é muito boa noite muito boa noite seja bem-vindo a mais uma aula de filosofia aqui do canal isto não é filosofia nome é vitor lima e eu vou falar hoje sobre a metafísica de aristóteles sim eu tinha dito que ia falar sobre o aristóteles como um todo mas meus amigos para mim o desafio que é falar sobre este filósofo pontos mais importantes da história da filosofia sem dúvidas nenhuma e claro falar sobre ele envolve aqui falar sobre muitas coisas e hoje eu escolhi focalizando uma delas uma das mais centrais na filosofia de aristóteles tá quero
falar hoje sobre a metafísica de aristóteles e esse livrinho aqui especial eu vou majoritariamente o que está escrito aqui neste livrinho tá vou falar sobre isso vamos falar como é que a gente chegou nesse livrinho e que ele tem de especial e por que que ele é muito importante para que você entenda muita coisa em filosofia assim como o platão também era mas vamos lá antes disso eu quero mostrar para você o seguinte era uma chá para você que isso aqui só é possível graças a pessoas que nos apoiam e essas pessoas eram essa em
destaque neste trabalho eu quero fazer agora eu quero destacar aqui nós temos um projeto no catar di e esse projeto começa ali com a doação de a partir de cinco reais por uma alimentação do cartazes e vai até quando você puder claro a gente entende que isso aqui tem que respeitar o tanto que você considera o nosso trabalho quando você valor que a gente faz mas também para a sua libertação econômica eu queria agora colocar aqui o mencionar os nossos apoiadores gabriel menezes augusto de queiroz lima rosilene bezerra do nascimento o éder vieira santana de
lima eliane fernandes a guilherme pazzetti astério moreira talita carla hugo sousa pedro menezes john lennon bruna moreira diego veras wagner henrique binsk bruno guedes a taxa hanneman valneis andré johnny thallys matheus vercezi washington luís o eduardo soares patrick santos guilherme nas lojas joana rita lee patrícia ribeiro e carlos frederico ferreira moreira morais você sabe que você pode pode ir contribuir com a gente participar acho que eu falei e todos esses apoiadores apoia um canal e tem três basicamente recompensas além é claro de manter o canal qual eles e a recompensa de ter capítulo escrito sobre
a aula do dia eles têm cerca de dez a doze páginas capítulos do dia eles também têm acesso ao manejo era especial de uma curadoria a gente faz entrega em algum assunto interessante o relevante do momento também eles têm acesso um canal no telegram especial para a gente para tirar dúvidas sobre a aula é isso que eles têm faz assim também é possível que caso você não queira ou não possa ajudar a financeiramente qualquer conteúdo complementar que você queira você tem acesso a um grupo específico no telegram a gente mantém esse grupo específico para pessoas
que não podem ajudar principalmente no catarse e esse grupo no telegram para você ele fica bem aqui ó a nossa página do instagram tem lá isso não é filosofia roupas sofia aqui nesse esse link aqui ó você link true se você clicar ele vai te direcionar uma página é bem aqui ó grupo do telegram para você clicar que você vai ser direcionado se quiser conteúdo gratuito você pode ir até lá e nessas fica tudo certo olha isso você pode ajudar a gente claro não só com dinheiro mas pode ajudar a gente curtindo assim partilhando que
a gente faz e comentando você sabe que a gente tem várias maneiras de divulgar isso aqui é claro que a gente precisa de manutenção financeira mas se você curtir compartilhar de chamar a gente igual a você para cá você também ajuda a gente certo título suis anúncios nossos para manter o canal e para agradecer os nossos operadores vamos essa tem mais enrolação eu vou como sempre compartilhar alguns de vocês esses vai diz parecer agora ó aula sobre metafísica de aristóteles eu vou já trocar o banner ali e agora a gente vai falar alguns pontos dessa
desse tópico eu vou listá-los aqui a gente fala de meta pessoal aqueles que respeita a nomenclatura que ele coloca para ele mesmo e ele chama a metafísica dele de ser enquanto ser entre outros nomes a gente vai ver hoje aí em seguida falar sobre as categorias de aristóteles o que elas têm a ver com a metafísica o a concepção dele de substância porque ele também está intimamente ligado ao que ele chama de metafísica vamos fazer o rever ou ver se você nunca viu ele só tinha estão entre ato e potência vamos falar sobre a concepção
de deus vai te patricinha são de deus que inclusive a retomada ali na idade média vamos terminar falando sobre s4 causou a teoria das causas aristotélicas não é uma divisão comum né mais ou menos assim que os professores costumam ensinar para você no ensino médio será que eles ensinam mas eu acho que é uma distinção que faz sentido pelo menos curtiu propôs aqui perceba o seguinte o meu objetivo não é ficar para porém o meu objetivo não é preparar para faculdade objetivo é você que gosta de filosofia ah entendeu estiloso então claro que eu vou
priorizar que é didática e não rigor e é claro que não priorizando rigor se algum especialista porventura me assistir e vai encontrar algumas de imprecisões eu quero cultivar clareza e não ligou o cultivar clareza o me basear principalmente nessa obra aqui ó produção aristóteles do giovanni reale ele é um dos especialistas é aristóteles aliás ele é um dos tradutores da obra ele que introduziu esta obra aqui é partir de quando aristóteles e não é o único de pessoas não concordo com ele eu concordo eu vou fazer a minha aula inteira nele certo receitas de vendas
em todo ções vamos ficar para a metafísica e quando a gente mostra aqui o aristóteles e platão naquela famosa obra escola de atenas que fique foi feita no renascimento não foi feita na grécia eu falei isso para você dar uma passada a gente mostra os dois se contrapondo a gente mostra o platão aponta para cima esse vou na aula passada você já sabe a que se refere se apontar para cima é um apontar que não faz jus a teoria do plantão você faz sabe porque as formas crônicas não estão lá em cima não estão lá
embaixo não estão na esquerda na direita nem no centro as formas de platão não são e espaciais as formas crônicas são de outra substância que não seja a espacial portanto não faz sentido apontar para a lugar algum mas começa a queimar figuração faz sentido que ele aponte para algum lugar aí se ele tiver que aponta para um lugar ele aponta para o céu e aonde é simbolicamente a gente focaliza as coisas não materiais ao passo que o aristóteles não tá apontando para lugar nenhum olha só que estar com os cinco dedos assim ó cinco deles
assim ou seja isso aqui isa a resumir segundo rafael que autor dessa obra concepção aristotélica de que não existe apenas um modo de ser existem vários modos de ser e todos eles não estão no supra-sensível a maior parte dele a luz sensível no ano sensível o que valem o que vale são os seres e há vários modos de ser e há vários modos de dinheiros e essa é a concepção base lado aristóteles aí que ele se contrapõe ao mestre você comprar o pão em março no sentido de dizer ó a gente vai falar sobre a
realidade o ponto de partida é que os seres estão aqui ó exatamente nesse plano onde nós estamos é por isso aqui e na figura do rafael a uma representação bastante ou do que seria o aristóteles vamos estudar realidade aqui o anderson sensível e aí ele vai aumentar em prol essa tese e o que a gente vai ver hoje passando o pretão eu falei para você se preocupou com vários campos do saber lembra disso aqui e se preocupou com a ética ea vida boa com a política que a condição dissipado a epistemologia que a possibilidade de
alcançar o conhecimento e comenta física que a estrutura mais bom a hora que eu te falei o patrão não deu nome para tudo isso o nome vem posteriormente em começa a dar nome ou a obra do filósofo o jejum são depois cuja editoria depois começa a receber nome ética política que termologia metafísica é o aristóteles não é aqui que a gente começa a ter uma sistematização da filosofia aristóteles é um dos grandes gênios da humanidade o que primeiro ele estudou muita coisa uma só pessoa estudou ética política e teologia metafísica biologia ou que a gente
hoje chama de biologia agronomia astronomia cara sistematizou um com ele aliás ele foi o primeiro também olha só que louco físico você já estudou física sem fórmula matemática então se você abrir esse livro da física aristotélica que foi o primeiro livro sobre física da humanidade é escondida claro os livros de heráclito parmênides dos pré-socráticos e aqui não tem uma fórmula matemática curioso né como é que a gente vai físicas em matemática essa é a física aristotélica aristóteles que começa a dar ensejo para sistematizar o ser humano é muito base lá para entender esse cara esse
cara tem um pensamento hiper ultra mega organizado patrão escrever em diálogos entre literatura a diálogos que o aristóteles escreveu também as obras principal o grosso da obra aristotélica é em tratados e não tratados é um documento em formato de dissertação argumentação ou é um texto dissertativo argumentativo ou seja um texto que tem uma tese e prova essa tese mediante vários argumentos os textos de aristóteles são maioritariamente dissertativo-argumentativos o aplicativo cê tá o cara é muito claro no que ele faz muito claro no que ele faz então se prepara aí que vem bastante clareza será eu
vou tentar eu vou dar meu máximo sabe que eu estudei essa disciplina na faculdade ficar com tu demorou para estudar você perde 6 mesinhos só pode se a pena chamada problemas e metafísico eu acho que meu gato tá oi aconteceu alguma coisa escrita aqui é não repare não tá o que certamente é o famoso eros o ele está brincando a tomar dele ó 6 mesinhos eu esteja aqui na faculdade três meses problemas metafísicos estudou a metafísica de aristóteles foi uma das cenas mais confusos da minha vida porque a professora confuso porque a matéria confusa é
difícil mesmo mas eu vou tentar hoje aqui tentar esses a isso de modo que faça sentido só não fazia sentido para o próprio aristóteles tá eu vou te contar essa história aqui por quê que não fazia sentido para o próprio história volta fiquei para os demais e quando a gente vai analisar essa obra e hoje é uma só a tudo reunido no livro a tampa do short eles não tava olha só tristinha escritos cujo conteúdo era o que a gente chamou hoje metafísica mas esses que estavam separados hoje essa obra aqui na física alguns separados
