[Música] Quem eram esses Elohim que foram transformados em Deus quais eram suas características e como agiam neste capítulo vamos resumir e adicionar novos elementos à características fundamentais que estão detalhadamente registradas nos livros mencionados anteriormente utilizamos essas fontes para explorar profundamente o assunto é importante notar que optamos por não traduzir o termo Elohim porque seu significado permanece desconhecido para muitos no entanto correntes dogmáticas interpretam-no como Deus embora sua forma plural seja traduzida de diversas maneiras essa diversidade de traduções reflete a verdadeira incerteza que o termo carrega por esse motivo prefiro substituí-lo por expressões como aqueles indivíduos
a impossibilidade de uma tradução convincente é compartilhada pelo termo yavé também com um significado desconhecido e consequentemente traduzido de várias maneiras alguns estudiosos sugerem até mesmo que possa ser uma simples interjeição como é ele quando o viam chegar esta abertura mental nos leva a lembrar as numerosas elaborações fantasiosas e místicas sobre os supostos 72 nomes de Deus não é minha intenção menosprezar essas interpretações mas é importante notar que apesar das elaborações variadas e ições de eficácia funcional ou mágica a esses nomes desconhecemos o significado e a origem até do primeiro nome yé desconhecemos Em que
língua foi pronunciado quais eram suas consoantes originais e como foi transcrito ao longo do tempo entretanto sabemos que o povo de Moisés não foi o primeiro a ouvir ou conhecer esse nome a epigrafia do Oriente Médio mostra que os povos da região já conheciam esse nome muito antes da identidade Isra as nações do Oriente Médio no segundo Milênio antes de Cristo sabiam que aquele território era governado por alguém chamado i ou iu ou II e que até tinha uma companheira conhecida como achera mesmo os hebreus da colônia de elefantina no Egito séculos depois referiam-se a
ela como anat yaú a batalha pelo controle dos conteúdos bíblicos foi ganha pelas correntes do pensamento hebraico inicialmente Lig à cultura babilônica e posteriormente a aquemênida se por outro lado o hebraísmo de caráter e tradição egípcia tivesse sido imposto poderíamos ter uma Bíblia que aceitaria como algo normal a presença de uma companheira de yahvé falamos anteriormente sobre os targum cuja leitura inspirou os irmãos saba a criar uma história completamente diferente intrinsecamente ligada ao Egito segundo esses estudiosos de origem rabínica essa poderia ser uma Bíblia alternativa completamente distinta daquela que é considerada a base de muitas
verdades espirituais dizíamos que os hebreus não foram os primeiros a conhecer yahvé mas foram Escolhidos por ele ou melhor moldados e constituídos como povo para tentar conquistar um território que lhes interessava mais do que aquele que inicialmente lhes foi atribuído assim eles foram acolhidos e transformados em israelitas ao longo de um extenso processo de evolução e assimilação envolvendo semitas não semitas nômades e seminômades habitantes de cidades em Canaã e de outros lugares que migraram para lá conforme mencionado por li pimar Levine professor de história Judaica na hebrew University de Jerusalém quanto aos Elohim Eles não
eram um único Deus como a teologia sustenta a dois milênios mas uma pluralidade de indivíduos de carne e osso isso é claramente evidenciado em várias passagens do Antigo Testamento Êxodo 3 Versículo 12 e seguintes Êxodo 15 Versículo 13 e seguintes Deuteronômio 32 Versículo 17 e seguintes Jeremias 7 Versículo 18 Há até menções de que possuíam acampamentos nas zonas limítrofes patrulhando com suas tropas Gênesis 32 versículo 1 e seguintes textos de kran como o 4q 4018 confirmam que eles eram honrados e reverenciados eram considerados Imortais apesar de não o serem passagens bíblicas como o Salmo 82
