A colonização e as primeiras missões jesuíticas no Brasil - Prof. Raphael Tonon

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Centro Dom Bosco
O prof. Raphael Tonon conta tudo sobre a impressionante colonização do Brasil, um momento glorioso n...
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boa noite todos vamos só rezar uma ave maria pedindo a Nossa Senhora Aparecida Mãe Rainha Padroeira do Brasil que nos abençoe e abençoe a nossa nação sobretudo no tempo complicado né que nós nos encontramos na nossa política na nossa economia consagremos Então as nossas vidas o nosso país a nossa nação a Nossa Senhora Ave Maria cheia de graça o senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém Nossa Senhora da
Conceição Aparecida rogai em nome do pai do filho e do Espírito Santo amém muito bem sejam bem-vindos todos aqueles que nos assistem também sejam muito bem-vindos que Deus abençoe aí a cada um de nós e o nosso tema Hoje é a colonização do Brasil e a presença dos Jesuítas é quando a gente fala de colonização do Brasil geralmente né O que fica marcado Guardado na nossa memória aquilo que a gente ouviu na nossa infância nos primeiros anos né de escola naquilo que a gente leu naquilo que a gente ouviu na celebrações cívicas do colégio acaba
sendo isso aí que vamos dizer assim que acaba ocupando aí o nosso Imaginário quando o assunto é história do Brasil nem todo mundo isso também não é não é erro nenhum nem todo mundo tem é um chamado né pessoal ou um gosto pessoal pelo conhecimento da História né então às vezes a pessoa ela sabe ali da história mas não se aprofunda muito naquilo ali não é todo mundo que tenha essa busca é intensa profunda das fontes né então a tendência é mesmo que a gente acabe ficando com estas informações que recebemos lá na infância na
adolescência na juventude e talvez sejam estas informações justamente o conhecimento que nós vamos carregar por anos e anos agora o problema é o seguinte quando Nós aprendemos bem ótimo isso irá se fixar na nossa memória se Nós aprendemos é mesmo que os nossos professores talvez não tenham uma má intenção no modo como ensinam porque às vezes Apenas ensinam do jeito que aprenderam também sem muita reflexão né E isso também é comum ser humano ele mais repete ele mais reproduz do que cria né basta Quem é pai ou mãe e me ouve aqui fazer um exame
rápido de consciência aí e analisar aquilo que os seus pais te disseram quando você era criança e o que você diz para os seus filhos é mais fácil você reproduzir aquilo que você ouviu e aquilo que você aprendeu do que você traçar um outro caminho isso vale para tudo é natural do ser humano isso aí então muitos professores né hoje em dia também convencionou-se imaginar que todo professor de história é um ideólogo que está esperando Olha vou levantar hoje cedo e vou lobotomizar os meus alunos aqui não né não é isso às vezes ele mesmo
já foi doutrinado aí de tal maneira que ele se torna um autômato Ele ouviu ele vai lá ele reproduz Até porque eu digo isso para vocês que nos meus primeiros anos como professor Era exatamente isso que eu também fazia Eu só consigo identificar isso hoje porque eu consegui fazer o caminho de volta eu consegui analisar o problema conhecer o problema e é corrigir a rota mas era o que eu fazia o que eu aprendi na faculdade eu falo pô é mais fácil é mais confortável até você porque quando você chega Professor você chega numa sala
de aula é tanta coisa que você tem que dar conta tem que botar né quanto menor é o seu aluno quanto menor e são maiores são as exigências Então você tem que botar criança sentada você tem que olhar você não tão perto da janela vocês estão brigando um com o outro você tem que gerenciar material deles né falar Não não faça isso não impresso não não faz até você conseguir colocar aquilo tudo ali em ordem e tudo mais o que você vai ensinar mesmo né não são 50 minutos de aula você vai ensinar num pedaço
ali da hora e o que que acaba sendo mais fácil ou seja não é o trabalho ele já é muito exigente muito cansativo então é mais fácil você simplesmente transmitir aquilo que você ouviu É mais prático e aí eu volto naquilo que eu dizer quando aquilo que você recebeu É bom Aí sim dá até gosto você pode receber e transmitir é o que são Paulo Apóstolo dizia né Aos Filipenses né aquilo que recebi transmitir Ou seja eu recebidos Apóstolos o que eu tô anunciando para vocês eu recebi transmitir Ou seja eu recebi de uma fonte
muito boa e transmita vocês agora nós como professores nem sempre quase nunca aliás é nós bebemos em Fontes isentas Geralmente as fontes elas já vem com uma ótica com um recorte histórico e a gente não tem eu digo isso né hoje sem vergonha nenhuma né que a gente não tem nem mesmo argumento para refazer esse caminho sozinho não é para refazer esse caminho sozinho Eu sempre pensei no meu tempo de faculdade eu até desconfiava daquilo que eu ouvia falar pô isso aqui tá errado mas eu ficava pensando assim o sujeito que tá me dando aula
faz 40 anos que ele faz isso não é possível que ele esteja errado acho que eu estou errado e ele deve estar certo e ele deve ter atingido um nível de conhecimento das coisas que eu ignorante que sou não atingir só que depois eu percebi que não que não né e muitas vezes por mais que o professor seja experiente esteja muito tempo em sala de aula às vezes ele faz o quê ele transmite o que ele recebeu e ao transmitir o que ele recebeu não necessariamente ele transmite aquilo que é bom e você pode passar
a vida inteira dentro de um método histórico dentro de uma única visão e talvez você não Perceba o ambiente onde você está isso acontece com história do Brasil a história do Brasil Talvez seja a se não a maior uma das maiores vítimas das ideologias Então se alguém aqui que me ouve né é professor saberá disso aqui que eu tô falando quando você fala por uma sala de alunos de idades variados se for adolescente pior ainda falar agora iremos falar sobre história do Brasil nossa é um horror né eles falam assim não nossa história do Brasil
é muito chato né história do Brasil nossa vamos ver Primeira Guerra né eu tenho nono ano que a matéria de nono ano né você da história do Brasil e a história mundial e você vai intercalando as matérias Então você fala de primeira guerra mundial você fala de segunda guerra mundial você fala de guerra fria Mas você fala de história do Brasil República ainda o início da República no Brasil nossa é um negócio terrível molecada fala não história do Brasil não não vamos continuar na segunda terra a segunda guerra tá mais interessante não sei o que
é natural essa reação por quê porque a criança o brasileiro ele já aprende a desgostar da própria história desde pequeno desde pequeno porque Das duas uma ou ele aprende uma história que mostra que no Brasil tudo a esculhambado e tudo tá certo para dar errado que é isso a maioria de Nós aprendemos a história assim ou se não ele aprende recortes da história do Brasil que só mostram aquilo que é negativo só mostra aquilo que é negativo E aí não tem como resultado de ser diferente sujeito ele vai olhar para isso ele vai falar pô
diante disso aqui é assim eu não tenho orgulho nenhum disso aqui eu não tenho orgulho nenhum disso aqui e é natural que não tenha né se você planta jaca não vai dar melancia né plantou jaca vai nascer jaca se você planta uma ideia incorreta a conclusão será incorreta Então esse que é um grande problema é o grande problema na história do Brasil sobre tudo quando a gente fala do Jesuítas vou chegar aqui no Jesuítas é que eles são um dos grandes pontos da calúnia histórica né do recorte histórico né Nós devemos muito ao Jesuítas e
os Jesuítas são Talvez o grupo mais enxovalhado na história do Brasil colônia isso é injustiça absurda Por que que o injustiça que é mentira Simples assim é mentira só que qual é o problema é o que eu disse nem todo mundo é Historiador Quem de Nós vai ficar esmiuçando as coisas você ouve o professor falar pô é isso aqui né concordo você não vai ficar esmiuçando a não ser que você estude história e olhe lá ainda porque quando você estuda história tanta coisa para ler e você fala não vou ler só o que me mandaram
ler aqui fazer os trabalhos entregar isso aqui porque você tá pensando na vida acadêmica e dá conta de tudo que você tem que dar conta e não necessariamente em encontrar a verdade Aliás toda educação toda educação seja Educação de uma criança de um jovem de adolescente de uma de uma pessoa em nível universitário toda educação ela deveria ter como objetivo uma coisa só A Busca da Verdade Qual é a verdade a respeito disso aqui só que de 500 anos para cá esta noção de educação sobretudo educação cristã educação católica que tinha como missão levar as
pessoas a verdade e na educação católica quando a gente diz levar uma pessoa a verdade não é levar a pessoa a uma ideia mas é levar a pessoa do educando a encontrar-se com a pessoa encarnada do Deus feito homem chamado Jesus Cristo Bento 16 ele dizia assim uma educação para chamar-se verdadeiramente católica ela deve produzir no educando o desejo de ser santo Bento 16 diz isso ele tem razão nisso se você tá educando de verdade em qualquer você vai falar como que é um sujeito que estuda matemática ele vai querer ser santo sim porque se
você estudar matemática entendendo que na ordem das coisas e na ordem da criação Deus organizou as coisas matemáticamente existe uma matemática na natureza então você pode usar matemática para chegar até Deus você pode usar física a física estuda o que a física estuda a natureza movimento aceleração é possível chegar até Deus por aí é possível chegar até Deus pela ciência é possível chegar até Deus através de qualquer conhecimento Então essa era a visão da verdadeira educação católica é você não vai ficar falando não é que a escola católica é ficaria Full Time o tempo todo
falando Falando de religião não nós vamos falar de conhecimento de religião de matemática mas na verdade é uma visão que se deve ter uma visão da finalidade do ser humano agora qual é o grande problema de 500 anos para cá quando você fala de educação não existe Educação de verdade se você não souber responder a uma pergunta básica Qual é a pergunta básica o pressuposto primeiro da educação O que é o homem o ser humano esta pergunta os gregos pagãos antigos lá antes de Cristo Eles já se faziam essa pergunta O que é o homem
porque se nós vamos falar em educar nós vamos educar quem Para que qual é a finalidade disso aqui então a pergunta que vem antes da pergunta O que é educação é a pergunta o que é o homem o que é um ser humano E se nós não tivemos essa noção porque hoje em dia o negócio tá tão fluido se você perguntar qualquer pessoa na sua família no seu trabalho no meio Universitário esta pergunta filosófica O que é o homem aquilo que era Claro por exemplo para os gregos Se você perguntasse para qualquer grego que é
o homem todos dariam mais ou menos a mesma resposta a consciência era a mesma havia uma unidade quando a sociedade viveu no regime de cristandade Quando o evangelho na Idade Média penetrou nas estruturas políticas econômicas educacionais o evangelho tava em tudo isso é a cristandade o evangelho está presente em tudo então enquanto isso existiu Se você perguntasse por medieval que é o homem Ele saberia dizer agora de 500 anos para cá o mundo passou por várias revoluções revolução protestante Revolução Francesa o Iluminismo as revoluções liberais do século XIX o ateísmo do século XIX Aí você
pergunta O que é o homem a pessoa hoje em dia vai dizer depende depende ou se não vai dizer bom você tem a sua visão eu tenho a minha visão Ou se não você afirma que tal coisa mas eu não entendo assim e as pessoas hoje perderam a capacidade eu digo que os grandes problemas hoje da história da política da economia Eles não estão na história na política na economia Onde estão os grandes problemas hoje eles estão na filosofia na filosofia porque o que que é a filosofia é a maneira mais racional possível de você
explicar a realidade e qual é o grande problema do homem moderno as pessoas hoje elas são incapazes de reconhecer a realidade partir dela e pensar a partir dela né reconhecer o que que é a realidade então a pessoa diz assim não eu me eu entendo que assim como se o critério para definir a realidade fosse aquilo que eu penso Então se o critério para definir a realidade né É o que eu penso então se eu abrir aquela janela e disser eu posso voar eu pulo eu me esborracho lá embaixo eu não mudo a realidade eu
