[Música] [Aplausos] Fala aí galera tudo bem com vocês eu sou Francisco Porfírio professor de Filosofia e hoje nós vamos falar sobre uma teoria Econômica ligada à escola austríaca a gente envolve aqui a gente tem um conhecimento que envolve um pouco de filosofia um pouco de de Economia um pouco de moral e comportamento ético para fundar todas essas teorias consideradas aí na base de um pensamento econômico político contemporâneo que surgiu no século XX e é importante a gente entender que aqui o meu meu papel e o papel do do Brasil escola é passar para vocês as
mais diversas interpretações e as mais diversas teorias então a gente está falando né praticamente aqui de um campo da economia e da filosofia política ligado à direita contemporânea é muito fortemente ligada ao liberalismo econômico é importante respeitar todas essas visões seja de esquerda seja direita eu não estou aqui trazendo nenhuma defesa nem fazendo nenhuma defesa apenas vou apresentar a teoria a vocês vamos [Música] lá bom galera então pra gente entender a escola austríaca eu vou partir primeiramente de algumas perguntas norteadoras o primeiro ponto é o que é a escola austríaca bem a escola austríaca ela
é uma nova interpretação filosófica política e principalmente econômica do século XX é que surgiu ali no pensamento principalmente de Ludwig Von nzis e frederich haek né filósofos ligados aí à escola de Viena tá E fundando aí portanto esse pensamento da escola austríaca é basicamente a gente vai ter algumas questões né que vão identificar o trabalho aqui desse dessa teoria Econômica que é uma teoria Econômica heterodoxa que surge no século XX como uma nova interpretação do liberalismo eles estão basicamente fundando uma nova teoria liberalista de mercado por que a escola austríaca possui esse nome olha são
pensadores aqui que estão formulando as primeiras teorias que vem justamente da Áustria tá ali da de Viena Então esse esse ciclo de pensamento surge lá Portanto o nome da escola vem de sua localização geográfica né e a economia aaca é uma economia heterodoxa ou não Ortodoxa isso porque ela foge de qualquer padrão que já existia antes de interpretação Econômica seja de cunho liberal seja de cunho marxista ela tá fundando um novo tipo de liberalismo pro Século XX e tá fugindo de todas as concepções econômicas que que já existiam né Porque até então se a gente
for parar para pensar a economia ela estava intimamente ligada à questão do Estado as teorias econômicas né sejam liberais eh até mesmo marxistas né em geral teorias mais conservadoras mas teorias liberais também de um liberalismo clássico eles estavam entendendo ali que o estado ele tinha um papel uma função dentro da economia essa economia austríaca ela tenta eliminar né quase que por completo a participação do estado no âmbito econômico nós temos então a fundação de um liberalismo radical elevado a sua máxima potência elevado as suas máximas consequências uma supervalorização da propriedade privada como um direito inalienável
e Central em todo o processo de desenvolvimento humano nós temos críticas relativas ao estado principalmente né A no que tanja aí a questão dos impostos dos impostos no né na organização que o estado promove na no oferecimento de bens e serviços inclusive e principalmente na na regulação regulamentação da economia para a escola austríaca o estado ele não tem que regulamentar a economia ele não tem que regulamentar a propriedade privada essa regulação ela ocorreria através de de né do próprio mercado vamos dizer assim e de um elemento que eles chamaram de praxiologia que eu vou entrar
daqui a pouco né mas também a partir das ações do próprio mercado do comportamento de mercado nós temos então uma autorregulação do mercado pelos preços tá eles estão partindo de uma ideia que já surge lá no liberalismo clássico né dessa dessa regulamentação vem por Adam Smith que pensa o seguinte olha Eh quando você tem concorrência né você tem empresas concorrentes oferecendo o mesmo serviço elas vão tentar oferecer o melhor serviço n pelo melhor pelo menor preço porque isso vai fazer com que os indivíduos busquem aquele aquela empresa que oferece o melhor serviço pelo menor preço
né Então nesse sentido se você não tivesse uma regulação tá se você não tivesse um estado regulando abriria ali a possibilidade de mais empresas poderem e adentrar naquele Ramo e oferecer aquele serviço então você teria uma chance maior de um bom serviço sendo oferecido pelo menor preço só para pegar um exemplo aqui no Brasil por exemplo nós temos órgãos reguladores né é um país que e tem uma tradição forte de regular regulamentar a economia nós temos por exemplo a Anatel a agência nacional de telecomunicações ela oferece ali ela faz uma fiscalização e ela regulamenta todo
