[Música] ainda dá para acreditar que a bíblia é inerrante o vídeo de hoje marca o início de um novo projeto aqui no dois dedos de teologia nas próximas semanas nós vamos começar uma série de vídeos sobre contradições bíblicas infelizmente ainda em pleno século XX ainda há quem acuse as escrituras de ser um livro cheio de de contradições é uma acusação boba normalmente baseada em ignorância genuína às vezes em deturpação maliciosa Mas não deixa de ser uma questão que afeta uma boa parcela do Povo de Deus muitos têm dúvidas sobre como lidar com as aparentes contradições
que envolvem o antigo e o novo testamento nas últimas semanas eu pude sentar com a equipe aqui do canal e nós resgatamos as 439 acusações de contradição bíblica que foram levantadas pelo The Reason Project do Harris o neurocientista norte-americano conhecido como um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse através do melhor uso possível do hebraico e do grego bíblicos e da pesquisa histórica E arqueológica nós queremos mostrar por meio de uma série longa talvez muito longa de vídeos que a palavra de Deus por mais que tenha sido inspirada por meio de 40 autores em uma redação que
demorou mais de 2.000 anos ela continua sendo um texto Uno na verdade que é revelada por Deus então se prepara que vai vai vir aí a nossa série do DI olho do texto focada em contradições bíblicas toda segunda-feira às 10 horas da manhã aqui no canal do 2D do istologia então se você ainda não se inscreveu nesse canal e ainda não assinou as notificações para receber uma mensagem aí no seu celular sempre que houver vídeo novo então já clica aqui embaixo para você não perder a oportunidade para se preparar nessa Batalha pela fé que de
uma vez por todas foi entregue ao Santos mas antes disso é importante gravar esse vídeo aqui um vídeo que vai ser parte do pressuposto de fé básico pro modo como Cristão se aproximam das escrituras Você pode perguntar por que é tão importante pros cristãos responder às acusações de que a escritura tem as suas contradições Por que que é tão importante pra gente que a escritura seja vista como um texto sem erros o motivo é que nós acreditamos na doutrina da inerrância do texto bíblico o que é a doutrina da inerrância você pergunta eu gosto da
definição que foi dada por Paul feinberg ele diz que inerrância significa que quando todos os fatos forem conhecidos as escrituras em seus aut os originais e devidamente interpretadas serão mostradas como totalmente verdadeiras em tudo que afirmam seja ISO relacionado a doutrina ou a moralidade ou à Ciências Sociais físicas ou da vida basicamente a doutrina de que a Bíblia em seus originais e corretamente interpretada não possui qualquer erro de qualquer natureza essa doutrina da inerrância que sempre foi muito amada na igreja e na Academia Cristã passou nos últimos séculos a ser atacada na academia e hoje
infeliz infelizmente é uma doutrina que tem sido atacada também no seio da igreja existe uma série de pregadores e de teólogos famosos que usam sua influência para falar contra a ideia de uma Bíblia inerrante sim a doutrina da inerrância tem uma história bastante longa Jesus e os apóstolos trataram todos os textos do Antigo Testamento como absolutamente verdadeiros em todas as matérias que foram tratadas naquele texto os primeiros pais da igreja defendiam a inerrância dos escritos tanto do Antigo Testamento quanto dos Apóstolos Agostinho e Tomás ja Aquino Por exemplo defenderam essa doutrina explicitamente por diversas vezes
nos seus escritos e a doutrina da inerrância continua a doutrina padrão da igreja no período da reforma e não recebeu questionamentos relevantes dentro da Academia Cristã até o século XIX nem todo Historiador da teologia vai concordar comigo nisso cada um deles vai escolher a primeira grande crise da inerrância naquela polêmica doutrinária que mais lhe chama atenção mas para mim pessoalmente eu creio que a primeira crise quanto a inerrância veio com as ideias de Charles Darwin justamente no fim do século XIX por mais que aparentemente essa não tenha sido a intenção de Charles Darwin sua ideia
sobre evolução das espécies acabou sendo usado como uma crítica uma visão mais inerrancy e Briggs apenas algum tempo depois ali perto do início do século XX quando Charles Briggs professor do Union teologic seminary em Nova York começou a ar vocalmente a doutrina Bíblica da inerrância isso levou a teólogos como Bibi warfield e Way hod a responderem por meio de extensa obra literária nos anos 60 rolou outra crise grande quando o seminário Fuller uma instituição evangélica muito importante tirou a afirmação da inerrância da sua declaração de fé Isso fez com que muitos dos seus professores mais
famosos decidissem sair de lá pedindo demissão e levando cerca de 300 estudiosos a se encontrarem em Chicago em 1978 e criarem o International biblical inerrancy o famoso Concílio internacional sobre a inerrância bíblica foi lá que eles escreveram a famosa declaração de Chicago sobre a inerrância bíblica o que para muitos evangélicos virou o texto definitivo sobre o que significa a inerrância das escrituras depois de vários debates que se aprofundaram historicamente as duas posições mais comuns acerca da inerrância dentro dos ambientes evangélicos são os modelos de inerrância total e os modelos de inerrância limitada e é aqui
