Ser e Tempo - Entrevista com Marcia Sá Cavalcante Schuback

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A Casa de Astérion
Percorrer os caminhos do labirinto heideggeriano não é nada fácil, mas a professora e filósofa Marci...
Video Transcript:
E aí G1 e embora nosso tempo se a rogue o progresso de afirmar novamente a metafísica A questão aqui é focada caiu no esquecimento e não obstante nós nos consideramos descansados dos esforços para desenvolver novamente uma divisão tomaria Perry Perry testes os seus a questão referida não é na verdade uma questão qualquer e para falar dessa questão que na uma questão qualquer e o convidei a professora Márcia Sá Cavalcante schuback para conversar sobre se ele tempo e gostaria de apresentar lá e começar aqui a nossa entrevista/aula porque acaba sendo uma verdadeira aula quando acabamos de
terminar pela acabamos a entrevista então a massa é professora titular de filosofia da Universidade de som de torne não sei pronunciar Mas se me corrige por favor bicolor e é na Suécia foi o professor adjunto do ifix UFRJ entre 1994 e 2 mil ator igualmente o pesquisador visitante do Instituto Fran de vista em chave tensão lanche em Viena professora da Kátia da Ranger gadamer em Boston além de ter ministrado cursos de extensão diferentes países suas áreas de especialização são romantismo e idealismo alemão fenomenologia hermenêutica tendo se dedicado nos últimos anos a filosofia do exílio a
relação entre filosofia arte poesia e é uma crítica do fascismo contemporâneo tem artigos ensaios e publicações em várias línguas dentro dos seus mais recentes pode-se mencionar o time em Excel in conversation with her black show em Clarice Lispector ou fascismo de ambiguidade conversão em inglês que acaba de sair e no prelo atrás com a filosofia de Clarice Lispector como tradutor é conhecida por sua tradução de ser tempo a caminho da linguagem ensaios e conferências Heráclito de heidegger reflexões e teriam diverging arte de pensar ensaios filosóficos de Pouso Alegre traduziu para o sueco a poesia de
Paulo Henriques Britto e as primeiras estórias de Guimarães Rosa pelo Sueco Mares do leste de Tomas transtromer massa muito obrigado admiro muito seu trabalho você é além do além do trabalho que vai te ver você como pessoa então prazer enorme aqui conversar com você e sobre uma obra que não é fácil recentemente até ali no livro de introdução do Povo córnea e falando que ainda que nós estejamos acostumado com vocabulário técnico do rayger mesmo assim não se torna mais fácil e eu concordo então para gente ir conversar sobre o tempo de Raid e essa aqui
não é uma questão qualquer como ele mesmo diz é como que a gente pode compreender essa questão central parece ser Alina em ser tempo né e coloca como a questão sobre esquecimento dos e o sentido dos e e eu gostaria de saber se essa questão do ser questão do sentido do ser são a mesma questão ou são questões diferentes mas a gente pode entender essa relação aí no sentido de ser do esquecimento você e a questão propriamente do ser em casa casa pelo convite do muitas regras de encontrar você não obstante a tela separando mas
de maneira muito estranha também aproximar e uma honra poder também conversar e discutir essa obra ele tempo talvez para responder a sua pergunta se é questão de ser e a questão do sítio sessão a mesma questão a gente poderia dizer se já multimedia que ser tempo é uma obra mostra o que esse tá Kitty é uma questão e fique enquanto questão ter é a questão de seu sentido a gente vai dizer assim é [Música] uma porque a gente deveria dizer se ele tempo hoje a gente já obra essa obra dele uma força muito grande ela
foi publicado ms27 eu tô falando assim talvez eu esteja chovendo no molhado né porque eu não sei o público e nos assiste o resto da Luz assim super especialista desse tempo então tá falando coisas assim bem simples mas só para lembrar que essa obra teve um tremendo no movimento intelectual história da história da própria em cima da filosofia e desenvolva da academia ah e também o momento vamos assim da história das ideias na história intelectual então cê gente lembra aqui 1923 a torre marxista muito importante aqui ó Lucas ele implica história consciência 1927 série de
1932 são publicados pela primeira vez os manuscritos econômico-filosóficos Marx Então se tem uma isso na no erro né da primeira guerra mundial onde a questão da técnica se tornou uma questão na uma sistematizada Mas é uma questão de dividir de o eco do da filosofia mais talvez revolucionário final do século 19 que fui admite e coloca o problema do niilismo e é pela primeira vivo questionamento radical do acidente e da relação entre filosofia e ocidente e para não esquecer a presença de Flórida que também Vem e traz todo o novo é uma nova visão Da
da Alma da Alma mesmo humana e Então nesse cenário se ele tempo teve uma força extraordinária bom e nós podemos dizer uma força extraordinária ele rasga como a gente sabe é um aluno de edta Rússia ele está a tradição ele educado pela pela grande também uma outra revolução do pensamento que é o movimento fenomenológico né e responde manda assim certos impasses da história da filosofia alemã contemporânea e rádio e vem e coloca como você viu nas primeiras páginas uma pergunta que é o que é se eu não pergunto estranho porque e saber que se é
é uma evidência TAM tremenda é uma evidência tão evidente que não há porque se fazer essa pergunta E aí é mais rápida que lembra que eu começo da filosofia era um tremendo Abalo filosofia significa a Baru de toda evidência de uma cena tem menores de significados O que é filosofia nada mais faz do que se perguntar o que é filosofia mas esse movimento esse gesto né onde num certo momento num certo lugar né e a Grécia numa língua a palavra filosofia é pronunciada essa palavra grito né que está em mim é a palavra mais intraduzível
das muitas palavras intraduzíveis né que hoje compõem dicionário dos introduzidas na lembrar da dicionário da fabricação mais Filosofia é um a palavra-chave em traduzir ela é dita em todas as línguas consultar quis mais variados ela ficou sendo de um o e parece que ninguém consegue largar essa palavra mesmo na crítica tremendo a filosofia ocidental né as várias filosofias que hoje tem se desenvolvido guarda nessa palavra essa estranho palavra igreja que representa uma barra eu e ela que abala a esse Então eu acho que isso é a pergunta que o rádio que quer que toma né
depois a gente pode discutir que que é retomar e e sentido tênis ele disse assim olha grande Abalo é que não determinado momento dá-se conta de que ser um e a ser o Kia é uma barra até a palavra Francesa e cla que a Clarice Lispector gosta de guardar em francês pela disso tava trazer esse e claro que significa ao mesmo tempo um brilho e uma explosão e fragmentada que explore estilhaça as nossas raízes né do cotidian essa palavra e essa ter se entrar de que a ser o grego diz que responde encobrindo [Música] e
esse primeiro encontro esse a barra então a filosofia aí raiva é bem interessante e eu gostei muito que você leu as primeiras linhas do primeiro parágrafo porque e a gente acha que ele faz uma crítica à filosofia do acidente ar ele faz uma crítica à metafísica aí tem que faz uma crítica à filosofia moderna na área e faz uma crítica isso aqui o rádio e mostra nessas primeiras Lins que a filosofia ela nasce desse estilo tanto de cavalo e ela perde imediatamente essa raiz Piassi e como ela perde ela pede se tornando um modo de
pensar que procura a causa e fundamente as razões os ser de tudo que é então a filosofia que segundo Aristóteles no livro da metafísica de Filosofia é que ia lindstrom o que é o que é um ar e essa pergunta filosófica ela é uma resposta imprimir a ser isso É sim porque isso é um evento Isso é uma acontecimento e que não tem racionalidade causalidade explicação possível então é muito estranho e essa primeira pergunta filosófica aqui a distância de diz que é filosófica ela já é uma resposta King cobre esse primeiro a Então a gente
vai dizer assim a tese pode assim que move a tese diretrizes até seguir de ser tempo que a filosofia nunca foi filologia vamos as pessoas Sofia ela é a história do esquecimento e ao se perguntado se o tempo inteiro doc Que estrutura é essa que modo de pensar é esse que encobre encobre sufoca se foca e imobiliza e também orienta uma cultura e na verdade uma civilização e essa chamada filosofia civilização ocidental europeia Então nesse sentido é importante entender o que que ele está buscando retomar Então não é o sentido original com os gregos pensaram
os gregos pensaram genuinamente na Isso é uma posição husserliana de o seu acha que a teoria e acha que é filosofia a guerra infinita e que a teoria dia que ela vai esse desenvolvimento de dizer até chegar o momento da modernidade onde de kart ainda tem uma iluminação tremenda mas se desvirtuou e a nossa tarefa fenomenológica de certa maneira de retomar este sentido originário da teoria que não pensa posição embora pelos escritos você passa sentirmos inação da linguagem do vocabulário né mas a gente também pode discutir o que que é isso crio adicionar vamos assim