na obra chamada categorias e tavam separados em outros manuscritos aristóteles morre esse mano preto são guardados sempre depois de roma conquistar a grécia ei entra em cena o editor estudioso do aristóteles chamado guarda isso deixa eu voltar aqui andrônico de rodes andrônico de rodes esse cara é definitivo é essencial para que a gente entenda o aristóteles como a gente entende hoje que foi ele quem organizou primeiro as obras de aristóteles o nome e por divisão ele quem pega os manuscritos coloca no livro só chamado metafísica esse nome não é o nome que o harry potter
me deu esse nome é um nome que o andrônico de rodes eu porque metafísica porque esse nome peça física você não você não imagina o com besta essa história você nem imagina o com besta essa história nessa física é pra física significa o seguinte meta significa além de depois de ed física significa e esse livrinho aqui sim meta física quando o andrônico de rodes organizou as obras ele ficava somente o livro que ficava depois do livro da a física louco isso ou seja o andrônico organizou os livros e não tinha nome os inscritos fragmentados e
ele queria reunir num livro só o nome dele deu foi a eu vou dar esse nome aqui do livro que vai ficar depois dos livros da física daí o nome da meta a física além dos livros da física esse ou essa é a história original do nome nessa x nome pegou não pegou a ponto de dois escritores autores filósofos posteriores adotarem e fazerem halima derivação de sentido ou seja essa física também pode designar e as investigações os estudos para além da xp para além do sensível ou supra-sensível supra acima tive muito tempo metafísica passou a
designar o supra-sensível os estudos do supra-sensível aquele que vai além do sensível vai além da física vai além do material mas hoje não significa isso tá é para física pode ajudar também ou sensível é francisca não é só os estudos do supra-sensível esse esse nome já caiu há muito tempo se a gente for analisar o trabalho de fato dos próximos metafísicos hoje eles não trabalham só com o supra-sensível mas esse é o sentido devemos assim primeiro da palavra metafísica nós já fizemos um vídeo sobre metafísica aqui no canal e vai estar em casa aqui depois
dessa gravação em algum local você quiser assistir depois de falar eu tenho coragem pode esclarecer ainda mais o sentido tomou ali a no decorrer da história da filosofia mas essa história da filosofia ou da metafísica propriamente dita quando ela inicia vamos voltar para tá bom ó aristóteles onde vai mencionar o que significa os significam os estudos relativos à metafísica lembra que esse nome não deu não foi dado por ele tem menciono alguns nomes alguns nomes eles é a ciência do ser enquanto ser você sabe que corre solta juntinho a diferença entre ciência e filosofia essa
diferença só vai acontecer no século 19 aliás eu te falei sobre isso na primeira aula do curso aula número zero alumini0 ele menciona o sujo metafísicos tomou ciência do ser enquanto ser outra maneira que ele coloca essa substância eu não coloquei o circunflexo aqui no tância porque essa fonte não dá para colocar mas coloque aí imaginariamente substância o estudo da substância o estudo da teologia olha só que louco oh aristóteles chamava esses estudos por gente chama de metafísica de teologia também eu vou já te dizer porque até o final da aula você vai entender coxinha
ali ou por início não sei essa ordem aqui não tá primeiro segundo terceiro quarto ele também chá a física da ciência dos princípios e das causas primeiras os princípios e das causas primeiras e quanto nome o aristóteles dava porque hoje a gente conhece como metafísica ser enquanto ser substância cirurgia princípios e causas primeiros a gente vai passar um por um esse aqui para você entender como é que o aristóteles compreende a metafísica e também olha só e aqueles tóteles responde aquela armadilha intelectual que o parmênides nos colocou você se lembra dela não existe movimento você
não se lembra dá uma olhada na ludocar menos depois vou no vídeo pózinho destacado por menos que também tá no canal e o parmênides nos fecha agora a conclusão de que o ser não se movimenta o aristóteles tem uma contra-argumentação eu vou te ensinar ela hoje fica comigo vamos lá bom vamos falar primeiro sobre o que significa a metafísica do ser em quantos significa isso a gente pode estudar a estrutura da realidade biológica e aqui a gente não estuda o ser enquanto ser a gente estuda você enquanto realidade biológico a gente pode também estudar a
estrutura da realidade química aqui a gente não estuda o ser se aqui a gente estuda o ser enquanto elemento químico aqui a gente também para estudar a estrutura da realidade física aqui a gente não estuda o ser enquanto ser grosseiro enquanto a realidade física o que a gente pode estudar a estrutura da realidade matemática aqui a gente não estudou ser enquanto ser a realidade matemática úlcera encontra o número enquanto o gráfico enquanto ela tem quantos perfis enquanto você quiser misturar o ser enquanto ser a gente tá falando deixa voltar para você vocês no seu sentido
mais geral geral eu não tô falando eu já falei para vocês como eram teologia você lembra eu tô falando dessa caneca é esse motor que a caneca tá em destaque propaganda do nosso canal então dessa caneca eu estou falando do ser no sentido mais abstrato da coisa já falamos isso em obras passadas o ser enquanto ser é o estudo dos aspectos mais gerais estruturais da realidade pode três visa a estudar isso que ele não estuda só isso já te falei que ele tem uma física tem uma ideologia hoje a gente vai focar essa ciência que
para eles era ciência experimental casa toda a fazer com que nós entendêssemos todas as outras levantar então se você entende que a metafísica é a um tô logia por excelência a ciência da realidade o seu aspecto mais estrutural então você já tá um passo a mais para entender o que que ele queria com as outras concepções da realidade vamos lá a primeira rua o segundo passo que eu quero que você entenda para entender a ciência do ser enquanto ser é outro livrinho dele chamado categorias categoria esse livrinho a concepção era seguir o aristóteles entanto definir
ou dividir melhor dizendo a realidade aspectos muito gerais assim você quiser definir a realidade biológica você define em células e tecidos organismo é isso outros biologia que me perdoem mas de boa para lembrar aqui o que eu lembro do meu ensino médio você quiser dividir a realidade a realidade nos aspectos estruturais da realidade 15 vai dividir átomos moléculas e substâncias a ser dividir a realidade na realidade de matemática você vai dividir em pontos retas ângulos moda esses são os aspectos mais básicos dessas realidades em específico agora se você quiser dividir a realidade no aspecto mais
geral o que é esse aspecto geral tem tem de mais específico aí você pode se comportar ou proceder como aristóteles propõe aquele propôs dividir a realidade no seu aspecto mais geral ele chamou essas divisões de categorias por isso que a gente estuda ela sem metafísica quais são essas divisões mais gerais da realidade permitem com que a gente entenda qualquer ser em pontos e não encontro biologia um servir o lógico-sistêmico ser matemático e por aí vai são os aspectos mais gerais com estes dá uma olhada a substância também está quantidade qualidade relação onde quando posição e
fazer ter afetado e aqui se porventura em algum momento desse espaço tempo maluco que pode ser hoje e a dia 26/6 2020 até o infinito porque esse vídeo vai ficar no canal de graça até quando o youtube existe e por ventura algum especialista em aristóteles assistir nesse momento do vídeo vai falar assim tá errado é bem isso não é fácil não é bem isso não olha só aqueles varia muito o número dessas categorias ao longo da obra dele muito mesmo não são em número de dez sempre não e vai variando eu vou a ignorar essa
variação porque isso aqui é uma aula introdutória não é uma hora de especialista e eu volto a afirmar se você quer fazer filosofia vai para faculdade você quer ir para o enem esse livro de profundidade nem é dado em cima bom então eu estou me preocupando com especialistas com cola um devo me preocupar volte aqui então digamos que isso aqui são exatamente as categorias as estruturas mais fundamentais da realidade no geral por aristóteles então eu vou te dar alguns exemplos como isso aqui pode de fato de explicar mesmo a realidade o seu aspecto mais geral
queremos qualquer ser peguei aqui um cavalo teremos um cavalo e vamos analisá-lo vamos entendê-lo a partir dessas dez categorias hoje não só engraçadas algumas delas então se prepara a substância aqui seria o próprio cavalo cavalo a quantidade seria por exemplo 2 metros cavalo de 2 metros a qualidade seria por exemplo branco cavalo branco relação seria dizer que ele é maior que o menor que alguma coisa digamos que seja maior que um cachorro onde é ao ar livre aparece aqui no pote para você o quando é agora e agora a posição entrar o ter por exemplo
alguma coisa que ele possua no caso aqui ferradura por exemplo fazer fazer pode ser está correndo essa foto aliás pega ele correndo e o ser afetado é ele não está montado ele poderia estar montado ser afetado é ser atingido por alguma coisa externa esse a ser afetado a nota com todas essas categorias dá para entender qualquer ser o caso eu peguei um cavalo uma foto de um cavalo branco correndo então a substância cavalo quantidade 2 metros a qualidade é branco relação a maior que um cachorro onde é ao ar livre do quando é agora a
posição em pé ter é ferradura ou fazer correndo e ser afetado é ele não está sendo afetado ele não está montado ele está livre pode que se o articular todas essas categorias volta para cá o seu articular todas essas categorias para qualquer ser exista na realidade todas essas categorias e forneceram tudo que eu preciso saber sobre um certo agora que aqui é um exemplo posso descrever muito mais elementos para cada categoria dessa e quanto mais o descrever elementos mais eu entendo beijos e eu quero entender as a o procedimento básico aqui cara é o procedimento
