para Elohim No princípio criou Elohim os céus e a terra toda a história da criação está condensada no primeiro verso da Torá existem múltiplas mensagens e perspectivas sobre as quais esse texto pode ser examinado e nesta série de estudos ele será abordado inicialmente sob o ponto de vista do tempo Olá a todos sejam muito bem-vindos nessa nova série Vamos dar um mergulho no primeiro verso da Torá analisá-lo sobre os mais diferentes ângulos e buscar os seus tesouros hoje começamos pelo ponto de vista do tempo Qual a relação que essas palavras têm com a dimensão temporal
e quais as mensagens que podemos extrair o tema de hoje envolve uma certa complexidade principalmente porque ele é bastante conceitual mas ele será explicado de forma bem didática para que possa ficar claro para todos ainda que alguma coisa escape a sua compreensão Talvez o mais importante deste estudo é que ele nos provoca nos incentiva abrir a mente a olhar a palavra de uma forma mais ousada entendendo que cada uma das suas letras hebraicas é realmente muito muito mais do que apena uma letra vamos lá então no primeiro verso da Torá o tempo pode ser compreendido
em diferentes medidas a partir de dias referindo-se aos dias da criação que são seis como uma semana contando o ciclo completo com sete dias como o mês sendo o ciclo completo da lua o luminar menor também como anos a quantidade de tempo que foi dada para o ser humano sobre a terra ainda como eras sendo que um dia da criação corresponde a uma era ou seja um tempo indeterminado cada um dos dias levou uma quantidade de tempo necessária a formação de todos os seus elementos de fato não podemos entender toda a criação que aconteceu dentro
de um dia humano as medidas de Adonai São Complet diferentes aqui Portanto o Dia da Criação ele representa um ciclo completo de formação de cada um dos elementos e ainda podemos abordar o tempo como eternidade que representa tanto a condição de inexistência do tempo antes da sua criação como também daquele período que chamamos por tempo futuro no mundo vindouro que tem um início determinado mas continua eternamente sem fim além das medidas do tempo existe também a Sua percepção como ele transcorre e isso acontece em diferentes planos o primeiro deles é o tempo linear ele funciona
como uma linha contínua ela tem início em um ponto determinado no caso nesse passado remoto e ela adentra ao presente e Segue até o futuro enxergamos a sequência de eventos de forma linear com o começo um meio e um fim o tempo também transcorre de forma circular através de ciclos fechados um dia por exemplo é um ciclo fechado ele começa e tem o seu fim uma semana a mesma coisa uma estação do ano também a primavera o outono o inverno assim também como as celebrações de Adonai cada um deles é um ciclo fechado em si
um tempo que começa e termina o tempo também pode ser percebido como uma espiral E aí são Unidas as duas percepções anteriores o tempo linear mais o tempo circular o tempo espiralado São ciclos contínuos que apontam em uma direção cada um desses ciclos que vivemos seja um dia uma semana um mês uma estação eles se repetem continuamente seguindo numa única direção ao futuro por exemplo consideramos que essa espiral representa o tempo da humanidade desde o seu início escolhemos como marco inicial a primeira celebração de chavot ao traçar uma linha vertical para cima o tempo linear
encontraremos em cada um desses ciclos a festa de chavot dos os anos seguintes e ainda podemos abordar o tempo sob o seu ponto de vista atemporal onde ele não existe ou não tem domínio sobre a realidade e aqui Existem duas perspectivas a do Criador e a da criatura Adonai criou o tempo mas ele não está sujeito ao tempo Portanto o criador está na atemporalidade na inexistência do tempo para ele passado presente e futuro são contínuo são a mesma coisa a sua presença preenche todas essas dimensões as criaturas ou o ser humano em específico não vive
Essa realidade atemporal mas quando ele estiver liberto da dimensão física material ele pode adentrar a um tempo transcendental uma realidade que que está além dessa que vivemos aqui na terra muitas vezes a chamamos por eternidade a eternidade também tem o sentido de uma realidade contínua Sem Fim porém ainda assim ela possui o seus ciclos Lemos por exemplo em Apocalipse 22 que na nova Jerusalém essa que é uma outra realidade Dimensional A Árvore da Vida dará um fruto por mês do ao ano todas as nações adorarão a Adonai de uma festa da Lua Nova a outra
ou seja de mês a mês e de um chabbat a outro de semana a semana assim mesmo na transcendência do tempo o ser humano viverá os ciclos determinados por Adonai Essa é a condição de atemporalidade para o ser humano é viver o tempo a partir da realidade espiritual e não mais física e todas essas dimensões temporais sejam do transcorrer do tempo ou das suas medidas encontram-se em berechit e ao longo dessa série nós vamos tratar de cada uma delas começamos olhando o texto de berechit em dias aqui está o verso completo e em destaque a
