E aí [Música] E aí E aí o Olá boa tarde a todos sejam todos bem-vindos essa programação especial do Observatório da diversidade o que você vai trabalhar a diversidade aqui diretamente do IFRN e na estátua contará com a participação da professora Érica Andrade e da UFRN instituição parceira colaboradora nossa né o programa de pós em educação é para isso eu convido agora nosso coordenador Professor Avelino Lima Neto Oi boa tarde funcionário botou o do dia todos sejam todos bem-vindos e bem-vindas essa atividade do Observatório da universidade e como Francinete falou essa é uma atividade especial
para nós porque uma atividade que conta com a participante muito querida da UFRN do programa de pós-graduação em educação que a professora Érica Andrade e uma grande especialista na temática das representações sociais na teoria das representações sociais o Observatório da diversidade é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ e ele faz parte do IFRN realmente professora de vários Campos no Instituto Federal do Rio Grande do Norte e com professores colaboradores de outras instituições brasileiras outros institutos federais universidades e instituições estrangeiras também e como é que Alegrete nós Recebemos a professora Érica enquanto ordenação do Observatório
da diversidade somos na coordenação somos Vivo e professor Flávio Ferreira que é o líder do grupo Eu soube se lida e essa atividade organizada pela pela linha o óculos estéticas óculos subjetividades e estéticas da existência da Palmas fazemos par e eu a professora Elaine outros professor professor Andreza professora de pedir a pena e outros colegas professores dos campi do IFRN Então seja muito bem-vinda professora Érica para assinarem muito obrigado por essa mediação dessa atividade que vai ser com certeza muito like para todos nós bom obrigada Avelino tão já com as palavras iniciais de nosso coordenador
professores coordenador de linha na professora de mané Quero convidar arroz né dizer desejar uma ótima tarde de atividades de discussão em torno desse tema obrigada então já convidou imediatamente na professora Érica Andrade para estar conosco Oi boa tarde tudo bom seja bem-vinda mais uma vez obrigada obrigada pela confiança de vocês encontrar com a minha participação é você Avelino grupo de pesquisa como um todo nós temos uma história de trabalho colaborativo EA RN UFRN né e eu fico muito feliz de poder colaborar com vocês nesse momento muito feliz mesmo ainda mais falando da minha teoria né
que é minha praia para a gente a riqueza nós estamos nos consolidando como programa no caminho realmente de emergência e consolidando as linhas e precisamos estudar muito a teoria metodologia da pesquisa então para gente é uma riqueza professora tem aqui né a senhora que formou há tantos de nós que hoje estamos na UFRN também na área da pesquisa em educação i o desejo desejo um excelente palestra vou deixar a francinaide como mediação aqui da professora Érica tá bom Um abraço e bom então é sem perder tempo nós vamos lá ao currículo da professora Érica apresentar
mais uma vez atualização professora ter aqui a professora Érica teto ah do departamento de fundamentos e políticas da Educação do centro de educação é professora permanente do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na linha de pesquisa educação práticas pedagógicas e currículo tem experiência na área de educação atua Principalmente nos temas das teorias da representações sociais formação do professor de Educação Básica ensino superior formação profissional Universitária processo de ensino-aprendizagem é no adulto e formação no adulto informação e construção de conceitos é graduada em pedagogia pela associação Cultural e Educacional
da Bahia tem mestrado em educação pela Universidade de do Rio Grande do Norte é especialização em psicopedagogia também pela voz e doutorado em educação também pela UFRN é a pró-reitora adjunta de graduação foi pró-reitor adjunto de graduação na UFRN entre os anos de 2015/2019 tendo atuado como vice-coordenadora e coordenadora do curso de pedagogia também na UFRN nas modalidades presencial e no Campus Central coordenadora do projeto de elaboração e monitoramento dos planos de ações articuladas nos municípios do Rio Grande do Norte é na UFRN também coordenadora pedagógica do programa complementar de apoio ao ensino médio entre
2017 2007/2009 professora colaboradora da especialização de psicopedagogia também do programa de pós-graduação em psicologia da UFRN com a coordenadora do projeto pro docência na UFRN dos anos 2008/2010 coordenadora pedagógica do curso de pedagogia da perna da terra oferta da UEFA eu gostaria com intra entre os olhos 2010/2011 coordenadora dos projetos de vida e cá pedagogia 2009/2013 e chefe do departamento de fundamentos e políticas de educação entre os anos 2013/2015 professora Érica vamos desfrutar agora do tema da palestra né teoria das representações sociais com a professora Érica Andrade que mais uma vez é muito bem-vinda a
sua Érica fique à vontade bom obrigada jornais Eu já vi que tem um bocado de gente aqui conhecida um beijo a cada um né e eu vou tentar fazer o melhor possível para esclarecer um pouco do que é essa teoria e de como ela pode contribuir para quem trabalha com formação é o contexto em que a gente trabalha né bom então a gente vai fazer uma pequena introdução né é para pensar um pouco ela contribuição dessa teoria nos processos de informação de pessoas né de maneira geral da antes de começar exatamente a falar de representações
sociais eu queria só contextualizar o conceito é a representação social é uma teoria né não teoria do conhecimento cotidiano em busca entender como é que se dá a apreensão do mundo concreto para as pessoas comuns está circunscrita em seus alicerces e em suas consequências ou seja na formulação desse modo concreto pelas pessoas no seu cotidiano as premissas para caracterizar uma representação social é de que a primeira não há corte entre o universo exterior e o universo interior no indivíduo o grupo então não há dicotomia Entre esses é né eu sujeito se constitui e ao mesmo
tempo compreendi apreende o real e constrói a autoridade é uma esse processo de Constituição individual de felicidade né algumas também de estar ele pra teoria da representação social uma sociais dele se dá é concomitantemente com a própria Constituição do sujeito que tem uma relação de interação entre a mundo a realidade e o próprio sujeito a representação social em si e fenômeno e prepara para o comportamento né então ela é um dia que remodela e reconstitui os elementos no meio em que o comportamento teve lugar ela constrói em nós as balizas de como devemos nos comportar
e diante em relação aos objetos da realidade bom e isso faz com que a gente possa dar sentido ao comportamento e integral a uma rede de relações para que estas sejam estáveis e a ficar um e esse sistema de raciocínio de linguagem Ele é bem ter liga né em se comunica entre gerações e grupos e é por isso que as representações sociais são um tipo de conhecimento que tem uma certa estabilidade em algumas delas nas alguns velhos mais tarde as características dela elas a tua às vezes por gerações a outra questão é a trajetória do
conceito de representação né a representação ela é um conceito que foi construído ao longo do tempo é e ela saiu do da noção de representação individual para a noção de representação coletiva e eu vou usar aqui alguns referentes que nos convence o pai da teoria usa para ir construindo essa noção do individual para o coletivo ou social é a primeira coisa que a gente precisa entender a noção própria de representação né então a representação capacidade mental inerente a todo mundo né Nós custo mínimo dessa noção na infância na parede infantil né Não nascemos com ela
propriamente mas sim com a capacidade mas desenvolvemos a sua habilidade de representar ao longo da nossa infância a primeira infância e ela nos dá capacidade de transformar as imagens mensagem em imagens mentais os objetos de conhecimento então é como se a gente colocar se todo o universo de coisas que a gente conhece em nossa mente né Isso é um fenômeno da representação é o lugar só se o lógico dessa noção é que ela é um operador e permite cristalizados ações em conjunto de indivíduos e vai formando na unidade exterior excepcional eu vejo aí que tem
dois caminhos né o caminhão psicológico EA capacidade da gente colocar um mundo em nossa mente e poder pensar nesse mundo sem as coisas dele estarem presente na nossa frente mas também tem uma nação sociológica e permite com que a gente possa ir é fundando é nós um conjunto de formas de pensar e agir que são do mundo social e que nos conduzem na forma de relação com esse mundo social né um dos autores primeiros que é usado para esse conceito de representação e usado por moscovici também é mais verde né Maxi baby pensava representação comum
