Cursos de Fotografia para iniciantes, iniciados e apaixonados por esta arte: https://www.cezaraugust...
Video Transcript:
E aí E aí pessoal tudo bem com vocês hoje a gente vai fazer um vídeo muito especial e que eu vou mostrar para vocês a forma como Eu fotografo o meu modo preferencial de fotografar que é um modo Av da Canon e é um modo a da Nikon eu raramente uso o modo manual pessoal a não ser no estúdio que eu tenho o controle Total das luzes ou quando eu vou trabalhar com Flash externo que eu já tenho uma velocidade pré-determinada por quê e daí é basicamente Como trabalhar com o modo a ver porque no modo ave ou no modo a O que vocês vão controlar vai ser a abertura da lente se vocês querem ou não desfoque e a câmera vai fazer os ajustes é os outros ajustes para vocês só vão trabalhar com um comando que é a compensação de Exposição e é muito importante eu dizer isso para vocês porque existe uma grande lenda urbana fotógrafo profissional tem que fotografar em modo o modo manual e vou dizer para vocês que grandes fotógrafos que eu conheço pessoal emuito da minha formação vem daí não fotografo e modo ele especialmente eventos é quase um suicídio fotografar em modo manual um evento A não ser que já tenha muita canja muita praia chega no local que saiba certinho para o ISO que tu precisa que tu precisa utilizar que tu já saiba todos esses parâmetros tudo de cabeça e que tu consiga trabalhar muito bem com todas as suas variações então eu digo para vocês que não é só para quem está começando o modo a ver pode ser uma escolha de vida aí para vocês eu faço evento com modo a ver eu viajo com o modo a ver eu faço fotos da minha família com o modo a ver eu trabalho também eventos com flecha vou mostrar aqui no vídeo as configurações para trabalhar um modo a ver com o flash externo e se vocês sabem os conceitos e se você sabe e a Câmera Quais são os automatismos que ela deve assumir a vocês estão sendo muito inteligentes e vocês podem estar muito mais atentos lá dentro do evento para vocês não deixarem escapar alguma coisa invés de ficar pensando Qual é o ISO Qual é a velocidade que vocês vão utilizar você só trabalham com a compensação e com abertura tá então chega de trololó vou ali mostrar na Canon e Nikon Como eu faço essa moda vamos sair vamos começar a dando uma olhadinha no modo a ver aqui na na nossa Nikon tá então vou ligar aqui a minha Nikon d3400 mostrar para vocês para que vocês entendam o que que é um modo a ver na Nikon é importante destacar eu falo modo a ver mas a Nikon um modo ata é como eu sou usuário de que não estou mais acostumada a usar terminação modo a veia O que que significa o modo a pessoal é um modo prioridade de abertura O que que significa que o único e vocês vão ter aqui sobre a câmera sobre os parâmetros da exposição vai ser o nosso valor de é fita Olha só eu mexo o meu valor de at aqui e as minhas configurações de velocidade elas são alteradas automaticamente isso É bem interessante porque está num parque e tu quer trabalhar com sei lá 12. 8 alguma coisa parecida com isso a câmera já calcula certinho Qual é a velocidade que tu precisa para te fazer para fazer esse trabalho tá a câmera vai considerar isso pessoal usando o fotômetro no zero tá então é bem importante que vocês tenham uma olhadinha ou no histograma ou até mesmo no próprio LCD da câmera porque às vezes a câmera faz esse cálculo por uma questão ali da fotometria que ele pode ver em algum outro momento ela erra um pouquinho para mais ou para menos e daí no modo a ver o que que a gente vai fazer a gente vai usar bastante o botãozinho de Compensação eu seguro aqui o meu botãozinho de Compensação eu vou dizer olha câmera eu quero que tu não zero fotômetro eu quero que tu faça hora que aqui na Nicom aparece aqui embaixo eu quero que tu usa que tu faça a fotometria e mais um ponto e mais era o ponto 7 mais 0. 13 menos é.