posso dizer o que eu quiser eu vou cair eu vou me esborrachar por quê Porque a realidade a lei da gravidade pelo menos a lei da gravidade no Brasil ainda funciona é a única lei que não tem nenhum tipo de interferência da gravidade então quer dizer eu vou cair por que que eu vou cair é a realidade eu não posso negar a realidade mas nesse processo de revolução de 500 anos para cá as pessoas foram se distanciando cada vez mais da realidade então é possível que essa pessoa pense direito não porque ela não parte da
realidade é possível fazer Filosofia de maneira saudável sem reconhecer a realidade não não é possível os gregos na porta no frontispício do Oráculo de Delfos lá na Grécia antiga havia uma inscrição na porta do templo lado oráculo a inscrição dizia o seguinte conhece-te a ti mesmo Esse é um princípio que o Sócrates vai usar conhece-te a ti mesmo porque porque você não consegue conhecer mais nada se você não se conhecer o que que está mais próximo de você na realidade você mesmo então se você se conhece você começa a olhar para a realidade a partir
deste conhecimento que você tem si só que isso é o suficiente não porque porque se você é uma pessoa que vive no vício e não na virtude você corre o risco de pensar a realidade a partir daquilo que você é e aí você começa a não a agir Conforme você pensa mas a pensar Conforme você age é o problema de hoje em dia então a pessoa ela ela cria uma justificativa aparentemente racional para aquilo que ela adotou como estilo de vida então eu não falo mais a partir de princípios a partir da Verdade e na
verdade no fundo no fundo existe desde os pagãos eles sabiam disso existe uma lei natural dentro de nós que ela vai nos dizer o que é certo o que é errado essa lei natural ela nos orienta é uma bússola que todos nós temos essa bússola e esta bússola ela ensinava o homem grego lá por exemplo a escolher as suas atitudes sujeito ele era Pagão mas ele desconfiava isso aqui tá errado então não posso fazer isso aqui então ele tinha um princípio dentro da própria cabeça ele dizer eu preciso agir desta maneira às vezes ele não
conseguia mas não era pelo fato de não conseguir que ele deixava de defender que isso é certo falou bom eu não consegui fazer mas o certo é isso aqui então você começa a tentar agir de acordo com aquilo que você pensa você pensa correto e tenta agir de maneira correta mas às vezes você não consegue E por quê Porque a natureza humana é falha quando a gente é criança você pega lá um desenho Eu lembro que eu fazia muito isso às vezes eu pensava no super-herói eu pensava Nossa vou colocar no papel aí eu desenhava
depois eu mesmo olhava que eu tinha desenhado falei nossa ficou muito ruim né dava até um desânimo né eu falei caramba Como que eu consigo pensar numa coisa perfeita mas eu não consigo executar mas eu consigo pensar como que eu fui melhorando o meu desenho continuando a pensar naquele modelo correto que existia na minha cabeça na minha cabeça o desenho tava certo mas no papel não saia do jeito que eu queria até que eu fui aperfeiçoando até que foi melhorando Então você vai agir de acordo com aquilo que você pensa Hoje em dia as pessoas
inverteram a lógica Então as pessoas querem pensar de acordo com as suas ações Então eu penso a partir daquilo que eu faço então é uma inversão do próprio funcionamento do modo de raciocinar de aprender de captar a realidade tão grande problema não tá na história o grande problema tá na filosofia nós somos ensinados desde muito pequenos a pensar errado a pensar errado E aí quando a gente pega a história a gente aprende a eleger algumas coisas como importantes e desprezar outras como sendo menos importantes E isso acontece né nesses exemplos de sala de aula aí
que eu dei para vocês mas nós precisamos refazer esse caminho de que maneira o grego ele entendia que para educar bem você precisa responder essa pergunta O que é o homem e o grego ele entendia o homem como o cidadão O que é o homem Ele é um animal que pensa Essa é a definição que os gregos não é um animal que pensa o homem tem que ser valorizado na sua capacidade de pensamento o homem é o cidadão da polis ele é o dono da cidade ele tem que cuidar da cidade né os gregos eles
viviam eles não tinham essa noção de país né que nós temos essa unidade toda né Cada cidade tinha o seu rei né Cada cidade é o seu rei tinha sua moeda tinha sua lei e o cidadão ele é o dono daquilo ali ele tem que cuidar ele tem até que morrer se for preciso para defender aquilo ali então ele é um animal que pensa ele é um animal político Então quando você responde o que é o homem e o grego ele tinha uma concepção interessante ele dizia um homem por ser um ser pensante ele deve
ser treinado para o bem então a noção de vir Tude para o grego o que que é a virtude para o grego é a mesma noção que o cristianismo tem que a noção do treino para o bem o grego ele dizia que duas coisas tinham que ser treinadas a intelectualidade e o físico porque o cidadão grego ele era essencialmente um soldado ele tinha que defender a própria cidade então o que que eles faziam cultivavam a força física e cultivavam o conhecimento corpo são esse lema é grego você cultiva as duas coisas o corpo e a
mente então o grego ele pensava a virtude é o que a prática do bem como que a gente encuca isso nos nossos jovens eles acharam a solução treinando a gente vai ensinar o nosso jovem O que é o bem e como ele deve fazer para praticar esse bem e a gente vai ensiná-lo de maneira bem prática mesmo Olha se você receber uma ordem de lutar pela pólise você não quer lutar você tem que lutar mesmo assim vai sem querer mesmo você tem que se obrigar a fazer aquilo porque é o bem comum o grego ele
aprendia isso é bem comum você não pode pensar em você você não quer mas você é um Elo da Corrente você tem que fazer por conta dos outros se você não fizer você prejudica os outros os jovenzinho era treinado nisso aí quando você treina muito uma coisa que que acontece a gente se acostuma a gente se acostuma vamos pegar um exemplo Cristão aqui quando a gente começa a rezar terço pega firme mesmo para rezar o Santo Rosário quando você começa eu comecei eu era moleque eu achava um negócio assim sofrível meu pai me fazia rezar
com ele meu pai fala vem cá fica aqui do meu lado vou rezar o ter fala nossa eu tentava dormir arrumar a bola para eu jogar fazer qualquer coisa porque meu pai ele fazia a gente ficar ali do lado ele fala você vai rezar e o meu pai ele rezava lentamente meu pai ele falava assim não tem que meditar o mistério eu falava não pai Nossa mas podia rezar mas não tem que meditar o mistério você tem que pensar no mistério eu pensava em tudo menos do ministério porque eu achava chato aqui não entendi o
sentido daquilo ainda tava aprendendo era moleque e tal uma dezena ia bem mas da segunda em diante eu pensava em tudo né a mente e é longe que começou a acontecer no começo eu achava chato depois eu comecei a me conformar eu falei não adianta fugir porque meu pai começou a mudar o horário de rezar o terço eu arrumava alguma coisa para fazer meu pai passou a rezar mais tarde perto da hora da janta que ele não tinha como eu correr eu tinha que chegar em casa para jantar né Falou sem comer não vai ficar
então é nessa hora que eu pego aí meu pai pegava aí eu falei bom não tem pão de correr vamos lá vou fazer e aí eu rezava mais pela pelo temor de desagradar o meu pai meu pai já é falecido meu pai era uma pessoa muito boa gostava muito dele e eu não queria desagradar meu pai porque eu gostava muito dele mas não queria rezar também não mas não queria desagregar Então eu fazia companhia ia lá e rezava com ele que começou a acontecer eu comecei a perceber que passou um tempo e eu não sei
dizer nem quando isso começou eu me lembro um dia eu tava na casa da minha avó não tinha o meu pai junto comigo para rezar o terço deu o horário aí que eu me dei conta que há vários dias que eu estava lá na minha vó eu já estava rezando o terço no mesmo horário por conta própria peguei o texto e rezei o que que aconteceu comigo eu criei o hábito eu ainda não tava com coração na oração mas eu tinha um hábito E aí o que começou a acontecer rezar o terço tempo gasto no
terço já começou a não ser tanto tempo assim eu já não achava tanto tempo assim aí resultado eu passei a rezar com gosto falava não nem há tanto tempo assim ó passa rápido e tal aí passou um tempo eu estava rezando o terço depois eu peguei mais firme depois eu comecei a rezar o terço nos trajetos que eu fazia de ônibus vai para faculdade não sei o quê então além do texto que eu já rezava às vezes eu rezava outro nos caminhos que eu fazia de repente eu já rezava outro e aí passei rezar o
Rosário sem dificuldade nenhuma por quê Porque eu adquiri o hábito o que que é isso é virtude a virtude é isso a virtude é treino muita gente acha que a virtude é uma infusão Divina né em que um anjo vem do céu e diz agora Pronto né você será bom você será magnânimo você será né agora um sujeito que porta a virtude da estudiosidade né não é assim é treino é treino você insiste insiste insiste insiste em algumas coisas a gente vai insistir a vida inteira a vida inteira e a gente ainda vai como dizer
Santo Afonso de ligório morrer tentando vai morrer tentando Santo Afonso ele agora ele tinha um pavio muito curto Napolitano né italiano Napolitano pavio extremamente curto tanto a força Ele tentou se dominar a vida inteira a vida inteira e ele era muito Manso todo mundo que convivia com ele dizia assim ele é extremamente Manso nada ou abala mas ninguém sabia da luta que ele tinha era uma luta interior para não dar uma resposta atravessada para não dizer o que ele queria dizer fazer um italiano não dizer o que ele quer dizer é um martírio né é
um negócio absurdo porque porque é uma questão cultural a cultura joga contra imagina eles são assim Santo Afonso ele lutou a vida inteira dele ele escreveu a Teologia Moral pensando em um grande pecado daquela época qual era o grande pecado daquela época na Anápolis do século 18 a blasfêmia os napolitanos blasfemavam muito era chamada bestêmia eles xingavam Nossa Senhora xingavam Santos todo mundo católico alguns eram clérigos alguns eram religiosos religiosas mas por quê Porque o xingamento a blasfêmia era uma interjeição é como palavrão para muita gente Às vezes o palavrão ele vira quase que uma
interjeição a pessoa Às vezes fala sem sem perceber o palavrão por quê Porque a questão da cultura Às vezes a cultura joga contra essa luta pela virtude e Santo Afonso ele escreve a teologia da Teologia Moral tentando corrigir essas questões do comportamento mas ele mesmo ele tinha muita dificuldade com muita coisa quando Santo Afonso começou a agonizar veio o padre Antônio Maria tanoia o patanóia foi o primeiro biógrafo de Santo Afonso patanoia amava o fundador como um pai ele cuidava de Santo Afonso e ele se abalou muito vendo que o fundador agonizava e naquela época
né os antigos faziam isso para ver se a pessoa estava morrendo mesmo né que que os antigos faziam expõe a mão no pé porque a primeira coisa começa a gelar quando o sujeita agonizando é o pé e é para quem já tocou acho que todo mundo aqui já pôs a mão em defunto e sabe que a temperatura é muito baixa é muito gelado geralmente quando você toca numa pessoa ainda viva e a temperatura é essa ela está morrendo e o patanóia né nesse desespero ele entrou chorando né sempre toda a família tem alguém mais descontrolado
né então entra o Pantanal no quarto todo mundo os padres não silêncio danado rezando ali e Santo Afonso nos últimos minutos entre o Pantanal e chorando desesperado ele vai lá e puxa a coberta e bota a mão nos pés de Santo Afonso Santo Afonso dá um pito nele né e disse assim para que esse certificado aquilo que já é óbvio e deu um pito nele e depois o próprio Santo Afonso ficou constrangido com aquilo E ele disse para os filhos dele ali né ele falou eu lutei a vida inteira Contra isso e até na hora
