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olá tudo bem irmãos vamos começar a nossa aula na nossa escola dominical nas curso de teologia teologia sistemática nós estamos falando aqui sobre o tema da antropologia que tem a ver com a criação do ser humano a constituição do ser humano são assuntos vamos sempre trabalhar ou trabalhamos por algum tempo mas hoje eu quero falar sobre um aspecto que tem a ver com isso e também tem a ver se ela tá falando com o escatologia mas se encaixa nas duas áreas digamos assim que é para onde vão as almas então uma coisa é certa todos
vão morrer a morte ela vai encontrar a todos menos é claro aqueles que estiverem vivos na volta de cristo dos quais é dito que não verão a morte né mas que serão transformados e traz lá dados então para se encontrar com cristo as demais pessoas inevitavelmente morreram e a pergunta então que fica e a quanto a sua alma e essa pessoa o espírito é vai para onde onde fica a alma de alguém que já morreu né até que jesus volte já está no céu já está no fair no já tá no lugar definitivo só no
lugar temporário como é que funciona isso então nós vamos estudar a luz das escrituras aquilo que é possível saber a respeito disso lembrando né que existem posições bem distintas aqui bem diferentes ou seja vários grupos cristãos assumem perspectivas distintas diferentes sobre esse assunto por exemplo claro que você já ouviu você sabe que existem algumas alguns grupos religiosos é como penso que os mais conhecidos são os testemunhas de jeová ou os adventistas que eles entendem que a alma depois da morte ela não a lugar nenhum tipo assim ela não vai nem para o céu nem para
o inferno mas a alma fica como que simbolicamente junto com o corpo além da sepultura porque na verdade a alma não tem segundo essas correntes né religiosas a uma existência autônoma alma não pode existir fora do corpo certo a alma só pode existir dentro do corpo então quando a pessoa morre a alma adormece ser essa ideia alma adormece por isso se fala do sono da alma é o solo da alma ou seja quando alguém morre não ter essa pessoa é boa mas é salva perdida a situação é a mesma a pessoa alma adormece quando é
que vai fazer diferença essa pessoa é salva perdida só na resurreição então segura essa interpretação né que alguns grupos teológicos fazem só na ressurreição quando jesus vou o e os mortos ressuscitarem é nesse momento depois do juízo final que a os justos levam receber a recompensa do céu e da nova terra do mundo vindouro e os ímpios vão para o inferno somente então vão para o inferno ou seja segundo essa interpretação nesse exato momento não tem ninguém no céu e nem no inferno ninguém ninguém pessoas humanas é essa é a algumas poucas exceções aí que
são considerados é mas a todas as demais pessoas que morreram estão dormindo das sepulturas como como seus corpos também estão lá desacordados assim também as almas estão numa mesma situação quando jesus voltar e ressuscitar todos despertam então a uma volta junto com o corpo e só então as pessoas oi para o seu destino eterno é uma crença bastante proliferada não é proclamada defendida inclusive arduamente né por aqueles que seguem essas posições por outro lado né existe a uma doutrina que é maluco ainda católica que fala que não só as almas podem estar no céu e
no inferno como também né defender um terceiro lugar uma terceira posição que é chamada de purgatório então o catolicismo romano aceita que a alma está consciente né é acordada por assim dizer mas não apenas do céu no inferno aliás né segundo a doutrina católica poucas pessoas vão direto para o céu só o santos mesmo para o céu direto e também poucas pessoas vão direto para o inferno só aquelas pessoas é absurdamente malignas todas as demais vamos purgatório para ter uma segunda chance e depois de paz a purga dos seus pecados poderão finalmente ir para o
céu e também ainda posso destacar uma terceira posição não tão cristã nesse sentido é definida por uma igreja o grupo cristão mas é defendido pelo espiritismo espiritismo nem se associa o cristianismo e alguns momentos é existe uma espécie de espiritismo cristão um os pedido diz que a alma sai do corpo para depois voltar para o corpo para outro corpo mas isso é chamado de reencarnação e através de sucessivas e possivelmente inumeráveis reencarnações as pessoas vão melhorando né se aprimorando evoluindo e um dia então pode desfrutar da existência desencarnada porque é para o espiritismo o corpo
