Olá professores sou o professor Cyber x Hoje vamos falar sobre a lição sete as naturezas humana e Divina de Jesus nosso texto ureo diz assim dos quais são os pais e dos quais é Cristo segundo a carne o qual é sobre todos Deus bendito eternamente Amém Romanos Capítulo 9 Versículo 5 você pode explicar aos alunos que Cristo na sua humanidade nasceu do povo de Israel seguindo a linhagem dos patriarcas no entanto ele também afirma que Jesus é mais do que humano ele é Deus que está acima de tudo e merece ser exaltado eternamente verdade prática
Jesus é o eterno e verdadeiro Deus e ao mesmo tempo o verdadeiro homem explique aos alunos que Jesus é o eterno e verdadeiro Deus pois ele sempre existiu como Deus tem autoridade sobre tudo e é digno de AD João 1:1 ele também é o verdadeiro homem porque nasceu como humano viveu entre nós sofreu morreu e ressuscitou João 1:14 essas duas naturezas divina e humana coexistem em Jesus de forma perfeita fazendo dele o único salvador capaz de nos reconciliar com Deus objetivos da lição primeiro tópico apresentar o ensino bíblico da dupla natureza de Cristo segundo tópico
mostrar as heresias Contra esse ensino nestorianismo e monofisismo terceiro tópico identificar o perigo dessas heresias hoje introdução uma vez estabelecida Definitivamente a cristologia em niceia 325 e a Trindade em Constantinopla 381 surgem novas especulações teológicas em torno das naturezas de Cristo você pode explicar aos seus alunos que após os concílios de nissia 325 e Constantinopla 381 que definiram Jesus como verdadeiro Deus e a doutrina da trindade surgiram debates sobre suas naturezas um nestorianismo defendia que as naturezas divina e humana de Cristo eram separadas como se fossem duas pessoas foi rejeitado no Concílio de Éfeso 431
que declarou que Cristo é uma só pessoa com duas naturezas do monofisismo afirmava que Jesus tinha apenas uma natureza A Divina que absorveu a humana refutado no Concílio de calcedônia 451 que confirmou que Jesus tem duas naturezas divina e humana Unidas sem separação ou confusão humana e divina pcias deram origem ao Concílio de calcedônia 451 hoje um bairro de estambul na Turquia explique aos alunos que as controvérsias sobre as naturezas de Cristo humana e Divina levaram ao Concílio de calcedônia 451 realizado em calcedônia hoje um bairro de Istambul Turquia o Concílio declarou que Jesus tem
duas naturezas humana e Divina Unidas em uma só pessoa Sem Mistura ou separação a presente lição é sobre o nestorianismo e monofisismo dois pensamentos considerados heréticos no Concílio de calcedônia o nestorianismo defendia a separação entre as naturezas divina e humana de Cristo enquanto o monofisismo afirmava que Jesus tinha apenas uma natureza A Divina o Concílio rejeitou ambos e definiu que Cristo possui duas naturezas humana e Divina Unidas em uma só pessoa Sem Mistura ou separação o ensino bíblico da dupla natureza de Jesus tópico um subtópico 1.1 descendência de Davi segundo a carne Romanos Capítulo 1
Versículo 3 Romanos 1:3 diz assim acerca de seu filho que nasceu da descendência de Davi segundo a carne o apóstolo Está se referindo aos ancestrais de Jesus Ele veio de uma família humana de carne e ossos que vivia entre o povo de Israel aqui Paulo destaca a linhagem humana de Jesus mostrando que ele veio de uma familha real de carne e osso que fazia parte do povo de Israel isso reforça a humanidade de Cristo enquanto aponta para sua conexão com as promessas feitas aos patriarcas a sua linhagem está registrada na introdução do Evangelho de Mateus
e no capítulo 3 de Lucas essa linhagem está registrada na introdução do Evangelho de Mateus que apresenta a genealogia de Jesus através de José e no capítulo 3 de Lucas que remonta sua descendência até Adão destacando tanto sua humanidade quanto suas origens divinas Jesus foi concebido no ventre de Maria uma virgem de Israel pelo Espírito Santo Mateus 1:20 Lucas 1:35 Lucas 1:35 diz assim e respondendo o Anjo disse-lhe descerá sobre ti o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra pelo que também o santo que de ti há de nascer
será chamado filho de Deus aqui destaca--se que a concepção foi um milagre realizado pelo Espírito Santo ressaltando a divindade de Jesus e o cumprimento das profecias messiânicas aí está o elo humano Divino as duas naturezas do Senhor Jesus explique aos alunos que esse é o ponto que une o elo humano Divino revelando as duas as naturezas de Jesus plenamente Deus e plenamente homem em perfeita Harmonia declarado filho de Deus em poder Versículo 4 subtópico 1.2 essa expressão indica a divindade de Jesus e isso é reforçado logo em seguida pelas palavras Jesus Cristo nosso senhor aqui
fica evidente a afirmação da divindade de Jesus reforçada pela referência à sua autoridade como Senhor mais adiante Paulo ao descrever os privilégios que Deus concedeu a Israel como a adoção de filhos e a glória e os Consertos e a Lei e o culto e as promessas o apóstolo conclui primeiros vamos explicar que esses privilégios mostram a fidelidade de Deus ao seu plano e a sua aliança com o povo de Israel destacando sua importância no propósito Divino dos quais são os pais e dos quais é Cristo sego a carne o qual é sobre todos Deus bendito
eternamente Amém Romanos 9:5 aqui Paulo reconhece a linhagem humana de Jesus destacando que ele veio dos patriarcas de Israel mas afirma também sua divindade declarando-o como Deus bendito eternamente e soberano sobre todos o Senhor Jesus é um judeu descendente de Israel e ao mesmo tempo é o Deus bendito eternamente você pode explicar aos alunos que o Senhor Jesus sendo judeu e legítimo descendente de Israel segundo a carne é ao mesmo tempo o Deus bendito eternamente manifestado ao mundo para redenção e glória o antigo hino cristológico Filipenses 256 subtópico 1.3 o texto está dizendo que embora
Jesus sendo Deus não usou as prerrogativas da divindade durante seu ministério terreno e mesmo que fizesse uso delas consideraria isso uma usurpação explique aos alunos que o texto demonstra que Jesus sendo plenamente Deus escolheu voluntariamente não exercer as prerrogativas divinas em seu ministério terreno e ainda que o fizesse isso não seria indevido pois Tais prerrogativas pertencem à sua própria Essência o apóstolo Está se referindo ao Status de Cristo antes da Encarnação João Capítulo 1 Versículo 1 e 14 João 1:1 No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus
