[Música] Conceição eu me lembro triste trago nos olhos todo o mundo uma casa de sfac já arrumei para nós morar a mulher que é mulher não quer saber Mãe eu quero Mãe eu [Música] quero resolvi Tomar juízo eu de nervoso est e ficando gado esta canção nasceu quem quiser cantar senhoras e senhoritas respeitáveis senhores está entrando no ar um singelo registro da história das Comunicações no Brasil a era do rádio prepara a mão bate outra vez este programa pertence a você 1922 foi um ano supimpa o mundo vivia a euforia do desenvolvimento com o fim
da primeira guerra e o Brasil completava 100 anos de Independência em 1922 era fundado o Partido Comunista Brasileiro e em São Paulo na Semana de Arte Moderna artistas como di Cavalcante Anita malfa e Osvaldo de Andrade gritavam not no Rio de Janeiro o governo da República patrocinou a exposição do Centenário da Independência para apresentar o que havia de mais avançado no início dos anos 20 a empresa americana westing House instalou no cume do Corcovado ainda sem o Cristo Redentor a primeira estação experimental de rádio no país a primeira e histórica transmissão foi o discurso do
Presidente Epitácio Pessoa em plena campanha para eleger seu sucessor Artur Bernardes mas a novidade que parecia mágica não foi muito bem recebida como nos conta um ilustríssimo espectador Edgar Roquete Pinto creio que a causa principal desse desinteresse foram os altofalantes instalados na exposição ouvindo discursos e música reproduzidos no meio de um barulho Infernal tudo renho distorcido arranhando os ouvidos era uma curiosidade sem maiores consequências foi muito mais que um fundador da radiofonia no Brasil ele foi na verdade um gênio herói brasileiro na medida em que ele era um médico antropólogo pesquisador e defensor de índios
e finalmente em 1923 ele teve a coragem de fundar uma primeira emissora no Brasil que ele titulou com grupo de amigos não é de rádio Sociedade então numa sapataria puseram vários aparelhos de rádio convidaram pessoas da outta sociedade para assistir a inauguração determinada hora e agora começou um ruído que ninguém sabia qual era Ah aquele ruído não entrava a voz e daqui a pouco só viu o palavrão pega isso aí oh sou filho disso pega co as senhoras todas ali os primeiros receptores eram absolutamente toscos o próprio Roquete Pinto inclusive Ajudou a fazer com com
Galena rádio de Galena eram umas caixinhas que aos poucos foi aperfeiçoando mas logo depois se importavam os aparelhos que evidentemente já existiam em produção nos Estados Unidos né na Europa a partir daí os pianos clássicos e robustos são substituídos pelos aparelhos de rádio menores e muito mais baratos e a música popular brasileira principalmente o samba ganha um Fortíssimo aliado violão companheiro de amargura da medida que o rádio cresceu né e o rádio penetrou na classe média o [Música] cus da riqueza do Samba quer dizer porque na medida em que a música popular ia se desenvolvendo
o samb ia se desenvolvendo no rádio o samba ia ganhando características muito [Música] próprias vai noa de noite eu te juro de verdade por estas cordas toda minha o rádio foi se firmando mas ainda de forma muito precária a rádio brasileiro era uma atividade ainda um pouco amadora quer dizer ele não tinha o sentido do Ritmo então era comum assim o Lutor dizia de passagem pelo nossos estúdios neste quar de H os program você você ais estava l o violão da Caixa afa o violão ouin [Música] esperando melhor vendus [Música] r estúdio um personagem com
um certo espírito globalizado que mudaria radicalmente os rumos do rádio brasileiro em fevereiro de 32 houve uma revolução no rádio brasileiro que foi aparecimento do programa Casé na rádio philips eh o Cazé ele não era ele não era artista ele era vendedor de rádio e ouvinte de rádio inclusive de rádio de ondas curtas ouvi o rádio americano ouvi o rádio rádio inglês né que er dois rádios mais avançados do mundo e percebeu que havia uma uma grande diferença entre a rádio de lá e a rádio de cá a demar Casé imprimiu ritmo a programação brasileira
