A VERDADEIRA ORIGEM DO HALLOWEEN

110.37k views1903 WordsCopy TextShare
Caldeirão Furado
FALA AÍ BRUXÕES!!! Nesse episódio especial do Caldeirão vamos descobrir as verdadeiras origens do H...
Video Transcript:
Os senhores Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas apresentam o Caldeirão Furado. Oi! [vinheta] Fala aí, bruxões.
Beleza? Desde 1981, a noite de 31 de outubro passou a ser associada ao Dia de Harry Potter. Pois foi nessa noite em que o Lord Voldemort foi até Godric's Hollow pra tentar matar o bebê, segundo uma profecia que ameaçava ele de ser quem tinha o poder de destruir o Lorde das Trevas.
O Voldemort mata Tiago e Lílian Potter, mas quando vai tentar matar o bebê Harry, ele encontra a sua ruína, por conta do sacrifício de Lílian Potter, e acaba sofrendo sua primeira queda. O Harry, que sobreviveu, passa a ser uma lenda, visto como a esperança do mundo bruxo. E muitos acreditavam que aquele era o fim de Lord Voldemort.
Então todos comemoravam e festejam em uma noite que já era importante. Essa noite já era importante pro mundo bruxo, por ser Halloween. O Halloween também é comemorado pelos trouxas, que hoje em dia, se vestem com fantasias de séries e filmes de terror, livros, enfim, e saem na rua pra pedir doces.
Mas se você pensa que o Halloween sempre foi assim, você tá enganado. O Halloween, assim como outras festividades populares, feito Natal e Páscoa, é uma mistura de influências. Algumas origens que influenciaram o Halloween como ele é hoje são muito antigas, muito antigas, e vêm de rituais pagãos que realmente existiram, de verdade.
E um detalhe muito importante é que essas origens, elas não são norte-americanas, onde o Halloween é mais forte, né? Elas vêm do Reino Unido. No final de outubro, na Europa, era o período o final das colheitas, que era um trabalho muito intenso.
E quando era terminado, existia um festival pra comemorar isso. E esse festival era feito pelos celtas, nas ilhas britânicas, e se chamava Samhaim. O povo celta, aqueles que foram os primeiros que começaram a confeccionar varinhas.
Nesse festival, eles comemoravam o sucesso do final das colheitas, com uma fogueira gigantesca, onde eles bebiam, comiam bastante, e acreditavam que espíritos e seres sobrenaturais visitariam todos eles ali. O Samhaim também marcava a metade do tempo entre o solstício de verão e o solstício de inverno. Então, ele era interpretado como um divisor entre a metade ensolarada e a metade sombria do ano.
Nesse festival, além de eles comemorarem o sucesso das colheitas e tudo, eles também pediam aos deuses e aos seres sobrenaturais que eles acreditavam, pra que tudo fosse aproveitado, pra que tudo durasse bastante, até o fim do período sombrio do ano. E o festival de Samhaim também acabou sendo incorporado na cultura de outros povos, como os galeses, ingleses, irlandeses, e os escoceses também. E eu sei que você tá me perguntando: "Caco, mas o que o Halloween que a gente conhece tem a ver com isso?
" Calma que eu vou chegar lá. No período conhecido como Alta Idade Média, a igreja católica determinou que em um dia do ano, deveria ser celebrado o Dia de Todos os Santos, pra honrar todos os santos, celebrar todos os santos. E na noite da véspera desse Dia de Todos os Santos, que em princípio era dia 13 de maio, aconteciam vigílias, missas, orações, às vezes até em cemitérios.
E a igreja fazia doações de alimentos, às vezes por caridade, às vezes em troca de orações das pessoas. Que as pessoas orassem por tal santo, por tal alma, e recebia essa comida aí como uma forma de recompensa. Essa data era celebrada todos os anos, até que um Papa chamado Gregório III, que governou de 731 a 741, determinou que ela fosse mudada, que essa saísse do dia 13 de maio e fosse pro dia 27 de outubro.