é uma espécie de um mal necessário a alma precisa desse corpo para o polegar os pecados para melhorar para se aperfeiçoar mas o ideal na visão espírita é o dia quando a alma estiver tão aperfeiçoada então tá luz que ela não precisará mais da matéria não precisará mais do corpo e poderá viver assim de uma maneira perfeita nesse mundo etéreo nesse mundo não material que a bíblia nos diz sobre essas coisas então nosso entendimento a bíblia não aprova nenhuma dessas três posições ela não aprova nem o sono da alma numa prova nem o purgatório e
também não aprova a ideia de sucessivas reencarnações até que alguém se aperfeiçoe eu quero iniciar lendo vou ter que levar as passagens máscara iniciar lendo uma passagem bem conhecida nossa que vale a pena sempre rever que é lucas há 23 o caso né de um homem que se converteu na última hora e jesus disse algo interessante para ele nós vamos ver os versículos 39 até o 43 para poder pegar todo o contexto é o lucas 23 fala assim no verso 39 um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele dizendo não és tu o cristo salvaté a
ti mesmo ea nós também então nós difícil abrir aqui blasfemava né na verdade ele não tava realmente pedindo por salvação era um pedido irônico é que você dissesse já que tu és o cristo então por que não desce aí da cruz e a gente também puder poderia descer porque era isso que a multidão o parte dos religiosos estava dizendo só que tem alguém que apenas seguiu o discurso da multidão mas do mesmo modo de no verso 40 respondendo porém o outro repreendeu dizendo e nem ao menos temes a deus estando sobre igual sentença se percebe
que esse homem nesse momento final ele é tomado por um senso de temor de deus e o temor de deus é o princípio da sabedoria né de fato é o que leva as pessoas a conversão leva as pessoas a fé verdadeira e então veja que esse homem reconhece os pecados o versículo 48 nós na verdade com justiça porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem claramente aqui um homem que se arrependeu dos seus pecados reconhecer suas falhas é teve um súbito momento de temor de deus reconheceu sua incapacidade sua indignidade de salvação e em
seguida ele reconhece que é cristo ele se volta para cristo com fé porque o texto diz mas este olá tudo para jesus nenhum mal fez então ele reconhece que jesus é santo e que não tinha pecado ele reconhece que em cristo é e então faz o grande pedido é que é o pedido pela salvação salva-me senhor salva-me senhor diz e acrescentou e agora fala do cristão uma oração né ele faz uma oração direta jesus ali na cruz jesus lembra-te de mim quando vieres no teu reino então que eu possa estar junto com os teus súditos
mais ou menos isso que eu possa fazer parte do teu povo é dos teus súditos ou seja ele teve todas as atitudes necessárias para verdadeira conversão com base nisso jesus lhe deu a resposta ea resposta foi verso 43 jesus lhe respondeu em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso hoje estarás comigo no paraíso então aqui está a grande declaração do próprio jesus cristo eu estava ali para ser morto em poucas horas talvez até minutos é pouco tempo depois jesus morreu os dois malfeitores que estavam ali também seriam mortos em seguida até pelo que
nós podemos ler no relato jesus morreu até antes deles porque jesus morreu sem precisar ter um último ato deferimento da cruzan jesus ele vinha eu tinha padecido muito naquelas últimas naqueles quase 24 horas de açoites de ferimentos carregando uma cruz ele foi furado pelos pregos então ele morre até que rápido é porque às vezes algumas situações uma pessoa podia ficar até dias numa crush e quando de fato os os executores não queria o que o condenado morresse depressa this eu já vou tanto antes porque a ideia era deixar sofrer ali na cruz por dias pendurado
então cristo como ele foi muito os olhos e termos trem judiado antes é da crucificação em si mesma ele morre até que rápido para os dois ladrões parece que não passaram pelo mesmo pelo mesmo sofrimento porque eles provem de fora o mesmo mortos é o chega ali o centurião no fim do dia e esperta todos eles para que nenhum fique vivo porque eles tem que tirar os cadáveres é corpos da cruz antes do anoitecer o nome deveriam deixar ali porque eles estão aproveita que eles estão muito perto de jerusalém eles querem também respeitar as crenças
