oi oi gente eu te tudo essa aula é isso cravista e abolicionismo no brasil do século 19 a gente vai tratar de um tema que é uma das páginas mais terríveis da nossa história que tem a ver com a escravidão a gente precisa discutir como é que ele foi esse processo do fim da escravidão no brasil e que consequências ele teve por ter sido dessa maneira primeira coisa já vou no ponto principal o processo de abolição da escravidão no brasil foi gradual e foi lento o que que isso quer dizer que ele aconteceu aos poucos
porque ele não era o interesse da elite café cultura o brasil do segundo reinado esses cafeicultores e se produtores de café era um grupo social muito poderoso eles conseguiram manipular política para que a escravidão não acabasse e se lembrar é no século 19 quem movimentava a economia do café eram os braços escravos então do ponto de vista da elite cafeicultura dos donos das fazendas de café o fim da escravidão significava perda de mão de obra por isso é que esse processo demorou aqui no quadro a gente tem uma linha do tempo que eu fiz ao
invés de horizontal né eu fiz de cima para baixo então a gente tem períodos mais antigos aqui em cima e período de mais recentes aqui embaixo já deu para ver pelas datas e pela quantidade de marcações esse caráter gradual que eu quis dizer para vocês né ou seja foi aos poucos e que demorou bastante gente vai iniciar a nossa discussão falando de um passado colonial nossa discussão é sobre o século 19 mas no século 19 vários aspectos dessa herança colonial ainda era um presente alguns deles são presentes até e eu quero discutir aqui com você
primeiro a marca da diáspora africana alguns especialistas chamam esse processo em que se retira pessoas de maneira forçada da áfrica retirando de sua ancestralidade sua terra transporte é na forma dos navios negreiros com muitas mortes né e a chegada no brasil uma terra desconhecida separada de seus familiares de sua cultura com esse nome de diáspora né que tem a ver com espalhamento ou seja essas pessoas foram forçadas a se espalharem pelo planeta e também pelo continente africano continente americano e no caso aqui no brasil então essa herança que vem desde os tempos da colônia porque
o brasil teve escravidão desde o início da colonização primeiro com os indígenas e depois com os africanos é ela permanecesse essa herança ela permanecesse ia no período o cenário é falamos dessa questão dos navios negreiros isso aqui é muito importante dois aspectos da escravidão que permaneciam durante o segundo reinado a realidade dos castigos físicos porque os escravos deviam obediência aos senhores né aos proprietários historicamente em quando não cumpriam o que era desejo do senhor esse eles sofriam na pele sofriam castigos como chicotes né é e torturas formas de tortura muito violenta e também o aspecto
da desumanização seja não era só uma questão física era uma questão de não ser tratado como ser humano só para a gente ter uma ideia do que a gente tá falando aqui a gente está falando de pessoas que eram anunciadas nos jornais por exemplo né a escravo fugido a quero comprar um escravos nos jornais do segundo reinado lá do século 19 tinham alguns desses anúncios essas pessoas eram tratadas as mercadorias por isso desumano né você já não era tratado como um ano esse conjunto da escravidão que vem desde o período da colônia ele contribui para
algo que alguns especialistas chamam hoje de racismo estrutural que que significa muito rapidamente né embora é desde o final da escravidão haja na lei pelo menos igualdade entre negros e brancos entre todos os composições étnicas da população brasileira embora haja na lei essa igualdade na prática isso é mais complicado porque a maneira de pensar da escravidão lá permanece com a gente né e isso é muito complicado é uma herança que tem que ser discutida e sempre pensada como um problema não é pensada como algo que a gente tem que superar e buscar enfrentar certo uma
coisa que é importante a gente destacar quando estuda história nessa tá estudando junto comigo é que esse processo violên e eles teve muita resistência por parte dessas pessoas né e aí eu tô falando de rebeliões né de escravos como tenho casa dos males na história do brasil teve várias né é eu tô falando também da da maneira que africanos e afrodescendentes procuraram manter os seus laços culturais mesmo numa terra estranha e separados de maneira forçada de maneira violent cima é importante que quando a gente estuda história a gente perceba que esse mesmo os processos mais
violentos de dominação e geral encontram resistências a gente precisa contar a história dessas resistências também para que não haja uma pagamento dessas pessoas e da história dessas pessoas essa era a herança que vinha desde os tempos da colonização a gente tá falando aqui de mais de 300 anos de escravidão quando é um tema da abolição começa a entrar em paz o brasil e por quê que isso acontece tem muito a ver com contexto mundial do século 19 lá no século 19 o capitalismo está ganhando força as potências capitalistas e as ideias de liberdade ela já
estão bastante solidificado então a escravidão começa a ser vista lá no mundo das principais potências pelo menos né inglaterra frança os outros países europeus começa a enxergar a escravidão com uma coisa atrasada com uma coisa de outro tempo e que precisa ser superada tem todo um debate historiográfico sobre isso um debate de historiadores né alguns acham que digamos assim essa perspectiva mais humanitária que não admite que um ser humano é por sua outro ele tem a ver com uma mudança filosófica de pensamento outros defendem que tem a ver com o interesse econômico capitalista que já