indicam que os Elohim supostos deuses da teologia morriam como todos os homens a interpretação tradicional dessa passagem vinculada ao dogmatismo é questionada pela filologia que sugere que o termo Elohim representa um plural que na verdade remete para um singular Deus voltamos a um ponto cral que desafia toda uma estrutura dogmática inconsistente para os Defensores da doutrina tradicional o Salmo 82 é um verdadeiro enigma o termo Elohim Nesse contexto não pode ser simplesmente reduzido ao singular devido à presença de pronomes adjetivos E especialmente 10 verbos na forma plural que impedem essa interpretação mesmo os mais convictos
Defensores da singularidade são forçados a reconhecer essa dificuldade para contornar esse obstáculo alguns sugerem que nesse trecho bíblico o termo Elohim não significa Deus mas sim juízes não vamos entrar em detalhes pois isso já foi explorado nos livros citados no entanto é interessante mencionar o que diz um estudioso o professor Mike heiser da Logos bab software que possui mestrado e doutorado em Bíblia Hebraica e línguas semitas pela University of wisconsin micon em 2004 além de mestrado em história antiga pela University of pennsylvania ele escreve em seu site resumidamente os Elohim do Conselho de yahvé salmo
82 são seres divinos não governantes humanos isso fica claro também em passagens paralelas como no Salmo 89 Versículo 5 ao 8 no Salmo 82 versículo 1 os Elohim no plural são chamados de filhos do Altíssimo no Versículo 6 obviamente Isso significa que são filhos do Deus de Israel já que na teologia bíblica yahvé é o altíssimo Salmo 83 Versículo 18 no Salmo 89 os filhos de yahvé são chamados de Ben Elohim esses Ben Elohim claramente não são humanos já que sua Assembleia ou conselho é explicitamente mencionado nas nuvens céus não na terra o contexto do
Salmo 82 também evidencia que são seres divinos não humanos já que os Elohim no plural são julgados por sua administração corrupta das Nações a Bíblia Hebraica nunca afirma que governantes humanos judeus ou gentios estão no comando das Nações Além disso ao contrário do que se pensa nenhuma passagem na Bíblia Hebraica se refere aos Elohim humanos no Salmo 89 os filhos de yahvé são chamados de Ben Elohim esses Ben Elohim não são humanos como fica claro ao se mencionar explicitamente que sua Assembleia ou conselho ocorre nas nuvens céus não na terra o conteúdo do Salmo 82
também mostra claramente que eles são seres divinos não humanos pois os Elohim no plural são julgados por sua administração corrupta das Nações a Bíblia Hebraica nunca afirma que os governantes humanos judeus ou gentios são responsáveis pelas nações Além disso ao contrário do que muitos pensam nenhuma passagem na Bíblia Hebraica se refere os Elohim como humanos é importante notar alguns fatos evidentes os Elohim não são humanos são seres distintos dos adan humanos vivem por mais tempo leol ou seja por muito tempo no passado e no futuro mas tem a mesma natureza mortal de acordo com o
estudioso a assembleia mencionada no Salmo não aconteceu na terra para uma confirmação adicional recomendo a leitura do livro Os manuscritos de cumr no qual os luig moralde examina os fragmentos dos papiros da Comunidade dos essênios e revela que várias facções de Elohim estavam pres presentes naquela Assembleia a Bíblia tem termos bem definidos para indicar os juízes como filin Êxodo 21 Versículo 22 e chofe que é o título hebraico do Livro dos juízes e nunca foram confundidos com os Elohim eram indivíduos que viajavam em carros voadores definidos como ruak kavod e cava assuntos abades emus livos
anteriores code traduzido como glória de Deus not Ativ dood mosta de Deus podia e eit Moris o professor Jeff a benner fundador do Ancient hebrew research Center Desc o kavod como um carro pesado usado para ataque e defesa relacionando-o com passagens bíblicas o Reverendo presbiteriano Barry downing teólogo e físico sugere que a religião moisa surgiu de um encontro entre pessoas e um ovne guiado por inteligências extraterrestres Mais adiante também discutirei as teses do teólogo e professor Armin kiner no entanto no âmbito do pensamento hebraico católico e Cristão reformador há mentes abertas que se permitem questionar