dividindo seu programa em outros pequenos programas também divididos em quadros o Almirante Henrique forz Domingues ele fez dentro do programa Casé o primeiro programa produzido quer dizer inserções musicais vinhetas entra orquestra entra não sei o qu ent R brasileiro que era exclusividade ele pegava um cantor cvio Caldas lá que franisco alv Carl miran lá quem fosse pagava para cantar apenas no programa Casé e ele reuniu o que havia de melhor da música esses nomes todos eu cheguei como como garoto a cantar no programa Casé né cantei no programa Casé que era um cama famoso cantar
mais ou menos bem e ele depois falou pro meu pai pensei que fosse pior ali também Surgiu uma pérola uma música composta especialmente para vender um produto era o primeiro jingle brasileiro que compôs foi um compositor chamado Antônio Nara grande Nara né fez PR primeiro Jing ele fez para para uma padaria que tinha em Botafogo chamada Bragança pão Bragança o que me ocorreu foi fazer um anúncio como se fosse um fado por era para agradar o da padaria essa aqui é a grande verdade não era para agradar o público né ó padeiro desta rua tenha
sempre na lembrança não me traga outro pão que não seja o pão Bragança pão inimigo da fome fome inimiga do pão enquanto os dois não se Matão a gente fica Aria inclusive uma uma uma peça histórica do Noel Rosa de babado né de babado sim meu amor ideal de babado não bado amorado E aí ele improvisava sobre esse refrão na segunda parte naturalmente da música improvisava tudo né falava de tudo falava do patrocinador falava e veiculava o produto veiculava atualidade fazia crônica de época dentro da da da sua visão de babado e fazendo o programa
do cas quando eu ando a seu lado você so de valor seu vestido sem babado é você sem meu amor nem assistência sem Dorado amor ideal babado não babado sim meu amor ideal [Música] e o Brasil cresce se desenvolve na economia e na cultura no poder desde 1930 Getúlio Vargas enxerga o país além das fronteiras do Triângulo São Paulo Minas Rio era o estado novo Getúlio Vargas o que que fez viu que um país de dimensões continentais como o Brasil precisava naturalmente de um grande veículo que pudesse uni-lo especialmente estrategicamente qual era o rádio o
governo nacionalista passa controlar uma importante multinacional proprietária de um forte jornal de algumas revistas e de uma simples estação de rádio que seria a porta-voz de todo o projeto político de Getúlio Vargas alô Brasil esta é a pr8 rádio Nacional do Rio de Janeiro e o que era apenas um nome virou uma determinação fazer uma Rádio Nacional aí ninguém mais segurou a Rádio Nacional porque veio para essa emissora antiga pr8 o que havia de melhor tudo era bom Parece que todo mundo fazia as coisas muito bem não é nós amos aqui um um elenco de
mais de 100 atores e atrizes nós tínhamos quatro ou cinco orquestras Regional tinhamos os melhores produtores de novelas o primeiro cantor contratado da Ráo Nacional foi o foi Nuno rolando depois veio Orlando Silva trazido pela grande rádio atriz esm dos Santos e a primeira cantora a interpretar uma canção foi Elinha Coelho na rádio Nacional era um luxo só porque a Rádio Nacional tinha as melhores orquestras os melhores maestros os melhores rádio atores elenco Fantástico vocês terem ideia da força da R Nacional em janeiro de 1943 foi criado um programa exclusivamente para o lançamento da coca-cola
no Brasil programa chamava-se 1 milhão de melodias nessa hora tão [Música] feliz [Música] coca-cola uma coisa de louco mas para não dizer que tudo eram flores o controle do governo trazia certos incômodos uma vez chegou aito lá nós fazemos umas críticas da Petrobras etc e foi lá Prof senhora Prof Sou Max eu vim aqui porque algumas críticas que os senhores estão fazendo no programa algumas críticas a PR soas que eu nós achamos injustas queríamos explicar etc não é de hoje eu estou procurando o senhor há algum tempo não tenho encontrado o senhor eu digo Olha