que o escravo ele é uma mercadoria e quase não consumir a porque não receberá salário e essa polêmica desse debate que eu posso afirmar para vocês é que as principais potências europeias e aí eu destaco a inglaterra já fazia uma pressão para acabar com a escravidão no mundo ela teve reflexos inclusive no brasil vamos dar uma olhada nessa linha do templo a primeira o primeiro evento que eu considero importante nesse processo de abolição no brasil foi uma lei assinado em 1831 que proibia o tráfico de escravos usados no centro atlântico era uma resposta a uma
ameaça inglesa e ficou ironicamente conhecida como a lei para inglês ver porque porque dentro da maneira que a gente fala no brasil essa lei não pegou ou seja ela foi aprovada mas não tinha fiscalização e o tráfico na prática continua acontecendo eu tô falando aqui da década de 30 do século 19 quando é que de fato o tráfico foi abolido em 1850 foi assinada a lei eusébio de queirós que de fato proibia esse transporte da áfrica para o brasil essa essa lei foi bastante importante no processo de abolição agora tem que contar para você ela
só ela só ocorreu porque é um tempo antes lá na inglaterra tinha sido aprovada uma lei também chamada de bila aberdeen que autorizava a marinha inglesa a afundar os navios que estivessem levando essa prática do tráfico adiante ou seja foi somente mediante uma pressão militar de uma grande potência é que o congresso brasileiro vão dizer assim os deputados e senadores da época eles autorizaram essa lei aqui agora repara essa lei não se é o fim da escravidão significa de nomes assim ele tá aqui novas pessoas chega a ser o brasil naquela condição de escravizadas mas
aqui no brasil ainda era possível comprar e vender escravos normalmente inclusive alguns historiadores destaco que só aumentou o comércio interno porque já que não existia quando eu falo começa o comércio de escravizadas né interno porque já que não existe uma nova fonte era necessário remanejar a mão de obra existente aqui também é por conta dessa dessa lei que algumas iniciativas do governo vão existir no sentido de trazer imigrantes para o brasil para trabalhar nas lavouras especialmente na produção do café que era o coração da economia brasileira durante o segundo reinado tem umas outras marcações nos
outros eventos bastante importante por exemplo o movimento abolicionista que começa a crescerem 870 tá atenção no início e iniciativas oficiais eram mais isoladas a partir da década de 1870 esses forma né forma-se no brasil o movimento abolicionista seja um conjunto de intelectuais alguns negros inclusive né que passa uma defender abertamente o fim da escravidão e lutar para que essa bárbara e deixasse de acontecer duas figuras de bastante destaque nesse movimento abolicionista que eu sugiro que você pesquise aí na internet são luiz gama e joaquim nabuco foram figuras muito importante te dar um protagonismo forte que
que eu quero que você perceba que as leis estavam saindo mas aqui se torna um movimento e isso aumenta a pressão sobre os políticos brasileiros para que a escravidão acabe mesmo assim ainda não foi de cara outra lei bastante importante que surgiu 1871 foi a lei do ventre livre que libertava os filhos de mãe escrava alguns anos e veio a lei dos sexagenários que libertou já os escravos mais idosos que era muito difícil porque muitos morriam antes de chegar na terceira idade certo mas que vai percebendo que as leis já começam por conta da pressão
desse movimento abolicionista a elite não consegue mais segurar a escravidão aos poucos ela vai caindo até que em 1888 na ausência do imperador dom pedro segundo a princesa isabel não por um ato próprio porque ela achava mas como resultado de uma pressão política assinasse a lei áurea a princesa isabel assinou a lei áurea que abole definitivamente essa essa instituição que a escravidão no brasil que que eu quero que você perceba que esse processo foi todo bastante lento por conta da resistência dos cafeicultores e mais ele não foi feito para garantir aos antigos se você já
usa egressos da escravidão as pessoas que tinham deixado de ser escravos uma condição digna né essa essa igualdade na lei que surge com a lei áurea ela é muito só na lei mesmo né porque o racismo infelizmente continua como uma manifestação muito forte e muitas dessas pessoas não tem condição de ter uma inclusão rápida no sistema econômico gerando aí é uma situação bastante grave complicada que se prolonga inclusive durante a república eu quero que você pense agora comigo para a gente encerrar a aula que a gente tá falando aqui funciona essa situação hoje mesmo a
escravidão já tendo sido abolida tantos anos será que não existe mais trabalho escravo o trabalho análogo à escravidão né qual a importância dos direitos dos trabalhadores nesse mundo que a gente vive a outra questão que eu quero que você reflita também como é que os afrodescendentes é passaram a fazer parte dessa sociedade brasileira nos tempos da república e como é isso hoje essas são questões tão complicadas quanto muito importante para a gente entender o brasil de hoje em dia espero que vocês tenham gostado da reflexão até uma próxima tchau [Música]