COMO O LIVRO DE JOÃO DESCREVE A VOLTA DE JESUS - Pr. Wilson Paroschi

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CONCEITO BÍBLICO
O livro de João descreve a volta de Jesus de uma forma peculiar. Neste livro é descrito que a Palavr...
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este hino Roque Esperança de um compositor Adventista chamado Wayne hooper cantor barítono dos Arautos do Rei lá nos Estados Unidos e depois diretor musical da Voz da Profecia faleceu em 2007 e durante a sua prolífica carreira musical produziu nove volumes de composições originais e arranjos ó que a esperança é certamente a sua composição mais famosa foi o hino conferência geral de 1962 São Francisco e depois foi usado de novo em diversas outras sessões da conferência geral se tornou uma espécie de hino oficial da igreja é o hino mais Adventista que nós temos traduzido para dezenas
e dezenas de línguas nesta minha última apresentação com vocês quero meditar um pouco sobre a volta de Cristo não vai ser tanto uma palestra mais um sermão Talvez um pouco diferente abram sua Bíblia comigo por gentileza em João Capítulo 20 é provável que os meus alunos meus ex-alunos se lembrem dessa abordagem nas minhas classes de João João Capítulo 20 Versículo 30 e 31 que nós temos o propósito do Evangelho João declara na verdade fez Jesus Diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro estes porém foram registrados para que creiais que Jesus
é o cristo o filho de Deus e para que Crendo Tenhas vida em seu nome para que creiais de João no grego original ele usa que o tempo presente que em grego indica uma ação contínua é como se ele estivesse dizendo para que vocês continuem querendo não para que vocês venham a crer mas para que vocês continuem querendo João escreveu o seu Evangelho no final do primeiro século foi um dos últimos livros do novo testamento ser inscritos foi escrito depois do próprio Apocalipse talvez só as epístolas de João foram escritas depois do Evangelho naquela época
a igreja estava sendo ameaçada por duas crises uma crise externa e uma crise interna a crise externa tinha que ver com a intolerância da parte dos judeus o judaísmo dos dias de Jesus e dos dias dos Apóstolos até a destruição de Jerusalém no ano 70 judaísmo era pluralista ele estava dividido em várias denominações como a igreja cristã hoje está dividido em várias denominações adventismo metodismo os Batistas os luteranos os católicos e etc o judaísmo até a destruição de Jerusalém estava dividido em várias denominações mas com a destruição de Jerusalém pelos Romanos no ano 70 houve
uma mudança fundamental praticamente todas as denominações judaicas foram aniquiladas destruídas o faresismo e o cristianismo deixa eu focar um pouco no os fariseus conseguiram sobreviver a destruição de Jerusalém por meio de um embuste de um de seus líderes e Ohana Bento e eles conseguiram conquistar o favor dos Romanos e tiveram permissão de se mudar para Galileia uma pequena cidade chamado Jania e ali ele se restabeleceram e ali em Janine os fariseus Sobreviventes à destruição de Jerusalém tentaram redefinir só que agora não mais como um judaísmo pluralista de antes mas um judaísmo farisaico farisaísmo se tornou
a regra a propósito o judaísmo que sobreviveu a idade média e chegou até os nossos dias é o judaísmo rabínico judaísmo farisaico e ali em Janine entre nesse processo de reformulação da Fé judaica os fariseus excluíram todos e quaisquer grupos divergentes ou remanescentes de grupos divergentes incluindo-se os cristãos que foram agora forçados a ceder a farisaica ou enfrentar medidas disciplinares como por exemplo expulsão das sinagogas prisão tortura e morte os cristãos de origem Judaica continuavam frequentando as mesmas sinagogas de seus irmãos judeus até o final do primeiro século dentre as medidas desenvolvidas pelos fariseus para
