Olá sejam muito bem vindos a mais um anjo Jumper Live e eu vejo aí que muitas pessoas já apareceram com antecedência aqui no nosso chat para ouvir a conversa dessa noite é com nossos professores Heber Carlos de Campos Júnior e Leandro Lima Professor Leandro Lima é da área de Novo Testamento e o professor a Heber junyor é da área de história da doutrina e isso vai nos ajudar a entender da melhor forma possível o que é essa chamada nova perspectiva sobre Paulo e a gente vai então aqui desenvolver ao longo do tempo algumas questões que
já foram colocadas algumas que estão sendo colocadas agora aqui por vocês que nos ouvem os nossos canais de mídia colega sejam muito bem vindos bem aí o seu boa noite para o nosso público e em boa noite aos que nos assistem uma alegria um prazer e espero que seja uma noite edificante para todos nós Oi boa noite também é isso aí assunto espinhoso difícil aliás todos aqui são né nunca temos assuntos fáceis tem que arrumar uns assuntos mais tranquilos aí mal agora a gente falar né brincadeira eu mandei um é muito bom gente a enquanto
o pessoal tá se acomodando aí nas cadeiras chegando você que já chegou por favor não deixe de se inscrever no nosso canal de seguir aí o nosso Facebook tá isso é importante porque a medida em que aumentamos o volume de inscritos no canal você clica o Sininho você é alertado do que tá acontecendo as plataformas de mídia espalham mais aquilo que nós estamos fazendo isso é a muito benéfico para espalhar a mensagem que nós estamos transmitindo porque nós acreditamos nela e queremos que ela chegue a mais pessoas e quando você já tiver feita se e
a sua inscrição dá uma visitada no nosso site site do Centro presbiteriano de pós-graduação Andrew Jumper e lá você pode conhecer a nossa Revista teológica a reformatação 25 anos de publicações nós estamos agora terminando o segundo volume desse ano que em completam esses 25 anos e temos a centenas de artigos teológicos Inclusive a um artigo sobre a nova perspectiva em Paulo escrita por um dos nossos professores do Reverendo Augustus Nicodemus já é meio antiguinho o que mostra que a nova perspectiva talvez não seja tão nova e mas é muito importante que a gente assim Terry
do assunto e entenda as consequências desse tema agora nesse momento né Principalmente aqui no nosso contexto brasileiro gente precisa saber o que é que tá acontecendo por que que a gente tá inclusive fazendo essa Live aqui hoje né em pleno 2020 sobre a nova perspectiva em Paulo Por que que nós estamos fazendo isso agora então nós vamos caminhar aqui pa as perguntas e a gente entende que tem aqui um público misto gente que já estudioso da área que já conhece sobre o tema e pessoas que talvez estejam rir né quase que caindo de paraquedas sem
saber muito do assunto então a gente vai tentar equilibrar as fala aqui para atender e para poder falar para o nosso Público aqui sobre esse nosso tema quão nova é essa nova perspectiva sobre Paulo Então vou pedir para o professor Eber começar nos falando um pouquinho sobre o que é a nova perspectiva é como é que ela é diferente então de uma velha perspectiva e assim por diante Ok então vamos lá a a nova perspectiva sobre Paulo ela nasce a partir de uma nova perspectiva sobre o judaísmo dos Dias o século Então na verdade o
que aconteceu foi é passaram a ler de maneira diferente a Paulo porque chegaram a conclusões diferentes sobre o que que eram judaísmo do primeiro século né Essa era a essa é a ideia então o que que a nova perspectiva supostamente descobriu né Ela descobriu que o chamado judaísmo do segundo templo que é o judaísmo que vem antes dos dias de Jesus e durante os dias de Jesus eram judaísmo que de acordo com esses estudiosos a eles falam muito mais sobre graça do que o protestantismo por exemplo e o cristianismo em geral costuma admitir então um
dos seus defensores Na verdade o grande proponente dessa dessa nova essa virada de leitura é é um homem chamado epicenters que em 1977 publicam livro em que ele e as à tona a ideia de que graça está em vários lugares a da literatura Judaica E aí então ele diz a religião Judaica não é uma religião de mérito e de salvação pelas obras mas Deus iniciam uma relação pactual é por iniciativa de vira e depois a resposta humana é de obediência e além e no final se permanecer fiel a esse senhor o senhor Deus é quem
salva esses que perecem com Deus então a proposta dos Enders foi tentar mostrar que o início e o fim desse processo de de salvação é obra divina para dizer assim que o judaísmo a desse período dos dias de Jesus dos Apóstolos eram judaísmo que prezava a graça falava de obediência assim mas que prezava a graça então a grande contribuição dos Enders em 1977 é que a o judaísmo tava sendo descaracterizado O interessante é James Dean tinha um outro proponente importante é da nova perspectiva ele diz que a a nova perspectiva aí vem trazer uma correção
para um espírito antes celetista que existe no cristianismo desde a Inácio de Antioquia quando usou a palavra cristianismo em detrimento de judaísmo a eles propõem que foi esquecido uma coisa que ficou atrás que era uma simpatia muito maior a por alguns elementos de graça dentro do Judaísmo do cristianismo admitiu Então esse tipo de leitura fez com que alguns proponentes de sucesso então se o judaísmo tem mais elementos de graça então a gente não pode vê-lo como eminentemente legalista como salvação pelo mérito pelo desempenho pessoal e se não é salvação pelo desempenho pessoal somente então Paulo
não tá combatendo isso eu suma a perspectiva é uma releitura de Paulo porque diz que o judaísmo que Paulo combatia não eram judaísmo que se orgulhava do seu desempenho moral o que Paulo supostamente tá combatendo é um certo orgulho étnico do judeu é como surgiu o se orgulhasse das suas do fato de ter sido escolhido por Deus de ter a lei de Moisés de ser um pouco diferenciado e não tudo que Paulo estaria combatendo seria uma certa um certo orgulho étnico e não uma soberba é ética não é então a nova perspectiva em suma é
isso é uma releitura de Paulo porque se leu Diferentemente judaísmo então que Paulo estaria combatendo não seria salvação por obras a E aí então a que se propõe é Lutero entendeu errado o Paulo porque Lutero leu o Judá I e II a reação de Paulo judaísmo como se fosse a reação dele ao catolicismo medieval então a nova perspectiva ela faz uma crítica bíblica mas principalmente mas também uma crítica histórica porque diz que aquilo que se herdou dos reformadores foi uma leitura muito negativa do Judaísmo e por que relacionou o judaísmo com o catolicismo medieval não
acho que em suma seria isso aí o Leandro pode complementar o bem explicado né mesmo tendo nascido dentro de círculos liberais e teologia né Sanders é reconhecido como alguém da aula crítica teológica mas nós percebemos que não existem ataques muito diretos na nova perspectiva ao texto bíblico diretamente a gente não vê muitos vão se ataca Paulo por tempo diretamente se ataca os intérpretes de pau né então como é bem falou a toda a tradição reformada o ocidental é posso Lutero teria interpretado Paulo erroneamente Especialmente quando disse que a doutrina Central dos escritos paulinos é seria