quadro de em inglês e toda ação dos indivíduos é um saber comum que antecipa e transcreve o comportamento então é para ele é um envia também de ação né aquele vai gosta de brincar nosso jeito de ser ruim quais são as reações que deve ter e a forma de lidar com as coisas do mundo e o segundo alto importante que que música vê se toma como referência é o próprio do carne e será a base teórica ele vai tomar em ao fazer uma crítica construir a nova teoria que a teoria das representações sociais então frango
carne a representação revela o alimento simbólica simbólico da vida social ele não chama bem representação social como sobre sistema de representação coletiva porque ele tem nessa representação coletiva A ideia de um objeto compartilhado pelos indivíduos e essa noção é independente do objeto não tem nada a ver com ela né o e seria o meio pelo qual a sociedade torna consciente de si mesmo quando ela representa o que tem de próprio seus próprios rituais suas práticas e Pode configurar uma relação específica da dessa sociedade né É talvez aí esteja a maior crítica aqui moscovici faz porque
moscovici ele achou desse entendimento quando ele chama atenção para a capacidade que os indivíduos sujeitos e grupos tem também de interferir nesses processos representacionais e reconduzidas né o terceiro autor que a gente consegue perceber na obra que moscovici é o própria G né para Piaget a nossa representação é muito caro e ela faz inclusive parte da sua teorização do que é o pensamento EA Constituição do pensamento é né então viajar ele vai triangular a representação da criança tá entender como é que o pensamento infantil se transforma no pensamento adulto e aí ele vai do pensamento
primitivo que ele se chama o primeiro tipo de pensamento da criança que é o crescimento o pensamento na ação né Logo quando ela nasce até mais ou menos um ano e meio dois anos e para o pensamento complexo que é o pensamento adulto informal né Então é ele vai dizer que este é um só e tapas de diferentes tipos de pensamento e tem conteúdo individual né então a criança é passa por esse processo para que ela chegue no modelo do pensamento capaz de representar dia distrair e portanto um tipo de pensamento formal né e é
esse tipo de pensamento tem um caráter específico para constituição química né que é é leva a gente a construir o domínio do julgamento de Moraes e de natureza social Todo julgamento moral tem natureza social não é porque ele está atrelado a Quais são as condutas possíveis ou impossíveis dentro daquele mundo social para Piaget a um julgamento moral nada tem a ver com os lançamentos religioso né tem a ver E pode ter conteúdos religiosos se para aquela sociedade aquele contexto é isso for importante na Constituição moral das pessoas e há também uma preponderância dos processos interativos
para determinação dos modelos de pensamento então é para Piaget a construção da personalidade e do pensamento só é possível com a base na interação usou né comprar Piaget o desenvolvimento psíquico que se amparam em um tripé é o têm pênis afeto na comissão e do mundo social e o desenvolvimento das operações formais das relações de cooperação e do domínio do objeto estão é operações individuais para Piaget só podem ocorrer a partir das interações desenvolvimento desse pensamento mais complexo e e por último froid né que é caro também a teoria de moscovici porque é ele vai
usar como a teoria psicanalítica se populariza para forma os seus estudos sobre isso né para formular como é que se dá a teoria das representações sociais dão é uma ciência gerando uma outra sentença através de seu estudo de popularização é bastante interessante essa forma com o nosso convite se constrói a sua teoria é outra Floyd é a força das representações que está sempre não saber Popular né porque é como nesse saber que circulam socialmente importante Popular Que Nós aprendemos como pensar sobre o mundo né E isso tem vai ter uma importância fundamental na teoria só
de Ana porque com base nisso e vai formular as origens da do Complexo da nossa atividade de consciência e inconsciência né então é a criação dessas teorias com base na cultura elas são importantes para responder as questões da vida e mais de raça né Por exemplo as teorias infantis sobre a Sexualidade né toda criança tem uma teoria sobre a sua sexualidade seu nascimento e ela vai estar quando isso com os adultos com os quais interagem então é por isso que na educação infantil nós precisamos tanto a educação do corpo né porque porque a partir daí
que as crianças aprendem a lidar de forma saudável de forma amorosa com seus corpos e não só com eles com a subjetividade do que os pais ou seja com a sua sexualidade bom então o conceito de conflito psíquico para froid é que vai dar base de sustentação para ele pensar a questão da representação Então o que é sabido e o que é entendida pela criança ou o que essa vida e dito pelos adultos colaboram com as novas teorias que nós Fórmula 1 sobre as coisas no cotidiano e as soluções e aí estudar umas trocas sociais
que constituem os nossos tambores é muito bonito essa essas formas de compreensão de como os saberes todos e cozidos da ciência é elas vão nos constituídos e alunos constituem Nós constituímos também a realidade social Quem é Jorge também vai estudar Como se dá o trabalho de interiorização que transforma aquilo que é coletivo da cultura individual e principais uma marca e é o caráter da pessoa pode naquela época chamada de né eu não como é na verdade traduzido isso aos terrenos da Clai que é o mundo social nos constrói e quanto indivíduos únicos nenhum social e
aí ele vai dizer que isso acontece um movimento do consciência para o inconsciente e é lá no inconsciente que nós vamos guardar todo esse material que nos faz conduzir pelo mundo né estudando Como ocorrem as transformações dos saberes e sua esterilização e ele boxe por último ele não é anunciado achei muito vastamente na obra de Moscou vence mas a gente vê nos entremeios de suas linhas é esta é a proposição cotidianas aqui a representação tem um caráter histórico cultural e que ela é com duas a sorte interatividade e ao mesmo tempo é conduzida por ela
então é negócio que chama atenção para o a questão dos intervenientes constituitivos que é muito cara para teoria das representações também que são os mediadores sociais dão se a gente supera a dicotomia na relação entre o sujeito e o objeto de conhecimento O que é que está nesta relação que a gente disse que não pode considerar um senhor são os mediadores sociais então eles e vamos possibilitar essa interlocução com ç bom e que não sabia sobre o sujeito não se dissolve do do do objeto nenhum objeto desse jeito e negócios também traz uma contribuição para
a compreensão do mundo como mundo mediado e com pessoal E aí ele vai construir essa premissa a partir de 3 de 4 emoções né a filogênese a ontogênese a sociogênese Ea microgênese então bigode que ele certa todas as dimensões da formação humana é explicar com aqui funciona a construção da representação das pessoas Oi e aí vem Moscou você né e ele vai conversar discutir o conceito de representação a partir desses todos os teóricos e vai cantor um outro conceito que eu conceito de representações sociais é e ele faz isso a partir da crítica do conceito
do carne e de sua recolocação com um objecto da psicologia social então De onde nós falamos nós falamos da psicologia social consideramos a representação como um fato social partir da ideia de do Carmo só que tá dando carne essa é uma ideia ação coletiva ela ela é um caráter Qual é a si ti vo sobre os sujeitos moscovici vai problematiza essa ideia de correção parcial e vai chamar atenção que é necessário situar as operações de senso comum e as imagens os filtros de noções que ele se preparam nesse mundo do pensamento Então o que é
e esse tipo de pensamento né esse tipo de pensamento irmão ganhou representações sociais Então se a gente quiser fazer uma tradução livre O que é representação social é conhecimento comigo eu prefiro usar conhecimento como o conhecimento do cotidiano do que usar senso comum para a gente não consegui ver com o conceito de senso comum artista que tem uma visão perde o Nativa do senso comum né Para nós curtir não o senso comum e um senso com um conhecimento extremamente rico é uma forma de pensar da modernidade inclusive porque ele tem como referência básica a difusão