de qualquer sim está para falar a verdade você já são formadas o que estão informação vocês sabem que seja qual for a ciência que você estuda seja qual for a ciência que estuda não há categorias básicas que você adota como procedimento para o seu objeto de estudo específico a categoria de base a química tem o número atômico tem algumas coisas ali eu só não vou me aventurar mais na química porque não me lembro de fato o que é a geografia tem alguns conceitos básicos e te passo as a gente também não me lembro muito bem
na história tem alguns conceitos básicos também de tempo ele vai toda a ciência pela ciência tem categorias eu já conceito de básicos permitem com que a gente identifica o estúdio análise qualquer realidade objeto daquela ciências a única diferença aqui é a seguinte a radiografia o objeto é um recorte da realidade a biologia objeto um recorte da realidade a química é uma resposta a realidade na fiz uma resposta a realidade de modo que as ciências nada mais fazem e não é cortar a realidade entrar enxergar com lupa aquele aquele corte zinho da realidade o pasquim antologia
entra enxergar a realidade como um todo esse é o papel da odontologia esse é o papel do aristóteles aqui se eu quiser enxergar a realidade como um todo como é que eu faço e propôs essa teoria ela tem falhas claro que tem alguma toda teoria tem que fale mas pagam vocês que essa foi a primeira propositura de análise da realidade como um todo esse aqui é possível o que também é uma questão filosófica é possível analisar realidade como um todo o só recorte como as ciências países como é que está o seu também aberta hoje
ainda anda você entender o que que é que que são as categorias sigamos é porque olha só as categorias de aristóteles e shampoo base a base é preciso entender isso aqui santos são uma lista de diferentes tipos fundamentais de predicados quanto uma lista de diferentes de modos fundamentais de existência é uma lista de tipos fundamentais de predicados predicados significa que as categorias ao mesmo tempo que são é aspectos linguísticos ou seja dizem respeito ao modo como a nossa linguagem se comporta elas também são um aspecto ontológico ou seja elas dizem respeito ao modo como a
existência realidade se comporta no aristóteles que linguagem é igual a ontologia isso é chave para você entender o aristóteles gostar atriz parte da seguinte concepção o modo como a nossa linguagem funciona luz dá pistas para o modo como a realidade se estrutura boa tarde se você não ouviu isso eu vou para você o modo como a realidade se estrutura é o modo com uma língua se estrutura é que é línguas estrutura no seu aspecto mais baixo e nesse sentido a língua portuguesa se parece muito com a organização da língua grega tá no aspecto mais básico
a língua se comporta como sujeito verbo e predicado correto sujeito verbo predicado é na realidade também as coisas se comportam assim na língua tudo gira ao redor do sujeito os predicados se referem ao sujeito certo o verbo liga os predicados ao sujeito certo eu tô sempre ficando muito que língua mas o limite as cores hora de quer dizer e a língua sujeito verbo predicado sendo que tudo se refere ao sujeito a realidade tam bém a realidade também você já vai ter um aspecto da realidade assim como um aspecto na língua chamado sujeito e vai fazer
com que todos os outros aspectos da realidade dele dependam entendeu isso a realidade assim como na língua haverá um tipo de ser e existência e vai fazer com que todos os outros tipos de ser ele dependam isso é muito base lá muito mais lá você precisar aceitar essa premissa por enquanto para você entender o que aristóteles quer dizer depois que que essa coisa e na realidade equivale ao sujeito na língua que coisa é essa é isso que eu vou tentar te explicar deixa eu voltar para cá é porque se você se lembrar eu falei ainda
pouco vou voltar aqui os slides um pouco ó eu falei que as categorias ó são em número de dez não são substância quantidade qualidade relação onde quando a posição tem que fazer e ser afetado essas dez categorias seja desses dez modos fundamentais de ser existir e haver realidade o pênis vai focalizar vai centralizar vai subsidiar vai fundamentar vai alicerçar seja qual for a palavra equivalente que você queira usar os demais quanto que isso é muito importante tá ao contrário do platão ou aristóteles não tá falando um deles é tem grau maior de existência lembra que
possamos fazer falava isso o belo é mais resistente que as coisas belas do mundo sensível fazendo assim existem vários modos de ser existir quero ver realidade em vários esse deu 10 e fazendo aqui um deles um deles subsidiar os demais assim como na língua o sujeito subsidia os predicados a pesquisa tá dizendo tá aceita isso aí você entendeu que venceu dia pensei o seguinte e foi substância vão entender o focalizar substância é daqueles 10 aquelas 10 categorias a substância é a que segundo aristóteles o alicerce fundamental baseia os demais coloquei aqui o nome em grego
só você saber substância em luzia luzia ou cia e o sinceramente não sei a tradução correta até o som não a fonética correta gomes o que que é substância por aristóteles é a categoria que fundamenta todas as outras vou partir de exemplos de linguísticos para em seguida derivar realidades odontológicas tá bom o que o que protestar feliz a língua se parecem muito se não é idêntica ao modo que uma realidade se comporta é muita sofrência aristotélica então vamos ver aqui primeiro monalisa linguísticos vou te dar alguns exemplos olha a primeira frase o homem é magro
uma frase o homem está correndo e ser a frase o homem está sobre o asfalto quente quarta frase o homem tem 180 cm de altura 1 metro e 80 que ser a mesma coisa e como é magro o homem está correndo o homem está sobre o asfalto quente o homem tem 180 cirurgia altura vamos ver como é que isso aqui se relaciona ao que olha só que eles quer dizer percebe que aqui tem sujeito verbo e predicado sujeito verbo e predicado o que é o sujeito que permanece homem predicados todos fariam certo agora vem comigo
é separar o que equivaleria a ontologia eu diria que a substância é o homem e os outros predicados magro correndo sobre o asfalto quente e 180 cm de altura são os demais predicados tá o que que houve com a polícia para o que vem comigo e esse lixo é mais predicados magro correndo sobre o asfalto sobre asfalto quente e 166 180cm de altura perdão ele existem por eles mesmos você vem um magro correndo aí olha olha a pergunta que não faz o menor sentido você vê um correndo por aí olha outra pergunta que não faz
o menor sentido você vê um sobre o asfalto quente por aí vanessa quarta pergunta aqui também não faz o menor sentido você vem um 180 cm de altura por aí o que que não faz o menor sentido porque não faz mesmo é é é assim e ponto você já é incompreensível a pergunta que eu te fiz por que ela não é possível na realidade não faz sentido falar de um magro de um correndo de um sobre o asfalto quente joão 180cm de altura cê eu não tiver um homem recebe todos esses predicados não existem de
modo independente ele só existem de modo dependente de uma substância por isso que o aristóteles diz que de todos os predicados que ele enumera dos 10 a substância é o que dá sustento alicerce andamento aos demais essa é esse é o predicado mais fundamental o sujeito é dizer equivaleria ao sujeito na língua ou na gramática entendi o homem sim não existe de modo independente todos os outros predicados não dependem dele para existir então você consegue compreender agora como é que a língua será ensejo o dá pistas para como a realidade se comporta e dependendo de
como você faz perguntas de linguísticas você percebe que simplesmente algumas delas não fazem sentido elas não fazem sentido segundo aristóteles não por um fato da língua mas por um fato da realidade a realidade não se comporta assim por isso que algumas perguntas por mais que caibam na língua existe um magro existe um correndo pelo asfalto quente você consegue pronunciar você consegue você consegue falar mas não faz sentido porque é a realidade não é assim e assim como a língua depende de um feitos realidade depende de uma substância eu repeti isso que é muito base lá
as cinco uma língua depende de um suspeitos realidade depende distância e do aristóteles a substância é o que há de mais basilar na existência repetir especial muito importante para aristóteles a substância é o que há de mais basilar a realidade porque o que é a partir dela que as outras os outros modos de ser existem tanto a quantidade como a qualidade uma relação e por aí vai por isso que guarda está que ele chama os estudos deles de que a gente chamou de metafísica responder também chamado de oncologia ele também chama de ciência do ser
enquanto ser por isso que ele chama tudo isso de investigação sobre a substância porque repetindo mais uma vez é substância é um modo de ser é vário que é variado com 10 é dos 10 o mais fundamental porque o que ela existe em separado os outros só existem na medida em que ela existe ah entendi isso é muito mais lá voltando aqui a gente pegar todos a substância é uma de vacilar e os os outros predicados só existe na medida em que a substância existe então a substância para aristóteles é tudo isso e o seguinte
ele tem algumas características de ele não era e que levam a gente de volta aquele quadro lá porque que ela está atualizar ponta com cinco dedos para baixo é para ele não existe uma única substância existem várias substâncias por isso que ele tá com a palma da mão aberta né com cinco dedos abertos o patrão tá apontando para uma realidade só o aí só só existem várias realidades vários modos de ser eu e número 10 ainda que um deles esquece os outros mas existem os 10 então tá e para se substância para aristóteles você já
a metafísica enquanto sul tudo da substância é o estudo do ser da realidade da existência dos seres particulares e não universais você entende metafísica pro stories é o estudo dos seres particulares e não universais porque não universais que eu tô contramão daquilo aristóteles ao platão por platão o ser que existe de fato é um ser que ele chama de forma ele chama de idosos e também a mesma palavra que eu estou aqueles mais um significado diferente esse eidos é universal ele vale para tudo o que hoje estão está dizendo aqui o que existem de fato