da minha morte eu ainda tenho de lutar com o meu gênio e Santo Afonso ele ainda disse assim para os padres né Daqui a pouco eu morro mas o meu orgulho vai morrer 10 minutos depois porque ele é mais forte do que eu né então Santo Afonso ele dizia que ele iria morrer mas o orgulho dele só morreria 10 minutos depois e ele se desculpou ele acabou de dar o pito e depois ele se desculpa compadre ele pede perdão e pede que rezem por ele e aí eles foram rezando quando soou meio-dia do dia primeiro
de agosto de 1787 ele entregou a Deus a sua alma o Santos eles lutam até o fim a virtude é isso é treino é treino São Francisco de Sales Ele ordenou no seu Testamento que a sua mobília fosse vendida quando ele morresse os padres foram vender a mobília dele como ele queria no Testamento quando retiraram a escrivaninha de São Francisco de Sales ao tombar escrivaninha né para removê-la para carregar a escrivaninha eles notaram e juntaram as peças de duas informações o padre que era secretário de São Francisco de Sales notava que São Francisco de Sales
tinha as unhas sempre arrebentadas e às vezes até com um pouco de sangue na cutícula sempre muito machucado e quando eles tombaram a mesa de som ele imaginou que aquilo fosse algum tipo de Penitência alguma coisa É de fato era quando eles tombaram a mesa de São Francisco de Sales Descobriram que a mesa era toda arranhada por baixo porque depois nos escritos de São Francisco de Sales acharam isso aí para não dar uma resposta atravessada aos padres as pessoas que vinham falar com ele para não ser indelicado às vezes com a raiva que ele ficava
ele arranhava a mesa mas ele não era indelicado com quem Às vezes o irritado então ele arranhava a mesa e São Francisco de Sales é chamado de o doutor da mansidão tanto é que não é o grande sinal de São Francisco de Sales na econografia dele é um coração na mão e o Sagrado Coração de Jesus Ele se manifestou a quem a uma filha espiritual de São Francisco de Sales Santa Margarida lacoque que era visita Andina congregação fundada por São Francisco de Sales Então Deus ele olha muito o nosso desejo São Bernardo dizia para Deus
não importa se chegaremos onde Devemos chegar mas importa que façamos bem o caminho é isso que são Bernardo nos diz devemos fazer bem o caminho O que que é isso virtude o grego ele dizia o que que é educar um homem é formá-lo na virtude é treiná-lo para o bem em história como que nós podemos nos treinar para o bem primeiro passo nós devemos ler sempre desconfiando a melhor maneira de estudar história é essa é desconfiando eu digo isso aos meus alunos eu falei sempre falo para salas que estão me conhecendo né Às vezes eu
entro em turma que os alunos não me conhecem eu digo assim para eles seguinte vocês vão estudar história comigo a partir de agora vamos estabelecer uma regra de Conduta no estudo de história duvidem de tudo e de todos A começar por mim duvidem daquilo que eu mesmo estou falando para vocês confiram aquilo que eu estou dizendo procurem as fontes daquilo que eu estou dizendo busquem as fontes primárias você vai falar de história do Brasil vai falar do Jesuítas então o que que você faz em primeiro lugar pegue os inscritos dos próprios e veja o que
eles falam pegue os escritos depois daqueles que conviveram com eles e vejam que outros falam deles E aí então depois você leia aquilo que os comentadores disseram aí você consegue ter uma visão justa da história aí sim é possível distinguir a história de maneira justa na história do Brasil Nós aprendemos o quê primeira coisa primeiro ponto que os portugueses saíram de Portugal vieram para cá ocuparam Esta terra invadiram destruíram a cultura mataram os índios Roubaram o nosso ouro pronto Esse é o resumo a colonização portuguesa é isso muito bem É o que a gente aprende
e é o que a gente acredita né é o que a gente cresce acreditando né Muito bem só que aí quando a gente começa a ir as fontes e a gente começa a ler as fontes a gente começa a ter uma decepção atrás da outra que a gente começa a ver que omitiram para nós ou eu fui incapaz de entender o que me ensinaram Eu por exemplo eu passei pela faculdade os quatro anos de faculdade sem ler a carta do Pero Vaz de Caminha eu não tinha lido tive aula de história do Brasil mas era
tanta coisa era tanto texto não lemos a carta do Pero Vaz de Caminha as cartas náuticas Os Diários de bordo das caravelas que vieram para cá isso existe toda a narrativa de como foi a viagem quantos dias levou quem que veio o que que eles pensavam né tudo isso existe Eu nunca tinha lido E aí depois eu já formado dando aula falei vou vou pegar em umas Fontes primárias e vou começar a ler por mim mesmo eu me espantei com aquilo que eu encontrei né na carta do caminho né Eu tinha lido pedaços da carta
do caminho comentários sobre a carta do caminho mas eu nunca tinha tinha pego ali esses documentos mesmo Cruz é para ler e a carta do caminho ela é auto explicativa a carta do caminho que que ele diz né ele descreve o que os portugueses acharam aqui e ele martela várias vezes numa mesma expressão E aí depois eu fui pesquisar eu descobri que essa expressão ela tá presente em vários documentos oficiais do reino de Portugal desde a fundação de Portugal na idade média no ano de 1139 as mesmas expressões que estavam lá se encontram na carta
de caminhão ou seja havia uma linearidade de pensamento dos portugueses em relação à conquista de novos territórios e qual era a mentalidade que permeava a história portuguesa é a mentalidade que estava lá na batalha de Ourique que foi a batalha que originou Portugal é a batalha fundacional nasceu de um milagre Dom Afonso Henriques quando ele quis proclamar que separar Portugal ali da Espanha dos territórios espanhóis ele começa essa batalha lutando em duas frentes contra os muçulmanos que estavam retornando ao território português existiam cinco focos de presença muçulmana dentro de Portugal aí Dom Afonso Henrique teve
que lutar contra cinco focos é por isso que existem cinco torrezinhas né dentro do brasão de Portugal são esses cinco reinos muçulmanos foram vencidos por Dom Afonso Só que também ele tinha que lutar contra os Castelhanos que não queriam a independência do território e ele vai para a batalha com uma inferioridade numérica com o exército com treinamento é muito inferior também com todas as chances de perder mas ele resolve por essa guerra fiando-se numa só coisa na fé que o animava e ele escolheu como dia para batalha né Na Idade Média eles marcavam as batalhas
com dia hora e local para dar condições ao inimigo para que se preparasse para guerra é uma questão de honra você não pode atacar de surpresa e Dom Afonso Henriques escolhe qual dia dia 25 de julho de 1139 a festa de Santiago São Tiago apóstolo Santiago maior porque na Espanha São Tiago era muito venerado no território português também ele era é muito venerado Portugal não existia o que existia Era só a Espanha então São Tiago era muito venerado só que na Espanha Santiago é venerado com título interessante que é o título de Santiago matamoros Porque
nas várias batalhas de reconquista do território da Espanha em que os exércitos católicos Lutaram contra os muçulmanos pelo menos uma dezena de vezes soldados e os cronistas registraram a presença de um soldado misterioso que lutava entre os cristãos esse soldado trazia roupas é muito diferentes e soldado não tinha armadura esse soldado carregava a veste dos peregrinos que iam até Compostela Onde está o túmulo de São Tiago maior este soldado não era atingido por ninguém mas a sua presença em campo de batalha implantava o terror nos muçulmanos então eles entenderam que se tratava de São Tiago
e daí vem a devoção de Santiago mata-mouros cuja imagem é justamente uma imagem do apóstolo Santiago montado a cavalo com uma espada e uns mouros sendo atacados aí hoje em dia Politicamente correto afetou até isso na Espanha nas igrejas da Espanha não se vê mais as imagens de Santiago matamoros os bispos começaram a recolher na Basílica de Compostela na Espanha o senhor arcebispo mandou recolher a imagem de Santiago colocou numa Capela bem escura e mandou colocar arranjos de flor bem altos para cobrir os mouros agora é só Santiago mata mouros não tem né mas Santiago
mata flores agora né porque tá lá só com os arranjos de flores né no pé da imagem porque E aí a justificativa do arcebispo ah é porque os muçulmanos podem sentir de alguma maneira é ofendidos com a imagem Olha né Que legal né E aí você não quer ofender o muçulmano Mas será que o muçulmano ele tá preocupado de não ofender o católico acho que não né Acho que não entendeu então não estou dizendo aqui que não se deve ter uma relação pelo menos de respeito mútuo entre as religiões não é isso essas relações elas
são necessárias mas o respeito mútuo ele não implica necessariamente na negação daquilo que é um valor para você a começar pela negação da história as aparições de Santiago em campo de batalha fazem parte da história da Espanha fazem parte da história da igreja você não pode negar isso aí não pode esconder isso aí Ah porque Vai ofender tem gente que vai se sentir chateado com isso aí é por conta disso que Pio 12 não foi beatificado até hoje Porque os judeus podem se sentir de alguma maneira ofendido mas espera lá existem dezenas de historiadores judeus
Como por exemplo o Marc reblin ou se não pinchas lápide são historiadores judeus que dizem que Pio XII teve um papel fundamental na salvação dos judeus durante o holocausto Thomas Gordon que é um Historiador inglês ele escreveu a obra os judeus do Papa ele ele vai desenhando o mapa dos judeus que foram salvos pessoalmente porque o 12 então quer dizer é uma injustiça histórica isso aí agora em nome de um respeito humano não se beatificam Papa Santo já existe um milagre de Pio XII e nome de não se ofender A Comunidade Judaica os católicos estão
sendo massacrados na Nigéria a cada domingo dezenas de católicos são passados lá ou na Faca ou são assassinados com bombas com todo tipo de coisa onde está a Comunidade Judaica se manifestando pelo assassinato em massa dos católicos na Nigéria já pensou se os católicos fossem exigir Ah mas olha a Comunidade Judaica não se manifestou Que absurdo né não você não vê isso aí mas quando a Comunidade Judaica diz não não se pode beatificar tá bom não se pode não vamos respeitar uma coisa não funciona assim nós não podemos negar história negar a história é negar
a própria identidade e aqui está a chave da questão por que que você precisa detonar a colonização portuguesa pichar historicamente assassinar a reputação do Jesuítas porque você precisa destruir a identidade a identidade se você destrói a identidade do brasileiro ele não vai sentir orgulho de ser brasileiro ele não vai se empenhar Por nada porque ele vai acreditar mesmo que aqui é a terra onde tudo vai dar errado então pronto e os ideólogos triunfam mas quando a gente recupera a história do Brasil que é a nossa história aí a gente começa a entender Qual é a
nossa identidade Qual é a Nossa vocação do Afonso Henrique na vigília que ele fez na véspera da Batalha de Ourique nossa senhora apareceu a ele crucificado mostrando a 5 Chagas eram cinco reinos muçulmanos mas nosso senhor dá como remédio as suas cinco Chagas suas cinco Chagas e nosso senhor diz o quê Dom Afonso Henriques eu te farei Rei desta terra mas você deve se empenhar em fazer brilhar nela a nossa Santa Fé nesta terra e em todas as terras que a providência divina ainda confiará a Portugal ou seja nosso senhor já está falando do Brasil
a providência divina iria confiar novas terras a Portugal 1312 Os Cavaleiros Templários são extintos por uma série de fofocas e de mentiras que o rei Felipe 4 da França contou ao Papa Clemente quinto que era francês inclusive Clemente quinto foi induzido a erro mandou suprimir a ordem dos templários não mandou matar mas mandou seuprimir Felipe quarta ele deu um passo a mais ele mandou queimar todos os líderes da ordem dos templários isso aí ficou na conta da igreja até 2007 todo mundo acreditava que o Papa havia suprimido a ordem mandado matar na fogueira os líderes
dos templários 2007 uma Historiador italiana chamada Bárbara frale ela foi fazer uma pesquisa no arquivo secreto do Vaticano ela pediu permissão apenas 16 a permissão foi dada e ela descobre o manuscrito de chinon era o manuscrito Assinado por quatro cardeais sendo que um deles era o secretário do Papa eu documento dizia expressamente o seguinte o santo padre mandou suprimir a ordem os bens da ordem foram transferidos para os cavaleiros hospitalares os membros da ordem dos templários que são padres tem liberdade para entrar em outros Mosteiros ou irem para as dioceses os membros que são monges
