e quando eu era seminarista tem uma instituição bastante Liberal eu lembro-me de um incidente que ocorreu em uma das nossas aulas de homilética aulas destinadas a te ensinar a pregar e o nosso professor de homilética era basicamente um instrutor de oratória na um teólogo um estudioso da Bíblia e geralmente no final do sermão de cada aluno ele fazia uma análise uma crítica da entrega EA organização do conteúdo Mas normalmente se vestir de qualquer crítica do conteúdo teológico mas eu me lembro que um dia um dos alunos da classe deu o que eu pensei que foi
uma mensagem bastante comovente a respeito da visão de satisfação substitutiva da inspiração e quando ele finalizou e o professor de homilética se levantou ele estava fora de si com Ira e falou e dize como você usa pregar a teoria substitutiva da satisfação da expiação nos dias de hoje eu não pude resistir eu levantar a minha mão e ele me chamou e eu disse desculpe-me mas o que eram os dias de hoje que torna a doutrina bíblica clássica da expiação subitamente obsoleta e lá fomos nós mas quer dizer que tem havido uma resistência feroz em nossos
dias contra a visão clássica da expiação Como Eu mencionei Quando analisamos o aspecto da satisfação da expiação aqueles que creem que é simplesmente Bárbaro e pré-científico pensar em uma expiação pela qual alguém e trabalha como substituto e derrama o seu próprio sangue para satisfazer as exigências da justiça de Deus mas a ideia da substituição está tão profundamente enraizada em todo o conceito bíblico da Redenção que eliminar a substituição da nossa teologia e da nossa cristología é em minha opinião simplesmente descartar as escrituras completamente Em qual bairro que não carregava nenhum orientação para autor do clássico
é certa vez fez a observação de que em seu julgamento a palavra mais importante em todo o novo testamento é a palavra grega o pé que significa em nome de em nome de indicando uma Redenção que é realizada vicariamente uma Redenção que é realizada para nós por outra pessoa agora de novo o Novo Testamento olha para Jesus entre os títulos que são Dados a Jesus no Novo Testamento está o título do último Adão ou o novo Adão no qual Cristo se torna um representante e de maneira análoga a maneira pela qual Adão fui o nosso
primeiro representante Oi e o Novo Testamento trabalho o ponto de que na queda de um homem a ruína EA morte vieram ao mundo e por intermédio da Obediência de outro homem a redenção veio a nós então encontramos esse conceito da representação no Novo Testamento com respeito ao papel de Jesus como o Adão bem-sucedido o último Adão que fez por nós por seu povo o que o primeiro Adão não conseguiu realizar mas também se voltarmos ao antigo testamento E vemos como todo o conceito da expiação funciona em Israel por um elaborado sistema de ritual e cerimônia
que Deus ordenou ao seu povo em termos o dia da expiação Oi gente no qual vários animais eram envolvidos em primeiro lugar o sumo sacerdote que foi escolhido e unicamente capaz de oferecer o sacrifício requerido por Deus para expiar os pecados do povo antes que ele mesmo pudesse oferecer o sacrifício ele tinha que oferecer sacrifícios próprios para ele se qualificar para agir como um sacerdote para o restante do povo então é claro no drama do ritual da expiação no Tabernáculo e no templo estavam envolvidos dois animais extintos por um lado havia o bode expiatório e
você se lembra de como na situação do Antigo Testamento um dos ritos associados ao dia da expiação era quando esse animal era e do hotel sacerdote ao sumo sacerdote e o sumo sacerdote então colocava as suas mãos na cabeça do Bode simbolizado a transferência ou a imputação dos pecados do povo ao animal então o animal era expulso levado para o deserto para longe do Acampamento longe da presença de Deus que era uma experiência que se transformava em benção isso foi simplesmente parte da expiação a outra parte era a morte do cordeiro cujo sangue era então
as perdidos sobre o propiciatório que era próximo da arca e uma tampa da próximo da Arca da Aliança que era O Trono de Deus que se achava lá no santo dos santos e de fato a linguagem que é usada ali é que aquele propiciatório foi chamado de a reconciliação porque ali o sangue derramado Indy cava a maneira ou meio pelo qual Deus reconciliavam se com seu povo então você tem essa cerimônia e esses rituais elaborados no entanto no Novo Testamento somos lembrados de que esse substitutos usados na cerimônia no dia da expiação no antigo testamento
eram apenas sombras de uma realidade que viria mais tarde o autor da carta aos hebreus nos diz que o sangue de touros e bodes não pode tirar pecados de modo então que o valor daqueles sacrifícios expiatórios no antigo testamento se restringia a haver uma dramatização ou uma ilustração da expiação autêntica eu estava por vir em outras palavras pessoas foram justificadas dízimos por crer na promessa de Deus e que ao olharem para esses ritos E essas cerimônias estavam vendo como eu disse sombras de uma realidade que ainda não havia chegado e a única coisa pela qual
