agustin entendia a história da humanidade como uma luta cerrada entre o reino de Deus e o reino do mundo Este último marcado pelo [Música] [Aplausos] [Música] mal e aí galera bem-vindos ao canal felinista eu sou a feline professor e doutorando em filosofia e no vídeo de hoje nós vamos falar um pouquinho sobre as teorias éticas e políticas de Santo Agostinho e se você tá chegando agora aqui no canal e esse vídeo vai te ajudar a estudar pro vestibular pro Enem pro Seu ensino médio e também né pras suas disciplinas na faculdade já peço para deixar
o seu like seu comentário e caso ainda não seja inscrito se inscrever no canal para ajudar o canal crescer cada vez mais estamos aí com uma meta esse ano de chegar a 4000 inscritos então por favor nos ajude seu seu likezinho seu comentário e sua insr é muito muito muito importante e vamos lá então né com esse resuminho aí Acerca das questões de Santo Agostinho com relação à sua perspectiva ética e também política né porque a ética e a política pro Santo Agostinho elas não são áreas separadas a gente começa a falar de uma separação
maior entre ética e política somente a partir do Maquiavel e aqui no Santo Agostinho a ética política elas vão tá caminhando juntas né o Agostinho ou Santo Agostinho né Ele é um filósofo do período medieval portanto as influências da religiosidade as influências do cristianismo são muito fortes dentro da sua interpretação filosófica vamos lembrar também que o Santo Agostinho ele perten né A patrí que é o primeiro período ali da filosofia medieval Portanto ele tem bastante influência do Platão na sua construção teórica do Platão né do neoplatonismo e nesse sentido a gente vai ver que tem
muitas similaridades né tanto com teorias platônicas quanto com teorias socráticas com relação à noção de mal com relação à noção política também então para começar vamos falar com relação à questão do mal no Santo Agostinho bom se a gente pensar que Deus é o criador do mal a gente teria uma grande confusão afinal de contas Deus é bom como é que Deus sendo bom onipresente onisciente onipotente né ele poderia ser o criador do Mal Santo Agostinho tem que resolver esse dilema porque se a gente afirmar que Deus é o criador do mal a gente estaria
alegando uma imperfeição Divina eh Deus não pode ser imperfeito Deus não pode possuir defeito porque ele é a expressão da perfeição da Bondade e perfeição então diante de sua bondade e perfeição Deus não pode ser o criador do Mal Portanto o mal não é algo criado e sim o mal é uma carência em relação ao bem o mal é ausência de bem sendo bem então né Deus o sumo bem é Deus então Portanto o mal seria essa ausência de Deus ainda com relação à ética do Santo Agostinho a gente tem que falar sobre a ordenação
do amor que para ele é muito importante a gente tem três tipos de amor o amor que a gente de dirige as coisas as coisas inclusive que são importantes pra nossa sobrevivência e que deve ser um amor aonde você se ame mais do que o objeto amado por exemplo o amor que você tem às pessoas que deve ser um amor superior ao que você tem nos né com relação aos objetos é um amor um pouco mais igual com relação a que você tem né com você mesmo e que você tem com relação aos outros então
amar ao próximo né como você ama a si mesmo e o amor a Deus que seria então Então esse amor superior a todos os outros as outras formas de Amar seria superior ao amor aos objetos seria superior ao amor às pessoas não dá pra gente destinar à pessoas o mesmo amor que deveria ser destinado a Deus não dá pra gente destinar aos objetos o mesmo amor que seria destinado às pessoas e muito menos né o amor que é destinado a Deus que deve ser muito superior então pro Santo Agostinho a virtude ela reside nessa ordenação
do amor muitas vezes os indivíduos eles são né eles eles acabam não sendo virtuosos na medida em que eles não conseguem ordenar muito bem o seu amor acabam destinando mais amor aos objetos do que as pessoas ou mais amor às pessoas do que a Deus por exemplo E aí falando com relação a essa ordenação do amor e esses seres que são virtuosos na medida em que sabem ordenar o seu amor a gente pode falar sobre outros dois conceitos importantes na filosofia do Santo Agostinho que é o conceito de cidade de Deus e de Cidade dos
Homens essa noção política do Santo Agostinho ela é bastante baseada naquilo que a gente já viu com Platão inclusive vou deixar no card aqui em cima o vídeo sobre apólice dela do Platão acerca dessa cidade ideal né tipo Santo Agostinho tem lá A Cidade Ideal que é uma crítica democracia do seu contexto aonde ele vai ordenar ali então né em classes de produtores guerreiros e filósofos e no caso aqui do Santo Agostinho ele também tem uma espécie de cidade ideal que é essa cidade de Deus então para o Santo Agostinho inclusive na vida terrena as
pessoas às vezes elas estão divididas entre aqueles que vivem segundo a Cidade de Deus e aqueles que vivem segundo a Cidade dos Homens então com relação à Cidade de Deus o que a gente pode falar é que ela é um tipo de de reinado né Eh conduzido pela igreja né segundo Santo Agostinho representado pela igreja seria uma associação de pessoas eh unida né Por fins divinos né em busca de fins divinos aonde inclusive existe um desprezo de si mesmo e a busca por glorificar Deus eh São pessoas que elas estariam muito mais voltadas a essa
devoção a Deus do que o amor a si e esses membros então da Cidade de Deus eles estariam nessa busca pela paz eterna né pela Paz Celestial por isso que eles já vivem inclusive essas vidas terrenas como eles desejam viver a vida eterna também já a Cidade dos Homens seria então uma cidade voltada a fins terrenos seria representada pelos reinados também terrenos reinados guiados a então pelos homens e nesse sentido seria voltado né aquelas pessoas que elas não saberiam ordenar muito bem o seu amor porque amam-se muito m mais do que amam a Deus ou
amam muito mais os bens materiais do que deveriam né amar a Deus os membros da Cidade dos Homens Eles são muito apegados né esses Bens Materiais as coisas que a vida terrena podem lhe possibilitar e não pensam muito sobre aquilo que gostariam de ter para uma vida eterna não creem na verdade muitas vezes nessa vida eterna grande parte das confusões que se tem então na vida terrena é porque tem muitas pessoas que estariam voltadas né já à Cidade de Deus enquanto outras pessoas vivendo né todas as infelicidades decorrente da Cidade dos Homens enfim galera esse
foi um breve né resuminho aqui de algumas teorias voltadas à questão ética e política do Santo Agostinho Espero que tenha ajudado nos seus estudos se ajudou já sabe deixa seu like seu comentário se inscreve no canal e compartilha com seus amigos um super beijo e até uma [Música] [Aplausos] próxima [Música] w