada mas que ao contrário desesperados por um sentido essa nova geração Visa uma revolução para instaurar um novo poder um desses filhos é justamente o piot stepanovic que acredita que se Deus não existe tudo é permitido ou de que ele mesmo pode ser o novo Deus e que consiga gerar uma crença em um bem maior terreno a partir das suas próprias ideias o que acontece aqui a perda dos antigos valores gerou Dois caminhos uma forma de encarar aqueles mesmos valores antigos ressignificando a nossa percepção
sobre o conhecimento Buscando Novas explicações para o sentido das coisas ou a relativização do bem e do fim último jogando o bem maior para um futuro distante ocasionado por uma revolução social e para não não cair em um tédio profundo pela falta de sentido essa segunda opção foi escolhida Por piotre que diviniza o povo instaurando uma rebelião e causando a revolução com a perda da individualidade em nome de um coletivo ocorre mais ou menos o que Jung escreveu em vez do indivíduo concreto Você tem os nomes das organizações e no ponto mais alto a ideia
abstrata do Estado como princípio da realidade política a responsabilidade moral do indivíduo é então inevitavelmente substituída pela política do estado em vez da diferenciação moral e mental do indivíduo Você tem o bem-estar público e a elevação do padrão de vida o objetivo e o significado da vida individual que é a única vida real não estão mais no desenvolvimento individual mas na política do estado que é imposta ao indivíduo de Fora o indivíduo é cada vez mais privado da decisão moral sobre como ele deve viver sua própria vida em vez disso é governado alimentado vestido e
educado como uma unidade social e de tiddo de acordo com os padrões que dão prazer e satisfação às massas quando fortalecemos suficientemente nossa individualidade permanecemos firmes em nossas crenças e desenvolvemos Nossa intuição mesmo quando todos ao nosso redor estão tentando nos forçar a nos conformar muitas vezes temos medo de olhar para dentro e ver o que está por lá mas quanto mais nos conscientizarmos do que está dentro de nós menos esses conteúdos se projetarão no mundo em forma de Fatalidade só assim podemos reconhecer que as massas e seus líderes estão frequentemente equivocados a resistência à
massa organizada só pode ser efetuada pelo homem que é tão bem organizado em sua individualidade quanto a própria massa eu sou Felipe Luiz terapeuta escritor até a próxima