podem procurar outras comunidades ou podem obter a dispensa dos votos o papa não mandou queimar ninguém isso foi obra do Rei da França e o Rei da França ele fica furioso com os templários porque ele armou a denúncia e o que ele imaginou que o Papa vendo o cuidado que aquele monarca estava tendo o zelo que ele estava tendo pela fé católica Porque os templários foram acusados de sodomia foram acusados de simonia a venda de coisas sagradas foram acusados de extorsão foram acusados das piores coisas então o rei aparente mediante do Papa ele surge como
um Bastião da fé católica querendo defender a honra da igreja e o que que ele imaginou que o Papa vendo a grandeza de alma dele transferiria os bens da ordem dos templários para as mãos da monarquia francesa para administrar em nome da igreja Aliás a igreja fazia isso e muitas ocasiões a igreja dava aos reis o direito de gerir aquilo que era da igreja e ele caiu do cavalo porque o Papa deu todos os bens dos templários para os hospitalares o que que ele faz ele se vinga dos templários queimando todo mundo isso ficou na
conta da igreja até 2007 2007 essa historiadora descobre esse documento que desmente a versão de que a igreja teria Queimados o Papa suprimir mas não mandou matar ninguém isso 700 anos depois e aí o que que vai acontecer o Rei de Portugal Nessa altura era Dom Diniz casado com a Rainha Santa Santa Isabel do Milagre dos pães e das Flores Santa Isabel era esposa Dom Diniz uma esposa Santa uma mulher Santa e Dom Diniz ele vai até o papa e pede a permissão ele falou Santo Padre se o senhor me der permissão eu conservarei os
templários em Portugal o Papa deu a permissão ele falou eu dou permissão mas vocês não podem ter o mesmo nome então vocês serão lá em Portugal os templários serão a ordem a ordem da milícia de Cristo e eles receberam como doação como convento o convento de Cristo na cidade de tomar e dali em diante Dom Diniz reconfigurou a ordem a ordem continua tendo padres continua tendo monges mas ela passou a admitir leigos uma espécie de Ordem Terceira com tempo os leigos passaram a ser maioria inclusive leigos casados faziam parte da ordem de Cristo uma ordem
militar que tinha uma regra de vida que era o a regra de São Bernardo de Claraval e seguiam isso e a ordem de Cristo ela se torna um braço direito rei de Portugal e o rei incumbi a ordem de Cristo de se dedicar ao desenvolvimento da ciências sobretudo da engenharia da matemática da astronomia e da ciência Náutica então Os Cavaleiros da ordem de Cristo passam a se dedicar a exploração dos Mares o que que eles fizeram em Portugal tinha ocorrido uma invasão muito grande muçulmanos e os muçulmanos Nem tudo é é negativo né tem muitos
aspectos culturais que Portugal absorveu e a igreja também absorveu dentre esses aspectos o conhecimento matemático né e o conhecimento das Estrelas aproveitando-se disso eles começaram a fazer mapas Náuticos isso começar a desenvolver instrumentos de navegação em 1415 a ordem de Cristo chega ao norte da África e conquista Celta é a primeira colônia Portuguesa e por que que Portugal Sai na frente nas navegações porque enquanto as nações europeias ainda brigavam internamente um reino contra o reino numa região contra outra Um nobre contra outro Portugal já nasceu como uma nação unificada com o único Rei sem disputas
internas Portugal então ganhou tempo Portugal teve tempo e teve dinheiro para investir nesses conhecimentos e quem fez isso a ordem de Cristo são os templários que vão encabeçar esse desenvolvimento científico 1415 eles chegam em seu Celta até hoje é hoje hoje em dia pertence a Espanha e é Ceuta é um território católico encravado num território completamente muçulmano no norte da África foi a primeira colônia de Portugal 1415 E aí Portugal começa a Navegar e a criar entrepósitos na África Qual era o objetivo reconhecer a costa africana imaginava-se que o continente Africano fosse muito menor do
que realmente ele era os portugueses é que descobriram que a África era muito maior do que se pensava e foram navegando reconhecendo esses territórios e sobretudo levando para esses territórios a cultura de Portugal e a fé de Portugal porque em todos os documentos reais de Dom Afonso Henriques até Dom Manuel na época de Pedro Álvares Cabral aparece sempre o que o grande objetivo das navegações é o seguinte dilatar a fé católica e depois fazer comércio né então os portugueses eles falavam de comércio sim falavam disso de especiarias de riquezas mas em primeiro lugar dilatar a
fé não se tratava apenas de colonizar explorar e tirar no século 19 é que foi inventada essa falácia da colônia de exploração e a colônia de povoamento que a gente aprende na escola eu aprendi assim que existia colônia de povoamento e colônia de exploração o Brasil era um fracasso econômico hoje em dia eu quando era moleque né comecei ir para escola o presidente era o Sarney né ainda né então era uma época que a inflação preço das coisas mudava tudo eu lembro que os professores falavam né Exatamente isso Olha nós estamos onde estamos porque nós
fomos colônia de exploração eu acreditava naquele né porque eu olhava a situação do Brasil minha mãe reclamando né que ia ao mercado de manhã o preço era uma coisa depois o preço já era outra coisa tudo era reajustado tinha aquela tabela do governo que saía né com cada hora com número lá de produtos que mudavam de preço meu pai era um desespero meu pai quando ele recebia o salário ele corria para o mercado ele não voltava para casa meu pai ia direto para o supermercado comprava as coisas parecendo que o mundo ia acabar e ele
ficava se tocando lá meu pai ele não melhorou até morrer né meu pai até o ano em que ele morreu ele ainda estocava lá né olha o arroz feijão ele ficou com aquilo na cabeça trauma foi tão grande E aí você imagina uma criança né você ouve um professor falando aquilo você fala pô realmente a situação tá ruim dá para ver que tá ruim Ah então isso tem uma causa Ah então a causa foi a colonização pronto E aí depois de muito custo eu fui descobrir que essa história de colonização de povoamento e exploração ela
foi inventada por um Historiador francês no século XIX e esse sujeito ele era é um anófilo ele era muito amigo de tudo que vinha da Inglaterra do liberalismo inglês então tudo que vinha do liberalismo inglês ele defendia é curioso isso né um autor francês defendendo a Inglaterra porque historicamente eles né Tem uma certa rixa e esse sujeito ele defendia tudo que é liberal Ele defende mas aquele liberalismo teórico tá E tudo que era do mundo ibérico ele detonava porque o mundo ibérico afinal de contas era católico demais é Então na verdade o ranço desse Historiador
não era propriamente com a questão política da colonização etc era uma visão da religião da cultura que era algo que ele não gostava ele interpretou a realidade assim Isso aí foi vendido para gente a gente comprou isso aí agora quando a gente olha para as cartas náuticas o documentos oficiais que que tem lá dilatar a fé expandiu o comércio só que com detalhe aqui no Brasil na colonização portuguesa nunca houve diferença entre as leis que valiam em Portugal e as leis que valiam No Brasil se você pega a colonização dos Estados Unidos essa diferença existia
ela era Evidente se um cidadão em inglês cometesse um crime nas 13 colônias da América inglesa ele era preso mandado para Inglaterra porque ele não podia ser julgado por um juiz da colônia ele tinha que ser julgado por um juiz em inglês que em geral absorvia o criminoso porque afinal de contas ele cometeu o crime na colônia mesmo eles faziam diferença na sua colonização a lei que vigorava em Portugal vigorava aqui tanto é que não existia o nome brasileiro o nome brasileiro é coisa do século 19 pessoal dizia são os portugueses de Alemar que que
eram brasileiro é um português de Alemar é o português que nasceu do outro lado do mar mas ele é português por quê Porque não existia Brasil era uma coisa só é um território único Portugal tomou posse dessa terra então é uma unidade então não existia nenhuma nomenclatura para isso depois em alguns documentos começou a aparecer A nomenclatura Luso Brasileiro o uso brasileiro que é o sujeito que nasceu aqui na colônia mas a ideia de brasileiro mesmo ela vai aparecer ali só no século 19 né E ela vai ganhar força apenas após a independência porque realmente
após a independência separação jurídica e política é que você pode falar propriamente numa outra nação mas era uma unidade até então aí muita gente diz não uma colonização americana né lá da América do Norte ela tem muitos dados positivos e não sei o quê tamanho basta você analisar as causas do processo de independência dos Estados Unidos que você vai ver que eles eram explorados eles eram explorados e nessa visão historiográfica que a gente aprende não eles eram colônia de povoamento não Por que que os colonos das três colônias se levantaram por conta das leis intoleráveis
que o lei de o Rei George da Inglaterra implantou o Rei George assinou uma lei por exemplo que era a lei do a quartelamento o cidadãos das colônias deveriam hospedar alimentar e lavar a roupa ainda do Soldados de Sua Majestade para que o rei não tivesse esse gasto então o gasto era do Colono o soldado ele se o soldado chegasse e fala assim vamos me hospedar na sua casa você como cidadão da colônia lá da América do Norte você era obrigado a fazer isso o que que é isso é exploração Ah mas a colônia não
era exploradora era você tá explorando o seu sujeito o sujeito que tá lá foi criado pela pela monarquia da Inglaterra a lei do selo A Lei do Chá a lei do açúcar essas leis provocaram a briga essas leis desencadearam o Boston tea Party a festa do chá de Boston quando os colonos invadiram Porto de Boston derrubaram as caixas de chá no mar se fantasiaram de índio Cherokee queimaram um boneco do Rei George da Inglaterra e depois foram punidos O rei manda fechar o porto e disse para os colonos Enquanto vocês não pagarem o último centavo
do prejuízo o porto de Boston não poderá funcionar foi um prejuízo terrível para a colônia que que é isso é exploração a colônia não era exploradora exploradora era exploradora agora quando você olha para Portugal onde Portugal chega Portugal estabelece o tripé da caridade o que que é o tripé da caridade em Portugal a santas casas onde Portugal chegou tinha Santa Casa a santa casas elas eram geridas por uma Irmandade religiosa hoje em dia santas secularizaram em alguns lugares até falam da Irmandade da Santa Casa mas já não é mais uma Irmandade religiosa mas era Quem
fundou as santas casas Dona Leonor de alencastre rainha de Portugal junto com seu Capelão foi obra da igreja junto com a monarquia aqui no Brasil em 1526 Nós já tínhamos é um projeto para começar a santa casa aí na década de 1540 foi inaugurada a primeira Santa Casa Santa Casa de Olinda em Pernambuco depois em seguida foi inaugurada a Santa Casa de Santos no litoral de São Paulo e depois outras tantas se Portugal quiser só explorar mas porque raios Portugal construiria santa casa para cuidar da saúde daqueles que estavam aqui junto da Santa Casa existia
Geralmente as capelas da Irmandade da Boa Morte as irmandades religiosas tiveram papel importantíssimo na história do Brasil as irmandades da Boa Morte faziam que elas davam Sepultura digna aquelas pessoas que não podiam pagar o próprio enterro eles providenciavam caixão eles providenciavam velório eles iam atrás da família para ver se a família estava em necessidade e eles cumpriam a obra de Misericórdia corporal que a igreja nos diz que todos devemos cumprir que a obra de Misericórdia de enterrar os mortos enterrar os mortos existe inclusive um costume português Às vezes a gente vê isso aí hoje em
dia em filme em novela é às vezes pessoas mais velhas ainda fazem isso né que é aquele costume de que não sepultamento geralmente a pessoa vai lá pega um punhado de terra e joga esse é um costume português porque para que se cumpra a obra de Misericórdia corporal de enterrar os mortos pelo menos simbolicamente todos que participavam do enterro jogava um punhado de terra ou seja eu acompanhei o enterro até o fim estou aqui cumprindo meu dever Cristão de enterrar os mortos a obra de Misericórdia corporal depois além das santas casas o que que Portugal