dos conhecimentos científicos e técnicos que a marca de Constituição da modernidade né é a ciência EA técnica e essa difusão do Saber científico e técnico células ela vai transformar na sociedade moderna os modos de a e vão criar novos conteúdos para isso é preciso tornar tangível conhecimento e é usado para maldade visão e constitui a realidade da qual vivem dançam novos referente que passamos a ter diferente daquele das épocas anteriores que era a religião a filosofia e até mais tardiamente os micos né alguns autores em cozido e dizem EA o fenômeno da representação social substitui
os mitos na era moderna né então a representações sociais são um fenômeno de estrutura e qualidade psíquica particular é um novo modelo de pensamento o prato Ecologia social isso é extremamente importante entender para que a gente possa aprender o movimento do conhecimento que se produz Sob o Efeito das massas e no curso da comunicação então duas coisas que estão ativamente de importantes de se entender quando estudamos a teoria das representações sociais como ela circulou nas massas né e com uma comunicação promove essa circulação a isso a gente chama metamorfoses do conhecimento na sua situação O
que é o circular o conhecimento se modifica ele jamais é circula da mesma maneira como ele chegou aonde social na sua origem a a história casa já perguntaste sociais opção teu são sociais por quê Porque ela tem uma diversidade de origem né mas não nasci no canto só ela tem como origem as ideologias os valores as crenças a ciência a técnica é os afetos né ela tem ênfase na comunicação ou seja ela só acontece sim os indivíduos é trocarem com ideias e sentimentos e os sentimentos são muito importantes da teoria das representações sociais porque através
dos afetos que as coisas mais importantes se consolidam em nós a relação constitutiva entre o individual eo social sendo que um não existe sem o outro uma relação dialética né sendo construídas e adquiridas ao mesmo tempo e estendo internacionais né então você representações sociais são produto e passivamente elaborado em número de lugares e é por isso que é tão difícil o vestido de representação social olha detectar exatamente qual é a representação social e ele segue regras variadas dependendo do contexto dos grupos das relações entre os grupos ali pertencentes substitui os mitos e as lendas na
sociedade moderna como eu já disse e guardam traços equivalente a esse né é tão é conhecimentos e tipo de pensamento próprio daqueles que não não não não conseguem elaborar completamente o conhecimento científico ou técnico e um reproduzem da forma possível velho é Então essa teoria é uma abordagem psicossocial sobre a compreensão da realidade e ela tem três características muito fortes a vitalidade a qualidade EA complexidade pela ela se encontra é localizada no contexto das teorias de meados do século 20 não é nós estamos fazendo agora 60 anos de teoria em que é o pensamento simplificador
ele não dá mais conta da realidade e nós precisamos agora é de um conhecimento mas transversal mais complexo e portanto mais vivo para compreender a realidade da modernidade e alguns já querem Inclusive a pós-modernidade né Dani leva em conta o funcionamento cognitivo do aparelho psíquico que é individual né mas também o funcionamento do sistema social dos grupos das interações na medida em que afetam sua génese depois estrutura ou seja processos individuais ímpar individuais intergrupais e dão a representações sociais Então você apoio os valores variáveis né segundo grupo de referência e e saberes anteriores reavivados por
uma situação particular para poder dar conta de itaca o novo são ligadas a sistemas de pensamentos amplos de orgias culturas sistema de pensamento científico e a condição social e À Espera da experiência privada e afetiva não vejam bem é um amálgama de conhecimentos que é possível de ser produzido por que a única forma que as pessoas têm de lidar com tanta informação como nós temos e poder se situar e agir Nesse contexto bom então é quais são os elementos e as relações que nós buscamos especificar quando é engraçado vamos no estudo de representação social primeira
coisa a representação social mais tempo é a representação de alguma coisa de alguém e só um mantra para quem estuda representações sociais isso foi dentro dessa forma cujo de leite a de nomes assim a mãe da teoria né Isso deve se repetir do fortemente para que não se escape o contexto do estudo das representações sociais ela tem como objecto uma relação de simbolização e de interpretação das coisas e aí ela demanda um sujeito ecossistêmicos e um sujeito psicológico integrados a pertença Ea participação social e cultural representam as coisas aí e é uma forma de conhecimento
modelizado do objeto diretamente legível em diversos por postos de linguísticos comportamentais ou materiais Não é possível estudar representações sociais através da comunicação falado através da ação através da literatura através de documentos legais através de teorias né umas coisas estudou uma teoria e como ela se popularizou na Europa e foi arte canal Goiânia Então ela é faz uma qualificação desse saber quanto os contextos e as condições em que ele é produzido e usado por isso é uma teoria que tem um compromisso psicossocial de compreensão dormir né é um estudo que se opera e na transformação do
Saber científico no outro saber não saber do cotidiano e vice-versa essa esse retorno do saber como um quero saber se a gente também estudado pela pelas teoria pela teoria das representações sociais representação social um sistema de acolhimento né pode ser onde estaca ou pode ser um apoio para assimilação do Saber científico e técnico obstáculo quando este saber científico e técnico se confronta muito radicalmente com aquilo que os grupos e indivíduos tem como verdade ou de apoio também podem servir de apoio para que a gente possa compreender melhor essas teorias mais novas mais recentes e importantes
mais estranho Oi E para isso o papel da comunicação é fundamental porque lá a figura as trocas informais estão estabelecidas entre os grupos qual ativos Esse é uma noção importante também para teoria de representações sociais mas entendemos que não há grupos isolados na sociedade moderna e portanto a gente precisa entender que há uma certa interatividade e interseção Entre esses grupos que se contaminam a interesse entre seus saberes valores normas conhecimentos né agora a gente teve actualmente no lixão polarizada em que os grupos tem-se fechado bastante mas não é possível a gente dizer que não há
uma infestação Entre esses grupos né porque a nossa sociedade complexa que se articula de forma também complexo é considerar isso garante a unidade EA identidade dos grupos serve também de válvula de escape para o sentimento de históricos aqueles que fazem com que a gente Hoje tem conflito com o novo né é por exemplo nós estamos vivendo agora o momento de pandemia no quarto no qual nós nunca tivemos grandes notícias né ontem esse remota Que nós tínhamos da gripe espanhola mas ele tão longe de nós mas não fazemos ideia o que que tinha acontecido com aquela
população naquele momento Hoje nós estamos tendo que lidar com é esse sentimento de histórico que tem referência para nós para nos adaptarmos ao novo contexto uma nova posição em uma nova uma nova modo de estar-no-mundo em E esse novo modo está no mundo todo todo sentimento de sódio causa isso ele causa é reacções ansiogénicas né e mal touradas isso é natural que seja assim não está acostumada a lidar com aquela coisa bom então essa social ele precisa ser compreendido da partilha até Avenida Colatina né então o lugar a posição social que ocupam em Assunção de
Que ações determinam os contextos representacionais e sua organização por meio da relação ideológica que mantém com o mundo social sempre essa relação vai marcar a forma como nós construímos as representações sociais partilhar é uma condição social que todos os efeitos sobre o modo de conceber as coisas EA cultura e ao mesmo tempo ele é válido para a pressão exercida pela ideologia dão é essa coisa que a gente pensar que existe um lugar sem ideologia não existe né Isso é uma invenção atual no Brasil né e a partir dessa senhora se refere uma mecanismo de determinações
ligadas a estruturas e relações sociais e ela afirma um vínculo e uma identidade dos sujeitos a estes grupos sociais o estudo das representações sociais assim leva em conta o papel da cognição na formação do vínculo social leva também em conta a influência do grupo sobre o pensamento de seus membros e seus estilos de pensamentos destrutivos né porque que eu sou desse grupo não sou daquele é a manutenção da identidade social e do equilíbrio sócio cognitivo a elas Delegados e isso é muito importante porque é o equilíbrio sócio cognitivo que é mantém o processo identitário assegurado
