Videoaula 1: "A educação da Antiguidade: o que ela nos legou?"

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Essa aula trata das primeiras práticas, concepções e teorias filosóficas dos antigos gregos e roman...
Video Transcript:
E aí E aí E aí [Música] Olá prezados alunos tudo bem nessa aula nós vamos tratar da educação na antiguidade A ideia é compreendermos que tipo de características ou que traz os principais não haver damos a educação de um período tão recuado né ah talvez para nossa reflexão durante toda essa aula ficasse uma ideia Central Que seria sim porque nós ver damos práticas e concepções tão milenares através dos tempos então é inicialmente Oi eu sou Maria atenção de vocês para o fato de que a educação é sempre lembrando que quando tratamos de educação em nossas
aulas é a educação escolarizada então a educação primeiramente quando se manifesta em civilizações muito antigas como por exemplo Egito no norte da África Grécia e Roma ela já nasce com uma característica política não é o que o que isso tem de importante para nós né a importância em primeiro lugar é compreendermos que a educação escolarizada Escola não nasceu para atender as crianças e sim aos jovens e principalmente os jovens da classe dominante daquela sociedades escravistas do período não é anterior a Cristo então por exemplo tanto no Egito né que foi uma civilização milenar a mais
antiga de que temos notícia como também na Grécia a maior importância da educação era formar para a tarefa do poder ou seja formar para governar numa sociedade naquela sociedade de base escravista apenas os jovens da classe dominante tinham esse privilégio do acesso aí a sua escola e a sua finalidade principal era formá-los para o exercício de governo é o exercício do Poder portanto uma tarefa é essencialmente política no Egito antigo a mais né dois mil anos anteriores a Cristo Nós já vamos observar a importância do que eles acreditavam que fosse o falar bem porque isso
falar bem era tão importante como finalidade da educação porque a arte de governar a arte política Ela depende de um convencimento do governante em relação aos seus governados então o falar bem o se expressar bem o que é boa retórica era a essência dessa educação dez a cidades milenares das quais Estamos tratando também na Grécia não é nós vamos observar um binômio não é em torno do falar bem e também do fazer em relação ao Egito a gente vê uma pequena diferença nesse momento que é uma formulação e isso vem através de poemas de tradição
oral nunca uma tradição escrita até este momento é uma tradição baseada nos poemas épicos principalmente de Homero que consagravam dois aspectos da boa educação daquela época que estavam basicamente em dois pilares o falar eo fazer o falar ele se digamos assim ele ele envolvia tudo aquilo que eu disse anteriormente no sentido de formar aquele jovem para a pessoa usam para o convencimento para a arte da palavra o domínio da reta Oi e a arte do convencimento e geralmente essa Educação do falar bem ela transcorria na fase da Juventude desses meninos gregos vamos dizer assim dos
jovens gregos da classe dominante e o fazer naquele restrito às classes dominantes e portanto ligado a tarefa da educação como uma das tarefas da educação é basicamente eram fazer a guerra treinamento para o enfrentamento de um de situações dele Cosmos então o fazer era o preparo para guerra e o falar o preparo para a arte de governar esses dois momentos educativos que se concentravam o exclusivamente nas classes dominantes nos jovens das classes dominantes trans corriam um na juventude o fazer a guerra e na velhice ou na idade adulta vou falar bem que significava a governar
a cidade nós vamos perceber que essa forma essa primeira forma de educação escolarizada que nasce na antiguidade tendo como herança o Egito Ela será herdada por Roma que Possivelmente vai construir um império vastíssimo e essa essa prática passará a aos nossos dias por causa do império romano e da sua da sua vastidão não é naquele momento é muito bem o valor político da educação então nós percebemos que já vende situações milenares não é isso e se consagra basicamente em termos teóricos né no momento em que a filosofia ela se consolida como a principal vamos dizer
assim como principal Ramo do saber e concentrava todos os conhecimentos da época e no momento em que esta filosofia clássica que nós convencionamos chamar de clássica a filosofia grega ela está consignada em dois dos maiores filósofos que a civilização já teve que foram Platão e Aristóteles dois filósofos gregos tanto para Platão O que é anterior Aristóteles quanto para o próprio Aristóteles a educação Ela jamais deveria ter uma finalidade prática a educação com finalidade prática segundo esses filósofos ela era indigna viu e até mesmo mercena a de um cidadão toda a finalidade prática estava ligada ao