primeira palavra berechit e como sabemos essa primeira palavra traduzida por no princípio ela já alude ao tempo ela demarca esse ponto de partida Ou seja a criação do próprio tempo de fato podemos falar em criação do espaço-tempo de toda essa condição necessária para que as coisas viessem à existência antes disso havia apenas a presença de Adonai apenas a sua realidade e quando a sua vontade se manifesta para criar todas as coisas a realidade em que vivemos é criada o espaço onde tudo foi inserido e o tempo onde tudo se movimenta Então a primeira palavra da
escritura berechit ela é um Marco de tempo ela demarca o início do tempo linear o ponto mais remoto daquilo que podemos chamar por passado vamos olhar para o termo berechit em maiores detalhes o tempo foi uma quebra da atemporalidade da eternidade onde só havia presença de Adonai seguindo o mesmo princípio quando quebramos o termo berechit colocando um espaço no centro encontramos duas outras palavras sem qualquer alteração na sequência de suas letras bará que significa criou e shit que significa seis em aramaico para quem não sabe o aramaico é um idioma muito próximo do hebraico compartilhando
a mesma Raiz e grande parte dos escritos da tradição Judaica e da sua sabedoria estão nessa língua o aramaico também é o segundo idioma da Bíblia aparecendo na Torá no tanar que é a antiga aliança ou o chamado Velho Testamento e também na Brit da chá a Nova Aliança a nossa Bíblia completa foi escrita nesses dois idiomas no hebraico e no aramaico que eram as línguas utilizadas pelo povo hebreu e Judeu por causa disso O aramaico também tem junto com o hebraico o status de lachon Rodes ou seja língua Sagrada assim ele também é considerado
em toda a análise das palavras das escrituras e aqui Portanto o termo berechit revela com clareza a mensagem bará criou shit seis criou em seis Adonai criou todas as coisas em seis dias o termo shit também existe no hebraico e ele tem significados que complementam aramco de maneira precisa shit é um verbo que significa colocar posicionar fundar é fácil compreender a relação que ele tem com a criação Adonai fundou o mundo colocou as suas bases posicionou todas as coisas em seus devidos lugares um outro significado de shit é um substantivo que significa vestimenta e isso
é muito interessante porque a vestimenta tem a função de ocultar o corpo e a palavra mundo no hebraico e está intimamente relacionada com a ocultação da mesma raiz saem essas duas palavras Alam um verbo que significa esconder ocultar EAM um substantivo que significa mundo de fato o mund a realidade materialde vivemos é justamente a ocultação de Adonai a ocultação do mundo espiritual Além disso o termo Lan tem outro significado importantíssimo e está ligado justamente ao tempo olam significa também algo Perpétuo de existência contínua Sem Fim portanto shit no hebraico complementa a mensagem que o aramco
traz criado em seis dias o espaço de tempo em que Adonai colocou as bases de fundação não apenas da terra mas de toda a realidade de sua criação fazendo também deste olam deste mundo uma Veste uma ocultação de si mesmo para que os seus filhos o buscassem procurassem Pela luz que está além dessa grande tenda e essa sua grande obra é também oam tem um caráter Perpétuo não o mundo físico que sofreu uma queda mas a realidade primordial que ele criou para a qual todos desejamos voltar a eternidade o tempo da sua presença contínua e
além disso para fechar o contexto vemos que a palavra berechit possui seis letras exatamente o que ela mesma diz representando aí os seis dias de criação vamos aprofundar um pouco o nosso olhar sobre a palavra berechit como ela trata do início do tempo desse Marco temporal podemos então traçar uma linha imaginária antes de berechit e depois de berechit vamos tratar Então como a dimensão atemporal onde não existia o tempo e a dimensão temporal a partir de berechit quando a donai criou o tempo e todas as demais coisas quando falamos em tempo tratamos de ciclos de
começo e fim de coisas assim vamos fazer a mesma leitura da palavra berechit do seu começo e do seu fim a letra inicial de berechit é bet a segunda letra do alfabeto e a sua sexta letra A última é o tave que também é a última letra do alfabeto e isso já nos traz uma mensagem muito significativa Principalmente quando olhamos para o fim tav que corresponde realmente ao fim da palavra e ao fim do alfabeto porém berechit começa com a segunda letra E por que não com a primeira uma vez que ela é o início
de todas as coisas o início da criação podemos fazer muitas leituras sobre esse fato se Estamos tratando do início de todas as coisas desse Marco temporal e ele começa com a segunda letra do alfabeto naturalmente antes da criação a representação que fazemos é com a primeira letra do alfabeto O Alf aquela que veio antes da criação que estava antes de tudo ser criado ou seja na dimensão atemporal onde o tempo ainda não existia e essa leitura é tão exata que a letra Alf ela é a representação de Adonai é a representação do criador da sua