mas fundamental entende que no primeiro momento que a filosofia por muda a sua tese perdão ou seja de que a água fundamento o princípio de todas as coisas o Argos quatro elementos e disse é o que está em jogo é uma estrutura de pensamento que busca o fundamento e custa a razão EA finalidade e nesse o seja o significado de CC e perde o sensibilidade não é o sentido do sentido de sensibilidade para esse e claro que há o que ser é sem porque evento exemplo 1 e vocês Visa a Claro vai sentido não com
certeza faz sentido Márcia e diante desse espanto dessa admiração do ardo é do existir ou ser na rádio já vai buscar descrever fenomenologicamente esse momento e aí nós nos deparamos com uma surpresa é grata ao mesmo tempo que esses pontos se mantém diante da obra é porque ele introduz a presença como o ente que nós somos né e a partir de então começa a descrever fenomenologicamente esse esse momento bom e até o final do livro nós acompanhamos isso E aí Nós pensamos olha ele coloca no começo a ideia ou a questão do sentido de ser
mas é Acaba centrando a investigação na presença como é que a gente pode entender isso sendo fazendo um trocadilho aqui talvez em forma como você pode nos presentear com essa com a a ideia de presença como é que a gente pode ler e compreender essa ideia se ele tempo é essa pergunta é essa chave O que é espantoso que ser tempo que na verdade é uma investigação sobre o sentido de ser né se ele tempo começa com essa passagem do surfista de Platão não é ele diz aqui você também quem é me fala evidentes dica
muito saber peso que propriamente querer designar Como empregar a expressão em outrora também nós julgavam saber agora por que caímos em a florir e aqui hoje temos uma resposta para pergunta sobre o que queremos dizer com a palavra em algum crescendo trata-se de colocar novamente a questão se decidir de ser será que hoje estamos em a puricos não compreendermos a expressão sua trata-se de Despertar novamente na compreensão para o sentido dessa questão a elaboração concreta da questão sobre o sentido de ser é o propósito do presente tá o Ou seja a elaboração concreta vamos ver
o hard ele diz assim e parte de uma uma visão não é uma evidência mas ele vai evidenciar uma visão de que esse vamos dizer assim esse Enigma a priori que a ser é isso cidade e esse da e não destinado para o homem eu diria né a gente pode entender que seria ter chegado mas que assim a cidade a tudo que é mas do ano escalas homens entre aspas que a gente vai entender porque essa palavra cabe na é um homem a questão de ser estrutura o seu modo de ser então digamos assim que
tudo que existe tudo que é tudo que a gente pode chamar de existentes de ente são modos de ser que pedra modo de ser eu digo a própria com todo respeito as pedras até né o animal os homens as variedades de fala vegetações modos de ser é mas a um homem e o homem enquanto ser de linguagem no sentido mais clássico na do homem é a questão de ser compreender e ser instrutor o seu modo de ser Ou seja a gente pode ser assim que se a gente acompanha e lembra uma passagem bonita do império
né que o homens os homens as pessoas é não simplesmente comem o alimento cozinha ou seja tem uma cultura como ir junto na em volta de um poste em volta de irmã Caçarola vi cenas cenas bonitas vão lembrar sem na vida simples Até da falta do alimento nem cê tá assim e atualizados e significa que a gente já uma compreensão de ser sem a qual não se pode me mesmo comer digamos assim né está é isso não significa essa questão é questão filosófica tem matizada por uma disciplina teórica essa questão posta que o homem é
para rasgar uma questão o homem em questão o homem aquele capaz de questionar assim então vamos assim essa visão do Rider era por um lado muito simples mesmo questão do sentido CC mas como é que essa questão de ser como é que o esquecimento dessa questão inclusive que gerou que a gente chama filosofia e como é que ele posta proposta por um modo de ser esse modo de se ele é chamado comumente de homem mais raiva que diz um homem isso é um preconceito então toda questão é nós já temos compreensão de ser em tudo
que fazemos em tudo que somos por sermos linguagem que vocês e já ter compreensão desse esse Jateí significa pré-compreensão então a compreensão disse que nós somos e sempre já temos e somos para poder ser ou não ser ágil não agir olhar um olhar Oi tá sempre enredada nesse já saber já ter visto antes de ver esse já ter compreendido até sim sim antes de compreender e isso é um pré-conceito então a questão que se coloca uma série tempo que é esplicita essa questão colocar de novo retomar de uma outra forma explicitando a partir de esquecimentos
essa questão do sentido de ser ela é uma maneira de tirar arrancar a compreensão de seus preconceitos de suas pré-compreensões explicitando as mostrando esse já ter compreendido E com isso já foi compreendido então e essa pré-compreensão ela o nome que as embarca tudo essa estrutura de pré-compreensão é homem ou seja uma pré-compreensão do próprio homem com cê animal Racional com a besta filosófica como vivianite com aqueles animal racional como aquele que entende como aquele que tem um conflito entre corpo e alma tudo isso então cara que vai dizer vamos colocar tudo isso na linguagem Roseana
em parênteses é porque a questão está em e onde é que a questão de ser vem a visão vem a fala vem ao corpo isso é no modo de ser a falar o qual a questão de ser estrutura seu cê então rádio encontra um termo o que eu acho é muito interessante a maneira como ele fez eu tenho que certeza que ele pensou assim mas eu não tenho nenhuma nota de pé de página para te dar e ninguém vai achar que talvez ele mesmo não tenha se dado conta que a questão em alemão das usar
o G1 e quem coloca essa questão é o dazai das vai dar você e ser eu Traduzir por presença a gente vai certamente discutir isso até essa é a polêmica né a celeuma brasileira na recepção de setembro é você sabe que eu tenho um colega de traduzir descer das Árvores presença que é o batik adult creme que é o bit que me chama que é o tradutor Russo mas na Rússia não deu obrigado então E aí a língua tem mais é fazer assim tantos casos ela tem lances assim que em correspondência alemão embora não etimologicamente
né que na língua eu quero ir lá mas a gente pode ser assim o rádio vai dizer não vamos dizer homem não vamos dizer existência humana que é quem coloca porque ao dizer isso eu estou arrastando Comigo tudo uma série Magão de pressupostos de preconceito ações do que seja se existência entre isso é o vocabulário da filosofia clássica né E nós precisamos diz isso e é todo preconceito ele gera entendimentos fixos o congelados parados imobilizados por isso Ranário em que fala da necessidade de descongelar os conceitos e os pensamentos na rádio e fala muito da
necessidade de desformalizar ou seja de trazer os conceitos fixados para o movimento de reconceituação de onde se conceitua o que questão que movimenta que se chega um conselho mas o ser humano é preguiçoso né por isso Dog Márcio por isso reacionário porque já tá tudo pronto então eu tenho o conceito Pronto né e não preciso fazer esse movimento de trazer o conserto já fixado e diz formalizado descongelado para trazer ao o momento de sua busca o que Que motivo essa visada vamos assim que levou a uma as estabelecer uma determinada determinar o significado da palavra
um determinado a interpretação E além disso O a filosofia sofre como dizem hoje os idealistas românticos alemães de da tensão entre dogmatismo e criticismo então o movimento crítico da filosofia que é de acontecer descongelar a gente usa a palavra desconstruir que tava analisada todo mundo uso não e até o que se chama presidente do Brasil que eu no chão até que se chama a Presidente do Brasil diz que temos que desconstruir todas as coisas então esse movimento é um movimento de levar a questão para a força existencial que mobiliza o questionamento e avisada que encaminha
para tal questão Então isso é basicamente o que o carga vai fazer com relação é a questão do sentido de ser Então a primeira coisa que ele faz é trazer essa questão que é uma questão eminentemente filosófica a gente não se ele tempo a dificuldade também do da linguagem de rádio e que ele quer encontrar uma outra gramática que não seja gramática filosófica né a metafísica da tradição Para justamente trazer o fundo vivo desses conceitos O que são a gente só repete e nessa tem ação da filosofia buscar desconstruir criticar ela tende automatismo se fixar
e novos consciente então a filosofia é sempre o jogo entre o dogmatismo e o criticismo o grande perigo da filosofia Eu acho que rádica eu Pensador O perigoso Esse é o Pensador do perigo de ser ele é o Pensador do ser do perigo sem que seja só um sofisma porque ele realmente mostra não só no que ele diz mas a maneira com o raio de ganismo tratou o rádio com a gente de errado né o perigo do smo Oi e o perigo da vamos dizer assim ação digamos assim olha o perigo do cristianismo em perigo
da cristianização é o período do helenismo da helenização perigo dá um [Música] é tudo todos os movimentos de expansão né de uma determinada compreensão de uma determinada interpretação que de um lado era SMU ela quer se fixar se tornar e e por outra ela quer se expandir e ocupar e converter tudo então aí ganismo exemplo maravilhoso é o raio indiano rádio helenista né ele repete tudo que o rádio me fala usa todas as palavras difíceis de errar ainda mais muitas vezes não têm a menor ideia do que você tá falando tá falando usando palavras difíceis