e oferecer respostas hipotéticas sem recorrer à categoria do Mistério para abordar temas que a teologia não consegue explicar na Bíblia os Elohim nunca são considerados Deuses na verdade eles eram Originalmente objetos de respeito e submissão devido ao seu grande poder que era garantido pela tecnologia avançada que possuíam e que inspirava terror eram temidos também por causa de sua crueldade como claramente testemunhado na Bíblia yahvé chamado de O Guerreiro não hesitava em ordenar verdadeiros extermínios de pessoas indefesas conduzindo operações que hoje classificariam sem dúvida alguma como limpeza étnica conforme registrado nos livros de crônicas Samuel Reis
Entre outros os Elohim não se preocupavam com questões como religião espiritualidade e vida após a morte no sentido moderno desses termos seu objetivo principal era estabelecer estruturas de poder em vários territórios sobre os quais surgiram diferentes civilizações ao longo do tempo para alcançar esse objetivo moviam-se em busca de terras e populações que pudessem servir ao seus propósitos os Elohim eram indivíduos que dominavam as leis da natureza e do Cosmos transmitindo esse conhecimento apenas aos seus seguidores fiéis inaugurando assim a casta dos Reis governadores e sacerdotes os chamados iniciados no conhecimento no entanto esse conhecimento era
eminentemente científico material e útil para as necessidades diárias de seus líderes ou para suas exigências como Viajantes no espaço não tinha nada a ver com os supostos conhecimentos espiritualistas elaborados posteriormente yavé longe de ser o único e transcendental Deus era apenas um entre os Elohim talvez aquele que recebeu a incumbência de governar sobre um território específico no entanto nem mesmo isso podemos afirmar Com certeza já que ele poderia ter assumido autonomamente o poder sobre um povo e Território que ninguém lhe concedeu na verdade ao analisar sua estratégia para conquistar a terra prometida fica evidente seu
cuidado em não chamar a atenção de seus colegas rivais mais poderosos que governavam sobre Nações como o Egito e a Mesopotâmia ele estava ciente de sua situação e tinha um medo obsessivo de que seu povo o abandonasse para seguir outros Elohim por esse motivo constantemente ameaçava de morte aqueles que o traam e não hesitava em executar os traidores como registrado em passagens como Deuteronômio 13 versículo 7 e seguintes e números 25 Versículo 1 e seguintes enfrentando o tema de sua imortalidade estamos antecipando a questão do plural que é o verdadeiro cerne da questão e pode
ser resumido da seguinte forma se o termo Elohim se refere ao único Deus transcendental criador dos céus e da terra então a Bíblia possui um valor teológico e doutrinário e se Elohim indica uma pluralidade de indivíduos governantes colonizadores então a Bíblia narra uma história completamente diferente é por isso que a leitura literal que estou apresentando provoca tantas reações a filologia Hebraica nos últimos anos reconheceu que uma série de afirmações aparentemente absurdas e inaceitáveis Sempre fizeram parte daur Hebraica e estão presentes em suas fontes em várias versões do talmud e dos midrashim os textos da literatura
ex Extra bíblica que contém essencialmente o complexo da exegese elaborada ao longo dos séculos pelo pensamento Israelita sobre os livros do Antigo Testamento uma leitura e tradução cuidadosas da Bíblia em hebraico revelam que na verdade essas afirmações também estão lá diante de nossos olhos e só precisamos continuar eliminando as fachadas feitas sob medida essas verdades bíblicas óbvias que Veremos em breve referem-se aos aspectos fundamentais da doutrina Religiosa e estão relacionadas com o chamado mundo espiritual de anjos querubins Satanás Milagres etc portanto a verdadeira questão o motivo da disputa entre posições dogmáticas e livre pensamento gira
em torno dos Elohim por isso vale a pena fazer algumas outras observações na realidade atual onde o papel impresso e a internet interagem é interessante mencionar que no YouTube há um curto vídeo onde analiso alguns aspectos sobre o tema com exemplos úteis para uma melhor compreensão do que estamos discutindo o vídeo se chama Elohim e o plural de abstração e documenta como o contexto bíblico por si só resolve a questão gramatical levantada pelas doutrinas monoteístas que TM a necessidade dogmática de afirmar a unicidade para mais uma ratifica cito o professor RV Foster da cumber University
