Silvio Almeida: democracia, racismo estrutural e combate ao ódio | Reconversa #2

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Reinaldo Azevedo
A democracia no Brasil anda junto com a luta antirracista? No segundo episódio do Reconversa, Reinal...
Video Transcript:
[Música] [Aplausos] [Música] Olá estamos aqui para o segundo Encontro de reconversa esse programa semanal esse bate-papo semanal esse podcast que eu e Valfredo Wagner tocamos aqui uma parceria que nós fizemos com YouTube muito honrosa para nós não sei se tanto para o YouTube mas tomara que sim não é hoje com Silvio Almeida Ministro dos direitos humanos e da Cidadania nós vamos falar até porque que esse é da Cidadania é uma coisa importante se inscreva no canal Reinaldo Azevedo que você vai para o recoversa e meu filho minha filha você gostou dá like Se não gostou
infelizmente não tem mais dedinho para baixo mas a gente promete melhorar e hoje com muita honra né Olá meninas Tudo bem Tudo bem obrigado pelo convite uma honra está com vocês eu vou ter que falar uma coisa a gente tem de né a gente ser sincero com você que tá aí O Silvio é nosso amigo isso não quer dizer que nós vamos fazer com ele uma entrevista assim ah esse vou levantar a bola possível cortar não é isso agora fingir que não é nosso amigo também né não funciona porque seria falso Então vai ser Silvio
vai ser você agora as nossas perguntas obviamente Elas serão de interesse público né e portanto elas não são pautadas pela intimidade a intimidade aqui vai servir para tornar as coisas ainda mais efetivas para tornar as coisas ainda mais precisas só isso não vai ser bolinho não como você tá pensando não tá pensando nada aqui pode só não pode ser amigo da onça fora daqui mas é um prazer estar com vocês amigos queridos uma honra muito grande Como já disse nós estamos aqui fazendo essa entrevista no canal do YouTube e você o ministério dos direitos humanos
e da Cidadania ainda hoje temos explicar porque se dá cidadania é importante mas vocês criaram um grupo para debater a questão do ódio nas redes sociais você tá querendo me censurar Silvio Almeida tá querendo censurar esse programa censurar as redes criar o ministério da verdade como alguns dizem é isso nós vamos criar o que o 1984 do PT explica para nós qual é o objetivo desse grupo porque isso é importante muito pelo contrário é justamente porque eu não quero a censura é que esse grupo ser criado porque a liberdade Ela depende justamente de coibir certos
comportamentos tanto ponto de vista pessoal individual Como pode institucional acho que vale um esclarecimento aqui é esse grupo de trabalho que é um grupo de trabalho que Visa produzir estratégias de combate dos cursos de ódio e ao extremismo não é em relação às redes sociais estão somente porque é um grupo ligado a competência do ministério que a educação em direitos humanos não discurso de ódio o ódio é contra qualquer tipo de liberdade o ódio é algo que bloqueia a liberdade o ódio ele justamente dirige a interromper a autonomia interromper o livro de pensamento então ou
seja há uma incompatibilidade uma contradição entre ódio e liberdade e é justamente isso que o que o grupo de trabalho ele quer esse dia sobre isso Então veja um grupo de trabalho que ele tem um escopo muito que vai além de pensar na questão da regulação das redes sociais a gente não tá falando disso Isso é uma outra questão porque eu também acho que é de suma importância tá Porque de fato Como já foi dito Existe sim uma o ódio ele virou uma mercadoria o ódio virou uma fonte de lucro para as empresas que regem
e que administram as redes sociais a gente sabe disso o ódio engaja né e portanto o que a gente quer fazer é pensar em termos culturais e educacionais Quais são as estratégias que nós podemos criar para fazer com que o discurso de ódio ele ele seja ele possa ser dissipado e mais do que isso como a gente pode criar também formas institucionais e democráticas isso é fundamental para que o extremismo e o ódio eles não se alacem na sociedade e veja só existe algumas alternativas muito importantes é isso que o grupo vai fazer nós queremos
recolher também algumas experiências internacionais é que me parece experiência muito interessante e que pode ser aplicados ao Brasil como por exemplo na Finlândia né Ou seja você tem você tem hoje na Finlândia é como parte do currículo escolar sobre como identificar fake News aliás isso é importante é importante Se interromper Mas é só para a Gente esse grupo acho que é importante deixar claro esse grupo pode fazer sugestões sim ele não vai interferir de nenhuma maneira eh no funcionamento das redes Não isso não é considerado Qual é o objetivo quando esse grupo concluiu o seu
trabalho esse grupo terá concluído O quê exatamente a entrega do grupo é um relatório é um relatório que vai propor uma série de políticas públicas ou de orientações inclusive por isso que participam também outros Ministérios o ministério você compra de comunicação social do governo o Ministério da Educação participa o Ministério da Justiça e Segurança Pública a Advocacia Geral da União ou seja a gente chamou todos os atores né institucionais e também alguns especialistas e outros serão convidados também tá isso é importante dizer também porque nós precisamos dizer Poxa porque não chamou um outro porque na
verdade outras pessoas serão convidados para falar como especialistas serão convidadas também para propinar outros grupos sociais que são afetados pelos cursos também vão participar ou seja esse grupo quer ser um grupo aberto de tal sorte que nós queremos recolher aquilo que foi as melhores experiências também e também a partir das múltiplas vozes construir uma série de propostas que vão servir para que o estado brasileiro se posiciona em relação a isso porque veja o que está em jogo aqui Walfrido e Reinaldo é a democracia a gente não pode né porque tem gente que acha Eu costumo
dizer a tirania tudo pode democracia nem tudo pode pois é tirania ódio combina muito bem o que não combina meia hora de democracia ou seja se a gente não se a gente não tiver disposto a enfrentar esse problema veja e aqui eu eu quero eu quero ser muito o cara muito enfático e muito verdadeiro com a sociedade brasileira porque eu tô num papel de Ministro de Estado então eu preciso ser muito transparente as propostas que vão vir elas são também propostas em termos de re orientação cultural o que só se faz em termos institucionais que
não adianta ficar levantando Bandeira e tal e querendo fazer orações Morais Ou seja a gente precisa ter orientação institucional Então tem que ter projeto de educação tem que ter projeto cultural a gente precisa portanto incidir nesse Campo mas também precisa ter limite por isso que eu queria te perguntar precisa ter limite o interdita o diálogo e o diálogo é um elemento central da Democracia isso que você acabou de dizer se eu não tenho autoridade de pensamento e o ódio interdita a autoridade de pensamento evidente que eu não posso ter um embate democrático entre ideias que
é um pressuposto da Democracia mas como é que você faz fala pode ser que a pessoa alguns se percam só rapidamente é alteridade de pensamento depois diversidade de pensamento várias ideias convivendo ao mesmo tempo no mesmo lugar e de maneira civilizada como é que a gente faz porque nós vivemos a uma ou duas décadas um mundo em que no Brasil você tinha empresas de mídia que eram brasileiras e que submetiam a legislação brasileira hoje nós temos administradores das redes sociais são empresas mundiais como é que você faz para regular isso no Brasil regular no Brasil
um fenômeno que é mundial o ódio o a divulgação e propagação do ódio nas redes sociais é um fenômeno Mundial que interessa a empresa transnacionais que nos submetem apenas ao direito brasileiro Então essa esse não não não eu acho que eu acho que o debate é fundamental e e nos leva a pensar numa outra dimensão também da política nacional e da política de direitos humanos de uma maneira geral a política de direitos humanos é uma política nacional mas que não se faz sem uma sem estabelecer uma relação direta também com uma política internacional não tem
como a gente pensar nas coisas do país sem pensar também no ambiente nas contingências o cenário internacional Então mas a gente pode começar um processo aqui de debate sobre essa questão do discurso de ódio e mais uma vez o papel desse grupo e do Ministério dos Direitos Humanos é incidir fundamentalmente Nas questões se natureza Educacional e cultural o que não nos impede de fazer sugestões em termos regulatórios e as sugestões que temos regulatórios se não em termos do direito interno mas também é instinto e também faz parte também do ministério de direitos humanos essa incidência
Internacional na confecção de debates e tratados internacionais sobre o tema você fez um discurso na ONU a comissão de direitos humanos da ONU recentemente alguns dias você tratou desse assunto também o que que você falou lá falei sobre a necessidade que nós fortaleçamos os aspectos institucionais se garantem a democracia no mundo todo estão vivendo uma grande crise essa crise Se a gente pudesse resumir ela se dá em dois pontos centrais eu acho que é uma crise primeiro é uma crise do que a gente pode chamar de regime de acumulação a gente não pode deixar tapar
o sol com a peneira e dizer que nós estamos vivendo uma crise no capitalismo uma crise da reprodução do capitalismo mundial e isso tem reflexos institucionais isso não quer dizer gente que o capitalismo vai acabar amanhã quer dizer apenas que ele tá vivendo uma fase exatamente e assim o capitalismo acabar amanhã não quer dizer que o socialismo era brotar no dia seguinte inclusive tocada do capitalismo é derrocada também das formas de vida que se reproduzem sobre o capitalismo O que significa então que sem alternativas projetos outras coisas o colapso é o que se apresenta desgracia
como um abraço da cultura capitalista É nesse ponto que eu queria chegar a crise do regime de acumulação ela cria também uma crise nos modelos institucionais de uma crise que a gente chama de democracia que essa palavra que a gente sabe dizer muitas vezes o que não é mas não sabe me dizer o que é né Então seja uma crise e o outro ponto também que eu acho que é uma crise que está relacionado também a crise da reprodução das condições de sociabilidade né que a gente modo de produção enfim é também a questão da
Igualdade né ou da desigualdade no mundo então você tem de um lado como é que a gente lida com a desigualdade e como é que a gente lida com a democracia e sabem disso para para na questão de como é que a gente manter o mundo em ordem né porque tem gente que está disposta Inclusive abrir mão da Democracia para viver um pouco de ordem vejo que aconteceu na pandemia né olha só Então esse é o nosso grande dilema como é que a gente vai fazer e nesse e nesse meio tem a questão central como