João 1 e o verbo se fez carne e habitou entre nós e Vimos a sua glória como a glória do unigênito do pai cheio de graça e de verdade mas enfatiza o aspecto humano versículo 7 8 você pode explicar aos alunos que Paulo apresenta Cristo em sua glória eterna mas destaca sua humilhação ao assumir a humana o apóstolo está sendo muito Claro no ensino das naturezas humana e Divina em uma só pessoa explique aos alunos que o apóstolo evidencia com clareza a perfeita união entre a natureza humana e a natureza Divina em Cristo coexistindo harmoniosamente
em uma só pessoa essa passagem é parte de um provável hino que os primeiros cristãos cantavam nos cultos e o apóstolo Paulo a inseriu nessa epístola aos Filipenses os alunos precisam entender que esse o texto reflete a exaltação de Cristo pelos primeiros cristãos destacando sua centralidade na fé e expressando tanto a profundidade teológica quanto a devoção que permeavam suas adorações o termo grego morfe forma usado pelo Apóstolo Paulo sendo em forma de Deus versículo p 6 indica Essência imutável Portanto ele jamais deixou de ser Deus você po de explicar aos alunos que o termo enfatiza
uma essência eterna e imutável destacando que sua divindade permanece absoluta e inalterada em qualquer circunstância mesmo ao assumir a humanidade revelando assim a plena Harmonia entre suas duas naturezas as heresias contra o ensino bíblico da dupla natureza de Jesus tópico dois Quem foi nestório subtópico 2.1 ele foi bispo de Constantinopla entre 428 431 nestório discordava do título dado a Maria defendido por Cirilo de Alexandria 376 444 Mãe de Deus em grego teoto literalmente portadora de Deus explique aos seus alunos que nestório Bispo de Constantinopla entre 428 e 431 questionava o título mãe de Deus tecos
atribuído a Maria argumentando que ela deveria ser chamada apenas de mãe de Cristo uma posição que gerou intenso debate com Cirilo de Alexandria 376 444 defensor do título que afirmava a plena divindade de Jesus desde sua concepção ele sugeriu receptora de Deus ou crocos mãe de Cristo sim Maria é mãe do Jesus humano Capítulo 2 Versículo 11 13 14 20 21 vamos para a referência de Mateus Capítulo 2 Versículo 11 Mateus capítulo 2:11 diz assim e entrando na casa acharam o menino com Maria sua mãe e prostrando-se o adoraram e abrindo os seus tesouros lhe
ofertaram dádivas Ouro Incenso E Mirra vamos continuar o texto de onde paramos e não Mãe de Deus visto que Deus é eterno Salmos 90 2 93 2 Isaías Capítulo 40 Versículo 28 para que seus alunos compreenda isso vamos explicar que o conceito de receptora de Deus ou crist tocos mãe de Cristo sugere que Maria é mãe de Jesus enquanto ser humano mas não de Deus em sua essência eterna isso porque na teologia Cristã Deus é considerado eterno sem começo nem fim assim Maria é reconhecida como mãe de Jesus em sua forma humana o filho de
Deus encarnado mas não como Mãe de Deus em sua divindade eterna esse entendimento é baseado em passagens bíblicas como as de Mateus que falam de Maria como mãe de Jesus e também em versículos que destacam a eternidade de Deus a expressão adotada por Cirilo era uma contradição em si mesma aqui a expressão defendida por Cirilo parecia contraditória pois unia o conceito de Maria uma criatura limitada no tempo ao título de mãe de Deus que remete à eternidade e imutabilidade Divina embora a posição de nestório fosse bíbl e teologicamente correta a popularidade do termo Mãe de
Deus de Cirilo impediu oito do termo e da explicação de nestório os alunos devem compreender que apesar de a posição de nestório ser biblicamente E teologicamente fundamentada a ampla aceitação e popularidade do título Mãe de Deus defendido por Cirilo acabaram prevalecendo dificultando a adoção e reconhecimento das ideias de nestório a preocupação dele era menos com a mariolatria e mais as ideias do arianism aupe estar mais relacionada com o arianismo uma heresia cristã que negava a divindade plena de Jesus Cristo considerando-o como um ser criado e subordinado ao pai em vez de ser eternamente igual a
ele no caso da mariolatria o risco seria exagerar o papel de Maria colocando-a em uma posição que poderia obscurecer a verdadeira natureza de Cristo no contexto do arianismo a ênfase em Maria como Mãe de Deus poderia em algumas interpretações sugerir que Jesus fosse de alguma forma inferior a Deus ou que sua divindade fosse uma característica adquirida e não eterna esse tipo de pensamento seria problemático dentro da doutrina Cristã Ortodoxa que afirma que Jesus é plenamente Deus e plenamente homem desde a sua concepção e sua divindade não tem início nem fim por isso a expressão crocos
mãe de foi defendida para preservar a ideia de que Maria é a mãe de Jesus enquanto ser humano mas sem implicar que ela seja mãe da divindade eter de Cristo o que aud apr da unidade da trindade e da pl divindade e humanidade de Jesus se tiver alguma dúvida sobre esse tpico deixe nos comentários será um prazer te esclarecer com mais detalhes e tirar suas dúvidas e não esqueça de se inscrever no nosso canal nestorianismo subtópico 2.2 nestório defendia a formulação dos pais nenos a divindade de Cristo e a humanidade definida no credo nisseno constantinopolitano
em 381 os alunos devem compreender que nestório sustentava os ensinamentos dos Pais nenos reafirmando de maneira clara e fiel a plena divindade e humanidade de Cristo conforme definido no Credo nisseno constantinopolitano de 381 como base sólida da ortodoxia cristã segundo o pensamento nestoriano as duas naturezas de Cristo a humana e a divina eram duas pessoas explique aos seus alunos que a visão nestoriana sugeria uma separação entre a divindade e a humanidade de Cristo tratando-as como identidades distintas de forma cooperativa mas não plenamente unificadas esse entendimento levantou preocupações teológicas pois comprometia a integridade da união entre