unidade aquele que é o primeiro em tudo portanto nesse espaço atemporal só existia a presença do Criador nada ainda havia sido criado e a letra alif é essa representação por outro lado Qual o significado de Bet Bet é a letra de bit casa e a própria letra B tem esse significado ela representa uma casa em medida maior o mundo que é a nossa casa a morada de todas as criaturas vejam Então como os Paralelos são perfeitos O Alf nessa perspectiva também representa a unidade de Adonai essa realidade onde nada mais existia apenas a sua presença
por outro lado beet representa a criação e toda criação é um processo de divisão da unidade podemos entender isso inclusive através da própria biologia por exemplo o zigoto que é a célula inicial de um embrião formada pelo material genético do pai e da mãe e a partir dessa unidade ocorre a divisão da célula ela se divide em duas partes cada uma dessas partes se divide em mais duas mais duas e assim sucessivamente crescendo em progressão geométrica a criação vem sempre de um processo de divisão de quebra dessa unidade primordial E é exatamente isso que acontece
também quando Adonai aquele que é um unidade plena ele manifesta a sua vontade de acrescentar a criação não estou dizendo que a donai se divide ou que a sua unidade seja quebrada isso não existe Adonai será sempre um unidade perfeita e indivis ível pois não existe realidade fora dele a divisão é um processo relacionado ao ato de criar e não a natureza do Criador e um outro aspecto muito interessante é que a letra Alef é considerada como uma letra silente quando ela não tem indicação de vogais é uma letra que apesar de ser consoante ela
não tem um som inclusive ela muitas vezes nem é lida e ao contrário de B é a primeira letra sonora do alfabeto e ela tem inclusive um dos sons mais fortes e visíveis aquele que vem dos lábios b b esse é o som da letra Bet quando ela é associada com uma vogal ela torna-se B ba bi e essa característica tão marcante ela nos remonta a própria criação uma vez que todas as coisas foram por meio da palavra portanto uma palav que tem som Adonai disse elou a sua voz foi e dessa maneis vi à
existência então letra Bet também traz entação que porio do som da palem de Adonai tudo veio a existir a partir de bereit ainda dentro do espaço de dias percebemos no primeiro verso da Torá uma outra configuração nesse verso existem sete palavras que são a referência para os primeiros sete dias ou seja um ciclo completo de dias uma semana assim cada palavra desse verso representa um dia todos eles na sequência exata e cada cada um deles faz paralelo em algum nível com a criação que aconteceu em cada um desses dias vamos agora analisar um por um
e ver a perfeição que existe por trás de cada palavra da escritura a primeira palavra da Torá berechit no início vai fazer paralelo então com o primeiro dia da criação e aqui existe um ponto interessante no hebraico o que está tá escrito não é primeiro dia mas um dia algo que é diferente dos demais pois todos são tratados como números ordinais segundo dia terceiro quarto e assim por diante não vamos entrar aqui muito a fundo nessa explicação mas um ponto importante é o seguinte o fato dessa palavra ser um dia ela faz referência também a
Adonai como um a sua unidade aquele que é ind visível o único Deus e esse ponto também é revelado nas obras que aconteceram nesse dia e a primeira criação de Adonai foi a luz em hebraico or havendo também a separação entre a luz e as trevas Todos sabem que essa luz não se refere à luz natural que vemos no mundo a luz emitida pelo sol refletida pela lua Mas é uma luz diferente uma vez que esses luminares só foram criados ao quarto dia Muitas pessoas trazem a interpretação que essa é apenas uma luz espiritual de
certa forma é porém como estamos tratando da criação das coisas a criação física do mundo e tudo aquilo que o envolve precisamos também abordar esse tema com esse enfoque de fato é um tema um tanto complexo Eu mesma não sou uma cientista nem tem um conhecimento tão avançado nesse ponto porém o conhecimento que eu vou apresentar aqui para vocês é suficiente para que todos nós possamos compreender mesmo de forma simplificada a grandiosidade que se deu na criação da luz então de uma forma bem simples o que é a luz que foi criada no primeiro dia
a luz pode ser compreendida como uma energia base para criar a matéria e prover a sua dinâmica vamos entender um pouco melhor esses conceitos de matéria e dinâmica a matéria referida aqui são as partículas atômicas e subatômicas aquelas menores ainda do que o próprio átomo um átomo é a menor unidade básica de construção da matéria ele é formado por um núcleo que é onde se concentra sua massa e onde estão os pró prótons e nêutrons e por um espaço chamado eletrosfera onde circulam os elétrons que são partículas de carga negativa Essa é a estrutura básica