é que a gente pensa na questão dos Direitos Humanos A partir dessa grande crise porque a gente já sabe que isso serão os condenados da terra né Como dizia o França não né a gente já sabe que isso é um dos deserdados do mundo a gente já sabe quem é que vai pagar o pato esses conflitos que estão cada vez mais se algodizando a guerra que tá acontecendo na guerra na Ucrânia é um capítulo disso mas isso tende a piorar então o nosso grande lema é o seguinte como é que a gente faz para pensar
formas de reordenação no mundo você falou você citou ele citou deserdados da terra do fan não que é Enfim uma das referências né do movimento de libertação da Argélia e da descolonização digamos no mundo contemporâneo porque que eu tô falando isso Vejam Só isso tem a ver com episódio que aconteceu no mês passado no Brasil no litoral norte enlouqueceu nós tivemos ali claro problemas de chuva problemas de meio ambiente ocupação irregular de áreas mas as pessoas a maioria das pessoas que morreu tem cor a maioria das pessoas que morreu tem renda e elas têm um
perfil os pobres morreram né como na música em que os pobres estão pretos e pretos e tão pobres ou quase né como eles dizem quase Preto então pobres isso significa isso me remete ao seu ministério né e é uma coisa muito estúpida que se diz frequentemente você fez um discurso de posse que emocionou muita gente a mim inclusive eu ouvi sendo seu amigo fiquei na garganta porque a gente quando de amigo a gente entende é meu amigo você esperava mas ouvi-lo o ministro Preto dos Direitos Humanos falar aquilo fala das pessoas que importam me deixou
de fato emocionado e claro eu eu era um discurso contra o ódio E por incrível que pareça o ódio atentou para o discurso do senhor né e dizendo assim mas eu sou branca não importa então não importa eu sou hétero eu não importo Eu só não sei o que eu não importo não claro todas essas pessoas importam mas eu queria o Silvio isso essa é uma pergunta que eu faço sempre vem cá você que tá acompanhando aqui né Se depois disso você não quiser dar dedinho para cima da pergunta que eu fazia não precisa porque
eu também nem te quero aqui Ah tá dispensando público mal começou não mas é que se você não entendeu o que eu falar não vai entender nem o resto do que a gente fizer para a vida então pelo menos tem que abrir a cabeça para isso vem cá você que é branco e hétero já foi discriminado alguma vez por isso ah meu Deus como está difícil ser branco e hétero no Brasil daqui a pouco você vai dizer que é difícil ser Branco hétero Rico é um inferno sei isso Bom é ser gay é ser preto
é morar no Pé da Serra lá no sair para coisa desabafo sobre sua cabeça né sendo que eu sou entrevistado desculpa aí mas eu quero saber o seguinte quando se fala das pessoas que importam o que isso significa em termos de direitos humanos e aí sim e da Cidadania e aí eu quero que você fale também do nome é possível decretar igualdade Como faz a construção no fim do dia tem um imperativo de igualdade ao imperativo de igualdade você já manda que haja igualdade no Brasil é possível vou lembrar a frase que tá num livro
muito controverso escrito no século 19 por um homem bem barbudo que ele diz assim a revolução não se faz por decreto nada se faz por decreto ou seja tá no livro o capital e ele fala isso ou seja não se faz evolução por Decreto que quer dizer com isso quer dizer o seguinte que na verdade o direito às instituições ela se levantam a partir de forma de sociabilidade relações sociais que são conflituosas ou seja e as instituições elas são fundamentalmente o resultado desse conflito que se cristaliza né de tal sorte que você consegue criar um
desses formas de contenção né dos conflitos para que eles não sejam tão Agudos que possam destruir associabilidade mas olha só agora indo para o ponto colocou Renaldo quando se afirma você só importantes e valiosa para nós ilumina certos grupos sociais ou então quando você dizia as negras importam não quer dizer que outras pessoas e outras vidas não importam é afirmar a importância de grupos de pessoas que nunca tiveram a importância né E que agora nós estamos fazendo o seguinte agora Vocês importam a vida de vocês também é valiosa Então nós vamos proteger a vida de
vocês tal como a vida dos brancos dos heterossexuais ou seja as pessoas se reset normativas como elas são protegidas tua vida de vocês importa não importa agora veja eu comecei meu discurso de uma maneira assim acho que muito emblemática né no sentido de afirmar a importância das pessoas de uma maneira geral eu comecei assim se vocês puderem lembrar trabalhadores e trabalhadoras do Brasil vocês existem e são valiosos para nós trabalhadores e trabalhadores do Brasil ou seja o que eu quis dizer é que as pessoas que estão à margem do mundo as pessoas que estão sendo
discriminadas sistematicamente né não quero dizer que uma pessoa que foi de um ato de preconceito as pessoas que sistematicamente são Discriminados se sistematicamente são violentados questionamentos são assassinados que são escanteados que estão morrendo que estão sofrendo privação que essas pessoas importam e que eu como eles de estado num governo eleito democraticamente com as expectativas que esse governo carrega do presidente Lula quero dizer as pessoas que essas pessoas importam são valiosas para nós foi se eu quis dizer no fim das contas e quem afirma por exemplo aquelas camisetas 100% negro vidas negras importam então querendo dizer
a mesma coisa tá querendo afirmar o seu valor diante do mundo que não lhes dá valor Esse é o ponto Vimos um pouquinho mais das eleições algumas pesquisas que tentavam identificar o que era o bolsonarismo ou as pessoas que tinham se convertido o que votavam no bolsonaro e muito tinha a ver com o que a gente chama de deitarismo ou seja com o que aquelas pessoas entendem como um desvio do padrão e associam esse desvio do padrão ao progressivo à esquerda e muita gente que votou no Lula um dia votou no Lula deixou de voltar
e passou a voltar no bolsonaro porque acreditava que havia uma política poderia ver uma política de estado que de alguma forma privilegiar-se aquilo que essas pessoas entendiam como desvio do parou e aquilo que elas entendem desvio de do que é o tradicional e que deveria ser humildes quer dizer são famílias que tem no seu seio homossexuais lésbicas Enfim uma população LGBT para disseminada no país inteiro nas famílias brasileiras uma população que aceita pelas famílias mas que as famílias não querem ver de alguma forma ou parte das famílias aquelas que se diziam bolsonaroistas não quer ver
incluída numa política de estado O que que você tem a dizer sobre isso tem que dizer que esse discurso e esse discurso ele tem que ser visto na sua origem né esse tipo de postura vou falar de um lugar que eu sei que vocês dois entendem muito bem né porque estudam são especialista o Alfredo um dos grandes advogados de Direito Empresarial do Brasil direito econômico você é estudioso do tema e as suas origens também mostra que você conhece isso eu quero jogar isso para o campo da economia política esse tipo de discurso ele começa a
sugestado nos Estados Unidos desde os anos 50 né como uma forma de reação ao estado de bem-estar social né ou seja o que a gente chama de conservadores que depois daquele espalho conservadores esses caras já começam a se organizar né já desde o final dos anos 50 eles ganham muita força dos anos 70 Então qual que é o grande adversário desses conservadores ou Neo conservadores a época no contexto é a chamada contracultura né porque a partir do momento que você começa a ter a crise né do modelo do estado bem-estar social e você começa e
crise do capitalismo com o Renan falou é a crise das formas de sociabilidade a crise dos parâmetros Morais né então é uma crise de consenso senhor não existem instâncias em que é possível produzir consenso então a violência ela se impõe como dramática então que eles estão dizendo Nossa que tá acontecendo isso essa desemprego é porque tá vendo uma uma um avanço dessas pessoas que não tem qualquer tipo de freio moral são os hipps é o movimento negro é o movimento LGBT que é a mais né É porque que não tinha essa nomenclatura é o movimento
feminista então Ou seja você reduz o problema da economia política ao problema do comportamental de certos grupos sociais ou seja o que a gente está vivendo no Brasil né de maneira tardia o que a gente viveu no Brasil é o resultado disso também o que também está nos Estados Unidos também está acontecendo na Europa então eu diria sempre estarejava Freedom o bolsonaro o que a gente chama de bolsonarismo vamos dar nome aos bois é fascismo o bolsonaroismo É aversão brasileira Nas condições brasileiras do fascismo sendo assim como todo fascismo ele é identidade no sentido da
palavra essa ideia de identidade identificado a esquerda a gente pode falar disso depois também porque a gente pode depois definir o que é identitário mas assim mas essa afirmação de uma identidade que é uma identidade que se coloca em contradição com outras que são vistas como deletérias isso é coisa da Extrema direita não é Originalmente da esquerda a Extrema direita que a identidade porque a gente tem que fazer uma seguinte divisão uma coisa é refletir sobre o que é identidade outra coisa é a fixação da identidade como se a identidade ela fosse a causa e
não há consequência O que é um problema também das esquerdas que a gente pode falar depois tá mas agora é o seguinte o bolsonarismo se fixa na ideia de uma identidade de uma identidade que é curioso né uma identidade nacional e como todo Nacional também uma invenção do que é um Nacional Para justamente se contrapor a tudo aquilo que parece entrar em contradição de uma forma de vida é a primeira experiência que a gente tem tem dito de uma direita internacionalista apesar de toda a sua geckices com todo respeito mas no sentido do atraso do
primitivismo Apesar desse discurso esse discurso do bolsonarismo Hoje ele é um discurso profissional Isto É em cada país Ele é extremamente localista anti globalista e ele mesmo é um fenômeno Global perfeito perfeito mas assim vamos lá o que você falou muito interessante que volta aquele começo do nosso papo Alice não entende o que obra interessante eu fico feliz porque eu sempre falo assim ele vai me achar idiota não não não mas é verdade é muito interessante não é verdade que eu te acho um idiota é verdade que eu te acho muito interessante e que e