são as substâncias são eu e você cada um de nós dois eu e você você que me ver e você que me ouvir você é uma substância a essa garrafa é uma substância essa caneca é uma substância se livrar uma substância esse controle é uma substância você já entendeu onde eu quero chegar existem são substâncias substâncias cada uma dessas substâncias que concentra uma pá de predicados a gente quiser estudar a realidade a gente tem estudar elas elas aqui não as formas de platão se lembra que o platão diz assim ó o filósofo tem que fazer
aquela dialética ascendente para alcançar o mundo inteligível vislumbrar captar as formas e depois de volta a numa dialética descendente para instruir e esclarecer as pessoas que não conseguiram sair da caverna lembra disso e agora está atriz não cara para histórias a gente já enxerga a realidade a realidade é essa aqui não tem caverna nenhuma não existe alegoria da caverna parte do estoque a realidade é essa o que a gente precisa é separar muito bem essa realidade de modo a entender o que nela faz sentido que não ela não faz sentido aristóteles o que vale é
a categorização da realidade assim como toda ciência hoje faz a sua categorização certo diferencia muito aristóteles e platão e aristóteles abre as portas para todas as ciências porque o que ele tá dizendo aqui o que vale é o empírico eu já te mostrei aqui para platão empírico vale mais do que o senso comum pensa né para eu te falei lá subir a escada da de última lembra você começa nos primeiros degraus para depois de subindo mas o que hoje ela está dizendo que você não precisa subir nada e já tá aqui você já estuda a
realidade aqui cara fica aqui ele tá dizendo e é por isso de novo aquela figura do rafael é tão famosa quer o mesmo espírito de aristóteles platão tá apontando com uma realidade última ou acho que estamos em casa já tá aqui já tá aqui olha para cá tá certo vão para cá e o estudo da substância substância pelo história de liesel que há de mais um diante da na realidade ainda que a realidade seja múltipla lembra são dez as categorias afinal de contas um prossigamos o aristóteles como eu já vi indicando bastante tem vários pressupostos
ou caracterizações do que significa substância substância ele algo que é que não é predicado nem inerente a outra coisa parece obscuro que ele tá dizendo mas não ele diz que não é predicado ele tá dizendo que é substância só funciona como sujeito ela não se prejudica de nada por exemplo substância é livro predicado é azul vai pegar esse livro aqui né azul então a substância não se predicam de outra coisa ela ao contrário acho que as outras coisas se prejudiquem dela sabe que é predicado em gramática é adjetivo né é qualificação é atribuição tá bom
e ela não é pertencente a outra coisa as outras coisas pertencem a ela é isso que eu acho que quer dizer quando ele diz que algo que não é predicado nem inerente a outra coisa outra caracterização que ele faz a substância é algo que pode subsistir por si ou separadamente do resto e fato na se você pegar lá o exemplo do cavalo o cavalo é a única coisa que subir existe separado do resto magro correndo não se existe essa parada só isso existe no cavalo outra frase que o aristóteles usa para se referir a substância
algo determinado e particular em grego isso é famosíssimo dos cursos de filosofia a expressão para algo determinado e particular é só da tim só de colete gente pegar ao pé da letra significa olha isso aqui que curioso significa isso isso tem um prova vindicativo isso e o tal pode ser também o ali só reafirma em vários momentos do espírito de deus sobre metafísica a substância é um topete é consciente vai forma substância é um isso é um isso que quer dizer com isso substância algo para o qual a gente pode apontar olha isso é substância
ou seja ele tá se encontra quando de novo platão e diz que a forma seria aquilo que é mais abstrato e universal pode fazendo contato não não a substância é o que há mais a demais passe lá na realidade é um isso é um isso é algo para o qual eu posso apontar determinado e particular e outra caracterização é algo que apresenta uma unidade intrínseca e não um mero agregado algo que eu posso reconhecer e apresenta uma unidade intensifica que é um sistema não melhor amontoado de coisas não melhor agregado de coisas substâncias são e
terminadas com ele disse que tudo isso é substância a eu tô te dizendo isso aqui não por uma mera mera sei lá contra mostrar erudição não vou te mostrar isso aqui porque o seguinte a extensão e aí gente é divide a palavra substância aqui não é grega a palavra substância a palavra em grego era outra mais uma palavra boa substância ela é latina porque a gente dividir né o sub de um lado e o estância e outro significado fica mais ou menos assim subir quer dizer abaixo distância quer dizer camada de modo que ao pé
da letra na etimologia substância quer dizer aquilo que fica abaixo de uma camada abaixo de um patamar e por derivação de sentido olha que curioso substância significa aquilo que por se localizar metaforicamente abaixo de tudo mais fundamenta e baseia a licença e mais importante permanece idêntica a si mesma enquanto tudo mais se modifica e perde suas qualidades substância tem esse sentido substância é aquilo que o churrasco sempre procuraram na verdade né do olho para a realidade a prática que se modifica o tempo inteiro que se corrompe o tempo inteiro é possível identificar nesse caos alguma
coisa que permanece idêntico a si mesmo alguma coisa que não se modifica alguma coisa de essencial preto uma palavra latina traduz bem essa concepção não é essa bucha que todo filósofo do pelo menos os filósofos gregos tentavam encontrar é isso não substância é isso acho beijo a gente volta para que eles exemplos né a gente pega lá o homem é a substância e todos os outros os outros atributos ele magro correndo no seu caduceu que são ainda mais prejudicados mas pra gente pega o homem é a substância a gente poderia perguntar o seguinte e o
homem ele é substância mas o que que é mais propriamente a substância do homem é o corpo do homem é a alma do homem e os gregos tinham sua concepção como nós temos também é essa concepção não é uma mera concepção digamos assim a religiosa não o homem é algo material ou algo imaterial a gente já chegou à conclusão de que o a substância é o homem beleza substância é o livro distância a caneca substância o computador tudo bem mas nessa substância há algo de material o a meramente material uma pergunta cima tem uma uma
substância que a gente consegue enxergar a gente vai apontar como dizer histórias algo de material ou algo de imaterial vai chegar isso olha só o homem sendo seu corpo ele é só matéria e o homem sendo sua alma ele é só forma de forma oi hoje pode ser uma terceira coisa ele pode ser o composto das duas coisas não é o aí só que ele chamou composto de matéria e de forma de símbolo símbolo tá é o composto mais se ele for só alma quer dizer que a natureza íntima do homem é o que o
aristóteles dizia a natureza íntima a essência a definição o a resposta à pergunta o que é a forma do homem paletó que eles eram um ser vivente racional ser vivente racional um homem racional né o homem é racional por natureza é essa concepção essa é a forma do homem esse é o que distingue o homem dos demais seres pegar o aspecto material o homem vai depender de qualquer o elemento sensível e que algo é feito aquele que é definível pela forma e que sem essa definição é indeterminável o qual que é o elemento sensível e
sem a forma ser gente racional é compõe o homem qual que é a matéria do homem que pegar um termo bastante abrangente e nada nada rigoroso a matéria do homem é carne ossos tá tá errado eu sei que foi errado mas eu só quero aqui não ser rigoroso mesmo o composto então o símbolo seria a união das formas da matéria ou seja seria um ser vivente racional de carne e osso isso é um homem certo mas dessas três a forma a matéria e o símbolo o que é a de fato a substância vamos lá a
roda aqui nessa escola características curtida ainda agora algo que não é predicado nem inerente outra coisa algo que pode subsistir por si ou separadamente do resto a um determinado e particular algo que apresenta uma unidade de pênis quem não é obrigado não podia tudo isso que eu falei que era substância para os pobres você pegar a matéria e agora só preenche a primeira ela não é algo que pode subsistir por si ou separadamente do resto ela não é algo determinado em particular ela não é algo que apresenta uma unidade de interesse quem não é obrigada
e eu te provo isso alguns exemplos a matéria de que é feita a estátua por exemplo para os materiais possíveis de fazer status mas vamos pegar duas a madeira e o mármore por exemplo em status do esses dois materiais madeira e mármore é algo que apresenta uma unidade intrínseca não madeira pode estar tanto na árvore onde pode estar na porta quanto pode estar no taco do chão aqui de casa ou está na mesa aqui de casa madeira não tem unidade em frente com nenhuma ela só tem unidade a partir do momento que ela tem uma
forma uma de porta forma de mesa a forma de taco madeira é algo determinado particular em absoluto madeira é uma forma geral ela tá presente oi desculpa madeira uma matéria geral então tá presente e modo determinado ela é um material sem forma era o que pode subsistir por si ou separadamente do resto a madeira não existe separado de nada ela só existe na medida em que ela é árvore é só existe na medida em que ela é mesa ela só existe na medida em que ela é porta e por aí vai de modo que o
que a gente para vai aqui a madeira ou qualquer matéria o mármore também vale o isopor também vale o plástico também vai tem matéria não é substância por quê que nós substâncias porque ela não é determinada em particular porque ela não se desiste por si e separado porque ela não apresenta uma unidade intensifica a matéria é muito importante que a gente identifique as substâncias sem dúvida alguma mas ela não é uma substância propriamente segundos atividades do aristóteles ela é essencial para a gente identificar e as coisas que existem mas ela não tem as características de
vários fatores pede para ter ao passo que o símbolo ea forma tem a forma não é predicado na inerente outra coisa a forma é subsiste por si e separado do resto a forma é determinada em particular a forma apresenta a unidade intensiva e não amargado e o símbolo por ser um composto de forma e matéria também apresenta todas essas características porque nele tem uma forma entendi é claro que você não vê as formas por aí mas você não vê um ser vivente e racional você vê um servir gente racional de carne uso correto sim você
