[Música] olá a todos sejam bem vindos a mais um vídeo do canal literatura fora da escola eu sou professor lucas liberty e hoje nós vamos falar de um livro muito interessante muito bacana que é o auto da barca do inferno um livro que já apareceu em falhas vestibulares tem muita gente que precisa ler no colégio e nas escolas em geral fazer prova então vale a pena você dá uma atenção especial porque aqui nós vamos contar a história explicar analisar a e que esse livro tem de importante porque esse livro é tão lido por que aparece
tanto nos vestibulares nas provas enfim nós estamos falando de gil vicente o gil vicente ao criador do teatro em portugal não é um pensar que nós estamos aqui numa baixa idade média esse livro é datado de 1514 e o gil vicente então ele vai encabeçar aí as duas novas modalidades de teatro que se cria no porto em portugal na idade média em detrimento daquilo que se tinha de teatro até então que era o o cânone classe um clássico na pensão da tragédia na comédia vicente vai bastante nessa onda do que é a sátira portanto a
comédia e vai trazer isso pra localização medieval nem pensar que o humanismo o momento literário que o gil vicente faz parte se dá na passagem da idade média para o renascimento ali na baixa idade média e ele vai trazer tantos elementos medievais com uma crença de gil vicente na providência divina já as questões racionais e critica os comportamentos humanos que o racionalismo renascentista vai apresentar é um momento de transição lembrar que o organismo não é uma escola literária eo gil vicente é sem dúvida a figura mais importante e ele começa na corte portuguesa ali com
uma uma peça de teatro em homenagem ao nascimento do príncipe é um monólogo do vaqueiro ao alto da visitação e depois vai se destacar com a trilogia das barcas nem o auto da barca da glória o auto da barca do purgatório e o que nós estamos falando aqui hoje o auto da barca do inferno de gil vicente claro escreve poesia poesia medida velha então metrificação dos na estrutura de a lógica do gênero dramático criado que no texto é uma medida velha portanto o acordo com dias de 57 silas na maioria das vezes em sete cenas
poéticas as rubricas vão marcar o diálogo dos personagens né você adquiriu essas novas modalidades medievais que são o alto ea farsa o alto tem é fundo religioso ea farsa uma crítica de costumes mais ambos é tanto alto quanto a farsa estão sempre se utilizando criticando enfim os comportamentos reprováveis nem vale dizer que é uma máxima latina que caracteriza o gil vicente né rendendo castigat mores né rindo se castiga moral vamos lá para o auto da barca do inferno né esse livro então é muito interessante e engraçado no fim das contas ele vai colocar o dedo
na ferida nos tipos sociais ou seja o sujeito que em sua unicidade representa um valor coletivo mas sempre sendo criticado em sua individualidade e nas alegorias não é ligada à alegoria seria um maniqueísmo subjetivo onde ele vai apontar a no fim das contas o juízo de valor a partir da idéia de bem e de mal aqui no caso o alto o a barca do inferno é guiada pelo diabo ea barca do céu guiada pelo anjo tudo bem bom então auto da barca do inferno estão ali num espaço onde as pessoas morreram estão sendo recebidas para
entrar o próprio inferno para o céu é pra entrar na barca do anjo na barca do inferno e o mais interessante que a maioria das pessoas que aparecem por ali tem certeza que vão para o céu são pessoas que durante a vida tiver algum poder alguma posição social mas que no fim das contas foram pecadores né primeiro que aparece por ali o fidalgo é o fidalgo um sujeito da nobreza que no fim das contas ele fala já vai às suas regrassar forjavam limpo o céu né o fidalgo é ser enfiado ali na barca do diabo
e o fla não tenta argumentar não eu em vida deixei pessoas rezando por mim e se tem alguém rezando logo deus está olhando por mim não me amigos e foi um pecador um tirano um no luxuoso né depois ele chega pro diabo ela não tem uma pessoa que tem minha amada ela gosta de mim é o diabo disse melhor meu amigo você acha que ela gosta de você mas ela tem outro tá me senti ele vai enfim ele vai colocando o dedo na ferida da moralidade social né o próximo que aparece por ali vai ser
o agiota bom quem não sabe que um agiota é aquele sujeito que empresta dinheiro a juro se imagina um agiota agiotas e não recebi é óbvio que ele vai pro inferno tenta subornar o diabo na desonra tem dinheiro em vida mas no fim das contas a sua avareza sua ganância vamos fazer com que ele seja mandado pro inferno o terceiro a chegar a uma figura importante na história o parvo o pargo o homem mais simples é considerado ingênua tolo e ele não importa instrumentos de suas de sua culpa ou seja instrumento de sua a ação
de moralidade denegrido em vida e ele por ser um homem simples ele vai making da cimpor o inferno aí o anjo fala não meu amigo você olha só você cometeu um pecado se em vida mais os pecados que você cometeu eles são muito mais prejudiciais prejudiciais a você mesmo do que os outros pode procel olha que interessante é o gil vicente manda pro céu justamente o sujeito que é o eng no né aquele que é um homem mais simples o homem do povo tudo bem bom depois do pargo quem vai chegar vai ser o sapateiro