né traduzindo tudo de volta para alemão que a gente também tudo não tem que saber alemão agora né Depois que Ferrari que todo mundo tem que saber alemão perfeitamente germanofilia maravilhosa terrível na verdade tudo é maravilhosa de brincadeira e é o esmalte o raio Oi e a hard ganização perigosíssimos para entender se ele tem o movimento ser tempo é nós vamos trazer os conceitos de ser tempo para a força que movimenta a busca que leva a raiva a encontrar esses conselhos eu diria que isso é uma forma é bem assim sincronizada o movimento que a
área faz para lhe servir tempo não adianta repetir todos os conceitos saber todas as definições o que a gente vai ter quase que um algoritmo você faz a gente podia fazer até um Microsoft né do seu tempo coloco todas as palavras lá e vê isso gera certamente vai dar coisa hum hum é é é é isso el primeiro. Há outra coisa que a gente pode dizer o seguinte então eu não sei se ficou Claro por que raiva que precisa deixar para lavar homem e usa a palavra dá azar a gente pode ir agora para a
questão se você achar pertinente da a tradução de dar por favor máximo Olha a palavra da Dani alemão ela uma das traduções que foram assim defendidas no Brasil até falar muito da situação brasileira que cada língua tem a sua acolhimento né foi sugerido muito serem é porque na verdade o raio que tá mostrando que o homem está nu é como se nenhum filósofo antes de raio que soubesse disso Digamos que não tem jeito toda a cultura dita ocidental ou qualquer cultura sabe que o homem está no espaço no preciso dizer nesses termos né mas já
do ponto de vista da língua alemã a palavra aí não corresponde de jeito nenhum algum lugar da em alemão rádio Que dizes até no cargo 26 ele fala esse da não é nem ia nem dorme não é nem aqui nem lá e esse da significa em alemão eu vejo por aí [Música] Se alguém perguntar por mim diz que eu vou para aí não estou para aí então esse da é uma palavra e é uma partícula é uma partícula de reforço para quem estuda grego ele corresponde muito alça e no século minha língua que o ensino
nos últimos anos e tudo e é temos um correspondente ao alemão que é o motor né que tem outras nuances até temporais muito interessante e tem um animal você diz a você não foi aí mesmo né você tá aí mesmo se tu ver prestar esse da iria Senhor o estático e esse da eh a situa em aberto e esse design é porque como rádio que define bem o começo em 6 tempo e logo no parágrafo e depois e vai dizer olha esse Islaine toda questão todo problema da metafísica da filosofia foi ter substantivado os e
eu quis ser é tornou-se o que é cê tem uma coisinha chatíssima um problema enorme que é um artigo definido óculos do Ó tem certeza tenho conta da Clarice o ovo a galinha que coisa estranha isso que o raio vai usar duas vezes a expressão do Lucas por isso que eu citei no começo no ser tempo que é o Fred Lee on que é a coisa e ficar são e o seja a coisificação a identificação a substantivação e a sustância lização do que é nada mais do que um verbo ser bom então ele diz é
para entender que o que está em jogo é um ser passe o infinitivo Então manda o rádio que diz ser e tempo ele está falando a ser quer dizer o infinitivo de ser e não ou cê e o tempo um erro na primeira tradução sueca que traduziu ou cê e o tempo ele substitui um substantivo ou então você tem jogo em toda a questão é como é possível por quê G1 e o homem estamos ainda no homem nós vamos já já a presença ele ao se dar conta necessariamente sem mesmo ter matizar sem mesmo colocar
sem palavras que ele é ou seja se está sempre presente eles são consegue pensares falar compreender se relacionar substantivando dizer você e a filosofia ela é possível segundo alguns filólogos até HDMI fala sobre isso Eric havelock era estudioso rádio grupo de uma piloto ele falava que não é possível ter a filosofia grega sem a substantivação do do verbo no seu Max presente bom então Winx e a um substantivo var perdeu-se a noção não do verbo não do como é que diz do processo ou do vive eu acho que essa crítica é até um pouco vamos
assim a filosofia grega ela tá só tá preocupada com o de vir com os processos como é que do Uno sujo múltiplo e isso é uma questão muito antigo então a questão do Devir não é só na questão contemporâneo Lidiane deliziana Isso é uma questão vão dizer clássica Mas a questão é a dificuldades e se dá conta do teor verbal do verbo né do sentido verbal mesmo disse então a dificuldade quando eu traduzir Já a palavra o c e o Se eu pudesse eu tinha tirado esse olho tudo a questão de cê não é questão
do se né então grande crítica que se faz ao Harley que aquele substantivo ou que ele tava querendo verbalizar Vamos colocar no âmbito devolver o sentido verbal mas é questão dele essa tanto que no final param foi tempo de 13 Versículo é possível que depois de tudo a gente tem que coisa e ficar Neuza de novo termo entre aspas duplas coisa e ficar e dizer o ser então isso é uma questão e esse modo de ser Quis onde eles as questões todas se explicitam não só com uma teoria com uma coisa Herdade das escolas e
culturalmente mas se explícita na no próprio corpo da vida esse modo de ser que se chamou homem aí ele vai dizer dá azar eu escolhi traduzir das anos o presença por vários motivos é o primeiro porque esse pré de presença que significa um e no precedence uma antecipação esse pré quer dizer próximo esse pré se a gente vai ali linguiça grande linguiça com Emile benveniste Emile benveniste ele traduz da Sarampo presença é porque ele entende presença esse pré Ele explica isso muito bem como é essa antecipação porque o próprio desse modo de ser que se
que que é na sua própria constituição uma questão sobre o sentido de ferro e está sempre e ele nunca está no lugar e em todo lugar que esse modo de ser está Digamos um homem ele está dando para além de ser ou seja passado e futuro bom e tudo que ele está ele está sempre e para trás e para frente antecipando e atrasado porque já é Ah mas já é em aberto já é um uma possibilidade para si em alguma coisa então esse pré vença eu acho que ele diz isso de maneira muito mais forte
do que guardam o alemão que primeiro a gente tem que ensinar para todos os brasileiros que não é das e não é dar sem é da usar todos os brasileiros têm sido animal saber que o esse animal pronuncia como vi que o em alemão faz ai já tem que ir né então você tem que dar se ele tempo da saia e mais um vídeo áudio Zinho para explicar que é assim vai começar segundo porque a usa a palavra da asae a gente usa assim na academia aqui o das O das Branca cada vai para lá
não porque o das aqui é isso da sai não quer aquilo da sai vai fazer isso os é aquilo então o tempo todo nós somos com uma entidade quase espírito falando entre nós ficamos assim né eu tô exagerando mas fica então a criação de um jargão o que eu acho que design é uma palavra que pode ser traduzida ela é uma palavra que entra na língua alemã para traduzir presidência para traduzir existência ela é uma palavra que oscila a língua alemã ela é estranhamente a língua moderna Alemanha é uma língua e deve muita Luther e
o trabalho de tradução que Lutero fez da vulgata né então Digamos que anormal o a língua alemã mas nunca utilizada estabelecida ela é em muitas vezes uma tradução do latim não Várias Vários termos no seu tempo quando eu Traduzir eu tentei ver essa origem Latina e para trazer o Alemão para nós mas foi uma tentativa que nem sempre eu consegui Sem dúvida mas foi a tentativa e Fundamental era não cair num situacionista Eu acho que isso até embora tenho grande admiração a tag gacik faz leitura de saúde nas mas eu acho que Ortega aí ele
como tem uma influência grande também na América Latina no Brasil é ele o nome dessa infusor quase sem saber essa compreensão descer aí como um certo entendimento de ser mundo como é situado aqui agora o situacionista quando o fundamental de dançar que a presença em aberto cidade O que é por aí ele é vamos assim Moinho aberto lançado no aberto fechado que é um mundo então dá significa isso ele é ruim aberto é uma abertura então presença há Muita confusão também vende que por causa de dar falou muito da metafísica da presença né Eu acho
que a melhor palavra é para traduzir e é onde assim só run the night eu traduzir como você simplesmente dado seria até ser aí eu acho que isso traduz até melhor forrada né Tá aí a mão né É isso que tá aí com coisa como entes agora o então o cara que vai usar também presença e isso não é inteiramente vamos assim você tem todo um vocabulário em torno de danos ser tempo porque dá azar é um verbo né mais usado como substantivo de novo esse problema onde você é é datsusara você é a tornar-se
presença não como o infinitivo de presença é ser presente na fazer se presença nós temos uma acima a constelação de verbos energias eu não sei se ficou Claro fiz você me fala aí como você é um especialista aí no das Artes com a Clarice inclusive você já tomou pontos do seu próprio artigo que tá na introdução né da tradução da vozes É eu eu já havia tomado a sem essa explicação chama a perplexidade da presença o artigo que abre o Siri tempo e eu já já tinha sido convencido mas infelizmente toda vez que que a