no Líbano que não hesita em dizer que não é possível demonstrar que a palavra Elohim tenha sido usada como plural de excelência a palavra Elohim é Hebraica mas seu equivalente existia também além daquele povo onde so uma forma inevitável e absolutamente plal indicava uma multiplicidade de indivíduos palavra foi introduzida na religião de Israel levou consigo sua forma plural e foi aplicada ao único verdadeiro Deus mas não foi utilizada como ideia de Majestade ou de Trindade de fato sabemos que os massoretas não possuíam conhecimentos sobre as regras gramaticais sintáticas e linguísticas que foram elaboradas séculos depois
pelos filólogos que conduziram estudos exatamente sobre aquela versão do texto bíblico infelizmente a filologia bíblica foi durante muitos séculos uma prerrogativa quase exclusiva dos teólogos que consequentemente depois formularam e aplicaram suas regras funcionais e as chaves de leitura doutrinal esclarecido isso examino outro aspecto para justificar a pluralidade do termo os teólogos monoteístas introduzem outros elementos e afirmam que onde não é possível negar seu plural Elohim não significa Deus mas legisladores juízes ministros esta afirmação é óbvia e representa mais uma forte confirmação da pluralidade daqueles indivíduos é evidente que em nossa cultura as funções legislativas judiciárias
e executivas são claramente distintas e a chamada separação dos poderes representa uma das garantias irrenunciáveis das organizações democráticas no passado pelo contrário as três funções eram concentradas numa única figura a do governante rei ou Imperador Qualquer que seja sua definição que as exercia tanto diretamente como por intermédio dos funcionários escolhidos e nomeados por ele mesmo os Elohim colonizadores poderosos e plenipotenciários representam um modelo típico desta concentração e fusão dos poderes sua maneira despótica de governar yavé era um dos exemplos mais evidentes e dramáticos reunia em si as funções mencionadas acima portanto torna-se Claro para todos
que os eram Originalmente ao mesmo tempo legisladores que ditavam as regras e as normas com plena autonomia decisória governantes ministros encarregados dos vários aspectos do poder que aplicavam leis diretamente ou através de seus subordinados como por exemplo Jetro Moisés etc juízes que prescreviam executavam e verificavam o respeito pela lei ou mandavam executar as respectivas penas e punições isso não pressupõe que os Adam fossem particularmente evoluídos como os teólogos ideólogos monoteístas devem necessariamente fazer supor mas o oposto a própria Bíblia que temos em casa sem qualquer necessidade de traduções especiais fornece elementos úteis para notarmos claramente
essa diferença Vamos explorar alguns pontos importantes os Elohim fizeram os Adam conforme Gênesis 1 o que vamos analisar em detalhes mais adiante surgiu a pergunta se os Elohim fossem simplesmente homens comuns precisaria mesmo ser destacado algo tão Óbvio seria estranho atribuir-lhes uma importância tão grande na história fica claro então que a Bíblia não sugere que fomos criados por legisladores juízes ministros que também eram humanos mas sim por esses indivíduos os Elohim uniram-se as mulheres dos Adam conforme Gênesis 6 se eles fossem apenas homens comuns com papéis de legisladores juízes ministros precisaria ser reiterada essa obviedade
com quem afinal se uniriam os homens comuns E por que essas uniões resultaram em um grupo especial os giborim ou seja aqueles de descendência mista definidos como homens poderosos famosos Vale Recordar que ao longo da história os fundadores das grandes civilizações eram frequentemente considerados semideuses filhos de humanos e de indivíduos com ascendência Celestial desde figuras como gugames e Eneias até os primeiros governantes do Egito e da dinastia japonesa entre muitos outros exemplos os Elohim morrem como todos os Adam conforme o Salmo 82 já falamos sobre isso mas vale acrescentar uma reflexão baseada no bom senso