a justificação pela fé né uma vez que a nesse sentido né a nova perspectiva não consegue ver isso como um Ponto Central porque é bernice nova perspectiva ver o judaísmo do primeiro século como uma religião que defende a graça salvação pela graça e não pelas obras e não pela lei né se cunhou então aquele termo que é bem conhecido talvez mais cozido dos termos la Perspectiva onomismo da aliança né essa expressão apontando para o relacionamento da Lei dentro da Aliança dentro do pacto Como o aspecto é interessante nós adotamos bastante esse termo também nome mesmo
da Aliança mas para o antigo testamento a chegar aqui a distinguir bem isso também Até porque temos o Mauro aqui que é um doutor antigo testamento né mas é já que é Paulo não estaria então nessa guerra contra pessoas que defendem a doutrina da Santificação a pelas obras então a principal em fazer Paulina não estaria na justificação pela fé mas estaria na inclusão dos gente US né na comunidade e isso era o que os judeus estavam dificultando segunda perspectiva os dois estavam disputando esse ponto e dificultavam ao eleger as fronteiras da alma tem muito altas
né as muralhas das Fronteiras uma palavra muito usada na perspectiva de fronteiras a entre judeus e gentios que eram principalmente aquelas obras dessa cada obras da Lei e isso da nova perspectiva da a Judaica o calendário judaico EA circuncisão essas três coisas dieta circuncisão e calendário circuncisão o calendário dieta essas três coisas seriam as fronteiras que na religiosidade Judaica do primeiro século por serem valorizadas demais elas acabavam por deixando gente os meio que de Fora impedindo o livre acesso e seria Contra isso acima de tudo que Paulo se Levanta para bater para dizer não tem
que cair a fronteira Fronteira não existe tem que ter Gentil Porque eu só posso no Gentil sou pregador de gentil né então a nova perspectiva acaba né redirecionando Por assim dizer o ano Magos entra no dia Paulina das discussões a respeito de salvação pela fé ou justificação pela fé para né A questão da inclusão dos gentios na comunidade da Aliança Leandro se eu puder complementar e as coisas muito ricas aí a acho que seria interessante mencionar que a gente como Centers e até o James Dani embora ele seja meio Uniso né meio escorregadio a eles
são muito de salvação como sendo muito mais participatória do que jurídica do que forense então a uma preço e uma exaltação de um em detrimento do outro ao invés de entender as duas coisas como facetas diferentes da salvação parece que há um certo desprezo por alguns somente por parte dos Enders né eu lembro Florence e uma exaltação na questão participatória da Salvação O estar em Cristo Então seria mais uma questão é cristológica do que soteriológica se aquele a gente pode se dizer né então aqui para para condensar e não é o que os colegas falaram
importante se eu entendi bem o que aprendi aqui também com os colegas primeiro na nova e nós temos então uma acusação de que a teologia reformada vem pisando na bola desde o século 16 até agora ou seja tá tudo errado você pode pegar a sua filha de alguma forma Entendeu Paulo errado mais ou menos assim é tão o resto o resto da teologia tá errado pode pegar a sua Bíblia de Genebra Bíblia da reforma e João Calvino todo mundo e colocar naquela estante de baixo que aqueles livros que a gente não quer se livrar ainda
mas mas você nunca mais olha e nem lê a segunda coisa que eu acho importante de deixar claro que para o nosso convite né Aqui nós precisamos fazer uma distinção muito clara entre a Teologia do Antigo Testamento e o judaísmo é porque é esse Eu acho que é o gol do Flamengo esse amor eu penso pecador discutido é a discutir se dá o que que acaba acontecendo Olha a gente vê obviamente que Cristo o Senhor Jesus não critica a teologia do pai dele tudo aquilo que Deus disse no antigo testamento mas ele aí você precisa
voltar os olhos para os Evangelhos ele claramente crítica à prática do Judaísmo nas parábolas as histórias na nos ditos ouvistes O que foi dito eu porém vos digo não criticando escritura mas criticando como era interpretado pelo judaísmo do seu tempo da sua década ingerência de dentro do seu século né então esse essa é uma questão é a distinção olhar para os Evangelhos é fundamental importante e acusação muito clara de que nós estamos aí a como reformados absolutamente errado há muito tempo eu posso deixar de fazer alguns comentários o que que cê é importante primeiro nossos
professores estão aí eu já vi alguns aqui nos comentários professor Felipe Professor Emílio depois os outros que aparecerem por favor daí o seu alô para a gente ver que vocês estão aí Caminhando com a gente é e é algo e um comentário professor Marcelo Carvalho Mas o importante é a são as perguntas estão sendo feitas anunciaram Weber Junior cadê Weber Júnior então é outro comentou aqui que ia ser nova perspectiva em Heber né então Tirou a barba acabou com a reforma protestante tá vendo vocês dois brigando na vendo o movimento fazer uma pergunta aqui que
o professor Emílio levantou aqui é possível alguém subscrever os padrões de Westminster e ao mesmo tempo manter a ou a acreditar e o Gari propagar a nova perspectiva de pau e olha eu vou dizer declara aqui não me parece ser possível a porque a nova perspectiva sobre Paulo ela tenta manter assim para ser bem justo Mauro ela tenta manter algumas coisas da antiga perspectiva em que ela diz nós não estamos dizendo que tudo está errado por exemplo quando um reformado defende que justificação eminentemente forense um dia engano vai dizer tá certo a palavra justificação é
por em si né a justiça da qual fala ela é forense mas ao mesmo tempo que ele admite isso não significa que ele um doce um entendimento da justificação é como sendo essa declaração jurídica feita pelo Espírito o nosso interior baseado né na inspiração né você tem até pessoas mais evangélicas que o caso doente rite que é mais próximo à fé evangélica do que o James Dani como a gente já mencionou aqui e o rhay tem alguém que tem muita dificuldade a expiação substitutiva ele não ele tem um pé atrás ele fala quando ele fala
da obra de Cristo Ele prefere muito mais de escrever a obra de Cristo como fazendo mudança cósmica ele gosta da ideia da obra de Cristo tendo Impacto social mas ele não fala de uma substituição de kariya penal A então você vê assim algumas ausências de ênfases estão entendimento de inspiração no entendimento de justificação Principalmente um entendimento de aliança eu acho que existem áreas em que há conflito direto entre nova perspectiva e o símbolo de fé de Westminster eu acho que é isso mesmo se pegar o pacote completo não dá não dá para ser reformado e
tentar manter um pacote completo Apesar de que até isso é difícil porque Qual é o pacote completo para lavar perspectiva né uma coisa O quê Sander dizia outra coisa O quê dando que Inter Willie diz não concorda o são idênticos Eles seguem novas eu posso dizer me arrisco dizer que o ai que tem uma nova nova perspectiva né já é umas querem falar de novas perspectivas né porque eles criticam algumas coisas um do outro é igual eu acho que eu vejo coisas boas eu não descarga joga no lixo não veja coisas coisas boas coisas interessantes