do átomo e a unidade fundamental de qualquer matéria existente no mundo seja o ar seja uma barra de ferro tudo é composto por átomos e a dinâmica aqui nesta frase se refere a forças que atuam e gerencia o mundo atômico e subatômico ou seja o átomo para que haja essa movimentação de seus prótons elétrons para que ele interaja com outros átomos e forme diferentes tipos de matéria é necessário que ele seja coordenado por determinadas forças e são essas forças que atuam e gerenciam tudo o que conhecemos uma vez que tudo é formado por átomos por
ondas por todas essas cargas de energia que se conectam e dão a forma a tudo que existe portanto para que os átomos viessem à existência era necessário que houvessem forças que coordenasse tudo isso toda essa dinâmica do mundo atômico E é comprovado cientificamente que existem quatro forças fundamentais ou primordiais são elas o eletromagnetismo a força nuclear a força nuclear fraca e a gravidade Essas são as forças que estavam no início de todas as coisas e a partir delas houve condição de que a matéria se desenvolvesse como eu disse estamos tratando da criação física de todas
as coisas assim precisamos também olhar tudo isso sob um ponto de vista científico algumas pessoas têm muita resistência em relação ao que a ciência apresenta como teorias a respeito do início do universo Porém uma vez que você entende que o criador é um que ele criou todas as coisas e ele que trouxe a vida a sua palavra não pode haver qualquer diferença entre a palavra e entre a ciência se há algo em conflito entre ambas há duas possibilidades A primeira é que o homem está fazendo uma interpretação incompleta ou incorreta da palavra do Criador e
a outra opção é que a ciência não tem ainda os modelos adequados ou não alcançou ainda o conhecimento necessário para apresentar tudo aquilo que é a obra do criador de forma científica portanto tanto a ciência com os seus modelos e teorias pode estar incompleta quanto à interpretação do homem em relação à palavra de Adonai que é muitíssimo complexa isso Possivelmente quem assiste esse canal já percebeu que dentro de uma única letra existe um universo de coisas portanto não é simples interpretar a palavra e trazer tudo que ela existe de fato é praticamente impossível porém um
é o criador não há variação nele tudo que ele criou está em conformidade com aquilo que ele escreveu que ele apresentou ao ser humano se existe erro o erro está no ser humano portanto não podemos ter uma mente obtusa fechada e separar ciência da palavra porque Ambas estão nas mãos do Criador ele é um só precisamos ao contrário disso ter olhos espirituais para com a ciência precisamos estudar a ciência e ter uma compreensão mais elevada dela nós que buscamos e conhecemos o criador temos uma vantagem sobre aqueles que não o conhecem Porque podemos fazer essa
ponte entre tudo aquilo que existe no mundo natural com aquilo que nos é revelado por meio da rua Rodes por meio do espírito do Criador sim eu peço que todos agora tenham olhos espirituais para que possamos olhar a ciência tudo que já foi estudado muitas vezes até comprovado com olhos espirituais e se assim fizermos encontraremos coisas fantásticas encontraremos revelações grandiosas precisamos agora abrir a mente Porque a luz só pode entrar em um vaso destampado a teoria que a ciência nos oferece em relação ao início do universo chama-se Big Bang que é em inglês grande explosão
atualmente Existem algumas outras teorias que preveem um início anterior ainda ao Big Bang ou com alguns processos diferentes porém como o foco da nossa abordagem está no evento em si vamos utilizá-lo como parâmetro e esse modelo traz a seguinte ação essas quatro forças fundamentais que eu acabei de citar estavam em unidade plena coesas e em um átimo um instante muitíssimo menor do que um segundo na verdade a ciência conta esse tempo como 10 elevado -43 isso significa o número um seguido de 43 zeros é uma fração desse segundo uma fração que nem sequer conseguimos imaginar
nesse átimo de tempo se dá o início da divisão dessas forças e surgem as condições ideais para a formação dos átomos e todo esse processo aconteceu gerando quantidades estrondosas de energia e temperaturas absurdamente altas a ciência calcula um valor aproximado de 10 elevado a 31º c é o número um seguido por 31 zeros são trilhões e trilhões e trilhões de incandescência assim com essa quebra de forças foram geradas as condições necessárias e ideais para que a matéria pudesse existir bem se você já destampou o seu vaso e olhou para essa informação além do que ela
diz centifica acredito que já teve um vislumbre de como podemos fazer essa leitura de forma metafísica mais espiritual Vamos então aqui detalhar um pouco dessa visão Como podemos enxergar isso trazendo para o hebraico trazendo para o que a palavra nos revela não estou afirmando que essa é a verdade absoluta mesmo porque a ciência não pode definitivamente comprovar esses ventos Porém Aqui nós podemos interpretar essa teoria com olhos voltados para o espiritual nós podemos olhar o que a ciência oferece e buscar também na profundidade do hebraico e da palavra de Adonai o que ele pode nos