que nós precisamos ser muito cuidadosos inerrância total é a ideia de que a Bíblia está livre de erro em relação a qualquer assunto que ela trate pode ser a redenção história fatos científicos geográficos o que seja já a inerrância limitada seria a ideia de que a bíblia só estaria livre de erro no que diz respeito especificamente a mensagem da salvação seria um tipo de inerrância mais soteriológica ou mais querigmática em outros assuntos a Bíblia seria passível de erro seja na ciência na geografia na história na gramática e tudo mais o que que que isso significa
no frigir dos ovos aqui eu falo a partir da perspectiva de um inerrancia limitada nada mais são do que modelos de errância um copo meio Cheio também é um copo meio vazio se a Bíblia só é inerrante em uma parte muito específica da sua mensagem Então ela seria na verdade um livro cheio de erros chamar isso de inerrância é um jogo de linguagem é igual dizer que eu sou Imortal até que alguém me prove o contrário ou então aquela piada de que ah eu tenho um dinheiro para viver até o resto da minha vida desde
que eu morra quarta-feira dizer que a bíblia é inerrante mas é inerrante unicamente no que concerne a redenção mas mas ela erra em todas as outras mensagens em volta disso é dizer que beleza o assunto principal a temática principal da escritura permanece inerrante mas a escritura apresenta essa mensagem principal permeada de uma série de outras informações históricas geográficas biológicas científicas dizer que a escritura pode errar em tudo aquilo que diz respeito ao que tá em volta da Redenção mas não acerca da Redenção não é um modelo de inerrância de forma nenhuma dizer que a bíblia
é inerrante desde que não seja falando de ciência de geografia de história desde que não seja em sua gramática em sua biologia Que tipo de inerrância é essa não é inerrância nenhuma no fim das contas Então qual é o objetivo do vídeo de hoje é dar para vocês seis motivos de porque nós podemos acreditar na doutrina Bíblica da inerrância e eu vou usar o termo inerrância para me referir ao modelo de inerrância total e absoluta do texto bíblico já que qualquer inerrância limitada ou parcial na minha perspectiva não é inerrância de modo algum vão ser
seis motivos de Porque que a escritura é inerrante e para fornecer as minhas Fontes aqui eu vou usar cinco motivos que foram sistematizados pelo Paul f ele escreveu um excelente artigo num livro editado pelo Norman geisler chamado inerrancy e eu vou adicionar mais um motivo que eu acho relevante mas que o Paul deixou de fora no trabalho dele então vamos lá são seis motivos de porque continuar acreditando na inerrância bíblica primeiro motivo para a inerrância é justamente a doutrina Bíblica da Inspiração sim a doutrina da inerrância bíblica também deriva de outra doutrina que é claramente
pregada na escritura que é a doutrina da Inspiração não dá para exagerar quão importante a doutrina da Inspiração é no fundamento da doutrina da inerrância nos textos teológicos do século passado inclusive inspiração e inerrância eram considerados como a mesma coisa no fim das contas negar a inerrância é negar a inspiração e vice-versa se nós acreditamos que a bíblia é inspirada por Deus acreditamos que a bíblia Então é inerrante por quê Porque a inspiração da escritura é a inspiração completa da escritura não apenas da mensagem Central dela claro que a passagem mais importante pra gente considerar
nesse debate é justamente o texto de segunda Timóteo 3:16 que é um texto que vai argumentar que toda a escritura é inspirada por Deus e por isso ela é suficiente para o ensino paraa instrução paraa correção e tudo mais Existem algumas polêmicas energéticas nesse texto obviamente o sentido do grego de toda a escritura alguns não inerrancia vou argumentar que na verdade não é toda a escritura mas são todas as escrituras é o jeito de se referir aí ao corpo de revelação do Antigo Testamento e tudo mais mas a melhor leitura desse texto na verdade é
toda a escritura certo todo o corpo do Antigo Testamento como toda passagem específica da escritura é inspirada por Deus o sentido de inspirado não é de que Deus inspirou o texto alguma coisa assim a ideia de que Deus inspirou o texto significa que Deus é o autor por trás da ação humana e é por isso que a gente pode dizer que uma vez que a escritura toda a escritura é inspirada então toda a escritura é um discurso Divino como Paulo fala em Gálatas ou mesmo em Romanos atos 13 vai deixar claro que Deus é o
autor de tudo que tá registrado na escritura e Paulo vai dizer que toda a escritura é Oráculo de Deus as implicações disso pra gente é que a inspiração é algo que tem a ver com o texto da escritura e não com a interioridade subjetiva do escritor ou mesmo do intérprete o texto é inspirado e ele próprio como uma fonte de significado é algo que provém direto do Senhor essa é uma visão muito alta da escritura a escritura como O sopro Inspirado de Deus é Essa visão de que a bíblia só se torna palavra de Deus
quando fala comigo tá completamente fora das diretrizes bíblicas porque o texto é palavra de Deus a partir do momento que é inspirado por Deus e não se torna palavra de Deus quando Deus fala comigo por isso que é importante afirmar que tanta forma quanto o conteúdo das escrituras são a própria palavra de Deus por isso que Nós cremos que toda a escritura uma vez que é inspirada por Deus é palavra de Deus Paulo não faz nenhuma distinção falando da Inspiração da escritura e do fato de Deus ter soprado a escritura de que a parte querigmática