é isso que tá me preocupando disse como eu digo porque eu estou aqui ao resto do chão eu tenho endereço eu tenho telefone Tem tudo aqui todo dia e a Petrobras não me acha como é que a Petrobras quer achar petróleo no fundo do mar mas política a parte o rádio invade outras áreas o ludopédio esporte que no começo do século agitava a aristocracia torna-se popular e ganha um nome Bem Mais Simples futebol e o casamento rádio e futebol transforma o esporte em espetáculo bola longa para área brasileira fica esquerda agora com Orlando Orlando para
Pelé Pelé domina no peito de calcanhar para zagalo zagalo prepara-se tem Pelé levantou pel entrou de cabeça para o arco é claro que o o jogo de futebol pelo rádio é um jogo muito melhor do que aquele que você ver porque o o o narrador ele tem que ter craque ele Tem que prender a atenção do ouvinte é enfim exagerando não há outro meio então no jogo transmitido por o rádio a bola passa raspando sempre nas traves é um ataque são todos perigosos Ah o lance polêmicos são muito mais numerosas foi pênalti ou não foi
pênalti esse juiz isso é fundamental para atrair e o ouvinte Fi imaginando um jogo maravilhoso e o futebol maravilhoso por Excelência ganha um forte reforço a imaginação e a voz de um verdadeiro craque da música popular Brasileirao o ar Barroso passou a transmitir futebol e aí mudou mudou mudou a transmissão porque o Ari Barroso fez da transmissão de um jogo de futebol um programa de rádio como ele ele próprio ele era engraçado ele era cáustico ele era crítico ele era tudo era uma personalidade fantástica ele usava isso na transmissão a sua paixão pelo Flamengo ele
era íssimo era não tinha isenção nenhuma os jogos eram transmitidos e pelos locutores E no meio no meio da arquibancada no meio do povo E aí muitas vezes era gol e o ouvinte não percebia porque a barulhada era tanta que ele não ente não sabia Aí ele inventou a gaitinha exatamente que era um som para diferenciar de todo o som né em torno E aí eu ouvi que cara sabia que era gol e era fácil perceber de quem porque se fosse do Flamengo ia ficar a vida toda se fosse o adversário é pr P acabava
vai começar a partida Leonidas entrega pera perao Leones Leones avança pelo centro de blun Sandu nies nies Gol a cobertura esportiva além de divertir e informar também foi a escola para muita gente mostrar seu valor fiz futebol muitos anos e toma uma pedrada na cabeça pilha isso te dá muita cancha para você trabalhar com com o público adverso que você tá tendo que entrevistar num vestiário de futebol após um jogo que vai de homem V homem pelado Você não imagina como é que é cotovelada você tem a torcida adversária contra Especialmente nos jogos do interior
Então você ah acaba aprendendo e tendo que se assimilar toda a a o ambiente adverso para você exercer o seu trabalho eu me lembro que uma vez de v tup Poranga eu entrei tava entrando no campo para entrevistar um jogador o cara me joga uma casca de melancias na nas costas vai vai atingir as costas de quem do gordinho do maior vai direto eu meus amigos da Rádio Cultura ah quase que a a melancia sai pela boca usando de muita alegria e de muito bom humor essa caixinha de surpresas atraía pessoas de todas as idades
eu fui interno 6 anos no colégio militar e a minha geração não só do Colégio Militar mas minha turma da Praia do Flamengo uma turma brava garotada tudo reverente já naquela época nós tínhamos um vício terrível além do esporte além de namorar aquelas coisas a gente tinha um vício que a gente não abria a mão que era ouvir rádio a ouv a rádio é doidado para você ter uma ideia tá toda a turma reunida chegava 8 hor da noite subia todo mundo paraos seus apartamentos para ouvir o a a PR k30 PR k30 Castro Barbosa