as duas naturezas e sua relevância para o plano da salvação Essa foi a acusação contra ele a ilustração nestoriana era a comparação de marido e mulher serem uma uma só carne Gênesis Capítulo 2 Versículo 4 Vamos para a referência GES 24 Estas são as origens dos céus e da terra quando foram criados no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus aqui a visão nestoriana ilustrava a relação entre as naturezas divina e humana de Cristo com a união entre marido e mulher descrita como sendo uma só carne Gênesis 2:4 enfatizando uma
conexão próxima mas sem plena fusão essa alegada afirmação nestoriana foi considerada heresia pelo Concílio de Éfeso em 431 ele foi condenado por esse Concílio que o declarou herge e o Imperador o exilou explique aos seus alunos Que afirmação nestoriana se referia à ideia de nestório Patriarca de Constantinopla que ensinava que em Jesus Cristo existiam duas pessoas separadas uma humana e uma divina para ele Maria seria mãe apenas da pessoa humana de Jesus portanto chamada de crist tocos mãe de Cristo e não da pessoa Divina isso contradizia a doutrina Cristã tradicional que afirma que Jesus é
uma única pessoa tanto Divina quanto humana desde sua concepção essa visão foi considerada heresia no Concílio de Éfeso em 431 que reafirmou a doutrina Ortodoxa de que Maria é tecos ou seja Mãe de Deus porque ela gerou a pessoa única de Jesus que é Deus encarnado o Concílio de Éfeso declarou na histório herge por dividir a natureza de Cristo em duas pessoas e como consequência o Imperador o exilou se ficou alguma dúvida não hesite de nos deixar um comentário será um prazer responder e tirar a suas dúvidas Vamos para o próximo subtópico monofisismo subtópico 2.3
o termo vem de duas palavras gregas monus único e fisis natureza Seu principal expoente foi eutico também conhecido como euque precisamos fazer com que os alunos entendam que o termo monofisismo é derivado de duas palavras gregas monos que significa único ou um e fisis que significa natureza ou substância assim monofisismo refere-se à doutrina que afirma que em Jesus Cristo existe somente uma natureza esse conceito foi desenvolvido por algumas correntes cristãs especialmente pelos seguidores de eutiques no século V segundo essa visão a natureza humana de Cristo teria sido absorvida ou consumida pela sua natureza Divina de
modo que Cristo teria apenas uma natureza Divina sem a coexistência de uma natureza humana distinta para os monofisitas a humanidade de Cristo foi transformada na divindade deixando de ser plenamente humana no entanto essa ideia foi considerada herética pela igreja que durante o Concílio de calcedônia 451 reafirmou a doutrina Ortodoxa de que Cristo é uma única pessoa com duas naturezas divina e humana inteiramente completas e sem confusão alteração ou separação essa definição foi adotada para preservar tanto a plena divindade quanto a plena humanidade de Cristo que são essenciais para a salvação já que Cristo sendo Deus
e homem poderia representar a humanidade diante de Deus e redimir a criação Portanto o monofisismo foi rejeitado porque distorcia a doutrina Cristã de Cristo como Deus encarnado plenamente Deus e plenamente homem ao mesmo tempo como ensinado pela igreja desde des os primeiros concílios ecumênicos essa doutrina afirma que as duas naturezas de Cristo são fundidas em uma só natureza amalgamada explique aos seus alunos que essa doutrina sustenta que as duas naturezas de Cristo foram fundidas em uma única natureza amalgamada eliminando a distinção entre a humanidade e a divindade resultando em uma essência única após a Encarnação
o sentido de amalgamar não o de unir não se trata de União mas mistura fusão assim seria uma só natureza híbrida nem totalmente Deus e nem totalmente homem os alunos precisam entender que quando falamos que as naturezas de Cristo foram amalgamadas no monofisismo não estamos falando de uma união entre duas naturezas distintas como o cristianismo ortodoxo ensina mas sim de uma mistura ou fusão das naturezas divina e humana A ideia é que as duas naturezas se fundem em uma só criando algo híbrido nem totalmente Divino nem totalmente humano uma boa maneira de entender isso é
pensar em misturar chocolate e leite quando você mistura os dois O resultado é algo novo mas não é mais o leite puro nem o chocolate puro a natureza divina e a natureza humana de Cristo seriam então mistur de maneira que o resultado não seria plenamente Deus nem plenamente homem mas algo no meio o problema dessa visão é que ela perde o equilíbrio de Cristo ser totalmente Deus e totalmente homem ao mesmo tempo no entanto a doutrina Cristã Ortodoxa diz que as duas naturezas de Cristo A divina e a humana não se misturam dessa forma elas
permanecem distintas e preservam suas identidades mas estão Unidas em uma só pessoa ou seja Cristo é plenamente Deus e plenamente homem sem que uma natureza absorva ou altere a outra essa analogia de misturar em vez de unir pode ajudar os alunos a entenderem que o monofisismo não preserva a totalidade de cada natureza enquanto a doutrina Ortodoxa garante que ambas as naturezas de Cristo são preservadas de forma distinta mas Unidas em uma só pessoa essa doutrina foi condenada no Concílio da calcedônia em 451 os alunos devem entender que a doutrina do monofisismo que afirmava que as
naturezas divina e humana de Cristo se misturavam em uma só foi formalmente condenada no Concílio de calcedônia em 451 nesse Concílio a igreja reafirmou que Cristo é uma única pessoa com duas naturezas distintas uma divina e uma humana essas naturezas são totalmente separadas e preservam sua integridade mas estão Unidas sem confusão mudança divisão ou separação Ou seja no ensino ortodoxo Cristo é plenamente Deus e plenamente homem ao mesmo tempo sem que suas naturezas se confundam ou se alterem o Concílio de calcedônia deixou claro que qualquer ideia que misturasse ou alterasse as naturezas de Cristo era
errada garantindo a fé correta sobre quem Cristo é a ilustração o bronze é uma liga de cobre e estanho de modo que nem é cobre e nem estanho mas outro metal quanto a cor verde é uma mistura das cores azul e amarela para explicar isso de forma simples aos alunos você pode usar as ilustrações de BR anal para mostar a diferença entre mistura e união bronze o bronze é uma liga formada pela mistura de cobre e estanho quando você mistura esses dois metais ele se Torn algo novo o bronze mas no bronze não existe mais