judaicas é o sabá vai começar o sábado vai começar então é para morrer antes e de fato isso acontece jesus morre primeiro e depois os dois malfeitores mas sabemos agora para onde foram porque apenas tu foi para o paraíso o outro portanto só pode ter ido para o outro lugar e que lugar é esse nós vemos daqui a pouco mas note uma coisa importante aparentemente quando o malfeitor arrependido fez a pergunta ele tava meio que pensando que ia demorar para estar com jesus do seu reino porque ele diz assim jesus lembra-te de mim quando vejo
uma marca temporal aqui quando vieres no teu reino ou seja aparentemente eu quis se convertido novo convertido aqui acreditava é que seja lá na frente no futuro um todo jesus voltasse para estabelecer o reino de deus é que então jesus se lembra dele ou seja ele tá pronto ressurreição o pedido ele é por ressurreição quando o senhor retornar e como tá escrito é que os mortos vão ressuscitar oi você lembra de mim você já me ressuscite para que eu possa estar entre os teus súditos é aí que a resposta surpreendi é porque a resposta de
cristo não é tá bom eu vou me lembrar então quando eu voltar daqui mil anos dois mil anos cinco minutos você quando eu voltar eu vou respeitar você e jesus diz você vai ter algo especial hoje e ainda hoje e note que ele começa com essa declaração em verdade te digo ou seja ele tá dizendo eu vou te falar uma verdade aqui o malfeitor convertido e não é quando da nossa quando eu voltar na resurreição que eu vou me lembrar de você porque ainda hoje nesse dia hoje você estará comigo no paraíso e como sabemos
irmãos ambos morreram naquele dia que nós cremos ser uma sexta-feira provavelmente uma sexta-feira jesus morreu que horas ele morreu na hora nona as três horas da tarde certo essa é a hora do na contagem do relógio judaico três da tarde em seguida os ladrões é os dois malfeitores também morreram ou seja antes das seis da tarde porque o dia judaico termina às 6:00 da tarde às 6:00 da tarde começa um novo dia tarde e manhã por isso conta a primeira tarde depois amanhã começa a tarde amanhã do novo dia às seis da tarde inicia por
isso que a partir das seis da tarde os judeus começa a contar hora primeira hora segunda hora terceira hora quarta né e aí vão pela noite amanda de vigília da noite vigília da noite e depois eles contam mais do é por isso que a partir do meio-dia também é uma hora né duas horas desde manhã quer dizer até chegar na que é três da tarde ou seja meio dia seis as três da tarde hora dona e finalmente chega à 12ª às 6:00 da tarde e acaba o dia eu quero dizer aqui e antes das seis
da tarde daquele dia o senhor cumpriu sua palavra tô precisando mente ele disse hoje estarás comigo no paraíso então antes das seis da tarde daquele dia em que ambos foram mortos a jesus recepcionou este homem no paraíso como se o corpo desse ladrão não foi para o paraíso foi para o tubo como se o próprio corpo de cristo naquele momento não foi para o paraíso foi para o túmulo também olha só ressuscita com o seu corpo no primeiro dia da semana bom então como é que ele pode ter recepcionado o ladrão não sei lá se
é ladrão malfeitor convertido ainda naquele dia lá no paraíso só tem uma possibilidade ele recebeu a alma dele não tem outra opção outra explicação alma desse homem não ficou dormindo no túmulo o cristo foi ao paraíso naquele dia em espírito o que recepcionou este mesmo homem espírito naquele dia lá no paraíso e paraíso é a descrição de um lugar de um local no céu evidentemente não sabemos exatamente como é o céu sequer temos vislumbres do céu mas nós fomos informados que o paraíso fica em algum lugar no céu só para jogar um pouquinho aí uma
pulguinha atrás da sua orelha veja uma passagem primeiro aos coríntios 12 o que paulo fala do paraíso só para nós acrescentarmos mais um pouco de sentido ou significado aqui a essa história né em segundo aos coríntios 12 o apóstolo paulo nos menciona né menciona para nós algo interessante aqui eu vou ler a partir do versículo primeiro segunda aos coríntios 12 é sim se é necessário que me glorie ainda que não convém passarei as visões e revelações do senhor e aí venho segunda aos coríntios 12 dois conheço um homem em cristo que há quatorze anos foi
arrebatado até o terceiro céu olha essa expressão não sei se já tinha percebido isso né mas paulo diz que existe um lugar chamado terceiro céu para ver se nem soubesse que tinha o primeiro o segundo mas pauta falando aquilo terceiro já foi ao terceiro céu e ele disse no corpo ou fora do corpo você já é possível se está fora do corpo de alguma forma se no corpo ou fora do corpo não sei deus o sábio e sei que o tal homem repete-se no corpo ou fora do corpo não sei deus o sabe foi arrebatado