vê sempre os símbolos as coisas juntas de forma e matéria aí o que eu tô fazendo aqui com você é isso você parasse essas três possibilidades a forma de um lado a matéria de outro e o símbolo de outra qual deles é preencher ia todas as características que o ar está três dias que uma substância preencher e aí o passo a matéria não preencheria a matéria precisa de uma forma porque sem forma ela é indeterminada a gente nem sequer conheceria o que a madeira se a madeira já não tivesse sobre alguma forma aí você tá
mais com esse no âmbito do programa da madeira tá lá na madeireira ela tá lá jogada ela é conhece não ele não é conhecido ela tem uma forma ali para ter uma forma de paralelepípedo por exemplo até uma forma retangular bater uma forma vontade de formada você não conhece a madeira você conhece a madeira na medida que ela tem uma forma tem um lenço mármore vai tomar uma medida em que ele tem uma forma não conhece o isopor e com esse isopor na medida em que ele adquire uma forma entende o que o açúcar ele
quer dizer o que permite com que a gente conhece uma matéria e que a gente identifica uma substância na realidade é a junção entre matéria e forma aí se a gente quiser conhecer alguma coisa a gente consegue abstrair por exemplo e ficar só com a forma eu consigo entender o que é um ser vivente racional sem ver um é mas eu não consigo entender o que que é carne e osso se carne e osso já não tiverem uma forma tenta entender o que que a carne urso tem colocar esse uma forma vai ser um aglomerado
e sangue de tecido adiposo sei lá nem consigo imaginar entende a matéria ela permite que a gente encontra indivíduos mas ela só é compreensível na medida em que tem uma forma olha o jogo de palavras aqui na a forma informa matéria a reforma atrás significado traz compreensão para matéria o quanto mais fortes certo modo pai está fazendo uma realização aqui entre dentro da substância na tem forma matéria e ou pode ser a junção dessas duas york a forma seria a substância de modo mais compreensível de modo mais inteligível de modo mais intelectivo mesmo em volta
mais compreensível nesse sentido não tá aqui é a diferença entre a forma do aristóteles ainda que lhe diga que na substância a forma é o que há de mais compreensível ele não está se referindo a forma platônica e sabe o que é forma platônica é algo de novo indeterminado e universal indeterminado universal aposto que a forma aristotélica essa que está presente em cada substância individual particular e você esse livro essa caneca é algo determinado particular essa é a forma para aristóteles forma é e eu vou colocar no slide aqui pra ficar mais claro ainda é
algo determinado e particular eu passo aí para o platão é algo indeterminado e diversao tá essa diferença dos dois os dois dizem que a formas na realidade botão de que a forma existe uma realidade outra dirigível e o original não a forma existe aqui quando você olha para mim e eu um ser humano e um troço para o seu teria você tá olhando para uma forma e para matéria e para uma matéria mesmo tempo nós somos um composto nós somos se nos cada um de nós formar seres humanos os animais são símbolos a garrafa um
símbolo durante que você olha pra alguma coisa você tá olhando para forma e para matéria em conjunto se você quiser entender qualquer coisa você precisa entender qual que é a matéria envolvida mas também qualquer forma qualquer definição qual que é a essência da forma e definição para aristóteles andam juntas tá uma forma é por natureza definível ela é aquilo que há de mais compreensível em qualquer substância e você essa garrafa o animal o hero's o gato qualquer coisa que seja determinável ir apontável não toda lembra isso e essa diferença dos dois então volta aqui um
bolsinho tá tudo bem essa é a noção de substância a substância aquilo que há de mais fundamental na realidade ben 10 categorias fundamentais na realidade das dessa substância é que centraliza todas elas porque porque se eu tirar todas elas e ficar só com substância eu consigo compreender a realidade ao passo que se eu tirar substância ficar só com as outras categorias eu não consigo compreender de dentro da substância existem forma matéria e as duas juntas formam um composto que olha só se chama de símbolo a matéria é essencial para que eu consiga enxergar as coisas
mas ela sozinha não vale de nada se eu tivesse uma matéria eu se quer consigo compreender o que é o passo que se eu tivesse uma forma eu consigo compreender que a forma é a essência de uma coisa é a definição de alguma coisa na prática elas estão juntos mas eu consigo abstrair a forma e compreender ela sozinha a paz que eu não consigo abstrair a matéria compreender ela sozinha mas a pergunta que fica é seguinte galera como é que o ali só que eles explica então essa junção de forma e matéria você tá acabando
de dizer para você a forma pode muito bem ser compreendida sozinha porque então que a forma se junta com a matéria que a forma poderia muito bem ser compreendida sozinha e que faz forma e matéria se juntarem um composto a realidade é que faz isso acontecer isso acontecer e aqui entra bom dia o a concepção de ato e potência a potência explicar isso aqui a prepotência registros são princípios princípios que explicam o movimento movimento uma história do movimento é o dado tá ele nem se preocupa em contestar movimento ainda que eu vou te mostrar daqui
a pouco como é que ele contesta o parmênides e as coisas se movimentam credo estou feliz porque a natureza é composta por esses dois princípios o ato ea potência a natureza composta por ato e potência e o quê que é a prepotência bom então dois princípios que funciona mais ou menos assim potência é o princípio que faz com que alguma coisa tem a capacidade de vir a ser outra coisa e transformar-se em outra coisa isso é potência é a capacidade que alguma coisa tem de vir a ser alguma coisa transformar-se em outra coisa o ato
a capacidade de ser rota potência capacidade de vir a ser alguma coisa ato capacidade de ser alguma coisa potência repetindo capacidade de vir a ser ato capacidade de ser hábito então as duas coisas são coisas diferentes uma e vir a ser outra ser não e esses dois princípios estão em todas as substâncias todas as substâncias tem potência e ato ao mesmo tempo potência e alto são princípios que permeiam toda a realidade fruto da natureza e por consequência todas as substâncias como assim ó se eu me referi agora a matéria e forma talvez você entenda melhor
porque a matéria equivaleria a potência seja a matéria é tudo aquilo que tem a capacidade de receber uma forma oi e o ato equivaleria a forma ou seja ato é a capacidade de informar uma matéria repetindo se eu for trocar as concepções de potência e ato para mim seria agora a matéria e forma eu trocaria da seguinte maneira a potência seria a capacidade de receber uma forma receber a chave aqui e o ato seria a capacidade de informar informar a chave aqui passar de informar uma matéria de um lado a capacidade de receber uma forma
de outro lado a capacidade de informar uma matéria esses dois princípios estão em tudo tudo toda substância que você enxerga eu você o do rua caneca todas as vamos que eu já dei tem potência e ao mesmo tempo de modo que a realidade funciona mais ou menos assim eu tenho a matéria ea forma de um lado eu tenho a potência a potência o ato de outro e eles dois agem tempo inteiro para que os o crush às vezes tão potência e ato estão agindo de modo que a gente vê e só enxerga os compostos a
gente não enxerga a forma separada estão enxerga matéria separado por que é natureza funciona por meio desses dois princípios esses dois princípios fazem com que a prepotência se juntem o tempo inteiro aqui potência de um tempo dele e nunca parem de ir agir sobre as coisas a gente toda hora ao mesmo tempo ato e potência toda hora eu gostar um exemplo eu vou voltar a câmera como um todo aqui você é velho já o velho viu mas eu tenho 20 anos então você é velho impotência você já é velho se você é adolescente ato adulta
em alto ou qualquer que seja sua idade você já é velho como que eu já sou velho é para você ver impotência esses dois princípios o ato ea potência estão em você o tempo inteiro eles não param eles não param ouvido mais absurdo cara explica então como é que as coisas se juntam se você não tiver alta potência para explicar movimento da natureza você não consegue explicar você tem que supor o preço por o hipotetizar sei lá tem uma hipótese assim como aristóteles tem que é natureza é regida por princípios assim como o gente postula
a ideia de alguns princípios no postula o nilton apostila gravidade então a história do exposto lava aqui potência é outra maneira de você entender a realidade concordo com você mas faz sentido sentido se você postula a existência da gravidade o aristóteles postulava a existência do ato e da potência mas não faz sentido de baixo bom então a gente está em jogo aqui desculpe o que está em jogo aqui é outro módulo outro modo de entender a realidade lembre-se aqui o livro da física esse livro aqui galera a física é um livro que explica o funcionamento
da realidade antes do advento da matemática com a gente conhece hoje antes do advento de tudo que a gente conhece hoje é que você explicar a realidade sem auxílio de fórmula matemática então o aristóteles explica e um dos instrumentos que utiliza é justamente o rosto lá hipotetizar existência desses dois princípios da reforma desculpa ato e potência que fazem com que as formas e as matérias fiquem juntos o tempo inteiro tá repetindo rádio potência a potência se não tivesse alta potência seguro que a gente teria na realidade seriam matéria de um lado e forma de outra
essas coisas não conseguir um carinho e como a gente tem aqui potência regendo a natureza essas coisas se juntam irão se separar é muito louco isso lá eu sei que é muito mas é isso é assim que olha só tem 70 a construir uma teoria sobre a realidade e não faz o menor sentido tenho certeza que você tá vendo sentido de pertença legal é e como é que ele respondeu parmênides então né pelo menos lá o ser é-o não-ser não é o algo do gênero assim o momento não existe porque o movimento disso parmendes é