cobre puro nem estanho puro é algo diferente que não é totalmente cobre nem totalmente estanho mas sim uma combinação dos dois cor verde a cor verde é uma mistura de azul e amarelo quando você mistura essas duas cores você cria o verde porém o verde não é completamente Azul nem completamente amarelo é uma nova cor que vem da combinação das duas agora no caso de Cristo a doutrina Ortodoxa ensina que as naturezas divina e humana de Cristo não se misturam como no bronze ou na cor verde elas permanecem distintas e mas Unidas em uma só
pessoa Cristo é plenamente Deus e plenamente homem sem que suas naturezas se confundem anudar conito de mistura como no na verde e união sema como naod deist mostando que emist as naturezas são preservadas de forma distinta sem se fundirem em algo diferente [Música] assim como o bronze não é cobre e nem estanho e o verde não é azul e nem amarelo da mesma forma de acordo com eutico as naturezas de Cristo não são Divina nem humana para que seus alunos compreenda isso vamos explicar que a fusão das duas naturezas de Cristo resultaria em algo completamente
novo uma essência única e híbrida que não seria plenamente Divina nem plenamente humana mas uma natureza distinta resultante da mistura dessas duas para ele a natureza divina e a natureza humana de Cristo se fundiram de tal forma que deixariam de existir separadamente criando uma nova substância diferente de ambas B resposta bíblica segundo a Bíblia o Senhor Jesus é perfeito quanto à divindade e perfeito quanto à humanidade Romanos Capítulo 9 Versículo 5 Filipenses Capítulo 2 do 5 ao 11 referência Romanos 9:5 diz assim dos quais são os pais e dos quais é Cristo segundo a carne
o qual é sobre todos Deus bendito eternamente Amém para que seus alunos compreenda isso vamos explicar que segundo a Bíblia o Senhor Jesus é perfeito tanto em sua divindade quanto em sua humanidade a escritura ensina que ele é plenamente Deus e plenamente homem sem qualquer confusão entre as duas naturezas Romanos 9:5 afirma deles são os patriarcas e deles segundo a carne veio Cristo que é Deus sobre todos bendito para sempre amém neste Versículo Paulo destaca que Cristo enquanto homem veio da linhagem dos patriarcas mas também tamb é Deus sobre todos reconhecendo sua divindade Filipenses 2:51
descreve a humildade de Cristo ao se fazer homem mas também enfatiza sua natureza divina ele embora sendo em forma de Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que se devia aferrar antes a si mesmo se esvaziou tomando a forma de servo tornando-se semelhante aos homens e encontrado na forma humana humilhou-se a si mesmo sendo obediente até a morte e morte de Cruz portanto também Deus o exaltou sobre maneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome aqui vemos a Encarnação de Cristo que sendo Deus se fez homem
mas ainda assim após sua humilhação foi exaltado como senhor de tudo mostrando sua perfeição Divina portanto conforme a Bíblia Jesus é perfeito em sua divindade e perfeita em sua humanidade mantendo ambas as naturezas de forma plena e Sem Mistura alguma dúvida até aqui não hesite de nos deixar um comentário apenas nos informe o tópico e subtópico e qual é a sua dúvida será um prazer responder e tirar as suas dúvidas Vamos para o próximo subtópico o Concílio de calcedônia subtópico 2.4 essa a formulação teológica fala das duas naturezas de Cristo em uma só pessoa as
propriedades de cada natureza permanecem intactas concorrendo para formar uma só pessoa e subsistência explique aos seus alunos que essa formulação teológica fala sobre as duas naturezas de Cristo uma divina e uma humana e como essas naturezas estão Unidas em uma única pessoa imagina que você tem duas características diferentes em uma mesma pesso por exemplo uma pessoa pode ser extremamente inteligente e ao mesmo tempo muito gentil essas duas qualidades não se anulam nem se misturam mas estão presentes na mesma pessoa fazendo dela quem ela é da mesma forma as propriedades de cada natureza de Cristo tanto
A Divina quanto a humana permanecem intactas ou seja Cristo é totalmente Deus e totalmente homem sem que suas naturezas se confundam essas duas naturezas não se alteram mas se unem de maneira que formam uma única pessoa Jesus Cristo a divindade de Cristo não desaparece por causa de sua humanidade e sua humanidade não diminui sua divindade elas coexistem de forma misteriosa e perfeita na pessoa de Cristo portanto a teologia Cristã ensina que em Cristo as duas naturezas permanecem intactas mas formam uma única pessoa essa explica simples vai ajudar os alunos a entenderem como as duas naturezas
de Cristo podem coexistir sem se misturar ou perder suas características mas ainda assim formam uma única pessoa não dividido ou separado em duas pessoas mas um só e mesmo filho unigênito Deus verbo Jesus Cristo senhor Clara para os alunos você pode usar uma linguagem simples que destaque a ideia de que Cristo é uma única pessoa apesar de ter duas naturezas A Doutrina Cristã ensina que Cristo não é duas pessoas separadas mas uma única pessoa ou seja Apesar de ele ser plenamente Deus e plenamente homem não se divide em duas pessoas diferentes por exemplo Jesus não
é um Deus separado de um homem mas ele é um só filho o filho unigênito de Deus que é o verbo palavra de Deus encarnado Ou seja a divindade de Cristo e a humanidade de Cristo não formam duas pessoas distintas mas estão Unidas em uma única pessoa Jesus Cristo o senhor Isso significa que em Cristo Deus e homem coexistem na mesma pessoa sem divisão ou separação ele é um só e o mesmo Cristo tanto Divino quanto humano mas não dividido essoas essa explicação deixar claro que segundo a teia Cristã Cristo é pessoa única e Embora
tenha Nature ess naturezas não Emo em um únic Cristo o f unigo a Encarnação do verbo não é uma conversão ou transmutação de Deus em homem e nem de homem em Deus precisamos fazer com que os alunos entendam que a Encarnação do verbo Jesus Cristo não significa que Deus se transformou em homem nem que o homem se transformou em Deus em vez disso a Encarnação é a união das duas naturezas divina e humana em uma só pessoa isso quer dizer que quando Deus se fez homem em Jesus ele não deixou de ser Deus para se