os pecados do povo em Israel receberam expiação verdadeira foi da expiação de Cristo que essas outras coisas meramente prefigurar ão e significar ão mas o ponto que eu quero que vocês veja aqui naquelas se ele mora no antigo testamento o conceito da substituição era Central agora porque o sacrifício de sangue lembro-me de John gacy o evangelista da Inglaterra uma vez ele fez uma declaração Quando você ouvir os cristãos e falando sobre o sangue de Jesus e o poder do sangue tudo isso ele disse Suponha que Jesus descer sido e e e fosse arranhado com o
dedo e uma unha é isso bastaria e como inspiração isso é sangue e é o sangue de Jesus e não é tudo o que é necessário não o ponto que John West estava fazendo era que para os hebreus o derramamento de sangue o derramamento do sangue significava conceder vida porque a punição pelo pecado Originalmente era a morte não apenas feridas não apenas uma punição corporal não simplesmente arranhar com o dedo é a unha mas o que era necessário para transgressão contra Deus era a vida do perpetrador todo o pecado Originalmente é capital contra Deus então
a inspiração indicada nesses rituais de sangue não apenas simplesmente sangrando é mas morrendo Esse era o ponto e o aspecto da substituição foi visto que o que Deus estava dizendo ao povo de Israel Vocês pegaram vocês cometeram crimes capitais contra mim e a Lei requer a morte de vocês mas Eu aceitarei no lugar da morte de vocês a morte de um substituto simbolizado pela morte desses animais que foram fornecidos no sistema de sacrifício de Israel e agora na estação substitutiva a dois aspectos distintos que as escrituras falam elas falam da propiciação o e falam da
inspiração e vamos começar com o segundo para o primeiro essas duas palavras são muito semelhantes e são É certo que os prefixos são diferentes e se olharmos para a primeira inspiração o prefixo ex significa de ou fora e o que está em vista com conceito da expiação é a remoção da culpa de uma pessoa onde ela é afastada dela e transmitida é lançada para bem longe e é o que eu chamaria de dimensão horizontal da expiação agora no antigo testamento de novo vemos isso no drama do Bode expiatório o pecado do povo é transferido para
o bode o animal então o animal carrega esses pecados ele é tirado levado para longe da presença de Deus até o deserto lá longe e isso é o que é indicado pela expiação e Deus fala nessa linguagem onde ele diz tanto quanto o Oriente está do ocidente ele remove as nossas transgressões [Música] então um aspecto da Inspiração é a remoção dos nossos pecados de nós também é claro eles são removidos Não Param bode expiatório que é levado até É mas o bode expiatório no novo testamento é Cristo que como o cordeiro de Deus assume em
suas costas a transferência da nossa culpa e dos nossos pecados para ele ele se torna o portador do pecado cumprindo as profecias relacionadas ao servo do Senhor que encontramos principalmente Isaías 53 lá no antigo testamento onde ele levou sobre si as nossas transgressões e carregou os nossos pecados Isso é o que se entende por expiação agora a propiciação tem a ver com e a dimensão vertical [Música] e isso nos leva de volta à nossa última mensagem onde no ato da propiciação a justiça de Deus é propiciada ou satisfeita que é obrigação moral que nós devemos
pelos nossos pecados é paga a Deus na vertical na dimensão vertical então neste caso a justiça de Deus é satisfeita está aplacado e Essa justiça está plenamente satisfeita com o preço que foi pago pelo nosso substituto agora de novo se não temos um substituto então não pode haver inspiração e a menos que tenhamos o substituto não temos propiciação Por que não somos capazes o em e por nós mesmos de satisfazer as exigências da justiça de Deus se fossemos não haveria necessidade de expiação mas como não podemos pagar a nossa dívida moral a uma necessidade absoluta
de um substituto que seja capaz de cumprir isso por nós o que nós não podemos fazer por nós mesmos frequentemente Eu Estou envolvido em debates intelectuais e discussões com céticos aspectos do campo da apologética nós estamos fazendo e tendo e eu tento responder às pessoas que tá melhor maneira possível com todas as perguntas que são levantados sobre as alegações da Verdade do cristianismo é mas eu descobri muitas muitas vezes nessas discussões que as perguntas são praticamente infinitas se você responder a uma para sua satisfação eles imediatamente com outra e outra e outra e é como
perseguir um gato através do celeiro e finalmente eu chego ao ponto de praticamente exasperação e para o Diego espere deixe-me fazer uma pergunta O que que você faz com a sua culpa O que que você faz com a sua culpa não lhes pergunto você é culpado ou você é um pecador porque eu sei que ele sabe que são pecadores e que são culpados eu disse precisa são ocupados o que você faz com isso bem geralmente eles começam a pensar na resposta por que eles sabem para onde eu estou caminhando indo porque sabe que não tem
uma resposta para a culpa deles a menos que seja a alguma forma de negação acabei de ter uma discussão com um homem na semana passada e eu disse para ele o que que você faz com a sua culpa Sabe qual foi a resposta dele para mim eu não tenho nenhuma culpa de ser eu sou um cara legal e é sabe é trágico vira alguém me dizer que não tem culpa isso equivale a dizer eu sou um ser humano perfeito agora nós vemos tanto na vertical quanto na horizontal um envolvimento do substituído agora em termos da