Oi e aí nós temos dois processos internos das representações sociais que são os processos básicos que a gente precisa entender como é que ele funciona porque são eles que desencadeiam um processo de representação tão primeiro é ancoragem quando a novidade chega EA inevitável Aí a gente faz um trabalho de torná-la familiar e nós transformamos ela para integrá-la ao nosso Universo de pensamento tem já começa a fragmentar aquela novidade da forma possível para a gente quando eu falar dentro tá falando dos grupos para a gente o indivíduo a representação social sempre o grupo né É E
aí a gente vai tentar integrar aquele Universo de pensamento para existentes ou seja Tem uma função cognitiva é essencial as representações sociais e ao mesmo tempo uma função de proteção e legislação da identidade do grupo e da forma de Pensamento desse bruto e ao mesmo tempo uma orientação isso a ação de como eu me contorci de como eu me conduzo sente essa novidade tudo isso atravessado pelo processo de comunicação nesse processo a gente faz alguns efeitos que nasceu dia de apresentação sociais a gente chama de efeito da defasagem né E são a distorção a suplementação
EA subtração na distorção a gente isso é natural que acontece veja é uma maldade dos grupos dos sujeitos não isso é uma forma de compreensão a gente faz isso com como é possibilidade de compreensão humana dá uma licitação é são os atributos do objeto dos presentes que porém a gente acentua eles ou atenua ele de modo específico com o objetivo de reduzir as dissonâncias cognitivas né aquelas três elementos de grande ansiedade e a suplementação a gente confere atributos e conotações que não existem de fato naquele objeto mas a gente faz isso como forma de com
esses acréscimos de significação a gente é ter possibilidade de investimento de compreensão sobre esse objeto e o uso do nosso próprio Imaginário com relação a ele e na subtração a gente tira atributos pertencentes ao objeto com efeito reflexivo das normas sociais tão presentes quando é brodi elaborou a teoria da libido dentro da teoria da psicanálise é era muito difícil as pessoas compreenderem que assuntos atividade sexual era uma coisa que acontecia nos seres humanos desde o nascimento né é o que a gente fez a retirou subtraiu toda a teoria da sexualidade e deixamos apenas seco então
toda vez que alguém fala de libido Oi gente na verdade é sexo né então é isso é um tipo de subtração que a gente faz para poder se aproximar um pouco mais daquele objeto que é tão é é difícil para gente levar o outro processo da teoria que eu acho que é importante a gente levar em consideração e é constitutivo da da construção da reputação é a objetivação né É aonde ativação é uma construção seletiva e uma esquematização estruturante Então ela a gente faz isso sobre o efeito da comunicação das situações de pertence a social
e de escolha dos elementos da representação além disso a gente naturalize-se objeto novo né diz configuramos ele todo para caber no Nosso repertório de conhecimento como eu falei lá na coragem e aí eu vou arrumar ele de outra forma como se eu pegasse um quebra-cabeça e resto dessa e colocando as peças que não são peças irmãs mas eu faço cabelo líder da forma que é possível viram um calendoscopio não é mais um quebra-cabeça né mas é a Eu Tenho Em relação aquilo da Previdência Social de organização dos elementos de representação que eu posso E aí
eu naturalismo esse novo objeto novo conceito essa nova forma de ver a partir dos valores da realidade concreta legíveis e utilizáveis na ação sobre o mundo sobre os outros então a objetivação é que da qual sibilidade de eu agir no mundo tendo sido modificada ameaçam pela Nova representação é e quais são os campos da pesquisa em representação acho que é importante para quem quer começar os estudos representação nós temos 3 Grandes Campos de pesquisa e representações sociais da ciência popularizada que o original que foi partiu da nos estúdios da tese de música Oficina e depois
avançou sobre os outros dois mas é esse é original que é como é que a ciência como fonte de conhecimento do cotidiano com autoridade para legitimar e justificar as decisões cotidianas e posições ideológicas acontece e como é que a gente pode compreender como o conhecimento científico se ontologismo esse objeto fica passando a com pouco conhecimento com cotidiano e as formas de ação sobre o mundo né então como é que os conhecimentos das ciências teorias científicas são remédios que são elas são apropriadas pelo conhecimento comum e são utilizadas por esse conhecimento comum também O que é
e como é que a gente ver qual o impacto desse desse movimento desse processamento na vida das pessoas e o segundo Campo da Imaginação cultural né que da realidade as coisas que habitam o mundo social são os objetos de longa história por exemplo os papéis sexuais a representação de loucura na sociedade e dividir os objetos em atores com como complementares dando-lhe sentido de pertencimento Então são conhecimentos declarativos né delimitam e estruturam e dão sentido a objetos e contextos sociais da peça se acha por exemplo de Marcão Quem é E aí na estrutura social e como
deve se comportar é o que não está é próprio dessa definição de papéis sexuais e que não não atende aquilo que é normatizado pelo aquele grupo social ele é discrepante ele termina sendo criminalizado né ou tornando loucura né que é loucura também tem esse papel na vida social né tudo o que escreve e no contexto um beijo as mulheres muito ativas e questionadoras até as pessoas e não combinavam sexo biológico com conduta comportamental ou sexualidade elas eram enquadradas como o e o terceiro canto é o campo do das estruturas sociais e eventos específicos ex lidam
com os agentes mais recentes é importância histórica e em vitalidade limitada em termos de tamanho de população que atinge a gente poderia falar que a pandemia é um evento específico Embora esteja atingindo toda a humanidade né mas por quê Porque é uma coisa que a gente não tinha nenhuma fonte de referência para com a qual poder lembrar né mas as desigualdades sociais podem ser ou quem ainda terminasse contexto existem profundamente como nós ou em outros não tão né a xenofobia a questão do aborto e são eventos específicos que fazem com que determinados grupos líderes da
forma com eles né E são frutos de processos nos princípios de avaliação social grande pessoas de grupos mexendo no sociais assim como são fontes também da identidade social mais explícita né quem é chenofago essa nosso hipertensão determinado grupo não tá pensa nem um outro grupo né E aí para estudar as representações sociais a gente mexendo entender qual é mesmo a função das representações sociais neste mundo moderno o nosso né Para que servem para as pessoas do cotidiano a primeira função né a função de saber né então porque função de saber é a primeira porque assim
que a gente entra em contato com novo eu preciso aprender algo novo que me é estranho e portanto eu preciso adquirir conhecimentos que integram este novo ao meu quadro eu achei a ação que é que para se tornar compreensível e que se corre os valores que com os quais é o manejo não é o mundo social a outra função mais importante aqui então tem não tem uma vontade de pesquisar mas é verdade que essas duas são as principais é assim são identitária é aquela que assegura para as representações sociais um lugar primordial nos processos de
comparação social ou seja é a partir da representação social que eu tenho das coisas do mundo dos valores das regras que eu me localizo parcialmente em nesse e não naquele grupo que permite ao avaliar as características EA produção dos grupos como sinais de paciência é a função de justificação e permite que a gente justifique as nossas tomadas de posição os nossos comportamentos né então é a parte da identidade e do saber que o justificam meu comportamento e resposta a minha posição social no grupo de referência é a função de orientação é elas guiam os comportamentos
e as placas quando eu devo agir assim ou assado na combo com relação a quem isso é definido pela função de orientação e definir as estratégias cognitivas que o adotarei para encaminhar em Ação então elas são prescritas e é determina como se dará a estruturação do grupo da sua comunicação procedendo a determinado modo de interação social essas quatro primeiras funções foram definidas por moscovici na sua obra seminal a função de resistência ela foi definida mais ou menos na década de 90 ou Bauer porque não estudo que ele fez sobre imunização cultural ele observou que existia