trabalho braçal portanto relacionada ao trabalho escravo que era o modo de produção dessas sociedades antigas e por isso a educação dos jovens da classe dominante ela cuidava exclusivamente da sua formação para a arte de governar portanto compreende-se que qualquer finalidade prática nessa educação era indigna a finalidade dela era exclusivamente intelectual e política no sentido da formação do Futuro governante E então como eu disse no início a escola ela não nasci como muitas vezes nós temos a ser uma ideia no senso comum de que a escola nasceu para alfabetizar a criança não não é verdade sua
escola ela nasce para formar os jovens da classe dominante nas sociedades antigas às quais nos referimos e só depois ela se volta para a criança basicamente então a escola do alfabeto ela vai surgir muito depois que aquelas práticas que Eu mencionei já estavam enraizados e consolidados que ela prática da formação do governante e basicamente uma educação realizada essencialmente pela tradição oral né pela memória não pela palavra escrita a escola do alfabeto ela vai surgir mais ou menos por volta do século 5 antes de Cristo na Grécia antiga e essa escola do alfabeto que nós podemos
chamar com os com as nossas com a a temperatura de hoje a escola da alfabetização a escola do beabá ela suja mais ou menos no momento em que a cidade grega está se consolidando e se torna o centro da vida política o centro de toda a civilização grega Passa então neste momento a parte mais ou menos do século 5 4 antes de Cristo ou se tornar o eixo dessa civilização e o eixo da sua cultura então a palavra escrita ela está relacionada à próprio nascimento da cidade que nós chamamos Police né a Pólis grega quando
as a escola do alfabeto surge não é uma coisa muito interessante para o nosso estudo aqui é percebermos que ela vai gerar uma certa resistência ela vai atrair a crítica dos conservadores de todos os conservadores de uma aristocracia né grega na classe dominante Green e não vão aceitar de imediato a introdução dessa nova modalidade de aprendizado Ou seja a escrita como meio de transmissão do conhecimento é claro que a escrita já existia há muito tempo mas ela era reservada para finalidades mais específicas como por exemplo registro de guerras não é registro de coisas muito importantes
e especiais que normalmente estavam restritas a tarefa e ao Ofício de Escriba tão havia os escribas cuja finalidade principal Era exatamente ter o domínio da escrita para registrar acontecimentos históricos daquela sociedade mas essa escrita não era acessível a todos ao contrário era uma coisa de muito poucos então quando a escola do alfabeto suja ela vai atrair a crítica dos conservadores por exemplo Platão maior filósofo da sociedade grega e segundo ele por quê que a escola o teto era mal Vista na visão de Platão porque ela poderia na segunda na sua na sua concepção Ela poderia
fazer com que os jovens negligencias em a memória e daquelas civilizações a vão muito valor a memória tudo que você aprende a pela tradição oral através das Poesias dos relatos épicos justamente porque a escrita não era um meio democrático de transmissão do conhecimento e sim a memória e um outro fato interessante do momento em que surge a escola do alfabeto é que justamente o mestre do alfabeto aquele Messi que vai passar a ensinar o beabá na escala da digamos assim da carreira docente ele será o menos prestigiados justamente porque as fora do alfabeto não tinha
tanta importância comparada a retórica EA preparação para a guerra que eram de reservada Mestres mais prestígio E aí E então como eu coloquei anteriormente a o conhecimento ele tem nessa sociedades escravistas um caráter aristocrático por quê Porque em toda a sociedade de base escravista é o trabalho sempre é associado à condição de escravo então por isso que na concepção de Platão ao homem livre deveria ser propiciado a unicamente uma educação para a sua própria cultura para sua humanização para ilustrar o seu espírito digamos assim e para prover a ele mais e mais conhecimento mas jamais
para prover a ele uma profissão ou alguma coisa prática esse ideal de Formação completa é o na civilização grega se chamava para ideia então é a formação completa do ser humano mas evidentemente que no quadro dessa sociedade escravista e se está reservada a uma pequena aristocracia Aristóteles que é discípulo e não exige um pouco mais próximo a nossa era herda o mesmo princípio do seu mestre também tem uma certa resistência à escola da escrita mas não há combate porque ele percebe que é algo que Viera para ficar então ele não não fará essa rejeição sistemática
como fez Platão e eles faz uma distinção entre faz uma distinção em todo o conhecimento acumulado na época quais daqueles conhecimentos deveriam ser repassados ou transmitidos aos jovens nas escolas então ele vai distinguir o que eram matérias úteis para a vida e e ou conhecimentos mais elevados ou seja ele coloca em questão o que era mais importante transmitir matérias úteis para a vida ou seja matérias com finalidade prática o conhecimentos mais elevados os conhecimentos mais elevados a São justamente aqueles aos quais nos referimos a formação do Cidadão a arte de governar a filosofia EA retórica