revelar sobre tudo isso vamos começar traçando uma linha imaginária entre o atemporal e o início do tempo nessa atemporalidade antes da cria onde tudo era apenas a presença de Adonai e do outro lado o início do tempo o início da criação e de todas as obras de Adonai a ciência nos mostra que haviam quatro forças fundamentais eletromagnetismo força nuclear forte gravidade e força nuclear fraca essas quatro forças eram uma unidade estavam coesas entre si quando olhamos para o hebraico considerando Essa realidade atemporal vemos um paralelo muito grande e muito claro aqui as quatro letras do
nome do criador yre wavre o tetragrama quatro letras quatro forças criativas formando a unidade perfeita essa realidade era tudo que existia no atemporal apenas a presença do Criador O Alf primordial assim desse Alf atemporal dessas quatro letras dessas quatro forças fundamentais são geradas todas as coisas como sabemos cada letra do hebraico representa uma força criativa Adonai criou todas as coisas por meio da palavra palavras formadas por letras letras portanto são força forças que emanadas trazem vida e manifestam fisicamente a vontade do Criador então cada uma dessas letras representa as quatro forças que estavam em unidade
vejam que não há qualquer conflito aqui é curioso inclusive que temos aí a força nuclear forte e a força nuclear fraca Ou seja é uma única força a força nuclear Porém ela tem os seus dois pesos e vemos exatamente um espelho no próprio tetragrama as duas letras R são uma única letra porém elas estão em posições diferentes Opostas de fato uma em cada lado da balança simetricamente então aqui também vemos esse paralelo e nesse attimo de tempo em que a vontade de Adonai se manifesta para criar essas quatro forças elas se dividem e passam a
atuar individualmente Esse é o grande momento onde o tempo e toda a criação de Adonai tem início compreendido esse processo vamos ver agora o que a palavra berechit nos mostra em relação a tudo isso e aqui encontraremos algo maravilhoso todas as forças est estavam condensadas em um único ponto o ponto Central dali tudo veio a existir quando olhamos para a palavra berechit e especificamente para o seu centro para o meio dela para esse Ponto Central de onde tudo foi gerado o que vamos encontrar aqui a palavra eix fogo incrivelmente Esta é a palavra que está
no meio no centro de berechit no centro de força o fogo aqui obviamente ele retrata essa grande explosão com essa quantidade de energia gigantesca que foi gerada e temperaturas inimagináveis para nós is fogo Essa é a representação daquilo que foi o ponto inicial de tudo essa grande explosão foi o processo então pelo qual o Alef a unidade o atemporal pudesse se transformar em Bet no espaço-tempo na dualidade prosseguindo Vamos falar agora sobre a segunda palavra que corresponde ao segundo dia de criação nesse dia foi criada a raquia a expansão ou firmamento e houve também separação
entre as águas de cima e as águas de baixo portanto a raqueia está no meio ela é um separador de águas a segunda palavra do verso é bará que significa criou e nela vamos encontrar um espelho do que aconteceu percebam é uma palavra de três letras e no centro dela encontramos a letra re que justamente é a letra inicial de raquia podemos compreender nesse caso que a sua representa e assim como as letras Bet e Alef essas que estão em branco estão divididas tendo ao centro o Rech também as águas de cima e as águas
de baixo são divididas pela raquia existe ainda uma outra percepção desse ponto a palavra Pará pode também ser dividida e nela vamos encontrar a palavra raf mais a letra Alef raf significa grande inclusive é dela que vem o termo Rabi que significa um mestre alguém que é grande em conhecimento sendo o significado literal de Rabi meu mestre aqui então temos rave que é grande mais a letra alif existe um ponto muito interessante nas letras em hebraico porque algumas delas são formadas por mais de uma letra Ou seja quando elas são desenhadas esse desenho é representa
ativo de outras letras já existentes não há no alfabeto hebraico nada aleatório ou algo externo tudo é consolidado dentro dele mesmo é como a escritura toda a sua interpretação está dentro dela mesma e a letra Alef é formada por duas letras iud mais um vave aqui vocês podem ver com mais clareza o Alef possui uma barra Central representada pelo vav que também é uma barra e as suas duas astes superior e inferior são formadas por dois iud iud é a menor letra do alfabeto assim a letra Alef é um iú acima e um iú abaixo
com um vave dividindo como vocês percebem é exatamente uma representação da raquia o divisor das águas acima e das águas abaixo tendo essa compreensão quando juntamos O Alf essa representação da raquia em si mesmo junto com o termo RAV que forma a palavra bará temos aí raf alif ou seja o grande alif e o que é raquia senão um grande divisor o maior divisor que existe pois ele toma a extensão de nossa terra por inteiro então na palavra bará encontramos também mais essa linda percepção que nos mostra um espelho perfeito da criação do segundo dia