se eles fossem simplesmente homens comuns ocupando papéis de legisladores juízes ministros seria necessário lembrar essa obviedade como poderia ser diferente yavé frequentemente temia que seu povo se voltasse para outros Eloim como evidenciado em várias passagens na Bíblia surge a pergunta um verdadeiro Deus teria tanto medo de simples legisladores juízes ministros muito menos poderosos do que ele esse medo o tornaria tão cego a ponto de matar impiedosamente aqueles que o abandonassem por meros humanos os hebreus que tinham um relacionamento direto e pessoal com ele seriam tão insensatos a ponto de trocar o verdadeiro Deus todo-poderoso por
simples legisladores juízes ministros ou seja homens comuns exercendo poder local e limitado parece quase impossível considerar essa ideia e até mesmo profundamente ofensiva para aqueles que nesse caso seriam incapazes de distinguir entre o Deus Universal e os homens comuns a Bíblia Deixa claro que o povo podia escolher entre yahvé e outros Elohim conforme Josué 24 e diversas outras passagens Defensores da doutrina afirmam que nesses casos se tratavam de divindades pagãs representadas por Ídolos de pedra porém surge a seguinte questão Será que os hebreus daquela época após terem mantido um relacionamento direto constante e pessoal com
yé por vários séculos desde pelo menos a época de Abraão teriam sido tão ingênuos a ponto de preferir Ídolos feitos de pedra madeira ou qualquer outro material inanimado a diferença entre os dois não seria óbvia demais os dogmáticos presos aos seus próprios preconceitos religiosos não percebem que isso desafia a inteligência humana e o senso comum e é até mesmo ofensivo em relação aos antepassados do povo hebreu seria inimaginável que um povo tão antigo fosse tão desprovido de discernimento se eu fizesse parte dessa nação certamente me sentiria profundamente ofendido ao ver a inteligência dos meus antepassados
ser tão menosprezada e ridicularizada ao contrário do que muitos dogmáticos afirmam acredito que o povo daquela época livre dos preconceitos teológicos que dominam muitas mentes hoje em dia estava plenamente consciente da situação se observarmos a história bíblica veremos que os Elohim não eram simplesmente indivíduos comuns ocupando cargos de legisladores juízes ministros nem eram Ídolos sem vida e insignificantes os Eloim compartilhavam as mesmas prerrogativas e características de yé pois faziam parte do mesmo grupo de origem yé era apenas um entre eles e portanto representava uma das escolhas possíveis para yahvé os outros Elohim eram rivais Concretos
temíveis e extremamente perigosos essa concepção parece estar presente até mesmo nos escritos de Paulo de Tarso conhecido como o apóstolo do Povo cuja doutrina Cristã é amplamente base ada em suas reflexões teóricas isso é discutido em um dos meus trabalhos anteriores intitulado ressurreição reencarnação na primeira carta aos Coríntios 8 Versículos 5 a 6 Paulo afirma explicitamente com efeito mesmo havendo muitos seres divinos conhecidos como theoi tanto no céu quanto na terra e de fato existindo muitos Teo e senhores para nós Há apenas um Deus o pai de quem tudo provém estamos aqui por ele e
o único senhor é Jesus Cristo por meio do qual todas as coisas existem e existimos para ele esta declaração é clara para esse Israelita da Tribo de Benjamim havia muitos theoi Assim como para os hebreus havia muitos Elohim o Deus ao qual os crentes da Nova Fé deveriam se dirigir era único da mesma forma que os hebreus deveriam se dirigir apenas a yé dado o número de Teo e seu papel como colonizadores era necessário que os Eloim estabelecessem sistemas de regras normas e leis para governar os povos sob sua autoridade essa necessidade era particularmente Evidente
para yahvé que se encontrava na posição de administrador de um povo que na prática ainda não existia e precisava ser construído é interessante notar o que os professores wexler e Levine mencionaram sobre a inexistência da identidade Israelita e até mesmo da própria língua hebraica na época em que Moisés agia sob a orientação de yahvé ele teve que gerar um povo que não existia proporcionar-lhe identidade e acima de tudo criar uma estrutura combativa para conquistar o território conhecido como a terra prometida importante ressaltar que ele nunca conseguiu efetivamente conquistar esse território conforme a arqueologia Israelita contemporânea