que a reflexão que vocês colocarem a partir de uma pergunta do malfrido não se entende o fenômeno o fenômenos nacionais a gente não entender também a relação com o contexto internacional ou seja o Brasil sempre foi um país atravessado por três tendências estruturais que eu sempre falo isso eu sempre foi um país atravessado pela dependência Econômica pelo autoritarismo né a gente pode discutir depois que é isso e o racismo Então não é novidade a questão é como essas formas se apresentam diante de nós e como elas geram As crises que geraram Então tem que ter
um ambiente internacional para isso então eu diria que o bolsonaroismo ele é uma espécie de manifestação nacional de um fenômeno internacional que é justamente essa ascensão das extremas direita na esteira da crise daquela crise que nós falamos agora que começa com regime de acumulação mas que atinge também as formas institucionais que foram produzidas no pós guerras dessa tese do fascismo seja o fascismo aqui seja fascismo os fascismo localistas na Europa dizem assim a palavra não cabe porque o fascismo também o modelo econômico fascismo é um modelo de estado Centralizado o fascismo é um jeito de
organização em suma do poder político é uma estética então isso não seria fascismo seria outra coisa eu eu pessoalmente não compartilho dessa tese porque eu acho que o fascismo também é um conjunto de valores e ainda que a gente não tem o estado Centralizado no fascismo a gente tem um conjunto de valores que me parece de Fato muito próximo do fascismo eu não quero ser Comente a Minha tese mas gostaria de saber é assim como você responde essa crítica de que assim não pode ser fascismo Porque nós não temos uma economia fascista não temos um
estado fascista então fascista não é eu respondo pedindo as pessoas que consultam os livros de História primeiro para olhar que fascismo ele o fascismo Não começa como um projeto de estado ele começa como como um movimento né social né ou um substrato social que tem algumas características por exemplo as milícias né as milícias ou seja essa essa retórica de ódio contra pequenas contra sindicatos né ou seja se você for ver o que foi a ascensão do fascismo na Itália né a gente começa a outra coisa né precisa ter a convivência de certos setores da Imprensa
você fundamental ou convivência assim ou apoio direto ou então o silêncio dentro das violências que são praticadas contra grupos sociais ou econômicos de alguma maneira são contrários a certos interesses hegemônicos né então Ou seja quando os fascistas na Itália eles começaram a entrar esse sindicato a quebrar tudo a matar a gente teve gente focada Inclusive tem o apoio também de certos setores da economia o apoio dos industriais italianos ao fascismo É acho que a fina indústria né Isso aí é o que tá traduzido de história e tá no livro Fantástico m o filho do século
do Scott é que é espetacular que demonstra como é que o Mussolini ele começa a se aproximar dos herdados ele começa a se aproximar daqueles que dos Derrotados da Guerra daqueles que não tinham nada é o ressentimento e sabe porque nós não temos nada nós não temos nada por causa dessas elites que estão aí é condecendo o tempo todo com os nossos inimigos quer rigorosamente discurso que a gente tem hoje do bolsonarismo né dos bacanas que estão sempre ligados aos comunistas e a elite e é isso é o sentimento é um discurso que é ao
mesmo tempo socialista Mas eu também não tem nada para quem a democracia não deu nada e continua miserável passando fome sem casa sem futuro sem escola e um outro grupo que acha que paga a conta de pessoas que não para que a democracia também não tem o menor interesse mas as pessoas não precisam democracia Aliás a falta de democracia é muito importante para que elas consigam impor né de maneira de maneira violenta as suas vontades ou seja os seus interesses né mas deixa eu fazer um pequeno a sua forma de vida você falou de racismo
você falou do racismo você falou dos Estados Unidos da dos anos 50 e 60 nos Estados Unidos Você não acha que o antirracismo no Brasil é cordial demais Sabe porque eu não acho porque o estado brasileiro é de uma violência de uma sofisticação porque se não fosse o movimento negro aguerrido sofisticado Eu por exemplo não estaria aqui você imagina uma cena como daquela do Black lives matter a época dos protestos em 2020 que um policial vai se ajoelhar junto com manifestante embora teve repressão lá mas aqui no Brasil isso não teria a menor chance de
acontecer o estado brasileiro é violentíssima um estado que é um estado que é muito incenso a democracia então o movimento negro teve não só que resistir não só que lutar não só que enfim bater de frente mas teve também uma série de estratégias políticas para poder sobreviver E permitir por exemplo que pessoas como eu chegassem onde eu cheguei então o que você tá dizendo é que os panteras negras no Brasil dentro do estado brasileiro seriam dizimados ela é uma luta que se desenvolve a partir do desafio que se impõe pela história pela contingência então certamente
panteras negras com tudo aquilo que eles foram capazes de fazer inteligência que eles foram capazes de mobilizar assim como o movimento negro brasileiro também o fez porque a tua pergunta primeira também nos leva a pensar o seguinte Será que a gente não deveria dar mais valor para o movimento negro brasileiro que me trouxe até aqui por exemplo que permitiu que eu estivesse até aqui não trouxe até aqui porque então você tá aqui porque desenvolveu a estratégia de sobrevivência de luta que conseguiram fazer um homem negro e as mulheres negras que estão até aqui chegarem em
certos patamares que não teriam sido possíveis e ele da violência histórica do estado brasileiro estado brasileiro estado violenta é um estado racista só queria saber como você acho que é importante dizer isso então agora o seguinte eu acho racista ela desenvolve a partir de uma série de estratégias que vão dar negociação um conflito direto né então eu acho que o Brasil ele também teve a sua dinâmica de estratégia de conflito aberto falando de racismo em posições de poder você Miss de estado ainda é vítima do racismo estrutural e aqui o livro que é Um clássico
me parece ter uma edição nova para sair tá no forno e assim e antes sem perder a pergunta não poder perder a pergunta o que é afinal de contas o saldo total do racismo estrutural que até hoje é para muita gente isso não está Claro porque assim Alguém já disse perto de você que não é racista porque tem amigo Preto namorou uma moça namorou uma moça Negra trabalha em casa que tem amigo tem até amigo negro e aí ele diz assim e isso comprova que eu não sou racista ele pode não ser um racista mas
o que é o racismo e o racismo estrutural existe independentemente dele A questão não é subjetiva no sentido da vontade do cara Ela está na nossa formação ela está presente entre nós o que que é o racismo estrutural primeiro depois Qual foi a sua pergunta mesmo a minha pergunta se ele depois de Ministro de estado porque é uma pergunta que tem uma sacanagem que é a seguinte bom o racismo acaba quando você atinge uma posição de poder Esse é o ponto claro você deixou de ser vítima de racismo estrutural Claro que não agora sim falar
de racismo estrutural nos leva a sofisticar o termo até com que a gente se refere aos casos de racismo Então veja fala de racismo estrutural retira a palavra vítima e culpa não é isso que tá em questão aqui a gente tá falando de posições de uma situação social situações vamos pegar Eu sempre gosto de explicar assim quando eu dou aula sobre sobre o que é o racismo na sua dimensão estrutural primeira coisa que eu falo vamos começar pelo clássico estrutural não é o racismo estrutural não é um tipo específico de racismo ponto racismo estrutural esse
termo esse conceito é uma forma de olhar a questão do racismo com mais sofisticação porque eu quero dizer com isso é tentar enxergar o racismo para além da vontade para além de casos individuais e para além de um movimento institucional é tentar enxergar o racismo na sua dimensão relacional como relação social portanto é muito mais complexo Então vamos pegar eu gosto de usar muito imagem imagina o seguinte Quando você vê uma violência uma violência um homem negro sendo agredido por três policiais brancos vamos pegar os brancos ele fez agora percebe Então mas por que que
você sabe que é racismo aquilo por que você fala assim puxa aqui racismo Por que que a gente fica preocupado você percebe então que antes daquela cena acontecer tinha um cenário essa altura que ele está nos assistindo não posso perder o gancho Não perca o jovem negro que foi morto por três por cinco policiais negros nos Estados Unidos onde é que está o racismo estrutural agora não veja só Vamos pegar vamos pegar essa cena porque você fala assim isso aqui porque alguém vive falando assim pessoa que é racismo se os policiais Brancão negros porque existe
um cenário e qual que é o cenário que tá colocado é o cenário que tá colocado é que jovens negros são sistematicamente violentado pelo estado seja que os Estados Unidos seja um outro lugares então vejam que a gente mesmo aqueles negros que estão lá com policiais são agentes de um estado que tem um conjunto Pois é por isso não faz muito sentido porque porque o racismo como relação social faz com que negros e brancos se mobilizem a partir da questão racial mesmo uma pessoa negra Pode ser que olhe para outra pessoa negra também de maneira
a enxergar naquela pessoa algo diferente do que chega no branco os negros também são atravessados pela forma com que o racismo estrutura a sociedade é isso posso dar um exemplo aqui é mais assim mais acho que mais Evidente chocante machucante não há incomum é estudar até pela psicologia é isso isso chama ameaça do estereótipo o que se ameaça do estereótipo você vai prestar um concurso prestar um concurso para professor em alguma Universidade sou homem negro aí você fala assim puxa vida quem que foi professor na sua universidade Negra você olha gente não tem nenhum nego
aqui por que que eu vou prestar esse concurso eu não vou passar eu não vou conseguir nunca aí a pessoa pega e simplesmente não se candidata para vaga simplesmente porque já tem a certeza de que pelo fato de ser negra não vai conseguir que leva a pessoa pensar uma coisa dessa não tem nenhuma placa dizendo aqui não se permite você percebe Então como a questão a condição racial ela vai formando a sua subjetividade é isso que eu quero dizer assim estrutural é isso é a formação não apenas de um comportamento consciente mas até das formas
do inconsciente que é um outro exemplo um exemplo pessoal tá claro quem é alvo da discriminação dos próprios negros é óbvio por isso que eu falo você assim a luta o anti-racismo ele só se forma de duas maneiras e as duas Aliás não rumo ao outro das duas formas com estudo e com militância política consciência racial ela não é espontânea para você entender o que é o racismo Você precisa estudar e você precisa também agir politicamente se nós sua consciência não se forma para onde vai o negro não se torna um militante da causa Negra