e o Lauro Borges que são de uma certa forma os pais do nosso humor atual e agora para atender a remitentes pedidos de vários ouvintes desses ouvintes que não dão uma folga Vamos ouvir aqui em laç tenido bem mole a nossa grande fadista Maria Joaquina dobradiça da porta baixa vgo aíssa cantando uma interessante trapalhada que ela mesmo vai anunciar não sei se se fica min maior é dois amores um aqui out lá p que eu vá P que eu fique lá que eu vá nós na televisão eu e Paulo Silvino fizemos um programa chamado TV
no CL do do do do da pr30 o o planeta tem também o clima da da da prk e qualquer programa de humor agora de uns anos para cá na televisão tem é todo baseado calcado em cima dessa coisa genial fantástica insuperável que foi a prk Claro outros programas aconteceram o balança man não cai por exemplo eu eu imaginei o Bal mas não cai porque era uma época de após-guerra e havia muita dificuldade de de de de aluguel de alugar de apartamentos então pessoa e caros eram caros os aluguis as pessoas duas três pessoas se
reuniam alugavam um apartamento e moravam juntos eu imaginei que de noite aquilo devia ser um balance danado né então saiu isso é difícil balança mas não cai quando eu falo você não acredita você que é feliz ah eu sou fsso Se eu não estivesse nessa eu ajudava você mas eu t enterrado você tá enterrad você não precisa acertar o relógio pelo Big Bang por exemplo não meu despertador é um galo que me acordava todo dia à 6 horas é mas agora coitado do Galo n morreu não mas eu preciso levará relojoeiro para acertar pelo horário
de verão que ainda tá cantando pela antiga se alguém me influenciou seum fator preponderante na minha formação foi a o rádio o programa de humor da Rádio até as próprias novelas de rádio a gente ouvia minha chas todos adoravam as novelas de aqu dramalhões todos maravilhosos etc e tal através da Rádio Nacional do Rio de Janeiro as pílulas de vida do Dr R Ten o prazer de apresentar presídio de mulheres eu vim pra Rádio Nacional em 52 Nós criamos aqui um horário das 3 horas da tarde que se chamava o presídio de mulheres era um
script do Mário Lago eu fiz quase toda essa série era maravilhosa de bem escrita de boa música acompanhando a sonoplastia era perfeita nós tínhamos o Lorival faiçal que era o sonoplasta chefe ele descobria sons incríveis pras novelas apenas Violeta acabou de entrar na biblioteca que agradável surpresa violeta não tinha nada que fazer resolvi descer a biblioteca para apanhar um livro queer Uma novela sim uma coisinha ligeira uma moça pobre um rapaz de sangue azul que se apaixona por ela você não acha que a novela que nós estamos vivendo é mais interessante Sem dúvida querido você
é como uma flor exótica e desconhecida cujo perfume entorpece os meus sentidos amoa Violeta éa com toda a minha alma eles ouviam isso o dia inteiro a audiência era total na Rádio Nacional e não era só no Rio de Janeiro não era só em São Paulo era no Brasil inteiro o galã da novela do rádio a menina tem aquele Galã do jeito que ela quer ela cria louro alto de olhos azuis ou Moreno Índio sei lá e a mesma coisa são os homens que criam a sua heroínas grande Sedução do rádio é que ela liberta
a imagem e a televisão prende aprisiona a imagem você podendo fazer a sua imagem você viaja você viaja para todos os Recantos que a sua imaginação permitir e usar Então você constrói o cenário que você quer você imagina a beleza que você quer se você faz uma novela de época por exemplo você tem que fazer os cenários de época roupa de época etc e tal e no rádio não estamos em 1922 Pronto quanto as músicas 1922 e Pronto né Todo mundo quer saber sempre né O que que aconteceu de engraçado no rádio Claro muita coisa
aconteceu né gente que que trocava a fala gente que esquecia ã que ficava sentado e e se distraía e tal e aí um ator ensaiou e tal e na hora do do Rá teatro mesmo na hora que foi pro Ar ele não sei porque ele não entrou no estúdio e Ninguém percebeu e estava na hora da fala dele e não sabia onde é que ele estava e o diretor do espetáculo porque nós tínhamos vários diretores né e o diretor veio no corredor pegar um ator para dizer a fala dele e quem estava passando era o