13 - é. 7 em -1 tá então basicamente no modo a ver a gente determina o f e a gente usa o botãozinho de compensação para dizer para a câmera se eu quero a foto mais clara ou mais escura Ou seja é muito fácil de trabalhar com essa fórmula porque ao invés de vocês pensar em velocidade em ISO vocês podem ter apenas Esse controle aqui da exposição de compensação de Exposição para dizer suas querem foto mais clara ou se vocês querem foto mais escura tá na Nikon uma parece que o fotômetro andando na quem não vai ficar travadinho onde está no fotômetro quando vocês fizerem essa compensação tá Olá pessoal é bem importante quando a gente trabalha no modo a ver quais são os riscos de trabalhar no modo a ver tá seus devem ter assistido lá nos meus cursos de fotografia que que por exemplo assim o tamanho da lente que o zoom da lente é 18 a se é 24 135 155 dependendo do zoom da lente que vocês usam Vocês precisam ter uma velocidade para ter a estabilização na câmera tá existe uma regra na fotografia que diz que tu tem que usar por exemplo se eu vou fotografar com medo 255 em 55 eu tenho que estar em pelo menos 11/60 para eu não tremer tá e muita gente ainda disse que a velocidade segura é o dobro da distância focal que vocês têm aqui então é bem importante que a gente saiba por exemplo aqui eu fosse fazer essa foto aqui em 1/15 com a minha lente em e eu teria uma foto tremida então é muito importante que a gente tenha uma câmera quando a gente vai usar o modo haver uma câmera que nos ajude a determinar Qual é a velocidade mínima que a gente quer que a gente quer aqui dentro dentro do modo a ver vou tirar aqui a tampinha da minha lente senão fica fazendo umas leituras loucas de velocidade ali você só tem uma velocidade mas mais plausível Olha só mesmo que está acontecendo aqui conforme eu vou mexendo aqui na mesa a câmera ela está fazendo o cálculo da velocidade sozinho para mim é isso O que o modo a ver faz e acho que essa é a grande magia do modo a ver eu costumo pessoal dependendo da câmera que eu estou eu costumo trabalhar também com o ISO automático no meu modo a ver e eu vou fazer isso muito especialmente se estiver trabalhando com ele com porque o menu da Nikon para fazer essa regulagem do modo a ver é um o que eu acho mais interessante tá então tá então vamos lá vamos configurar esse modo a ver para que vocês não tenham erros a fotografar pessoas com uma 1855 pensem comigo se eu estou com uma 1855 o ideal esse eu vou fotografar pessoas pessoal o ideal é o esteja com 1/60 de velocidade tá não só pelos 55 aqui da minha lente mas para fotografar pessoas está meio que convencionado dentro da fotografia que 1/60 é uma velocidade segura para que não haja ali aquela aqueles tremidos aqueles borrões zinhos se tem porque as pessoas elas não ficam completamente estáticas não tem um toque que a gente vai fazer a gente vai acessar o menu dele com a gente vai ir na nossa câmera Zinha a gente vai achar configuração de sensibilidade de ISO e a gente vai fazer algumas configurações aqui tá e ali com ela me dá essa opção aqui que é a seguinte é eu vou a ali só Eu determino uma sensibilidade de ISO inimigo o meu ex automático como é que isso funciona Eu determino a minha sensibilidade de ISO preferencial e eu acho bem bacana que vocês entendam Qual é a sensibilidade de ISO preferencial de vocês a regra básica da fotografia é a seguinte vai fotografar embaixo de sol piso sem a sol entre nuvens já deixa o Enzo 200 sombra ISO 400 vezes 800 e lugares fechados pessoal a partir de ISO 1600 tá então Silva fotografar um evento em algum lugar de noite vou fotografar o Natal em família por exemplo eu já destino que a minha sensibilidade dias o preferencial é o ISO 1600 porque eu quero que as minhas fotos Independente de usar o Flash pô papel outros e sem elas têm uma ambientação tô importante a gente definir essa sensibilidade de ISO mínimo aqui e eu vou com ligar o controle de sensibilidade automático da Nikon porque ele me dá uma opção de levar a minha câmera a uma outra sensibilidade se for preciso para manter a minha velocidade mínima do obturador ou seja em câmeras aps-c eu vou definir como sensibilidade máxima 3200 e eu vou colocar como a velocidade mínima do obturador aquilo que eu mostrei para vocês que vai ser 1/60 ou seja é a minha sensibilidade preferencial é 1. 