ao aí está a palavra ao paraíso e ouviu palavras inefáveis as quais não é lícito ao homem referir então tá escrevendo aqui de passagem essa história se fala todos acho que foi ele mesmo esse homem ele disse que foi ele mas é provável que sim né ele não tá querendo se gloriar no fato em si mesmo e tá dizendo que ele não vai se gloriar nisso por ter tido essa experiência de ter ido e visto paraíso só que infelizmente né como o texto diz ele não pode relatar então nós não sabemos como é mas ele
foi ao paraíso e se é correto fazer essa junção entre os versículos 2 e 3 porque o versículo 12 ele falou um homem cristo que há quatorze anos foi arrebatado até ao terceiro céu arrebatado até ao terceiro céu agora veja repetindo verso 4 foi arrebatado ao paraíso então eu fico necessariamente que o terceiro céu é onde está o paraíso o paraíso está no terceiro céu dito isso não me pergunte o que que é o terceiro céu que eu não sei não me pergunte como é que é o paraíso porque eu não sei e se alguém
souber e puder de escrever essa pessoa está ao contrário o papa o texto que diz não dá para descrever eles eu fui lá e vi mas eu ouvi coisas inefáveis as quais não é lícito ao homem refere mesmo que eu soubesse que eu tivesse também sido levado a esse lugar eu não ia falar com o negócio eu não ia contar para os irmãos como é que é o paraíso como é que é o terceiro céu porque não é lícito referido essas coisas ao homem nós não temos que saber como é e nós só temos que
saber que esse lugar existe que esse lugar é real e é para lá que vão as almas dos homens que morrem em cristo para os homens e como aquele ladrão a ou malfeitor que aquele fosse mas foi crucificado pelos seus pecados ele reconheceu como fechou os seus pecados reconheceu que precisam ter a pecado depositou confiança em cristo lembra de mim e visto disposto hoje mesmo estaremos juntos eu só posso crer portanto que antes dos das 6 horas da tarde daquele dia o senhor que morreu primeiro né morreu vamos ladrão chegou lá das portas do paraíso
o terceiro céu e disse vou aguardar aqui que daqui uns minutinhos está chegando aqui um novo morador desse lugar bom e a cor do ladrão chegou lá o malfeitor jesus disse eu não disse para você que você estaria hoje comigo no paraíso está eu paraíso entre e aproveite uso flua né desse tempo de refrigério e descanso para você em forma de aula de outro jeito mas esse lugar não é para sempre esse lugar é temporário é até que aconteça a ressurreição então quando aconteceu a ressurreição as almas terão que voltar do paraíso para os seus
corpos sobre seus não vou falar mais nessa aula se deus permitir mas que agora que nós vimos um outro texto que vai nos mostrar o outro lugar para tem o paraíso e ele vai reaparecer nesse texto também com uma outra nomenclatura mas vai aparecer e saberemos tô vendo esse outro lugar você deve abrir a sua bíblia agora em lucas 16 versículo 19 então abre aí em lucas capítulo 16 versículo 19 e antes que você venha acordar uma parábola não deve interpretar literalmente eu quero dizer o seguinte para você presta atenção da parábola porque ela quer
ensinar um princípio importante fundamental e esse princípio tem a ver sim com a questão da avareza com a questão de colocar o coração das coisas desse mundo e que isso vai certamente resultar em condenação mas está falando da recompensa está dizendo qual é essa recompensa então nós não podemos cortar essa parte da palavra de deus porque ela está falando sim da recompensa das pessoas ou da punição das pessoas depois da morte esse é sim as almas ficassem sonolentas ali no túmulo até o fim isso aqui não valia nada e essas afirmações de cristo aqui sejam
vazia sem sentido nenhum então nem ambos o que o texto diz hora havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que todos os dias se regalava esplendidamente havia também certo mendigo chamado lázaro coberto de chagas que jazia a porta daquele e desejava alimentar-se das migalhas que caiam da mesa do rico e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de abraão veja aí seio de abraão essa palavra sem o débora não há a ideia não é de seios algumas