Floriano faiçal Que só fazia programas humorísticos e a fala desse cidadão era era um homem que estava morrendo e o o o médico estava examinando e ele tinha que dizer ai não doutor ai não porque ele estava morrendo ele estava com muita dor e morrendo e o Floriano faz entrou no estúdio correndo não não não sabia o que que tava acontecendo E aí apontaram no Script a fala para ele né e ele que só tava acostumado a fazer humorismo em vez de dizer ai não doutor ele falou aí Não doutor aí não aí ninguém aguentou
né todo mundo riu suspenderam a música e tal mas novamente o mundo sofre mais uma longa fase de tristezas a [Música] guerra os soldados precisavam de armas e alimentos e o público precisava de Notícias rádio naturalmente teve seu grande momento em termos de rádio jornalismo a partir da Guerra né de o mundo inteiro é claro começou a a se preocupar e a viver e a experimentar Os horrores da guerra que se desenrolava ferozmente na Europa não é em todos os seus teatros de de de batalha de fron e a partir daí é claro que o
rádio começou a fazer do seu rádio jornalismo mais uma necessidade e uma vitalidade do rádio né então isso gerou um radialismo poderoso radialismo que não pode naturalmente deixar de o nome do repórter éo Atenção atenção foi captada uma irradiação de São Francisco da Califórnia noticiando que aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de F Harbor o Repórter Esso foi o o grande veículo né para você se manter informado se você dormisse sem ouvir o Reporter edição das 8:25 da noite na Rádio Nacional ou das 8 da manhã você simplesmente não vivia na terra você vivia em
outro planeta o Repórter Esso era tão importante quanto o Jornal Nacional hoje você quer saber uma notícia sabe que às 8 em ponto tem esse noticiário para todos os ouvintes a a o desaparecimento do repórter foi uma tragédia porque na verdade todos se consideraram Órfã de um ou do mais importante noticioso do rádio de todos os tempos na história brasileira e atenção durante 27 anos o repórter eso a testemunha ocular da história esteve presente aos mais importantes acontecimentos ocorridos no Brasil e no mundo assim nesta sua última edição radiofônica pode o seu reportero recordar as
mais sensacionais informações transmitidas para todo o Brasil e em toda sua vida autêntico recorde de manutenção no ar de um programa noticioso 1941 os japoneses atacam a base norte-americana de peraro 1948 o Partido Comunista do Brasil é colocado fora da lei o Brasil rompe relações com a União Soviética 1954 suicídio de getu Vargas 1956 a União Soviética esmaga pela força rebelião anticomunista na Hungria 1959 Fer Castro vence a Revolução Cubana 1964 revolução brasileira nas ruas depôs do Senor João G 1968 Estados Unidos em Foco assassinados lot King e Robert Kennedy os americanos fazem a primeira
viagem em torno da lua o Reporter é um serviço público da brasileira de petróleo e dos revendedores encerra aqui o seu período de apresentações através do rádio Boa noite ouvintes e feliz ano nov com os votos da dentre todos os motivos o que melhor solidificou a enorme audiência do rádio foi a possibilidade do público poder conviver ao vivo com os Ídolos criados pela música havia os discos as vitrolas mas havia também a Radiola e os programas de auditório seguindo com o nosso programa de hoje o primeiro programa de auditório foi feito do Brasil foi feito
pelo Almirante um programa chamado caixa de pergunta na Ráo nacional isso final década de 30 início de 40 programa de foi pergunt er isso pessoal respondia pergunta se ganhava prêmio e o maior de todos esses programas foi sem Dúvido lenc alô alô alô Muito obrigado muito obrigado olha chega não faça muito barulho Olha o exagero vou cantar com o papai a barachinha do fiche hein Fernando sinal para mim atenção hein a mulher quando se aar a vida alheia começa na lua nova e acaba na lua cheia era um programa tão extraordinário que na véspera do