Razão Bíblica da expiação e no coração da Bíblia a explicação Bíblica da Inspiração é a estrutura da aliança no antigo testamento Quando Deus fez uma aliança com seu povo e particularmente com respeito a aliança mediada por Moisés Como já Vimos que como o mediador dessa aliança Moisés é conhecido como legislador porque Deus entre uma promessa e para o seu povo que essa promessa tem demandas que devem ser cumpridas E essas demandas são seus mandamentos e com o vimos na estrutura da Aliança as alianças da antiguidade tinham sanções duplas Recompensas e punições recompensa e você guardasse
Ale punições se você violasse Ale e linguagem que é usada para expressar essas sanções do Ice é a linguagem da Benção Oi e da maldição e onde ainda dor o nome por exemplo Deus diz ao povo se guardardes a minha lei Bendito Serás no campo Bendito Serás na cidade e bendito serás ao sentar-te medidos em relação ao levantar ti Bendito Serás no quarto na cozinha na sala com a família todos os lugares se você obedecer a lei e inversamente e se você quebrar a lei maldito será no campo maldito será na cidade mas o dia
que será quando você sentar quando se levantar quando tiver na sala onde você que tiver Então esse motivo da maldição é Central para todo o conceito da Aliança mas o que Lemos no antigo testamento é que Israel como nação corporativa individualmente para uma pessoa quebra a aliança Todos nós somos via violadores da Aliança O que significa que todos nós estamos expostos e a maldição é uma das minhas partes favoritas do hino a Joy to the world' é aquele refrão O que diz até onde a maldição é encontrada é bem até onde a maldição encontrada o
mundo está amaldiçoado o nosso trabalho está amaldiçoado o homem é amaldiçoado a mulher amaldiçoada estamos todos debaixo da maldição do pecado e ser amaldiçoado por Deus no antigo testamento não tem nada a ver com o tipo de maldição que nós ouvimos na linguagem popular de hoje em dia em que você imediatamente pensa em Vodu bruxaria ou alguém a maldição de alguém alguém colocando alfinete em uma bonequinha ou nas antigas histórias dos Perry of Power sabe quando existe o personagem que foi frustrado ele diz coisas para revidar a frustração não é isso que estamos pensando aqui
será amaldiçoado por Deus O que é ser exterminado Essa é a figura a figura primária é ser exterminados a presença de Deus se eles terminados das suas bênçãos e ser abençoado por Deus no antigo testamento era se aproximar dele para ter a luz da sua face brilhando sobre você e ter a cabeça dele erguida sobre você só faz resplandecendo sobre você e isso é o que significava ser abençoado ser amaldiçoado era fazer com que Deus virasse as costas apagasse as luzes colocar se você nas trevas exteriores afastar-se você da sua presença e de todos os
benefícios e de todas as bençãos que vende um relacionamento pessoal com o próprio Deus agora que Cristo cumprir isso de maneira substitutiva é dramaticamente ensinado pelo apóstolo Paulo em sua carta aos Gálatas e no capítulo 3 de Galaxy Paulo diz no Versículo 8 ora tendo a escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios prenunciou o evangelho a Abraão em ti serão abençoados todos os povos você entende que eu antigo evangelho a promessa da Benção Divina de modo que os da Fé são abençoados com o crente Abraão todos quantos pois são das obras da lei
estão debaixo de maldição porque está escrito maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas escritas no livro da lei para praticá-las Oi e a evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus porque o justo viverá pela fé ora a lei não procede de fé mas aquele que observar os seus presentes por eles viver a e aqui chegamos ao centro da questão e não quero fazer trocadilhos Quando eu digo ao centro da questão Versículo 13 Cristo nos resgatou da maldição da Lei fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar o pro nobis ele
se tornou uma maldição para nós porque está escrito maldito todo aquele que for pendurado em Madeiro para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios em Jesus Cristo quando o Paulo som das profundezas da expiação ele vai para o conceito da maldição ele disse que o preço do pecado é provar a maldição de Deus Cristo se torna uma maldição ele está separado da terra dos vivos Ele foi entregue nas mãos dos gentios é significativo para mim que na morte de Jesus Ele não foi morto pelo seu próprio povo ele foi morto pelos gente seus que
foram considerados na dimensão fora do campo e até mesmo fisicamente Jesus morreu fora da cidade de Jerusalém e o gogo tá estava fora dos limites da cidade ele tem que ser levada para fora do Acampamento contado entre os dentinhos considerado impuro e Deus mergulha o ele no mundo das Trevas enquanto Chris está sendo crucificado de novo indicando o apagado a luz do seu semblante que Deus não olha para ele e naquele momento Cristo cama da Cruz Deus meu Deus meu por que me desamparaste é porque ele foi abandonado ele teve que ser abandonado por que
a penalidade pelo pecado é o abandono Divino EA pergunta é Deus nos abandona oi oi abandona o nosso substituto que suportou a plenitude da maldição do abandono Divino em nosso favor