né mas não dá para pegar o pacote ou qualquer um deles completo e manter subscrição os padrões do SMS é mudar todas teologias controversas elas acabam caminhando para para o plural né teologia sempre é interessante mas isso nos leva a uma segunda questão que quem está que posta é a como a nova perspectiva definir justificação obras da Lei e justificação pelas obras o que que o que que difere daquele que a teologia reformada tem definido ao longo destes séculos e eu vou começar acho que o Leandro vai conseguir falar com mais profundidade algumas dessas coisas
à medida que a gente olha para o texto sagrado mas eu quero fazer algumas observações primeiro é aquilo que o Leandro já falou sobre os distintivos os a de marcações étnicas é que de acordo com James dano são o significado principal de obras da lei não é tão genes Danny quando o Paulo tá combatendo justificação a tela fé e não por obras da Lei significa pela fé nesse Cristo que quer essa universalmente englobar judeus e gentios e não nas obras da Lei nos de marcadores vamos ver assim a da etnia Judaica então obras da lei
para eles é quase que restrito ao que na teologia clássica seria chamada de a lei cerimonial né tirando elementos Moraes aí a de discussão Às vezes o dando aquela escorregada E então o Atlético mas a maioria das vezes ele fala desses dessa demarcação aí é que que o a teologia clássica chamaria de além de cerimonial né é uma cerimônias lá na lei mosaica então é um entendimento diferente de obras da Lei por conta disso sem justificado não tem a ver necessariamente com adentrar o povo de Deus mas a um é dar evidências de que você
tá lá é é ser justificado por exemplo parece ser muito mais assim você viver em obediência à é a lei como resposta esse Deus que se aproxima de você ué então justificação para geralmente rite é é muito criticado por falar que a justificação para ele é mais uma questão eclesiológica do que superior Lógica tem a ver com quem tá dentro não tem a ver com como é que você entra então assim eles não falam muito sobre como é que você entra e faz parte desse se você tem um distintivos tem festa crer nesse Deus então
a fé não é o meio pelo qual você é justificado mas é é o seu distintivo de que você pertence a esse povo é para quem Deus se aproximou a graciosamente e White ele fala bastante de justificação no final né Leandro ele gosta muito aquele texto de Romanos 2 13 para falar de justificação por obras como acontecendo só no final bem parecido com a teologia católica que fala de uma justificação que acontece ao final da sua trajetória então se você permanece fiel você alguém que é justificado então tipo inicialmente ser isso mas eu lembro pode
aprofundar aí acho que a gente tem mais outras perguntas para tratar é o do tema Mas eu também vejo uma certa semelhança com o sistema de salvação católico né porque se você perguntar para o para o ter óleo do católico Não vai dizer que a salvação é pelas obras ou pela fazer é pela graça só pela graça mas é pela o que capacita você né a fazer as boas obras Então você faz as boas obras e daí então você é justificado por essa por essa graça que lhe deu as boas obras mas no final suas
obras isso não tiver as obras como é que faz não pode ser salvo né é diferente da Visão reformado de falar somos salvos pela fé né ou pela graça mediante a fé para as boas obras é lendo Efésios 82 a festa os dois oito a dez dessa sequência né não de obra somos salvos pela graça mediante a fé para as duas obras sendo aí né o resultado da Verdade da nossa salvação mas quando você coloca a justificação lá no final da trajetória então não tem como negar que algum aspecto é pelas obras e essa e
essa cooperação Leandro ela Há muitos críticos dizem que no fundo no fundo o monismo pactual no mesmo da Aliança que você mencionou ele é um sinergismo solteiro e lógico porque na verdade você Coopera para salvação Esse é um sinergismo soteriológico então lá vamos vamos sair a defesa de Lutero ele tava certo em dizer que era é semelhante ao ao catolicismo medieval porque ele sabia que o catolicismo medieval não descartava graça mas havia um sinergismo o semipelagianismo é bem sinergista no seu entendimento né de de salvação e como a visão Inclusive a tropologica muito assim muito
otimista e a reforma vai dizer não nós dependemos de Deus do início ao fim o conceito porém que se né Eu acho que o ao rejeitar de foto certa forma o conceito Florence a nova perspectiva Vai na direção de Roma que considera a justificação Florence né tá é a com todas as letras lavar nas declarações de Trento uma ficção é uma ficção legal assim que eles chamam é o conceito forense por quê Porque a notificação tá no final não tava começo inclusive White ele é crítico da ideia de imputação da Justiça de Cristo e ele
brinca ele tira sarro e diz assim é como se fosse a como se no tribunal você tivesse um gás que flutuasse assim me fosse de um para outro ele ele ele até trata meio jocosamente com a doutrina de imputação da Justiça ele ele detona a teologia da imputação né e obviamente né não olha para o conceito completo do Antigo Testamento olha para o é uma visão reduzida né do que estava acontecendo ali naquela época no judaísmo do primeiro século a muito bem duas epístolas que tratam bastante aí do tema é da controvérsia lei obras fé
e graça que são as epístolas aos Gálatas e aos Romanos a nova perspectiva contribui para a entender melhor essas cartas o quê que a gente faz aí desse conceito com relação a essas duas epístolas eu vou começar aqui eu contribui Claro qualquer coisa que você escrever sobre romanos o galos vai contribuir mesmo que esteja para aproveitar nada que eu Foi útil né pelo menos me levou de volta ao texto e assim por diante eu acho Bauru que para poder responder essa pergunta a gente tem que realmente voltar um pouquinho no que nós já vimos falando
né é o antigo testamento fala de salvação pela graça certo então mas ao mesmo tempo a lei é um modo de vida do crente do antigo testamento não é a lei foi dada para né servir como o modo de vida o modo de viver e glorificaram a Deus a lei funciona dessa maneira de maneira aqui o verdadeiro crente do antigo testamento é ele não entendia que era salvo pela obediência legalista for o irmão da desse assim tem dia que ele era salva pela misericórdia de Deus pela graça de Deus que se manifestava acima na eleição
e Deus escolheu aquele povo nos meios de graça que Deus deu aquele povo é o templo os sacrifícios os rituais de expiação que simbolizavam mostravam o modo como Deus salva os pecadores por graça e por misericórdia então nós podemos até dizer que o verdadeiro crente da velha aliança entendia Talvez sim iluminismo da Aliança agora entendeu mesmo da Aliança como um pouco diferente da de por uma nova perspectiva expõe né quando a gente usa a expressão no mesmo da Aliança nós estamos dizendo que a lei tem um papel dentro da aliança né a lei não é
uma concorrente da aliança está contradizendo aliança não tá ela não tá desfazendo a Deus ela ela tem um papel dentro é que não tem para o solo em Gálatas inclusive é porque ali foi acrescentada 430 anos depois é de Deus ter feito a promessa a Abraão ela não veio para revogar a promessa ao não pode revogar a promessa eu não pode mudar o que Deus já estabeleceu Então ela vem povo o que o modo de intensificar a revelação mostrar ainda mais os pecados dos homens EA dependência da Misericórdia da graça né e última instância na