e obviamente Aristóteles vai concluir que é muito mais importante transmitir os conhecimentos mais elevados e aquelas matérias úteis para a vida apenas para aqueles que exerciam alguma profissão prática e adestramento para escravos Mas jamais para o cidadão grego aqui vocês veem duas imagens duas figuras ilustrando a educação intelectual aquela que era mais importante porque ela que era dirigida aos jovens da aristocracia grega então vocês vejam que esse menino tem um papiros na mão então ele está recebendo do seu mestre é um conhecimento já típico do momento em que a escrita está consagrada como meio de
aprendizagem e do outro lado da tela vocês vem uma representação dos dois filósofos né Platão e Aristóteles e Aristóteles com aquilo que hoje nós chamamos um livro e em suas mãos estão aqui simboliza bem a importância da educação intelectual portanto de uma educação que nasce com uma finalidade política formação para a arte de governar e não uma educação que valorizasse as matérias para a vida ou os Vida Prática muito bem agora nós vamos passar a uma concepção e importante cima que a antiguidade nos legou que foi exatamente a ideia não é a primeira ideia sistematizada
Concebida a respeito de uma escola de estado aquilo que hoje nós compreendemos por uma escola pública mantida pelo poder público essa ideia que é uma concepção importantíssima para os dias de hoje ela nasceu na Grécia antiga Nesse contexto ao qual nos referimos e quem formulou pela primeira vez esse conceito de maneira e sistematizada filosoficamente sistematizada foi o foi Aristóteles não é Aristóteles ele partiu do seguinte princípio para formular essa esse pensamento a todos os cidadãos pertencem a cidade nenhum cidadão segundo Aristóteles pertencia a si mesmo portanto nessa loja que a educação jamais deveria ter uma
finalidade individual e sim coletiva visando ao bem da cidade se a educação Visa o bem coletivo Portanto o bem da pólis a responsabilidade de Educar não deveria ficar a cargo de cada família ou de cada indivíduo ao seu bel-prazer e sim a cargo de uma instituição pública que naquele momento é apólice é a cidade essa ideia de uma escola de estado já era praticada de alguma forma em Esparta uma cidade-estado importante da da Grécia mas Aristóteles defende um princípio de que todos os cidadãos passassem a ser educados dessa forma como os espartanos zero e Roma
que conquista a Grécia um pouco depois incorpora e esse mesmo traço cultural que ADN os gregos e portanto a escola do alfabeto ela passa a civilização Romana e também Esse princípio de uma escola de estado Roma Conquista os gregos mas por um lado ela é conquistada pela cultura grega é uma civilização imperialista na que conquistou todos os povos de sua época porém ela foi conquistada dialeticamente pela cultura do daquele que foi vencido no caso o povo grego e ela adquire todos os traços culturais das da escola grega na também grande parte da cultura por exemplo
a escola de gramática que a Justamente a escola do alfabeto que já está enraizada em Roma no século 3 antes de Cristo posteriormente a um avanço na criação de um outro nível de informação das classes dominantes que a escola de retórica portanto uma escola mais voltada né filosoficamente a formação do cidadão né futuro governante e a mesma restrição que Platão e Aristóteles faziam no seu contexto grego a educação com finalidade prática também os romanos herdaram e tem o citare aqui dois exemplos Cícero um dos maiores oradores e que foi Consul da República Romana ao seu
tempo fez uma distinção muito próxima daquela que Aristóteles já havia feito entre profissões liberais e profissões indígenas profissões indígenas seriam Todas aquelas com finalidades práticas exigir o grande poeta da civilização Romana escreveu vários poemas e várias várias horas aí você respeito e a uma frase bastante emblemática dirigir o que diz a ti o romano cabe impor A Paz ao mundo ou seja impor A Paz ao mundo nada mais era do que conquistar e dominar todas as civilizações da época O que é a compreendido como uma é específica do cidadão Romano portanto uma novamente reforçando uma
formação para o governo e aqui a gente vê uma outra figura mostrando a educação de meninos Romanos vocês podem observar que tem o papyrus não é e objetos de estudo nas mãos de cada um deles como é que era a vida nas escolas nesse período tão recuado de nós né muitas coisas que ainda hoje nós praticamos o que nós rejeitamos provém daquela época por exemplo era muito comum e não havia uma distinção de tratamento entre a criança o adulto então a escola quando ela nasce naquela naquele momento ela não distingue a criança a criança é
tratada como um adulto em miniatura e Ela recebia castigos físicos restrições humilhações ela vai ser vítima de muitas dessas práticas que faziam com que a criança ou de acessa escola em uma dessas práticas por exemplo era o método baseado na memorização né que nós chamamos o método mnemônico então quando a criança não corresponde a aquilo que o Mestre esperava dela sobreviviam um castigo e muitas vezes castigos físicos só muitos séculos depois é que a criança passou a ser tratada como criança no ambiente escolar mas aqui nós estamos muito distante disso e como é que começa