gente vai falar sobre a Raider tem alguém que ainda não leu mas critica me pergunta sobre isso e nada melhor do que você aqui a traduziu do que explicar eu acho Espero que agora para incluir eu brinco assim eu participei de uma banca de mestrado na USP há pouco tempo que eu tava curiosa o tempo e eu tive um tempinho a brecha aí eu falei então tá eu vou assim vejo que que os mestrandos estão fazendo né porque às vezes eu venho participar de banca de doutorado bom e Então teve toda essa discussão até brinquei
com eles e falei a Senhora o seu tempo abre com essa aqui como tomar chia pele 10 os dias que você citou a luta de Gigantes sobre a essência sobre o que que é a essência não fundamento de ser e eu brinco que a gente aqui sobre tudo então lugar no mundo mas aqui no Brasil é enorme a gente está lidando é com uma nanomake a pele these metal grafias uma luta de anões sobre a tradução Então em vez da gente começar a fazer o que tem que ser feliz trazer os termos técnicos da linguagem
do rádio diz formalizados despertar nificados para entender o pulso a pulsação a vibração de questionamento que mobilize e se chegar nesse conceito ou seja fazer o trabalho da compreensão e é outra coisa que eu queria só acrescentar o seguinte eu vou de vez em quando até tenho vontade mas não tenho apresentei uma Não tem aquela coisa assim da gente né que fala é mas não é tem uma não tem às vezes eu tenho até vontade de rir traduzir seu tempo cinco claramente vive vive assim escrever um texto em prosa e mostrar algumas coisas porque mas
isso fica muito difícil operacionalmente então uma coisa assim que eu acho importante é eu coisas que eu aprendi até com essa minha lida com a língua sueca porque aí tá o alemão vende lá não é o contrário Então tem uma uma movimentação atenção de duas línguas que aparecem coisas que o antes não vi então por exemplo o rádio eu uso uma constelação de expressões em tornos se ele falar ser em eu acho que é um dos conceitos fundamentais de ser tempo né ser em só assim a gente entende o que que esse irmão que não
é só estar no mundo que sabe me dizer sempre que que esse conceito tão pouco tarde em si ele fala serem ele fala ser com de falecer para ser junto a né É sim alemão é em design e ele não fala Zayn me fala em si E ele fala Frozen ele fala para se ele fala junto sim Então na verdade são prefixos do banco assim E na verdade a gente devia entender que o raio que estava buscando ele estava buscando e nem mandava totalmente claro tanto que ele até achou que fracassou no experimento Modernista dele
ele estava buscando uma linguagem que quebrasse e te recompense a linguagem filosófica e pudesse dizer é um eu em solto em essa né Nós em somos nós para só fiz ele tava pensando assim coisa que sou menos Kids era no alemão mas nem quis mas vamos ver assim não tão estranho não alemão mas ele tava mostrando que a cada vez se explícita concretamente na experiência de maneiras variadas então não só o Ciência dízimo das maneiras com dizia Aristóteles né Mas você se diz vocês maneiras mesmo e queria ser assim mesmo tem os verbos são quase
que infinitas variações e aconselho a cada momento eu fazer assim incorrendo numa coisa Pousada que pode provocar muita reação eu tenho certeza que o que ele gostaria de fazer com esse essas preposições que se tornariam novos prefixos de ser não eu tenho certeza que a gente encontra em línguas originadas assim coisas parecidas e o Não não vou bom assim entrar muito por aí porque eu não conheço mas eu tenho certeza que tem uma uma dinâmica verde do verbo ser que ele quer escrever então isso é que eu queria dizer sobre a questão da tradução assim
ó e você agora você me lembra aí tudo que eu esqueci de dizer que sua viagem ou se fosse possível e Márcia mas aproveitando aí o gancho né dessa crítica substancialização acuidade né A Essência É como é que a gente poderia entender essa relação com o tempo né porque se ele tempo né não é de juntivo mas conjuntivo né ser Giovani até costumava abrir multi você fazer ser é tempo já para marcar o maior spoiler do livro ao título Então já tá tudo além do título como próprio gilvandes é ser é tempo no entanto você
acabou de dispor Ana essa preocupação não substantivar não substancializar também né E então acredito que tempo a compreensão de tempo também vá por esse caminho O que diz tomamos como verdade que ser é tempo é por aí completamente ser intensa estava com Giovana falou tá falar né e sem dúvida muito bem falar você é tempo da Harley é existe uma discussão muito grande sobre o primórdio da temporalidade na filosofia até o focou vai ser assim nisso recto e descer olha pão de pensar os passos mas na verdade e é eu acho que a gente entende
como ser é tempo e vamos por passos a primeira coisa ser é um verbo e o verbo ele é um sentido de tempo diferente de do sentido cronológico de porque a gente muitas vezes pensa assim ser é no tempo o homem é o tempo passa não é permanente dizem então a gente faz essas associações mas o verbo a falar isso né cronológico deve passar de um para o outro mesmo que a gente vamos assim critique a estrutura teleológica arqueo de neurológica como a gente entende a temporalidade que dizer eu passei disso para que eu ir
para lá então tem uma origem tenho destino seria a conta assim uma matriz aristotélica e muito acidental de com entende o tempo e que tornou possível também a sincronização que é um acontecimento da modernidade técnica muito violenta que você sincronizar os múltiplos tempos das múltiplas culturas na onde você coloca um único padrão de medição um padrão do relógio né das horas quer dizer você sincroniza E com isso você aniquila também as várias temporalidades digamos assim mas isso tem como uma atriz esse isso que pensa o tempo como a medida segundo antes e o depois a
definição de Aristóteles na física é o rangui vai dizer assim o rádio é sempre se Pergunta assim vez de dizer ah eu tô contra eles se não é permanência de vir nada não sou contra isso aconteça que ele fala assim o que coisa essa compreensão que está equivocado é que hoje de alguma forma a gente sabe nem sabe explicar muito bem porque tá equivocada mas todo mundo sente tá errado e se Manteve instituiu constituiu se naturalizou tornou-se cultura civilização na fez estrago no universo tudo que a gente poder dirigir conferir aí ele vai dizer assim
como isso é possível como por que um grilo o os gregos Rua sei lá o que for pensam tempo assim de onde vem o fundo dele assim que o Hang ten ten fazer contra a metafísica pergunta do Ranger como a metafísica possível e como é possível não simplesmente como é possível foi isso como é possível não conseguir acolher que ser é não conseguir receber essa doação imediatamente transformar esse esse cla voltando ele numa vamos uma explicação causal teológica arqueológica nesse sentido de buscar origem princípio calça né do Darci do real da vida a vida cidade
assim sim porque só dá nada então ele se pergunta porque como é que conhece é possível E aí ele vai ter assim não não é o tempo cronológico que tem por base até o tempo discursivo da linguagem um tipo de linguagem que pensa né sujeito predicado ele tem uma linearidade o discurso então certas análises na segunda parte se ele tempo são bem Cabeludos bem difíceis por causa que a linguagem dele chegou numa Piração ele teve que interromper não dava mais conta é ele percebe que a estrutura do discurso né que a gente fala uma palavra
depois da outra isso tá junto com essa compreensão [Música] cronológica do tempo É mas ele percebe que o tempo I cant percebeu que o tempo é subjetivo tanto vai fazer essa descoberta que o tempo ele é subjetivo não porque tem um sujeito que mentalmente pensa mais o tempo tinha ver essa é a Grande descoberta do câncer que ele não elaborou errada levar realmente está me siderado com isso e elaborar sobretudo ante o problema é físico que é a a descoberta da finitude humana esse a descoberta Kantiana e que a maneira de pensar a própria racionalidade
humana ela essa racionalidade humana para eles Sem dúvida para Kant EA racionalidade europeia ocidental é com determinadas estruturas etc privileges a religião certas visões detrimento de outro 17 o dominante mais essa racionalidade que é a busca do Universal a busca do do Universal e da universalização da própria racionalidade a racionalidade é bom de assim da filosofia tradicional a sua história ele é a busca de subsumir o singular ao universal por isso que a o esquecimento descer corresponde também ao esquecimento da singularidade que é transformada em particularidade dentro de uma lógica do particular e do geral
dão na verdade é um sacrifício quase né a história da filosofia história da metafísica um sacrifício o esquecimento do singular o esquecimento da finitude descer essa descoberta Kantiana de que o tempo é mas assim uma estrutura subjetiva e ela é uma descoberta de que todas as estruturas nacionais estão fundadas na finitude humana então a pergunta do rádio é o que é como elas explícita que é então primeira coisa a presença ela é facilidade e temporalidade bom então a gente pode dizer a rag o espaço tempo em with sempre embora e paga de temporalidade sobretudo a
gente vai entender que temporalidade significa temporalização e significa sobretudo uma 51 descompasso porque a presença é justamente esse está E aí para trás e para frente então não é aí esse aí dela é esse da eh para trás e para frente por isso que o hylian vai pensar essa estrutura uma relação estranho entre estar lançado no mundo ter nascido é isso ter nascido está lançado no mundo para ele factice dar Jaci e já encontrar um monte né a gente vem ao mundo a gente para a gente nasce vem ao mundo ou seja avançado já está