a parte mais salvacion é inspirada e as outras partes não são inspiradas toda a escritura é inspirada seja o relato histórico seja os detalhes geográficos tudo aquilo que é registrado no texto é inspirado por Deus toda a escritura é inspirada por Deus não apenas parte da escritura se toda a escritura é inspirada pelo próprio Deus e não apenas parte dela todos os trechos escriturístico incluindo trechos históricos geográficos científicos e biológicos são trechos inspirados por Deus Deus inspirou a história da escritura Deus inspirou a geografia da escritura Deus inspirou a ciência da escritura Deus inspirou a
gramática que é usada na escritura tudo é inspirado pelo próprio senhor não apenas os aspectos salvacionismo do senhor toda ela foi escrita como Deus quis que fosse escrito não que a bíblia seja um ditado onde Deus ditou as palavras PR os autores mas Deus usou os autores de acordo com a sua inspiração em todos os detalhes do processo de escrita do seu texto uma vez que toda a escritura é inspirada então toda a escritura é inerrante nós não temos como acreditar em o tipo de inspiração Divina que é errada um Deus que inspira o texto
e então Há um erro no processo de redação dessa inspiração uma vez que a própria redação foi inspirada em segundo lugar nós temos aquilo que a escritura fala sobre a ação da mensagem e do mensageiro de Deus a escritura é uma mensagem de Deus os autores bíblicos foram mensageiros daquilo que Deus intentava que nós aprendêssemos e a própria escritura estabelece critérios para que nós possamos crer na mensagem de um profeta e na qualidade daquele que ensina da parte de Deus pra gente pensa na relação entre o profeta e a escritura no antigo testamento antigamente a
profecia era fundamentalmente oral ainda que ela fosse escrita posteriormente depois que ela era pregada há duas passagens muito interessantes no livro de Deuteronômio que a abordam a questão da mensagem e do mensageiro uma é Deuteronômio 13 outro Deuteronômio 18 passagens que contém três critérios para que a gente possa acreditar que um profeta falava da parte de Deus primeiro O Profeta não poderia falar da parte de outro Deus um critério extremamente fácil de verificar a natureza extremamente grave de uma falsa profecia era passível com pena capital você era morto se pregasse a profecia de outro Deus
esse profeta era culpado de quebrar o primeiro mandamento por isso merecia a morte em segundo lugar O Profeta não deveria falar nada que não fosse verdadeiro esse segundo critério se destinava a distinguir o que era a palavra de Deus daquilo que era um impulso meramente humanoo em Deuteronômio 18:22 fala de uma palavra que não se cumpre uma palavra que não tem substância que não provém do Senhor que não representava a vontade de Deus e aquele que pregava essa mensagem falsa era um profeta falso e também em terceiro lugar O Profeta não deveria falar algo que
não iria acontecer esse critério se referiria especificamente àquela mensagem menagem Profética que fosse preditiva que houvesse uma um que de vi dentismed sobre o futuro a verdade das palavras do profeta nesse caso seria demonstrada em seu cumprimento ou em seu fracasso se essa é a verdade sobre a mensagem profética do Antigo Testamento como isso poderia ser menos verdade acerca da revelação do texto das escrituras o texto da escritura precisa falar apenas o que é verdadeiro para ser um texto verdadeiro o texto da escritura precisa ser totalmente verdadeiro se ele quiser estar de acordo com os
parâmetros proféticos do Antigo Testamento Ora como a revelação de Deus que fica até nós paraas zeras seria inferior em termos de juízo Profético e de acreditação profética do que os textos do próprio antigo testamento isso não faz nenhum sentido se Deus tem esse padrão para estabelecer a mensagem daqueles que falavam em seu nome no antigo testamento como esse mesmo padrão não seria aplicado a mensagem dos Apóstolos que representam no Novo Testamento os profetas e dos próprios profetas do Antigo Testamento no modo como nós nos relacionamos hoje com a sua lei se somos levados a crer
na inspiração total da escritura por crer que toda a escritura é inspirada e não tem como ter trechos não inspirados na escritura O que leva consequentemente a ideia de uma inerrância de cada trecho inspirado e se os padrões do antigo testamento para que um profeta Seja verdadeiro cobra que toda mensagem Profética seja verdadeira o que faz com que a escritura tem toda a sua mensagem como mensagem verdadeira em terceiro lugar nós temos o próprio ensino bíblico a respeito da autoridade da escritura a escritura fala da autoridade da escritura isso acontece em vários lugares mas eu
acho que tem dois trechos especiais aqui que a gente pode usar como referência um tá em Mateus 5 17 a 20 é um trecho muito famoso em que Jesus fala sobre o antigo testamento fala que sua justiça é uma Justiça maior que a dos fariseus fala que ele não veio para destruir a lei veio em conformidade com a lei Mas então ele diz que céu e terra não passarão e ele vai falar que a palavra de Deus permaneceria ele deixa claro que em algumas traduções dizem nenhum Jota e nenhum tio passará em outros dizem nenhuma