mais uma função que era aquela que permitia ao grupo extinguiu o perigo de fratura de identidade porque toda vez que a gente é atingir uma representação social para sua modificação e é esse é o cara da formação normalmente é a gente atingir também a fatura da identidade coletiva daquele grupo através das fragmentações dessa identidade bom então o que é que a função de resistência faz ela tenta extinguir esse perigo de fatura é através da combinação e reapropriação do objeto da rede representacional Então ela faz um processo de imunização cultural para resguardar a autonomia grupal segundo
grau é uma marca de criatividade e de diversidade do grupo resguardando a autoridade de sua prática é uma forma de sobrevivência do Grupo Sem uma fratura completa né e a existência EA importância de se estudar nos processos formativos porque muitas vezes a gente quando está em processo de formação de pessoas a gente acha que as pessoas existem por assistir os conhecimentos novos né Mas isso não é verdade é porque os conhecimentos são parte constitutiva da nossa identidade E aí quando é perigo de é um pés identidade a função de resistência ela vai atuar ela também
vai constituir essa imunização cultural da qual falei impedia que a identidade desse conta né constituem os nossos limites nós temos limite de geração né limites de compreensão inclusive no mundo né estruturando a nossa alguém são nosso comportamento então a gente precisa também saber e é possível a mudança contínua mas muitas vezes é preciso dar conta de que essas mudanças podem levar mais tempo né então às vezes os fenômenos de Formação Lisa Âncora mas não objetivo é porque a gente não dá tempo de elaboração e o tempo de elaboração existe não só apropriação do conteúdo teórico
mas também a prática sobre contra o teu olho Oi e o processo de construção e reconstrução de identidade proteja o grupo Mas é o mesmo tempo possa favorecer objeto relação desse novo né Oi e aí é como eu já estou vendo aqui que eu já me avancei demais na minha fala eu vou deixar que as contribuições da formação serem mais trabalhar dentro na nossa interlocução é já adiantando que três grandes momentos de contribuição são as representações como modalidade de pensamento particular que tem uma função de orientação das condutas os objetos de conhecimento são Dados inacabados
sempre e passíveis de modificação a partir de uma atividade mental que o apreende e a representação como a gente de vinculação dos dados da realidade aos sistemas de valores de noções e práticas dos sujeitos orientando a interação social e material e assim eu termino aqui alinhar apresentação para que a gente possa ter um pouco de discussão sobre essas questões teóricas e o coração um excelente aula professora conforme conforme nós combinamos né com os nossos espectadores é as perguntas podem ser realizadas com letras maiúsculas da facilitar a nossa a nossa percepção lá no CEF E então
nós vamos fazer dos blocos de três perguntas tá para a gente conversar um pouquinho mais com a professora acerca da teoria das representações sociais a bom então para senhora Érica a Érica Moreira Santos também professora Nossa é Grécia do programa de pós-graduação em educação profissional é graça do mestrado nos folha de espanhol aqui no RN e pesquisadora também né fazendo uso da teoria das representações sociais estava sob minha orientação ela pergunta o seguinte de acordo com a teoria das representações sociais qual o principal elemento deve ser considerado para a definição de um grupo social o
que caracteriza e define o conceito de grupo social professora Érica quer que eu vá fazendo a pouco sou hoje é respondendo fazendo de Três empresas é possível né Vamos lá e também nossa colega de grupo de pesquisa e do programa de pós ainda tá situacional fez a seguinte pergunta Existe alguma o seu conceito de representação social e representação semiótica persiana criatica em que a relação sujeito e objeto é mediada pelo interpretante em qualquer coisa Nossa colaborado aqui Leoni né nossa mostrando projeto a pergunta novamente quando a pessoa quiser respondendo para que as pessoas entendam contexto
da resposta e ainda para encerrar primeiro bloco o Anderson Quirino para o aluno né nossa pós-graduado do PT Jeff componente nosso grupo pergunta o seguinte podemos configurar como estruturas sociais as comunicações que identificam e personalizam o espaço de convivência ou grupo social por exemplo a linguagem própria de alunos na escola e etc e não para fechar de festa assim esse primeiro bloco e depois Ainda temos a já um bloco formado para a gente ir encerrar o diálogo Tá eu consegui pegar direitinho de Érika Elaine adrianderson vou pedir ajuda a leonita você bem que ela tá
aqui no meu lado não mas vamos lá vamos cortar vou começar com underline porque uma comparação entre duas teorias né a de piercing e a relação de comunicação da representação social né sujeito-objeto mediada pelo interpretante e a representação social como a teoria das representações sociais a teoria Cristiana é de mais ou menos a metade do século 20 né E essas teorias todas desse momento histórico do mundo é ela estavam se propondo a super age com a existência na forma de interpretação de suas pesquisas seu campo de investigação sobre os seus objetos de estudo estão todas
elas fizeram um esforço bastante grande bastante história do bastante consistente de entender como esses fenômenos se constituíram na relação do sujeito com o mundo então por exemplo a de piercing Ele trabalha com a noção de mediador de interpretação né Nós já na cozinha social trabalhamos com a noção de mediadores sociais o que não está distante né é o que nós chamamos de teorias complexas as teorias complexas não são só da complexidade demorra ele tomou o nome como referência né É aquele Cunha essa terminologia E aí mas ela não só diabo né Nós temos a própria
teoria sou corinthiana né É nós temos as teorias maturana na Biologia o presente nós temos moscovici e o copo asteroide na posição social uma de cima que não é provavelmente eu não conheço aproximadamente a teoria Cristiana mas conhece o rapidamente por conta das minhas inserções no curso de jornalismo com alguns estudantes da pós-graduação é eles estão com referência essa essa possibilidade de superação da dicotomia na relação do sujeito com o objeto e aí para superar a gente tem que entender o que tá no meio O que é que tá no meio no caso de piercing
é a mediação doente né e é com relação à a pergunta de Érica sobre a definição de grupo essa é uma questão polêmica na vida representações sociais né é o nosso grupo não é um grupo estático e pertencente apenas a um determinado contexto físico né mas o contexto pode ser um contexto simbólico também então por exemplo a gente pode deixar lá de professores é uma teoria enorme né E pode fazer um estudo com todas as dimensões da categoria professores onde pode Depende do que você quer investigar mas se eu quiser saber como é que terminar
no grupo depois sensores se relaciona com determinado objeto vamos dizer como é que os professores da educação infantil lidam com a questão da formação da personalidade da criança Ah tá eu tô personagem para minha cara porque eu acordo muito tarde né mas eu não posso misturar os professores todos aqui nesse grupo então serão só professores da Educação Infantil dentro dessas professor de educação infantil ainda possa repartir aqueles que trabalham com berçário e aqueles que trabalham com a para a escola né então a definição do grupo tem a ver quando a função do objeto de estudo
e com os objetivos que você tem no seu estudo essa noção de grupo para a gente ela é muito flexível em relação a isso né não é um determinado grupo Só porque eles estão juntos em determinados momentos de sua vida pode deixar que podem nos grupos né Então essa definição de quem serão eu gosto até adicionar mais participantes da pesquisa né ela tem a ver com a definição do objeto de investigação e ela tem a ver quando a gente é um dos objetivos que eu quero pesquisar e aí Isso aqui vai terminar é a escolha
desse grupo é social que eu vou estudar né É verdade é uma configuração muito mais da própria teoria do que da dinâmica da realidade do sujeito com relação à Anderson Deixa eu ver se eu consigo recuperar aqui podemos configurar como estruturas sociais as comunicações que identificam e personalizam um espaço de convivência um grupo social exemplo a linguagem própria de alunos nossa assim podemos agora eu não gostaria muito de dizer que são estruturas sociais porque aí a gente fica muito preso a um determinado modelo de pensamento que eu estruturalista né É mas a gente pode falar
