O QUE É FÉ? | Vai na Bíblia

33.33k views1175 WordsCopy TextShare
Vai na Bíblia
Conheça a JORNADA DE GÊNESIS A APOCALIPSE e descubra como ler, entender e interpretar a Bíblia de Gê...
Video Transcript:
Como ter certeza daquilo que nos aguarda no futuro e assim viver livre do medo? Saudações a todos, mais um vídeo do Vai na Bíblia, e hoje iremos falar sobre Com toda certeza nossos maiores medos estão relacionados à incertezas quanto ao futuro. Medo da pobreza, da doença, da crítica, da velhice, medo de perder alguém e, por fim, o medo da morte.
Por conta disso, muitos recorrem à fé para tentar se proteger do mal e amenizar suas preocupações. O grande problema é que muitos acabam agravando a situação quando recorrem à fé de maneira equivocada. Pensam estar exercendo fé, quando na verdade não estão.
Fé não é considerar algo como verdadeiro, mesmo quando não há nenhuma evidência de que aquilo de fato é verdadeiro. Fé não é acreditar que algo se torna verdadeiro para quem crê, o nome disso é ilusão ou fantasia. Fé também não é acreditar que absolutamente tudo o que faremos vai dar certo, o nome disso é otimismo, esperança, pensamento positivo ou, até mesmo, prepotência.
Somente quando falamos em convicção e confiança, é que começamos a falar sobre fé. Porém, se o fundamento dessa fé for somente a razão ou aquilo que aprendemos ao longo da vida, trata-se de uma fé natural. E, de certo modo, todos têm e praticam essa fé.
Seja quando embarcamos em um avião por acreditar que chegaremos ao destino, ou quando compramos um produto por acreditar no que diz na embalagem e também quando assumimos um compromisso crendo que estaremos presentes. Isso geralmente acontece porque já tivemos uma experiência semelhante, porque faz sentido ou porque é uma lei natural. Essa fé é uma convicção apoiada na lógica e nas evidências.
Porém ainda é possível se frustrar com ela. Nosso avião pode não chegar ao destino previsto, o produto adquirido pode não corresponder ao que foi anunciado e podemos ser impedidos de comparecer ao nosso compromisso. Isso mostra que a fé natural é uma confiança com base na alta probabilidade de algo ser verdadeiro.
Não é uma certeza absoluta, muito menos uma prova. Inclusive, muitos dizem que, até mesmo o ateu, se utiliza desse tipo de fé. Pois ele crê que tudo o que veio a existir, surgiu sem a necessidade de um criador.
Mas e quanto ao futuro? Será que podemos ter certeza daquilo que esperamos? Será que é possível provar a existência de uma realidade que ainda não vemos?
Mesmo que a fé natural se apoie em uma forte convicção e não apenas em uma mera esperança ou possibilidade, ela é incapaz de dar certeza quanto àquilo que nos aguarda. Precisamos que a nossa fé tenha como fundamento uma verdade eterna, que nos revele o futuro. E aqui está o segredo: O único ser no Universo que tem conhecimento pleno do futuro é  Deus.
E o único livro no mundo inspirado por ele é a Bíblia. E é Deus, através da Bíblia, quem nos revela o que realmente precisamos conhecer sobre o futuro. Diferente do que muitos pensam, a fé ensinada pela Bíblia não é uma crença ilógica na ocorrência do impossível.
Muito pelo contrário, trata-se de uma crença sólida e racional, com base em algo confiável e eterno. Podemos dizer que, além de uma convicção concreta, a fé bíblica é uma certeza absoluta, uma confiança sem espaço para dúvida. Somente essa fé pode nos levar a obedecer incondicionalmente à Palavra de Deus e estabelecer a verdade bíblica como fundamento para todas as nossas decisões.
Veja que não se trata de um sentimento, trata-se de uma ação que não depende da emoção. Essa é a fé bíblica! Deus fala através da sua Palavra, nós ouvimos, confiamos e agimos de acordo com ela, independente das  circunstâncias ou consequências.
Mesmo quando não compreendemos o porquê Deus está nos pedindo algo, se a ordem for clara, devemos simplesmente obedecer. Muitas coisas podem não fazer sentido num primeiro momento, mas é a obediência que nos dará a devida compreensão. Enquanto muitos esperam ver para crer, a Bíblia nos convida a crer para ver.
E, quando cremos e obedecemos, temos a promessa bíblica de que todas as coisas cooperarão para o nosso bem, o que nos impede de temer pelo futuro. Afinal, fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Mas se essa fé é tudo o que precisamos, como podemos obtê-la?
A Bíblia ensina que essa fé  não vem de nós, é um dom de Deus, não é algo que aprendemos ao longo da vida e nem a recebemos por intermédio de outras pessoas. O único que pode gerar essa fé em nossos corações é o Espírito Santo, através da Palavra de Deus. Inclusive, também é ele quem nos capacita a praticá-la.
E a primeira vez que essa fé se manifesta em nossas vidas é quando cremos em Jesus Cristo, sua vida sem pecado, morte em nosso lugar e ressurreição dentre mortos. Neste exato momento descobrimos que a verdadeira fé habita em nós e, a partir de agora, podemos desenvolvê-la. E,  para que isso aconteça, é necessário entender que esse desenvolvimento jamais acontecerá por meio da ignorância ou da passividade.
A única forma de desenvolver a fé bíblica, é buscando o conhecimento de Deus. A medida em que esse conhecimento aumenta, a nossa fé também aumenta. Porém não se trata de um conhecimento teórico.
Conhecer a Deus é buscar intimidade com ele através da obediência. Afinal, da mesma forma como é impossível obedecer a Deus sem conhecê-lo, também é impossível desenvolver nossa fé sem obediência à sua Palavra. A fé bíblica nos dá a segurança e o discernimento necessários para tomarmos as decisões que afetarão nosso futuro.
Pois é através da fé em Cristo que descobrimos nosso propósito, recebemos a salvação eterna e temos a garantia de que, após nossa morte física, habitaremos com Deus por toda Eternidade. Algo infinitamente melhor do que qualquer coisa que possamos desejar para o futuro. Esse entendimento muda completamente nossas prioridades e também a maneira como encaramos o tempo presente, afinal, pela fé sabemos que o que for feito agora, será determinante para aquilo que viveremos na eternidade.
Somente pela fé podemos conhecer e permanecer em Deus, desfrutando do seu amor, da sua justiça, do seu poder e da sua fidelidade. A fé nos  permite ser amigos íntimos do Criador do Universo, algo que muitos sequer imaginam que seja possível. podemos enfrentar a pobreza, a doença, a crítica e até mesmo a morte, Como disse Paulo: "Os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.
Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. " Eu fico por aqui, se você gostou do vídeo, deixe seu like, compartilhe o vídeo nas redes sociais, não deixe de se inscrever no canal, e, se você quer ter acesso aos nossos cursos, faça parte da nossa COMUNIDADE, o link está na descrição. e lembre-se: quer respostas?
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com