só letra ou vírgula serão tiradas a lei aqui ele usa referência a pequenos traços da literatura Hebraica pequenos riscos Jesus Deixa claro na sua l linguagem hiperbólica que em todo o antigo testamento até os traços os tios as vírgulas as pontuações Os Pequenos tracinhos que eram usados para definir as palavras tudo aquilo cada pequena letra permaneceria seria tratada com o respeito necessário considerada como palavra de Deus ou seja Jesus não considerava que a inspiração e a inerrância do Antigo Testamento era mais geral era acerca de uma visão um pouco mais Geral do texto Então focado
principalmente em aspectos mais salvacionismo na inerrância do tio do yota Jesus acreditava na inerrância e na permanência das Letras por si só da gramática do texto isso é uma coisa muito poderosa porque mostra uma visão de inerrância bíblica que Jesus possuía muito diferente de um tipo de visão de inerrância parcial da escritura ele cria em uma inerrância total na inerrância da Escolha das Letras dos Marcos dos acentos que eram usados no texto do Antigo Testamento Uma Segunda passagem é João 10 quando ele fala em uma disputa com os judeus quando Jesus cita o Salmo 82
quando ele fala que a palavra de Deus não pode ser anulada E ele fala sobre essa autoridade absolutamente obrigatória da escritura agora um quarto ponto que pode ser um derivado desse aqui é a maneira pelo qual as escrituras são usadas pelas escrituras que esse é um fenômeno muito interessante o modo como a escritura USA a própria escritura em muitos momentos Jesus trata várias histórias do Antigo Testamento como fatos históricos reais em Mateus 12:41 Jesus disse que os homens de nínive se levantariam no juízo final deixando claro que a história de nínive não era um conto
não era uma fábula a história de Jonas era uma história real porque os ninivitas se levantariam no último dia Jesus trata a história de Jonas como uma história verdadeira Jesus trata o livro de Reis como um livro de histórias verdadeiras quando fala da Rainha de Sabá que apareceria também no último dia e surgiria no dia do Apocalipse Jesus trata a história de Noé como uma história verdadeira em Mateus 24 quando ele diz que o filho do homem viria como nos tempos de Noé pregando para cafarna 1 em Mateus 11 Jesus trata Sodoma e Gomorra como
histórias verdadeiras o que faz com que Abraão seja uma história verdadeira com que Ló seja uma história verdadeira e todos os personagens ali em volta em Lucas 11 Jesus trata a história de Caim e Abel como fatos históricos ele fala daquelas mortes como mortes que foram praticadas pelo povo Judeu pela ascendência daqueles a quem Jesus critica a vida dos Profetas é tratada como uma história real em Mateus 5 quando Jesus fala que os profetas que foram mortos pelos judeus estariam esperando por eles nos céus no último dia João 8 fala de Abraão como figura histórica
porque Abraão estava nos céus esperando o povo de Deus subir até lá em Lucas 4 Jesus trata Elias como um personagem histórico fala das viúvas que foram ajudadas como personagens históricas trata Eliseu como personagem histórico trata Na mã com personagem histórico na transfiguração Jesus encontra Elias e Moisés logo Moisés também é um personagem histórico e o relato do bodo corresponde a isso então o Novo Testamento trata constantemente as histórias do Antigo Testamento como elementos reais da história do antigo testamento não como ilustrações não como meras alegorias Além disso existem três usos do antigo taxamento que
pesam muito a favor do inran absoluto primeiro há os casos em que todo argumento se baseia na escolha de uma palavra Jesus cita o Salmo 110 versículo 1 e apela ao uso da palavra senhor como reivindicação a sua divindade ora a escolha de uma palavra a escolha de uma palavra estava sendo usado para estabelecer o argumento teológico de Jesus ali o que significa que aquela palavra escolha de uma palavra específica representava a vontade de Deus para aquele texto inspirado em João 10:34 o argumento inteiro de Jesus se baseia no uso também de uma única palavra
a palavra Deus no Salmo 82 o que faz com que a gente acredite que Jesus Cristo considerava aquela palavra como uma palavra inspirada ou seja Jesus considerava que o antigo testamento era inspirado por Deus até mesmo na escolha das palavras cada palavra escolhida para estabelecer o argumento era uma palavra que estava ali porque Deus queria em segundo lugar há os casos em que todo o argumento depende do tempo do verbo não só a escolha de palavra mas o modo como o verbo é conjugado vê Mateus 22:32 quando Jesus usa o fato do verbo tá no
presente para demonstrar a verdade da sua ressurreição ele diz eu sou o Deus de ab Abraão o Deus de Isaque o Deus de Jacó ele não é o Deus dos Mortos mas dos vivos o argumento de Jesus aqui é que uma vez que o texto usa um verbo no Presente ele fala de uma coisa que está acontecendo agora não de uma coisa que aconteceu no passado ou seja aqueles homens ainda estavam vivos Jesus considera que o tempo verbal escolhido pelo autor representava a verdade da revelação de Deus e em terceiro lugar e esse é um