o estado né o poder público a reconhecer a profissão dos Mestres EA própria educação EA própria escola aqui eu trouxe alguns exemplos por um deles no comecinho da era Cristã o primeiro imperador de Roma Augusto no momento em que a cidade de Roma sofreu uma gravíssima crise de carestia ele polpa duas categorias de expulsão da cidade os mestres e os médicos ou seja com esse a atriz mostrou a importância social que os o gatinho para aquela civilização então eles foram poupados de serem expulsos da cidade de Roma e mais tarde já bem mais tarde desse
Zé porque eu dei três séculos a frente nós vamos tomar contato com a primeira forma de salário que o Estado um poder público fixa em relação ao trabalho do professor do mestre então por exemplo o mestre do alfabeto que é como eu falei anteriormente eram menos prestigiado na escala né do trabalho de educação ele recebia 50 denários por mês pelo seu trabalho né para alfabetizar crianças comparativamente ao orador que era justamente aquele que ensinava a retórica Portanto o conhecimento mais elevado para o exercício da arte de governar ele recebia 205 em vários mensais Então veja
que são duzentos denários a mais em relação ao professor do alfabeto e um advogado apenas pra gente estabelecer comparações recebia na época se cem denários por causa que conclusão que você chegam aqui alguma semelhança com as com a época atual vejo que o mestre do alfabeto era o menos prestigiado e o que recebi o menor salário que conclusões nós podemos chegar Então dessa breve entrada vamos dizer assim no mundo antigo o primeiro que a escola de estado essa ideia de uma escola pública a cargo do poder público que Deva atender a todos os cidadãos é
claro que naquele momento de Grécia e Roma essa ideia está restrita aos cidadãos não a todos os seres humanos não a toda a sociedade mas mesmo assim já foi um grande avanço na história da da educação Então essa ideia essa concepção de uma escola de estado mantida pelo poder público é uma ideia é uma prática e uma concepção que vem da educação da antiguidade uma outra herança que ainda falta a nossa educação é uma dualidade entre educação intelectual e educação profissional ainda hoje e muitas e muitos países quando o caso do Brasil há uma há
um preconceito em relação à formação profissional enquanto a formação intelectual é reservada aos o Felício das classes médias e médias altas e enquanto que educação profissional é de destinada aos jovens das outras classes portanto das classes populares Isso é uma herança que nós adquirimos dessas sociedades antigas Ou seja é uma formação unilateral porque ela está focado em apenas uma das habilidades do ser humano seja na intelectual ou na profissional e quanto que a formação omnilateral a formação completa que conciliava a formação intelectual como fazer no caso da Grécia o falar para antes de governo e
o fazer parar o exercício da Guerra estavam concentrados unicamente uma pequena parcela da sociedade que eram os jovens da aristocracia cujo futuro era o governo da pólis então é essa formação completa era restrita a essa em cima parcela da sociedade e por fim uma outra reflexão que fica da nossa aula é a importância da escola na difusão da própria escrita lembre-se que no começo eu falava é que a escrita no começo da história da escola ela era reservada a pouquíssimas pessoas Então ela era função por exemplo de profissionais especializados como os escribas e hoje com
a difusão da escrita e sendo que Uma das uma das responsáveis por essa difusão é exatamente a escola faz com que basicamente 85 porcento da população mundial hoje pratique a escrita e uma outra coisa interessante para fecharmos essa reflexão entre o passado eo presente é que de todos os alfabetos que foram criados na antiguidade aquele que teve um futuro mais digamos de projeção Internacional e que a van fala sobre muitas civilizações foi exatamente o alfabeto Latino e quem fez essa difusão para toda a civilização ocidental foram E foi exatamente império romano e nós de certa
forma fazemos parte dessa dessa herança uma vez que a nossa língua portuguesa faz parte do próprio alfabeto Latino e a era do computador faz avançar mais ainda o alfabeto Latino uma vez que ele pressiona toda a comunicação escrita pela via da internet toda a nossa comunicação enfim hoje pelos computadores ela é feita em muito maior grau pelo alfabeto Latino do que por outros alfabetos então e alfabeto Justamente que nós herdamos não é dessas civilizações passadas então para fechar nós concluímos com a seguinte ideia nossa as práticas milenares e seculares porque o processo histórico é sempre
um processo em que a uma incorporação de elementos novos a partir de elementos antigos ou velhos de culturas até passadas então todo o processo de transição é feito e com essa mediação entre algo que nós damos e aquilo que nós criamos de novo e portanto essas idéias centrais que eu chamei atenção nas nossas conclusões são ideias basicamente que nós damos de uma primeira forma de escola que a história da educação registra para o nosso conhecimento espero que vocês tenham gostado dessa aula leia mais a respeito na bibliografia indicada como também no nosso livro didático e
tem um Bons estudos muito obrigada E aí [Música]
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