o processo relativo às empresas que vão atuar nas nas telecomunicações brasileiras né seja por telefonia móvel internet telefonia fixa não interessa é Anatel que está regulamentando tudo e aí ela impõe regras né dizem né os críticos desse tipo de de organização Econômica que essa esse tipo de regulamentação ele acaba restringindo muito o trabalho então nós temos aliado a outros fatores como o que dizem também ser alta cobrança de impostos de de empresas aqui no Brasil nós temos poucas empresas atuando dentro da telefonia né e a ideia dentro dessa visão neoliberal mais mais radicalizada é que
você não tivesse essa regulamentação E aí você você teria um número maior de empresas oferecendo serviço como que é o que acontece por exemplo nos Estados Unidos apesar de do da economia norte-americana não está centralizada nessas ideias da escola austríaca eles têm uma menor regulamentação mas tem mais empresas oferecendo o mesmo serviço né de modo que a concorrência aumenta e aí você tem ali serviços melhores sendo oferecidos por preços baixos né E aí tem a questão de plano de telefonia de internet lá que parece ser melhor do que a estrutura oferecida aqui no Brasil pelo
menos em relação ao custo benefício para regulamentar moralmente a sociedade já que a gente tá falando de um estado que quase não existe dentro dessa concepção austríaca Ludwig Von mises fundamentou o que ele chamou de praxiologia essa praxiologia seria uma tentativa de entender as ações humanas e o comportamento humano a partir de qual é o estabelecido ali como objetivo daquele ser humano o que ele quer com o agir né então a palavra vem de de Praxis mesmo né Praxis lá para os gregos seria uma ação que passa por uma reflexão né uma ação refletida intelectualmente
e essa praxiologia ela tenta entender esse complexo da ação humana né A partir desses objetivos e aí a pergunta é Qual é o objetivo de uma pessoa dentro de um sistema como esse por exemplo da economia austríaca vamos supor que o objetivo Central seja o acúmulo de Capital né ou se você vai oferecer um serviço oferecer o melhor serviço para ganhar mais clientes Então nesse sentido o objetivo seria o quê ganhar mais clientes ganhar mais dinheiro em cima disso então você tem que oferecer um bom serviço e cobrar um preço justo Ok Isso já entra
uma regulamentação a praxiologia ela acaba regulamentando as ações Porque aí as ações humanas vão ficar liadas a este tipo de processo eu quero ganhar dinheiro então para isso eu tenho que ser honesto tenho que oferecer um bom serviço eu tenho que fazer isso fazer aquilo né Por quem que vai que que vai acontecer comigo se eu não tiver essa essa esse tipo de ação né visando o meu objetivo Olha eu vou perder cliente né eu posso ficar mal falado no mercado eh esse tipo de de teoria inclusive elas são a Gênese aí a semente pro
surgimento do da da teoria de muray hofbar né do anarco do libertarianismo que dá origem ao anarcocapitalismo e a gente percebe também com isso que a escola austríaca ela coloca uma um tipo de visão de mundo extremamente individualista eles defendem Essa visão individualista porque eh a Gênese do coletivismo ela acaba que não não dá certo ali com esse tipo de economia baseada na ação humana baseada na ação própria né do ser humano minha né o que sou eu o que que eu tenho que fazer né Para para que as coisas deem certo para que eu
consiga prosperar dentro desse mercado e aí nesse sentido né Cada um faria a sua parte né para você montar o coletivo e não seria uma ação coletiva seria cada um fazendo o que lhe cabe e para entender melhor esse individualismo E como que funcionaria esse individualismo foi proposto Ali pela economia austríaca uma espécie de subjetivismo metodológico né de entendimento subjetivo das pessoas né entendendo que cada indivíduo ele é uma subjetividade e que ele vai agir de determinada maneira né que cabe somente a ele procurar agir daquela maneira e levar isso como um método né como
uma metodologia de estudo e de entendimento da sociedade e aí a gente tem com os principais nomes dessa escola austríaca dessa economia austríaca alguns Eu já falei aqui são o Ludwig F misses né o fredrich haek vocês estão vendo as imagens deles aqui e por último o Murray rothbard esse Murray rothbard Ele criou a partir da da da teoria da escola austríaca uma outra teoria que ela vai além que é o libertarianismo que foi a ideologia que deu deu origem ao anarcocapitalismo ou seja uma visão capitalista né que preservaria o capitalismo ali portanto né economicamente
falando no espectro da direita só só que assim como o anarquismo antigo ali o anarquismo do século XIX excluiria totalmente a concepção de estado ou seja não precisaria de estado para funcionar seria uma uma sociedade que se autorregularia através da economia e da praxiologia sem nenhuma interferência estatal diferença com o com o anarquismo clássico o anarquismo clássico era anticapitalista o anarcocapitalismo como o nome já diz é capitalista bom pessoal por hoje é só espero que vocês tenham gostado da nossa vídeoaula né curtam compartilhem se inscrevam em nosso canal ativem o Sininho para receber as notificações
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