de de construções sociais esse através não se apresenta através da comunicação nós temos alguns estudos na área de comunicação e em reais que é investigam é o jeito de falar né dos jovens determinada Periferia e determinado local específico são quase que dialéticos né do cotidiano e eles têm e que são tão deles que quem vem de fora não consegue nem para entrar no grupo porque não consegue entender o que é que a gente tá falando né que é meio que acontece conosco né os cientistas o resultado de uma forma tão fechado então as médica que
a gente não permite que ninguém entenda e é Talvez seja o momento da gente fazer uma autocrítica sobre isso e facilitar a compreensão das pessoas que não são do campo acadêmico sobre o que a gente fala sobre o que a gente para 2 sobre o que a gente tem de achado talvez a ciência assim tem a maior valor para a sociedade como um todo né mas sim Anderson é a o a comunicação EA forma de comunicação de grupos elas não a quantidade dos sujeitos e elas podem definir como esses grupos é se constitue e vermelho
uma forma como ele ficou localizam no mundo Oi você não responde bota um recadinho aí viu Anderson então é para continuar o bloco de mundo bloco né e questões vamos a colocação que a professora Andreza Tavares também nossa colega professora do PT Jeff e membro do grupo de pesquisa ela inicia fazendo comentário seguinte sabemos que as teorias das representações que eu acho que regem as relações sociais são grandes ordem cronológico a partir da psicologia social e pergunta seguinte um trabalho de pesquisa que faça uso somente das técnicas das teorias da representação social a gente lá
o registro escrito sobre a teoria incorre em erro de precisa A partir dessa perspectiva é a professora Oi Natália Barros Cavalcanti também nossa colega professora pesquisadora da nossa rede está nos acompanhando a partir do Instituto Federal do Pará estudando a tarde Um abraço pergunta o seguinte a teoria da representação social dialoga com a teoria da representação social do Historiador A exemplo do que a referencial quando está as pesquisa em história da educação registra seus postulados né esse é possível um diálogo aqui tem operado muito com a teoria das representações colocada por vou deixar Siena na
na história da educação é muito bem colocado Natália o e temos mais uma vez a professora Érica Moreira perguntando se a Quais as vantagens da utilização da teoria da representação social como vai ter que metodológica na pesquisa em educação e são colocações é realmente há cinco meses provocam né reflexões a gente ficar nessa interseção inclusive intersecção de de campo de Campos dentro do próprio da área não e eu fico muito feliz com as perguntas que me dá oportunidade de falar coisas que eu não teve apresentação Andreza um beijo bem grande para você sinto saudade de
tua Então vou começar pela Andreza s é possível um trabalho de pesquisa tem apenas as técnicas da teoria e não ter a parte teórica para fazer análise não é isso Andreza isso incorre no erro de pesquisa a partir das teorias das representações sociais de dizer é uma teoria que o próximo como se disse e ela é estamos flexível e é aberta a interrupção né então é uma teoria que ela não só é aberta com ela precisa da interlocução com outros Campos de conhecimento né então é aí já começar a responder também a de Natália sobre
a construção de tarde né O que é ser gente tá trabalhando sobre a construção histórica do Historiador ou Como se dá a formação do Historiador existe uma teoria Que conversa melhor com a especificidade da formação do Historiador ou da história Esse é o mesmo que a gente tem uma porta eólico das representações sociais a gente pode usar e lançar mão disso né Por exemplo eu com o trabalho com superior EA formação docente superior eu lanço mão dos teóricos de autores que trabalham com essa dimensão lá em cima articulando com a teoria das representações sociais porque
a ter e representações sociais ela dá conta do fenômeno coletivo que é a representação social mas ela não dá conta da especialidade especificidade do objeto que é o estudo que eu ensino superior Então vou precisar recorrer a esses autores para isso é o caso talvez da Natália com relação a história né então ela usa o suporte as discussões que ela vai fazer sobre a história o historiador a formação do Historiador qual seja o caminho investigativo cadastrar é assumindo Andreza é Deivison dificuldade de compreensão sobre a natureza da teoria das representações sociais ele é uma teoria
né Ela não é uma metodologia ela lança mão de metodologias e ela pluri metodológico ela em momento nenhum ela definir qual é a sua metodologia de busca de dados o que isso vai depender do objeto do contexto e dos objetivos do estudo né é eu já usei diferentes aportes metodológicos para trabalhos em representações sociais desde o estudo de imagem até história de vida desde entrevistas projetivas até entrevistas estruturadas e questionários bom então é uma teoria que ela lhe deixa confortável para você decidir Quais são os aportes metodológicos estudo só que aporte metodológico ele não lhe
dá o referencial teórico de estruturação de pensamento para fazer você fazer uma análise daquele objeto que você colheu os dados você colheu os dados tá os homens trilogia legal bacana E agora o que é que vai lhe amparar na análise então a teoria das representações sociais ela tem uma porte que lhe dá condições de construir análises a partir de um lugar social que lugar da psicologia social de compreensão do objeto poderia ser outra teoria a partir de outro lugar teórico social né mas no meu caso eu me acho em meio a essa Porque que a
minha cheguei lá essa porque eu trabalho com formação de pessoas e eu quero entender como é que se dá o fenômeno com o objetivo da formação e quais são os impactos desse fenômeno cognitivo nas práticas e hoje depois de passar informativo então por isso que eu minha filhota eu lhe perguntar se não sociais e por isso que ela nem é tão cara para ele vai chegar aí talvez a investigar se Sei lá célula-tronco ela não me serviria né porque as teorias não são religião mas não fazem para tudo ela serve Então vai terminar do campo
de investigação e uma determinada modelo de investigação Oi e aí Érica é isso né as vantagens da metodologia não é bem vantagem da Meteorologia né Ela é uma porta Ore como é que a loja mas ela lança mão de estratégias metodológicas diversas de acordo com o tipo de pesquisa o objeto a ser investigado e os objetivos que você quer alcançar com a sua pesquisa então você pode usar quase tudo nada muito proibido né ah não sei se intervenções físicas né mas é tudo é possível se você tem pertinência com os seus objetivos de pesquisa e
você justifica bem o fato do uso da cana cardiologia voltando de novo Andreza acho difícil hein um trabalho de investigação científica mesmo que seja iniciante não ter uma porta analítico sólido que te permita que o estudo seja desvelado para a comunidade científica Mas científicamente amparado isso não quer dizer que ele todo estudo de representação social tem que contar a história da teoria não é isso porque às vezes um iniciante ele tem esse problema ele quer dizer tudo o que me leva a teoria de botar no trabalho não é bem assim né você é importante você
lê tudo da teoria que você vai manejar mas nem tudo vai estar constando o seu trabalho de pesquisa o que vai estar constando é o que dá teoria lhe ajuda a analisar o fenômeno que você se preparou e aí você puxa dessa teórico que hoje eu já bastante potente né bastante consistente é e eu queria chamar a atenção também para uma autora brasileira que foi responsável por trazer a Teoria para o Brasil que a costura Ângela Arruda que é também tá fazendo aí 40 anos de carreira na área e tem contribuições extremamente potentes tanto analítica
em uma loja que eu já teoria como metodológicas o trato da teoria a gente hoje não precisa até um chá mão de muitas metodologias estranhas a teoria perdi precisou muito delas no início mas porque postura onde ela Já construiu Inclusive essa porta metodológico possível mas também não cabe em qualquer todo estudo que a gente vai fazer a gente tem que saber como é que a gente uma mesa com a porta eh teórica ainda casa Lógico né Oi professora eu sei que combinar para fazermos dois blocos né três perguntas eu não sei se ela tenha concluído
mas não pode fazer tô aqui não é o que a sua resposta né pergunta da guide Érica sobre a as possibilidades né de uso de outras de outras perspectivas metodológicas Ela perguntou se a teoria de que forma análise do discurso pode contribuir para o estudo das representações sociais e a senhora tinha respondido né acerca disso sobre las a mão metodologicamente e vários outros várias perspectivas né mas se houver a possibilidade de responder a mais duas duas colocações Breves de alguma forma e mais dois colegas que estão acompanhando oi oi não então Plínio e eu perguntou