a passagem do ser para o não ser se lembra disso quando eu me movimento significa eu troco minha qualidade o midjor quanto faz troca qualidade deslocar em movimento tanto faz o que quando eu sou casado ou quando eu me caso significa que eu parei de ser solteiro e passei a ser casado é uma passagem do ser para não ser ou não ser para você faz o pagamento de dizia o não ser não existe não faz sentido pensava não ser então se movimento depende do ser e do não ser isso eu não ser não existe então
momento não existe é que eu estou te respondi isso é assim o episódio stories movimento não se configura por uma passagem do não ser para o ser e o que acontece no núcleo do próprio ser como é que o movimento acontece no meu tudo para você é um movimento de iso aristóteles é a passagem do ser do ser em potência para o ser um ato vai dizer o ser para o ser lembra que eu te falei que você é agora velho como victor fc velho em potência em alta você adolescente adulto o movimento é um
a passagem do ser em potência para o ser em ato é a 5 horas tá três responde ao menos não tem uma passagem do nosso ser pode ser as coisas são coisas são era só são de diferentes modos o engenho essa resposta para a verdade te amo bom então como é que ele responde ao latão né as formas existem separadas da matéria formas existem separados da matéria vocês tem um reino das formas é o inteligível tem um reino da matéria que é o reino sensível o material olha só três responde assim não tratam de matéria
e forma são uma só mas em diferentes aspectos a primeira é impotência a matéria a segunda é em ato a forma esta é a forma atualiza aquela a matéria aquela a matéria é atualizada por esta uma e outra existem unitariamente resultado que se complementam uma atualiza a outra materializa andar para conceber a realidade tal como a gente conhece só com matérias só com forma é preciso das duas ou pelo menos essa realidade sensível que nós estamos é física estuda que a química estuda que a biologia estuda essa realidade é realidade que precisa de forma e
de matéria se tivesse uma matéria vocês é um aglomerado de coisas que seriam ininteligíveis se tivesse só forma a gente não conseguiria captar pelos sentidos não conseguiria não conseguiria viver vai ficar no principal sentido que a gente utiliza naquela visão as coisas precisam das duas irei potão potão não é que a forma tá separada da matéria é a mesma coisa ou não é mesma coisa então elas são unificadas elas são diferentes mas elas são unificados oi tudo bem e aí gente vai para a próxima etapa é beleza vamos voltar então aqui para o platão e
por aristóteles na escola de atenas do quadro do rafael batom tá botando para cima a história está faltando para baixo platão diz que existe uma substância supra-sensível ou seja além do sensível a chave está apontando para baixo né não só existem sensíveis então será que só existem substâncias sensíveis para os padres não faz falta eles também hipotetiza postura torna a hipótese e até defende isso é uma substância que não é sensível algumas na verdade mas uma em particular e ele chama ela de olha que louco deus deus vocês não sabem os amigos o quanto essa
concepção de deus vai frutificar vai plantar sementes na cultura ocidental é o deus cristão pode ser o seu deus inclusive bebe muito na teoria desta técnica mais muito por um motivo muito simples e depois que a cultura grega saio do seu auge e entra cultura romano e posteriormente roma cai se configurou que a gente conhece hoje como idade média e na maior parte da idade média o filósofo mais influente foi aristóteles meus amigos a concepção de deus dos filósofos medievais os cristãos inclusive os árabes também era uma concepção de deus diretamente influenciada por essa que
vou explicar para vocês aqui agora se você se interessa por deus estão você precisa entender minimamente o que que era o deus aristotélico venha cá oi livre satélite para o seguinte a pergunta que fica é ah tá entendi que as substâncias precisam de forma de matéria vitor elas são sinônimos vai são compostos mas só a substâncias sensíveis ou também suprassensiveis uma forma pura ou a forma com a sempre numa matéria de modo que ela compõe um símbolo uma professora para realidade a realidade sensível é essa né é sempre ali uma junção não tem forma pura
realidade se parece com isso aqui não é não e a potência o ato e se juntando de modo a constituir coisas compostas as substâncias tais quais a gente conhece são todas compostas flores com postes será que só existe só existe substâncias compostas essa pergunta você pergunta basilar aqui só existe substâncias compostas se só existe substância composta o aristóteles acabaria os seus estudos nesse livro que a física aqui eles por substâncias compostas lugar se tudo que a gente tem para estudar são substâncias compostas então acabou os estudos não precisa de substância supra-sensível brasil de deus e
não precisa problema é que a gente foi investigar a fundo essa proposta de aristóteles para você conceber o mundo sensível você precisa precisa de alguma coisa supra-sensível como é que é isso vitor vem para cá e aí ó bom vamos lá o tempo o tempo é a mesma coisa que movimento por aristóteles sempre movimento a mesma coisa o tempo é uma função do movimento tempo é a circunstância em que o movimento acontece no campo tem um início o que é sensível certo aliás o mundo sensível inteira composto de temporalidade assim como é composto de movimento
pergunta da história o tempo tem um início não é para não ter um início o que que não tem o início que não faz sentido dizer que havia alguma coisa antes do tempo porque antes de uma categoria temporal se você fala no antes você já tá falando em tempo você não faz sentido perguntar o que que a viajante do tempo nada é a tempo também se você tá perguntando pelo antes é tempo e a gente me perguntar se o tempo tem um fim também gosto disso não sei o quê por quê para você dizer que
o tempo tem um fim significa que mesma coisa depois que eu depois da mesma categoria temporal e portanto não faz sentido depois o tempo é tempo também e depois eu quase dei uma tá tudo antes pelo depois do tempo não faz sentido perguntar pelo antes pelo depois antes e depois são tempo a conclusão da história eles aqui o tempo é eterno o tempo é eterno ou seja olha para mim porque a gente vê aqui nessa realidade sensível tudo que a gente vai começar realidade sensível é tempo movimento aqui isso aqui é eterno eterno ok volta
para cá o que é o que é então e se o tempo é igual movimento né então o que é a causa desse movimento desse tempo são eternos eles são eternos e não faz sentido dizer que tem um antes e um depois e agora causa disso tudo a investigar qual seria a causa que faz sentido intelectual racional aqui o tempo em movimento existam tal tal qual existem ou seja de modo eterno eu vamos lá vamos lá a causa seja lá qual for lá para o tempo movimentos que só mesma coisa para os padres não pode
ser ela mesma originada nem ter um fim o que é algo corruptível ou seja algo que se modifica algo que decai algo que perde as suas características não pode causar algo e incorruptível e que alguém combustível algo que não decai algo que não perde suas características algo que não tem início nem fim se o tempo é incorruptível ou seja ele sempre é aquele que ele é ele nunca pare de ser aquilo que ele é que não faz sentido falar em algo antes do tempo nem depois do tempo é sempre tempo a visão algo desse gênero
algo com essas características não pode ter sido causado por algo que tem as características menores na menos isso então a causa seja ela qual for do tempo que é eterno a descer também eterna beleza o que que essa causa coisa que seja aquela for se ela causou água terno ela tem que ser eterna também outra característica é a causa não pode ser móvel é porque o que se o tempo é igual movimento é sempre aquela aquela junção de potência e ato né ao mesmo tempo se movimentando se movimentando se movimentando o que quer que tenha
causado isso não pode ser ela mesma essa causa algo que se movimenta por quê porque a concepção e seguinte algo se movimentar alguma coisa anterior em que ter movimentado essa coisa certo interesse uma mesa de bilhar imaginária é que a bola de bilhar se movimenta porque outra bola bateu na liga para bolsonaro porque eu quero apaixonada por que que eu tô botando porque alguém foi lá e contar por frente o bolo tá mas é que o braço desse dessa pessoa se movimentou e por aí vai tem duas opções ou você regride ao infinito nessa cadeira
de movimentos uma coisa sempre movimento a outra sempre movimenta vocês movimento outro ou você admite que existe pelo menos um desses movimentos o dessas causas do movimento que não se movimenta é como se religião infinito ou você admite que uma dessas causas do movimento não se movimenta ou seja ela causa o movimento mas ela mesmo não se movimenta quando você é absurdo se acontecer victor absurdo é a coisa religião infinito é um grego é inadimissível o regresso ao infinito ok o relação infinito é inabarcável pela razão humana ele na barra pela razão humana então significa
ou é um índice muito forte que ele é inexistente irracional infinito apenas uma abstração da do intelecto humano ele não é uma resistência se religião espírita porque não existe só uma abstração de roupa para que nós continuamos racionais disso aristóteles não é preciso que a gente admite a outra hipótese porque regadinho infinito absurdo e qualquer outra hipótese existe uma causa e não é existe uma causa dos movimentos e não é movimentada e é imóvel e essa é a principal característica da causa do movimento e do tempo conhecer a característica é que ela não deve ser
potência já que ela não atualizaria o tempo quieta o tempo está sempre em movimento ele tá sempre em movimento o ato dele é um movimento olha se a causa dele se a causa do tempo e do movimento fosse potência ela não atualizar ele fica em atualizar é o ato para não faria o tempo ser tempo que a ser movimento ela não pode ser potência ela tem que ser ato ato puro e se ela for potência ela não atualiza a potência recebe alto ela não atualiza é uma causa do tempo e movimento tempo inteiro tem que