fazia as obras de ensino onde Portugal estava existiu escolas Jesuítas chegaram aqui no Brasil no dia 2 de Fevereiro de 1549 7 dias depois já estava funcionando em Salvador uma escola de ler e escrever cujos alunos eram quem qual público os índios era uma escola de ler e escrever para os índios Então qual é a noção de colonização que Portugal tem esse Portugal não quisesse nada do Brasil além de ouro e pau-brasil por que que Portugal construir escolas para que educar a população para que batizar o índio para que converter essas pessoas afecatólica se o
seu objetivo é meramente econômico entenderam Então quando você começa a comparar a história você começa a ver que a coisa não é assim você aprendeu que assim mas não é assim a realidade é outra E aí então Portugal tinha suas obras na santas casas as obras de instrução e as obras de caridade Portugal fundou aqui no Brasil várias obras de caridade asilos orfanatos Portugal fez isso se Portugal não quisesse nada além de riqueza desta terra não teria sentido em fazer isso não teria sentido emergir cidades igrejas os portugueses eles queriam construir a vida aqui muitos
vieram para construir a vida aqui e ficaram aqui e não foram mais embora daqui pode encher que ele veio com 19 anos para o Brasil ele teve a oportunidade de voltar à Europa ele não quis porque ele dizia que ele não podia deixar os índios podem Anchieta Ele nasceu em 1533 um ano antes da fundação da Companhia de Jesus Padre Anchieta nasceu nas Ilhas Canárias entenderei nasceu no dia de São José e por isso se chama José José de Anchieta Ele nasceu no dia 19 de Março de 1533 um ano antes da fundação da Companhia
de Jesus Santo é São José de Anchieta ele era parente por parte de mãe de Santo Inácio de Loyola ele teria um parentesco espiritual Santo Inácio seria o pai espiritual dele mas ele tinha um parentesco sanguíneo também Padre Anchieta nasce ali nas Ilhas Canárias educado por ali começa a estudar em Coimbra e se decide pela vida religiosa entra na Companhia de Jesus nessa altura já tinha sido fundada e se candidatou entre vários Jesuítas que se candidataram ele também se colocou à disposição para vir para a América agora Imaginem vocês vamos analisar friamente muita gente diz
assim os Jesuítas foram destruidores da cultura Essa é a calúnia e eles vieram aqui para usar religião como instrumento para legitimar a dominação portuguesa esse discurso que a gente ouve aí vamos analisar os fatos friamente você eu se viesse alguém dissesse para você olha você tem que sair da sua casa você vai embarcar No navio é um navio de madeira não tem assim muita tecnologia não tem muito recurso a gente não sabe se você vai conseguir chegar no destino porque a embarcação é muito frágil Mas você vai até lá como padre como religioso para catequizar
os índios lá para que Portugal possa explorar os tudo bem tem lógica isso um sujeito ele deixaria ele colocaria sua vida em risco simplesmente para legitimar uma exploração é com viés meramente financeiro se você falar isso para uma criança de 10 anos ela pode acreditar mas contar isso para adulto Poxa vida não dá basta a gente analisar o bom senso ninguém sai rumo ao desconhecido se não tiver em mente uma visão transcendente daquilo que você está fazendo e os navegadores tinham esta visão transcendente porque o que eles pensavam se tudo der errado nós estamos pelo
menos cientes de que nós saímos da nossa terra com desejo de levar Cristo para aqueles que nós iríamos encontrar se nós não chegarmos Nosso Senhor nos dará a salvação é a mesma mentalidade que os cruzados tinham quando iam para a batalha chesterton diz o seguinte né que o espírito cruzadista que é o espírito da ordem de Cristo a final eles são herdeiros dos templários Chester dizia o cruzado ele não lutava por ódio a aqueles que estavam à sua frente mas por amor aquilo que estava atrás ou seja você tá defendendo aquilo que tá atrás de
você você não tá combatendo por ódio aqueles que estão à frente trata-se de legítima defesa e os navegadores quando Eles saem para enfrentar o mar desconhecido o poema lindíssimo né do Fernando Fernando Pessoa o mar português ele diz justamente isso né poéticamente né o mais salgado quanto do teu sal são Lágrimas de Portugal por ti cruzarem quantas mães choraram quantas noivas ficaram por casar depois ele vai dizer né valeu a pena tudo vale a pena se a alma não é pequena e depois ele diz né um outro trecho muito bonito ele vai dizer assim quem
quiser passar além da dor terá de passar além do bojador o cabo do bojador que era o limite era o limite do conhecido e foi essa coragem dos portugueses Só que essa coragem dos portugueses ela é expressa plasticamente no símbolos que Portugal carregava consigo nas velas das caravelas o que que Portugal estampava a cruz da ordem de Cristo pintada de vermelho e branco o vermelho da Pureza e da fidelidade de Portugal a fé de Roma por isso que os reis de Portugal eram os únicos que tinham título de suas majestades fidelíssimas de Portugal porque eram
os filhos fiéis da Santa Fé eram os filhos obedientes da Santa Fé a igreja teve muitos filhos desobedientes na França na Inglaterra em outros lugares mas em Portugal eles eram suas majestades fidelíssimas é o branco da fidelidade da Pureza e o vermelho do Sangue de Cristo é isso que animava essa gente que atravessava o mar certos de que teriam sucesso nas suas empresas porque faziam tudo o que faziam visando a dilatação da fé é uma visão transcendente é uma visão transcendente basta a gente olhar não não precisa a gente muito longe basta a gente olhar
para o exemplo da vida do Santos humanamente quando a gente olha para algumas coisas que o Santos fizeram se a gente parar e pensar friamente se a gente for honesto a gente vai chegar a seguinte conclusão eu não faria isso porque não é agradável que não me apetece porque não é algo que eu busco Mas eu posso fazer se for por Nosso Senhor São Clemente hofbauer é um Redentorista alemão Ele nasceu na Boêmia nasceu no século 18 morreu no século 19 em 1820 São Clemente ele tinha um orfanato com mais de 200 crianças que ele
praticamente adotou ele não dava para adoção as crianças as crianças eram dele muitos cresceram e se casaram Ele casou muitos deles que ele adotou e ele cuidava dessas crianças como um pai mesmo e um dia rezando a missa veio o Padre Tadeu Ribeiro e subiu nos degraus do altar e disse no ouvido de São Clemente antes que a missa terminasse podia esperar a missa terminar né Mas sempre tem um desesperado na história né ele subiu antes que a missa terminasse ele disse Padre Nós demos as crianças a última porção de leite que nós tínhamos para
o almoço nós não temos mais nada para 200 crianças acabar da missa São Clemente ele se ajoelhou diante do sacrário e ele batia ele tinha o costume de bater tanto é que uma das imagens São Clemente é justamente ele batendo a porta do sacrário ele bateu a porta do sacrário né e ele era um homem muito grande São Clemente gordo alto né quase dois metros de altura muito corpo lento e falava muito alto né ele era muito bruto até às vezes no jeito de falar e São Clemente ele bate né na porta do sacrário E
ele disse para nosso senhor o senhor ouviu o que o Padre Tadeu disse né que as crianças não tem mais nada para comer eu vou fazer a minha parte vou sair vou sair para rua agora e vou pedir esmolas eu espero que o senhor faça a sua né é uma ousadia assim impressionante né que o Santos tinham e São Clemente ele sai para pedir esmolas e ele recebeu uma porta na cara atrás da outra e ele era um sujeito né que para ficar bravo não precisava muito assim né não custava muito né alguns têm pavio
curto São Clemente não tinha pavio né então ele ele ficava bravo assim rápido né e ele foi pelo caminho dizendo para Nossa Senhora né perguntando falou o que que o senhor quer o que que o senhor tá querendo me dizer eu tô indo no lugar errado mas já bem paciente e ele perguntou bom que o senhor me deu um sinal que o senhor me deu uma clareza o que eu tenho que fazer para quem eu vou pedir E nisso ele passou na porta de um bordel e ele viu alguns homens ricos grandes nomes da cidade
entrando ali ele fala muito bem entendi onde o senhor quer que eu vá eles São Clemente entra nesse prostíbulo né que é um local né meio inusual para ver um sacerdote de batina entrando no local e alguém assim que ele entrou alguém ainda fez uma piada com ele e ele que já não tinha muita paciência não respondeu se conteve e foi pedindo esmolas nas mesas ali muita gente bebendo ele foi pedindo esmolas até que ele chegou num Barão sujeito muito rico na cidade ele estendeu a mão e pediu uma esmola o barão estava jogando cartas
ali ia sujeito Ele puxou um escravo e cuspiu na mão de São Clemente falou tá aí o que eu tenho para te dar São Clemente né com toda a graça Divina atuando fortemente naquele momento ele tirou um lenço de um dos bolsos dele recolheu aquilo dobrou e disse isso aqui o Senhor deu para mim enfiou no bolso da batina então agora me deu dinheiro para as minhas crianças e Ficou ali olhando fixamente para aquele homem que no fim deu o dinheiro mas o maior bem não estava ali as crianças tiveram que comer por vários dias
porque ele deu muito dinheiro mas o que espantou são Clemente foi o seguinte no dia seguinte quando ele mesmo abriu a porta da igreja em pleno inverno tremia de frio ajoelhado e chorando na porta da igreja o mesmo homem que no dia anterior havia cuspido na mão dele e esse homem dizia eu vim me confessar Padre esse homem se tornará o grande braço de São Clemente um exercício da caridade em Varsóvia na cidade de Varsóvia o maior fruto estava ali na conversão desse homem não era nem no dinheiro para as crianças então quando a gente
olha para a vida do Santos O que que eu quero que vocês analisem aí quando a gente olha para a história da igreja no Brasil é isso humanamente a gente não levaria desaforo para casa não levaria mas quando a graça de Deus quando nós abrimos espaço para que a graça de Deus supere a nossa humanidade pecadora nós somos capazes de fazer coisas que naturalmente nós não faremos nós não faríamos vocês acham que materiais de Calcutá gostava de lavar o dia todo as feridas dos doentes que ela lavava humanamente ninguém gostaria disso mas ela fazia uma
vez Perguntaram para ela mas por que que a senhora faz isso ela fala porque eu vejo o Cristo naqueles cujas feridas eu lavo eu encho e uma vez um padre disse para Madre Teresa mas tudo que a senhora faz é pela metade os hospitais estão sem terminar os orfanatos estão em concluso parece que a senhora não termina nada parece que nada que a senhora faz é bem feito é uma Teresa respondeu esse sacerdote eu sou religiosa não para ser um sucesso Mas para ser fiel é para isso que eu sou religiosa é Para Ser Fiel
eu faço aquilo que nosso senhor me chama para fazer agora se isso vai dar certo se não vai dar se vai ser um sucesso e não vai ser aí já não cabe a mim cabe a nós Senhor a nossa humanidade ela recusa aquilo que é difícil a única coisa que é capaz de nos fazer abraçar aquilo que é difícil é a graça de Deus Por que que o sacramento do matrimônio Por que que o matrimônio casamento ele foi elevado por Jesus a condição de Sacramento para que houvesse uma graça especialíssima de Deus atuando na vida
de um homem e de uma mulher que vivem juntos E olha que a gente com Sacramento e tudo é difícil porque porque a gente vende famílias diferentes cabeça diferente modo de pensar tudo é diferente é interessante né que geralmente quando você namora tem às vezes um monte de gente igual a você você vai em casa parece que a gente vai com o dedo né você acerta justo aquele que é diferente de você por isso que o sacramento do matrimônio ele é uma graça são duas pessoas extremamente diferentes mas que na graça de Deus vamos aprender
a se amar é a virtude é a virtude e você vai aprendendo com os erros com os defeitos do outro você vai aprendendo que do mesmo jeito que às vezes os defeitos do outro te incomodam o outro também suporta os seus que também incomoda E aí você vai entendendo o que que é a graça do matrimônio então humanamente você não ficaria às vezes numa relação numa situação em que a pessoa discorda de você ela pensa diferente mas se ao Sacramento você pede a Deus a graça essa graça ela atua e fica as mente ali e