identificar e punir os hereges estava aquilo que ficou conhecido na história como biacate hamin mercado raminho uma expressão que significa bênção aos hereges acho que na verdade era uma maldição era uma oração que foi introduzida na liturgia da Sinagoga há um momento na liturgia da Sinagoga Judaica e isso vem desde o primeiro século em que eram recitadas as chamadas 18 bênçãos o xemon E então a benção de número 12 foi reformulada para contemplar esta nova medida ou necessidade de se identificar e se excluir os hereges e essa benção de número 12 é exatamente a que
ficou conhecida como biacati nessa oração uma oração pequena uma das 18 ela faz uma referência específica aos hereges e aos cristãos nazarenos no Cirino e a oração era usada mais ou menos da seguinte forma era solicitado que um membro da Sinagoga viesse e recitasse as orações chamou nós é às 18 e eles poderiam escolher uma pessoa que ele suspeitassem ser um menino ser um herege ou um noximo se ele viesse recitasse as orações e a de número 12 era Na verdade uma maldição contra os noceirim estaria tudo bem mas se ele se recusasse a fazê-lo
ele estaria se entregando ele era um deles tornou impossível a convivência de cristãos e judeus a partir deste ponto em diante que já não era fácil os cristãos tiveram que se deixar o convívio da Sinagoga o centro da discussão logicamente era a pessoa de Jesus Quem é Jesus seus seguidores nazaremos os cristãos acreditavam que ele era o Messias de Israel para os Judeus ele era um impostor impossível que o escolhido de Deus na opinião dos judeus fosse ao mesmo tempo o maldito de Deus porque maldito todo aquele que for pendurado no madeiro o mercado cristãos
começaram a ser excluídos das sinagogas e começaram a sofrer outros castigos e punições uma verdadeira prova para muitos que a vida toda frequentavam a mesmas comunidades é possível que muitos estivessem se perguntando vale a pena Será Que Nós realmente estamos certo afinal de contas Jesus prometeu voltar e olha quanto tempo estamos no final do primeiro século quanto tempo vale a pena é isso mesmo João escreve dizendo na verdade fez Jesus Diante dos discípulos muitos outros sinais muitos outros milagres que não estão escritos neste livro estes porém foram escritos para que vocês continuem continuem Qual é
a relação entre os milagres de Jesus relatados no Evangelho de João e essa continuação essa permanência na fé esta foi a crise externa mas havia também uma crise interna que a igreja no final do primeiro século nos tempos de João estava enfrentando e esta crise interna era a iminente morte do próprio Apóstolo do próprio João O discípulo amado João era o último dos Apóstolos João era o último elo entre aquela geração de cristãos e Jesus João era o último elo entre aquela geração de cristãos que não conheceu a Jesus e Jesus prometera voltar e uma
das mais belas Promessas de sua vinda está justamente relatada neste Evangelho não se turbe o vosso coração credes em Deus crede também em mim vou voltar E desde a sanção a igreja apostólica viveram na esperança do breve retorno se pergunta por aí se eles realmente acreditavam que Jesus voltaria em seus dias sim Isto é claro especialmente no livro de Atos eles acreditavam que Jesus voltariam seus dias temos muitas evidências disso mas Jesus não vinha Jesus não vinha o tempo se passava e Jesus não voltava E a expectativa se tornou ainda mais dramática a medida que
os apóstolos mesmos começaram a falecer Tiago foi o primeiro Poucos Anos depois da Ascensão e em seguida vieram outros um após o outro um após o outro foi nesse contexto que a pessoa de João se tornou importante a figura de João se tornou emblemática para a igreja vamos ao Capítulo 21 do Evangelho nós conhecemos o conteúdo deste Capítulo depois da Ressurreição Jesus aparece aos discípulos junto ao mar da Galileia eles estavam pescando ocorre aquele milagre da Pesca então Jesus convida Pedro para caminhar las margens do Lago mar da Galileia então nos Versículos 15 a 17