pessoas confundem a ideia aqui é o a fazenda cabral essa ideia né aqui para dar algum sítio de abraão aquele local aprazível aquele local o jardim cabral porque não né as contas lá no início o que quer o paraíso o jardim do éden né aqui nós temos uma para aula porque a linguagem é simbólica mas os símbolos se remetem a fatos reais se remetem a fatos concretos e da falando do paraíso para onde vão as almas o cristo disse ao ladrão hoje estarás comigo no paraíso paulo falou que o céu é lá o cristo não
nos descreve literalmente comece lugar mas apenas nos diz que ele existe e que lá e é para lá que as almas vão dos salvos é claro então os anjos levaram a alma não é o corpo não ressuscitou ainda levaram a alma do lázaro do mendigo para o seio de abraão não confunda esse lázaro aqui com aquele outro lázaro né aquele outro lázaro que foi que morreu e ressuscitou por cristo é outro mas é interessante que o mesmo nome apareça aqui porque também aquele lázaro foi para o paraíso é mas ficou só 4 dias é necessariamente
aquele homem morreu não tava só sonolento ele morreu e esse ele morreu a sua alma tem que ir para algum lugar o lázaro que eles o receptor ou seja foi ao paraíso e voltou de lá quatro dias depois como nós também depois que morremos e ficarmos até a volta de cristo um dia teremos que voltar do paraíso também para poder ressuscitar o fato aqui aqui este homem da parábola chamado lázaro vai até o seio de abraão e aí nós temos o outro lado o versículo continua né o verso 22 ainda morreu também o rico e
foi sepultado e aí onde ele está verso 23 no inferno estando em tormentos pode aí inferno é a palavra grega hades oab diz que é traduzido como o inferno que é o local de punição das almas dos perdidos e os não salvos e até temos um pouquinho aí da descrição né da punição a descrição simbólica evidentemente acho que nos a ponta a ponta para que não é um bom lugar né que que diz aí ele tá lá no inferno em tormentos e aí ele levantou os olhos e viu ao longe então juntos tão bem separados
ao longe abraão e lázaro no seu seio bom então clamando disse pai abraão olha que interessante eu não tá sendo bem de o único aqui com os fariseus né porque ele tá dizendo que tá o cara tá no inferno e ele é um filho de abraão porque tava usando essa expressão por quê porque os fariseus diziam de si mesmo nós somos filhos de abraão para os acusando de que ela só pros verdadeiros filhos de abraão mas vão para o inferno vai abraão tem misericórdia de mim tarde demais é isso quebrou vai dizer tarde demais não
tem segunda chance não tem purgatório não tem depois tem misericórdia de mim e manda a lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua porque estou atormentado nesta chama bom então uma descrição aqui né terrível porque a ideia é uma gotinha de água só uma gotinha já seria alívio é mas não pode mais não tenho dois literal isso aqui nada é literal tudo são símbolos que descrevem o que está por trás dos símbolos uma realidade de muito sofrimento de terrível sofrimento então é isso é lá ele está em tormentos e
lá ele gostaria de ter se possível uma gotinha de água mas não vai receber a o que que eu abra um fala para o filho interessante me chama de filho disse porém abraão filho lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida e lázaro igualmente os males agora porém aqui ele está consolado e tu em tormentos e além de tudo está posto um grande abismo entre nós e vós de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem nem os de lá passar e vocês não tem passagem do lugar para o
outro quando foi fique fique aceite porque não tem outra opção de mudança mas veja a insistência do do condenado replicou o pai eu te imploro que o mamis a minha casa paterna porque tenho cinco irmãos para que lhes dê testemunho a fim de não virem também para este lugar de tormento respondeu abraão eles têm moisés e os profetas ouçam-nos existiu não pai abraão se alguém dentre os mortos for ter com ele não arrepender sião abraão porém de responder o se não ouvem a moisés e aos profetas tampouco se deixaram persuadir ainda que ressuscita alguém dentre
os mortos então eu costumo dizer que essa parábola que ela dá três a mata três coelhos com uma cajadada só e é são três coelhinhos três cabecinhas de coelhinho atendida com uma única cajadada porque ela é um golpe contra o som da alma não tem cima da alma ambos estão bem acordadinho saque né é um no paraíso o outro do inferno no whats ela é uma um golpe conta o purgatório não tenho terceiro lugar aqui só tem esses dois e não tem esse negócio de ficar transitando de lá para cá lugares definitivos salvação é durante