tornar homem nem o homem que ele se tornou deixou de ser humano para ser Deus em vez disso as naturezas divina e humana de Cristo coexistem na mesma pessoa sem que uma substitua ou mude a outra por exemplo imagine um Marco que une Dois caminhos mas cada caminho continua sendo o que era antes só que agora estão conectados da mesma forma Cristo é plenamente Deus e plenamente homem e essas duas naturezas estão Unidas mas não se Transform uma na outra portanto a Encarnação do verbo não é uma conversão de Deus em homem ou de homem
em Deus mas União perfeita dessas duas naturezas na única pessoa de Jesus Cristo essa explicação ajuda os alunos a entenderem que a Encarnação de Cristo não é uma troca de naturezas sim uma união delas mantendo intactas tanto a natureza Divina quanto a humana de Cristo a distinção é precisa entre natureza e pessoa diz o documento a união dessas duas naturezas é permanente como resultado da Encarnação para explicar isso de forma Clara e acessível aos seus alunos você pode usar uma abordagem simples destacando a diferença entre natureza e pessoa e a ideia de que a união
das duas naturezas de Cristo é permanente a distinção entre natureza e pessoa muito a doutrina Cristã sobre Cristo A natureza é o que algo é por exemplo a natureza Divina de Deus ou a natureza humana de um ser humano enquanto a pessoa é quem algo é ou seja quem possui aquela natureza quando dizemos que Cristo tem duas naturezas uma divina e uma humana estamos dizendo que Jesus é totalmente Deus e totalmente homem mas essas duas naturezas não se misturam ou se confundem ou seja ele não é metade homem e metade Deus mas plenamente Deus e
plenamente homem ao mesmo tempo a união dessas duas naturezas em Cristo é permanente ou seja não é algo temporário mas uma união que permanecerá para sempre desde que o verbo de Deus Jesus se fez carne na Encarnação ele não deixou de ser Deus para se tornar homem nem deixou de ser homem para ser Deus as duas naturezas permanecem Unidas em uma única pessoa Jesus Cristo e essa união é permanente em outras palavras Jesus é uma pessoa que tem duas naturezas distintas E essas naturezas não se separam ou se transformam mas estão Unidas de forma eterna
e indissolúvel essa explicação vai ajudar os alunos a entenderem que enquanto as naturezas de Cristo divina e humana são distintas elas estão permanentemente Unidas na pessoa de Jesus Cristo de acordo com a doutrina Cristã Antes de iniciar eu precisei fazer uma alteração na referência a lição está trazendo Isaías 9:5 mas o texto mais coerente para essa interpretação é Isaías 96 então minha explicação será em cima de Isaías 9:6 e não Isaías 9:5 o documento é uma interpretação precisa das escrituras Isaías 9:6 João 10:30 37 Vamos ler a referência Isaías 96 diz assim porque um menino
nos nasceu um filho se nos deu e Principado está sobre os seus ombros e o se nome será maravilhoso conselheiro Deus forte pai da eternidade prncipe da Paz para explicar isso aos alunos de Mane clara e objetiva você pode destar que o documento que eles estão estudando faz uma interpretação fiel e precisa das escrituras o documento que estamos estudando é uma interpretação precisa das escrituras ou seja ele se baseia diretamente no que a Bíblia ensina sobre a pessoa de Cristo Ele não inventa novas ideias mas busca entender e explicar o que a Bíblia já diz
de forma Clara por exemplo em Isaías 96 O Profeta fala sobre o Messias dizendo que ele será maravilhoso conselheiro Deus forte pai da eternidade príncipe da paz isso revela que o Messi que mais tarde seria identificado Como Jesus possui atributos divinos ele é chamado de Deus forte o que afirma sua divindade além disso em João 10:30 37 Jesus diz eu e o pai somos um esse versículo confirma a unidade de Cristo com Deus Pai mostrando que Jesus é Divino igual ao pai mas também mantém sua identidade como filho de Deus Jesus afirma claramente sua divindade
o que os judeus da época entenderam como uma afirmação de igualdade com Deus Portanto o documento que estamos estudando interpreta esses e outros versículos da Bíblia para confirmar a fé cristã de que Cristo é tanto Deus quanto homem com base no que as escrituras nos ensinam de forma Clara e consistente essa explicação ajuda os alunos a verem que a interpretação do documento está diretamente fundamentada na Bíblia e que ele busca explic aa deo de Mane Fi e precis alguma DVA até aqui se ti deix coment umer responder e tiar suasvidas agora vamos para próximo tpic
per dessas heresi naidade tpico os monofisitas subtópico 3.1 quando a doutrina monofisista foi rejeitada juntamente com o nestorianismo houve reação para explicar isso aos seus alunos de forma simples e Clara você pode usar a ideia de que a reação foi uma tentativa de encontrar o equilíbrio correto entre as diferentes interpretações sobre a natureza de Cristo quando a doutrina monofisista e o nestorianismo foram rejeitados pelos concílios da igreja como o Concílio de calcedônia em 451 houve uma reação essa reação foi uma tentativa de encontrar o ponto de equilíbrio entre as diferentes visões sobre as duas naturezas
de Cristo O monofisismo afirmava que as duas naturezas de Cristo divina e humana se misturavam em uma única natureza o nestorianismo ensinava que Cristo tinha duas pessoas separadas uma divina e uma humana a reação que surgiu após a rejeição dessas doutrinas foi uma ênfase em manter as duas naturezas de Cristo divina e humana intactas mas Unidas de maneira indissolúvel em uma única pessoa isso se tornou a doutrina Ortodoxa ou correta da igreja que afirma que Cristo é plenamente Deus e plenamente homem ao mesmo tempo sem mistura separação ou divisão portanto a reação foi fortalecer a
ideia de que Cristo é uma única pessoa com duas naturezas distintas mas Unidas em perfeita Harmonia como ensina o Concílio de calcedônia essa explicação ajuda os alunos a entenderem que a reação foi uma correção das duas visões extremas monofisismo e nestorianismo buscando afirmar uma doutrina equilibrada que respeitasse a plena humanidade e a plena divindade de Cristo Jacó bar Deus 500 578 um monge Sírio liderou o grupo monofisista e preservou a tradição Ciro monofisista conhecida como tradição jacobita para explicar isso de forma Clara aos seus alunos você pode contextualizar o papel de Jacó para Deus na