aí encontra esse já se bom e tudo que é é e ao mesmo tempo está lançado no em aberto o que ele chamou um projeto o que eu acho até que hoje nessa manhã devido a isso conseguir traduzir tudo é melhor dizer mesmo esboço que a palavra alemã entre você quer dizer projeto que eles eles bolso né então quer dizer já sei é um esboço o Ou seja ainda não ser e pode ser o a presença significa está lançado no pode ser eu já ser dizer tá preso a fim de ser poder ser Ah não
isso aqui por isso que o Rafinha vai tentar encontrar categorias que me chamou existenciais que vão dar conta disso e não de conteúdos é analisando estruturas também vai dizer já ser e já se é um pode ser já ser um a ser no infinitivo ao mesmo tempo passado e futuro mas não o passado dos seus conteúdos do que foi guardado do que foi guardado para ser recalcado que ser esquecido para ser lembrado mas essa esse já já ser que é inexorável que é a própria experiência de nascer a o e poder ser em aberto que
traz um ainda não ser já se ainda não sei então a presença a joia é sempre e ainda não é ao mesmo tempo E se a gente conseguir eu tô tentando falar de uma forma que esse já se e ainda não ser mostra o espaço assim como professor telefone para trás o professor pra dentro Vamos ser assim né como um vamos assim ele chamou isso usou a expressão grega disto a técnica que é um Êxtase Êxtase né Então esse é que ele é que se deve existência o rádio que entende a presença como um em
si que foram desse é um paradoxo é uma dificuldade para gente representar isso na nossa linguagem discursiva porque a gente acha que o incita dentro né e o hora tá fora então a gente já parte de uma distinção entre o dentro eo fora né o cante até discutir isso na christie's quiser de juízo na primeira crítica na Crítica da Razão Pura perdão na saf burnir dos conceitos reflexivos matéria e forma dentro de matéria e forma dentro e fora né porque a pergunta é o seguinte um digitar o critério para distinguir o dentro e o form
e [Música] a gente pode ser assim tudo que existe a multiplicidade dos dentes das coisas dos seres dos das formas de vidas dos modos de ser toda vez que a gente fala multiplicidade a terra e plural né A vida da terra e plural de errar na área a gente tô falando de distinções a gente está falando de uma certa separações que você pode dizer Esse não é que você vai dizendo isso mas um dia se a gente pensar cortes Palhares na superfície da terra todos os corpos corpos minerais vegetais animais fazer onde acaba um corpo
e começa o outro é porque esse fora que a pele dizer ela é muito estranho ela é dentro e fora o app dentro e fora e a voz de dentro e fora Esse é um fenômeno extraordinário e eu acho que setembro é um livro que trouxe sim explicitar completamente essa questão justamente no conceito de estímulo diz que a gente está duas como eu traduzir como humor do realmente até não gosto dessa tradução gravar tradução clássica e é foi traduzido por tonalidade afetiva mas eu que vem da música Eu não vou concordar que essa questão você
já tonal eu acho que vai ter mais a tornar-se o que tonal e hoje talvez um pouco influenciada por no vários que discute o conceito de estigma de uma maneira muito bonita eu talvez eu até falasse que está em jogo ali uma vibração Mas o que está em jogo ali é a voz Esse dentro e forme esse dentro que é fora que a própria voz né por isso ela é repercute Ela toma tudo mas isso é uma outra questão nós vamos lá então [Música] se não parar de 65 o rádio que define essa temporalidade da
presença como em si e é sem e fora de si bom então essa impossibilidade lógica de pensar no esse e a fora desse nele mesmo isso é a questão da temporalidade raiva e a presença já então presença é isso agora esse em cifra de se ele já reta a própria noção de parcialidade ele é uma especialização então o privilégio do tempo ser interno com relação ao espaço embora os parágrafos na primeira parte sobre as facilidades da presença João coisas extraordinário em do que que seja proximidade e distância e que seja um a aproximação o direcionamento
a orientação né uma coisa assim muito impressionante é essa esse privilégio do tempo sobre espaço é para fazer aparecer em vez de reduzir o tempo ao espaço como fez bem né intervalo que foi embora não completamente que bebe só tem o conceito da Disney que o padre não gostava mas eu acho que atende tem muita coisa interessante que a gente podia combinar os dois e ele mostre aqui parcialização temporalização em um movimento Song bom então é tempo espada a setembro então não é alternativa porque essa alternativa se dá dentro de um outro pressuposto muito moderno
de compreensão do espaço do tempo a partir de grandezas e certo é eu não sei se tá tudo aí que você queria do tempo porque o tempo é uma coisa difícil né tempo já dizia o paixão o Catulo da Paixão Cearense que não era cearense ela maranhense nesse sabe ele dizia que o tempo não passa nós e que vai né Eu acho que tá bem bem perto do raio né então nessa questão do tempo outra coisa importante a gente entender acompanhar quando a gente recebe tempo como que as questões vão surgindo e não por isso
a leitura leitura longa leitor ar calma sem querer precipitar compreensão porque todo mundo começa Alice tempo já sabe tudo hoje em dia todo mundo já sabe tudo aliás eu nem sei porque tu alguém vai no curso que você vai na internet no já sabe tudo em conceito eu então o aluno começa a descer tempo já tem a crítica doador você já tem acredito que não sei que é nem uma frase por quê Porque você lê um livro de filosofia a partir de uma questão você ler porque tem uma questão a questão pronto no sentido de
que o mundo da a questão essa questão que provoca a questão da filosofia o questionamento filosófico é o mundo que dá lojas precisa ser tocado e tocado pelos E aí a questão que é o mundo que se tocado que é a existência a questão mesmo do mundo existindo em nós é essa questão ser tocado para poder buscar questionar perguntar e dizer porque que eu vou ver se ele tempo tem que ter uma razão claro que a gente obrigado a ver porque a gente vai na escola semana passa de anos eu não sei ler né Essas
coisas mas vamos ver se a gente for ler para valer tem que ser assim então lendo com calma como as questões vão aparecendo as não existem como que parece a questão da temporalidade porque é que isso tá na segunda metade do dia e já que ser é tempo já que toda a questão está em destruir destruição da antologia tradicional retoma estão sentindo dizer gente tá falando o tempo todo o tempo Volta para trás passa trajes curte certo porque é questão da temporalidade tem naquele momento e logo depois da chamada cura Zorg que muitos preferem Traduzir
por cuidado não eu ir e ela ver justamente quando se coloca a questão do ser para a mão que que é o ser-para-a-morte e ir para a morte fala desse ainda não e eu já sei passo todo ligado nesse Jazz especialidade que é o nosso Nascimento o nascimento implica questões de proveniência da onde eu venho a história a memória isso tudo está envolvido no já ser mais nesse já se não tenho determinismo já se nasce assim tem que ser assim não esse negócio da dessa coisa chamada um homem desse troço desse modo de ser já
se um um Pires de se relacionar com Jaci Jaci um Tente se relacionar com o de onde vem a com a sua história com a memória etc e esse relacionamento se dá a partir de vamos assim expulsos projetos esboços de busca de possível no mundo da está sempre também enjoo né então tem sempre uma ainda não nesse Já sei já ser Já sei já conheço e já digo né já fala tem uma ainda ainda não e onde que aparece e se ainda não de maneira mais Cabal pronta eu não mais absoluto de Gama não Machado
de cá O que é amantes outra crítica grande é o ranger Olha só fala da morte os separa morte né ele devia falar separa o nascimento de devia isso ele tá falando seu nascimento quando ele fala de que voxê nada de ser lançado isso para ele é nascer nascer que até a gente pode criticar esse entendimento e do nascer porque eu acho até que nascer não é só entrar mundo dado já dado é receber o então Nascimento é um polimento uma experiência de acolhimento tremenda né e eu nascia aí a gente pode assim o que
que é separar Moster High então tá dizendo que ele descobriu a pólvora que o homem é mortal e vai morrer que ele tem consciência da Morte pelo amor de Deus eu tava todo mundo serviço isso é uma coisa absolutamente banal e não sobra anal isso é o nome desse uma questão para todos os gregos toda a tragédia grega né você teve programa sobre o Américo vou assistir vou assistir né está na torre são os mortais Os Imortais nessas morrer e dizer tu não sabe disso os ir para a morte é ser para Oi Alice indo
para a mostre ela revela esse ímpeto e quase que a pulsão Ela não é uma coisa que a opção freudiano de morte mas ela tem a ver com uma pulsão que eu acho que a terra que não ia gostar muito desse tempo e não gostava neste filme rico outra um essas coisas mas ele chamava isso de cura mas é esse ser para que eu entregasse entregasse a essa busca a essa questão é esse questionamento e o ser-para-a-morte é a experiência de uma a impossibilidade o que nos toca sinos da a Clarice Lispector uma passagem muito