dos que eu gosto mais nós temos em Gálatas 3:16 um argumento inteiro que é baseado no fato de uma palavra estar no singular ou no plural é semente ou sementes Paulo vai falar sobre as promessas feitas a Abraão e a sua descendência e o argumento inteiro é o registro de Moisés é semente e não sementes ou seja não era a descendência mas era Cristo isso é fenomenal Porque se o texto das escrituras não é inerrante a este ponto como Paulo poderia fazer esse argumento como é que Paulo poderia estabelecer todo o seu argumento baseado na
escolha de um singular ao invés de um plural como é que Jesus poderia fazer todo seu argumento na escolha de um tempo verbal presente ao invés de passado como é que Jesus estabeleceria um argumento baseado na escolha de uma única palavra se este não fosse o nível da inspiração e da inerrância do texto bíblico se o texto da escritura não é inerrante a esse ponto é difícil entender esses argumentos bíblicos Porque qualquer um poderia dizer bom mas o texto pode est errado bom mas assim o autor escreveu o plural singular mas se tanto faz entendeu
não faria muito sentido agora tem um ponto que para mim é muito Central nós temos a questão e aqui em quinto lugar do ensino bíblico a respeito do caráter de Deus e deixa eu ser um pouco polêmico no que eu vou dizer aqui Ed herek vitz e a sua turma no conversas pastorais viralizaram alguns trechos que eles argumentam que quando dizemos que a bíblia é iner infalível nós estamos dando características divinas ao texto bíblico E com isso nós estamos cometendo o que eles chamam de bibliolatria o texto passou a rivalizar em termos da nossa devoção
a Deus nós vivemos hoje o que a gente conhece como bibliolatria e a gente ri dos nossos irmãos católicos e diz vejam bem eles têm um papa infalível Nós também temos um papa de papel igualmente infalível igualmente rivalizando em termos da experiência viva com o verbo da vida pessoal bibliolatria é um termo que qualquer um consegue usar do jeito que quiser tem até teólogo bom que fala sobre o problema da bibliolatria falando de questões que envolvem interpretações muito literais do texto bíblico e tal quando eles usam o termo bibliolatria eles estão falando sobre a visão
de nanismo mesmo eles estão dizendo que nós estamos aplicando ao texto bíblico uma característica que é de Deus quer ser inerrante se eu aplica o texto uma característica que não é do texto mas é do Senhor a inerrância eu tô dando ao texto uma característica muito mais Divina do que ela realmente é mas veja se a bíblia é um ato de Deus que expressa a sua comunicação para nós Como a comunicação Divina não receberia parte dos atributos divinos se Deus não mente Como diz a escritura e se Deus não é ignorante sobre nada como diz
a escritura como é que a revelação de Deus seria diferente disso se a escritura é revelação de Deus então a escritura também não pode mentir se a escritura é revelação de Deus a escritura não pode ser ignorante sobre nada porque é revelação do Senhor tanto é fato que nós precisamos relacionar os atributos de Deus da revelação de Deus que os primeiros grandes nomes da defesa nãoé de uma visão ah inerrancia parcial da escritura eram nomes ligados à teologia do processo como Clark pinoc e Peter ans a única forma que eles tinham para dizer que a
Bíblia não era inerrante eraa dizer que Deus não conhecia o futuro uma vez que Deus não conhecia o futuro uma vez que Deus estava no processo da história então a sua palavra também não era inerrante por quê Porque a única forma de você conseguir ter uma Bíblia que não é inerrante é fazendo Deus não ser inerrante porque a relação da escritura com Deus é muito íntima porque a escritura é a palavra de Deus somos informados várias vezes na escritura que Deus não pode mentir Paulo vai dizer em romanos 3 que Deus é verdadeiro Jesus fala
que a palavra de Deus é a verdade se as escrituras vem de Deus e se o caráter de Deus está por trás das escrituras ora isso segue logicamente que as escrituras não podem nunca estar erradas Agora eu tenho uma sexta coisa para colocar que o JN Feber não colocou no artigo dele mas eu queria trazer também aqui que é aquilo que a escritura fala sobre a verdade da Revelação dizer que a bíblia é inerrante é só uma forma mais acadêmica de dizer que a bíblia é a verdade e a gente encontra várias mensagens na escritura
sobre a Bíblia ser verdade muita gente vai dizer ah não mas a Bíblia nunca fala que ela é inerrante Claro porque a palavra inerrante é uma palavra da teologia sistemática que a gente trouxe para sistematizar nossas próprias ideias mas a escritura fala que ela é verdadeira e dizer que ela é verdadeira é dizer que ela não tem erros que ela não mente que ela é a verdade em todos os seus detalhes o Salmo 119 diz a tua lei é verdadeira todos os seus mandamentos são verdadeiros todas as suas palavras são verdadeiras Provérbios 30 vai dizer
que toda a palavra de Deus se provou verdadeira João 17 vai dizer que a palavra é a verdade em vários lugares a Bíblia diz que a palavra de Deus é verdadeira que ela é a verdade de que ela não Pode falhar que Deus é um Deus de verdade Deus é alguém que deseja toda a verdade no seu interior e por isso a sua palavra é a palavra da verdade quando em romanos 3 Paulo diz que seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso e fala como está escrito para que sejais justificados nas vossas palavras e para