a vida jesus diz aqui mas depois da morte é durante a vida você teve durante a vida ele disse as suas oportunidades não aproveitou então agora e assuma as consequências disso e finalmente não tem volta de morto para ajudar vivo não tem consulta aos mortos não existe negócio de morto voltar é inclusive é o que o homem aqui tá pedindo manda um logo já morreu em volta tubular então existe vida depois da morte né vai lá e fala para os meus irmãos e o que é que abraão ela figura de cristo aqui obviamente this e
eles têm a lei e os profetas que a lei e os profetas a bíblia o antigo testamento o novo não tava inscrito ainda então a bíblia antigo testamento eles têm a palavra de deus ah mas para ela é muito pouco tem que ter alguma coisa mais extraordinária não se não se convertem com a palavra de deus ficaram sem conversao se não se converte com a palavra de deus não se converteram de outra maneira nos mostra o que finalmente que só de salvação pela palavra pela pregação da palavra por ouvir a palavra de deus aparece meus
irmãos que esse é um dos textos realmente que são decisivos é eles definem toda a questão mas eu quero adicionar ainda mais algumas passagens né para concluir essa exposição é que mostram que é que funciona assim mesmo a e ela sai do corpo sim quando a pessoa morre pode voltar para o corpo também e algum momento tinha comparado dois terços com os irmãos aqui lucas capítulo 8 verso 54 pode abrir aí em lucas capítulo 8 versículo 54 é é é uma ressureição que jesus realizou da filha de jairo o texto desde o verso 49 tá
escrevendo que jesus foi até lá casa deles né e enquanto ele chorava e pranteavam ele disse não chorais não chorei ela não está morta mas dorme porque eu sentido de dorme aqui não é que ela não tava fisicamente morta fisicamente morta mas é que para deus ninguém está morto já já veremos daqui a pouco jesus falar isso especificamente quando ele diz que abraão isaque jacó estão vivos para deus porque deus não é deus de mortos mas de vivos então de verdade ninguém está morto para deus por isso inclusive a figura do dormir porque aqui o
próprio cristo falou a no caso do lázaro que ele ressuscitou né primeiro momento quando estavam se afastando da all the se casar u e v a notícia dizendo o lázaro tá doente jesus fala ele tá dormindo ele dorme aí os discípulos e falar então está dormindo ou é tão grave né se você não entendendo né ele tá morto então note para cristo ele dorme mas para os homens ele está morto então aqui também temos um dentro dessa maneira para as pessoas ela tava morta então pra deus pra deus era só dormir porque porque a pode
acordar a ressurreição é acordar mas note riam-se dele porque sabiam que ela estava morta tava morta mesmo para eles não para deus entretanto ele tomando-a pela mão disse ele em voz alta menina levanta-te veja o verso 55 voltou-lhe o espírito voltou da onde e onde está o espírito não estava ali voltou e o espírito ela imediatamente se levantou e ele mandou que lhe dessem de comer então o que é ressurreição é o espírito voltando ao corpo isso é ressurreição o espírito de cristo que ficou lá no paraíso aqueles três dias voltou ao corpo no domingo
ressuscitou o espírito de lázaro que ficou quatro dias no paraíso voltou e ressuscitou e essa o da menina que a gente não sabe quanto tempo né parece poucas horas mas de qualquer forma saiu e volto todos os espíritos dos homens voltaram um dia e para isso eu quero que você abra em apocalipse 20 o apocalipse capítulo 20 versículos 11 em diante é a descrição do juízo final e do momento em que todos os espíritos voltaram de onde quer que estejam simbolicamente aqui é eu entendo que essa parte do julgamento final é uma descrição dos movimentos
dos ímpios não estão sendo incluídos os crentes aqui nessa descrição que não quer dizer que os crentes não participaram de alguma maneira dos jogadores final porque lá eles vão receber o galardão mas só que é esse relato aqui não inclui os crentes nesse relato tá o que diz aqui vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta de cuja presença fugiram a terra eo céu e não se achou lugar para eles vi também os mortos os grandes e os pequenos postos em pé diante do trono então se abriram livros ainda outro livro o