simplesmente por gerações espontâneo é só uma questão não perca mas eu tenho de fazer essa provocação aqui até porque eu sou acusado hoje de ser governista né então agora eu vou fazer mas vai mudar conhecendo você como eu conheço muito em breve você Direitos Humanos nós temos uma negra no ministério da cultura da Integração Social da Integração racial a da Igualdade racial desculpa aí eu vou dar racial Ciência e Tecnologia mas de qualquer modo tem igualdade racial ou integração racial igualdade é melhor que integração palavra integração da o sentido de que você vai forçar né
e não e não se enxerga contradição não é não tem até tem negro no governo mas não tá faltando orçamento na mão desses negros é assim o que eu pergunto é se o racismo estrutural não tá presente até nessa nessa no momento em que assim eu Saúdo que o governo Lula tenha negros do ministério Eu acho que isso é um avanço objetivo histórico etc agora ao mesmo tempo fica parecendo assim que alguns Ministérios para vão pegar Elite Econômica alguns mistérios assim ah aquilo que a gente café com leite fica para os negros brancos cuidam do
dinheiro negros cuidam de causas sua pergunta é muito interessante porque ela remete uma fala que vem do próprio movimento negro então eu quero fazer ao mesmo tempo São Bandeiras fundamentais então por isso que eu quero responder essa pergunta a partir de dois registros vamos pegar um Primeiro Registro primeiro que esse esse isso não isso poderia o que está dizendo poderia ser contestado se a gente pegar o caso da ministério da cultura que tá na mão de uma das das mais artistas mais representativas figura maravilhosa que a minha amiga querida uma gata Menezes que tem um
orçamento muito considerado o orçamento Inclusive acho que é um eu não sei talvez esteja falando alguma coisa que não é correto a gente parece que esse é um dos um dos orçamentos mais consistentes né que o ministério da cultura já teve e a história eu acho que tem que ser isso mesmo dia do que aconteceu nos últimos tempos Então acho que acho que todo mundo correto agora agora tem um outro registro também para a gente falar disso a gente pode também considerar Vamos considerar que o ministério dos Direitos Humanos Salvo engano nunca teve nenhum negro
também é e o orçamento também nunca foi um grande orçamento ainda que seja uma questão central agora eu acho interessante também que agora o ministério dos Direitos Humanos têm um ministro que é um homem negro enfim advogado enfim que trata de uma série de coisas mas ao mesmo tempo esse mesmo Ministro que é o homem negro entra para ser Ministro dos direitos humanos no momento em que a questão dos Direitos Humanos ela ganha uma relevância talvez única na história não só do Brasil mas global então agora qual que é a luta a luta agora é
o seguinte se o ministério dos Direitos Humanos ele tem essa relevância e ele de fato tem essa relevância Porque agora não é só dos Direitos Humanos tá direitos humanos e da Cidadania porque esse é da Cidadania é importante e agora a ideia do presidente Lula é que o ministério dos Direitos Humanos ele Tenha também um poder de organização de execução de política pública é o tecido conjuntivo do governo sistema de Justiça tá tudo bem que o sistema de Justiça Claro que não Claro que não nós estamos falando de uma série de coisas que demonstrativos não
não tá ativismo judicial inclusive vou dar até um até favorável primeira mão para vocês aqui cidadania tem uma verba não precisa de direitos humanos de cidadania tem agora essa é a luta digna a luta do ministério de Direitos Humanos da Cidadania e agora é para que haja uma Reco que ele tem um orçamento que ele nunca teve antes para que para dar conta dos Desafios históricos para dar conta das tarefas que precisa ter manter ainda para o próximo ano o próximo ano o próximo ano ou seja a pressão sobre o Executivo sobre o legislativo exatamente
que passou quando eu falo tecido conjuntivo ou seja o que você faz no Ministério dos Direitos Humanos permeiam um monte de coisa de trabalho política carcerária porque Econômica política econômica política racial a gente cuida assim criança adolescente pessoa idosa a pessoa com deficiência população e situação de rua a gente com todas as pessoas ou seja e a questão da população e situação de rua é uma questão que foi Eleita pelo presidente Lula como uma questão central Ministério Flex Pois é Flex até um consenso e a gente precisa se só para terminar é fundamental portanto que
haja orçamento para quê Porque o cidadania porque a capacidade é eu não tenho de cabeça até porque é o seguinte é existe ainda uma discussão sobre a recomposição desse orçamento pelo seguinte o ministério dos Direitos Humanos não era o ministério dos Direitos Humanos era Ministério da mulher da família dos direitos humanos e isso o que piora muito a situação Então o que a gente tem a gente tem uma uma divisão teve uma divisão do ministério que virou Ministério da Igualdade racial quer dizer uma secretaria Ministério das mulheres e o ministério de direitos humanos e da
Cidadania então o orçamento ele foi dividido em três né O que torna portanto Ainda há uma discussão como como dividir esse orçamento a melhor maneira possível para que não volte para ninguém mas mesmo assim diante das tarefas que tem que ser realizado esse orçamento ele é insuficiente eles falam por ele o que não significa que a gente não vai fazer as coisas tem que ser feito aliás nós vamos fazer o que tem que ser feito orçamento para justificar o porquê a gente tem que ter orçamento então Ou seja eu vou te adiantar já a gente
vai fazer coisas fantásticas né inclusive nos próximos até o nosso plano sem guias envolve fazer coisas muito importantes muito relevante coisa que já nós já fizemos algumas outras vamos fazer né nos próximos 100 dias mas nós temos um planejamento pra esse ano né E que muita coisa vai ser feita a despeito do orçamento só que quando o orçamento vier quando começar sobre orçamento a gente vai mostrar o que a gente fez e vai portanto exigir um orçamentos condizente com os desafios que a gente tem para realizar um pouquinho de sistema de justiça que a sua
especialidade o teu pai foi goleiro do Corinthians e da Seleção Brasileira certo perfeito o goleiro é o último homem na linha de defesa defesa é coisa de advogado que é o que você é exatamente se por acaso dá mãozinha para mim se por acaso [Risadas] eu acho que não rapaz eu acho que eu acho que o Fábio meu pai ser ter sido um goleiro acho que diz respeito uma série de características acho que da minha vida hoje né Eu acho que não só o fato de ser uma pessoa que se coloca na defesa o último
homem né o último homem da lei de defesa e agora os direitos humanos e com a história de ativismo que eu tenho os estudos que eu faço você me colocar sempre como a última como a última barreira né entre a civilização e a barbárie né que é isso que a gente faz contrato Direitos Humanos mas a gente tem outros características no goleiro né que acho que são importantes primeira delas é o goleiro ele precisa ser alguém que você confia alguém que precisa de mostrar confiança Alguém precisa demonstrar que que se tudo der errado você tá
lá para ou seja se a defesa for vazada você tá lá para para tentar salvar o dia né até na hora até na hora de vender na hora do pênis que é o momento da Solidão eu acho que tem outro o goleiro ele tem uma capacidade de ver o jogo para uma perspectiva que os outros jogadores Talvez não tenha essa condição nem o técnico tem o goleiro é enfim eu acho que essa ideia de organização privilegiado do jogo privilegiado mas eu não gosto nem de falar de Privilégio mas é um ponto de observação de muita
responsabilidade porque não é privilégio né é responsabilidade porque o goleiro inclusive ele tem que arrumar barreira ele tem que olhar quando a defesa tá com problema ele tem que chamar a atenção do Companheiro Então eu acho que eu acho que essas característica S do ser goleiro fazem com que eu fazia com que eu tenha tomado algumas decisões na minha vida esse advogado direitos humanos ser um sujeito que se interessa muito pela forma com que a sociedade se organiza cultivar sempre das minhas relações essa ideia da confiança eu acho importante eu acho importante parecer confiável né
e ser confiável com esses ossos Desde quando Desde quando os óculos eu sei exatamente o dia em que eu percebi que eu precisava usar óculos foi quando eu tava assistindo Eu tava na penúltima semana de aula do meu último ano de faculdade onde ele começou ele dança melhor que eu mas você dança muito melhor que você não olha eu eu tenho os vídeos seu dançando também eu quero dizer que eu pude ver essa sessão eu não sei não mas você tava lá eu sei também você tava lá também você teve prazer de ver o vídeo
é verdade foi exatamente o momento que eu resolvi ir embora não dá agora vem cá essa sua relação com seu pai eu perguntei dessa coisa se jogava bola ou não porque evidentemente isso remete a ideia desse pai desse pai goleiro que aqui é uma metáfora do pai goleiro negro que enfrenta a porradaria o tempo inteiro enfrenta o time inteiro eu Apesar dessa eu tive uma infância muito pobre e tal e eu conheço olhar que existe contra pobre as elites elas parecem Faro né sentem Eu acho que eu já perdi isso né até porque põe óculos
fica certinho arrogante mas eu sei qual é o olhar quanto está contra pobre eu não posso saber qual é o olhar contra negro por mais que eu queira saber o que é ser negro eu não sei eu sei tudo que se pode produzir a respeito que você pode ler a respeito mas eu não sei em mim e não sei em mim o que é ser preto pobre ser moleque preto pobre e aspirando ganhar o mundo eu quero saber um pouco dessa sua experiência algum momento na sua infância tal você Juventude você olhou e disse assim
estão olhando para mim Porque estão olhando para minha pele apenas porque eu sou quem sou não independentemente do que eu digo independentemente do que eu seja é por ser do que eu sou o que eu pareço do que é por ser quem é mas assim quem sou simplesmente porque o que eu pareço ser da cabeça dele agora o que eu sei de mim é a cara que eu vejo no espelho o outro vê outra coisa né eu eu queria saber qual é isso Que Sentimento sobra raiva sobra recentemente sobra orgulho de ter superado Então eu
acho que eu sou um caso eu sou um caso eu não sei se é excepcional Mas eu tive muita sorte sorte é sorte não tem sorte ou orixá né eu acredito mais que o orixá acreditamos né Eu tive que explicar isso porque ou não quer saber mas a questão é o seguinte eu eu tive tive uma família que desde o começo me preparou né para enfrentar algumas coisas e também eu acho que eu cresci dentro de pousar esse tempo de novo né dentro de uma sociabilidade Negra muito forte né que eu quero dizer o que