programa já havia fila pra entrada no auditório todo mundo vinha asstir vin de fora caravanas eu sei que a madrugada pela madrugada na praça Mauá tinam filas homéricas para assistir o programa César de Alencar você caminhava por uma rua Qualquer que seja do Rio de Janeiro ou de outra qualquer cidade do Brasil e fazia Eco porque todas as casas todas as residências estavam ligadas no programa C de programa tard SB todos os cantores e onde surgiu a grande briga a grande rivalidade Emilinha versus Marlene e chegou ao ponto da Emilinha ficar a Vedete do programa
S Lec e a Marlene fo ser a Vedete de um outro programa de auditório do Manuel Barcelo essa essa disputa entre as duas eram era uma das coisas mais fascinantes do rádio né Na época lemb tinha um senador chamado cado Castro que dizia que a sociedade brasileira não é dividida entre capitalistas e comunistas ou é dividida entre marlenas e eminas os auditórios se dividiam no Brasil e na Rádio Nacional num tratado das tordesilas surreal e absolutamente louco que dividiu o Brasil entre o Brasil de Emilinha Borba e o Brasil de Marlene além de Marinhas de
carnaval e polmicas oama tamb oen quando me apresentava na Ráo Nacional ele virava porta e apontava gritava e agora com vocês ele o caubói do rádio brasileiro Bob quando ele falava Bob as mulher no auditório era uma [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] loucura um o rádio naturalmente gerou os grandes Ídolos que eram consumidos através das vozes mas como mostrá-los ao Brasil inteiro era fundamental que o cinema usar absorvesse vocês vão assistir um filme nacional fha dessas vez agrada o que que vocês estão pensando ah o cinema nacional tá muito melhorado por exemplo ai ai meu Deus
tem pena dos tormentos meus ai ai [Aplausos] meu o gênero musical no cinema brasileiro em traduzido pela cinédia com a série voz do carnaval alô alô Brasil alô alô carnaval as armas dos varões assinalados vieram assistir o carnaval cando espalharei por toda parte o forte estar vai ser seu sa a minha figura diz que eu sou assim assim a minha caricatur ter raiva de mim o cinema obedece as diretrizes do rádio o rádio é uma informação um número musical in é um sket e o número musical todos os filmes que eram de fim de ano
para o Carnaval chamavam os artistas os cantores para fazer a música e ali era divulgado muitas músicas machinhos sambas enfim não te esqueço um minuto porque sei quem tu és Barracão dezin tradição do meu país barracão de zinco pobretão infeliz ai bar o público vai ao cinema quer assistir quer conhecer os ídolos do rádio Emilinha BB por exemplo será que ele é alto É baixa é gordo é magra e quando chegavam graças a Deus gostavam da minha da minha imagem né Maria chega no baile toda passeira porém só fica tomando chá de cadeira e se
outra moça lhe diz que o baile já vai terminar Maria diz e não foi ali pra dançar mentirosa mentirosa mentirosa mentirosa eu acho que o cinema e rádio foi ficaram de mãos dadas assim foi uma força só pena dos tormentos meus ai ai meu Deus [Música] e o cinema nacional impera no Gosto Popular cria hábitos dita Modas o Trenzinho vai o Trenzinho vem se TR AP acorde foi uma febre todo mundo vi tocando acordeão eu dançava muito e jogava cabelo em cima do acordeão aquela co Então as meninas ficaram eu era a Xuxa da da
época né então eles queriam me imitar fazia isso jogava a perna para cá e ali sabe tinha que fazer esse jogo de cena para não ficar porque o acordeon é um instrumento muito bruto muito feio é um caixote bem acabado né na frente então se você não fizesse uns três jeitos ficava um negócio feio você vê que todo mundo que toca Corão não não sai do lugar e tudo então eu inventei essa maneira e agradava o público né e as as meninas queriam fazer igual mas o cinema é uma via de Mão Dupla onde futuros