pessoa de Jesus Cristo então assim esse é o ensino do Antigo Testamento e Paulo vai dizer que Abraão entendeu isso e Creu né por isso é o pai da Fé então o Claro acho que nós temos que dizer que provavelmente muitos Judeus do primeiro século o mesmo do século anterior à vinda de Cristo eu não crentes da velha aliança eles acreditavam da forma correta então não tem como você pegar o Judaísmo e dizer que é monolítico é tudo igual não leva presta ou dizer hora tudo tudo é bom tudo é bom eu acho que isso
não É porque ela quer tratar de uma coisa bonita dica não existe isso não existe judaísmo do primeiro século não existe porque cada judeu uma coisa veja 800 é fariseu essa do seu é essênio é o pessoal do Mar Morto fora os grupinhos menores que segue os próprios profetas não existe essa esse tal de judaísmo do primeiro século o que existe é uma mescla de crenças e misturas tem Os Apocalípticos lá leque uma visão bem própria tem o sábio sempre com a visão bem própria então não existe isso agora no meio desses caras todos têm
gente crente eu acho muito interessante Quando o senhor Jesus Ele é fala LED Natanael Natanael aquele aquele homem que Jesus diz aí está um verdadeiro Israelita em quem não há dolo certo veja Jesus disse aqui tá o cliente de verdade mas é um crente da velha aliança com Oi Vivi que conhece olha aqueles homens que aquela mulher né que quando vai ao tempo Jesus chegar o tempo vamos agora eu vi o homem falou assim agora meus olhos viram a Consolação bizarro Esse é um crente então existe sim gente judeu né No primeiro século que são
essas coisas aí que a nova perspectiva diz que que devia se todo mundo mas não é tudo não sou inscrições São pessoas dessa maneira porém existem também esses outros grupos radicais radicalizados legalista defendendo salvação pelas obras da e são esses que Jesus ataca e são esses que o apóstolo Paulo ataca também então se a gente não não traz isso né para frente a discussão Pode ser que as pessoas ficam Pensando que nós estamos tratando do Judaísmo Pelo certo alguma coisa monolítica e não vem nós temos que entender que existem várias seitas vários grupos e pensamentos
ir Ah o quê que Paulo está dialogando e eu vou ficar mais indo calotas né porque Romanos não é muito a minha área é de estudo para agora você deve eucalipto né Você sabe mas eu dou umas pinceladas em Gálatas também com quem pauta dialogando ali eu tô falando com o judaísmo do primeiro século ele menciona os judeus a carta os galos e raramente mesmo pela diretamente olha ele não menciona os oponentes pelo nome ele só diz aqueles esses aí aqueles né ele usando a terceira pessoa a para descrever o grupo que estava lá dentro
daquelas igrejas né da galáxia eu acredito que seja a galácia do Sul Acho que são aquelas primeiras cidades que Paulo Faltou as igrejas da sua primeira viagem missionária né Antioquia da pisídia depois ele vai mais para o leste e chega e Cone lista Derby cidade de Antioquia Aline foi apedrejado né daquela cidade o grupo de certa maneira porque a igreja nasceu ali cresceu ali se desenvolveu ali grandiosamente Mas então chegam ali desembarque ou ali pessoas ensinando algo diferente né isso que Paulo fala no primeiro capítulo da uso dos Gálatas ele falar de miramir os meus
caros crentes da galácia que vocês estão passando tão depressa é do evangelho que eu ensinei para vocês para esse outro aí essa outra coisa aí se outro negócio aí que estão falando para vocês né a gente pode chegar à conclusão de que aquele grupo que tava lá contra evangelizando o Paulo né é entre as linhas da galácia era o Cristão se eles não eram judeus abertamente eles eram cristãos mas que ainda mantinham entendimento radicalizado de que a salvação era pela lei pelas obras da lei pela observância das obras da lei porque ele e ao mesmo
grupo de Atos 15 nos associar com o grupo de Atos 15 em outros 15 é bem claro que isso fala assim alguns indivíduos que desceram da judéia ensinavam aos irmãos e veja que Antioquia né É o quartel-general da igreja é dentro que eu ia que saiu é o grupo missionário liderado por Paulo que foi para a galáxia economista derg aquela cidades então é eles foram andando ter o que lá vem pedra que tem um rio também até a galáxia onde Paulo estava evangelizando e eles fizeram o seguinte se não vos circuncidardes segundo o costume de
Moisés não podeis ser salvos é uma condição sine qua não se não fizer essa observância aqui Se não cumprir esse ritual aqui vocês não podem ser salvos Então não é só uma questão de Fronteira aqui né É uma questão legal é uma questão é mais exigência legal Oi Paulo aqui é Lucas é atos 15 é Lucas quem está narrando e isso a discussão que surgiu entre eles o texto diz lá no ainda no capítulo 15 que então quebrou o pau né O Verso 2 dias tendo havido da parte de Paulo e Barnabé Contenda e não
pequena discussão com eles quebraram o pau mesmo nesse assunto né É então foram com a gente tá bem levará o assunto à Jerusalém para resolver lá lá em Jerusalém né chegam lá os delegados para o Concílio para o símbolo né e o que acontece lá o verso 5 eu acho que ele sabe formidável porque é verso 5 mostra claramente com todas as letras que eram dá um dinheiro essas pessoas né Ele diz o seguinte insurgiram entretanto alguns nem todo mundo é todos deísmo também não podemos realizar até alguns da sem os fariseus que haviam crido
é que a gente crente a gente Cristã né ele ele se dizem cristãos crentes Mas eles eram com o Paulo da seita dos fariseus e eles diziam é necessário circuncidar os mas não só isso e determinar eles que Observe vem a lei de Moisés outra vez você quer é Lucas só que atos né e eu entendo que a mesma toada de Gálatas o assunto é o mesmo ou seja tem um grupo ali não precisamos dizer que é todo judaísmo também ou é o caso tem exceções tem gente séria tem gente crente tem gente verdadeira segundo
o padrão do Antigo Testamento mas tem esse grupo que Cristão que tá ficcionado né por e essa questão das obras da lei da observância da obediência às obras da Lei são eles que estão movimentando tudo eles são derrotado o filho no final na ao parecer de Paulo 1º depósito de peso pois o Thiago D Thiago né e eu ao contrário de muitos é aqui é a minha meu pequeno deslize né eu ao contrário de muitos eu não acho que Tiago Gold expulsou por último por ele ser o principal Pastor Davi em Jerusalém não eu acho
que era porque ele era um dos que achavam isso também e ele se convenceu para o espírito santo porque ele fala pareceu bem ao Espírito Santo ele foi convencido nessa reunião de que essa não era a posição correta porque aqueles da parte de Tiago que chegaram lá em casa lá para os dois estavam defendendo essas práticas né e o Tiago aqui no meu entendimento ele fala por último porque se esperava de como ele falasse no Concílio ele fosse defender a parte então judaizantes né a parte desse desses fariseus aqui que estavam defendendo as obras da
Lei e o que que ele faz ele passa para o lado de Paulo e de Pedro e desgostam certo nós estamos tudo errado Não é isso não e vamos é perto daqui para frente né não vamos mais seguir essas coisas então se isso é verdade né Essa parte do Tiago não é tão importante para nossa discussão é mas se isso é fato de Isso é verdade então existe sim o grupo de pessoas ali fanatizados defendendo salvação pelas obras pela obediência a circuncisão EA lei de Moisés Sim esse grupo existiu não precisamos identificá-lo com todo judaísmo