tem evidenciado apesar da mitificação dessa epopeia da ocupação da terra de Canaã e do estabelecimento dos reinos de Davi e Salomão cuja importância real era provavelmente menor do que sugerem as reconstruções teológicas e ideológicas fantasiosas yavé teve que construir o que não existia um povo e um exército para fazer isso elaborou e promulgou uma série de regras conhecidas como as 613 mitsvot que formam o cerne do hebraísmo dentre elas 248 São mitsvot aer ou seja ordens expressas de forma positiva que obrigam a realizar uma ação específica enquanto 365 São mitsvot lota ou seja ordens expressas
de forma negativa que proíbem uma ação específica embora muitos conheçam os 10 mandamentos que servem como a base do código moral em relação ao próximo é importante observar que o professor benzion Bergman Professor emérito de literatura rabínica na University of judaism em Los Angeles destaca diferenças entre as duas listas Êxodo 20 e Deuteronômio 5 e ressalta que as normas na Bíblia refletem a evolução das concepções éticas do Povo ao longo dos séculos portanto não estamos lidando com um sistema ético caracterizado pelo absolutismo e imutabilidade pelo contrário temos um relativismo moral declarado cujos conteúdos mudam com
as variações das condições políticas sociais e culturais podemos dizer que o Deus bíblico se adaptava às situações e aos tempos e veremos mais adiante até que ponto isso é verdade e significativo no entanto antes de abordar a questão do conteúdo real dos mandamentos e principalmente de suas finalidades que são absolutamente triviais é importante mencionar a declaração precisa encontrada em Êxodo 34 Versículo 27 e Avé Explicita que os mandamentos sobre os quais baseou a aliança com Moisés E o povo são os seguintes não contrair aliança com os habitantes do país destruir seus Altares estelas e imagens
e não adorar seus deuses não tomar as mulheres do país para os filhos de Israel não fazer divindades com metal fundido observar a festa dos pães ázimos no mês de abibe tomar para ele todos os primogênitos machos e resgatar dos humanos os primogênitos com dons respeitar o sábado após ter trabalhado durante seis dias celebrar a festa das semanas seifa colheita no final do ano apresentar cada macho ao Elohim três vezes ao ano não oferecer o sangue da vítima com pão fermentado e o sacrifício da páscoa não Poderá durar até de manhã doar ao Senhor as
Primícias da terra não ferver o cabrito no leite de sua mãe como podemos observar esses mandamentos não são os que nos foram ensinados e nada tem a ver com normas comportamentais de características puramente Morais São antes indicações práticas e precisas que frequentemente acarretam consequências dramáticas A análise comparativa das duas listas é tema de um capítulo em o livro que mudará para sempre nossas ideias sobre a Bíblia mas apresento aqui algumas novas expressões específicas o preceito sobre a entrega dos primogênitos tinha como finalidade sua utilização durante o sacrifícios yavé exigia Sua Entrega oit dias após o
nascimento exatamente como impunha com os animais Êxodo 22 Versículos 28 A 29 e queria que fossem Queimados para si conforme afirma em Ezequiel 20 Versículo 25 e seguintes Esta é uma das passagens em que a Conferência Episcopal italiana demonstra coragem ao manter o significado correto do verbo hebraico segue-se a tradução publicada pela sei dos Versículos 24 a 26 do Capítulo 20 de Ezequiel Por que não tinham cumprido meus estatutos mas mas haviam rejeitado meus decretos profanado meus sábados e seus olhos estavam voltados para os Ídolos de seus pais por esse motivo até lhes dei leis
que não eram boas e decretos pelos quais não podiam viver e permiti que contaminasse sua descendência fazendo com que passassem pelo fogo cada um de seus primogênitos para os aterrorizar a fim de que reconhecessem que eu sou o senhor yavé fazendo passar pelo fogo cada um de seus primogênitos é um significado de direto tão devastador e inaceitável para a doutrina que na maioria das vezes nas bíblias tradicionais é habilmente ocultado e substituído pelo termo consagrar que nada tem a ver com a literalidade do texto hebraico e principalmente com os objetivos desse ato as finalidades da