eu quero dizer com isso eu cresci dentro de uma lógica que permitiu a famílias negras desenvolver certas estratégias Sobreviventes estou falando aqui samba futebol e macumba assim foram as minhas onde é na zona norte de São Paulo em São Paulo minha família sempre foi uma família muito ligada ao samba né ser meu meu avô foi um dos fundadores né da escola de samba Vai Vai Então você tem forma de sociabilidade escola de samba não tem esse nome à toa né então você tem comida de comida Comunitária sou corintiano assim o futebol ele também ele traduz
uma vida Comunitária muito forte mas africana também eu acho que tem um outro detalhe na minha família também que eu acho que faz toda a diferença que é o fato de que isso é uma longa história não sei se vocês conhecem a história mas o meu bisavô meu bisavô já aconteceu várias vezes né o meu bisavô ele ele tava numa pilha de Corpos né que ia ser cremada acho que não acontece história para você né Eu tenho 18 gripe espanhola um homem tava que tinha morrido tinha exatamente uma pilha de Corpos que ia ser cremada
na faculdade era antiga faculdade de Ontologia de São Paulo na Três Rios onde Depois virou conservatório ali a faculdade antologia e farmácia né eles colocavam os corpos ali para ser cremados a pilha começou a mexer puxar era um rapaz estava vivo que tinha vindo de Campinas esse rapaz se curou e tal e começou a trabalhar ali ficou muito querido começou a trabalhar ali como ajudante de serviços gerais conta a lenda de que ele teria feito com deontologia eu tenho documentos né um record do Jornal da Tarde de um antigo diretor da faculdade dizendo que falando
do meu bisavô e dizendo que ele teria estudado lá bom ele teve eles casou continuou trabalhando ali na faculdade Depois virou Faculdade de Direito Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo né partido 34 né e ele teve três filhos uma dessas umas das filhas deles se casou com outro rapaz da Bela Vista que era filha também de um outro Alexandre né o nome agora Alexandre se casou com esse rapaz esse rapaz gostava muito de samba e tal e dentro da casa dele que se fez a ato de fundação do vai-vai ela da escola de
samba esse casaram só que é esse meu bisavô que foi encontrado na pilha de Corpos né ele virou falou assim ó ele era um chute internet e falou assim você quer casar com a minha filha então você vai precisar ser um cara sério a partir de agora ou tá bom então você vai começar a trabalhar aqui comigo ele começou a trabalhar na faculdade de odontologia então meu avô e aí o meu bisavó morreu e o meu avô que seria o meu avô Depois teve cinco filhos um deles meu pai ele acabou ficando num lugar desse
meu bisavô como o ajudante de serviços gerais da faculdade de odontologia Universidade de São Paulo Ou seja a minha família é uma família que foi criada dentro da Universidade percebe sendo que todas as minhas tias meu pai mas todas as minhas tias fizeram curso superior né E uma delas estudou um lago São Francisco dos anos 60 os anos 60 Então seja tem política ele corta contra tudo e contra todos sem política de cotas eu eu sou muito a favor eu queria que eu queria ter que tivesse tido no meu tempo porque daí eu teria mais
colegas negros teriam mais outros negros e eventualmente é contra a política de cotas vai dizer que você você pode dar uma explicação que eu acho que é importante falar sobre isso não é que você não se formou pela polícia eu gostaria eu gostaria que tivesse no meu tempo se tivesse política de quatro São Francisco sabe quantos negros tinha na minha sala o zero zero isso é normal Claro que não é normal quantos negros restaurantes eu me informei só no século passado 1995 você sabe Eu já bati muito na política de cotas e hoje eu sou
favorável à política mas assim eu era e isso é a beleza da vida mas a beleza da vida na verdade é opinião errado mas pelo menos argumento não mas mas assim porque o que nos aproximou justamente bem [Risadas] você é o cara que tá acompanhando aí fala assim é possível é brilhante o Silvio dá aula nos Estados Unidos assim você e não teve política de cotas e portanto ele passou por esse processo precisa disso como qualquer outro você conseguiu o que é que você responde para ele ele que assim eu não posso ser a medida
do mundo né primeira coisa né eu não posso é medida do mundo às vezes eu lamento tanto quando eu nem quero ser agora eu respondo o seguinte que que é a política de cotas raciais acho que é importantíssimo dizer isso eu acho que esse é um dos problemas do debate público que começou a acontecer no Brasil a partir dos anos 2000 fez muita gente inteligente e até a gente legal não entender muito bem o que estava acontecendo na época e depois até mudou de posição porque você não foi uma pessoa que não entendia era eu
não não tem outras pessoas também e são muito minhas amigas e não entendia que eu não quero o seguinte primeiro acho que a mamãe compreensão sobre isso não acho que tem uma compreensão altamente como Delta questão racial para a história do Brasil porque veja esse até o objeto do do próximo livro que eu quero escrever né Parece que eu já comecei a escrever é o seguinte todo mundo que pensou Brasil todos os grandes pensadores do Brasil todos desde a independência eles tinham dois temas que para eles eram fundamentais qual o primeiro tema Qual é o
modelo institucional que dá conta da singularidade do Brasil e a segunda pergunta que está ligada a essa é a seguinte O que é ser brasileiro e aí essa pergunta ela envolve que raça porque envolve pensar o que é nacionalidade todo mundo você pega o José Bonifácio até enfim pega os pesos do século 20 Guerreiro Ramos florestano caiu para todo mundo Gilberto frames tão pensando a questão racial o pensamento econômico brasileiro tá pensando a questão racial ou seja então tem uma incompreensão do papel da questão racial para entender a formação social brasileira aí a segunda questão
que que a política de ação afirmativa primeiro que não é política de ação afirmativa Por que essa afirmativa é política de promoção da Igualdade cota é só uma técnica dentre várias possíveis para promover igualdade e como é que você escolhe a técnica é a mesma coisa que você escolher na hora de apertar um parafuso você escolhe a chave de fenda chave de roda de fenda a chave Philips Depende do que é uma escolha ideológica não é uma escolha técnica ou seja o que que é melhor para apertar o parafuso é eficiência o que que dá
mais resultado é uma chave não a outra por isso que é de quantos é isso a política de cotas ela foi escolhida cota o que que é reserva de vaga para grupos socialmente Discriminados porque é aquela que produz o resultado mais eficiente na hora de pensar a partir de inclusão então eu nunca pergunto para pessoa se ela é a favor depois sabe que eu pergunto pra pessoa será favor ou contra a igualdade essa pergunta que tem que fazer porque pode ser que seja porque se a pessoa falar que é contra a igualdade racial aí nós
podemos ter um embate de outro nível porque se ficar discutindo cota a gente não chega a lugar nenhum sabe por quê Porque nos Estados Unidos Por exemplo não tem política de cota mas tem política da Sua afirmativa desde desde os anos 70 tem políticas afirmativa desde anos 70 decisão a decisão do caso do caso baque e depois que foi reafirmado em 2002 caso o baque foi a decisão Em que é contra o conselho né da Universidade da Califórnia do queixo não é a decisão que começou a desmantelar de advogados aqui mas eles vão ter que
explicar para ter política de conta negros e branco tem que estar na mesma sala de aula O que é isso não tem então vamos então no antecedente porque o seguinte os Estados Unidos Depois dessa sessão entrou num período chamado de reconstrução né reconstrução Campos muito interessante estudar porque é o período da modernização da industrialização dos Estados Unidos né então é um período bem interessante o que acontece começou um longo debate sobre né a formação nacional dos Estados Unidos que envolve a questão racial bom Idas e Vindas confusões enfim e com até intervenção militar né do
governo federal no sul dos Estados Unidos Até que foi eleito presidente chamado Hunt for em que ele na verdade ele fez uma espécie de acordo né porque porque existia uma uma confusão muito grande entre os republicanos e os Democratas e olha que coisa engraçada os republicanos eram foi o partido a época contrário a escravidão Democratas favorável surdos dos Estados Unidos fundamentalmente então os governos dos sul dos Estados Unidos o que que eles fizeram eles começaram a colocar uma série de lei porque o sul foi devastado com o fim da escravidão acho que é importante dizer
isso a escravidão é uma é uma fase dos Estados Unidos e destruiu devastou sobre os Estados Unidos então o que que eles começaram a fazer para compensar isso eles começaram portanto a reorganizar a exploração do trabalho em termos raciais e começaram a instituir uma série de leis né que separavam negros e brancos obviamente para colocar os negros numa condição pior esse caso foi parar no Suprema corte americana né no caso do famoso né você se questionar a funcionalidade disso é constitucional ou não separar negros e brancos né que é uma das escolas assim você estabelecer
se estabelecer dentro do ambiente público principalmente lugar de branco e tal você será constitucional ou não E aí teve um cara chamado Plus e versus Ferguson né pros Estados Unidos eles colocam o nome do caso esse caso o Plus VS franklinson ele se tornou emblemático é de 1896 nessa decisão a corte né por sete a um que é um resultado que eu acho muito emblemático né sete é um decidiu o seguinte que era condicional porque na verdade o que se estabelecia era a igualdade mas de maneira que as raças fossem separadas separados mais iguais só
teve um voto contra não juiz chamado John Machon que virou um herói Nacional olha só que o racismo estrutural eu falo eu falo isso no livro ele escreveu assim de uma chamada não é possível que a constituição norte-americana admita esse tipo de separação isso é inconstitucional isso vai contra da construção Porque a Constituição sistema de justiça que é o tema que a gente gosta de falar daqui a pouco você é uma justiça ele deve ser color Bieber quer ver o que acontece aí em 87 mais ou menos a suprema corte ela foi acionada para julgar