600 Olhem só como vocês estão vendo aqui tá ó a minha câmera ela já definir a minha sensibilidade preferencial porém Olha só eu vou escurecer um pouquinho aqui a lente olha o que aconteceu ali ó ela já foi sozinha para ISO 3200 para tentar manter o meu mínimo de 1/60 tá César Por que que não aconteceu porque começou a baixar ali de 1/60 que tu tava bom o que acontece é que a câmera não faz milagre nesse efe que eu coloquei aqui a mesmo com ISO 3200 eu fecho completamente a minha lente a câmera tá dizendo Olha eu preciso de menor velocidade para conseguir fazer essa tua essa tua exposição Esse é o tipo de situação pessoal que a gente vai precisar daí acionar o nosso flashzinho kopap tá quando a câmera começa a trabalhar com f em que é se mantém mais a velocidade mínima vão aumentando o meu F aqui para vocês verem Olha só velocidade 250 velocidade dos Ventos estão aumentando o meu F está diminuindo vai só e vejam que o meu ISO pessoal ele está mantido em 1600 tá mas olha que começa a acontecer tô começando a chegar perto de 60 o cheguei f11 60 dou mais um toque daí a câmera ela começa a aumentar o meu ISO tá importante destacar pessoal que todas as câmeras que tem os pontos Vivo inteiro que passa de 1.
600 para 3. 200 e por isso que eu gosto de usar o ISO automático é no ISO automático a câmera ela trabalha com os valores intermediários Ou seja é uma bobagem Às vezes a gente queria ter uma câmera que tenha isos intermediários se no modo automático a câmera faz esses risos intermediários estão lá no que já chegou em 3. 200 f-16 é o limite que a minha câmera tá me dizendo que ela vai conseguir manter um obturador mínimo em 1/60 a começou a passar disso ela começa a diminuir esse obturador que daí é um momento de por exemplo ó acionei meu pai ficou papi tudo volta ao normal 1/60 tá é normalmente assim que Eu fotografo por exemplo eventos de família pessoal eu deixo em 1/60 Eu determino internamente ali 1601 só regula o meu F se eu quero ou se eu não quero desfoque se eu preciso que fique todo mundo focado se eu quero fazer algum efeito criativo em antes 2.
8 minha se dois dependendo da lente que eu estou tá então é bem fácil a gente ter esse controle do modo a ver a gente só tem que ficar cuidando aqui se a velocidade ela não vai baixar da velocidade Mini e determinou dentro do nosso obturador tá então esse é o modo da Nikon que eu acho que é um dos modos a vez mais interessantes por essas por esse controle sensibilidade de ISO que a gente tem pessoal a Nikon umas câmeras de entrada nos tem aquele menino maravilhoso de definição de sensibilidade Isso na câmera na que no eu botei um a ver eu preciso ter pelo menos uma 80 de uma 70 de para ter um menu completo como esse aqui de definição sensibilidade de isso se você aceitou da linha Rebel vocês é Inclusive a 77 de ou se você tem qualquer câmera ter alguma coisa da Canon você só vão conseguir vocês não vão determinar na Canon a velocidade mínima do obturador o que eu acho uma grande pena o que que é que não faça aqui um só tem um modo e as linhas Rebel Ou seja a câmera ela vai determinar aquilo que eu expliquei Antes pelo valor da distância focal de vocês a velocidade mínima do obturador funciona a sesa funciona não é tão interessante quanto eu consegui determinar uma velocidade mínima do obturador mas funciona assim então aqui na Canon se eu quero trabalhar no modo a ver com isso automático eu defino ali os automático essa primeira opção aqui é para fotos em still é o que importa é essa variação automática aqui que Eu determino também para 3. 