bonito que ela falou que talvez a gente não seja nada mais do que uma impossibilidade que nos toque é uma impossibilidade que nos mobiliza o que nos põe em movimento Então hoje quando a gente politicamente é mundialmente existencialmente faz a experiência do impossibilidades assim como transformar nessa que essas palavras que viraram Chagas mais fácil acabar com o mundo que acabar com o capitalismo essas coisas todas a gente está lidando com a figura do impossível não estou calma mas tocando imobilizado também então tem uma o impossível e o possível é que estão em jogo nessa discussão
de ser para a morte eu acho né em coisas importantes por isso que para Harley separar morte tem uma função de totalização [Música] Oi e essa atualização ser tudo para a área é ser possibilidade no seu próprio nas suas ações né de ser vamos assim porque esse todo não é ser completo não é encontrava resplandece um sentido último da vida é atualização ser tudo esse erro e sem inteiro é ser singularmente singularmente na existência é Talvez seja uma maneira de entender mais concretamente o que que raridades não fala que a essência da presença está na
sua existência não é isso eu te falo para tu então você me interrogou que você pode dizer massa a nova fala pode ser pode ir que estou aqui aproveitando mas só os ouvintes né só pessoa que vai assistir não eu também estou aqui aproveitando bastante mas me diga se tem mais alguma coisa que você acha que porque eu falar que mas eu vou fazer duas perguntas sair aqui do pouco do Senhor eu vou fazer duas perguntas a primeira você falou desse ser tocado eu fiquei curioso como é que a filosofia te tocou e Tchau pessoal
have an [Música] e olha essa pergunta é realmente interesse em e a filosofia ela me tocou sempre e pela Música Pela escuta eu ir eu tive até dizer uma confissão vamos assim que eu descobri raiva na verdade a gente descobre assim e manuais de filosofia a gente sabe quem é a gente lhe certa mas o que me despertou um interesse mesmo assim para de errar foi escutando como eu fui educada na música de maneira um pouco bem pouco não é assim Ortodoxa porque eu comecei a estudar música mais pela música contemporânea do que pela música
contemporânea que eu digo partir da música serial dodecafônica chamada tendo começo do século 20 do que eu ouvi primeiro se chama antes de ouvir certas obras clássicas irmã e é uma coisa meio maluca mas não foi cronológica digamos assim né então foi Ouvindo uma peça do compositor serial Francesco Mater polícia ele matou o orçamento o e martelo sem mestre de Campo Zezinho para falar de Harley né não vou dar um exemplo do Martelo Mas eu vi e Fiquei impressionada com o texto porque surrealista e o Indy e poeta que escreveu esse texto desperta se chama
relaxado e eu fiquei completamente apaixonada por reiniciar eu ir e eu descobri os teus que ele nem sabe escrever sobre haydee arakaki isso me tocou profundamente então meu interesse o Harley veio por esse caminho que é da música digamos e da poesia Tá certo então é isso foi muito decisivo da maneira como eu entrei eu fui tocada como somos toca eu diria assim fui tocada mesmo por uma experiência com o som vibra por uma vibração né então foi assim sem nenhum tipo de fotografia sendo escrita mas E foi exatamente assim é eu eu não sabia
massa da sua relação com a música saber da arquitetura eu vi você dá uma entrevista para dois rapazes suas devem ser seus alunos dois suecos que votaram no YouTube e você falando de Pitágoras como um dos um dos filósofos que havia te influenciado e eu fiquei surpresa muito surpresa com isso eu que retomar essa essa Ah que legal e de fato foi a música Mesmo por isso Pitágoras e a primeira coisa que eu escrevi porque quando eu tenho aqui uma situação histórica também né porque digamos eu não entrei para a universidade 78 e foi assim
79 foi a primeira a volta dos primeira volta dos exilados quando teve um encontro grandes até no Ceará acho que foi Eu agora tô com a memória ruim até de lembrar disso mas foi foi a primeira vez quando Leite noxo físico voltou do exílio quando começou abre né vamos assim abrir não era abertura mas foi o começo desse movimento uma música assim e quando eu estudei eu queria fazer filosofia e eu tinha pulado um parque me proibiu assim não vai fazer filosofia tem que ganhar vida e por outro lado tinha dificuldade da situação do sphinx
oh oh Jeová ele tava estudando né na Alemanha bemfixa quando eu entrei assim para a graduação era uma coisa assim bem tenebrosa eu diria Então é eu descobri que tinha professores dando bons interessantes na arquitetura na Santa urso então eu fiz vestibular eu fiz na verdade dois vestido eu fiz um ano de administração de empresas é uma coisa absolutamente Quem me conhece sabe que é impossível né para mim compatível E durante esse ano eu li todos os livros de filosofia que tinha na pequena biblioteca teve uma aula Extraordinário de história do Brasil com a professora
que deduzi na semana será presa e depois ela voltava mas o professor é sente extraordinário pode ler realmente um grande curso o brasileiro deu bom dia Lê Otaviano florestan Fernandes essas coisas assim que mas assim que a gente podia princípio depois aí eu fiz o vestibular para arquitetura e tive uma excelente professora de filosofia que me deu muito acho que ela não sabe disso ela se chama Maria do Carmo que tem KO eu e ela e eu aprendi muita coisa com ela não sei se ela pode imaginar isso não sei se não é nem sei
se ela vir e o e tive muitas aulas boas sobre história da arte sobre filosofia da imagem da arte tive uma excelente professora que foi ali já paga Nossa artista plástica que eu sempre digo pergunta que foi onde eu entendi o que que é um conceito é eu entendi não foi correr e o trabalho do conselho mas eu entendi com a Lígia tá com ela nos ensinava ali ó e é digamos e as situações onde a gente se encontrava e isso virava não sou uma palavra mas um conceito foi uma coisa assim e seja uma
apreensão que em alemão conceito de que raiva não é você aprender estão mesmo uma apreensão Oi e a gente sempre país para o outro e depois estudando Filosofia autodidaticamente também lembro muita coisa fazendo uns cursos de Elan olhando as coisas estavam acontecendo até eu entrar no mestrado é onde o mestrado de filosofia resumo das aulas do fiz o Cardeal reconheci na ossificans dental os Ganchos tem até teórico das artes plásticas os fazer um curso da guerra do Paraguai não quero os bons professores na minha época que se dane a minha interesse e mais o primeiro
trabalho que eu escrevi e que eu mostrei um por um matemático Paulista chamada Oswaldo Porchat não sei nem me lembro com preparar a mostrar é que eu escrevi assim dá na minha dos meus estudos o trabalho sobre o número grego a noção de número na Grécia a noção de Gnomo enumere e eu ficava estudando na biblioteca do centro brasileiro de Pesquisas físicas cbpf aqui na praia vermelha então eu ficava lá estudando o tempo todo tive contatos com muitos físicos naquela época engraçado então eu escrevi esse trabalho a partir de leitura dos pré-socráticos o e mostrei
Prince professor de matemática Osvaldo que vão achar que é de outra né o outro Horizonte e ele gostou desse trabalho e falou assim de vinho cirurgia continuar 200 muito interessante com as coisas que você coloca lá e eu tive também uma grande influência do meu tio que eu chamava Frades meu tio Frade beneditino Dom Geraldo está faltando que eram uma personagem muito conhecido em Salvador na Bahia personagem de Jorge Amado que foi quem me dava os livros e eu tocada pela filosofia ele então me deu os meus dois primeiros livros que foi a República de
Platão e o livro do site do existencialismo é um humanismo só Meus dois filhos latão existência você professor de existencialismo é e o Oi e o agora você tá trabalhando na verdade já tem um tempo né Márcia porque eu me recordo ao ano a um ano e meio atrás naquele grupo lá você mencionou é que tava trabalhando Tava terminando o livro da Clarice aí acho que agora eu li ele na apresentação apresentação tá no pré Eu já queria falar um pouquinho do seu novo livro Como é que surgiu a ideia que que você tá trabalhando
ali eu posso olha [Música] e eu essa coisa toda que a gente estava falando sobre presença sobre Harry sobre tempo eu saio do e fixo para grande apartamentos filosofia junto com meu colega vão servir como essa Universidade de seda TAM E aí [Música] em 1992 1000 mais ou menos quando eu fui né Ir para montar mas Montamos um único departamento de filosofia Continental da Escandinávia na verdade dos países nós porque na Finlândia também não tem departamento de sol dedicar então sim a guerra foi uma coisa tremendo porque era assim o nosso departamento e todos os
departamentos faziam só filosofia analítica mas de maneira hostil nem todos exceção da Universidade de sábado Oi e da Universidade Hugo na frenagem que de tradição no kit quem está em Anna muito interessante é [Música] e eu tô falando isso porque eu deixei o ifix onde eu tinha pesquisa em um trabalho que é muito você ai daqui mais trabalho estava trabalhando muito na época com não Vales mais q o [Música] chefe né que foi a doutora ele depois eu tive que dar uma de tudo estava absolutamente tudo eu tive que ir 500 os filósofos em sueco