produção daquele fumo obtido através da queima da gordura preparada exatamente como está descrita no Levítico 3 Versículos 3 a 5 foram analisadas detalhada ente em meus trabalhos anteriores Onde está publicado o estudo médico que documenta a função neurofisiológica do ato de cheirar aquele fumo que acalmava os Elohim não voltarei a este assunto aqui mas devo observar alguns fatos narrados por povos de outros continentes sobre essa mesma estranha exigência que as denominadas divindades manifestavam em todos os lugares até mesmo obras que de um certo ponto de vista são consideradas distantes e suspeitas nos fornecem algumas provas
na Ilíada nos livros 1 2 4 6 7 2 2 e 23 e na Odisseia nos livros 3 7 9 12 13 17 e 19 por exemplo os deuses pediam que fossem preparados e completamente Queimados certos pedaços de carne e gordura dos animais exatamente como o yahvé bíblico e seus colegas Elohim faziam cheiravam aquele fumo para relaxar isso está claramente escrito na Bíblia mas não é obviamente aceito pela doutrina e portanto a filologia que trabalha ao seu serviço procura negar de todas as formas que o termo hebraico n niak tenha este significado que pelo contrário
é claro unívoco e também único como é revelado nos dicionários escritos pelos próprios estudiosos israelitas eles querem portanto convencer-nos de que se trata de uma alegoria embora sejamos convidados a aceitar que os autores bíblicos e Homero e ou os outros autores dos textos escritos e atribuídos a este último teriam todos eles escolhido por qualquer estranha razão justamente o mesmo instrumento literário e a mesma representação alegórica para corresponder essencialmente aos mesmos conteúdos mais imediato e menos fantasioso é pensar-se que Em ambos os casos se trata de narrações que falam de situações concretas e bem conhecidas entendo
que para os crentes seja difícil aceitar a ideia de que o Deus em quem acreditam se acalmasse com a queima de gordura e isso nos leva de volta ao exemplo da junta médica discutindo a cor da unha enquanto os filólogos cirúrgicos usam bisturis e pinças para tentar extrair o que lhes interessa em matéria ideológica e teológica Eu faço algumas perguntas se aquela fumaça como nos querem convencer deveria representar simbolicamente A Ascensão do espírito que deseja se unir a Então por era necessário produzir verdadeiras carnificinas de seres vivos era preciso causar tanto sofrimento não bastava queimar
madeira ou palha para obter o mesmo efeito não era suficiente queimar a lã das ovelhas em vez de matar os Carneiros E isso se realmente precisássemos usar um elemento animal os Elohim o suposto Deus único aceitavam os Carneiros de Abel e rejeitavam os vegetais de Caim não podiam perceber a equivalência das intenções cada um deles não estava oferecendo o que tinha disponível Y vé exigia que fosse queimada a gordura que envolve as vísceras e tudo aquilo que está sobre elas os dois rins com sua gordura a gordura ao redor dos lombos e ao lado do
fígado que se separa dos rins Levítico 3 Versículos 3 a 5 os Eloim queriam apenas esse tipo de gordura e nenhum outro aquela gordura era tão importante e preciosa que yé ordenava a morte de qualquer p que a usasse para si mesma Levítico 7 Versículo 25 O problema é que aquela gordura também era dos Filhos dos Homens que lhes era entregue quando tinham oito dias de nascidos e é óbvio que não podemos imaginar que eles próprios os criavam depois de arrancá-los de suas mães Êxodo 22 Versículos 28 A 29 os sacrifícios humanos continuaram até 622
antes de Cristo até o momento em que a reforma do Rei Josias O substituiu por Carneiros tentando eliminar essa memória conhecemos bem a prática de sacrifícios humanos entre os povos de todo o mundo Todos falam das divindades que pediam explicitamente esse tipo de oferta feroz e desumana a cultura judaico-cristã assume uma atitude dupla em relação a essa realidade considerando os rituais feitos por outros povos como absolutamente reais e também e pagãos enquanto tende a interpretar com uma chave alegórica ou metafórica os sacrifícios humanos claramente mencionados na Bíblia conforme exigido por yavé ao longo dos séculos