um caso em que uma pessoa diz o seguinte Olha eu fui sistematicamente discriminada pelo sistema de Justiça Né desde o começo assim eu sou negro eu estou sendo discriminado um sistema racista né não fosse ele eu não estaria aqui sabe que a cor que falou lembre do voto de o sistema de Justiça deve ser eles usaram o voto de um macho harlen para dizer que o sistema ele não podia se movimentar em relação à questão racial o que permitiu abertura do que do encarceramente mas se esquecer que a guerra civil americana tem um dos seus
elementos centrais uma decisão da suprema corte que na realidade permitia a escravidão de negros que saíram de Estados e foram para Estados libertados tinham sido alforeados por conta de estar em estado libertários e voltaram para estar escravocratas uma decisão sobre uma corte americana é um dos elementos centrais da guerra civil americana agora vamos falar um pouquinho de sistema de Justiça seguinte e também uma coisa importante para dizer para as pessoas que nos assiste muita gente vai nos assistir aqui não venham com esse papo de criação afirmativa é coisa importada dos Estados Unidos não é verdade
isso é mentira isso é mentira sabe porque é mentira é mentira porque nos Estados Unidos não existe nenhum modelo de ação afirmativa parecido com o nosso o nosso modelo é feito pelo Brasil e para os brasileiros aliás para nós esse modelo é a Sua afirmativa principalmente na universidade Reinaldo ferido ele tem um impacto muito mais radical do que tem nos Estados Unidos e eu vou explicar porque primeiro que aqui tem modelo de universidade pública as Universidades públicas no Brasil elas elas são muito mais capilarizadas enfim e elas também formam as elites nacionais por isso que
o movimento negro que você me perguntava agora fez uma estratégia genial no final dos anos 70 Sabe qual foi dizer o seguinte ó a gente não quer dinheiro não até porque vocês não vão dar mesmo né que a gente quer a gente quer só entrar na universidade a gente quer estudar deixa a gente estudar é difícil mas como é que você vai negar não é do ponto de vista ético um pedido para estudar só a gente só quer estar na universidade porque a universidade no Brasil principalmente num país da América Latina tem um efeito que
eu acho muito engraçado né porque assim a universidade no Brasil é um elemento de formação do Branco Olha só porque em paz da América Latina você precisa inventar uma coisa que não existe na América Latina sabe que gente Branca se você inventar um negócio Como é que você inventa a gente porque branco não é por causa da cor da pele com sujeira é branco se assim fosse se o cara vai para os Estados Unidos com quantos meses você latinos vocês não são brancos tem gente que inclusive que entra em depressão por causa disso Que Nem
entende o cara vai lá e começa a ser discriminar chamada de Latino tal não é bem tratado aí ele vai entender o que significa né é xingado na rua o cara vai entender branco não é a cor da pele isso é negro também não é não é não tem nada a ver com genética tem a ver com sociabilidade então aqui no Brasil como é que você inventa Branco você inventa Branco justamente colocando certas pessoas Claro o dispositivo da pele ele é um dispositivo importante mas ele não é suficiente você precisa colocar em certos ambientes você
precisa formar subjetividade do Branco inclusive afastando dos negros até geograficamente não só pra gente fechar o que seria essa Sua afirmativa em três áreas e saber se você o que você se você imagina uma coisa serviço público professores das Universidades e não apenas alunos e congresso nacional contou cabe já existe acho que no serviço público a gente já tem isso já há 10 anos né você já tem inclusive uma lei que precisa ser discutida nos próximos anos né que a lei do serviço público isso já existe já isso aí não tem nenhum tipo de os
concursos públicos já prevêm embora as tentativas de Bula disso de não aplicar no caso da chamada cotas eleitorais Elas também já existem um congresso que tivesse uma reserva por exemplo de eu acho que é preciso avançar para isso a gente precisa avançar para isso eu não sei exatamente como a gente vai fazer isso mas a gente precisa pensar numa num modelo para que isso se torne efetivo mas isso depende muito de uma reforma política mais Ampla sabe que torne mais vamos dizer que torna a democracia no Brasil mais consistente sabe a Participação Popular mais consistente
isso dependeria também da gente rever até os modelos de financiamento de campanha é porque veja Não tem escapatória né porque se a gente não conseguir aumentar as condições representatividades certos grupos a gente não consegue portanto estabelecer também uma forma de ocupação racional dentro do Parlamento que leve a questão racial em consideração Então eu acho que eu acho que já existe toda uma acumula a respeito não é você é o grande especialista no Brasil metade da população brasileira acha que a suprema corte e errou de deixar o presente Lula preso 580 Dias outra parte da população
brasileira quem tá no meio disso tudo acha um absurdo porque ora prende ora solta que tá acontecendo no Brasil e aqui importante deixar claro nós estamos dentro de um jurista não de um especialista em anti-racismo isso é um pedaço um problema do sistema de Justiça tem outros aspeciente aparece na lista de Contagem Federal Eu acho que o absurdo não é um absurdo da prisão do presidente Lula foi é o resultado já de um sistema de justiça que funciona de uma maneira absolutamente equivocado eu vou explicar porque para se chegar a condição de prender um presidente
da república e mais do que isso né de Se permitir que uma parte parecida do sistema de Justiça funcionasse como funcionou com essa operação lava jato que nós sabemos agora do que se trata aí você foi um dos primeiros a demonstrar isso né suas obras a demonstrar o que significava essa operação porque a operação porque ela nos uniu de algum jeito né pessoas tão diferentes assim [Risadas] certos grupos dentro da burocracia estatal Olha que conseguem fazer o que fizeram sim assim acho que é primeiro que eles não teriam conseguido fazer isso se já não houvesse
uma profunda fragilidade da forma de funcionamento sistema de Justiça Brasileiro né você Se permitir um juiz né o juiz de piso né como se diz fazer o que fez é demolir As instituições democráticas brasileiras o juiz que está o primeiro grau o primeiro no térreo você vê que de alguma maneira né E você vê de alguma maneira o Supremo Tribunal Federal de alguma forma tenha ficado por conta de uma série depressões né ou de alguma maneira limitado para conter as ações desse dessa parte da burocracia estatal que não tem nenhum compromisso com a democracia demonstrou
que não tinha É porque tem um funcionamento de justiça agora vamos pensar veja como a gente liga os assuntos né a gente não tá falando da questão racial não tá falando do Povo de minoria mas eu quero dizer o seguinte você só consegue fazer isso com o Presidente da República né com a força que tem um presente 580 Dias preso se você já testou isso num monte de gente pobre preta e que não tem a menor condição de se defender você precisa criar um sistema que torne Isso possível então se isso aconteceu com o Presidente
da República você imagina o que acontece com as pessoas que não tem a condição de defender espetáculo é fundamental isso é fundamental isso é fundamental ou seja nós temos um sistema que funciona contra a população brasileira quando for pobre ou seja que é capaz de funcionar contra qualquer um de nós dessa maneira então seria um Brasil é um país que permite nas delegacias permite a tortura que permite isso aí só é permite esse tipo de previsão presos e 40% estarem lá sem trânsito em julgado quer dizer pra vocês uma missão presidente Lula me deu quero
contar para vocês aqui pra todo mundo o presente não chegou para mim muito preocupado e eu vou cumpre a missão que ele me deu eu vou fazer o que for possível para fazer o necessário ele chegou para mim pegou no meu braço me chamou pra passar e falou assim eu acho que a gente precisa fazer alguma coisa a respeito das pessoas que palavras dele tá que estão presas e não mais deveriam estar Me apresente portanto um programa um projeto para que a gente consiga fazer alguma coisa mutirão para tirar das prisões brasileiras mil pessoas 700
mil pessoas estão presas hoje no Brasil 400 mil prisões cautelares Ou seja indecisões que determinaram o encarceramento dessas pessoas sem trânsito julgado sem que elas terminassem se defender pessoas que estão presas que já cumpriram pena pessoas que estão presas não precisariam tá justamente porque a prisão ela se impõe como última raça Então seja é preciso fazer um negócio Direitos Humanos eu preciso olhar para isso eu preciso fazer alguma coisa porque olha quem conhece o mínimo de criminologia sabe como é que funciona lógica da ocupação dos territórios pela pelo crime sabe muito bem que o que
acontece dentro das prisões é lógica da organização das prisões ela não vem das periferias para prisão ao contrário vai das prisões para as periferias é isso que acontece essa lógica quem tá acompanhando a gente precisa saber que o encarceramento que se promove no Brasil fortalece o crime organizado em vez de enfraquecer da violência fortalece a violência é o contrário daquilo que parece óbvio né o que parece Óbvio vamos tirar não a hora que você encarcera em massa você está fortalecendo brivalmente vamos lá porque o filho da classe média que é pego com uma ponta de
maconha vai para casa e o filho da Periferia filho do pobre o negro e Pobre vai para cadeia E aí ele é recrutado pelas organizações criminosas que o transformam em assassino e que o transforma num soldados organizações criminosas de sorte que você tem um estado que acaba sendo o estado gerador da máquina do crime O que é é um negócio absolutamente desenvolve outras coisas também a gente tem que falar quando você tem que falar dessa questão mas tem que falar também sobre sobre regulação Econômica eles são várias coisas que ele tem que falar sobre quando
falamos de Justiça Então você falar de sistema de justiça é falar como é possível criar um ambiente social em que comportamentos violentos conflitos comportamentos que de alguma maneira levem a deterioração as condições das pessoas como eles podem se limitadas acho que o sistema de justiça é isso sendo justiça é o loucos absorção dos conflitos sociais só que a gente tá fazendo o contrário tá funcionando como o potencializador dos conflitos sociais e a gente viu mais uma vez o que aconteceu com o caso da lava jato e me preocupa muito né Ou seja eu acho que
o que a gente precisa fazer nos próximos tempos não é combater o que foi a lava jato Mas o lavajatismo que eu acho que esse aí ainda é persiste e a gente precisa Isso não pode porque que implica o ódio estado vamos usar um termo que parece estar superado mas vai gostar porque eu sei que ele ele é do ponto de vista das convicções ideológicas ele é Desse pessoal é que é contra isso né o entreguismo é esse é um agente entrevista que não gosta do Brasil que quer destruir a capacidade do Brasil se ser