nós temos a restauração de Pedro Pedro negar a Jesus três vezes por três vezes Jesus pergunta a ele Pedro você me ama apascenta as minhas ovelhas Pedro ainda estava nos planos de Cristo Jesus estava restaurando Pedro restaurando o ministério apostólico de Pedro apascenta as minhas ovelhas mas após as três vezes em que Jesus pergunta a ele Pedro você me ama algo totalmente inesperado acontece Versículos 18 e 19 em verdade em verdade te digo Pedro que quando eras mais moço tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias quando porém foris velho estenderás as
mãos e outro de singingirá e te levará para onde não queres e agora no Versículo 19 João o apóstolo o escritor interpreta as palavras de Jesus Jesus disse isso para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus depois de assim falar acrescentou-lhe nesses Versículos Jesus estava anunciando a morte de Pedro ele restaura Pedro restaura o seu ministério e em seguida de Pedro você vai morrer e João diz no Versículo 19 que Jesus disse a ele com que tipo de morte ele haveria de glorificar a Deus essa expressão estender as mãos e
ser levado por outros era usada na antiguidade como uma referência crucificação Pedro não só ia morrer ele seria crucificado colocamos no lugar de Pedro por um instante que restauração é essa estou sendo restaurado em seguida receba notícia da minha morte confuso sem saber direito como digerir aquelas palavras de Jesus Pedro olha começa a olhar para os lados e de repente o que que ele vê ele vê João que não está muito longe deles diz o texto Versículo 20 que João estava acompanhando Jesus e Pedro a uma certa distância Versículo 21 vendo o pois Pedro perguntou
a Jesus e quanto a este apontando para João inveja é coisa antiga E quanto a este só porque ele é o seu queridinho que está sempre junto contigo que se reclinou sobre o teu peito na ceia E quanto a este o que vai ser a resposta de Jesus Versículo 22 respondeu-lhe Jesus se eu quero que ele permaneça até que eu venha o que te importa Pedro segue-me Versículo 23 João fala de novo Então se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria se tornou corrente entre os irmãos o dito de
que aquele discípulo não morreria hora só Havia três pessoas ali Jesus João e Pedro quem espalhou a notícia quem espalhou o boato se eu quero que ele permaneça até que eu venha que te importa Pedro imaginou que aquela era uma referência de que João não morreria espalhou esse boato entre os irmãos e o tempo se passou Tiago foi o primeiro Depois vieram outros um a um os apóstolos foram morrendo Pedro morreria por crucificação sobre o Imperador Nero em Roma por volta do ano 67 e João João continuava preso várias vezes açoitado espancado o livro de
Atos relata vários episódios mais tarde exilado na ilha de Patmos lançado no Caldeirão de óleo fervente e João este discípulo não vai morrer a vida de João parece que endossava o rumor de que João não morreria até que Jesus viesse na segunda parte do Versículo 23 João de novo tenta explicar o que Jesus dissera ora diz ele Jesus não dissera Que tal discípulo morreria ele disse era unicamente se eu quero que ele permaneça até que eu venha que te importa o que é que João está fazendo aqui irmãos João está explicando as coisas Deixando as
coisas Claras João está dizendo não Jesus não disse que eu aquele discípulo discípulo Amado não morreria ele apenas fez uma pergunta retórica se eu quero que ele permaneça de Pedro você não tem nada a ver com isso por que que João está tomando tempo para explicar isso para a igreja porque ele sabe que não foi isso Que Jesus quis dizer e ele sabe que a sua hora está chegando João sabia que a sua morte estava próxima segundo estimativas ele era o mais novo dos discípulos de Jesus e deveria ter nessa época cerca de 90 anos
de idade o impacto nessa época em que ele escreveu o evangelho e o impacto da morte de João poderia ser devastador para a igreja a igreja esperava a vinda de Jesus a morte dos primeiros Apóstolos trouxe dúvidas incerteza Mas a vida de João se tornou um símbolo se tornou emblemática enquanto João viver a esperança porque Jesus dissera se eu quero que ele permaneça até que eu venha que te importa a vida de João se tornou um símbolo da Esperança esse discípulo não vai morrer enquanto ele viver a esperança permanece por outro lado a morte de