aprender a língua sueca ensinando Sueco então bom trabalho assim de mal a exaustão absoluta não é preciso ensinar filosofia não não não é nada não é brincadeira e eu sou a que é bem diferente alemão embora assim do ponto de vista vocabulário seja parecido muitas coisas mas tem uma gramática diferente tudo e tal aí é mas eu sempre tava trabalhando sempre a minha devo dizer a minha insatisfação o a minha discussão com raiva durante muito tempo desde a tradução de ser tempo embora tentar dizer se tempo tem escolhido especificamente concentrar meus futuros doutorado encher-lhe a
partir do Pará por 41 de seu tempo da cura foi por causa disso que os deixarem posso ficar depois hoje e ir trabalhando muito a esse sentido do verbo você porque eu achava que o infinitivo parece uma questão formal gramatical Luiz que mas não é questão de lógica é problemático porque essa futuro publicidade Talvez né que fica muito predominante na ser tempo que é esse a ser para ser e uma discussão muito grande com essa questão do originário eu não tenho problema com essa coisa do Autêntico do rádio que depende como você entende isso né
e nem com originário porque também o raio que não é um por um lado embora tem aquele problema político nazismo.de O que é essa essas questões desta oleosidade se torna muito complexas e problemáticas sobretudo para a gente que tem a história da colonização no corpo né Qualquer que seja a nossa como é que seja nossas experiências pode ser o pior colonizador ele tá nessa experiência também do lado ruim né mas essa história de ser colonizado de uma história latino-americana de certa está sempre presente E aí [Música] bom então o filme eu me dei conta que
o Ranger não conseguia se Dra contra é está acontecendo da vida eu acho isso ele ele deu categorias para eles ele ele abriu para isso não quer dizer que seja completamente sua doença mas o meu entende ele não conseguiu pensar sendo né o nosso nosso cirurgia maravilhoso sendo sim e por que ele está completamente obcecado com a superação e a superação a superação da filosofia a superação da metafísica a superação do acidente a superação então eu acho e tem problema para mim dessa superação o que faz com que esse está sendo da experiência mesmo de
estar sendo ele não ser tematizado ele é muito assim ser também igualmente sacrificado e uma certa dificuldade assim de como entender a singularidade de como conseguir a singularidade não como um projeto de toda existência mas talvez a singularidade nessa experiência do centro vamos assim então eu escrevi isso tudo me veio de uma preocupação que eu escrevi várias coisas sobre o exílio onde contrário às teorias do Brasil a tematização tem até gente e meu coisas que eu escrevi naquele olho Allure dizendo a você e para agir e você não precisa políticas você pode voltar se quiser
aquela coisa assim eu sei que pessoa já tem pessoas professores em São Paulo falar essas coisas não funcionam e se tem uma experiência que a experiência existencial existencialista da existência que é você não não tem fundamento ninguém te criou ninguém explica ninguém pode ser o seu fiador não tenho fiador da existência seja Deus e já estes assim a tradição que for é mas a experiência do exílio eu experiência de aí é perder distanciar e não pude voltar mesmo de volta assim se ponto de vista do exílio jurídico você pode aumentar dependendo é de Giovana tem
tudo na legislação você nunca volta e ela é uma experiência que abala a experiência da linguagem experiência do Coco a experiência dos Sentimentos experiência da sensibilidade de tudo tudo tudo e quando as pessoas que escreveu esse EA memórias pelas da memória tudo e uma das pessoas que escreveu sobre as maneira magnífica foi geladinha na boca que tem Vivo chamado fala de memória e pela psique fala genial Porque tudo que você vê você vê duplo e você vem aqui ali no tudo que você fala você fala dupla e a sua experiência uma experiência de inter velocidade
há entre o entre que fala o tempo inteiro entre que pulsa o entre que dilacera o é uma experiência tremenda de desassossego porque você não pertence mais no pertence ainda e certo então várias categorias existenciais por exemplo se do tempo elas são exigidas num sentido mais o raio que não não podia tentar o rádio que não é um Pensador adesivo Harley um Pensador do lugar da província do do pé na terra do ficado daí também o reacionarismo dele político tem a ver com isso eu acho mas o é mas ao mesmo tempo ele abriu ele
deu várias categorias e tem até uma linguagem a pensar o exílio né então eu tentei aprofundar isso é muito e me dei conta de que o drama do exílio não é nem é a nostalgia ir já ter sido nem provavelmente é utopia não poder vir a ser o que gostaria né mas o drama que a relação entre a nostalgia e eu tupia Jean ou já se ter nascido e ainda não se vou ter que morrer e um presente dilacerado [Música] Esse é um presente E como está sendo e eu desesperado diz assossegado é uma nervura
a nervura da existência fica ali então eu me dei conta aqui fazendo uma leitura um pouco ex negativo quando assim assim mostrando como o Centro aparece nessa dificuldade de ficar nele que o exílio mostra o que você não vai para trás ou para frente ou você quer se assimila ou você fica nostálgico vivendo no seu grupo sense sense e queria sem conseguir sem poder sem ser deixado né porque nos países também não deixa você se pegar uma questão bonito então foi da questão do exílio e eu pensei a questão do esboço que eu pensei que
estão decente e que eu então eu me deparei No Limite raiva não pode pensar isso que ele tá na superação eu e nessa minha busca eu comecei a Clarice que foi um autor que eu não conseguia ler eu não vou dizer para você que Deus 18 anos eu amo Clarice Lispector A Não não eu já estava com a aula formada como ela escreve na antiga sede da Paixão segundo o GH eu já está no qual a formado já era mais velha bom e encontrei a obra da Carícia simples uma descoberta daí O Extraordinário do pensamento
do centro e da sua escrita daquilo que o hylian chegou a dizer porque não tem Total das diferença ontológica tô falando muito por favor tempo não a gente vai conversando do cartão séria diferença ontológica quer dizer assim como é que o raio de crítica à metafísica desculpa o vídeos porque eu vou plano de um lugar para o outro né mas enfim eu não tenho parei não aparece a diferença ontológica assim o raio existe a metafísica pensou a diferença entre ser e não-ser há entre essência e existência entre Síria aparência e privilegiou ser Essência assim menosprezo
menosprezo a experiência experiência da sensibilidade do corpo exceto pela racionalidade atropelando porque uma racionalidade que diz que sempre subsumir o singular o particular ao Universal genérico geral e E aí ele diz olha isso é um pedaço da coisa É a coisa básica da metafísica na ilha questão certeza de ser é a diferença entre cm ou seja em ti significa ossificação substantivação substancialização descer Oi e a metafísica eu não consigo fazer essa diferença da metafísica ser é-o ser dos dentes e eu sempre usei o plural para não ficar o cacoete ser doente né Se bem que
ser para fez que é do é nós podemos dizer então e o reggae faz essa distinção insiste da neste ser não é em mas na conferência de lá da França de ser rígido reference 47 que chama o que é filosofia ele faz então a piedade pela primeira vez não água dele e Fala Jane e cesárea o CSS é o seu está entre quer dizer tá certo se você é sendo aquilo ali não seria traduzido porém entre a sendo na no latim erudito né o sendo ficou O Netinho Popular graças a Deus é melhor a canção
anjinhos não ele fala então harbinger da transitividade C É mas ele não desenvolve ele não consegue desenvolver a linguagem metafísica linguagem a língua alemã que a gente acha que assim os raelianos completamente vamos assim orthodox tipo na seita Adriano [Música] Adriano acha que só dá para filosofar em alemão né O que é a língua mais emprego mais simples aqui língua portuguesa brasileira consegue dizer olha toda língua só tem coisas que só a cadela consegue dizer e essa beleza fica uma língua são tantas línguas nelas próprias então eu tava pensando esse transitividade e o que que
é isso isso é dizer se eu consigo dizer isso melhor com a linguagem da Clarice foi aquela disse que me deu essa linguagem para pensar nisso sabe porque ela diz a existência minha existe existe existência nos existe então se imagina dizer isso sim sim Jesus Jesus Então eu acho que é isso que a filosofia de larga abriu não cumpriu mas não é obrigado a cumprir porque o pensamento a existência a vida é finita e essa beleza dela é finito por isso é plural por isso ele motivo wcau nos assim lixo rada de bumbo simples de
ver é só que a filosofia que iria encontrar uma unidade do múltiplo diverso cante quer só pensa nisso vamos entender algum tipo de evento mas não fazer isso ele ele fez aparecer um monte de diversos também no negativo Então a gente tem que pensar assim um pouco pelo negativo e até que envia o documentário da estamira ver aqui a linguagem dela espetáculo ela fala isso é tudo ou trocado é o inverso Então você tá vendo aquele monumento metaphysio que vendo o que foi esquecido o que ali naquele naquele aparato naquele aparelho de pensamento que Régia