história do monofisismo e sua contribuição para a tradição jacobita Jacó bar Deus foi um monge Sírio que viveu entre 500 e 578 e teve um papel muito importante na preservação e expansão da tradição monofisista especialmente entre as comunidades sírias ele se tornou um dos principais líderes do movimento monofisista que acreditava que em Cristo havia somente uma natureza uma natureza Divina que absorvia totalmente a humana quando o Concílio de calcedônia em 451 rejeitou a doutrina monofisista e proclamou que Cristo tinha duas naturezas divina e humana muitos grupos especialmente em áreas do oriente não aceitaram essa decisão
foi aí que Jacó bar Deus se destacou como líder preservando e defendendo a visão ele fundou a tradição jacobita que ficou conhecida como a tradição Ciro monofisista esse movimento não só preservou a crença nas naturezas de Cristo Unidas em uma só pessoa mas também se espalhou por várias regiões da sria e do oriente médio hoje as igrejas que seguem essa tradição são chamadas de igrejas jacobitas ou igrejas Sírio ortodoxas e elas continuam a manter as doutrinas defendidas por Jacob para Deus essa explicação ajuda a entender o papel de Jacó bar Deus como um líder importante
do monofisismo e como preservou essa Tradição ao longo do tempo influencias igas até hoje e seus seguidores rejeitaram a decisão do conclio de calcedônia quem são eles hoje são as igrejas ortodoxas cóptica armia abia e jacobitas para explicar isso aos seus alunos de forma Clara você pode explicar que Jacó bar Deus e seus seguidores Foram contra a decisão do Concílio de calcedônia e como suas crenças influenciaram várias tradições de igrejas que existem até hoje como eu expliquei agora a pouco Jacob bar Deus e seus seguidores os monofisistas rejeitaram a decisão do Concílio de calcedônia de
451 que afirmava que Cristo tinha duas naturezas uma divina e uma humana Unidas em uma única pessoa em vez disso eles continuaram a afirmar que Cristo possuía uma única natureza Divina que absorvia completamente a natureza humana esses seguidores de Jacó barade Deus formaram uma tradição religiosa que perdura até hoje em algumas igrejas as igrejas que seguem essa tradição monofisista são chamadas de igrejas ortodoxas orientais e incluem Igreja Ortodoxa copta Egito igreja Armênia Apostólica igreja etíope abissínia igreja Síria jacobita essas igrejas apesar de compartilharem a doutrina monofisista tem tradições litúrgicas e estruturas de liderança próprias elas
não aceitaram a doutrina de calcedônia e continuam a seguir a linha de pensamento defendida por Jacó para Deus então ao estudarmos essas igrejas hoje podemos ver como a tradição monofisista de Jacó bar Deus ainda influencia milhões de cristãos ao redor do mundo especialmente no ori médio e na África essa explicação ajudará os alunos compreenderem a ância histórica decó para Deus e como ele e seus seguidores influenciaram o desenvolvimento de várias tradições de igrejas cristãs ainda presentes em várias partes do mundo é importante conhecer a cristologia dessa tradição Cristã e saber como responder seus questionamentos e
sobretudo conservar a fé no Jesus o Deus que se fez homem o Emanuel deus conosco Mateus Capítulo 1 Versículo 23 o Deus que se manifestou em carne Primeira Timóteo Capítulo 3 Versículo 16 vamos para a referência primeiro Timóteo 3 16 diz assim e sem dúvida alguma Grande É O Mistério da Piedade aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito visto dos Anjos pregado aos gentios crido no mundo e recebido acima na glória para explicar isso aos seus alunos de maneira clara e prática você pode destacar a importância de compreender a cristologia dessa tradição
a necessidade de saber como responder aos questionamentos e por fim manter a fé em Cristo como Deus e homem é fundamental que entendamos a cristologia das diferentes tradições cristãs como a tradição monofisista para que possamos responder aos questionamentos e discussões que surgem sobre a natureza de Cristo por exemplo os monofisistas acreditam que Cristo tem uma única natureza divina e rejeitam a ideia de que ele tenha duas naturezas divina e humana como a gente já comentou aqui conhecer as doutrinas dessas tradições nos ajuda a entender melhor o ponto de vista deles mas também nos dá a
base para afirmar com convicção o que acreditamos por isso é importante que ao discutirmos com eles ou qualquer outra tradição saibamos explicar a nossa fé em Jesus Cristo o Deus que se fez homem o Emanuel deus conosco como está escrito em Mateus 1:23 além disso a fé cristã afirma que Jesus é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem como expressado em primeiro Timóteo 31 que diz Deus se manifestou em carne Esta é a base da nossa cristologia jesus é o Deus encarnado que veio ao mundo para nos salvar sendo ao mesmo tempo Divino e humano portanto ao
conhecermos essas diferenças e as diversas tradições cristãs podemos ser mais preparados para responder aos questionamentos mesmo tempo manter firmes nossa fé no Jesus que é Deus e homem como revelado nas escrituras essa explicação ajuda a mostrar a importância de entender a cristologia das outras tradições e a defender nossa fé em Cristo com base nas escrituras Especialmente nos versículos que afirmam sua divindade e Humanidade em caso de dúvida não hesite de nos deixar um comentário apenas nos informe o subtópico E qual é as suas dúvidas saiba que será um prazer responder-lhe e tirar as suas dúvidas
Vamos para o próximo subtópico o kentico subtópico 3.2 do verbo grego kenon significa esvaziar Filipenses 2:7 Vamos ler a referência Filipenses 2:7 diz assim mas aniquilou-se a si mesmo tomando a forma de servo fazendo-se semelhante aos hom H agora vamos voltar Onde paremos na referência a doutrina quentic afirma que Jesus enquanto esteve na terra esvaziou a si mesma dos atributos divinos para explicar a doutrina quentic de forma Clara para os seus alunos você pode usar a ideia de esvaziamento de Jesus de seus atributos divinos sem que ele deixasse de ser Deus o termo quenose vem