a terceira palavra do verso é Elohim que significa Deus e no terceiro dia temos o seguinte as águas de baixo se ajuntam e aparece a terra seca a terra produz Relva plantas e árvores cujos frutos tenham semente o que vemos então nesse verso é a criação da natureza da vegetação temos aí no no vegetal toda a base do ecossistema para a vida animal ou seja tudo que viria a ser alimento das criaturas tanto de animais quanto do próprio homem é criado ao terceiro dia qual relação poderia ver com a palavra Elohim que inclusive é o
título usado por Adonai para todo o relato da Criação em Gênesis 1 o nome Adonai o tetragrama só aparece depois em do e esse fato é muito importante porque justamente o título Elohim ele vai estar conectado com toda a questão da criação vamos aqui olhar para a matemática dessa palavra para sua guematria e ela vai nos oferecer um paralelo perfeito Inclusive essa Associação de termos é bastante usada na literatura Judaica Vejam Só a guematria de Elohim é 86 e com essa mes mesma guematria encontraremos a palavra reva que significa a natureza de fato a natureza
ela engloba também o reino animal e o reino mineral no entanto na Perspectiva em que estamos olhando percebemos que a natureza aqui se comporta como essa base do ecossistema é tudo que foi criado para que a vida animal e a vida do ser humano pudesse ser sustentada é o o início e a base da vida orgânica aqui então de fato vemos esse paralelo perfeito entre a palavra reva simbolizando toda essa criação do terceiro dia essa base para a vida com a palavra Elohim ambas sobre a mesma guematria vamos agora ao quarto Dia da Criação a
quarta palavra é ET essa é uma palavra que não tem tradução no português porque ela é apenas um elemento de liga ligação entre o verbo e o objeto direto é uma coisa específica da gramática Hebraica porém no hebraico ela tem um peso enorme não apenas gramaticalmente mas numa leitura mais espiritual também no quarto dia foram criados os dois luminares o Sol e a Lua e também as estrelas e todos eles foram colocados para separação entre o dia e a noite e para Sinais Estações dias e anos ou seja para a contagem de tempo então o
que nos rege em relação ao tempo as estações são os luminares e quando falamos em contagem de tempo precisamos observar o início e fim dos ciclos Afinal é isso que o tempo mostra quando algo começa e quando ele termina e o que vemos nessa quarta palavra Justamente a mesma coisa a é a primeira letra do alfabeto e tav é a última assim a palavra ET toma justamente essa conotação de início e fim é um ciclo completo e não poderíamos deixar de fora também a grande significação que essa palavra tem nas palavras do próprio Messias ele
diz eu sou o Alf e oav o primeiro e o último o princípio e o fim normalmente as pessoas conhecem pela tradução do grego eu sou o alfa e o ômega que também são a primeira e a última letra do alfabeto grego porém Yeshua sendo judeu naturalmente ele estava citando o alfabeto hebraico o qual ele utilizava portanto eu sou o Alef e o tav ele é o princípio e o fim ele faz uma referência aqui que ele representa tudo o que está está nesse intervalo o começo da criação e o fim da criação o começo
do alfabeto e o fim do alfabeto todas as letras todas as palavras da escritura Yeshua é a palavra Yeshua é a Torá viva e com essa pequena palavra ele consegue descrever algo imenso portanto a quarta palavra Ela também tem uma grande alusão a Yeshua vamos entender isso em maiores detalhes agora aqui está o verso completo de berechit e em destaque a palavra ET ela é a quarta palavra e o número quatro está ligado ao governo ao domínio à autoridade como vemos o próprio verso nos revela isso os luminares por exemplo Eles foram criados ao quarto
dia e eles foram feitos para governar sobre os ciclos outro grande exemplo é e er rudá Judá o quarto filho de yov Jacó e dele procede o governante eterno da tribo de Judá vem o Messias aquele que governará eternamente e outro fato que não podemos esquecer o nome do criador o tetragrama possui também quatro letras o que afirma o seu domínio Como Rei do Universo agora percebam a local ação dessa palavra no verso ela está ao centro de tudo existem três palavras do lado direito e três do lado esquerdo aave está ao centro isso mostra
mais uma vez a posição de governo de autoridade E domínio pois o quatro sendo centro ele é como o trono de um rei aquele que tem o poder é o centro de todas as decisões e o seu trono ao centro da sala real reflete o seu domínio portanto alave não poderia estar em outra posição o reflexo de yeshua nesse verso é claro também Yeshua o primeiro e o último representado pela primeira e última letras do alfabeto ele também é o centro de tudo ele é o centro da palavra a palavra sempre aponta para o Messias
ele na posição de governo é também o nosso rei o rei eterno atemporal que regerá por toda eternidade Yeshua de fato é o centro de todas as coisas aquele para quem o pai deu toda autoridade nos céus e na terra tudo isso já seria bem suficiente para compreendermos a relação que essa palavra ET alft estabelece no centro do verso de berechit porém existe algo maravilhoso ainda que confirma mais uma vez tudo isso que acabamos de falar como eu falei aave é a primeira e última letras do alfabeto é uma representação delas se abrirmos essa palavra