valais quando fores julgados é uma declaração que nos convida a ideia de que se houver qualquer desacordo entre a palavra de Deus e as nossas próprias palavras a palavra de Deus deve prevalecer não as nossas ou seja se eu acho que tem um erro na escritura é muito melhor eu considerar que o erro está em mim e e na minha tentativa de Interpretação da escritura do que no próprio texto bíblico que no fim das contas Deus é verdadeiro O Mentiroso sou eu Deus se revela com verdade quem muitas vezes cai na mentira sou eu se
eu quero receber esse texto eu o recebo como um texto inerrante e quando eu achar que há um erro na revelação de Deus eu preciso dar um passo para trás entender que provavelmente o errado sou eu e tentar entender onde é que eu tô errando na leitura correta do texto bíblico agora uma das perguntas mais importantes que nós podemos fazer diante disso tudo é a seguinte tem como existir cristianismo sem inerrância Como acreditar que a bíblia é um livro verdadeiro em termos de fé se ele não for verdadeiro em sua historiografia além do mais em
muitos sentidos É totalmente impossível separar aquilo que é histórico daquilo que é teológico na escritura muita teologia é formada nas escrituras a partir da história da Redenção que é estabelecida em suas páginas Como disse o John feenberg história e teologia se interpenetram completamente se perdermos por exemplo a parte historiográfica da queda ou mesmo a historiografia do a literalidade da Ressurreição de Cristo os detalhes geográficos sobre o ministério de Jesus e outros eventos relevantes da história da Bíblia Nós perdemos o peso de muito da doutrina fundamental da nossa fé Então o que é que fica de
pé na escritura no fim das contas imagina que a gente tá sentado tomando um café e eu te digo que a bíblia é cheia de declarações que não são verdadeiras não são verdadeiras em termos de história não são verdadeiras em termos de ciência não são verdadeiras em termos de geografia os dados arqueológicos simplesmente não batem e tem um monte de coisa que a gente sabe que não aconteceu do Je que tá escrito lá e você sendo alguém um pouco mais inteligente Levanta a sobrancelha e me diz espa aí você tá me pedindo para acreditar em
todas essas histórias Sobrenaturais sobre Deus sobre os céus sobre o Cristo que eu não tenho como provar de jeito nenhum mas ao mesmo tempo você me diz que tá de boa a Bíblia tem vários erros em coisas que a gente pode checar você entende como é uma forma completamente absurda de apresentar a escritura nós estamos pedindo para as pessoas darem um salto de fé gigante nas coisas sobrenaturais mas ignorar os erros que a gente pode encontrar com os nossos próprios olhos no fim das contas pregar uma Bíblia que não é inerrante é pregar uma Bíblia
que serve para quase nada agora isso não significa que nós não temos que explicar melhor algumas compreensões erradas que as pessoas acabam tendo quando o assunto é inerrância bíblica são confusões muito comuns baseadas no distanciamento histórico e cultural entre o texto bíblico que é uma literatura antiga e as nossas compreensões mais modernas sobre escrita e produção literária O que é que inerrância não significa então primeiro inerrância não significa que não existem erros em cópias de manuscritos inerrância É sobre o texto original não é sobre as cópias que estão aí nós acreditamos que o original da
escritura é inerrante mesmo que alguns manuscritos que copiaram o original da escritura possuam seus erros não acreditamos na inerrância dos copistas e sim na inerrância dos autores originais em segundo lugar inerrância não significa que as traduções são sempre perfeitas as traduções podem ter erros também porque as traduções são elementos humanos cremos que a escritura é inerrante no seu original foi escrito em hebraico pequenos poções em aramaico no Antigo Testamento foi escrito em grego no Novo Testamento tradutores discordam erram e toda a tradução é um tipo de interpretação também em terceiro lugar inerrância não é sobre
interpretações teológicas como todo trabalho humano a teologia pode ter os seus erros e precisa sempre de refinamentos não é porque a minha teologia pode estar errada ou porque a minha teologia tem que ser aperfeiçoada ou porque a minha igreja tem alguma compreensão errada sobre alguma coisa ou porque igrejas discordam umas das outras que a escritura no seu original não seja inerrante uma coisa é o trabalho humano de compreensão do texto outra coisa é o texto por si só em quarto lugar inerrância não significa que os textos devam sempre ser interpretados do modo mais literal possível
sem considerar as figuras de linguagem que são muitas vezes empregadas pelos autores a Bíblia possui uma série de estilos literários a Bíblia possui hipérboles possui cedoes possui personificações possui metonímia fora várias outras figuras de linguagem Existem muitos gêneros literários na escritura e alguns desses e gêneros literários são totalmente relacionados com linguagem menos literal como os textos poéticos como textos proféticos como a chamada literatura de Sabedoria Então se algum texto foi escrito com a intenção do autor de ser interpretado metaforicamente se o autor teve a intenção de que aquilo fosse lido como uma alegoria ou uma