astros ainda jovens buscaram inspiração para criar personagens que durariam a vida inteira foi num filme que eu vi do Tyrone que era F na época num filme nos alpos com a Sonja ren aquela patinadora e nos alpos o pessoal que cuidava das ovelhas daqu daquelas manadas Daquelas coisa toda ali né eles cantavam de uma montanha para outra para provocar o degelo pro degelo Caires passarem com as ovelhas então no filme eles faz isso então de uma montanha para outra bonic eu falei depois eu vou fazer igual esses cara aí comecei a a exercitar o gogó
e eu tinha um amigo e de Infância chamado Bento da cinta Franco eu ficava de uma calçada o Bento ficava na outra eu daqui gritava para ele Beto ele Nelson Beto Nelson Beto Nelson aí as menininhas passar assim í igualzinho oo filme e eu aqui é arranjava as menininhas as namoradinhas né e assim foi que eu fui pro rádio eu fiz uma adaptação de ó Susana e comecei a cantar assim aí todo mundo gostou certa vez eu vi montado ai ai no cavalo aão numa estrada toda cheia e de buracos pelo chão ó Susana Não
chores por mim pois eu vou pro tocando [Música] não [Música] ouça vá viver a sua vida com outro bem hoje eu já cansei de para você não ser eu tenho 64 anos e comecei em 1958 e nessa época o grande momento do brasileiro de lazer era o rádio e eu era era estudante de direito e apareci com o disco meu primeiro disco ainda como estudante depois fui contratado pela televisão Tupi pelo Flávio Cavalcante e depois com o sucesso do ouça que a Maí apareceu lançando essa essa música que é uma música padrão um grande sucesso
até hoje eu fui a voz masculina do ousa e foi um sucesso e eu comecei a ser convidado para participar dos grandes programas de rádio principalmente da Rádio Nacional um alguém que só carinho pedi e você fez questão de não dar fez questão de [Música] negar o casamento do rádio com a música e com o cinema permite também outros casamentos eem ol a nossa história esquisita nós vivemos juntos como noivos vamos dizer 40 anos 42 anos 42 anos depois ele resolveu casar Resolveu se casar Tá bom então vamos casar estamos casados há 6 anos quer
dier 46 anos que vivemos juntos vim pela noite tão longa de fracasso em fracasso Copacabana eu era cru né era eu dor Boteiro Jorge Gular que toda noite a Rádio Nacional irradiava o ritmo da paner Foi aí que nós ficamos famosos conhecidos aliás Quem Me fez ir para foi Marlene chamou o Vitor Costa fo assistir Ah tem uma cantora nova uma voz grave interessante você tem que ir lá assistir de tanto ela existir de tanto ela existir o vor foi e me contratou e a música popular ganha novas fronteiras novos países a Francesa me chamou
de moncher cantávamos em português na China em Israel na Rússia nas áfricas nas áfricas não interessava se eles estavam entendendo ou não mas nós tínhamos uma coisa rica da música popular brasileira que era a parte melódica da música atrás de uma espanhola Eu quase fui aad a mais importante Estrela Brasileira Que brilhou em todos os palcos estúdios e telas Por que passou foi sem dúvida Carmen Miranda Car fascinou Multidões no Brasil e no resto do mundo sempre seguida de perto pela primeiríssima Irã mais mais tarde um pouco eu comecei a gravar na Odeon também a
Carmen já cantava lá já tinha ido Buenos Aires e chamavam L Miranda depois eu fui com ela já cantando juntas E aí já chamavam lá irmanas Mirandas foi ótimo Car e Aurora foram as pioneiras com muita beleza e muita inteligência nós fomos convidadas para gravar cantoras do rádio e mas a Carmen tinha um poder de criatividade fora de série ela mandou fazer duas casacas de lamê dourado e cartolinha eu tenho esse retrato com ela maravilhoso o compositor André Filho disputava o concurso de carnaval de 1935 com uma música Belíssima pela jovem Aurora com apenas 19
anos apesar de todo o sucesso Popular esse verdadeiro hino obteve apenas o segundo lugar maravilhosa cheia de encantos [Música] meus André Filho Sim era um compositor muito bom e ele ficou tão triste que venceu uma lá qualquer E ele disse não faz mal Aurora não se incomode não que cidade maravilhosa vai ficar eterna e ficou eterna berço do Samba e das lindas canções que vivam na alma da gente és o altar dos nossos corações que cantam Alegremente cidade maravilhosa cheia de encantos cidade maravilhosa eu adoro isso coração do meu Brasil e nem só de samba