livro da vida foi aberto e os mortos foram julgados segundo as suas obras co e o que se achava escrito nos livros só que tá a primeira descrição dela escreve inteiro juízo final os mortos estão ali mas são os índios estão sendo julgados com dois critérios primeiro vivo da vida segundo livro das obras primeiro critério livro da vida tem o nome tá aqui camarada não tá você não tem que você sabe está condenada então agora vamos para o segundo critério já que seu nome não está aqui no livro da vida portanto você não tá salvo
bom então agora vamos para as obras para ver qual é o grau de punição que você vai receber bom então você ver as nas obras da pessoa e ela é punida velha cada um é julgado um por um segundo as suas obras segundo o que se acha escrito nos livros então são os relatos celestes das dos pecados humanos das ações mas humanas e as pessoas vão ser julgadas por isso não é para ser salvo quando ela já tá definido não tá não tá no livro da vida condenado mas agora vai ter o grau próprio de
punição mas o verso 13 vai recontar um pouco isso porque ele já disse agora a pouco viu os mortos que mortos de onde vieram ele descreve deu o mar os mortos que nele estavam a morte e o além entregaram os mortos que neles havia e foram julgados um por um segundo as suas obras lote aí 3 lugares mas é um lugar só tá são três é do mesmo lugar porque ele fala do mar o mar em apocalipse é um símbolo de tudo que não presta é um símbolo do inferno inclusive então o mar em segundo
lugar a morte o estado de morte em terceiro lugar o próprio inferno porque aqui o além é a palavra grega hades a mesma que cristo usou para dizer ontem um rico estava o rico da parábola foi levado para um hades o além o azul inferno por isso o texto diz delmar a morte e o allen esse além aí é inferno entregaram os mortos que neles havia ou seja os ímpios voltam do inferno voltam do aves para o juízo final isso nos mostra que não há nada tão ruim que não possa piorar é porque ele já
estava um inferno e agora vão ir para o lugar pior do que um inferno tem alguma coisa pior do que o inferno tem diz a palavra esse é o lugar para onde irão os ímpios depois do juízo final então ruim é esse lugar que o texto diz o verso 14 que a própria morte o inferno não ser lançado para dentro deles desse lugar que ele chama de lago que arde com fogo e enxofre e o próprio inferno é o engolido por esse local chamado lago que arde com fogo e enxofre a saber a segunda morte
é para esse lugar ou seja entenda então quando os ímpios morrem suas almas vão para onde para o inferno para o aves e ficam lá até quando até o juízo final no juízo final elas voltam ressuscitam e todos vão ressuscitar ressuscitam são julgadas para receber o devido grau de punição e aí vão para o lago de fogo e aí você só o papel do inferno porque não sai do inferno o lugar temporário das almas até ele é lançado para dentro do lago de fogo é assim que simbolicamente a escrito esse momento final mas e os
clientes o que estavam no paraíso no terceiro céu desfrutando do seio de abraão na fazenda de abraão que acontece com eles eles também retornam para ressuscitar em corpos gloriosos e então são enviados para o novo céu a nova terra descrito como a nova jerusalém nos capítulos 21 e 22 de apocalipse que você pode ler depois e essa é a história inteira alguns textos ainda para apenas confirmar né que de fato os crentes quando morrem suas almas não ficam dormindo no túmulo mas vão para o céu ou o terceiro céu ou o paraíso vamos ver o
que paulo fala em filipenses 1 21 a 23 vejamos aí filipenses capítulo 1 verso 21 a 23 agora vai ser bem rápido aqui o modo e dessas passagens é mas o apóstolo paulo fala que ele não tem medo de morrer é porque para mim o viver é cristo eo morrer é lucro porque lucros verificaria ali inconsciente na sepultura não sei dá lucro mas é para mim o morrer é lucro porque se eu morrer ele diz verso 23 hora de um e outro lado estou constrangido tento o desejo de partir é estar com cristo o que
é incomparavelmente melhor é ou seja ele disse eu vou parte e ficar dormindo por milhares de anos e quando cristo voltar ele vem me buscar eu ressuscito é parte aí agora é ir para aquele lugar como ladrão malfeitor já cruz que partiu e foi até o paraíso com cristo e é isso que paulo diz que vai acontecer com ele quando foi morto mas ele também está convencido que talvez ele fique que ele não seja morto e por isso ele complementa isso nos versículos seguintes veja o texto similar mas ainda mais enfático do que esse segundo