ser ato para atualizar o tempo para realizar o tempo a gente não tá então as características desse deus são três ele tem que ser eterno porque o que ele causa é alguma coisa interna é essa causa tem que ser imóvel porque se ela for móvel religião infinito e ela tem que ser ato puro e não potência eterno imóvel e ato puro seja qual for essa causa ela tem que ter essas três características tem que ter as três características agora e agora tem dois nomes para isso que olha só chama e se consagrou na tradição um
é motor o que causa o movimento imóvel motor imóvel e o outro nome é primeiro motor ou seja aquele que inicia o movimento do mundo inicia esses dois princípios de ato e potência que fazem tudo mais se movimentar permanecer composta e tal primeiro motor e motor imóvel primeiro motor e controle mimosa esse é o deus aristotélico esse é o cruzeiro histórico ou seja é algo que a reforma só e não pode ser matéria porque se ele for matéria ele não é eterno o que é algo imóvel oi tá separado por tanto da dinâmica de movimento
que a gente existe e a ato puro ato puro por isso que ele é sua forma um qual é o aspecto desse esse deus victor não tem aspecto ele é forma pura ele ato puro e nem móvel ele é eterno e essa é a resposta à pergunta existem só substâncias sensíveis existem super sensíveis também grandes tóteles existe e sem mas pelo menos essa para sensível pelo menos essa e ela é una leona aí só que chama isso de telas que deu origem a palavra teologia eu já palavra de deus hells bells motor imóvel primeiro motor
de aristóteles falar em deus faz todo sentido se você quer fundamentar a existência a existência do mundo material do mundo sensível e o mundo sensível sendo movimento e temporalidade não faria sentido concebê-lo assim uma vez que o movimento ea temporalidade são eternos se não houvesse uma causa esse movimento eterno essa causa não pode ser outra coisa senão eterna ou não e se não imóvel ela não pode ser outra coisa senão ato puro é sabe isso a isso a essa substância supra-sensível forma pura ato puro a história chamou de deus deus ele escreveu a bíblia não
escreveu não escreveu o alcorão não aristóteles tá vendo antes de todas as esculturas ele não tá falando de deus cristão islâmico de deus judaico tá falando disso você tá falando de uma entidade uma substância é forma pura ato puro imóvel e eterna se você já sabe que influencia então dá pra gente discutir é o logia sem ir para o cristianismo pelo islamismo e judaísmo não é irracional você discutir a existência de deus uma vez que você entende que deus não é um ser barbudo que mora na nuvem com uma batina branca esse deus é fácil
de você dizer que não existe se deus é imaginário assim filosofia deus é muito além disso perguntas sobre deus em filosofia é faz sentido falar uma substância em termos aristotélicos e principia que causa toda a realidade todo movimento tal qual a gente o consegue faz sentido falar nisso é essa discussão é mais parecida com essa esse deus meus amigos e se deus é o deus eu chegar da filosofia então nota se você quer ser ateu tem que retirar um pouco seu ateísmo e se você quiser ser cristão e islâmico judaico também se você quiser ser
oi gente ou não crente em termos filosóficos você precisa entender que é discussão é um pouco mais complexo do que você pensa um pouco mais complexo o que você pensa acho que se alguém que o a história da moda pra gente mas eu não vou terminar aqui a discussão não eu vou terminar em outra concepção ainda tem 10 minutos e fica comigo a concepção que falta aqui é assim que ficou uma pergunta né tudo bem ele movimenta sem ele mesmo se movimentar como é que é isso aquele causa o movimento se ele não se movimenta
eu acho que elas têm uma resposta quase poética é a seguinte quer dizer lá na metafísica na no livro lambida o primeiro motor move olha só que poética como este coloca aqui não tô conversando com vocês e fala lá no livro lambda primeiro motor move como objeto de amor atrai o amante essa poético que ele fala objeto de amor não atrai o amante sem se movimentar e quando você ama alguém você não se dirige em direção a esse alguém sem que esse alguém precisa se movimentar a rua para falar de moto mais abstratos quando a
gente ama o deseja o que para os gregos é o mesmo alguma coisa bela e boa por exemplo a gente se dirige ao belo e ao bom sem que essas concepções de belo e bom se movimentem a forma de uma seleção só concepções então a gente pode se movimentar em direção alguma coisa sem que essa coisa se movimente essa a metáfora que o estoque estabelece essa porque ela sua estranha para você é que eu fecho aula e o que seguro aristóteles é usar alguma coisa não é meramente o que você tem na cabeça por causa
adoro histórias não existe só uma causa ou um tipo de causa do aristóteles isso você precisa entender para fazer sentido tudo isso aqui existem quatro tipos de causa de quatro ponto baixo deixa eu explicar e dois vocês já sabem como eu disse fala de causa que ele tá falando daquilo que funda e estrutura que fundamenta as substâncias e que funda a estrutura e fundamento a substâncias e existem quatro tipos os dois primeiros são causa material e causa formal simplórios tóteles matéria e forma são causas porque são causas porque glória histórias causa é fundamento cultura e
alicerce excesso então por isso que você vai analisar qual que é a substância e o você o livro a caneca esgotaram os meus exemplos aqui eu sempre fico no caneca no livro e na em eu e você nós somos causados pela matéria que nos compõe e pela forma que nos estrutura ou seja você jamais existiria se não fossem de novo para ser bem não rigoroso né as suas carne ossos e fato de você ser um vivente racional então a causa material responde àquela pergunta o elemento sensível de que a substância é feita e a causa
for a pergunta qual é a essência da substância aquilo que a define enquanto tá o o que define você enquanto tal é ser vivente racional aquilo que define essa garrafa enquanto tal é ser um recipiente para conter líquidos aquilo que define esse livro enquanto tal é ser um objeto que guarda informações diversas dela eu chorar deixando esse microfone é ser um recipiente que veicula áudio de modo blá blá blá blá é aquilo que define a essência alguma coisa tudo bem se você já viu mas as coisas também tem outras duas causas são quatro é a
terceira causa é o que a gente chama de causa eficiente é essa causa que você tem na cabeça até hoje essa causa que sobreviveu até hoje assim a causa eficiente é aquele que responde a pergunta seguinte o que iniciou o que originou o movimento da substância e quem foi que fez o famoso quem fez você seja qual que é a sua causa eficiente é o seu pai e sua mãe ou que a causa eficiente seu pai e sua mãe o pai ea mãe deles e por aí vai qual que é a causa eficiente deste livro
aqui aquelas deficiências esse livro aqui é o giovanni reale foi ele quem produziu o editor quem produziu qual que é a causa eficiente do seu celular a apple a samsung a cela positiva seja motorola ver qual foi o seu celular ué quem produziu quem iniciou quem original para você na sua cabecinha moderna contemporânea só essa causa existe a causa eficiente quem originou em original mas quando os outros não há histórias também existe e é que tá os segredos para você entender o que que é hotels o deus aristotélico existe a minha causa afinal a causa
final e a causa final é aquela que responde a seguinte pergunta qual é o propósito em grego pelos a que se dirige a substância ou seja e qual é a meta qual é o objetivo é a meta ou objetivo qual o propósito a que se dirigem a substância então para você entender qualquer coisa você precisa saber qual é o elemento sensível que compõem ela o que é a definição dessa coisa a essência dessa coisa em iniciou essa coisa quem original essa coisa ih a que se destina essa coisa são 44 matéria forma em originou causa
eficiente e causa final a que propósito se destina é a essência de hoje quase sempre aqui deixa cuidam disso tudo né porque ela gente não raro não raro ficam só com a forma um pouco uma das causas com uma das causas são por exemplo a gente pegar aqui a química fica só com a causa material e os elementos sensíveis que compõem os objetos de juros sente ficar só com a morfologia da gramática ela fica só com a causa formal para as definições dos termos a gente pega aqui a filha a mecânica clássica da física a
gente tem ali só as causas eficientes talvez não tem causa formal também tem as definições eh eh também tem causa material a gente tem causa eficiente na quem foi causou movimento aqui ali o sol a terra não sei o que faz cara é muito difícil a gente hoje ver uma ciência que faz uso da causa final e a biologia aqui ali faz uso principalmente quando ela tentar nome ali hoje os órgãos do sistema dos seres humanos por exemplo o órgão excretor o órgão reprodutor o órgão digestório pois eles são definidos em função da do propósito
a que se destinam o órgão excretor só é compreensível se você olhar entendi com álcool cuja finalidade é descartar você o entende pela finalidade a que se propõe a biologia da guarda esse resquício aristotélico adivinha porque eu preciso biólogo do mundo e vários padrões sabia disso então é isso países as quatro formas existem então se você pegar o deus aristotélico o motor imóvel o primeiro motor o eterno o ato puro a forma pura ele é a causa final da realidade ou seja todas as coisas da realidade se dirigem a ele ele é o propósito e
é o telos ed em todas as substâncias que nós vemos agora fica mais claro agora como faz sentido nesse esquema de estratégico você ter algo que move sem se movimentar por quê porque se algo é uma causa final e não marcar o suficiente que origina a causa formal meramente uma causa material se ele for uma causa final faz todo sentido eles movimentar sem ser movimentada porque o que causas finais máximo que as coisas se dirigiam a ela não ela se dirige as coisas causa final esse é o deus aristotélico é o propósito é o propósito
da realidade sabe aquele negócio de que deus é o propósito da sua vida pepeu nas águas era estratégicas completamente completamente superior início bom então é isso deixa eu ver se tem mais alguma coisa e se você tem mais alguma coisa tá tem sim eu vou fazer arremate final aqui se arremate afinal neve precisa falar que é remate final medula óssea lembra que metafísica metafísica aristóteles era ser enquanto ser ciência do ser enquanto ser ciência substância ciência da teologia ou a ciência dos princípios e causas primeiras e consegue entender agora como é que tudo isso se
