[MÚSICA] >> [JULIANA] NESTA AULA VAMOS FALAR SOBRE A SÉRIE ISO 14000 A PARTIR DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO, ACOMPANHAR A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA, ROTULAGEM AMBIENTAL E AS DEFINIÇÕES DOS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL. VAMOS LÁ? [MÚSICA] >> [JULIANA] A SÉRIE DE NORMAS ISO 14000 CORRESPONDE A UM "SGA", SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – EDITADO PELA ISO, "INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION".
A ISO 14000 COMPREENDE UMA SÉRIE DE NORMAS QUE ESPECIFICA OS REQUISITOS PARA A REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, ROTULAGEM AMBIENTAL E ANÁLISE DE CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS, COM A FINALIDADE DE POSSIBILITAR QUE AS DIFERENTES ORGANIZAÇÕES FORMULEM POLÍTICAS AMBIENTAIS COM METAS E OBJETIVOS, QUE LEVAM EM CONTA OS REQUISITOS LEGAIS E AS INFORMAÇÕES REFERENTES AOS IMPACTOS AMBIENTAIS SIGNIFICATIVOS. [MÚSICA] >> [JULIANA] A NORMA ISO 14001 ORIENTA E DÁ SUBSÍDIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL, COM O OBJETIVO DE PROVER ÀS ORGANIZAÇÕES ELEMENTOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EFICAZ PASSÍVEL DE INTEGRAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO. SUA CONCEPÇÃO FOI IDEALIZADA PARA CONTEMPLAR TODOS OS TIPOS E PARTES DE ORGANIZAÇÕES, INDEPENDEN- TEMENTE DE SUAS CONDIÇÕES GEOGRÁFICAS, CULTURAIS E SOCIAIS.
OS REQUISITOS QUE COMPÕE OS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL SÃO: POLÍTICA AMBIENTAL; PLANEJAMENTO; IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO; VERIFICAÇÃO/AÇÃO CORRETIVA; ANÁLISE CRÍTICA. DESTACA-SE TAMBÉM O TERMO "NÃO CONFORMIDADE" QUE OCORRE QUANDO NÃO HÁ O ATENDIMENTO A UM DOS REQUISITOS. QUANDO ISSO ACONTECE A EMPRESA DEVE EXECUTAR AÇÕES CORRETIVAS EM TEMPO HÁBIL PARA ELIMINAR AS CAUSAS DAS NÃO CONFORMIDADES E EVITA A SUA REPETIÇÃO.
OUTROS TERMOS QUE APARECEM SÃO OS ASPECTOS OU IMPACTOS AMBIENTAIS QUE PODEM SER QUALQUER MODIFICAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, ADVERSA OU BENÉFICA QUE RESULTE NO EM TODO OU EM PARTE DAS ATIVIDADES, PRODUTOS OU SERVIÇOS DE UMA ORGANIZAÇÃO. TODAS AS NORMAS ISO PASSAM POR REVISÕES PERIÓDICAS PARA INSERIR MUDANÇAS E NOVAS EXIGÊNCIAS DO MERCADO, PERMITINDO MAIOR SIMPLIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE TODAS AS NORMAS DE SISTEMA DE GESTÃO. [MÚSICA] >> [JULIANA] O "ACV", ANÁLISE DO CICLO DE VIDA É UMA METODOLOGIA QUE AVALIA OS IMPACTOS AMBIENTAIS DE UM PROCESSO, PRODUTO OU SERVIÇO, LEVANDO EM CONTA TODO SEU CICLO DE VIDA.
O TERMO SE REFERE AO CONJUNTO DE TODAS AS ETAPAS NO DECORRER DA VIDA ÚTIL DO PRODUTO, DESDE O PROCESSO DE EXTRAÇÃO DE MATÉRIA PRIMA, PASSANDO PELO PROCESSAMENTO DE MATERIAL, FABRICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E USO ATÉ O FIM DE SUA VIDA ÚTIL. PARA CALCULAR OS ASPECTOS AMBIENTAIS E OS POTENCIAIS IMPACTOS ASSOCIADOS A UM PRODUTO LEVA- SE EM CONTA A DEFINIÇÃO DO ESCOPO E DOS OBJETIVOS, AS ENTRADAS DE ENERGIA E DE MATERIAIS, COMO: EMISSÕES DE POLUENTES; DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS; AVALIAÇÃO DE IMPACTO; E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS. É IMPORTANTE DESTACAR QUE A "ACV" INCLUEM IMPACTOS QUE NORMALMENTE NÃO SÃO CONSIDERADOS NAS ANÁLISES TRADICIONAIS, O QUE POSSIBILITA UMA VISÃO MAIS AMPLA DOS ASPECTOS AMBIENTAIS DO PRODUTO, PROCESSO OU SERVIÇO.
PARA DESTACAR O MODELO DE GESTÃO VOLTADO PARA O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS O "UNEP", PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O AMBIENTE E A "SETAC", SOCIEDADE DE TOXILOGIA E QUÍMICA AMBIENTAL, UTILIZAM OS SEIS "ERRES" DA SUSTENTABILIDADE. AINDA SOBRE A "ACV" COMO FORMA DE SINTETIZAR SUA IMPORTÂNCIA DESTACA-SE O APOIO A TOMADA DE DECISÕES POR MEIO DE ESTUDOS DOS ASPECTOS AMBIENTAIS E DOS IMPACTOS AO LONGO DA VIDA DE UM PRODUTO, ALÉM DISSO, CRIA RELAÇÕES ENTRE ASPECTOS E CATEGORIAS DE IMPACTO POTENCIAL LIGADOS AO CONSUMO DE RECURSOS NATURAIS, A SAÚDE HUMANA E AO AMBIENTE. [MÚSICA] >> [JULIANA] LOGÍSTICA REVERSA É A ÁREA DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL QUE PLANEJA, OPERA E CONTROLA O FLUXO DO RETORNO DOS BENS DE PÓS- VENDA E DE PÓS-CONSUMO AO CICLO DE NEGÓCIOS OU CICLO PRODUTIVO, POR MEIO DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS.
A LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-VENDA DIZ RESPEITO À DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS COM POUCO OU NENHUM USO. JÁ A LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-CONSUMO TRATA DOS PRODUTOS QUE FORAM UTILIZADOS ATÉ O FIM DE SUA VIDA ÚTIL, MAS QUE MESMO APÓS SEU DESCARTE PODEM SER REUTILIZADOS ATRAVÉS DA RECICLAGEM OU DESCARTADOS COM SEGURANÇA ATRAVÉS DA LOGÍSTICA REVERSA. ALGUMAS DAS FORMAS DE REAPROVEITAMENTO DOS PRODUTOS SÃO: A RECICLAGEM; O REUSO; O DESMANCHE OU O PRÓPRIO DESCARTE.
A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, "PNRS", CONTEMPLA O PRINCÍPIO DO POLUIDOR PAGADOR QUE CONSTATA QUE OS RECURSOS AMBIENTAIS SÃO ESCASSOS E QUE SEU USO NA PRODUÇÃO E NO CONSUMO ACARRETA A SUA REDUÇÃO E DEGRADAÇÃO COM IMPORTÂNCIA NA APLICAÇÃO DA RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA, CONSIDERANDO QUE A PRINCIPAL VOCAÇÃO DESSE PRINCÍPIO É REDISTRIBUTIVA. DEVE-SE ATRIBUIR AO POLUIDOR OS CUSTOS DE PREVENÇÃO, REPARAÇÃO E REPRESSÃO DE DANOS AMBIENTAIS, QUE HOJE RECAEM SOBRE A SOCIEDADE EM GERAL, GARANTINDO A TODOS O MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO. OS PRODUTOS OBRIGADOS A LOGÍSTICA REVERSA SÃO: EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS; ÓLEOS LUBRIFICANTES; PILHAS E BATERIAS; PNEUS; LÂMPADAS FLUORESCENTES; E PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS E SEUS COMPONENTES.
PARA CONTRIBUIR E REDUZIR DISTÂNCIAS A "PNRS" CONSIDERA COMO PRIORIDADE AÇÕES COM CATADORES OU COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. [MÚSICA] >> [JULIANA] A ROTULAGEM AMBIENTAL É UM CONJUNTO DE INSTRUMENTOS INFORMATIVOS QUE PROCURA ESTIMULAR A PROCURA DE PRODUTOS E SERVIÇOS COM BAIXOS IMPACTOS AMBIENTAIS ATRAVÉS DE SÍMBOLOS APLICADOS NOS PRODUTOS OU NAS SUAS EMBALAGENS, INFORMAÇÕES EM BULAS E MANUAIS, EXPRESSÕES DE PROPAGANDA, ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E OUTRAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO DIRETA COM OS CONSUMIDORES. TIPO 1, SÃO OS RÓTULOS APLICADOS PELOS PROGRAMAS DA ROTULAGEM AMBIENTAL.
TIPO 2, SÃO AS AUTODECLARAÇÕES AMBIENTAIS FORNECIDAS PELOS FABRICANTES OU DISTRIBUIDORES. TIPO 3, CONTÊM INFORMAÇÕES AMBIENTAIS QUANTITATIVAS DERIVADAS DA ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO. O PROGRAMA BRASILEIRO DE ROTULAGEM AMBIENTAL ESTÁ EM FASE DE IMPLANTAÇÃO E TEM POR COORDENAÇÃO A "ABNT", ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.
[MÚSICA] >> [JULIANA] DESEMPENHO AMBIENTAL REFERE-SE AOS RESULTADOS MENSURÁVEIS RELACIONADOS À GESTÃO DE ASPECTOS AMBIENTAIS QUE PODEM SER MEDIDOS EM RELAÇÃO À POLÍTICA, OBJETIVOS E OUTROS CRITÉRIOS – USANDO INDICADORES AMBIENTAIS. ESTES, POR SUA VEZ, SÃO REPRESENTAÇÕES MENSURÁVEIS DAS CONDIÇÕES DE OPERAÇÕES, GESTÃO OU CONDICIONANTES. QUANDO SE TRATA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL CONSIDERA-SE COMO UMA AÇÃO CONTINUA DE COLETA E AVALIAÇÃO DE DADOS QUE OFEREÇA UMA AVALIAÇÃO ATUAL DE DESEMPENHO E AS TENDÊNCIAS DE DESEMPENHO AO LONGO DO TEMPO.
VALE RESSALTAR QUE NESTE PROCESSO É FUNDAMENTAL QUE OCORRA O MONITORAMENTO POIS ESTE PERMITE IDENTIFICAR AS CORREÇÕES E AJUSTES NECESSÁRIOS DENTRO DA IDEIA DE MELHORIA CONTINUA. HOJE CONHECEMOS UM POUCO MAIS SOBRE AS NORMAS DA SÉRIE ISO 14000; CICLO DE VIDA DO PRODUTO; LOGÍSTICA REVERSA; ROTULAGEM AMBIENTAL; E INDICADORES DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL. ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO.
ATÉ A PRÓXIMA AULA.