coisa do tipo a Bíblia não deixa de ser inerrante porque algum texto foi escrito com a intenção de ser interpretado como uma figura de linguagem uma alegoria ou uma metáfora quinto lugar inerrância não significa que a escritura precisa seguir modelos de precisão modernos de escrita Esse é um ponto que vale a pena a gente explicar um pouquinho mais porque talvez seja um dos principais erros e confusões quando os descrentes olham pra escritura e tentam avaliar o texto bíblico e às vezes a gente por algum desconhecimento da literatura antiga acaba caindo em muito do que falam
sobre os problemas da escritura A bíblia é um texto antigo e textos antigos possuem formas diferentes dos textos modernos o nível de precisão que nós demandamos por exemplo de alguns relatos é sempre construído socialmente e a sociedade antiga não é a mesma sociedade da moderna pensa por exemplo na sua idade se eu perguntar a sua idade a expectativa é que você me dê um grau de precisão bem específico se é 42 é 42 e não é 40 se eu disser que tenho 40 anos tendo 42 eu tô mentindo para você mas isso é porque nós
convencionamos socialmente que as coisas seriam assim se você perguntar a idade do meu bebê eu não digo que ele tem zer ano ou 1 ano eu quantos meses porque ora eu sou um adulto eu não digo que tenho 42 anos e 6 meses 42 anos e 2 meses é esse que visito mas para bebês nós convencionamos contar os meses coisa que nós não fazemos com adultos porque socialmente entendemos que a idade do bebê contada em meses tem uma relevância enquanto a idade de um adulto contado em meses não tem essa relevância nós não esperamos esse
mesmo grau de precisão em várias outras coisas se você perguntar Quantos membros tem a minha igreja eu posso falar 200 mas na verdade são 240 ou talvez sejam 180 seria uma mentira se você me perguntar quantas páginas tem o livro que eu tô lendo agora e eu te disser que tem 500 páginas mas na verdade são 470 eu menti ou eu falei a verdade socialmente a gente não espera tanta precisão nesses relatos exatos tudo isso varia Claro de contexto também se o meu editor me manda um e-mail perguntando Iago com quantas páginas já está o
seu próximo manuscrito eu vou dizer para ele que tá com 230 laudas mas tô escrevendo mais meia Lauda porque isso no cenário editorial é extremamente importante se você pergunta quanto pesa o meu filho eu vou dizer ah sei lá o Bernardo pesa uns 10 kg mas se o médico me pergunta o peso do meu filho Opa eu vou dar uma uma resposta muito mais precisa porque eu sei que ele tá querendo medir um remédio para dar pro meu filho e às vezes meio Kg para mais meio Kg para menos pode fazer alguma diferença ou seja
graus de precisão dependem de contexto de Convenções sociais da expectativa que se tem acerca de uma obra literária e quando você pensa num texto de 2000 anos atrás um texto de 4.000 anos atrás e um texto que é escrito pro mundo acadêmico no século XX as expectativas acerca de precisão são absolutamente diferentes muitas das acusações de erro que existem contra a escritura vem de uma expectativa totalmente anacrônica sobre certas precisões então quando o evangelho fala que Jesus tinha 72 discípulos Porque o autor que desempregar um grau de precisão Enquanto o outro evangelho fala daquela comunidade
de 70 discípulos a nossa cultura moderna ainda não tende a achar que isso é realmente um erro porque a gente costuma fazer esses arredondamentos em números um pouco maiores Existe alguma proximidade na expectativa de precisão entre os textos modernos e os mais antigos mas quando um evangelho fala que o Centurião falou algo com Jesus enquanto outro evangelho diz que a mensagem na verdade foi passada por um representante do Centurião isso já parece errado diante de algumas expectativas modernas de precisão mas em qualquer texto antigo não importava se quem levava a mensagem era o indivíduo em
si ou o mensageiro o mensageiro já representava o indivíduo em si a presença do mensageiro era a presença de quem mandou a mensagem o mensageiro do Rei representava o próprio rei de modo que o rei estava ali por meio do seu mensageiro o mensageiro era tratado com PPA em circunstância diante da mensagem que ele levava porque carregava a mensagem do Rei hoje para nós já é mais relevante pensar não era um mensageiro era o representante ou era o indivíduo em si para o mundo antigo e se importava pouco na descrição que eles faziam de relatos
Então esse é só um exemplo para mostrar que nós precisamos respeitar as expectativas literárias dos tempos que os textos bíblicos foram escritos e não importar a mentalidade das últimas décadas paraa literatura antiga por isso é importante também lembrar que a Bíblia não se propõe como um livro técnico não é um registro acadêmico nos moldes modernos quando faz narrativa é uma narrativa nos moldes das narrativas dos séculos passados bem diferente de uma metodologia historiográfica quando falar algo sobre física ou sobre outros fatos científicos nunca é por meio de literatura técnica mas por meio de literatura popular
de fato nem existia exatamente literatura técnica do mundo antigo não nos moldes da do que a gente faz no universo acadêmico desde sei lá metade do século XV para cá se você pegar um texto acadêmico do século X já é uma coisa completamente diferente dos textos acadêmicos modernos você pega um texto antigo que não foi escrito no contexto acadêmico falando sobre coisas científicas você tem que entender a linguagem Popular que é colocada ali A bíblia é um livro escrito para o povo para os não instruídos para ser lido em voz alta para uma assembleia para