E essa comemoração era obrigatória. Nessa época se usava o calendário juliano. Mais tarde, quando o calendário juliano foi substituído pelo calendário gregoriano, aconteceu uma confusão aí, por conta de.
. . O calendário juliano, parece que tem 13 dias que são diferentes dos dias do calendário gregoriano.
E então, a data 27 de outubro, que era a data de Todos os Santos, né. Que antes era dia 13 de maio pra 27 de outubro. Então, com a substituição do calendário, essa data passou a ser no dia primeiro de novembro, o que é até hoje.
E aí, eu sei que você ainda tá se perguntando o que isso tudo tem a ver com Halloween. Historiadores apontam que essa mudança de datas, ela não foi simplesmente, tipo: "Ah, vamos mudar aqui a data, de maio lá pra outubro, do nada". Não, o Gregórião, o Papa Gregórião, ele queria era dar uma roubada aí no Samhaim, que era um festival pagão, e a igreja católica, ela sempre foi de encobrir e roubar datas, pra tentar cristianizar outras pessoas.
Porque todo povo que não era, que não seguia, que não era católico, das outras religiões, nenhuma prestava. Só a igreja católica que era boa! Isso é história, não é minha opinião pessoal, tá?
Então, os historiadores apontam que o Gregórião foi lá e mudou pra dar essa encobrida, né. A gente sabe que isso aconteceu com outras datas, como a Páscoa, como Natal. .
. O Natal também era uma celebração pagã. Foi, também, mudado, colocaram lá: "Foi o nascimento de Jesus aqui, e é isso aí, galera".
"Foi o nascimento de Jesus, hein. Acabou, ponto final". "Tá bom, Caco.
E eu ainda tô sem entender o que tudo isso tem a ver com o Halloween". O nome Halloween deriva de "all hallows' eve". "Hallow" é um termo antigo pra "santo".
E "eve" é "véspera". Então significa "a véspera do Dia de Todos os Santos". E até meados do século XVI, esse era o termo utilizado para denominar a véspera do Dia de Todos os Santos, que era no dia primeiro de novembro, ou seja, o dia 31 de outubro.
Tem outros historiadores que descordam disso, que falam que não, o Papa, o Gregórião não quis encobrir o Samhaim, não, porque ele acontecia só nas ilhas britânicas, não tinha tanta influência. E que também, o Samhaim nem tinha uma data fixa pra acontecer, era ali no final de outubro. "Nem tinha data fixa, então não foi isso, não, hein!
" Não importa, o que importa é que as duas festividades e as tradições pagãs e cristãs acabaram se fundindo, se misturando e dando origem ao Halloween que a gente conhece hoje. Mas é claro que o Halloween foi passando por grandes mudanças, até chegar nos dias de hoje, como a gente conhece. Ele vai surgindo ali nos Estados Unidos com a mistura desses elementos, do Samhaim, do Dia de Todos os Santos, da igreja católica, de lendas folclóricas trazidas por imigrantes irlandeses aos Estados Unidos.
E isso foi moldando o Halloween. O ato de se fantasiar no Halloween vem do Samhaim lá, de receber os espíritos e seres sobrenaturais na noite, pra celebrar, pra fazer oferendas. O lance de pedir doces tem origem das oferendas cristãs, do Dia de Todos os Santos.
E também o lance de ser doces, especificamente doces, é porque no festival de Samhaim era normal ter bastante doce e pouca carne. Porque eles faziam doces, tortas, bolos feitos com frutas das colheitas. E isso também acabou refletindo, de ser doces as coisas pedidas no Halloween.
E até a década de XX, as crianças, elas não iam pedir doces fantasiadas, como elas vão hoje. Elas se fantasiavam, sim, mas de algum santo importante, ou o santo ali, importante, daquela região específica. E eles faziam orações, cantavam músicas religiosas, e em troca recebiam bolos, pela alma que eles oravam, ou alguma coisa do tipo.