200 velocidade mínima do obturador aqui eu consigo ter essas opções aqui que são menores do que a Nikon e a Canon ela nos dá essa opção aqui que nas câmeras ali câmeras mais sofisticadas a Nikon também tem que a opção de se determinar automaticamente se vocês querem mais rápido ou mais lento a velocidade do obturador para o interesse aí pessoal tem uma câmera com estabilizador de imagem eu posso ver terminar lá para minha câmera que o meu obturador ele esteja mais lento ou seja tô com uma 70/200 estabilizada vou fotografar a paisagem não precisa estar 1/200 eu posso dizer of turador pode ir para: mais lento que o estabilizador da minha lente vai conseguir segurar isso tranquilamente mais rápido a e o obturador mais rápido daí é bem tranquilo Se vocês estão um dia de sol vocês querem garantir mais nitidez vocês querem congelar mais um movimento Vocês conseguem ir até três pontos de velocidade acima aqui dessa dessa variação de velocidade mínima tá pessoal basicamente são essas as configurações que eu faço aqui no meu modo a Vegeta algumas observações bem importantes que precisam ser reforçadas aqui cuidem a velocidade mínima e não deixem de abrir mão de acionar o flash pop-up de vocês quando vocês estiverem precisando tá vai ficar muito melhor uma foto com flash pop-up do que uma foto com um borrão de movimento a beleza vou adiantar uma pergunta que vocês provavelmente vamos fazer que é César e com Flash externo tu usa a moda a ver Às vezes eu uso modo a ver com Flash externo sim pessoal o que vai acontecer com Flash externo é o seguinte tá vocês vão colocar aqui o flash externo e daí a câmera no mesmo não modo a ver o que ela vai fazer é o seguinte se eu ligar que essas o meu menino e olha só a no modo a ver com o flash externo em cima da câmera a gente vai ter que ir na acharam que o controle do Flash tá E daí Vejam Só ele tem uma velocidade de sincronização do Flash no modo a Vegeta e daí aqui pessoal único mistério vai ser o seguinte vocês podem determinar Vejam Só que inteligente a câmera que o automático fica em 1/60 até 250 ou seja ele define velocidade mínima de 60 por tudo aquilo que a gente já disse para fotografar pessoas tá então a câmera vai ficar entre essas duas possibilidades aqui e isso é interessante porque em 1/60 me dá muito mais ambientação de luz do que 1/250 então eu gosto bastante de trabalhar com essa opção aqui entre 60 e 250 the flesh' e fica câmera faça Ela traz mais ambientação ali fazendo esse Ranger de 1/60 250 vocês podem determinar fixamente que seja 1/250 porque quando vocês estão com Flash externo e o flash externo não é a luz principal e vocês não querem ter ambientação pouco vai importar a ligação da velocidade vocês podem botar a velocidade máxima ali de sincronia da câmera que 250 para quê que eu vou usar a opção aqui em cima automático eu vou usar a opção automática se no meu Flash eu estiver com esse agazinho aquele gado que a opção de raiz link do meu Flash tá então quando eu tenho a opção de raiz Inc acionada É a única forma de No meu modo a ver a câmera me permitir elevar a velocidade ali acima do da velocidade de sincronia da câmera que é uns 250 A eu vou dizer para vocês o seguinte já fotografei e muitas vezes fotografo evento usando o modo a ver com Flash tá não tem não tem nenhum histérico e por atrás arico qual a diferença do manual para fotografar com flash para mim não tem muita diferença porque o que que eu faria e modo manual no evento Olha só num evento em modo manual eu vou determinar a minha velocidade ela vai ficar a mesma parada então tem diferença trabalhar com o modo a ver o comando manual com Flash por exemplo num evento vou fotografar o aniversário de crianças normalmente um punho/1/125 aqui o meu efe é o que eu vou sempre fazer este trabalho ao longo do evento se eu quero desfoque os eu não quero desfoque e daí eu trabalho 5.