um pai soberano as nações completas a gente parece que esquece disso é uma gente que não liga para pobre porque não liga para preto vamos lá o lava jato também se alimenta desse ciclo de violência histórico no Brasil Conta as populações mais pobres nós temos existe o conceito da transversalidade né que são valores digamos assim que atravessam todas as camadas de governo todas as esferas de governo todos os Ministérios Direitos Humanos é um desses valores o ministério dos Direitos Humanos é uma dessas passos do Ministério do meio ambiente é outra pasta eu quero saber se
isso já está no governo se isso tem que ser melhorado eu quero saber os direitos humanos hoje eles estão sendo devidamente chamados essa transversalidade está existindo Eu lembro que vocês mandaram pessoas por exemplo daquela tragédia ocorrida no mês passado no litoral norte que foi uma coisa pavorosa havia gente dos Ministérios o ianomamis né havia gente no Ministério dos direitos humanos e da Cidadania ali né o governo tá se comportando bem nesse caso os direitos humanos estão sendo chamados ou ainda tem muita deve ter muita melhorar mas eu quero saber em que pé Isso está Eu
acho que a gente avançou muito sabe porque o presidente Lula de posse e eu falo do discurso que ele fez na cama do deputados ele citou nomemente o ministério dos direitos humanos ser um polo e radiador dos grandes valores que movem a sociedade brasileira dos valores mais altos os valores mais dignos da sociedade brasileira para todos os campos de atuação do governo o que envolve portanto falar do Ministério da Fazenda falar do Ministério do planejamento envolve falar do Ministério da Justiça e segurança pública e os outros Ministérios também ou seja a promoção dos direitos humanos
e da Cidadania tem que ser uma missão levada cá por todos os Ministérios mas o centro formulador e radiador e até mesmo Executor de certas políticas ligadas tem que ser um ministério dos direitos humanos só que agora a gente tá com uma luta né porque veja isso aí não isso é não dado nós vamos precisar de fato mobilizar a sociedade brasileira conversar cada vez mais com os integrantes do governo quero conversar cada vez mais com o presidente Lula para que o nosso grande legado meu legado e o legado presidente Lula fundamentalmente seja que os direitos
humanos se torna uma política de estado não é uma pessoa uma política de governo que sim não é uma coisa do cara de acusação mas assim porque senão a uma tendência meio inercial para que seja uma coisa meio ornamental né assim posso contar uma ideia eu posso contar uma coisa que a gente quer fazer o Alfredo eu não sei já falei sobre isso com você valido mas eu acho que você como também um homem que conhece de administrativo tal como nosso querido Rafael Valim né que a gente mandou um abraço muito fraterno acho que é
de concordar comigo sabe que o que eu gostaria de fazer si mesmo deixar como uma grande experiência no ministério eu queria que o ministério dos Direitos Humanos da Cidadania tivesse funcionários de carreira eu queria que criar um cargo mesmo cargo público de analista e de técnico em direitos humanos e promoções conspiradores dos direitos das Flores do Mal contra nós mas percebe Então mas você tem que ter por que que eu acho que tem que ter isso porque o ministério de direitos humanos precisa ter memória até porque o que salvou por exemplo o Ibama de não
ser destruir totalmente afundai o Ministério da Saúde foi justamente a existência de servidor de carreira só que assim é um debate não é fácil porque a gente só toma cuidado também para não criar uma burocracia estatal em festa democracia porque a gente tava criticando é isso que a gente não pode fazer mas a gente precisa ter gente que eu tô pensando aqui um tipo de servidor público até mesmo pelo objeto com qual trabalho que seja diretamente relacionado aos movimentos sociais relacionado também aos grupos mais vulneráveis que tem aqui tá em contato direto e tem que
ter o sujeito que conheça e sabe quais são as necessidades das pessoas e como resolver problema não pode ser um cara que tem sua boa vontade Fala Puxa vida vamos ajudar vamos fazer não é isso tem que saber como resolver o problema você tá com problema aqui o pessoal com deficiência quando vai que a gente arruma uma cadeira de roda como é que a gente arruma uma forma de acessibilidade tem que saber fazer tem que ser um técnico Alguém conhece essa substantivo demais eu acho também que eu queria deixar como legado fundamental que eu ah
eu Até conversei com o Padre Júlio Lancelote a semana passada a respeito disso é preciso que o ministério deles manda cidadania tem a superintendências tem representações nos Estados para que as pessoas possam saber inclusive com quem falar com quem falar quem recorrer qualquer problema do governo mas há também uma necessidade cada vez maior de demonstrar o quanto isso é importante inclusive para o sucesso desse governo que é um governo que nasce compromissado com os movimentos sociais nas compensado com os movimentos populares que nós compro brasileiro Então eu acho que não é escapatória a não ser
promover por minha causa não tô falando por conta de uma política de direitos humanos por isso que a gente tem que ver Direitos Humanos para além do que a gente viu até agora o que foi muito importante porque a política de direito humano no Brasil ela ela se fortalece com o Fim da Ditadura Militar com a redemocratização então a grande ideia o que Não se abandona é pensar nas comissões de Anistia mortes aparecidos tá discutiu legal da ditadura isso é muito importante só que para nós Direitos humanos também tem uma outra dimensão agora virou o
quê defesa e fortalecimento da democracia nós temos uma sensor especial para isso que inclusive é um ex-ministro Direitos Humanos que me dá muita honra e o Neymar Miranda que cuida disso lá outra nós temos que pensar em como agora cidadania como das condições necessárias para que as pessoas possam defender da violência Inclusive a violência do Estado tanto que Nós criamos Agora estamos elaborando um estatuto das vítimas da violência que não é só o que eu tô falando de vítima de violência estou falando das pessoas comuns Assim entre aspas tô falando também dos policiais como é
que as pessoas o que elas podem esperar do Estado então tem uma série de coisas que nós vamos fazer para que para institucionalizar a política de direitos humanos que não viram só a bandeira moral Um dos problemas é eu acho assim quando a gente conversa né com eleitores de bolsonaro que nem sempre o eleitor do bolsonaro é um bom bolsonarista né o bolsonarista supõe alguém que tenha algum grau de organização de militância às vezes aquele fidelidade institucional e a gente já passou por isso hoje mas agora num outro diapasão aqui numa outra perspectiva é a
ideia assim de Esse Ministério dos direitos humanos ele não se ocupa de mim ele só se ocupa dos outros como é que a gente faz com que política de educação é necessária para que se entenda os direitos humanos como um valor que beneficia o conjunto da sociedade e não apenas uma forma na cabeça de alguns de privilegiar determinados grupos porque tem essa não adianta eu sei a resposta como é que isso chega as pessoas faltam processo de Educação de informação acho que falta muito falta muito Esse é um dos papel fala do grupo de né
de Formação estratégica contos de ódio e de contra os extremismos justamente são de uma estratégia de educação em direitos humanos e que não envolve só o ministério de direitos humanos sabe por isso que tem que estar o Ministério da Educação junto nisso o ministério da cultura Ou seja a estratégia Educacional é uma estratégia comunicacional também acho que os meios de comunicação tem um papel fundamental acho que as redes sociais a gente tem que ser muito sincero muito claro né enfim nisso tem um papel Central em relação a isso então até as formas de obtenção de
lucro Com base no engajamento né o extremismo com ódio vão ter que ser revista a gente vai ter que ver esse negócio de algoritmo né como é que tá sendo feito esse negócio acho que a gente vai ter que ter um debate mais sério sobre democracia e isso é debate Educacional tá Reinaldo não é porque assim educação vamos lá Educação não é simplesmente você pegar mudar currículo e mostrar para as pessoas o que que elas têm que aprender ou não educação ela envolve também uma reação até ponto de vista político a gente precisa colocar limite
nas coisas educar envolve dizer o seguinte porque as pessoas podem fazer mas tem muitas pessoas não podem fazer né então acho que é isso é uma estratégia comunicacional e outra coisa você sabe que é direitos humanos faz parte do Robson sabe qual o maior problema de direitos humanos que a gente tem no Brasil sabe ou não sabe é o SUS é o Sistema Único de Saúde sabe qual o outro grande problema é o suas é o sistema único de assistência social no Brasil quando a gente combate a pobreza quando uma equipe minha tá lá né
lá no litoral norte de São Paulo ajudando é o estado brasileiro se ocupando com a política de direitos humanos porque são os meus secretários que estão lá eles estão olhando para tragédia como um todo mas tem pessoas que dentro dessa tragédia elas vão sofrer muito mais porque não quer dizer que a gente não tá despreocupado com as pessoas quer dizer o seguinte uma pessoa idosa uma pessoa que tá numa cadeira de roda essa pessoa precisa de uma atenção de uma mobilização especial pro padre do estado brasileiro você tem pessoas criança adolescente então a gente precisa
mobilizar os conselho tutelares precisa ter uma forma de acolher essas coisas de uma maneira diferente tem as mulheres que estão lá de uma maneira diferente olha só o padre Lancelot tava conversando com ele conversando também com algumas pessoas situação de rua ou que eles me contaram isso por isso que é direitos humanos olhar para as pessoas com atenção tá me falando sobre as mulheres que estão em situação de rua até o ciclo menstrual dessas mulheres é diferente então a forma de fornecimento de absorvente para essas mulheres tem que ser diferente E outra tem que ser
um tipo de absorvente que elas querem porque ela sabe por que elas passam então por isso que direitos humanos é uma política também Olha só que coisa uma política de você oferecer para as mulheres uma coisa aquela singularidade na sua singularidade o que não quer dizer e voltamos para a questão do dentalismo né olha só que interessante você olhar para a questão da singularidade não quer dizer você não olhar para o particular e muito menos por Universal não tem Universal sem particular e não tem particular seu aniversário e aí eu quero entrar um pouco nisso
