Cristologia (Parte 2) - Curso de Teologia Básica

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Video Transcript:
[Música] [Música] olá este é o curso de teologia básica do prime de longe vamos continuar nosso estudo a respeito da pessoa de jesus cristo a cristologia relembrando alguns aspectos que já foi abordado ao longo deste curso assim como deus revelou um pouco da sua natureza através dos títulos atribuídos a ele nas escrituras jesus também recebe outras denominações na bíblia por exemplo e manoel filho de davi filho de deus filho do homem salvador príncipe da paz senhor verbo servo dos servos do senhor cordeiro de deus o sumo sacerdote o mediador o pão da vida à luz
à porta o bom pastor a ressurreição ea vida o caminho a verdade ea vida a videira verdadeira rei santo alfa e ômega raiz e geração de davi estrela da manhã rei dos reis e senhor dos senhores estes títulos esses números dizem respeito tanto à sua natureza divina quanto à sua natureza humana essa questão das naturezas ela é tão importante é tão necessário se pensar sobre isso que já no primeiro século os primeiros anos após a formação da igreja início do cristianismo uma heresia muito forte surgiu chamava-se do ceticismo e o apóstolo joão tentou combater isso
ao escrever a sua primeira pistola ele disse o seguinte olha se negar mos ou aquele que nega cristo veio em carne esta é a doutrina do anti cristo ou seja este pensamento que tentava minimizar ou rejeitar que jesus era 100% homem vem carne é demoníaca e é do anticristo porque era necessário que jesus fosse plenamente humano o primeiro ponto que nós podemos ressaltar é que era necessário ter uma obediência representativa jesus funciona como nosso representante obedecendo a deus em todas as coisas no lugar de dão a não falhou e desobedeceu e a bíblia deixa muito
clara em romanos do capítulo 5 esta comparação entre o primeiro homem adão e o segundo adão que cristo jesus ou seja aquilo que eu me falhou no jardim do éden jesus conseguiu realizar plenamente no seu ministério terreno outro aspecto da necessidade de ele ser 100% humano era para ser um sacrifício substitutivo se jesus não fosse homem não poderia ter morrido no nosso lugar e pagar a penalidade de vida o autor de brews vai dizer que convinha aqui em todas as coisas ele jesus se tornar se semelhante aos homens para ser misericordioso fiel sumo sacerdote nas
coisas referentes a deus para fazer propiciação pelos pecados do povo ou seja se não havia sacrifícios e não havia sangue derramado não havia propiciação e para isso acontecer jesus precisava ser homem um outro aspecto importante aqui ele precisava ser um único mediador entre deus e os homens nós estávamos como humanos longe de deus por causa do nosso pecado e jesus se coloca entre nós humano e deus divino e funciona como este mediador primeira timóteo 25 vai dizer que não há nenhum outro mediador não há necessidade de maria não há necessidade de santos necessidade de nenhum
outra pessoa ocupando esta função a função de mediador mostra por que jesus precisava ser plenamente deus e plenamente para comparecer se como sumo sacerdote é outro aspecto ressaltado na bíblia jesus não tivesse sido o homem ele não poderia desempenhar esta função no antigo testamento a imagem de um sacerdote é muito forte porque ele ia levar os pecados os homens e receber perdão de deus e trazia esse perdão de deus até a congregação ou seja jesus como o sumo sacerdote a bíblia nos diz que não dá ordem de arão mas na ordem de melquisedec ele toma
para si esta função como homem ele vai até deus e como deus ele vem até o nome trazendo o perdão ea restauração também jesus precisava ser homem para nos dar exemplo ser um padrão de vida a bíblia fala que nós vamos ser transformados a imagem de cristo ou seja cristo teve uma vida perfeita ele nos dá um exemplo contínuo nós como cristãos precisamos entender a sua função como exemplo para nós ele também tem um padrão estabelecido no seu corpo redimido ou seja jesus é o primeiro jesus vai na frente e mostra que ele recebeu em
corpo incorruptível após a sua ressurreição ele está em glória está em poder e nós também a bíblia afirma e receberemos este corpo seja da humanidade transcendente foi mostrada claramente como promessa para os todos aqueles que crêem em cristo jesus jesus será um homem para sempre ele não abandonou a sua natureza terrena depois da cruz a bíblia fala claramente que na ressurreição ele recebeu este outro corpo se apresentou os discípulos mas preservou as cicatrizes nas suas mãos e no lado ele possuía carne ossos isso tá claro nos relatos do novo testamento ele comia esteve ali partilhando