nossas formas de vida de pensar certas tem a sombra do não-dito do impensado do Povo dizer né então estudei uma Fundamental e isso é que os seres está nos sendo um bom então esse é o ponto assim um agir afirma uma descoberta na Clarice meu livro trata disso apenas disso por isso eu provocar eu para provocar Amei atrás do pensamento a filosofia de Clarice Lispector atrás do pensamento porque o próprio Rádio Faz uma distinção entre filosofia pensamento mas a Clarisse eu acho que eu dar um passo ali há mais além disso atrás do pensamento e
tem que pensar sentir with que ela usa essa expressão como Guimarães Rosa difícil saber quem pegou de quem que ele se lê a e ou não os dois chegaram a também pode ir atrás o pensamento EA filosofia da Clarice Então o meu livro é muito diferente por exemplo do livro do Benedito Nunes e vai tentar mostrar acho questões filosóficas na Clarissa questão de Deus a questão do Mal questão da Liberdade necessidades fazer referência aos filósofos encontrar o spinozista da Clarice de lições dela mas esse até num certo sentido em muitas é o Mariana embora larga
a bolsa de valores de filosófica a bolsa do rádio que está bem embaixo né então é só não quer Reconhecer mais Hellen lyu ela tem uma linguagem muitas vezes pros é Mas em vez de fazer isso eu tentei mostrar a maneira não só galera pensa mas como ela pensa o pensar como a Clarice pensa o que é pensar o ato de pensar e com a Clarice pensa na verdade o sendo esse essa transitividade de ser que faz com que a própria noção de mundo de linguagem de existência setra sejam pare ciadas e dizer Sabe aquele
são a Clarice não é a clareira ela não é o Claro ela não é o esclarecimento mas ela traz uma visão Clarice o David então o livro tá pronto já bastante tempo Oi e tá na Editora passar do tempo eu estou esperando já há muito tempo essa o final né assim me mandar o pdf tal Oi e o livro trata disso então eu para mim a Clarice ela é uma filósofa e é assim Argan Boticário na sua completa autonomia e mais um filósofo no sentido de filosofia que talvez a gente possa até dizer usando a
linguagem do rádio pós-metafísico pós filosófica já que não se trata de um sistema não se trata de uma reintegração reiteração dos motivos os órficos se trata de um desenvolvimento da filosofia de uma superação ela não tá nesse compromisso então conheço da eu acho Espero que abre eu tentei escrever o mais simples é difícil eu tentei escrever sim ficar imitando claríssima que é muito difícil que a Clarice você que é só tem as frases dela o tempo todo saber tudo de cola e para que falar outra coisa já falou com tudo melhor bem melhor mais chance
então foi difícil escrever nesse aspecto ah e tem a ver com esse longo percurso que eu tenho feito nos meus neste quesito eu tenho buscado na filosofia então eu não estou muito há já algum tempo assim não trabalho exegético do especialista em especialista ai recepcionista na então trabalhar as questões mas assim deixando essas quê Porque as questões me tocam eu respondo a eles eu não estou procurando também assim querendo construir um sistema troca mas e como essas questões mitólogo muito tão e teve também nesse percurso [Música] assim numa a questão mesmo assim um pouco mais
poderes que talvez Podemos dizer que a própria questão do exílio levou que é questão de ser um sem o tempo todo e sem um com esse foi mais ou menos como eu entendi a questão do existe então e eu não sou uma filósofa políticas que tava ricas assim e que seja Antigamente os pensadores pedidos pormais e sumir me abriu assim numa perspectiva de uma necessidade assim do tempo de responder mais do que preocupou [Música] pode mesma linha esforçar a e nesse movimento aí Pelo que eu entendi é continua fazendo fenomenologia né Márcia tentando deixar deixar
ver aquilo que sempre já está mais no primeiro avisada não se mostra nela não e eu acho que a Clarice pelo que você foi comentando eu fui lembrando foi pensando nisso né de que ela foi na sua escrita maravilhosa ali naquela diferença de limite com a existência deixando ver aquilo que muitas vezes Nós não vemos e vocês faz sem gelo totalmente sentido eu não tenho medo dessas palavras feias porque foi numerologia outra é feio para burro hem mineiros de outra palavra bem feia são as palavras fez assim né então tem muita discussão sobre a questão
da interpretação é aqui no Cabe interpretar Claro e sistema solar uma certa leitura lá da 11ª quase máquina foi mal mas eu acho que do que se trata de devia o vi sangue levá fogo fala muito sobre isso né as ver o ver É nesse ver quem viva na verdade que a gente não veio ver a gente não ver mas a gente a buscar sim tio sentir né ver o ver na escutar escutar né tocar esse tocar esse esse nesse momento é que dá um momento vamos assim filosófico Eu acho que eu diria filosofia e
que é A fenomenologia explicitou isso é de onde se vídeo onde se fala de onde se discuta Se todas essas questões foram tematizados né por ali Como você mesmo disse né e e sobretudo eu acho a questão da escuta Na escuta da voz na cidade viva a palavra isso também foi uma coisa que eu escrevi muito na minha leitura e a Clarice é sobre a linguagem compreendida como esse virar a voz até não é bem o que se diz mais a criação momentos criação é esse momento do gaguejar Du não conseguir dizer é a gente
vive um momento histórico mente eu acho de esses de novo não consegue dizer tá na ponta da língua né que novas formas de mundo de vida então tem muito que aprender de uma experiência também do que que é a eminência e eu acho até voltando Aí a questão do ser para a morte a questão da morte é uma estão presentes na Clarissa e grande também é sobretudo a morte por Vargas ser para a morte é a existir na iminência e aprender a ouvir com a iminência eminência de ser né o inglês fala about to be
Então não é sobre o ser é base né quase então tens é uma experiência de muito pedido de muito risco na e às vezes eu te eu gosto muito de uma imagem do Victor Hugo linda que ele fala de uma dúvida na verdade um vagalume e tá pendurado assim e na beira de um abismo de um precipício Então aquela luzinha à beira de um precipício O que é que essa luz né então a gente pergunta o que é que a gente hoje com todas as nossas ações conhecimentos e os conhecimentos as filosofias etc E aí
o que que é a consciência humana na vida na vida da terra na vida cósmica na vida Eu também fiz assim esses momentos assim de iluminação talvez sejam e se precisar da Louis ali à beira de um precipício quer dizer essa iminência de tudo perder então a gente sempre confrontar com isso é a medida da finitude o fim fim que tem uma magnífico discípulos de rua sendo menor né porque o dia do mês muito interessante ele tem uma imagem Espetacular que ele fala que é consciência fenomenológica ela deixa ver com a Vela se Acende uma
vela ilumina e vai se apagando um bom então já não é um rolo forte o forte do interrogatório do site né Ela é a consciência fenomenologia filosofia ela literário ela ilumina mas tá pagando porque ela se ela deixa se ela deixa você e nos existir existência não se existir então não sei algo assim que me toca massa sacaria Raquel queria não se quer deixar algum recado uma consideração final e olha eu acho assim eu posso até dizer que não dá uma assim professor der é um E aí o que todo mundo que se interessa pela
filosofia que é tocado por esse todo um por um assim nossa pelo mundo dizia não nem eu todo nem sequer pelo mundo pelo mundo existindo em nós né que o que tu me isso que esse se Tome esse ser tocado como uma tarefa bom né de preservar esse ser tocado né preservar e ler com essa atenção que quer ler e discutir o vir conversar né olhar ver na e sempre desde a experiência de se tor a ir a partir daí criar uns filtros para ele é ser mundo que a gente vive de ambientalização como eu
tenho chamado de todos os sentidos né e preservar isso que eu acho que eu tenho falado muito sobre essa nova forma de fascismo que a gente vive que que é só uma coisa a impedir a gente de pensar é mas não é assim proibindo de pensar ou proibindo de falar é falando qualquer coisa e pensando qualquer coisa de qualquer jeito qualquer hora qualquer Então eu acho que a gente tem uma tarefa uma responsabilidade muito grande e perante a vida e e de todos tudo e da Terra das coisas nos seres não sei Ah pois é
só tenho agradecer Márcia pela generosidade aqui da conversa do seu tempo de poder te ouvir é sempre muito bom é o confesso aqui que eu tinha programado aqui umas perguntas iniciais em ser e tempo mas quando você falou do ser tocado me veio a ideia de perguntar sobre como a filosofia te tocou e desde e ali foi totalmente improviso Espero que as pessoas não tenho se incomodado tenho mais do que isso né é aproveitem essa segunda parte de improviso que eu fui perguntando aí o que o que vinha de acordo com a conversa mas mais
corrente long e então me desculpa o mais se eu for assim bem Como é que diz assim mau caráter eu vou dizer foi sua culpa não é filho não sei se dá para mim foi até curto e e deixar agradeço a oportunidade de poder falar e contar e por que a gente vive da saudade né É no em breve você volta eu já vou deixar ele sem que eu sair o livro rolê te chamo de novo para a gente conversar mal aplicada você gostaria de brigada tchau tchau G1
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