veremos o alfabeto por inteiro vamos analisá-lo aqui segundo o mesmo princípio a left está ao centro vamos olhar Então o que está ao centro do alfabeto Mais especificamente vamos olhar quatro letras uma vez que estamos falando do número quatro e o alave está na quarta posição está ligado a tudo que o número quatro representa e assim colocamos nove letras do lado direito nove letras do lado esquerdo e o que nos resta ao meio quatro letras exatamente e incrivelmente essas quatro letras são uma palavra aqui elas são olhadas no sentido inverso da esquerda para a direita
na direção que está ligada à mão direita aed a misericórdia e esta palavra que encontramos é malqui que significa meu rei é impossível passar pela nossa mente que isso seja uma coincidência as quatro letras centrais do alfabeto que são a representação de alav do princípio e fim falam também sobre quem é o centro de tudo malqui meu rei Yeshua Vamos retomar o fôlego agora ir para o quinto dia da criação a quinta palavra do texto é hasham os céus e no quinto dia vemos a criação dos animais marinhos e das aves e também a ordem
para sua multiplicação essa palavra nos oferece algo muito simples de compreender Vejam só dentro dela podemos enxergar outras três palavras apenas uma explicação Inicial essa primeira letra aqui a letra re ela não faz parte da palavra em si mas ela apenas indica o artigo definido os no hebraico as palavras sempre estão juntas portanto esse único conjunto de letras significa os céus a palavra em si é sham céus e é essa que destacamos aqui dentro de shamai que são céus encontramos a palavra Ma Que significa água ou águas é uma palavra plural assim como shamaim é
uma palavra plural também não existe uma formatação singular para essas palavras como em português céu e céus no hebraico elas estão sempre no plural continuando aqui existe outra palavra dentro de ma iam a palavra mar está dentro de águas algo que faz total sentido Afinal o mar é composto de águas olhando de volta para o nosso verso O que encontramos no quinto dia foram criados os animais marinhos que estavam no iam no mar ou também em M nas águas E além disso as aves que povoam os shamaim os céus portanto a palavra do quinto dia
é bastante Clara animais no mar e na água e animais nos céus é isso que reflete hasham chegamos ao último dia da criação o sexto dia que corresponde à sexta palavra Veet como sabemos ET alav não tem tradução Porém esse V inici representa uma adição a palavra e portanto essa palavra é traduzida como e no sexto dia foram criados os animais terrestres e também o ser humano houve uma ordem uma bênção para sua multiplicação ao homem foi dado domínio sobre os animais e Adonai ainda entrega o reino vegetal como fonte de alimento para toda sua
criação observando a palavra Veet temos o seguinte Ela é formada por duas partes a primeira delas como eu disse é apenas a letra vave que representa uma adição a conjunção e e a outra parte e que não tem tradução para o português é apenas uma ligação entre palavras porém vamos observar aqui o que elas representam vaf é a sexta letra do alfabeto e aqui ela já faz um paralelo Pois é a sexta palavra do verso que representa o sexto dia de criação a letra V também é uma representação do próprio ser humano uma vez que
ele foi criado no sexto dia a leav como vimos é a representação de yeshua e dentro desse mesmo contexto olhando Yeshua como ser humano entendemos que ele foi a imagem visível de Elohim sobre a terra então observando os significados dessas duas partículas temos o seguinte vav o homem junto a alav a imagem visível de Elohim portanto uma representação viva da própria criação do ser humano aquele que foi feito a imagem de Elohim mas também podemos olhar sobre um outro aspecto vemos aqui uma repetição da palavra alft que na sua primeira colocação na posição número quro
está ligada ao governo ao domínio seguindo o mesmo paralelo vemos que a palavra Veet também reflete o homem exercendo a sua função de governo sobre a natureza pois esse foi o mandamento de Adonai e por sua vez essa ação de governo também reflete a sua semelhança a Elohim que é aquele que exerce o domínio sobre O Rei do Universo chegamos ao Sétimo Dia onde Adonai concluiu e cessou vai bot suas obras e também o abençoou o dia do shabbat o sétimo dia a palavra que faz referência ao sétimo dia é haret a terra e essa
palavra ela também nos dá uma referência Clara sobre o que é o shabbat dentro de harit encontramos a palavra Rats que significa aceitar ter prazer se deliciar aproveitar e o que é o Shabat senão tudo isso porém vamos olhar também o que a escritura nos oferece nesse ponto Lemos aqui um verso em yayaho Isaías 58:13 se vigares teus pés a fim de que não profanes o shabbat e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia se considerares e chamares o meu shabbat ONG delícia e honroso o santo dia do eterno e se