João certamente traria desânimo a muitos e agora quando nós unirmos unimos as duas crises a crise interna a iminência da morte de João aproximação da morte de João com a crise externa intolerância da parte dos judeus nós vemos que a morte de João poderia mergulhar a igreja numa profunda não aprofunda crise desânimo João era o último Elo vivo entre Jesus e a segunda geração de cristãos a geração daqueles que não conheceram a Jesus Se ele morrer o que vai acontecer Jesus afinal de contas vai mesmo voltar João precisava preparar a igreja para a realidade da
sua morte que se aproximava rapidamente voltemos ao capítulo 20 do Evangelho final do capítulo nós encontramos o episódio de Jesus e Tomé na tarde da Ressurreição Jesus aparece aos discípulos também não está presente depois eles contam uma Tomé Tomé disse ou não acredito a menos que eu coloque a minha mão a menos que eu veja e coloque a minha mão nas feridas eu não acredito oito dias depois lá estamos discípulos novamente Jesus se apresenta no meio deles João 20 Versículo 26 a 29 passados 8 dias estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos e agora
Tomé estava com eles estando as portas trancadas veio Jesus posse no meio e disse-lhe espaço seja convosco e logo disse a Tomé põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos chega também a mão e põe no meu lado não sejas incrédulo também mas crente respondeu ele tomou senhor meu e Deus meu senhor meu e Deus meu costumamos parar a leitura do relato aqui como se este Versículo fosse o clímax da história mas não é a um versículo a mais e aqui está o propósito e o clímax da história disse-lhe Jesus Versículo 29 porque
me viste creste bem-aventurados os que não viram e creram estas foram as últimas palavras de Jesus a Tomé e Jesus aqui irmãos Está se referindo a segunda geração de cristãos ele está se referindo justamente aqueles que não viram que não tiveram O Privilégio da primeira geração que não estiveram com Jesus que não ouviram que não tocaram como Tomé naquele momento Jesus está dizendo bem-aventurados os que não viram e creram é para esta geração que João está escrevendo a geração dos que não viram e creram Jesus não haveria de voltar no período de vida dos Apóstolos
João sabia disso ele mesmo escreveu o apocalipse de modo que ele precisava preparar a igreja para a sua morte até agora a igreja tinha baseado sua fé na promessa de Jesus em parte na promessa de Jesus e em parte na pessoa dos Apóstolos especialmente João o último cuja vida se tornaram um símbolo de esperança este discípulo não vai morrer enquanto ele viverá a esperança a esperança continua Mas uma coisa é baseada a fé naquilo que vemos naquilo que ouvimos naquilo que tocamos outra coisa é viver única e inteiramente pela fé a segunda geração de cristãos
não teve o privilégio da primeira mas eles não estavam em desvantagem em relação a primeira gostaríamos de poder ter estado lá de ter visto ouvido tocado mas aqueles que não viram que não ouviram que não tocaram não estão em desvantagem em relação àqueles que o fizeram há uma benção para a segunda geração para aqueles que não viram não ouviram e não tocaram porque porque há essa benção vamos de novo aos Versículos iniciais Versículos 30 e 31 logo depois da história de Tomé João diz na verdade Sem Jesus Diante dos discípulos muitos outros milagres que não
estão escritos neste livro estes porém foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo o filho de Deus e para que Crendo Tenhas vida em seu nome queridos porque bem-aventurados os que não viram e creram porque a palavra é tão poderosa quanto a presença de Jesus porque a palavra é tão poderosa quanto toque de Jesus aqueles que só tem o benefício da palavra não estão necessariamente em desvantagem aqueles que não tem ou aqueles que estiverem que tiveram a presença de Jesus interessante quando vamos para os milagres de Jesus relatados nos outros Evangelhos Mateus Marcos