qual seria abordagem processual dentro da teoria da representação social e o Samurai Fernandes Pergunta assim Nesse contexto é dentro do contexto da teoria da representação social como um fenômeno das novas tecnologias incluindo a revolução 4.0 émergents alteram influência as relações a semiótica da comunicação E essa construção acho bem pertinente porque a gente tá nesse momento realmente né que a emergência dessa de sistemas acabar sendo muito pertinente para a gente entender também como fazer a pesquisa né e com relação à análise do discurso né normalmente as pessoas usam guardam né no Brasil é uma febre assim
bardana é só tem ela falando isso né mas a gente usa também muito bacana como referência mas a gente no nosso grupo atualmente eu tenho apostado em desenvolver a teoria da costura Ângela Arruda que trabalha sobre a espiral de conhecimento e como ela se constrói na relação comunicativa ela ela constrói mesmo uma abordagem o digamos assim da fala né para não usar ela não se acham nem discurso para não cair nesses dois dilema hum é com relação ao próprio fenômeno da representação social e de sua construção não tem um um texto se eu não me
engano vai falar minha memória agora chama-se dentes Orlando do Pesadelo não dessa despertando O Pesadelo o desafio da interpretação em que ela fala dessa deixa aporte metodológico de tratamento das salas das pessoas no contexto da pesquisa e representação social mas não é impeditivo você trabalhar com a análise de discursos embargante não né Só que você tem que saber né que guardam ela tá trabalhando com de três diferentes dimensões de análise de discurso aí você vai ter que saber qual é a mais adequada para o seu tipo de estudo né Para que você quer saber para
quê a construir inclusive os seus instrumentos não é OK às vezes a gente cai no risco de só escolher a metodologia analítica depois que já colheu os dados aí as vezes os instrumentos que usamos para colher os dados são impertinentes a metodologia analítica né então a gente precisa saber mexer com isso eu não sei se eu entendi bem o que é que Plínio quer dizer com análise abordagem processual Será que tem não poderia falar um pouquinho mais aí no balãozinho enquanto eu respondo a Samurai Ah eu entendi o que que você tá querendo falar sobre
isso é bem sucinta A questão não foi só para eu entender melhor então Samurai é já deixa o final do século 20 né que é tantas as teorias da psicologia social incluindo a representação social e as teorias da neurociência vem com o Marcelo desenvolver estudos sobre a influência das mídias na cognição humana né Não só na comissão né no início do Século 21 em mesmo Século 21 nós tivemos o Boom das os do das salas de relacionamento né é isso inaugurou um novo modelo relacional entre as pessoas né que hoje meio que falido Mas é
migrou para os aplicativos de encontro que tem uma natureza um pouco diferente que é mais dois encontros rápido é mas é muda as lógicas de relação de comunicação entre as pessoas né uma coisa não está na presencialidade né nos relacionando porque nós temos diferentes sinais que nós mandamos igual eu né que fala com as mãos e também as mãos rodar pela câmera todinha não consegui parar ela então é nós temos outros sinais que nós mandamos na relação olhar o cheiro é a química do organismo a postura a forma de se colocar de se postar diante
do outro tudo isso é comunicação quando você é muda essa lógica do presencial para a lógica do virtual né e atravessa elas com os modelos de comunicação midiáticos que não é só a gente tava falando entre pelas a gente tem modelos de relação diferente do chat né a comunidade virtual a os aplicativos de a ligação como WhatsApp Telecom e pedra né é tudo isso não muda as nossas lógicas de pensar nos relacionar inclusive assim para mim né eu aprendi começou Imigrantes midiática eu não tenho aprendendo muita coisa eu aprendi que a gente não escreve em
caixa alta de jeito nenhum e qualquer seja amiga que a gente esteja usando porque senão tiver perguntar deitando com a pessoa mas a gente fez uma opção aqui escrever as perguntas com caixa alta porque achava que eu tô quem não sabe que não é da minha geração é maiúscula viu gente é porque que a gente tá podendo responder às perguntas dos outros comentários né Então até isso a gente vai reacomodar dando E além disso a gente queria de Alex virtuais de comunicação né mas não escreve mais completamente a gente deixou de fazer ligação né eu
tava brincando com minha filha do dia Caçula e tem 30 anos é milenar se liga para sua mãe fale mãe ela mandou uma mensagem demais eu quero ver a voz eu quero saber se tá tudo bem com a voz não sei mas com as palavrinhas vai não sabe e tem as informações e tudo isso então não só porque é o 4G na fina e da rapidez a a comunicação mas o próprio modelo de mídia E se ele existe outras coisas né outras outras formas relacionais que possibilitem a gente se comunicar mas com outras restrições né
que o presencial tinha outras gestões é diferente então a neurociência tem explicado inclusive aceleração das Snap mentais nas gerações mais jovens e como isso tem repercutido para perda de memória imediata é porque é tão rápido a comunicação e é tão bom e é como é que vai dizer ela é tão sem consolidação né porque é rápida demais então como todo mundo acha que tudo é taxativa depois não se incomoda de registro não se incomoda tá escrito a nossa escrita crescendo sistemas perturbada né não se incomoda de outras formas de registro e super mina por desfavorecer
a capacidade nós temos na fixação da memória imediata a gente ainda não sabe qual é a consequência disso Clara a consolidação da memória mais antiga e aí a gente vai ter que saber como é que se funciona porque isso tem repercussão direta nas doenças como Alzheimer Alzheimer e Parkinson então nós estamos de fato mudando a nossa missão com o uso demasiado das brigas para as crianças a gente já tem estudos feitos potente né os pediatras alertam neurocirurgiões da neurocientista também de que as crianças com menos de 2 anos não a carta calor ar tablets e
celulares etc por mais do que uma hora por dia e se puder não deixar né isso as coisas para criança essa coisa para jovem e adulto Mas isso é muito difícil nós estamos a tatuagem é uma forma de distração das Crianças Então como é que a gente conversa os pais de que a gente não pode fazer isso com as nossas crianças que a gente mais tarde pode ter problemas sérios com elas de relação afetiva é pânico social de pressão da associação de personalidade Anderson conseguiu eu creio aliás conseguiu reformular para ver se eu entendo que
ele tá querendo perguntar e não não houve a não houve mais uma comunicação da parte dele dele professora deixa eu ver se eu consigo beleza Ah tá é ele perguntou o seguinte que ser o que seria abordagem processual dentro da teoria da representação social eu não sei se foi alguma coisa que eu disse que talvez ele tenha interpretado assim mas eu vou pensar disposição é diga não é eu ia falar dos comentários porque a gente se deve um pouco as questões mas tem muitos comentários se depois eu gostaria de dizer lá tá eu ia já
apresentação sociais a o fenômeno representacional ele é sempre um processo e também há sempre um produto né que é uma coisa inclusive que os Estudantes têm uma certa dificuldade de entender e querem é pegar os fenômenos está aqui é isso aqui não vai sair mais de mim eu nunca mais vou perder ele vai vai perder no segundo seguinte o que você disser que aqui tá com você porque ele é constituído na relação do sujeito com o mundo do grupo com o muro a tainha perna movimento de construção e reconstrução tão com mais em você pode
dizer que naquele momento que você é captou aquelas informações que você fez o registro dos seus achados e por ele construir a sua análise era daquele jeito mas você não sabe e não saber a mais nunca sei se ainda é daquela forma né você vai ter que voltar lá para ver nem por isso que os estudos representação social são tão difíceis de replicação porque o contexto a história cidade desse contexto e o que revoluciona a esse contexto ele tem uma participação muito forte na fórmula ação das representações sociais então é processo e produto ao mesmo
tempo então Sabe aquela historinha aqui um rio não é muito igual quando você entra nele duas vezes e a pessoa que entrou também não é nunca então é essa historinha aí a representação social vou passar a dica muitos comentários elogiosos a sua participação no grupo é as pessoas comentam sensacional né de forma bem curta e a professora Maura Costa Bezerra Nossa colega também aqui do IFRN na ela disse Gol a resposta a consciência de que nenhuma teoria esgota complexidade do real e as motivações decorrentes da vivência formativa Parabéns professora é a Fernanda Rocha comentou tá