aliás isso é fundamental nós falamos não dá do momento que você disse o o fascismo é identitário né extrema direita é idêntária né eu queria só que você esclarecesse um pouco que você quis dizer com isso E aí eu quero entrar na crítica ou identitarismo que se faz hoje que muita gente diz isso mais afasta o conjunto pessoas de determinados grupos militantes do que aproxima a medida que você tem algumas afirmações extremamente dentárias isso vira quase um bolsão um nicho que se isola do resto da sociedade eu queria que você comentasse essa questão essa crítica
que se faz ao iditarismo e Que diferença entre deitarismo fascistaide e o iditalismo de resistência né que existe a violência porque eles não são a mesma coisa é o seguinte primeira coisa geralmente o que tá acontecendo muito agora é que uma crítica que eu considero muito a essa hipostasia essa fixação na identidade e por que fixação porque as pessoas reduzem o fenômeno político e a política a afirmação de identidade Isso é uma armadilha né porque uma armadilha porque você acaba sendo uma querendo ser uma versão melhorada de si mesmo né E tem até um autor
chamado que ele fala o seguinte olha se a gente tem que ficar nessa nessa cor da identidade sem fazer a crítica né que é uma crítica mais uma crítica a política uma crítica do sistema né a gente vai acabar a gente vai acabar pedindo muitas vezes para apanhar de um policial que seja da mesma identidade que a gente e aí é nisso que termina né Ou seja é aquela figura né é um avião né bombardeiro assim pintado com as cores do arco-íris né você percebe então a gente cai nessa armadilha essa armadilha da identidade Quais
são as armadilhas são duas primeira é a fixa identidade Qual que é a segunda armadilha que é tão perigosa Quanto é não levar identidade em consideração que a identidade é um dado concreto é a forma com que as pessoas se colocam no mundo Então veja classe trabalhadora assim não é uma coisa abstrata é uma coisa que faz sentido e que tem uma identidade dentro das condições de que ela é forjada a classe trabalhadora brasileira na sua concreto não é a mesma coisa que a classe trabalhadora nos Estados Unidos usar um tempo que o Reinaldo consegue
conhece bem é outra formação histórica social não é outra coisa se as formas sociais as formações históricas sociais que dão a identidade nacional Então acho que esse é o ponto Agora você tem uma identidadeismo vamos pegar o identitarismo que é o da Extrema direita que é da fixação da identidade Para justamente disseminar o ódio a destruição do diferente você tem uma identidadeismo que vai dar naquilo que a nance frase chama de neoliberalismo de esquerda né que é justamente isso ou seja você ficar falando das singularidades dos grupos sociais mas sem mostrar a condição de fundo
que leva esses grupos Justamente a sua condição de precariedade de vulnerabilidade eu posso por exemplo como homem preso por exemplo a questão econômica por exemplo objetiva não existe anti-racismo eu vou repetir isso eu sei que Santos que eu falo isso vai dar problema tá mas eu também não importa não eu também eu já falei isso uma vez já ouviu falar você também já ouviu falar não existe anti-racismo compatível com aquilo que se pratica no Brasil hoje e nos outros lugares se chama de política de austeridade não tem não tente racismo com isso entendeu não é
compatível não é compatível anti-racismo com destruição do Sistema Único de Saúde Então quem é anti-racista não basta só afirmar que as coisas da sua da sua cultura ou então da sua forma de existência que é muito importante eu sou um homem negro Eu sou um homem do Candomblé eu sou eu tenho muito orgulho disso só que eu posso ser isso tudo só que isso tudo não tem como se sustentar materialmente se eu não lutar por uma sociedade que em que as pessoas têm as condições materiais existe desse centro tinha trabalho decente emprego decente se não
tiver o sistema único de saúde uma das maiores políticas anti-racistas do Brasil é o Sistema Único de Saúde meu cara se destruir o Sistema Único de Saúde você vai ver quanto Preto vai morrer quanto mulher vai morrer quando o pessoal lgbtqia mas vai morrer você tem as políticas específicas da sua né na sua singularidade só que essas políticas Elas têm que ser acompanhadas também de um olhar sobre a universalidade da política não adianta é isso agora você falou eu não acho que é uma identitarismo de resistência eu acho que a política de identidade porque o
que que tem feito hoje eles captura essa ideia de identidadeismo para ser racista tem um monte de gente assim tá inclusive no YouTube né os críticos do deitarismo quem que são os críticos do dentistas são os caras que viram e fala assim fulano de tal a identitar o Silvio Almeida identitário Por que essa pessoa tá dizendo que eu sou identitária sabe que ela está dizendo isso Reinaldo sabe o que tem uma identidade diferente da sua não porque eu sou preto é isso na cabeça gostei de você eu tô falando com você de sistema de Justiça
eu eu escrevi um livro Só sobre racismo na vida eu só tenho uma outra vez que um livro sobre Lucas eu escrevi um livro sobre Srta metodologia do direito acho que racismo Mas por que que é isso tudo questão racial porque eu acho que a questão racial é uma questão analítica fundamental para entender a maneira com que isso organiza a sociedade contemporânea então a gente não entende nada do que funciona a economia agora fala assim vai identitário Sabe por que ele fala isso porque ele é racista eu não tenho nada a dizer isso porque tudo
que sai da boca de um negro para pessoa sua como o quê só como se tudo que o negro falasse fosse para falar da sua própria condição como se a sua leitura de Sartre fosse a leitura fosse um negro lendo certo não você está lendo é pior que isso de resistência que você fala sobre políticas são as formas de afirmação de identidade para resistir contra ataques né é um país é um povo uma identidade nacional a luta anti imperialista é uma luta que se deu na afirmação da identidade de um povo a questão Nacional tem
os textos do Leme de 1905 falando sobre isso da questão Nacional como ela porque o cara já entendeu ele falou assim olha as pessoas não vão se mobilizar se eu não falar de coisas que estão do lado dela ninguém vai se mobilizar pela Universal e pela internacional sem entender que a sua condição singular ou particular se refere na Universal ninguém vai fazer isso nós já temos Ganchos aqui para polêmicas aos montes mas até mais um leninismo se sobrepõe a um mais lá fofilia você entendeu é o famoso texto do Lene que é contra os pogrons
contra os judeus porque ele tá dizendo isso aqui é um absurdo que você pode fazer se você é um internacionalista se você de fato na Revolução você não pode ser racista e fazer o que fazem é isso Eu quero uma questãozinha pequena já vamos encerrar mais ou menos tempo tendo tempo a responder linguagem neutra sim não eu não prego por exemplo porque eu entendo eu entendo eu entendo que isso em português em línguas neolatinas tem por exemplo uma coisa diferente do Inglês ou do Alemão então acho que não cabe agora isso é um problema isso
é uma questão eu eu entendo porque você não utiliza você não falou que é conta você falou que não te liga mas se arrumou uma justificativa intelectual para não fazer conta exatamente Eu geralmente nas minhas falas porque eu sou eu eu gosto de ter um acento um pouco mais formal eu falo todas as pessoas já uso no feminino né porque eu não tenho costume de utilizar agora vamos lá essa conversa para mim ela é muito lateral Como diz um grande mestre né da filosofia o Mr Catra deixa as pessoas deixa as pessoas deixam falar todos
todas todas o que acontece o seguinte todos estão sendo assassinados pela polícia estão sendo violentados violentados violentados isso tá acontecendo as pessoas estão pobres as pessoas estão passando fome as pessoas sabe eu acho que isso é uma forma e não é pelas pessoas que empregam mas pelas pessoas que criticam sabe de desviar o assunto e ver que na verdade isso é um grito isso é um grito por reconhecimento eu fiz essa pergunta porque ela ela precisa ser feita mas eu até um amigo me chamou a mobilizar em nome da língua desse querido tô ocupado e
combater os fascista a gente não deve fazer essas pessoas estão lutando por identidade Nesse sentido porque afinal de contas é isso tão apanhando na rua então querendo ser reconhecidas desde que faça eu acho isso bom pro Brasil eu também acho é então só para encerrar vou fritar uma pergunta assim um grande político brasileiro ele disse o seguinte outro dia um negro só será eleito presidente do Brasil em 50 anos você concorda com isso não concordo Elabore primeiro que isso aí não dá para prever segundo acho que a história não mas assim eu eu acho que
o Brasil ele o Brasil tá sofrendo muitas transformações muitas mudanças Eu acho que o futuro é um campo aberto né para várias possibilidades eu acho que muita coisa vai acontecer muitas histórias vão aparecer e eu acho que 50 anos e menos 50 anos muitas coisas vão acontecer o que faltou faltou dizer muita coisa imagina em uma hora e meia um pouco mais o que faltou dizer para encerrar aqui Além de que você nos ama pressuposto não acho que acho que primeiro agradecer dizer que para mim foi uma grande oportunidade de poder conversar com duas figuras
tão inteligentes acho que o papo foi um papo ótimo apesar da gente falar de muitas coisas alta complexidade eu acho que foi Acho que se eu tivesse assistindo outras pessoas também que vão assistir vão perceber que que houve aqui uma tentativa de tratar as coisas da maneira mais generosas né ou seja e São coisas que inclusive para nós então tão tão evidenciadas reflexão a gente ficou pensando aqui as pessoas acompanharem a gente não combinou nada não teve perguntas nada zero combinação nenhuma não foi eu acho que ele agradecemos o seguinte que foi muito legal o
próximo passo agora né dentro daquilo que faço hoje é o que eu fazer nesse momento eu tenho a pretensão de a partir da honra que me deu o presidente Lula de ser Ministro de estado sou muito grato a ele essa honra mas levo isso como eu disse não cumprivilégio mas como responsabilidade por várias coisas que me servem na vida pelo fato de ser um homem negro pela minha história eu quero ser eu quero ser um dos melhores ministros que o Brasil já teve é isso que eu quero fazer essa é a minha intenção Esse é
um dos melhores ministros quer dizer entregar o ministério Direitos Humanos forte visualizado coelho e que possa dar conta dos grandes desafios do Brasil foi bom para você meu bem até o próximo recomeça [Música]
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