não porque aí seria cair no mesmo erro da generalização nós estamos aqui contraditando mas não podemos dizer que esse grupo não existisse esse grupo existia e a ele que o apóstolo Paulo está atacando então no meu entendimento Lutero não lê o Paulo errado né e a toda reformada não lê o Paulo errado desde que a gente entenda né que Paulo não está generalizando e de fato ele não está porque ele tá sendo muito específico E agora o que é que a nova perspectiva ajuda o meu entendimento para um melhor entendimento das cartas como o Galaxy
de Romanos não eu entendo realmente que essas três coisas aí que que que a NP insiste né como sendo as fronteiras é as marcas de Identidade do Povo ajudaica né Ou seja a circuncisão ou a dieta e o calendário judaico eles eram mesmo carro-chefe na pregação da Proclamação é então é o que destacava-se primeiro você já pega esse pacote aqui primeiro é bom agora vocês vão colocando mais coisas por colocando mais coisas então sim Paulo ele ele ataca isso das suas cartas não só em Gálatas mas poder Colossenses Acho interessante a estrutura de Colossenses 2
porque o primeiro ponto de Polo com esses dois é o que circuncisão ele fala mas nós temos a nossa circuncisão que é Cristo O que é uma circuncisão de obra de mãos e depois ele fala ninguém pois vos julgue por causa de comida ou bebida né dieta nem por sábado Lua Nova festa calendário porque estas coisas têm sido sombras Então é eu acho que esse ponto sim essa discussão da nova perspectiva nos ajuda a entender um pouco melhor o contexto a briga ali lança luz né para algumas discussões lá do primeiro século que nos não
entendessem Gálatas Romanos Eu não tenho tanta certeza mas garotas sim mas meus irmãos sem generalizar sem querer tornar o judaísmo uma coisa monolítica entendemos vários grupos das várias posturas dentro do Judaísmo Mauro Leandro de uma aula de Gálatas Aí eu vou ser metido e vou dar um Pitaco breve em romanos mas é só quem sabe o que eu tenho dificuldade de entender na percepção da nova perspectiva é você restringir a as digamos assim a as obras da Lei aquilo que é específico do judeu quando os argumentos depaulo não é o que distingue judeu de gentil
porque a sua conclusão final é de que nem Gentil nem judeu cumprir ela é se fosse esses três pontos que eu lembro bem destacou que é parece seu carro-chefe em Gálatas mesmo mas se isso fosse a totalidade da argumentação Paulina O Judeu estava ó tem um judeu conseguia mas o argumento de Paulo é Eles não conseguem eles também não e são os grandes argumentos de Romanos então não dá para dizer que é cumprir perfeitamente a lei seria circuncidar obedecerá a dieta e o calendário É é tem mais do que envolve isso como Leandro com muito
bem mas parece haver mais do que isso por isso Olá eu sou é me levado a concluir que a questão não é como eu falei já antes não é o orgulho étnico que Paulo está preocupado tanto quanto arrogância moral essa ideia de que esse grupo que ele critica se acha mais cumpridor da lei mais merecedor da bênção de Deus mesmo é uma arrogância moral que Paulo tá combatendo Frozen é o que Paulo pergunta em romanos temos nós alguma vantagem é muito claro né Muito a direto eu tô aqui né Pilotando o Extreme arde lendo os
comentários aqui e tentando às vezes em pegar as partes férias dos comentários mas é impressionante né algumas pessoas elas fazem acusações da muito fáceis né às vezes e eu queria dizer aos nossos ouvidos que essas mais elas não são aleatórias ou coisas que nós não sabemos ou não estudamos Oi oq senhores não é fazer a mera as acusações contra pessoas sejam doutores não sejam doutores é um disse que a vocês são doutores Mas eles eram doutores também parece que a gente tá fazendo um concurso aqui né de quem tem mais doutorado a um fato é
que nós estamos aqui caracterizando e não descaracterizando o movimento uma teologia com a qual nós não concordamos e nós não podemos simplesmente dizer não é tudo lindo e bonito né se nós não concordamos Ok então é só queria deixar esse Claro aqui esse aqui não é uma concorrência isso aqui não é um concurso de quem sabe mas sabe menos é o que é um é um é uma conversa de pessoas que têm uma perspectiva teológica e que obviamente aqui nessa Live não concordam com a nova perspectiva sobre chuva posse do Paulo é um Só para
deixar bem claro aí é o e nós estamos fazendo aqui em outras vagas diversas né que nós temos a desenvolvido Ok gente vamos lá vamos caminhar um pouquinho mais é ok a gente já levantou a estava aqui no na lista de perguntas dá pra gente sintetizar algumas das dessas críticas que que podemos Levantar se enganar as pessoas estão nos ouvindo agora Quais são as críticas principais então sobre a nova perspectiva em Pau Oi Leandro eu vou começar porque você vai conseguir falar coisa mais talvez mais robusto aqui O Leandro já falou bem sobre a questão
do que é um dos grandes argumentos a gente mais conservadora tem que ter uma perspectiva de que esse nomismo descrito pelo Sanders é muito variado né então é Esse aspecto monolítico que o Leandro enfatizou bens é uma das críticas mais recorrentes Você tem uma variedade de representantes do Judaísmo e não um judaísmo que era mais gás Cheio da graça né ser uma crítica comum a segunda crítica que eu acho que a gente fez aí algumas vezes é restringe obras da Lei apenas aos aspectos de demarcação é étnica Eu também acho que é um reducionismo vai
embora eu eu gostei muito da argumentação do Leandro sobre a isso em Gálatas fica muito claro isso e a conexão com atos 15 mas não dá para dizer que é só isso que é ser a questão toda quando Paulo pra e não é Ah eu acho que essa é uma outra crítica também mesma coisa que a gente falou rapidamente mas que eu não tenho não não destaquei muito aqui é que a própria natureza da justificação fica prejudicada não é quando um emitirá parecer que eu fala de justificação como sendo mais eclesiologia do que sou trilogia
a ele ele não ele não fala da importância do sacrifício de Cristo será base de nós recebemos uma comunicação a e do espírito que estamos resolvidos com Deus ou se fica tentando ser aquele que pela obediência vai ser ao final justificado pelas suas obras é que dizer cai por terra a ideia de que os reformadores tanto enfatizaram que deixou arruma irada não é que a ideia de que nós podemos ter segurança da nossa salvação Porque nós já temos paz com Deus justificados pois mediante a fé nós já temos paz com Deus é uma questão resolvida
de uma vez por todas não é algo que vai ser resolvido no final não é algo que vá e a trabalhado no final então o trabalho faço amor e a ele focou demais no argumento A internet dele não aguentou desculpa o que é seu argumento nova muito pesado Júnior aqui deixa eu só fechar o que eu tava dizendo é assim o desprezo para com imputação da Justiça de Cristo a faz com que você é no fundo no fundo você seja justificado para que tá tem dentro de você por mais que tenha sido iniciado pela graça
de Deus é para que ele que tá dentro de você e esse E aí o beijo uma das grandes distâncias da da doutrina da justificação a dívida da reforma uma das coisas que comportou o coração de Lutero é que ele não conseguia ter a descanso através da Justiça que tinha dentro dele ele é um homem perturbado porque ele não alcançava o atingir o padrão exigido por Deus então quando é que vem descanso quando ele descobriu que a justiça é justificado ela vem de fora ela é alheia a sua vida então você falar de vocês de