encantada Condomínio a habilidade de transmissão e com relação de conhecimentos sobre a teoria da representação social Parabéns aos envolvidos pela promoção da sua palestra desse estudo para gente e fale os vários outros comentários elogiosos bom né pela pela participação conosco convidá-la a retornar sempre né para essa colaboração que é tão profícua entre o IFRN e UFRN não é principalmente a partir dos programas de pós em educação é meu chorar se quiser deixar suas palavras né agora para gente ela agradecer de novo Será sinais a confiança de vocês né eu convite para participar de representação para
mim uma cachaça eu tô nisso há 23 anos né então esse ano tô fazendo 30 anos magistério o ano pandêmico minha vida toda assim emblemática mas eu tô muito feliz por isso né e já fica também um pouco do registro dessa teoria uma teoria aqui para mim é extremamente importante para a gente compreender os fenômenos um da cognição da aprendizagem e de como Hit um dos novos conhecimentos informativos mas ela é muito pouco Vista tanto na graduação como na pós-graduação né na doação eu acho que não tem nenhum componente nos nossos curso essa rede Pelo
menos é que tratem sobre ela né nem a psicologia né na pois tem os meus componentes de lá de educação e tem algum grupo de colegas na psicologia que Tragam um pouco sobre eles né então eu acho que é uma oportunidade para gente muito grande de mostrar o que a teoria e a sua potencialidade além de abrir caminhos né para quem gostaria de enveredar por essa pela investigação de objetos simbólicos né quando a gente fala de tipo de pensamento tá falando objeto simbólico a gente já dou notícia para você gente a gente ainda não tem
notícia sobre a nossa seleção não é porque a nossa seleção a seleção várias de ver já passaram por ela na Grécia as nossas você sabe que é uma seleção muito grande e longa e A Gente Tem muito receio de fazer isso o remotamente então a gente está pensando em deixar para o início do próximo ano mas já é um uma ajuda para quem quiser trabalhar alguma coisa de representações sociais né Nós temos eu na linha de prática está trabalhando com isso e a costurar Elsa Mello que trabalha também com apresentação funciona ali informação você agora
que fazer a mãozinha deixar a gente trabalha muito junto então é quem sabe o convite não fica aí para vocês se animarem para uma jornada nas representações sociais né e eu agradeço demais agradeço O carinho das falas aqui mais tarde tentei acompanhar o máximo possível mas como boa migrantes digital não sou muito boa em fazer tudo ao mesmo tempo né mas é mau é um beijo grande também a gente fica revendo os colegas que a gente não vê tanto tempo pelas bolinhas né do Chaves é uma outro modelo relacional que a gente tem que aprender
né satisfeita wilcley Paulo tá falando que foi a fantástica aula O ilder Cristiano também tá falando que a palestra foi maravilhosa professora Rosário também parabenizando pela pela palestra pela apresentação de exame da teoria é Bernardo em lamentando que foi tão bom que o tempo passou tão rápido eu concordo com você é verdade aqui na gente precisa aprofundar né tema e realmente é sério está tentando trazer como é essa só falaste com seminal realmente para as nossas ações Como eu disse o nosso programa ele tem pouco frente a gente vai caminhar bastante nessa nessa consolidação inclusive
criação de linhas de perspectiva a investigações e metodologias nas teorias então diálogo vai ser muito profícuo na entre nós certamente A Professora Elza já esteve conosco na nossas bancas têm colaborado conosco inclusive vai estar na disciplina de processos cognitivos que é ofertada pelo Professor Avelino pela professora Andreza né bebê conforto valor a Andreza colocou aqui para notícia da gente e então professora a gente ficam feliz com a sua disponibilidade e foi de Pronto né sua colaboração que aceita e desde que a gente começou o diálogo inclusive o envio de material material robusto para nossos estudos
e que também para aquisição né dos materiais então ficamos muito felizes com essa colaboração com a sua disponibilidade e com a sua parceria né mas deixa eu só agradecer a Rosário Rosário para vocês talvez não saibam para minha orientadora Dra é né Ela é parte implicada nesse meu processo isso aí os erros que eu tenho também meio culpa dela para visitar minha colega de novo pedagógico respeito também com a minha professora Então temos tido essa felicidade aprender muito mais agora ela como minha colega todo grupo Na verdade tem acidentado né com a experiência da professora
Rosário e foram Rosário se despoja também a dialogar com a gente e com certeza será muito bem-vinda professora então procurarem com a muito obrigada eu quero convidar mais uma vez Professor Avelino né para retornar a nossa a nossa transmissão ele que fará a apresentação de nossa agenda de pesquisa nossa cidade do pesquisa observar a diversidade e também para um público muito especial todos vocês estão aí nos acompanha e de antemão quero agradecer a todos que estão estiveram conosco nessa parte nos acompanhando é deixa nos comentários fazendo as perguntas infelizmente não dá para fazer todos os
comentários Nem todas as perguntas né mas é logo que a gente tiver outra oportunidade É nós vou precisar entre na nossa rede na nossa programação e provavelmente é uma pergunta a questão será aprofundada então tá obrigada Avelino que a vontade agradeço mais uma vez a professora Érica pela disponibilidade e a professora francinaide por essa mediação e organização dessa atividade e professora Érica seja sempre muito bem-vindo Observatório da diversidade nas nossas parcerias com ppgf do IFRN ou nossa rede de pesquisa né temos colegas aqui do próprio PT do SL em é o mestrado profissional em Educação
Profissional e tecnológica da rede né tem os colegas de próprio PT do IFPA professores de ciências a imagem de outros programas aqui que nem toda a gente conhece né mas estão por aqui também tem dentro do IFPR Instituto Federal de Pernambuco a gente vai receber também mas não queria usar esse momento convidando o pessoal a se inscrever como participante de um evento do nosso grupo de pesquisa e da nossa rede que é constituída por IFPA IFPA efrn Faculdade Pernambucana de Saúde é o segundo a jornada norte-nordeste de gênero e sexualidade na educação profissional e segundo
coloque Marielle Franco de direitos humanos e diversidade que vão acontecer inteiramente online no dia dezenove e vinte de novembro as submissões de resumos Já o período de acabou mais todos os interessados podem se inscrever como participante também do evento que vai seguir esse modelo que nós estamos fazendo aqui né mesas-redondas conferências discussão do trabalho não é uma programação muito rica e intensa durante dois dias também aproveito para convidar todos e até e para no dia cinco de novembro às 13horas se conectarem aqui no nosso canal para participar do 3º encontro com artista que é promovido
pelo núcleo de arte do campus Canguaretama em parceria com hoje CEP do IFPA conformar tem um programa de formação dos professores de arte da Secretaria Municipal de Natal com o Observatório da Universidade Como projeto Crônicas do corpo um projeto de ensino desenvolvido em Canguaretama é mais são muitos parceiros mas o outro é um encontro promovido sempre normalmente anualmente né com artistas convidados artistas da Terra para falar um pouco sobre a sua própria experiência artística e promover para os estudantes uma experiência estética também esse ano vai ser a primeira vez obviamente online vamos ter às 13horas
a exibição do espetáculo a de infinito é interpretado por Ana Cláudia Viana e correio após Júnior dos bailarinos da nossa cidade e é dirigido por Matthew Davi o e as 14horas nós vamos conversar com Ana Cláudia Viana sobre essa experiência estética desce desse sapato sejam todos convidados também com emissão certificado por enquanto a nossa agenda é essa né desse mês de novembro e gostaria de agradecer a todos mais uma vez pela presença no nosso chefe na discussão e nos comentários nós podemos encerrar viu Francinete brigando então muito feliz né com essa tarde de aprendizado em
de aprendizagem de discussão de tudo agradeço mais uma vez a professora Érica das favelas pela confiança a todos do nosso grupo de pesquisa que estão movimentando nosso grupo de WhatsApp movimentaram o nosso sete e deixamos nosso abraço né o desejo de muita saúde nesse contexto com ADM para uma cuidado né academia ainda não passou dá um abraço a todos Até a próxima transmissões tchau tchau