reúne para aristóteles o que é metafísica o que a gente hoje chama de metafísica que só de que esse nome depois lado andrônico de rodes lembra o que que foi o estoque luz ela ciência do ser enquanto ser o que a ciência do ser enquanto ser é a ciência da realidade no seu aspecto mais geral vamos seu recorde biológico nomes recorte químicos vamos recorte geográfico eu acho que fica mais geral o que que faz sentido falar que a investigação da substância porque é a existência um recorte mais geral é composta por categorias e dentre as
categorias a mais central é a substância por isso que faz o que é metafísica o estudo da substância o que que a gente vai dizer que a metafísica a teologia o que falar se o mais central da realidade a substância esse a realidade tal qual a gente conhece essa realidade do sensível aqui é composta de um movimento que é eterno só faz sentido e entender esse movimento se eu admito a existência de uma substância que tá fora desse movimento causando esse movimento falando essa substância céus qual o nome da ciência que estuda a substância então
a teologia por isso que vai sentir falar em teologia o que que é a ciência dos princípios e causas primeiras o que é mistura o que faz sentido o que alicerçam o que fundamenta a realidade como um todo quais são os princípios e as causas primeiras da da realidade é a substância e as quatro causas e qual é a substância que congrega todas essas substâncias e causas de at a tomada como os quatro nomes se congregam fazem sentido serem atribuídos ao mesmo campo de estudos que a metafísica é claro é claro que eu tô fazendo
aqui um esforço didático de fazer com que isso tudo faça sentido na sua cabeça eu te falei que eu tivesse ela disse pena aqui na faculdade durante seis meses seis foquem meses e não ficou claro pra mim na época eu tô fazendo aqui um esforço didático de ignorar as complexidades e produzir para você de modo que faça sentido isso aqui é uma rede doutrinas mais famosas da história da humanidade pouca gente consegue entender isso aqui modo palatável de modo compreensível eu espero muito ter te ajudado nisso mesmo de verdade o que a gente encerra aqui
a gente viu só para retomar os seis pontos estudo a metafísica como sempre acontecer a gente viu as categorias analisou o que que é substância e hoje faz entrada de potência falou os produtores técnicos e terminou falando das quatro causas eu espero que na aula que vem a gente fale sobre a ética à política ii a estética se a que existe em cima menores tóteles eu espero falar sobre ética e política eu garanto sobre a arte poética que a estética das histórias eu tô vendo se encaixa ainda mas é isso eu não tinha como você
deixar tudo para essa aula porque como você vê é são quase uma hora e meia de aula já são agora uma hora e meia de aula e a sua acabei agora é muita coisa muita coisa mas a coisa relevante eu queria muito te falar isso com o mais vagar que eu pudesse entendi por isso que eu deixei para falar numa aula só na hora que vem vai ser o estoque eles dois então agora eu quero responder a perguntas oi e eu vou aqui para o chat é deixa eu ver aqui deixa eu ver aqui deixa
eu ver aqui já tem muita pergunta eu vou ler tá fica aí fica aí boa noite boa noite estamos aqui estou amando todas as aulas de materiais complementares obrigada nós jonathan jonathan já não falou que ia vir boa noite boa noite conteúdo tá maravilhoso boa noite boa noite galera e a gratidão boa noite vem aqui para descobrir que o avô está vivo aqui em portugal lala e aí ele pergunte mas acho que a primeira na ordem do ser ontológico e a última hora de lhe conhecer sistema lógico seria isso felipe é exatamente isso agora só
que ele fala textualmente isso aí ele fala assim na ordem na ordem do cognoscível ele fala é o que é tudo da da da metafísica tem primeiro grau para que a gente ser humano a gente não conhece a gente não conhece pela ordem do supra-sensível o primeiro lá a gente conhece na ordem do sensível primeiro ele fala assim porque o ser humano conhece assim eu vou começar meus estudos pelo sensível e assim que ele faz assim que ele faz dentro razão uma frase aristotélica eu só tenho com 16 anos zuando um pouco aqui não sei
eita não cheguei atrasado na minha primeira aula online contigo fernando elvis aí pode ser saber não sei que isso aqui oo que tem alguma relação com a linguagem de aristóteles a hipótese sapinho você vai ter que explicar o que que ele pode saber o outro que eu não sei elvis aceita eu me perdi total agora é porque eu não sei qual eu agora que eu não tava vendo nada que você falou o horário estoque eles existe uma realidade de super sensível e ela não importa ou essa realidade transcendente nem existe acho que eu respondi né
natacha essa realidade existe ela é composta pelo deus imóvel pelo motor imóvel como conseguir a substância sem a forma a forma escraviza a substância não a forma informa subjetiva a substância felipe é o com olha ela ela em três maneiras de conseguir substância ou matéria forma o símbolo da matéria forma o símbolo se e a matéria não faz sentido sozinha é a forma e o senhor não fazem sentido matéria só consegue suar compreensível se ela tiver informada aquele exemplo da madeira que eu dei eu não consegue saber o que que é madeira se ela não
tivesse alguma forma o de árvore de paralelepípedo hoje taco a substância se confunde ou pelo menos se identifica com a essência sim natacha a natacha professor de filosofia também uma das maiores que a gente consegue falar sobre substância falar que ela é a essência a é aquilo que define uma tem uma algo muito junto aqui entre aquilo que é substância aquilo que é definível aí se a gente entender substância como forma né forma é a substância por excelência pelo aristóteles se a rosângela olha que interessante para ambos da forma mais em diferentes pontos de vista
isso aposto que você apoia mais a lista de cubatão eu sem dúvida a potência coisa do espinosa ato e potência seria como eros e thanatos e não não rosângela se ele não era você tá no seu outra coisa outra coisa é a taxa alta potência é uma maneira de entender o movimento a transformação do ser na realidade exatamente natasha cobertores filosofia do exatamente aí para vocês em planta colhe potencial engendrado no código sim é muito louco o importante interessante do ponto de vista da filosofia mas é bom sempre freeza victor que a física trata diferente
o mesmo tema é a física fica só com o hábito sensível né elvis é mas a metafísica compreende a física a metafísica aliás por aristóteles hobbes só vem porque a física por si só não explica a realidade de modo satisfatório essa hipótese dos estudiosos e a física não explica a realidade de modo satisfatório por isso eu preciso que venha a metafísica não é de histórias pelo menos se interessa muito pelos dois cristão a única substâncias em forma seria deus não não deus é forma pura felipe deus é forma pura deus não tem matéria é diferente
a notícia poderia comentar sobre o entendimento aristotélico de arte que eu vou comer calor que vem e nem a física pode responder isso o infinito não existe e eu estou mais aqui no total victor sabe aquele meme que explode o pensamento do homem tô assim agora hugo victor sendo a narrativa mitológica da origem dos deuses uma dimensão cronológica imutável aristóteles está rompendo com a ideia dos deuses do olimpo para tarugo acho que nenhum filósofo é é certo sócrates né que nem problema é isso concordaria com as ideias de deuses como como a mitologia coloca os
filósofos tentam um tempo inteiro é depurar os deuses da mitologia as mas não sendo ateus simplesmente como eu vou tempo na aula que hoje eles tentam conceber um deus que faça sentido na realidade tal qual a gente a consegue não deus voluntarioso que faz o que quer nada disso eu simplesmente preciso sair agora mas então daí amanhã sigam meu pai falou a npg ficar cê tá me perdi kkkk eu estou refinado meu cristianismo joana aula maravilhosa rosângela vitor acredito que você mudou minha forma de dar aulas de gramática obrigacional de gramática rosângela que mais de
boa noite vi no segundo final já tá resolvido aqui ela obrigado natacha não faz ideia do quanto ajudou nem percebi o tempo passar muito bom vitor parabéns vou ver o vídeo para ficar mais clara valeu giovani careta que allen show rosângela foi para 80 histórias nas aulas de literatura por favor rosângela faça isso é elvis ficou na próxima aula vida beleza alves respondeu sim obrigada deorges muito bom parabéns agora chega no final né sim sim o júnior tem como a ver a ligação entre o bóson de rigues o pensamento aristotélico difícil o giovani é difícil
mesmo eu eu não vejo nenhuma relação entre um e outro beijo mesmo não tem nenhuma relação esquece isso o victor dá uma olhada na hipótese está perucho vou dar valeu amigo pela dica tem relação com as tortas vou dar uma olhada e vou responder isso depois agora estão me incomoda em ganon no reino da quantidade e o sinal do tempo ligar para responder o professor falar felipe é isso galera eu cheguei até o final aqui cara desculpa por passar do tempo em relação à não passei pouco tempo não 136 obrigado por ficarem até aqui mesmo
precisa pedir uma coisa para quem não fez ainda custa nada pedir a educação uma costura nesse vídeo se você ainda não curtiu e compartilha com alguém que você pode achar que que se interessa e tal ajuda bastante e claro fico com a gente considera apoiar o canal se tiver dentro das suas possibilidades obviamente se não tiver já deu o recado no início tem grupo no instagram no telegram de graça tem o instagram e se você pode ajudar de muitos modos em produz conteúdo na internet e com quem você se identifica um desses modos é compartilhar
e divulgar o trabalho e não só apoia financeiramente agradeço muito mesmo essa é uma das aulas mais difíceis que certamente vão aparecer aqui no curso espero que tenha ficado minimamente palatável para você tudo e é isso é muito muito muito obrigado muito obrigado mesmo pela audiência um abraço vida muito obrigado pela aula obrigadu natasha é urgente a gente se ver pela rede amanhã tem vídeo novo domingo tem perguntas e respostas e você não colocou uma pergunta ainda bota lá valeu