e carnaval vive o rádio o Brasil é um país imenso e o rádio consegue difundir culturas e ritmos bem diferentes o brasileiro quando é do choro é entusiasmado quando cai no samba não fica abafado e é um desacato quando chega no salão não há quem possa resistir quando o chorinho brasileiro faz sentir ainda mais de cavaquinho quando eu comecei em 1943 cantava com regional do Rogério Guimarães Na época na Rádio Tupi e lá conheci grandes músicos grandes violonistas como Araújo Arlindo bons pandeiristas cantei um dia numa festa com grande Regional de Benedito Lacerda e tico-tico
no fubá e ele me me apresentou a Braguinha eu gravei tico-tico no fubá e foi um sucesso extraordinário até hoje eu canto Olha o seu Nicolau que vai Peg no meu pau sai então eu tenho pena do suo que levou e uma fha cheia de pubá Alegre já voando e piando meu pubá meu pubá saltando de lá para cá e num belo dia um famoso programa de auditório teve a grande sorte de receber a visita de uma ainda pequena e tímida fanzoca eu estava em casa disse que ia sair com um primo para tomar um
sorvete foi a Rádio Cruzeiro do Sul na hora dos calores do Ari Barroso e cheguei no auditório faltaram alguns calores contre disse assim você quer cantar eu disse Claro que eu vi aqui posso aceitar esse pedido da hora vou aceitar na hora então vamos lá vamos dar um ensaio Zinho porque você vai cantar vai cantar o que dis Deixa comigo aí fui lá e cantei uma música que era sucess C Almeida o x do problema tirei nota máxima ganhei R 5000 que deu PR fazer muita coisa e não parei mais tô até hoje vendo se
Aprendo corre corre lambretinha que eu vou ver meu bem corre corretinha pela estrada corre corretinha que eu sou gamada pelo carnaval eu gosto vou mostrar para vocês vocês eu consegui com as músicas que escolhia até hoje ter a ser campeã de 13 anos música de carnaval cantar alguma porque se eu for cantar todas vou tomar muito tempo desse programa maravilhoso bom com a Chiquita bacana lá da Martinica se veste com a casca de banana nanica um dia uma vez lá em Cuba dançando uma rumba disseram que eu era escandalosa se a canoa não virar olu
olu Olá eu cheg lá mulata Bossa Nova caiu no R Gale e só da [Música] ela na passarela Tomara que chova três dias sem parar Oi Tomara que chova três dias sem parar a minha grande mágua é lá em casa não ter água e eu preciso me lavar de promessa eu ando cheia quando ca a minha vida ninguém quer acreditar trabalho não me é que lá em casa não tem água nem PR cozinhar o rádio foi uma coisa muito gratificante para todos nós porque levava a nossa voz a nossa música com aquela orquestra maravilhosa que
nós tínhamos na Rádio Nacional de 60 professores 60 figuras violinos e toda uma orquestra completa com os grandes maestros então isso foi muito bom foi uma época maravilhosa eu tenho muita saudade daquele tempo osores daquela época os cantores dos anos dourados vozes mais lindas do Brasil de todos os tempos passaram pela R Nacional Francisco Vicente Celes Orlando Silva Silvio calas Carlos Galhardo Sil alinha B Marlene eob Nelson mesmo qu as um coringa vocalistas tropicais trio iraquitã trio nagô trig vocalista CBI Peixoto Nelson galves Ivon C Carmélia Alves Luiz Vieira Ângela Maria olha que turma Olha
que cantores gente quem canta como el Cardoso como linda desinha od Amaral que eu era os grandes cantores Gilberto Alves Orlando Silvio Caldas Olha que bom falar desses cantores Carlos galhado regidos por Guerra Peixe radam vareto e outros mais Alberto lazol Maestro guaraná Romeu gips Chiquinho Eduardo patané Ai meu Deus até hoje ninguém esquece as músicas do Ari Barroso João de bar ninguém esquece as músicas João de Barro fez para Emilinha a rainha da [Música] Marinha [Música] Nós somos as cantoras do rádio nossas [Música] canções reido num grande abraço coraçõ de n [Música] C e