Até a abóbora, que é o símbolo mais representativo do Halloween, né? Tipo, você vê a abóbora com a carinha esculpida ali, você: "Mano, Halloween! " Nem a abóbora é original do Halloween, porque isso vem de uma lenda irlandesa, de um cara chamado Jack, que era um bêbado bem espertalhão, e que fez um trato, vendeu sua alma ao diabo, pra que ele pudesse viver mais.
E aí o diabo, como castigo, fez com que ele vagasse pela eternidade, somente com um nabo. E dentro desse nabo, tinha carvão em brasa, uma espécie de uma lanterna. Então, essa lenda é conhecida como a lenda do Jack-o'-lantern.
Quando os imigrantes irlandeses foram pros Estados Unidos, eles passaram a usar abóboras, porque as abóboras eram mais abundantes e baratas nos Estados Unidos. Elas eram mais baratas do que o nabo. E aí, acabou tendo essa substituição.
Isso aconteceu lá no século XIX. Então, com o tempo, o Halloween foi passando a se tornar mais uma brincadeira, os costumes religiosos foram deixados de lado e virou uma grande festa. O Halloween virou uma grande festa pros trouxas, pros bruxos sempre foi uma grande festa.
E tem muito mais base nos festivais pagãos, como o de Samhaim, principalmente por ser daquela região ali, né. Pelo menos Hogwarts, que fica na Escócia, então tem muita influência ali da cultura celta, dos povos celtas. Eles levam mais pra esse lado.
Mas também tem coisas da cultura trouxa, no Halloween, da cultura bruxa, como a abóbora, a decoração, essas coisas. Eu só não sei se os bruxos saem fantasiados, pedindo doces, mas eu acho que não. O fato é que o Halloween, ele se tornou muito, muito famoso, e ele começou a ser comemorado em outros cantos do mundo.
No Reino Unido, ele também é comemorado. Não tão forte quanto nos Estados Unidos, mas ele também é comemorado. E em outros lugares do mundo, a partir da década de 80, também passou a ser comemorado e celebrado.
No Brasil, o Halloween é conhecido como Dia das Bruxas. Chamaram de Dia das Bruxas, não tem um motivo, tipo. .
. "É Dia das Bruxas por isso", não. E aqui no Brasil, uma coisa muito legal, pra quem ama folclore, no caso como eu, amo folclore nacional, tanto que tem até a série dos vídeos das criaturas mágicas do Brasil aqui no Caldeirão.
Se você não conhece, tem a playlist, indico que você vá lá e conheça. Aqui, no dia 31 de outubro, é o Dia do Saci, é comemorado o Dia do Saci. Essa lei foi proposta lá em 2003, pra que o folclore nacional fosse valorizado e lembrado, né.
Porque a gente comemora uma data estrangeira, e não uma data nossa, sendo que a gente tem uma riqueza muito grande cultural aqui no Brasil, que infelizmente foi apagada ao longo dos anos. Muito por conta, também, da catequização dos povos nativos do Brasil. Então é isso, essa é a origem do Halloween que a gente conhece hoje em dia.
É muito legal saber que ele tem origem lá nos povos celtas, e os povos celtas são extremamente importantes na cultura bruxa. A cultura bruxa tem muito do que era dos celtas, é muito legal saber disso. Eu espero que vocês tenham gostado.
Se você gostou, deixa o seu like aqui no Caldeirão Furado, e não se esquece de se inscrever, beleza? Eu sei que esse vídeo, vai ter gente que falou: "Nossa, o Nerdologia fez um vídeo sobre o Halloween". Pois é, fez.
E cara, a história é a mesma, praticamente, então vai ter coisa semelhante nesse vídeo aqui. Só que eu preparei esse especial desde o começo do mês, beleza? Pra postar hoje, no dia 31.
A gente se vê no próximo episódio aqui do Caldeirão Furado. E até lá, Malfeito Feito.
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com