você é capaz de perseverar no matrimônio é capaz de perseverar umas duas semanas atrás eu participei de uma missa lá em Campinas eu tava numa missa e um casal celebrou 65 anos de matrimônio o padre deu a benção ao casal eu gostei do que eu ouvi ali sacerdote ele disse assim muito bem eu dei a benção agora vocês vão se virar para para as pessoas que estão aqui e vão dar a receita né então qual é a receita e eu fiquei impressionado com a receita que essa senhora deu né na sabedoria dela ali Uma senhora
muito simples mas muito sábia Ela disse assim quando nós nos casamos ela falou nós combinamos uma coisa eu e ele marido não falava nada era ela que falava né quase sempre assim né então o marido ali que a tia falou nós dois combinamos uma coisa que a gente ia tomar como lema do nosso casamento o conselho que Jesus deu no evangelho Buscai primeiro o reino de Deus e todas as outras coisas vos serão acrescentadas ela falou então no nosso casamento a gente fez isso quando a gente brigava quando alguma coisa dava errado a gente tava
morrendo de raiva um do outro falava Vamos na missa Vamos na missa vamos à missa e uns dois a missa a poeira baixava ela falou E aí a gente chegava em casa conversava colocava as coisas em pratos limpos e pronto vida que segue porque nós entendemos que era necessário buscar primeiro o reino de Deus né e é isso é um conselho que o nosso Senhor deu humanamente Se você olhasse as dificuldades os problemas então você não ficaria ali mas com a graça de Deus atuando você fica humanamente os navegadores os Jesuítas eles não viriam o
que que eles teriam a ganhar numa situação dessas mas eles eram movidos por outra coisa eram movidos pelo transcendente eles eram movidos pela certeza do mandato de Cristo Ide por todo o universo anunciai o evangelho a toda criatura batizando em nome do pai do filho e do Espírito Santo a companhia de Jesus nasceu para isso Santo Inácio de Loyola no cerco de Pamplona ele era um Nobre espanhol militar elegante cobiçado pelas mulheres dançava muito bem Santo Inácio era extremamente Galante né com as mulheres e gostava muito dessas futilidades desse flete dessa coisa e ele foi
chamado para batalha de Pamplona na batalha de Pamplona uma bala de canhão acerta a perna de Santo Inácio quebrou despedaçou os ossos naquela época não tinha nada dessa tecnologia que se tem hoje Santo Inácio foi ali é avaliado pelo médico em campo de batalha o que que o médico diz vamos encerrar essa perna naquela época era o que se fazia uma bala de canhão é melhor serrar a perna eles amarravam né colocavam em um pano entre os dentes para que a pessoa não quebrasse os dentes com a dor colocava um pano para que o sujeito
mordesse em geral eles dava um pouco de bebida alcoólica que o sujeito bêbado ele fica um pouco mais grogue ali então geralmente era o que você fazia em campo de batalha você embebeda amarra um pano na boca ali Serra a perna Sangue Frio e encosta uma chapa de ferro quente para cauterizar aquilo ali é o que você queria fazer e Santo Inácio dançava pensando na vida dele como que ele iria lutar como que ele iria ter a vida de coisas a vida dele taria acabada aí ele pede ao médico não dá para fazer mais nada
tal ele insiste e o médico falou vamos tentar mas não é garantia de que isso aí vai dar certo ele coloca uma tala de madeira um torniquete aperta essa perna Vai e fica um bom tempo de cama um ano mais ou menos nesse um ano ele leu todo tipo de porcaria ele gostava muito das novelas de Cavalaria Isso aí foi se esgotando quando chegou o tempo que ele achou que teria alta o médico ao tirar a tala ver que uma perna ficou mais curta que a outra e a perna parecia estar com osso colado um
pouco abaulado ao ver isso o médico pegou e falou olha a situação é essa você vai ter que conviver com isso Santo Inácio não admite fala não não tem outra solução o médico fala tem quebrar a perna de novo a gente quebra Sangue frio o osso de novo e tenta colocar no lugar Santo Inácio topou ele fala pode quebrar a perna Nessa altura era o ano de 1521 1522 né era quando isso aconteceu tem 500 anos aí que isso aí aconteceu aí em Santo Inácio quebra a perna de novo a literatura que ele gostava de
ler já tava todo esgotada ele foi hospedado na casa do irmão dele um católico devoto pai de muitos filhos cuja esposa também era igualmente católica ele começa a pedir para o irmão não tem mais nada para ler aqui e falou tem aqui nós temos uma tireológico Romano a imitação de Cristo as cartas de São Paulo tem uma vida de Santo aí é o que tinha Santo Inácio pela extrema falta de opção ele fala pode dar isso aí mesmo então para passar o tempo e aí ele começa a ler e aquilo que era para ser uma
leitura para passar o tempo foi a conversão Santo Inácio foi no quarto com pé quebrado a perna quebrada lendo a imitação de Cristo que ele entende que nosso senhor havia permitido que aquela bala de canhão atingisse o Inácio de Loyola para que morresse o velho Inácio nasce um novo Inácio uma vez recebida alta médica a perna ficou curta porque teve perda óssea e não resolveu como é reta do que era mas continua curta e Santo Inácio ele vai mancar para o resto da vida né ele andava claudicando né até o fim da vida essa foi
a situação dele né por um bom tempo em Santo Inácio então ele resolve fazer uma peregrinação à terra santa e ele vai à terra santa porque ele queria ver uma coisa na terra santa no lugar onde Jesus subiu aos céus na igreja da Ascensão do Senhor os pés de Nosso Senhor ficaram marcados na pedra existe lá a marca dos pés de Cristo Santo Inácio queria ver para qual lado dos pés de Nosso Senhor estavam virados que ele dizia para onde os pés de Nosso Senhor estiverem virados é para onde eu devo ir então ele entende
que ele deveria Evangelizar ele deveria evangelizar em direção ali ao Oeste inicialmente ele pensa que a Europa não era Europa era além da Europa era no mundo todo que ele deveria Evangelizar Santo Inácio se decide pelo sacerdócio vai para Paris ingressa na universidade de Paris e quando ele ingressa na universidade Paris ele teve que dividir o quarto com companheiro que era o sujeito que estava estudando na universidade de Paris mas com uma vida muito dissipada um sujeito chamado Francisco Xavier e Santo Inácio converte esse companheiro depois mais outro mais outro mais outro até que eles
eram em seis con Santo Inácio 7 desse 7 companheiros um era português chamava-se Simão Rodrigues vai ser o grande amigo de Santo Inácio no ano de 1534 sobre a colina de montre é o ponto mais alto de Paris onde hoje se encontra Basílica do Sagrado Coração de Jesus do lado da Basílica do Sagrado Coração de Jesus tem uma ruazinha uma Capelinha gótica naquela Capelinha no Altar daquela Capela Santo Inácio afunda a companhia de Jesus Ele que era militar ele continuaria sendo militar só que agora ele não lutaria mais nas companhias do rei da Espanha ele
lutaria na Companhia de Jesus então por isso que ele Funda a sochetas ieso cujo objetivo era levar o evangelho a todo canto converter levar as pessoas a todo canto e Santo Inácio estabeleceu que como no evangelho os Jesuítas deveriam ir sempre de dois em dois para todos os lugares ele Funda sua ordem alguns anos depois seis anos depois o Papa Paulo III a prova congregação a ordem dos jesuítas só que o papa limitou o número dos Jesuítas a 60 eles não podiam ter mais de 60 Jesus o Papa queria ver se a fundação daria certo
como que eles iriam trabalhar para depois expandir nesse meio tempo quando Santo Inácio fundo da Companhia de Jesus Ele já tinham 60 Jesuítas Bate a porta do convento da casa do Jesuítas em Roma na queda de Jesus em Roma bate a porta da casa do Jesuítas e pede para falar com o Padre Inácio de Loyola um sujeito que vivia em Roma tinha uma grande fama de santidade e queria ser missionário em terras longínquas tratava-se do padre filipeneri era São Felipe Neri que buscou Santo Inácio Santo Inácio deu meia dúzia de conselhos e disse vai embora
eu não posso te receber Santo Inácio era muito prático militar ele disse vai embora aqui não é seu lugar não talvez você e São Felipe Nery ele Santo da Alegria muito expansiva ele disse para Santo Inácio eu queria ir até a Índia até a China levaram o evangelho Santo Inácio jogou um balde de água fria ou não o senhor fique por aqui mesmo talvez a sua índia seja aqui mesmo né e de fato era tanto é que são Felipe Nery vai fundar o oratório em Roma e vai revolucionar a educação Católica no século 16 que
é o século da reforma protestante Então veja que Deus nunca manda aprovação sem o remédio o século 16 é o século em que o corpo Místico de Cristo foi mutilado mas dentro desse corpo Místico brotou uma nova força eram contemporâneos nessa época Santo Inácio de Loyola São José de Anchieta São Felipe Neri São Félix a cantalice né São Félix é conhecido aqui no Rio de Janeiro é viveu nessa época Santa teresa D'ávila São João da Cruz A Beata Ana de São Bartolomeu São Roberto Belarmino são todos os santos desta época e vejam vocês que não
são gente pequena não São Luiz Gonzaga é desta época São Francisco Xavier é desta época Estes são santos que nosso senhor levanta no seu corpo Místico os maiores Santos eles são levantados nos momentos das piores crises que nosso Senhor ele não abandona a sua igreja promessa divina de que as portas do inferno não prevalecerão jamais jamais é promessa divina não podemos duvidar disso muita gente achava que a igreja ia ruim no século 16 aí o Carmelo foi reformado novas ordens religiosas são fundadas grandes Santos é um remédio e Santo Inácio de fundo Jesuítas teve essa
limitação Inicial mas em 1549 o Rei de Portugal consegue dobrar Santo Inácio para que ele mande Jesuítas para o Brasil Santo Inácio era vivo Santo Inácio conhecia tinha notícias do Brasil Então isso deve nos consolar o Brasil ocupou as preocupações de um santo nós tivemos um santo que pensou muito em nós Santo Inácio ele pensava como que ele iria atender a missão do Brasil e aí o que que pesou para que Santo Inácio se decidisse a mandar missionários para o Brasil o Padre Simão Rodrigues que era português e que queria que o Portugal de além-mar
recebesse o evangelho e Aliás era uma oportunidade tanto que a reforma protestante ela tava bocanhando boa parte das Nações católicas na Europa e aqui na América nós tínhamos populações pagãs é mais fácil você evangelizar um Pagão ele tá muito mais aberto a fé no que você evangelizar um herege que ele aprendeu a doutrina ele se desvirtuou na doutrina e depois ele tem que ser corrigido nela é muito mais difícil então Santo Inácio se anima e manda os primeiros Jesuítas que chegam ao Brasil e ao costumo dizer na teologia da história as datas os acontecimentos a
circunstâncias tudo em tudo Deus fala o Jesuítas chega no Brasil dia 2 de Fevereiro que é o dia da apresentação do Senhor aqueles que iriam apresentar o senhor aos pagãos chegam no dia da apresentação do Senhor no templo eles chegam aqui neste dia junto com Tomé de Souza se instalam em Salvador e foram ajudados por quem pelo primeiro casal católico do Brasil Diogo Álvares português e Catarina Paraguaçu uma índia uma índia Tupinambá que se casou com Diogo Álvares e gerou os primeiros filhos de um matrimônio católico no Brasil é esse casal que vai ajudar o
Jesuítas a se estabelecer vão ajudá-los Inclusive a aprender a falar a língua dos índios a Catarina Paraguaçu ela conhecia vários dialetos ela sabia falar português por conta do marido e ela conseguiu ajudar o Jesuítas a se comunicar na língua dos índios com uma semana uma semana os Jesuítas Já conseguiram se comunicar pelo menos nas expressões básicas com os índios em uma semana eles aprenderam a língua a gente estuda faz curso de inglês 5 6 anos e fala mais ou menos eles aprenderam em uma semana se não há no coração de uma pessoa uma visão muito