ser justificado pelas obras produzidas dentro de você vai acabar gerando a a mesma angústia que o catolicismo romano nunca consegue aqui tá não é a e e ao meu ver a menosprezo a obra de Cristo a minimiza aquilo que Cristo faz e que o Espírito aplica com tanta beleza e com tanta paz eu vou terminar minha palavra falando o seguinte você fez aí uma consideração sobre nossas críticas e muita gente ficar nessa que sentir machucado e tudo mais a gente tá falando sobre uma perspectiva não estamos falando sobre tudo que cada um desses autores escreveu
não é o Integral por exemplo é muito louvado por algumas contribuições que ele trouxe por exemplo livro dele sobre a ressurreição de Cristo é considerado por vários conservadores como o melhor livro que a Mel já ouvi a Carson elogiar como melhor livro Thomas trailer e outros grandes estudiosos do novo testamento elogiando and White quando ele fala sobre a Rio Sul os pneus então existem pontos que é de autores da nova perspectiva com as quais a com os quais nós concordamos e tirarmos proveito o próprio Leandro fez boas observações aí sobre o que eles trazem à
tona Então tá nossa crítica é a perspectiva nova leitura de Paulo que ao nosso ver tem muitos buracos né Acho que o ponto principal é esse do Bauru for perfeito eu não tenho quase nada acrescentar né sobre isso mas quando você tira o foco realmente do que é o mais importante na teologia Paulina é para algo que me parece um pouco menos importante porque assim a questão da inclusão dos ventias é Paulo vez o sim como sendo a grande revelação do Mistério escatológico né que ele foi incumbido de trazer de revelar ao mundo logo como
Deus a aceita o sentias na igreja né sem a necessidade de observar as ordens bom então aquilo que em geral o a nova perspectiva chama de obras da lei o apóstolo Paulo usa outro termo que ela tem um ordenanças essas ordenanças que eram acho que não essas três coisas aí mesmo já já já destacadas né é e o autor aos hebreus vai mexer nas orelhas como várias outras funções e rituais o porquê que Paulo consiste tanto na queda dessas coisas né é esse recusa frontalmente a fazer o Gentil obedecerem isso também né porque Paulo isso
tá lá em Efésios 2 acima de tudo nem fez os dois né Depois de falar sobre graça que a pela graça somos salvos mediante a fé que não vende agora das obras 99 é para que ninguém se glorie o apóstolo Paulo fala alguma coisa muito interessante do restante do capítulo né que ele fala sobre a o muro de separação que havia entre os povos mas que foi implodido e esse muro na cruz de Cristo como eu disse ele dos dois fez um deve trazendo os dois povos deu Gentil Num Só Corpo que é o corpo
de Cristo então o ponto principal de eu acho que em Gálatas Aqui também está e por isso que Paulo chama aqueles Pregadores de Inimigos da cruz de Cristo eu comprei essa frase por muito tempo ela me preocupou porque o que que ele quer dizer com isso Inimigos da cruz de Cristo daí chama esses pregadores das de Inimigos da cruz de Cristo mas o ponto é esse Justamente a pregação deles desfaz a cruz minimizar a importância da Cruz porque na cruz o senhor tirou aquilo que separava os povos então isso já é fato concretizado consumado na
cruz do Calvário né e é esse ponto que é bastante importante mas ela vai perspectiva não pega esse ponto aí é muito mais preocupada com a identificação étnica né de judeu e Gentio e me parece que ela não pega esse ponto específico do significado da própria cruz Como é o elemento de unidade dos povos quais obviamente sem é deixar não é de notar que a justificação é Florence é o apóstolo Paulo trata disso é muito legal na carta aos Gálatas das vocês quiserem ser justificados é observando circuncisão não será pela graça não será pela graça
então ele coloca assim uma antítese nestes casos é e essa antítese ela é enfraquecida pela nova perspectiva ela é enfraquecida E aí está o perigo aí está o grande problema porque no final é a síntese criada nova perspectiva passa a ser é muito parecida com a simples e romana conscientes e católico romano é muito bem é vocês me empolgaram aqui com o tema de tal maneira que eu esqueci de fazer algumas coisas importantes aqui que eu não posso me esquecer para não perder o emprego gente então se você tá interessado Gostou da nossa conversa esse
aqui é uma exposição da nossa escola gente a o que a gente faz aqui é o que também a gente desenvolve nas nossas salas de aula na compreensão da na busca da boa compreensão teológica e você pode estudar conosco aqui no ano do Jumper fazendo um curso totalmente online nós temos quatro linhas é de estudos é que estão aí projetadas teologia sistemática bíblica aplicada em missiologia que você pode vir estudar conosco e eu quando eu digo vir não significa que você precisa vir a São Paulo esses cursos é 100 porcento AD Então tá aí o
link cprj. Mackenzie.br você pode ir lá na nossa página e você pode conhecer os nossos cursos quem sabe aí aliás amanhã né Nós estamos começando quatro módulos Eu acho que eu não falei isso para os professores é bem e Leandro Leandro tá ensinando um dos módulos né Leandro tá começando agora escatologia naquele dia Paulina né Tem um Jesus pronto acabou agora então começa conversando amanhã escatologia pronto nós vamos começar amanhã a gente com 480 alunos em sala de aula nos nossos cursos EAD Professor Leandro está num deles Vai suar bastante mas a gente eu o
seu mas eu quero dizer para vocês que nos ouvem nós damos aula nos nossos cursos tá é com a presença dos Professores E aí nos nossos cursos de Éden então corrente você a conhecer tá ficou aula ao vivo tem uma lume o vídeo gravado tem texto e tem uma ao vivo também para encontrar os irmãos pessoalmente pelos um Olha aí então É isso aí gente Essas são os nossos cursos de EAD que a gente convida vocês a conhecer a assim como não dá para falar de um judaísmo monolítico no primeiro século também não dá para
falar de um Judá e de uma nova perspectiva monolítica sobre a nova perspectiva né a podemos associar o no que podemos associar a nova perspectiva com o liberalismo ou com neo-ortodoxia o quê que vocês podem nos dizer aí dessa questão aí a hora do Júnior em vai lá o Júnior lá na praça nada nada nada disso eu acho que o Leandro já destacou alguns pontos de que a nova perspectiva Mauro ela não pode ser igualada É mesmo né ortodoxia para que a proposta dela nem é fazer por exemplo uma crítica do texto né como o
Leandro já destacou antes a mais é verdade que tem autores são mais liberais como é o caso do céu energia até o James Dean e parece ser bem aberto enquanto você tem um and High quer mais evangélico mas aquele evangélico mais amplo né mas lá tem algumas aceitações então sim identificar é nova perspectiva com esses nomes é muito latos com meu caso liberalismo teológico tal pode dar ideia errada não é pode dar impressão de que há uma sinônimo do outro e não é verdade a gente pode ter esse pressões liberais de quem a também sustenta