e Lucas quase todos os milagres de Jesus ali foram realizados pelo poder do toque quase todos Jesus toca o leproso e ele imediatamente se torna Limpo Jesus toca sogra de Pedro e ela é curada da sua febre Jesus toma filha de Jairo pela mão e atrás de volta à Vida Jesus toca os olhos do cego e ele se abrem Pedro está afundando as águas Jesus toma pela mão e o conduz com segurança ao barco Jesus toca os ouvidos e a língua do mundo e ele pode ouvir e falar pela primeira vez na vida Jesus toca
o menino com Espírito imundo e o Espírito deixa a mulher com fluxo de sangue toca nas vestes de Jesus para ser curada a lista poderia continuar em todos esses Milagres a presença de Jesus foi fundamental para que o milagre ocorresse porque ele dependeu o milagre dependeu do toque mas não em João João relata só 7 milagres só sete e ele diz Estes são suficientes para que vocês continuem Os Milagres de Jesus em João são realizados pelo poder da palavra de Jesus na festa em Caná em Cheias de águas talhas tiraia e levai ao mestre sala
oficial cujo filho já estava morto vai teu filho vive ao paralítico de Betesda levanta-te toma o teu leito e anda ao cego de Jerusalém vai lá bate no tanque de siloé sim é verdade que Jesus cuspiu no chão fez um pouco de barro e aplicou nos olhos do cego mas não foi naquele momento em que o milagre ocorreu milagre ocorreu mais tarde quando Jesus disse vai lava-te no tanque de siloé foi pelo poder da palavra e diante da Sepultura de Lázaro Lázaro Vem Para Fora e no capítulo 21 Jesus realizaria outro milagre ainda pelo poder
da palavra lançai a rede do lado direito queridos bem-aventurados os que não viram e creram porque a palavra é tão poderosa quanto a presença quanto toque a palavra é capaz de produzir a mesma fé que a presença para a segunda geração de cristãos a nossa geração a geração daqueles que não conheceram a Jesus a geração daqueles que não ouviram não estiveram com Jesus não tocaram não viram para esta geração da qual nós participamos fé é produzida pela palavra não por Milagres ou presença física e João diz estes foram registrados para que creiais para que continue
escrevendo nós somos a geração daqueles que não conheceram Jesus em carne a primeira geração teve um alto privilégio ver ouvir tocar gostaria nos de estar lá sem dúvida mas nós não temos necessariamente nenhuma desvantagem em relação a eles porque a palavra é tão poderosa quanto a presença ela pode produzir o mesmo nível de fé mesmo que Jesus demore da perspectiva humana mesmo que João morre mesmo que o tempo passe nossa fé não precisa ser menor não precisa se sentir ameaçada se estivermos em enraizados na palavra o apego a palavra não haverá de apressar a volta
de Jesus mas Haverá de aumentar Nossa confiança nossa fé em Deus ao olharmos para tudo que Deus já fez teremos confiança para enfrentar o tempo que ainda nos resta desconhecido com suas ameaças com suas crises enquanto aguardamos aquele grande momento estamos em meio a muitos ventos de ideias e doutrinas estão ameaçando a igreja apela-se a tudo razão e lógica humanas experiência humana uma nova cosmovisão baseada nos valores do humanismo secular autoridade da Bíblia nunca foi tão questionada Como está sendo agora como aguardar a volta de Jesus pela palavra a igreja sempre foi a igreja adventista
sempre foi conhecida como nós somos conhecidos como o povo da Bíblia essa identidade está está em risco hoje e eu quero nesta manhã fazer um apelo a vocês pastores e líderes para que mantenham mantenham esta identidade a igreja adventista tem que continuar sendo o povo da Bíblia povo da Bíblia situações mudam a igreja passa por mudanças mas a palavra permanece e nosso apego e fé na palavra deve permanecer o mesmo somente a palavra poderá nos guiar nos manter firmes nos ter em meio às crises que enfrentamos não pode haver fé genuína que não esteja enraizada
na palavra estes sinais foram escritos para que vocês nós continuemos Crendo que Jesus é o cristo o filho de Deus e para que tenhamos vida esperança em seu nome que Deus nos abençoe
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