uma comunidade que muitas vezes é composta até de gente letrada com uma linguagem normalmente fácil e em dialetos populares o grego do novo testamento por exemplo era justamente o grego vulgar é o que nós chamamos de grego coin não era o grego dos grandes filósofos era o grego do Povo do dia a dia e isso deve nos fazer entender que o modo como interpretamos o texto bíblico não é em busca de precisão acadêmica isso nem existia no mundo antigo muitos acusam a escritura de erros e contradições porque procuram um tipo de precisão acadêmica que o
texto Nunca propôs ter Eu gosto muito de uma citação no livro A Doutrina da palavra de deus escrito pelo teólogo John frame quando ele diz diz que inerrância significa que a bíblia é verdadeira Não que seja maximamente precisa na medida em que a precisão é necessária para verdade a Bíblia é suficientemente precisa mas nem sempre tem a precisão que alguns leitores exigem tem o nível de precisão suficiente para os seus próprios propósitos e não para os propósitos para os quais alguns leitores possam empregá-lo uma derivação disso e esse é o sexto ponto por mais que
os dois pontos passados tenham sido um pouco longos inerrância não significa que o relato histórico bíblico se sempre um relato cronológico na escrita histórica moderna nós normalmente retratamos os acontecimentos em ordem cronológica Mas essa não é uma expectativa presente em todos os documentos antigos muitos textos narravam fatos de forma um pouco mais solta então nós temos Evangelhos mais cronológicos Evangelhos menos cronológicos isso não é problema nenhum também sétimo lugar inerrância não significa ausência de linguagem observacional coisas como o sol nasceu ou mesmo referências mais contextuais focadas ao público que tá ouvindo aquela mensagem como por
exemplo quando Jesus diz que o grão de mostarda Era a menor semente que existia a fim de fazer uma ilustração sobre uma fé que é pequena mas nós sabemos que existem sementes menores que a semente de mostarda mas Jesus estava falando da menor semente para aqueles homens porque ela que eraa conhecida por eles aquilo que era a menor semente no Oriente Médio não da menor semente possível que existisse em outros contextos em outros lugares um outro ponto talvez importante é a ideia de que inerrância não significa que as citações bíblicas são feitas nos moldes da
ABNT não havia nenhuma associação do oriente próximo do tempo Mesopotâmia de normas técnicas para definir como é que as citações eram feitas muitas vezes a bíblia cita trechos de outros documentos o Novo Testamento cita vários trechos do Antigo Testamento e faz isso muitas vezes com citações não técnicas Às vezes a citação já interpreta a própria citação a citação já aplica a própria citação a citação já é interpretada no processo de ser citada outras vezes as palavras de Jesus São registradas de um modo resumido e é por isso que cada autor bíblico vai dar uma ênfase
diferente em algumas coisas que Jesus falou porque eles não estão registrando o discurso psima verba como a gente fala né não é ipsis literes não é exatamente a própria palavra de Jesus cada um tá registrando um resumo uma interpretação um condensamento do que Jesus falou se assim fosse se você ler os discursos de Jesus em voz alta Jesus falou muito pouco não é ele pregava no Alto do Monte você lê o sermão inteiro não dá 10 minuto tudo aquilo ali claro é uma interpretação e como interpretação as interpretações dão ênfase a pontos diferentes isso quebra
a doutrina da inerrância de forma nenhuma a acusação de contradição quando um autor cita a palavra de Jesus de um jeito e o outro cita de outro jeito no mesmo discurso não é uma contradição cada um tá Resumindo e dando ênfase para um ponto diferente como a escritura é um livro de linguagem comum também é um livro de muitas paráfrases não existe recu não tem nota de roda pé como num texto moderno bom talvez existissem outras coisas que inerrância não é que valeria a pena chamar atenção mas a gente vai fazer isso ao longo da
nossa série sobre contradições bíblicas que vai vir aí no canal a gente fala sobre princípios novos de inerrância à medida que eles forem surgindo como demandas para responder algumas questões eu acho que a gente já tem aqui bons exemplos para nortear a nossa forma de pensar sobre inerrância mesmo assim alguns argumentam Existem relatos que permanecem contraditórios seu Z Lezin existem erros Claros na escritura que não podem ser negados Será mesmo bom E aí que nossa série sobre contradições bíblicas entra e eu espero que você nos acompanhe e fortaleça o nosso trabalho aqui no YouTube como
se inscrevendo no canal dando like nos vídeos aando as notificações enviando aí pros seus amigos da igreja manda no grupo do WhatsApp chama as pessoas para se inscreverem ajuda a Compartilhar esse material para edificar a sua igreja e ensinar o povo de Deus a Como se defender melhor das acusações contra a escritura Esse é o dois dedos de teologia e o seu apoio é fundamental para que esse trabalho continue crescendo aqui na internet temos vídeo Toda segunda quarta e sexta-feira sempre às 10 horas da manhã então não deixa de se inscrever no canal e assinar
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