transcendente da grandeza da missão sujeito não faz isso não faz isso você imagina o ardor evangélico do coração destes homens na ânsia de falar de Deus para essa gente que eles aprenderam em uma semana e já começaram a catequizar os indígenas uma semana depois nessa primeira leva o superior era o Padre Manuel da Nóbrega a segunda Leva veio para o Brasil em 1553 essa leva ela foi expedida foi mandada pelo próprio Santo Inácio foi ele quem mandou os Jesuítas quem eram os Jesuítas vieram junto com Duarte da Costa ele mandou para cá o padre Luiz
da grana o padre Luiz da Gran era o antigo reitor da Universidade de Coimbra se Portugal não quisesse nada dos índios que tinham aqui se Portugal não quisesse que essa gente aprendesse de verdade a fé os valores a cultura deles para que que eles iriam mandar o reitor de um dos centros universitários mais importantes da Europa para ensinar índio a ler e a escrever Padre Luiz da Grécia Será que ele foi castigado Será que ele foi não ele foi mandado era uma pessoa de um conhecimento muito extenso ele foi mandado como superior de uma missão
porque a companhia de Jesus entendia que ele tinha capacidade de fazer muito pela educação aqui no Brasil o padre Luiz da grana é o superior dessa segunda lembra depois junto com ele vem também o padre Braz Lourenço o padre Ambrósio Pires e Vieram também os irmãos eram seminaristas né não eram padres ainda o irmão chamado Gonçalves Antônio Gonçalves Antônio blasques Gregório serrão e o rapaz mais novo de todos o caçula da turma José de Anchieta para encher que ele chega ele não era Padre ainda Padre Anchieta foi ordenado Padre aqui no Brasil ele terminou os
estudos no seminário aqui no Brasil inclusive ele demorou muito para ser ordenado padre que ele foi mandado para as missões para catequizar os índios para batizar os índios para falar de Deus para os índios isso foi atrasando a ordenação dele ele foi ordenado jamais velho recebeu a ordenação depois e já entrou nessa missão de novo foi superior de vários colégios de várias cidades andou pelo Brasil todo e vai falecer em reritiba no Espírito Santo no ano de 1597 é quando o Padre Anchieta morreu e o pai deixei até ele vem para o Brasil nessa sanha
né nessa nesse desejo de evangelização e ele vai às vezes sozinho às vezes com outro companheiro até as tribos mais violentas E numa dessas tentativas de catequizar os índios ele foi aprisionado por índios canibais boa parte dos índios brasileiros eram canibais e ele foi aprisionado em Iperoig e Peruíbe é uma localidade que hoje em dia corresponde a Ubatuba no litoral de São Paulo e os índios eram canibais eles falaram Ah muito bom chegou aqui esse jeito vamos tratá-lo bem vamos dar a melhor comida Vamos né e depois a gente almoça ele né que era o
que os índios faziam antropofagia era uma prática ritual para os índios não era simplesmente alimentação canibalismo é quando é alimentação você come carne humana para comer mesmo antropofagia já envolve um ritual Você acredita que comendo a carne bebendo sangue daquela pessoa você come bebe a força inteligência e as características daquela pessoa as tribos antropófagas aqui do Brasil eles começavam acostumar os bebês da tribo com carne humana desde pequenininhos que que eles faziam eles pegavam sujeito matavam sujeito assavam as partes E aí os adultos comiam braço perna o tronco mas os órgãos internos eles eram removidos
colocados num Panelão um tacho de Barro com bastante tempero bastante água e aí fazia-se uma comida que os indígenas chamavam em Tupi de mingau a palavra Mingau vem daí o mingau original é uma sopa de vísceras humanas né hoje em dia a gente faz mingau de fubá né maizena dá para as crianças né chama de mingau uma herança indígena mas o mingau original era uma sopa de vísceras que eles davam para as crianças para eles se acostumando ao gosto da carne humana por quê Porque é um ritual havia inclusive uma disputa para ver quem Comeria
o coração do guerreiro que era morto na tribo e o chefe o pajé o pessoal os mais importantes eles disputavam para ver quem Comeria o coração e o Anchieta foi preso ali em Peruíbe e Anchieta ele achou estranho O Tempo começou a passar ele falou assim eu acho que eles vão querer me devorar E aí ele fez um voto a nossa senhora os índios que prenderam Anchieta Se não me engano era tribo dos Carijós Eu achei até ele fez um voto a nossa senhora falou assim a senhora me lembrar dessa eu prometo que eu vou
escrever um poema contando a sua vida Eu achei até como ele acreditava muito ele era muito devoto de Nossa Senhora devotíssimo e ele nem esperou Nossa Senhora dar a graça ele já começou a cumprir a promessa ele pegava uma vareta e todos os dias na praia hoje em dia a praia onde a Anchieta escrevia chama-se praia de Peruíbe né é o nome que era o nome da cidade mas agora a praia se chama em Peruíbe lá em Ubatuba inclusive na beira da praia lá tem uma estátua da Anchieta com a vareta na mão ele pega
uma vareta e ele começa a escrever em latim os versos do poema da virgem que é um poema lindíssimo com mais de 5 mil versos ele escrevia isso na areia e depois ele ficava andando de um lado para o outro para decorar o que ele tinha escrito E aí os índios vendo que o Anchieta não engordava eles começaram a achar que o Anchieta estivesse amaldiçoado seria o meu caso né se eu fosse Jesuíta naquela época mas o Anchieta no caso ele tava tísico né ele estava tuberculoso e por isso ele não engordava e os índios
começaram a ver falou bom a gente dá de tudo para esse sujeito comer não engorda ele é amaldiçoado E aí o pajé pegou chamou antes você tá solto tá livre aí a gente não vai jantar você não vai dar azar isso aí e tal você pode E aí o Anchieta sai dali sobe em direção a São Paulo o planalto de Piratininga e vai para lá escapou quando ele chega a casa do Jesus ele bota no papel ele deita no papel o poema que ele já havia escrito já havia decorado é o poema da virgem ele
cumpre o seu voto a Nossa Senhora as primeiras obras escritas no Brasil foram as obras do Anchieta ele escreve o poema da virgem a obra de gestes Mem de Sá que são os feitos de Mem de Sá que Anchieta ele queria mostrar para as gerações de brasileiros que viriam depois que o Brasil teve muitos Heróis na sua história nem de Sá foi um herói me disseram o tio de Estácio de Sá Estácio de Sá ficou ligou aqui no Rio de Janeiro com a ajuda do Padre Anchieta com várias tribos indígenas português queriam expulsar os franceses
Villa ganhou invadiu aqui o Rio de Janeiro formou a França Antártica né Uma colônia aqui território de Portugal E aí então estás de saque ele recebeu O encargo de expulsar os franceses mas não tinha como ele pede ajuda ao Padre Anchieta Padre Anchieta deixa comigo vamos negociar com os índios podem Anchieta vai até os índios e pede ajuda aos índios que já eram católicos Entre esses índios Qual é o primeiro que se dispõe a lutar o cacique Araribóia é o fundador de Niterói que era católico ele diz não vamos lutar é muito curioso ele era
devoto ele tinha grande devoção por dois Santos ele era muito devoto de São João Batista e muito devoto também aliás de três Santos era São João Batista São Sebastião que vai virar o padroeiro do Rio de Janeiro e também de São Lourenço eram os três Santos né que o Araribóia é um índio que foi catequizado católico frequentador das missas tanto é que o Rei de Portugal depois que o Araribóia luta ao lado dos portugueses e ajuda dele foi decisiva na expulsão dos Franceses que trouxeram os calvinistas né os calvinistas ou Vila ganhou que era católico
mandou Calvino enviar uma porção uma leva de calvinistas aqui tanto é que aqui no rio onde tem a Catedral Presbiteriana é o local onde foi rezada o primeiro culto protestante na América do Sul foi aquele local ali e por os portugueses e para os índios que já eram católicos isso era inadmissível então eles pegam em armas e lutam contra os franceses e o Padre Anchieta foi quem costurou esses acordos estádio Foi Ferido com uma flecha envenenada acabou morrendo em decorrência disso foi sepultada na antiga igreja de São Sebastião do Morro do Castelo quando desmontaram o
Morro do Castelo levaram os restos do Estácio de Sá para igreja de São Sebastião na Tijuca a igreja dos Capuchinhos e lá está são heróis da história do Brasil heróis negligenciados por quê Porque são portugueses a historiografia atual tem essa visão São português são colonizadores são exploradores não são heróis os gregos eles diziam se os mais novos não se orgulharem dos nossos heróis eles não Lutaram Pelas nossas cidades A lógica é a mesma na história do Brasil nós tivemos muitos heróis e os Jesuítas foram grandes heróis Toda obra educativa e eu encerro aqui toda obra
educativa que se construiu no Brasil de 1549 até 1758 quando Jesuítas foram expulsos do Brasil por ordem do Marquês de Pombal as grandes obras educativas todas elas invariavelmente estiveram de alguma maneira Unidas a ação do Jesuítas os Carmelitas fizeram colégios no norte e Nordeste do Brasil quem ajudou os Carmelitas a fazer os colégios deles o Jesuítas o Jesuítas o Jesuítas possuiu um programa de estudo que era Rastro estudio so de vista da gramática retórica latim música o currículo que era utilizado lá na Europa Era exatamente o mesmo currículo que era utilizado para ensinar os índios
aqui no Brasil não havia diferença alguma os índios aprenderam música Tão Bem na mão do Jesuítas que boa parte dos Violinos dos violoncelos das flautas que eram utilizadas nas orquestras europeias eram produzidos pelos índios das Missões Jesuítas aqui no Brasil então eles não só entendiam de música Liam partitura compunham como produziu instrumentos musicais então houve um desenvolvimento muito grande na região dos Sete Povos das Missões do Rio Grande do Sul nós temos lá as ruínas das igrejas que foram construídas nas missões jesuíticas e ali nós temos uma arte que mescla elementos do Barroco europeu e
da cultura indígena nós vemos por exemplo existe na cidade de Assunção no Paraguai um museu das Missões jesuíticas e ele possui peças muito curiosas tem um São Miguel muito interessante que ele parece um guerreiro Tupi é um São Miguel esculpido em madeira Provavelmente o artista foi um índio São Miguel tem a pele morena avermelhada o cabelo bem liso feito um índio mesmo é inclusive São Miguel ele traz não só as insígnias da econografia comum de São Miguel espada O Escudo como ele traz um capacete cheio de penas como era próprio dos Guerreiros indígenas Colocaram uma
porção de penas quando eles iam guerrear Isso sim é a verdadeira emculturação os Jesuítas fizeram isso melhor do que ninguém eles pegavam os elementos da cultura dos índios e cristianizavam esses elementos isso aí em contração de verdade em contração nesse museu de Assunção no Paraguai os cristos que crucificados que tem lá todos eles são morenos avermelhados como como os índios são Nossa Senhora ela sempre traz feições indígenas porque é um reflexo da cultura na maneira de produzir artesana só que você não encontra um erro teológico nas esculturas nas pinturas existe uma correção doutrinária eles fazem
tudo direitinho a econografia correta a teologia podia ter traz das imagens também era correta isso é a verdadeira incorporação as primeiras músicas compostas em tupi-guarani foram obra do Padre Anchieta quem nunca ouviu as músicas podem Encher teu convido vocês a procurarem depois no YouTube as peças do Padre Anchieta procurem pela Ave Maria em Tupi procurem pelo pela missa do Santíssimo Sacramento que o Padre Anchieta escreveu o Padre Anchieta canta em Tupi numa poesia finíssima a mais bela teologia católica sobre o mistério da Eucaristia Na minha opinião eu não diria nem que o Padre Anchieta perde
eu diria que ele se equipara a Santo Tomás de Aquino naquilo que Santo Tomás escreveu no Ofício do Santíssimo Sacramento contra Santo Tomás compôs estão Sublime Sacramento então Sublime Sacramento é da pena de Santo Tomás de Aquino foi ele quem escreveu e aliás a missa toda do Santíssimo que nós rezamos no dia de Corpus Christi foi Santo Tomás que compôs né o Papa na época do Milagre Eucarístico de ovieto mandou os dois maiores teólogos da igreja escreveram uma missa para o Santíssimo quem eram os teólogos São Boaventura e São Tomás de Aquino quando eles chegaram
diante do Papa ficou aquela troca de gentileza né falou não leio o senhor não leia o senhor e aí São Boaventura Insistiu muito Santo Tomás Falou então eu vou ler aquilo que eu escrevi Santo mais começou pelo tão Sublime tanto um ego Sacramento enquanto Santo Tomás Lia São Tomás não leu nem os textos da missa inteira bastou Ele leu os primeiros versos do tão Sublime que São Boaventura começou a rasgar o que tinha escrito E aí o Papa diz não não mas nós não ouvimos o que o Senhor tem ele disse depois do que ele