o dignificar deixando de seguir os teus próprios caminhos de fazer o que bem deseja e de falar e refletido então encontrarás em Adonai a tua grande alegria e eu farei com que cavalgue nos altos da terra e se banquete com a herança de yov Jacó teu pai a herança de yov é a Torá a palavra de Adonai portanto no Shabat nós nos banquete com a sua palavra Nós aproveitamos esse dia na presença do eterno vejam que perfeito Adonai entende o seu Shabat como um dia de ONG de delícia um dia de prazer um dia para
se aproveitar a do eterno e aqui a palavra harit mostra Exatamente isso refletida no verbo Rats como vocês percebem esse verbo ele utiliza três letras da palavra harit sobra uma ainda a letra Alef porém podemos facilmente colocá-la nessa equação fazendo desse verbo uma frase como vimos a letra Alef é a representação do eterno aquele que vem primeiro o criador de todas as coisas pois ela também é a primeira letra do alfabeto assim construímos essa frase Alef Adonai Rats Alef ficou satisfeito pois ele terminou todas as coisas e no sétimo dia ele o declarou shabbat descanso
um dia para se ter prazer perante a sua presença Esta é a grande mensagem que a sétima palavra nos mostra para concluir o estudo agora eu gostaria de mostrar Todas aquelas dimensões temporais que vimos no início do estudo aqui no primeiro verso de berechit vamos ver como o tempo se comporta como ele pode ser revelado aqui nessas sete palavras já sabemos que berechit especificamente a letra Bet a primeira do verso é também o início da dimensão temporal portanto a letra Alf aqui representa essa realidade atemporal onde só existia a presença do Criador a partir da
letra Bet Então se inicia o tempo linear então ele tem um ponto inicial em Bet e ele segue em direção ao futuro distante outra classificação é o tempo circular que é formado por ciclos fechados um dia uma semana um mês uma celebração de Adonai tudo isso são ciclos fechados que iniciam e terminam e aqui em berechit também vimos isso cada uma das palavras é também um ciclo fechado de tempo cada uma delas sepresenta inclusive Um Dia da Criação portanto vemos aí a relação do tempo circular uma outra medida é o tempo cíclico aquele que une
o tempo linear mais o tempo circular ou seja são ciclos que se repetem continuamente de ano a ano a cada 7 anos a cada 50 anos que seria um Jubileu por exemplo um yovel temos aí várias medidas é o tempo cíclico e aqui em berechit ele também se apresenta começando inclusive na relação que existe entre a segunda e a primeira palavras a segunda palavra é bará um termo com três letras que aparece justamente no início de todas as coisas a palavra berechit inicia exatamente com essas mesmas três letras então vemos aí uma repetição de padrão
um ciclo que se inicia adiante temos mais uma repetição a palavra ET que está bem no centro do verso ela ela faz uma repetição com a sexta palavra Veet então novamente Aí temos dois ciclos da palavra ET formando o seu tempo cíclico o seu tempo de repetição Então dentro desse primeiro verso da Torá já temos dois exemplos duas testemunhas de que o tempo também é cíclico e por fim a última abordagem é do aspecto atemporal aquele que representa tanto a ausência do tempo quando o criador ainda não o havia criado e também representa para nós
criaturas um momento de eternidade um tempo espiritual em uma nova realidade contínua que não tem fim um tempo que tem uma dimensão diferente desta onde estamos inseridos agora assim conseguimos enxergar uma a linha do tempo aqui no verso tudo que veio antes do princípio representado pelo Alef a presença plena de Adonai o atemporal e depois desse ciclo completo de milênios que Adonai deu para o homem sobre a terra vemos novamente uma outra condição de atemporalidade essa para as criaturas na forma da Eternidade de um período que não tem fim porém ele mantém o seu ciclo
sendo a presença de Adonai tudo em todos encerramos aqui o primeiro estudo da série Eu espero que você tenha gostado e principalmente que tenha podido compreender a grandeza que há nesse verso de fato nós exploramos apenas a superfície dele hoje tratamos a respeito dos dias da criação no próximo estudo falaremos da perspectiva do mês dentro de berechit e ainda falar sobre a medida dos anos como milênios fechando esse tema do tempo depois disso vamos ainda continuar estudando Esse verso mas com outra perspectiva e também relacionado a outros assuntos e realmente Como eu havia falado esse
texto é um oceano infinito de mensagens as primeiras palavras da Torá São como uma semente capaz de guardar milhões de informações genéticas e ainda todo de a se transformar em uma grande árvore cheia de frutos dentro dessas palavras dentro dessas letras estão codificados o DNA da criação e da vontade de Adonai e mesmo com a nossa visão limitada conseguimos já encontrar algumas pedras preciosas que só o hebraico pode revelar muito obrigada por sua atenção e até o próximo Shalom [Música] h