nova perspectiva mas a nova perspectiva no meu entendimento não é igual a nenhum desses dois movimentos são propostas diferentes eu possa complementar com mais propriedade não é isso mesmo é o Janderson ele é reconhecido como Liberal uma dúvida né Mesmo quando ele entrou em discussões aí com judeus ortodoxos judeus judeus também estudiosos é um morro de acordo nós é reconhecido como Liberal né Ah os outros dois de fato menos mas não ortodoxia já acho bem distante bem diferente da seja muito Associação com a nova perspectiva agora é só para as pessoas entenderem é possível que
gente que se simpatize com o liberalismo na ortodoxia também abrace uma nova perspectiva sobre Paulo mais uma coisa não é necessariamente Senador outro ok Desculpa aí gente eu vou tomar um gole de coca aqui que eu recebi da filha e a coca mesmo qualquer zero Vamos ser claro que que a dieta Tá feroz cuida bom gente a implicações teológicas para quem Abraça a nova perspectiva o que que é isso acaba resultando em termos teológicos e essa pergunta Mauro me faz pensar numa coisa que só recentemente é que clicou Não sei o que que o Leandro
e você poderiam dizer sobre isso assim Mas recentemente que eu falei assim puxa vida é possível que que não seja tão distante essa minha essa minha elucubração e parece que a nova perspectiva ela vem no momento em que falar sobre etnias e falar sobre inclusão social e falar sobre a a miscigenação de pessoas ou junção é muito mais importante do que está é reto perante o Senhor Deus a assim nós estamos um tempo em que movimentos sociais os mais diversos não é só agora 2020 eu não sei se Mas algumas décadas a as grande interesse
das pessoas é promover talvez mais identidade é ao mesmo tempo que identidade étnica Oi Nice geração e tu tem mais a ver com o convívio de diferentes partidos que me faz pensar que nova perspectiva cai como uma luva para quem não quer falar do pecado e daquilo que une os homens de uma maneira negativa perante Deus e que carece de uma salvação e uma solução na cruz do Calvário mas é mas tem muito mais a ver com a identificação e junção de povos e e em amor meio então eu acho que uma primeira coisa que
me vem à mente aqui é que salvação ficou reduzida a pó dos distintos com viverem bem antes do que uma uma solução vertical parece mais horizontal sabe assim é quando eu destaquei justificado justificados pois mediante a fé temos paz com Deus é porque se tem uma coisa preciosa é importante a nossa vida e a gente não ser inimigo de Deus e você está em paz com Deus você tá resolvido em relação a justiça de Deus por exemplo a a justiça de Deus pro integrais não é a justiça que Deus atribui a nós é o veredito
do juiz mas um juiz dar um veredito que não tem nada a ver com uma justiça que é Nossa e juízo é esse que diz que a gente é justo quando na verdade a gente não tem essa justiça a vinda de Cristo então assim é uma coisa do estranha é a salvação foi descaracterizada e é esse essa é uma preocupação que eu tenho e eu fiz essa conexão aí com esse elemento de junção étnica e me parece que é uma é uma força muito muito grande que abrange várias áreas da nossa sociedade nas últimas décadas
mas queria ter um ver vocês e pega você é justifica isso de certa forma quando você disse à venda em todo mundo interpretou errado é hoje é então toda a tradição evangélica tradição protestante né a interpretou errado Paulo então agora vamos dar uma nova interpretação e ela abre portas para desprezar aqueles caras foram tudo anti-semitas né já aumentei essa acusação é isso é onde semitas né então eu vamos descartar isso e vamos criar uma nova interpretação aqui porque em última instância ela vai possibilitar né é a inclusão não só de repouso vos Mas também de
partículas 10 de outras coisas que não se incluindo cada vez mais nas igrejas hoje em dia era as outras implicações nós não tratamos é que eu já falamos sobre as críticas e as principais críticas aí então já falamos bastante sobre isso também é muito bem e hoje a tarde nós recebemos aí uma uma pergunta de um dos nossos professores sobre esse tema né tentando entender um pouquinho das implicações mim sociológicas da nova perspectiva né O que que é isso que conselhos nós podemos dar aos missionários uma vez que a nova perspectiva tem esse tom e
inclusivo e e parece ser uma coisa muito atraente para você chegar em outros povos e ensinar um evangelho que não que não acusa que não fala sobre pecado que não fala sobre morte né porque essa porta fica aberta né da nesse nessa questão e me parece eu não não tive tempo de pesquisar sobre o tema obviamente a com qualquer profundidade mas olhando por cima me parece que a nos escritos mitológicos Oi gente usar essa inclinação é de falar sobre a nova perspectiva de Paulo com essa inclinação porque é mais fácil incluindo determinadas culturas que são
tão diferentes da cultura ocidental e que a gente teria feito isso a quando quando adaptou à teologia a nossa nossa cultura e trouxe o conceito forense porque o pessoal era advogada e misturou o conceito de que o pessoal era de que Lutero era antissemita etc e tal mas parece que é um é um quebra cabecinha assim de coisas absolutamente distintas que o pessoal coloca junto para fazer as acusações mas não tem um problema Seríssimo aqui no chat não sei se vocês dois estão acompanhando mas o pessoal tá falando de futebol gente o negócio tá sério
viu tá muito difícil o acompanhar nova perspectiva em Paulo e o futebol aqui a São Paulo né nova perspectiva sobre São Paulo de São Paulo ela não tem dinheiro tive uma ver até pouco tempo atrás São Paulo só perdia agora tempo a perspectiva dessa dessa pobre futebol é importante que tem que ser ou o professor Emílio né para trazer o assunto afinal de contas ele escrever um livro falando dizendo que futebol é pra Cristão também muito bom gente tá deixa eu falar um pouquinho de mais um assunto aqui que me cabe que é falar um
pouquinho dos nossos cursos presenciais então é nós além dos nossos cursos online que eu já apresentei rapidamente para vocês aqui no ano Jumper nós temos vários programas a que são modulares você venha São Paulo três quatro vezes ao ano parte e aqui dos módulos de 30 horas de segunda a sexta volta para sua casa para fazer suas tarefas apresentar seus trabalhos e assim por diante e nós temos cursos em todas essas áreas que estão aí projetadas curso na área de educação cristã curso na área de revitalização e multiplicação de igrejas por sinal esse curso está
com o processo seletivo aberto nós temos três mestrados uma área de educação a o nosso m.div que tem três grandes áreas do nosso stm que tem oito linhas de pesquisa nas quais você pode se ir a especializar e temos o nosso doutorado em Ministério conheça mais sobre os nossos cursos a aí no nosso site cpj. Mackenzie o ponto br Quem muito bom gente é próxima questão e existem Paralelos históricos para a proposta da nova perspectiva em Paulo Mauro a gente vai falar um pouquinho sobre isso mas essa é uma área que eu gosto né de
estudar então Leandro percebe isso vários percebem isso eu também existe muita afinidade com alguns conceitos católicos Romanos por exemplo a na época em que a reforma contestou a a maneira como Paulo como eles interpretavam justificação por fé mais obras e aí os textos paulinos eram lançados como desafio aos romanistas ou aos pistas como os protestantes o chamavam né a resposta de alguns intérpretes quer dizer que obras da Lei eram cerimonial era a lei cerimonial quer dizer a ideia de fugir para lei cerimonial Ela é antiga tá de fugir do aspecto moral já no século 16