tem tentado e continua tentando negar a realidade histórica Evidente tentou disseminar a crença de que essa prática Bárbara era exclusiva dos povos considerados pagãos no entanto está claro que essa barbárie era praticada também pelo povo de yavé e era ele próprio quem pedia por isso uma evidência da qual ele não pode ser eximido Provavelmente quando as condições para que yavé continuasse a dar essa ordem falharam como ele mesmo explica em Ezequiel 20 Versículo 21 e seguintes essa prática foi moderada e substituída por um resgate feito através do pagamento em dinheiro que era mais vantajoso para
a casta responsável pela cobrança a transição do assassinato para o pagamento de um resgate em dinheiro é apenas uma das muitas situações que evidenciam a progressiva evolução da Moral e dos costumes ao longo do tempo como mencionado pelo professor benion Bergman já citado anteriormente que resultou em inovações e variações nas próprias normas portanto aqui também percebemos que as regras dadas pelo suposto Deus eram constantemente modificáveis e tinham um valor relativo Como já foi evidenciado no midrash quando yahvé permitiu seguir a maioria por enquanto adianto apenas um conceito que ficará mais Evidente após a análise dos
10 mandamentos tradicionais devemos reconhecer que os grandes sistemas religiosos fundamentados no antigo testamento conseguiram construir um conjunto de normas éticas positivas apesar do que está escrito naquele livro e não graças ao mesmo Esse aspecto também foi importante na construção da estrutura espiritual que pelo menos nesse aspecto resultou em uma realização com significados positivos no entanto a falta de moralidade Para Não Dizer imoralidade do comportamento de yahvé encontra seu primeiro exemplo na avaliação da aplicação prática do preceito que proíbe não tomar mulheres do país para os filhos de Israel ao concluir esta análise profunda das escrituras
antigas somos levados a questionar as interpretações convencionais que nos foram transmitidas ao longo dos séculos é evidente que as narrativas religiosas tem camadas de significado que vão além das interpretações superficiais as práticas e prescrições atribuídas a divindades como yahvé nos desafiam a reconsiderar nossas noções preconcebidas de moralidade e ética o estudo cuidadoso desses textos revela uma complexidade que muitas vezes é ignorada pelas interpretações tradicionais as narrativas antigas refletem não apenas as crenças e valores das sociedades em que foram concebidas mas também as experiências e percepções dos autores que as registraram ao questionarmos as práticas religiosas
somos confrontados com a necessidade de uma abordagem crtica e contextualizada devemos considerar não apenas o conteúdo das escrituras mas também o contexto histórico e cultural em que foram produzidas isso nos permite comprer melhor as motivações por trás das prescrições e práticas religiosas bem como sua relevância para as sociedades antigas e contemporâneas é importante reconhecer que as narrativas religiosas são produtos de seu tempo e lugar sujeitas a interpretações variadas ao longo da história ao adotarmos uma abordagem mais aberta e questionadora podemos explorar novas perspectivas e extrair lições valiosas mesmo das passagens mais controversas portanto ao refletirmos
sobre as escrituras antigas somos desafiados a ampliar nossos horizontes e questionar as interpretações estabelecidas somente ao fazermos isso podemos verdadeiramente compreender a riqueza e a diversidade do pensamento humano bem como sua busca contínua por significado e orientação espiritual Obrigado por assistir ao vídeo se você gostou por favor deixe um like e se inscreva no canal para nos apoiar e torne-se membro e obtenha acesso exclusivo às versões em áudio de nosso material isso nos ajuda muito não se esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo até a próxima