Tipos puros de dominação legítima — Max Weber (1ª parte)

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Prof. Matheus Passos
Neste vídeo será apresentado o conceito de tipos puros (ou ideais) de dominação legítima conforme o ...
Video Transcript:
olá pessoal aqui é o professor mateus e nesse vídeo vou falar acerca dos três tipos puros ou ideais de dominação legítima conforme o sociólogo alemão max vb o sociólogo alemão max bebê nasceu em 1874 e veio a falecer em 1920 ele é considerado juntamente com conti e com o karl marx um dos principais fundadores da sociologia moderna e inicie sentido uma das principais preocupações ou uma das um dos principais objetos de análise do bb foi as religiões ou seja objeto de estudo de li um dos objetos de estudo era a questão religiosa ea influência da
religião na sociedade o bebê escreveu uma série de obras sendo que o destaque três que eu considero que são as principais a primeira delas se chama a ética protestante o espírito do capitalismo a segunda uma palestra que tem duas partes uma parte chamada ciência como vocação ea segunda chamada política como vocação e que é apresentada em um livro conjunto é a ciência e política duas vocações e a grande obra do vb é um livro póstumo se chama economia e sociedade o bb possui uma série de idéias e uma série de perspectivas sociológicas então quando ele
analisa a realidade e nesse sentido o objetivo aqui nesse vídeo vai se falar a respeito de um ponto específico da teoria bbb adriana e aquilo que ele chama de três tipos ideais ou três tipos puros de dominação legítima a gente compreender isso a primeira coisa que precisa ficar claro é o que significa essa ideia de tipo ideal ou de tipo puro o tipo ideal nada mais é do que um modelo a respeito nada assunto então nesse sentido o veer constrói a ideia de que vai existir por exemplo nesse caso específico aquilo que estou tratando nesse
vídeo um tipo ou no caso três tipos ideais de dominação ele também fala por exemplo sobre quatro tipos ideais de ações sociais ou seja de formas pelas quais o indivíduo atua na sociedade ele fala a respeito por exemplo do tipo ideal que ele chama de feudalismo o tipo ideal que é a cidade moderna então nesse sentido precisa ficar claro aqui para vocês o que que é e repito esse conceito de tipo ideal que nada mais é do que um modelo então é um modelo abstrato é o modelo que o próprio beber diz que não existe
necessariamente na realidade mas é um modelo que ele considera útil para que para que se possa a partir desse modelo ou a partir desse tipo ideal portanto analisar a realidade analisar aquilo que o objeto de estudo no caso então voltando ao exemplo que dei antes existem os tipos de reais de dominação para que eles servem eles servem para que o cientista social possa com base nesses tipos ou nesses modelos analisar de que forma então se dá à dominação e um sobre o outro ou os tipos de ação social para que eles servem ele serve então
para que o cientista social com base nesses modelos possa identificar ele a forma ou a motivação dos indivíduos quando esses indivíduos estão agindo em sociedade dito isso a gente passa então para o próprio conceito de dominação veja que aqui num primeiro momento eu não estou dizendo não estou falando acerca dos três tipos de dominação isso vou falar um pouquinho mais para frente mas é necessário que vocês compreendam o que o vbp entende por dominação a gente pega no linguajar comum talvez seja possível dizer que dominação ou que quando uma pessoa domina a outra significa dizer
que a primeira amanda ea segunda obedece maneira bastante simples né e no caso do vbp é interessante que ele vai dizer que a relação de dominação ela não é simplesmente ela não se fundamenta simplesmente nessa idéia de quem manda e um outro bds sem a vontade do outro em obedecer tanto que ele usa a expressão no texto dele de dominação legítima e porque legítima é legítima porque aquele que eu dominado ou seja aquele que submete à ordem dos outros ele aceita essa dominação e aqui um primeiro momento não importam aí os motivos dessa aceitação o
vb e coloca assim e claro que eu tô aqui sintetizando é resumindo bastante mas ele coloca basicamente o seguinte que se aquele indivíduo que se submete ele faz aquilo que o outro quer não importa a ele num primeiro momento repito os motivos o que importa é que ele está fazendo e quando ele está fazendo então ele está aceitando ele está se submetendo ele está portanto legitimando o domínio do outro então nesse sentido seria possível aqui usar a mesma nomenclatura que o jurista italiano norberto bobbio utiliza nos seus textos quando ele vai falar acerca das relações
de poder e autoridade ou seja o bob ho afirma que existe o a eo b ele usa essa nomenclatura então o ar seria aquele que manda digamos assim que o bebê é aquele que obedece então nesse sentido um golpe afirma que uma relação de poder é aquela na qual é usada principalmente ali uma ameaça ou a ideia de algum tipo de conexão do ar sobre o bebê e por sua vez uma relação de autoridade é aquela relação na qual o ar ele vai mandar em relação ao bebê ele vai dar alguma ordem vai fazer alguma
coisa então para que o bê obedeça mas o bb vai fazer e vai concordar vai aceitar isso e é esse então o sentido que o vb antes claro do bob vai analisar essas relações de dominação ou seja ele vai levar em consideração não apenas aquilo que os líderes né que oa faz mas ele vai levar em consideração também as acções que os liberados ou que o bebê nesse exemplo eu dei vão fazer em relação às ordens dos líderes isso se torna extremamente relevante porque na época em que o vi ele escreve outros autores escreviam também
sobre relações de dominação sobre relações de poder mas esses autores contemporâneos do vib falavam apenas acerca da do posicionamento das ações dos líderes enquanto que o vidro então ele novo ou porque ele leva em consideração não apenas aquilo que os líderes fazem mas também os motivos que levam a que os liderados obedeçam aos líderes daí então a idéia de que a dominação é uma dominação legítima por exemplo se pode dizer então que um subordinado obedece ao seu chefe e obedece de mau grado por exemplo obedece contra sua vontade mas estabelecendo então existe uma relação de
dominação e essa relação de dominação é tão válida quanto aquela relação em que o liberado obedece ao líder porque admira o líder ou seja de um lado existe um sentimento o partido liderado de obrigação talvez de contrariedades até e por outro lado existe um sentimento com o partido liderado de admiração de vontade de seguir aquele líder e prover nos dois casos vai existir a dominação não importa isso o domínio ele é por uma obrigação ou se ele é por uma admiração mas nos dois casos então existirá essa relação de dominação ea relação de dominação repito
será legítima porque ela será aceita pelo liberado tanto que o bb afirma que a única situação em que não se poderia falar em dominação é numa relação entre um homem livre e um escravo por exemplo que no caso deste escravo não existe a voluntariedade ou seja não existe a idéia de que o escravo obedece ao seu dono porque está se voluntariando a obedecê-lo quer dizer um escravo obedece de maneira involuntária é obrigado a obedecer mas não à s sentido esse sentimento de voluntariedade que é um sentimento que provê existe nas relações de dominação que são
legítimas na visão dele
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