do verbo grego kenou que significa esvaziar essa ideia está em Filipenses 2:7 onde Paulo diz que Jesus se esvaziou ou seja ele abriu mão de certos atributos divinos enquanto esteve na terra a doutrina kenótico continuasse sendo Deus não usou plenamente seus atributos divinos como onisciência onipotência e onipresença para viver como um ser humano em outras palavras ele se esvaziou de sua glória divina e se tornou completamente dependente de Deus Pai vivendo como um homem por exemplo Jesus sentia fome dor e cansaço como qualquer ser humano ele não usou seu poder divino para escapar dessas limitações
humanas a doutrina quentic então ensina que ao viver na terra Jesus escolheu não exercer plenamente seus atributos divinos para entar plenamente a condição humana e cumprir sua missão de salvação isso não significa que Jesus deixou de ser Deus Ele sempre foi Deus mas escolheu não manifestar sua divindade de forma plena enquanto estava aqui para se identificar totalmente conosco e Realizar sua obra Redentora essa explicação ajuda os alunos a entenderem que a doutrina quentic não nega a divindade de Cristo Mas enfatiza que Jesus voluntariamente abriu mão de seus atributos divinos ao se tornar humano para cumprir
sua missão na terra de forma verdadeira e completa são duas linhas principais o verbo possuía os atributos divinos mas escolheu não os usar e as prerrogativas da deidade foram usadas mas na submissão do pai e na direção do Espírito Santo para explicar isso de forma Clara para os seus alunos você pode dividir as duas linhas principais da doutrina kenótico tem duas linhas principais que tentam explicar como Jesus sendo Deus se esvaziou de certos atributos divinos enquanto esteve na terra vamos ver essas duas linhas de forma simples primeiro Jesus possuía os atributos divinos mas escolheu não
usá-los a primeira linha da doutrina kenótico Jesus sendo plenamente Deus tinha todos os atributos divinos como onipotência poder absoluto onisciência sabedoria infinita e onipresença capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo mas escolheu não usá-los enquanto estava na terra isso significa que ele não usou esses poderes divinos em sua vida diária por exemplo ele não usou sua onipotência para evitar o sofrimento nem usou sua onisciência para saber tudo o que aconteceria Jesus escolheu viver de forma humana com as limitações que nós temos como fome dor e cansaço para cumprir sua missão de salvação
segundo as prerrogativas da deidade foram usadas mas sempre em submissão ao pai e direção do Espírito Santo a segunda linha afirma que embora Jesus fosse Deus ele ainda usava suas prerrogativas divinas mas sempre em total ao pai e so a direção do Espírito Santo em outras palavras Jesus não fez nada por conta própria mas sempre buscava a vontade do pai e era guiado pelo Espírito Santo em suas ações isso é importante porque mostra que mesmo tendo os atributos divinos Jesus estava em Total obediência ao pai e agia em harmonia com o Espírito Santo sem agir
de forma independente ou egoísta resumo para os alunos Então as principais ideias da doutrina quentic São Jesus tinha atributos divinos Mas escolhe não usos para for humana quando Jes suog fepre toal submissão ao eado p espito s lin most Como Jesus sendo Deus vi de forma humilde e obediente sem fazer uso de seus poderes divinos de forma independente para que pudesse cumprir a missão de salvar a humanidade entendemos que sem atributos divinos Jesus é menos que Deus o kenosis é o esvaziamento de Cristo para explicar isso de forma Clara e acessível aos seus alunos você
pode destacar a diferença entre esvaziamento kenosis e perda da divindade mostrando que Jesus continuou sendo Deus mesmo ao se esvaziar a Bíblia ensina que Jesus é totalmente Deus e totalmente homem mas se Jesus abrisse mão de seus atributos divinos ele deixaria de ser Deus o que seria impossível Então como entender o que significa o esvaziamento que nozes de Cristo primeiro Jesus não perdeu sua divindade ele continuou sendo Deus o tempo todo segundo ele escondeu sua glória Divina em vez de manifestar seu poder de forma plena Ele viveu como homem terceiro Ele se fez dependente do
pai e do Espírito Santo ele realizou Milagres e ensinou com autoridade mas sempre em obediência ao pai e pelo poder do Espírito Santo uma analogia para ajudar a entender Imagine que um rei poderoso decide viver como um cidadão comum por um tempo ele não deixa de ser rei Mas escolhe não usar sua coroa seu trono e seu exército ele continua sendo o mesmo Rei mas agora vive como um de seus súditos assim Jesus não perdeu seus atributos divinos mas optou por não usá-los livremente vivendo como um de nós para nos salvar essa explicação ajuda os
alunos a compreenderem que Jesus nunca deixou de ser Deus mas que no kenosis ele escolheu não usar seus atributos divinos de forma independente vivendo plenamente como humano para cumprir sua missão de Isso foi uma condição para o seu Messi e por isso ele abriu mão de sua glória Celeste João Capítulo 17 Versículo 5 Vamos ler a referência João 175 diz assim e agora glorifica tu ó pai junto de ti mesmo com aquela Glória que tinha contigo antes que o mundo existisse para explicar isso aos seus alunos de forma Clara você pode destacar que abrir mão
da Glória Celeste foi uma condição para o seu Messi para cumprir sua missão como Messias Jesus Abriu mão da manifestação plena de sua glória Celestial enquanto esteve na terra ele veio como servo Vivendo em humildade para realizar a redenção da humanidade Isso mostra que Jesus já possuía a glória Divina antes da criação mas ao se encarnar escolheu não manifestá-la plenamente essa renúncia temp horária foi essencial para que ele vivesse como homem e cumprisse seu papel como salvador após sua ressurreição e ascensão ele retornou à sua glória eterna sendo exaltado à direita do pai uma maneira
simples de entender isso é imaginar um rei que para salvar seu povo decide viver como um cidadão comum sem seus trages reais e sem a exibição de sua autoridade mas sem deixar de ser rei assim Jesus velou sua glória mas nunca perdeu sua divindade Jesus revelou sua natureza Divina quando esteve na terra ele agiu como Deus pois perdoou pecados Marcos 257 Lucas 7:48 recebeu a adoração Mateus 82 918 152 João 9:38 repreendeu A Fúria do mar Mateus 8:26 27 Marcos 4:39 somente Deus tem esse poder Salmos 657 899 para expar isso aos seus alunos de