havia esse argumento 1617 o ponto que chama a minha atenção um outro é que para quem conhece escritos a de puritanos e algumas polêmicas que tiveram na doutrina da justificação um puritano que teve que gerou bastante polêmica e foi foi alvo de muitas críticas por parte da grande maioria puritana reformada era Richard Baxter e Baxter defende o entendimento de justificação que lembra muito interessante Então é interessante como emitir aí tu não tá fazendo não tá criando a roda que como porque o Buzz ter também era crítico da ideia de imputação da Justiça de Cristo aquela
ideia que o Leandro já falou de ficção legal que é uma crítica católica mas que outros abraçaram contra a fé a protestante eo rico então ele ele parecido com o Baxter ele também separa aquela exigência Divina por obediência perfeita do veredito do juiz quer dizer o juiz declara que você o mercado mas você não tem que ter essa Justiça perfeita mas que você falava nesses termos em resumo seria mais ou menos assim a Baxter falava que Cristo Jesus resolveu o nosso problema em relação a lei E aí a uma nova aliança que é feita em
que agora Deus aceita a sua obediência ainda que imperfeita quer dizer agora Deus aí tolerar você ser Mendo obediente a lei para que você seja justificado eu esse tipo de linguagem eu estou simplificando bastante tá esse tipo de linguagem em Batista gerou inúmeras críticas à dos seus contemporâneos não é e ele vai falar coisas muito parecidas vai falar que a justificação tem a ver com essa obediência que está dentro de nós e que no futuro vai ser declarado e tudo mais tal mas não baseada exclusivamente na justiça de Cristo que nos é atribuída não esse
tipo de diz conexão entre a justificação Ea Justiça de Cristo Esse é um dos pontos que entre está só requentando o material antigo nem tão interessantes como a gente vê assim esses homens estão a renomados e são mesmo estudiosos muito competentes mas quando vão idealizar novas maneiras de entender a Paulo eles acabam trazendo à tona conceitos que já foram trabalhados e combatidas no passado é o caso do catolicismo romano no debate com os protestantes e de Richard Baxter e eu não tô sozinho hoje paralela White Max Prefeito por outros estudiosos tá então é interessante outro
já viram isso é de que tem tem semelhanças tem ideia sendo trazidas e o fecho minha fala dizendo assim e o que que esta semelhança com batida preocupa muita gente porque teve um autor que combateu Baxter escreveu só um livro na vida ele pegou a uma ilustração do Backstreet Boys você fala que nós contribuímos com a não passa de uma sementinha E ele disse essa Sementinha maldita do Batista que leva muita gente que o inferno então aí vem ele escreve de maneira bem nascido e bem crítica para dizer que essa abertura para nossa participação numa
soteriologia sinergista é que para ele e outros nada é opositores de bactéria tão danoso era uma outra doutrina da salvação é um veja que tipo de crítica lá trás e tem a ver com que a gente tá falando hoje e Eu só aprendi ainda assim cê tópico eu não tenho nada contribuir então só fiquei ouvindo aqui aprendendo sobre isso o ok gente bom a nós já passamos aqui da nossa hora é um pouquinho e a nossa proposta Inicial é de descobrirmos uma hora de programa aqui discutindo os nossos tópicos e temas alguns professores são impossíveis
vão a 1:40 mas aí Não é minha culpa e como eu não sou especialista no assunto Falei bem pouquinho então vocês preencheram bem o espaço aí e nos deram a boa perspectiva senhores Muito obrigado pela participação de vocês obrigado a vocês que participaram aí conosco na internet e aos professores que estiveram com a gente nessa noite e também fizeram perguntas falaram de futebol também mas tudo bem a gente entende é e a nós Ficamos muito contentes aí com a participação de todos vocês conosco nessa Olá Colegas por favor bem aí o seu boa noite para
os nossos espectadores aí e pessoal não esquece de deixar o like de escrever no canal de fazer o comentário isso ajuda muito o crescimento da plateia das pessoas que vão ouvir essa mensagem e obrigado pessoal grande prazer sempre estar com os irmãos aí né falando aqui nessas Lagos do Jumper ou assistindo também e sem dúvida o objetivo é dar a Palavra Final sobre esses assuntos de alugar mostrar pontos de vista mostrar nossas posições mostrar que as nossas posições históricas não são para serem jogadas fora né do nada novas contribuições são justas são lícitas podem ser
feitas mas sempre tomar cuidado para não vir com algo tão novo que despreze né tudo aquilo que já foi feito antes então estava Esse foi o nosso ponto principal aqui né é a destacar nessa noite não mais obrigada ao Junior também você Mauro pela companhia é bem Eu também só tenho agradecer a eu vi ali nas perguntas Mauro que nosso professor Marcelo Carvalho perguntou e aí aquela perguntando as missões lá então eu vou terminar minha fala só dando uma palavrinha rápida né a dizendo assim eu acho que parte da lição que a gente tira dessa
dessa nossa conversa hoje é que a gente não pode focar naquilo que distingue a os homens uns dos outros mas daquilo que a os mostra tão carentes da mesma salvação é Todos nós somos infratores da lei de Deus todos nós carecemos de uma justiça que não vem de nós todos nós somos a carentes portanto da Justiça que vem de Deus em Cristo e por isso que a doutrina da justificação pela fé foi tão marcante para Lutero e continua sendo uma das a importantes doutrinas da nossa da nossa é como um todo da do conceito de
salvação então outra e aqui aqueles que estão no campo Missionário Não tem coisa mais preciosa do que ao descobrir o pecado saber que nós somos justificados pela fé em Cristo Jesus né Isso aí é que nos une na nossa o nosso desespero e na nossa paz a Então antes do que falar de novas ideias e de coisas que parece que se adequam bem e falam de distintivos étnicos é bom que a gente é destaque aí aquilo que a um pecado que nos une mas ao mesmo tempo Cristo que nos redime a dessa desgraça com a
sua graça não é então eu Muito obrigado Mauro Leandro obrigado pelas aulas Eu também fico ouvindo aqui me deliciando que Deus abençoe os nossos alunos aqui na nossa escola é muito bom muito obrigado colegas foi uma alegria e um prazer ter estado com vocês tratando desse assunto e aprendendo sobre esse tema e tudo que está em volta dele e as suas controvérsias as suas contribuições e também aquilo que a gente deve fazer como nós devemos caminhar Eu gosto muito de das palavras de Paulo a Timóteo quando ele exorta Timóteo sobre o evangelho Sempre dizendo olha
lembra o que você aprendeu de quem você aprendeu sabendo que essas são as palavras que podem tornar-te sábio para a salvação em Cristo Jesus e aí ele refere-se a escritura nosso alvo nosso grande propósito é entender o senhor na sua a escritura é inspirada por Deus é útil para o ensino correção repreenção Educação na justiça e que a trabalha a nossa vida para fazer com que sejamos homens de Deus a habilitados para as obras do senhor aqui nesse momento que Deus abençoe boa noite a todos e nos vemos numa próxima segunda-feira já temos tema logo
vamos publicar estaremos aqui de novo Lembrando que nas quartas-feiras nós temos a nossa nós temos a nossa devocional ande Jumper as nove horas da manhã até lá Deus te abençoe