sapateiro também vai direto pro inferno um sujeito que ganhou muitas pessoas portavam ali os instrumentos de sua culpa também os seus instrumentos da sapataria vai pro inferno tá sapateiro enganou cobrou juros abusivos aquelas coisas todas e vai pro inferno depois do sapateiro quem chega é o frade percebam olha que interessante um representante da igreja nem imagina o gil vicente em pleno fim de idade média lhe mandando um frade que o inferno mas percebi não está atacando a igreja está com katakana o comportamento imoral decifrar e claro que por trás indiretamente tem uma crítica né a
moralidade das várias instituições sociais mas nesse caso o frágil chega tudo tranquilo achando que vai para o céu porque ele é um homem que representa a igreja na terra chega inclusive acompanhado de sua amante imagina obviamente em função de todas essa dessa imoralidade é um frágil não poderia se casar comigo vai pro inferno também é o gil vicente colocando o dedo na ferida e de alguma forma mesmo que indiretamente ao comportamento de algumas figuras da igreja católica em depois vem a brízida vasken a visita vaz é uma o convite feira não obterá no fim das
contas é uma moça que arrumava outras moças para as pessoas para os homens se casarem né como se fosse ali uma a uma a cafetina digamos assim que também era prostituta a medida mais ela vai ser julgada e enviado o inferno porque ela criou 600,6 não sabe que é 1,1 virgo é um em falso olha só então ela entregou mais de 600 moças para se casarem com homens que deram dinheiro pra ela que acharam que as moças eram virgens mas não era tá certo já a abrirem a sentença seduziu o o anjo que piora a
situação dela e ela vai pro inferno mais uma vez mais uma vez não perde pro inferno direto depois da brisa vai chegar ao judeu é um judeu chega parece com o seu bode o judeu já chega e diretamente indo pro inferno para a barca do inferno e chega lá nem o diabo aceita porque ele estava com um body a nessa circunstância que 80 nesso bornal de a menina ter tentado subornar o judeu tenta subornar o diabo pra ir pro inferno né é no fim das contas muito na onda do que estava acontecendo na época pensar
no reinado de dom manoel que vai de 1495 até 1.500 2011 o uso deles eram pré não era considerado os é pessoas que não eram no catolicismo é foram expulsos de portugal aqueles que se converteram os chamados de cristãos novos enfim gil vicente e traz aí uma tonalidade político ideológico mas fundamentalmente religiosa no fim das contas o judeu acaba indo pro inferno mas o bode não vai poder entrar na barca ele vai ser rebocado tudo bem depois do judeu aparece o corregedor e o procurador são figuras representantes do poder judicial eles também vão pro inferno
porque segundo dia eles utilizaram a justiça que deveria ser algo né justo né a a a favor de si próprio não é interessante pensar é que figuras do judiciário estão sendo mandadas para o inferno porque dão fazem justiça a favor de si próprio pensa como isso funciona até hoje né juízes corregedores que no fim das contas tem ali um grau de seletividade no que decidem julga depois bom e se cumpre fé segundo gil vicente depois vem o enforcado enforcado acha que vai pro céu e tal porque foi enforcado mas vai pro inferno também por conta
de ter sido um corrupto evitam o gil vicente já está pensando na corrupção também os últimos a chegarem a ali são os quatro cavaleiros quatro cavaleiros que lutaram nas cruzadas do lado dos do cristianismo e esses cavaleiros então o diabo tenta levá los para o inferno porque eles cometeram assassinatos de guerra mas o anjo diz assim não podem vir para o céu porque se vocês mataram em nome de deus vocês vão ser perdoados né não sei se isso tem um certo grau de ironia né eu leio dessa forma imagina né você matar pode se foi
nome de depois matar não pode mais se for em nome de deus tudo bem mas o céu né eu me senti alguma forma encerra aí um pouco irónico essa essa história pungente que é importante então vocês perceberem olha eu me senti cria uma peça de teatro se imagina que você tem que sempre pensar que esse texto é um texto escrito para ser ensina encenado por tanto né tem um eu lírico que se diga que dialoga se cultura sito seria sempre o outro é a platéia no individual ou no coletivo a estrutura dialógica então marcar sempre
na figura do diabo ea figura do anjo conversando com esses essas pessoas que chegam e o mais interessante é que no fim das contas as todas as imoralidades né seja dada à religião do poder judiciário do trabalhador o do homem simples da prostituta do frade enfim essas figuras todas praticamente todo mundo vai ser mandado pro inferno e ea cena similar são engraçadas e no fim das contas elas a gente ri detenção de perceber como as pessoas são hipócritas não é como as pessoas são enfim a falsas na vida e ali na hora do juízo final
elas vão então quem marca o fogo do inferno auto da barca do inferno tudo bem gil vicente espero que tenham curtido e estarão que se espera que se forem fazer provas essas coisas todas que mandei bem lembrem nessas coisas que eu falei tipo social da alegoria né enfim da crítica aí é o comportamento degradado que o gil vicente vai então detonar tá bom gente quem gosta do nosso canal porque o nosso canal possa crescer e que a gente possa fazer cada vez mais vídeos para te ajudar se inscrevam divulga os colegas aí clica no sine
para você ser avisado quando estiver de novo tá certo não espero que voltem sempre até a próxima [Música]