do pão comendo com as pessoas ou seja ele podia ser reconhecido a sua imagem humana mostrando que esse corpo glorificado é uma promessa importante para a fé cristã jesus homem depois que nós entendemos então a sua humanidade vamos aprofundar um pouco mais esta questão afinal de contas existem mais 200 profecias sobre o messias no antigo testamento cento que durante vários anos da sua vida jesus as cumpriu muitos judeus rejeito até hoje por não ter cumprido todas essas profecias mas eles não entendem que algumas ainda estão reservados para a segunda vinda de jesus para reinar sobre
a terra um reino messiânico será abordado na próxima lição é um aspecto fundamental do entendimento da pessoa de jesus como rei dos homens o nome jesus significa jeová é a salvação ea forma que nós usamos é na verdade uma corruptela grega para o nome de josué que tem o mesmo sentido cristo não é o seu sobrenome mas também um título que significa o ungido sendo a forma grega da palavra messias então quando falamos de jesus cristo nós estamos falando de um homem que representava a salvação de deus e para isso ele foi separado para isso
ele foi ungido como enviado um messias quando nós abordamos as questões dogmáticas o nascimento virginal para nós não é necessário ser debatido porque entendemos pela fé de cristo realmente veio de deus maria foi meramente um instrumento para que isso acontecesse mas a bíblia enfatiza que ainda assim existe a necessidade de se apresentar uma genealogia ou seja da onde jesus homem veio e essa genealogia é mostrada tanto para a parte de mair quanto pela parte de josé se nós atentarmos lá para o início de mateus vemos que existem 41 homens levando essa tecnologia até abraão e
lucas enfatiza a genealogia paterna com 77 nomes indo até a dom ou seja jesus homem não está solto trio tinha uma família ele tinha uma ascendência e ele possuía todas as características de um ser humano normal ele possui um corpo humano ele se desenvolveu no ventre ele viveu uma vida com uma criança judia tendo que aprender a lei tendo que fazer todos os virtuais têm para participar das festas se apresentado no templo como um homem e mais tarde vem trazendo aspectos humanos na sua convivência com deus e nos deus jesus também possui uma mente humana
ele crescia em sabedoria nos diz a bíblia significa que ele passou por um processo de aprendizado então talvez como as escolas que nós temos hoje mas dentro daquilo que o ser humano precisa para se desenvolver e ele aprendeu a falar possivelmente outras línguas e conviver com as pessoas que estavam ali sendo submisso aos seus pais jesus possui a alma ou espírito e emoções humanas existe vários indicativos de que jesus possui a alma ou no espírito por exemplo logo essa sua crucificação a bíblia fala que a sua alma estava angustiado mas não escreve no mesmo capítulo
que ele estava angustiado em espírito seja como for é claro no relato dos evangelhos que jesus sentia emoções tristeza angústia alegria indignação ira e emoções como chorar quando nós vemos a maneira com que jesus se relacionava com as pessoas ao seu redor vemos que todos ouviam eo e reconheciam como um homem e isso de certa maneira atrapalhou o seu ministério por exemplo nazaré a cidade onde ele cresceu pois muitos olhavam pra ele e devia não mais do que o filho do carpinteiro quando analisamos os título filho do homem também percebemos a importância que o próprio
jesus dá a esse entendimento o termo filho do homem há muitos debates mas precisamos entender que não é necessariamente a ideia que temos no português para um novo testamento filho do homem é algo que remete à profecias que remete a um termo usado para os profetas do antigo testamento cristo usou essa expressão para se identificar diante dos seus discípulos quando a bíblia enfatiza a humanidade de cristo ela disse que ele se fez carne e habitou entre os homens para os judeus era o resgate daquilo que daniel ezequiel haviam visto e relatado em seus livros o
próprio jesus disse que era homem mas um aspecto distintivo joão 6 62 diz que o filho do homem subirá para o lugar aonde primeiro estava quando estevam tem a visão que jesus ao ser apedrejada ele fala que via o filho do homem à destra de deus todos esses aspectos reforçam aquilo que cristo tentou ensinar para os judeus ele era o messias ele estava cumprindo algo que estava pré-determinado mas para isso precisava se fazer homem a habitar entre eles sem abrir mão de ser plenamente em deus a teologia quando fala do ministério de cristo ela dá