forma Clara você pode destacar que Jesus revelou sua natureza Divina através de suas ações e autoridade sobre o perdão a adoração e a natureza embora Jesus tenha vivido como homem na terra ele revelou sua divindade em diversas ocasiões demonstrando atributos que pertencem exclusivamente a Deus Jesus perdoou pecados algo que somente Deus pode fazer Marcos 257 Jesus disse ao paralítico filho os teus pecados estão perdoados os escribas questionaram quem pode perdoar pecados senão Deus Lucas 7:48 Jesus disse à mulher pecadora os teus pecados estão perdoados demonstrando sua Autoridade Divina Jesus recebeu adoração a Bíblia ensina que
somente Deus pode ser adorado e Jesus aceitou essa adoração sem repreender as pessoas Mateus 82 918 1525 pessoas se prostraram diante dele em adoração João 938 o homem curado da cegueira disse eu creio Senhor e o adorou Jesus demonstrou poder sobre a natureza algo que o Salmo 657 e o Salmo 899 afirmam ser exclusivo de Deus Mateus 8:26 27 Marcos 4:39 Jesus repreendeu a tempestade e o mar imediatamente se acalmou deixando os discípulos admirados quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem Jesus não apenas afirmou ser Deus mas demonstrou sua divindade
por meio de suas ações ele perdoou pecados recebeu adoração e mostrou autoridade sobre a natureza algo que somente Deus pode fazer essa explicação ajudará os alunos a entenderem que Jesus revelou sua divindade não apenas por palavras mas por atos concretos confirmando que ele é verdadeiramente Deus em caso de dúvida nos deixe um comentário saiba que será um prazer responder-lhe e tirar as suas dúvidas Vamos para o próximo subtópico mariolatria subtópico 3.3 o catolicismo romano adotou o termo Mãe de Deus de cirilo ou seja um pensamento antibíblico que se desenvolveu numa teologia e permanece até hoje
por conta da sua popularidade explicar isso aos seus alunos de forma Clara você pode destacar que o termo Mãe de Deus surgiu no contexto de debates teológicos e foi adotado pelo catolicismo romano o título Mãe de Deus em grego teot foi defendido por Cirilo de Alexandria no século V durante o debate contra nestório que ensinava que Maria Era apenas mãe da natureza humana de Cristo e não da sua divindade assunto que Já estudamos aqui Cirilo argumentou que Como Jesus é uma única pessoa com duas naturezas divina e humana Maria poderia ser chamada de mãe de
Deus pois ela gerou Jesus que também é Deus esse título foi oficializado no Concílio de Éfeso 431 e mais tarde tornou-se um dos pilares da teologia Mariana no catolicismo romano uma visão crítica dessa doutrina Apesar de sua popularidade ao longo dos séculos o termo Mãe de Deus não apce na Bíblia as escrituras ensinam que Maria foi mãe de Jesus em sua humanidade Mas Deus é eterno e não pode ter sido gerado por um ser humano Salmo 92 Isaías 43:10 o uso desse título ao longo da história contribuiu para o desenvolvimento de doutrinas não bíblicas sobre
Maria como sua Imaculada Conceição intercessão e coroação como Rainha dos céus crenças que não TM fundamento nas escrituras a adoção do título Mãe de Deus pelo catolicismo romano teve origem em debates teológicos antigos e se consolidou pela sua popularidade e aceitação ao long dos séculos no entant biblicamente Maria é a mãe de Jesus o Messias não a mãe da divindade eter essa expli ajudará os alunos a entenderem que termo Mãe de Deus foi uma construção teológica que se tornou tradição mas que deve ser analisado à luz das escrituras aprendemos que o que parece certo e
a escolha Popular nem sempre representam a verdade Atos Capítulo 8 Versículo 9 ao 11 Vamos ler as referências atos 89 e estava ali Um certo homem chamado Simão que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica e tinha iludido a gente de Samaria dizendo que era uma grande personagem atos 8:10 ao qual todos atendiam desde o mais pequeno até ao maior dizendo Este é a grande virtude de Deus atos 8 atendiam a ele porque desdeo tempo os havia iludido Artes mágicas para explicar isso aos seus alunos de fora você pode destacar que a popularidade de uma
ideia não significa que ela seja verdadeir e a Bíblia nos ensina a discernir entre o que é certo e o que é apenas aceito pela maioria muitas vezes o que parece certo ou o que é aceito pela maioria não representa a verdade a Bíblia Nos alerta sobre isso em Atos 8911 que fala sobre Simão O Mago atos 8911 Simão praticava magia como Lemos anteriormente e por isso era admirado pelo povo que dizia que ele tinha o grande poder de Deus muitos acreditavam nele simplesmente porque era popular e fazia sinais impressionant antes mas ele não representava
a verdade de Deus esse exemplo nos ensina que nem tudo o que é amplamente aceito e seguido pelas pessoas está de acordo com a vontade de Deus a verdade não é definida pela opinião da maioria Mas pela palavra de Deus veja como isso pode ser aplicado para os alunos hoje vemos muitas ideias que são populares e parecem corretas Mas não estão de acordo com a Bíblia como cristãos devemos avaliar as crenças tradições e ensinamentos à luz das escrituras para não sermos enganados a história de Simão O Mago mostra que o fato de algo ser aceito
por muitas pessoas não significa que seja verdadeiro a verdade vem de Deus e está revelada na sua palavra e não naquilo que é mais popular ou impressionante essa explicação ajudará os alunos a entenderem que nem tudo o que é aceito pela maioria representa a verdade e que devemos comparar qualquer ensinamento com a Bíblia agora vamos para a conclusão Conclusão o Concílio de calcedônia em 451 reafirma Os dois concílios anteriores o de niceia em 325 e o de Constantinopla em 381 ratificando os credos produzidos por esses conclaves Gerais e estabeleceu definitivamente asas naturezas deo proteger dessas
e de outras heresias é conhecer bem no que acreditamos os ensinos oficiais de nossa igreja e seus respectivos fundamentos bíblicos Isso serve como nosso referencial quando nos deparamos com doutrinas inadequadas inscreva-se no nosso canal aqui você encontrará conteúdos ricos e edificantes para aprofundar seu aprendizado na escola bíblica dominical nossos slides são autoexplicativo e se aando a seu Tex Não deixe de adquirir nossos slides o link está na descrição Não perca nenhuma lição inscreva-se agora e Ative o Sininho para receber todas as atualizações Deus abençoe Professor Cyber até a próxima lição