disse eu não tenho nada a dizer né Eu não tenho como dizer algo mais claro do que ele porque me parece que Frei Tomás escreve como um anjo escreve como um anjo como aquele que assiste Diante do Trono de Deus e o Padre Anchieta na missa do Santíssimo ele escreve em Tupi cantando para os índios O Mistério da Eucaristia eu nunca vi algo tão bonito como aquilo ele escreveu poemas infantis para serem cantados pelas crianças indígenas de Portugal mandaram vir uma relíquia de Santa Inês Santa Inês Marte podem Anchieta ele organizou as crianças as menininhas
indígenas se enfeitaram com penas brancas para se lembrar da Pureza de Santa Inês eu podem Anchieta foi com as crianças até a beira até o porto para receber a embarcação barco onde vinha relíquia ele compôs o poema cordeirinha linda depois procurem esse poema cordeirinha linda com a vossa vinda o velho se faz novo pois vens para o povo que não conhecia nosso Senhor e agora o ver diante de si e aí ele vai falando é um poema cordeirinha linda em homenagem a Santa Inês os primeiros teatros escritos no Brasil obra do Jesuítas Padre Anchieta ele
escreveu os autos ele escrevia os altos dos Martírios dos Santos como que a Araribóia virou devoto de São Lourenço ele assistiu o alto de São Lourenço ele viu a encenação do martírio de São Lourenço imagine para um índio que é guerreiro Araribóia a palavra Araribóia significa cobra brava né então imagine por um sujeito que tem o nome desse é um guerreiro indígena e ele vê um Marte que corajosamente não renega Cristo e ainda diz para os soldados Romanos podem virar para o outro lado porque desse já sou São Lourenço quando tava na grelha ele disse
isso falaram você vai renegar nosso Senhor ele não pode me virar do outro lado porque desde já tá assado e morre queimado na grelha então imagine por um índio que fala de valentia de coragem esse exemplo ele fala alto ele grita ao coração pode ver que eu era de boia né o Santos de quem ele era devoto é tudo Guerreiro né São João Batista não tinha trava na língua né é a voz Que Clama No Deserto mesmo né São João Batista ele morreu defendendo que a sacralidade do matrimônio ele apontou o erro do Rei na
cara do Rei e pediram a cabeça dele então imagina para um índio que é guerreiro falou Poxa vida é isso que eu quero né é isso que eu quero é assim que eu quero acreditar olha passar São Sebastião eu não soldado romano soldado Romano que lutou pelo Imperador mas antes de lutar pelo Imperador lutou por Cristo e quem fez essa grande obra foram Jesuítas o Jesuítas eles tinham privilégio papal de se comunicar diretamente com Roma eles não precisavam passar pelo Rei Eles podiam falar direto com o Papa e os Jesuítas foram os grandes defensores dos
índios eles denunciavam a escravização dos índios a bula sublimos lei do Papa Paulo II proibia a escravização dos índios ah mas os portugueses escravizavam gente Sim eles escravizavam do mesmo jeito que tem católico hoje que não obedece a doutrina da igreja tinha católico naquela época que também não obedecia né Eu tive um professor de teologia um padre que ele dizia né na época de Santo Agostinho Roma locuta causa finita é este ele dizia hoje em dia Roma locuta e Ninguém escuta né porque a doutrina da igreja ela é falada ela é pregada mas as pessoas
insistem em desobedecer só que isso não é novo na igreja então ah mas eu posso dizer então que a igreja colaborou com a escravização indígena pera lá você pode dizer que filhos infiéis e desobedientes da igreja escravizaram indígenas apesar da igreja proibir Essa é a maneira correta de dizer a coisa agora dizer que a igreja endossava isso no endossava tente me mostrar um documento papal um documento umzinho que Diga lá que os católicos estão autorizados a escravizar os índios e os negros não tem não tem no máximo que dá para encontrar lá é o seguinte
o Papa Alexandre cesto ele dizia os africanos Aliás não foi nenhum Alexandre 6 foi depois dele foi Aliás foi até depois do Paulo terceiro eu não me lembro agora de memória Quem foi o Papa ele disse o seguinte se vocês porventura capturarem africanos que já eram escravos lá no meio do povo deles até se admite essa escravidão desde que a dignidade humana seja respeitada eles recebam um batismo eles recebam instrução na fé eles não sejam judiados e não sejam mortos por isso é isso que a igreja vai dizer foi isso que foi feito não não
foi feito basta a gente ver o Valongo aqui no Rio de Janeiro era o mercado de escravos o arco da Lapa ali os escravos eram desembarcados ali ficava em quarentena eles eram vendidos como animais eram gente a igreja entossava isso não agora os filhos da igreja esses portugueses esses brasileiros que faziam isso aí era todo mundo católico batizado eles obedeciam que a igreja estava mandando Não então mas você não pode atribuir isso a igreja porque quem fala quem é a voz autorizada da igreja o Papa agora se os leigos agem mal você não pode então
reduzir a ação da igreja as más ações dos leigos Você já pensou se a gente fosse contar a história da igreja no mundo a partir da vida de vocês e da minha mas a história da igreja isso aqui seria um desastre a gente faz o que para contar a história da igreja a gente conta a história da igreja a partir dos bons exemplos que são santos eles encarnaram e viveram de modo heroico o ideal católico nós tentamos e por isso nós pedimos a intercessão deles mas nós não somos exemplos prontos e acabados do que é
de fato ser católico então a gente precisa distinguba essas distinções nós não podemos esperar que os historiadores as façam nós precisamos fazê-las nós precisamos fazer certo em 1758 Marquês expulsar os Jesuítas passados alguns anos o Papa Bento 14 foi induzido a erro através das pressões da monarquia Portuguesa e Espanhola Por que que a monarquia portuguesa espanhola pressionou o Papa porque os colonos muitos colonos do Brasil e da Espanha odiavam o Jesuítas justamente porque eram denunciados pelo Jesuítas nos seus desmandos ao tentar escravizar os índios podem ver que os Jesuítas Eles não eram bem-vindos não eram
bem vistos pelas autoridades coloniais o filme de 1986 a missão retrata bem isso aí como as autoridades portuguesas e espanholas tinham uma rixa é com Jesuítas porque por conta disso então estas mesmas autoridades vão insuflar os monarcas que por sua vez apertam o papa e o Papa acaba Então é por fim ele acaba decidindo pelo fim da Companhia de Jesus a companhia de Jesus ela foi supressa pelo Papa Bento 14 ele dispensou Jesuítas dos votos aqueles que eram padres se integraram nas dioceses a ordem Deixa de existir a companhia de Jesus Deixa de existir aqui
no Brasil eles tentaram lutar a favor dos índios muitos Jesuítas foram mortos nessa na chamada guerra guaranítica Isso foi um desastre para cultura não somente para Fé Mas para cultura quando Jesuítas foram supressos mais do que rápido percebendo o valor cultural da Companhia de Jesus a rainha Catarina a grande da Rússia que era Ortodoxa chamou Jesuítas para corte dela falou não veio aqui aqui vocês podem manter a fé de vocês podem celebrar a missa como católico Sem problema nenhum desde que vocês venham e Tragam o conhecimento que vocês têm Então ela a brigou muito Jesuítas
pela questão cultural e Frederico segundo da Prússia que era protestante luterano chamou Jesuítas para Prússia porque ele percebeu o valor cultural que o Jesuítas podiam trazer poderiam agregar nas universidades ali da bruxa nas escolas isso foi feito e a companhia de Jesus foi surpresa Santo Afonso de ligório que era vivo na época ele ficou tão chateado com a supressão da Companhia de Jesus que Ele retirou a dedicatória dos livros dele ao Papa ele mandou tirar falou tira todas as dedicatórias que eu pus ao Papa nos livros ele não deixou imprimir mais nenhuma dedicatória ao Papa
né de tão revoltado né Santo Afonso ele aceitou obviamente obedeceu mas ele viu que aquilo seria um dano terrível para igreja para o mundo para os indígenas né depois é curioso que Santo Afonso ele no leito de morte deste mesmo Papa Santo Afonso ele bilolocou ele estava no convento dele já com muita dificuldade de andar no Convento Santo Afonso já não ficava em pé ele andava de cadeira de roda já e ele entrou numa espécie de Êxtase no quarto alguns imaginava que ele tinha morrido o médico foi chamado e o médico falou não ele tem
uns batimentos ele tem tudo ele só não tá respondendo tanto Afonso ficou assim por três dias sem comer sem beber e net na cadeira de rodas passado três dias ele voltou ao normal e continuou conversando e falando e aí Eu superior perguntou falou mas o que que aconteceu com o Senhor ele disse não eu estava numa missão que nosso senhor me confiou E ele disse Mas qual missão ele falou eu estava em Roma assistindo a agonia do Papa ele disse o santo padre acabou de falecer e eu estava lá com ele superior não entendeu nada
passou um tempo no dia e na hora que Santo Afonso disse que o Papa havia morrido chega notícia de que o Papa havia falecido e junto com a notícia chega um agradecimento da corte pontifícia pela bondade do Superior dos redentoristas e enviar Santo Afonso para assistir o papo Santo Afonso nem andava mais ele bilolocou né e assistiu a morte do Papa assistiu e consolou o papo rezou com o Papa nos seus últimos momentos né então é um milagre na história da igreja é que alguns Santos tem essa graça né Santo Afonso ele fez isso mas
é o papa que te enviou a companhia de Jesus no início do século 19 a companhia de Jesus ela foi reconstituída mas já não mais com a mesma força e a mesma Glória de e depois no século 20 começam a entrar na Companhia de Jesus muitos teólogos e muitas ideias heterodoxas muitas ideias contrárias a fé e de defensores que eram da Fei da doutrina os Jesuítas eles eram chamados de o exército do Papa Santo Inácio dizia que o Jesuítas deveriam recusar todas as dignidades eclesiásticas não deviam aceitar ser Bispo ser Cardeal ser Papa né não
deveriam aceitar nenhuma dignidade eclesiástica deveriam ficar no trabalho missionário deveriam defender a igreja pureza da doutrina é a gente vê que no começo do século 20 a gente tem já vários teólogos Jesuítas entrando numa linha bem complexa né Por exemplo tear de shardan pode shardan e Outros tantos que vieram na esteira do shardan E aí a companhia que nós temos hoje ela é herdeira da companhia de Santo Inácio mas nós não podemos dizer é que seja exatamente a mesma coisa né se Santo Inácio entrasse hoje numa casa da companhia ele não reconheceria o mesmo estilo
de vida que ele mesmo imprimiu quando fundou a companhia rezemos pela companhia pensamos aos santos da Companhia de Jesus que tem uma ligação íntima com o Brasil no Brasil nós temos os Mártires do Rio Grande do Sul São Roque Gonzales e companheiros são Mártires Jesuítas temos São José de Anchieta e temos também os Mártires que estavam vindo para o Brasil o Beato Inácio de Azevedo e 40 Jesuítas que estavam vindo para o Brasil o navio foi interceptado na altura do Nordeste por piratas calvinistas que massacraram os 40 Jesuítas um desses Jesuítas ele era parente de
Santa teresa D'ávila Ele era primo Santa teresa D'ávila no momento exato do martírio Santa Teresa teve uma visão lá na Espanha ela havia uma nau onde muita gente era massacrada e ela havia que a medida em que os inimigos matavam aqueles homens de batina Globo de fogo subiam ao céu Santa Teresa entendeu que eram missionários sendo martirizados pouco tempo depois chega a notícia em Ávila de que os 40 Jesuítas que vinham para o Brasil juntamente com seu superior haviam sido martirizados é Santa Teresa constatou que se tratava do assunto da sua visão que estes Santos
nos ajudem no orgulho e no dever de conhecermos a nossa história a nossa história é a nossa identidade conhecendo a nossa história cientes da nossa identidade nós lutaremos com mais eficácia pelo Reino de Cristo que começa já agora não é só um reino no outro mundo mas é um reinado social mas para que Cristo reino na sociedade ele precisa reinar antes em nossos corações e que viva Cristo Rei [Aplausos]
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