aos coríntios capítulo 5 abra lá segunda aos coríntios capítulo 5 e a partir do verso 4 paulo fala sobre o seu desejo é um termo ruim mas não tem outro de desencarnar de abandonar essa carne esse corpo e de poder viver com o senhor sem ele por algum tempo ele fala o versículo 4 pois na verdade os que estamos neste tabernáculo ou seja tá pessoal coloquei o corpo gememos angustiados não por querermos ser despidos mas revestidos para que o mortal seja absorvido pela vida hora foi o próprio deus que nos preparou para isso outorgando nos
o penhor do espírito temos portanto sempre bom ânimo e aí vem a frase que eu acho que mata a questão tô sabendo que enquanto no corpo estamos ausentes do senhor porque não podemos ir lá ver cristo no céu então ficamos ausentes dele enquanto do corpo visto que andamos por fé e não pelo que vemos não tô falando que não vê que é pela fé que a gente vê cristo mas eu tô fazendo o que queria poder ver no de fato entretanto estamos em plena confiança preferindo a estar o termo deixar o corpo e habitar com
o senhor deixar o corpo e habitar com você como é que faz isso não é a ressurreição porque a ressurreição eu voltar para o corpo ah então tá falando da ressurreição ele tá falando da morte e que a morte significa deixar o corpo e habitar com o senhor estar com o senhor eu não estaria se ele estivesse inconsciente bom então deixar o corpo e estar com o senhor quando as pessoas morrem os clientes morrem para divisão para o paraíso o terceiro céu e ficam lá conscientes alegres esperando né ansiando pelo dia do retorno de cristo
simbolicamente a gente vê isso uma última passagem de apocalipse capítulo 6 vamos lá último texto apocalipse capítulo 6 são as famosas almas do quinto selo o verso 9 diz pocalipse 6 verso 19 quando ele abriu o quinto selo vi debaixo do altar e saltar é do céu é dentro do trono de deus as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de deus e por causa do testemunho que sustentavam que o que eram as almas em grande voz dizendo até quando ó soberano senhor santo e verdadeiro não julgas nem vingas o nosso sangue
dos que habitam sobre a terra então a cada um deles dessas almas foi dada uma vestidura branca e eles disseram que repousas em a ideia de descanso no lugar bom ainda por pouco tempo até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram contra a visão celeste está vendo almas são os mártires aqui eu entendo inclusive que eles estão em situação especial ainda melhor do que o restante que tá no paraíso ele tem um galardão ainda maior pelo jeito porque eles recebem essas vestes brancas
aí então recebem um revestimento lá no céu que promete as demais almas aguardaram só na ressurreição é outro assunto é tão importante para o nosso ponto o nosso ponto é importante adotar que a que um grupo de pessoas mortas que foram mortas martins e que estão no céu cons e pedindo ao senhor que faça a sua justiça ou seja o juízo final estão pedindo pelo juízo final e jesus disse vai acontecer agora vai acontecer quando você completar o número ainda dos que tem que ser mortos e que vão para lá para o mesmo lugar com
ele portanto irmãos o ensino bíblico global é de que as almas das pessoas que morrem vão ou para o céu ou para o inferno só tem esses lugares não saem de lá não volto de lá aguardam a ressurreição no dia da ressurreição não ela tá tão bom que não possa melhorar né ou seja o céu não é o limite tem um lugar melhor que o céu que é o novo céu ea nova terra mas também lá nada pior que não possa ficar ainda pior nada tão ruim que não possa piorar o inferno é o pior
lugar as almas volta do inferno para ir né tá em da frigideira direto no eu vou para o lago que arde com fogo e enxofre a e os textos que falam de sono da alma de dormir lembrem-se significa que para deus as pessoas não estão mortas mas não significa que elas estejam de fato suas aulas sobre o lentas né stand-by ali no túmulo aguardando a ressurreição o feliz ladrão ou malfeitor comprovou isso a dar aquele dia quando se encontrou com cristo do paraíso todos os nossos queridos que morreram em cristo estão no paraíso desfrutando da
presença de jesus lá no paraíso e aguardando o dia da ressurreição quando ressuscitarem não e experimentaram então o estado eterno no novo céu e na nova terra que deus nos abençoe e nos console começam as verdades em nome de jesus amém e aí
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