uma ênfase muito grande aos seus ofícios ou seja ele veio como merecia para os judeus e desenvolveu três cargos muito importantes que o povo de israel reconhecia e nós também como cristãos reconhecemos os ofícios de profeta de sacerdote e direi eram ofícios diferentes o profeta falava as palavras de deus ao povo o sacerdote como já vimos oferecia sacrifícios orações e louvores em favor do povo diante de deus e o rei governava o povo como representante do próprio deus vamos pensar um pouco em cristo como profeta o antigo testamento previa que jesus seria um profeta e
ele é identificado como tal pelas escrituras o próprio jesus afirmou ser profeta e dizia para aqueles homens que estavam ao seu redor as palavras as mensagens revelações que deus que trazia numa atuação profética a atuação de cristo também é profética na sua pregação e no seu ensino então para isso que ele fazia usava parte da palavra revelada de deus e acrescentava ou esclarecida já que a compreensão humana muitas vezes não era incompleta a sua pregação usava diferentes ilustrações e também o método humano de perguntas e respostas porém a característica pior era a autoridade porque ele
falava não vinha de um mero conhecimento humano o cumprimento das profecias que ele fez no seu ministério comprova o seu aspecto profético ou seja ele previu que jerusalém seria destruída cristo morreu aproximadamente no ano 30 ou 33 e jerusalém ver ser destruída no ano 70 e com isso o tempo e tudo aquilo que jesus avisou que iria acontecer aconteceu e muitas das suas promessas para o futuro nós queremos que irão acontecer porque como igreja precisamos reconhecer esse aspecto profético do ministério de cristo cristo como o sacerdote já vimos um pouco do que significa jesus ter
sido o sacerdote ou sumo sacerdote para se apresentar a deus mas no antigo testamento a função sacerdotal é muito mais presente muito mais clara não é necessariamente hoje como nós vemos a figura de um líder religioso um pastor ou um padre ou seja porque o sacerdote fazia algo que era capaz de santificar de purificar as pessoas quando apresentava seus sacrifícios jesus então apresenta o sacrifício que ele mesmo fez na condição de suas e dot traz esse perdão e traz essa purificação para o povo como foi feito isso através do sacrifício sem pecado não mais com
o sangue de animais que era o sacrifício requerido e aceito do antigo testamento mas qual o seu próprio sangue ele também nos dá caminho e nos abre continuamente acesso a deus antigamente somente o sumo sacerdote tinha acesso à parte mais santa do tempo ele podia ver deus ou perceber a presença de deus de uma maneira distinta e voltava para falar para as pessoas como isso acontecia mas hoje nós fazemos orações usamos o nome de jesus e por causa de reconhecimento do seu caráter como profeta podemos ter esse acesso livre até deus e como o sacerdote
jesus continuamente intercede por nós ele ora por nós a bíblia fala através da ação do o espírito santo em nós mostrando que este acesso ao pai se dá pela função sacerdotal por fim vamos pensar em cristo como o rei a profecia de isaías por exemplo fala do nascimento de uma criança que se estabeleceriam um trono esse trono pertencia desde as promessas do antigo testamento a descendência de da via ou seja ele é uma figura de david kahn que reinaria sobre o povo isso ainda não aconteceu de maneira plena embora ele tenha sido aclamado como rei
ele não ocupou a função de e isso somente acontecerá na sua segunda vinda mas desde o anúncio do nascimento de jesus ele é visto como alguém que vinha para tomar o lugar do rei por isso herodes resolveu eliminá-lo temendo que esse reino fosse humano quando jesus falou sobre si mesmo ele disse claramente que era o rei no antigo testamento o rei tinha autoridade para governar toda a nação no novo testamento este reino não é o de israel mas sim de toda a terra sem excluir os judeus jesus não quis tomar sobre se o poder militar
no poder político terreno ele respeitou as autoridades constituídas disse que o povo deveria respeitar a sesa e avisou para pilatos olha o meu reino não é deste mundo mas o reino de jesus é espiritual no céu ele já é rei dos reis e senhor dos senhores em breve voltará para estabelecer plenamente o seu aspecto como rei na segunda vida e no reino concluímos aqui a segunda parte do ensino da cristologia abordaremos alguns aspectos distintos ainda sobre a figura de jesus
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