[Música] hum [Aplausos] o que é o corpo afinal os nossos gestos expressões do nosso rosto a nossa capacidade de falar pensar e conhecer a forma como nos sentimos criamos desejamos tudo em seu corpo ao longo da história do pensamento cada época cada área do conhecimento produziu sua versão para explicar o corpo do café filosófico de hoje a bailarina dani lima os fala sobre o corpo ea dança a filósofa psicanalista poetisa viviane mosé curadora desta série do café filosófico também participa dessa conversa sobre o que pode ocorrer será que o corpo não é fonte de tudo
diz a física quântica que um física contemporânea é que um grão de areia contém um universo então imagino que contém o nosso corpo então a potência do corpo é que tipo de plataforma conta pessoal que é você já experimentou sensações diferentes e estranhas ou que seu experimento nesse seu corpo já que você mexe tanto com ele o que pode o corpo me interessa é a dimensão não heróica da dança à dimensão não incrível e virtuosa da dança me interessa potência da dança de revelar humano eu gosto de ver por exemplo as pessoas se mexendo normalmente
ea gente poder olhar pra ver a movimentação cotidiana de uma forma poética que é poético né qualquer coisa na verdade a gente olha pra ver quando a gente vê um jogo de futebol por exemplo fez de vez em quando eu fico passando jogo de futebol é e flow o slow motion pra ver é uma dança é um balé escorrendo jeito que eles jogam se urgente é incrível [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] e pequenas coisas na rua da dos passantes na rua pará para esperar o sinal e e aumentar é a velocidade e
reduzir a velocidade tem todo uma mais tributos do tempo e do espaço que a dança e me interessa olhar pra isso [Música] [Música] para a elite e dançar e se superar por isso está ligada à produção do homem do super homem é que é um homem que se supera eternamente como a dança nos leva a superação quando dançamos subimos acima de nossa própria cabeça dos nossos sentimentos do nosso coração a dança envolve uma perda desse em um grau de perda desse e abre pra outra possibilidade isso nos faz desviar o olhar de nós mesmos e
nos pé nos permite olhar outras coisas qual é a grande questão nossa olhando a nós mesmos a nossa família a nossa perspectiva a maior alegria é nos perder nós mesmos por um instante porque como o eu é um produto moral ea dança é exatamente o contrário disso esse esquecimento de se faz nascer o que ele chama de si mesmo o euro dá moral mas nós temos uma coisa que não é o que eu é cpf identidade né carteira assinada no trabalho na casa própria ou eu é a estrutura o que você pode nomear você fala
de você eu sou uma pessoa muito moro em tal minha profissão é muito engraçada já tem um padrão do eu né onde mora uma profissão com os filhos o si mesmo é inflável que essa palavra pode ser dita o si mesmo não pode ser dito porque esse mesmo ele é tão singular que para cada si mesmo deveria ter uma palavra se você quer falar o seu si mesmo você tem que inventar uma palavra porque o seu si mesmo é só seu e incomunicável então a dança afasta essa prisão do eu e abriu-se mesmo que a
experiência real de se a forma como os corpos o corpo se organiza em relação ao espaço revela as experiências os valores e as escolhas na vida por exemplo a nossa organização aqui estamos nós duas lado a lado vocês aqui sentados numa semi arena olhando pra nós isso aqui é uma relação por dias e que a gente estivesse de pé com um microfone na mão andando entre vocês e de uma outra relação podia ser que estivéssemos todos em roda sentados no chão seria uma outra relação se fossemos altos executivos numa reunião a relação possivelmente seria muito
diferente estaríamos numa mesa e vocês todos sentados e enfileirados brincadeiras enfim as relações como a gente se organiza especialmente fala sobre as escolhas que a gente faz na vida a forma como corpo percebe o mundo ela se materializa na forma como a gente organiza o espaço em torno de nós então isso também rapidamente se cristaliza se você deseja mudar alguma coisa uma forma interessante para chacoalhar nossa percepção das coisas e ajudar a mudar o ponto de vista é mudar justamente a ordem como as coisas estão porque você sente a sua percepção alterar e obrigado a
novamente criar novas formas de lidar com ela isso é uma transformação se quer mudar alguma coisa na sua vida começa mudando a ordem dos móveis na sua casa o que emite coloca como elemento fundamental para a transformação dos valores à dança eu só acreditaria no deus que soubesse dançar apenas na dança eu sei como contar a parábola das coisas mais elevadas aqueles que eram vistos dançando eram tidos como insanos por aqueles que não conseguiam ouvir a música do como desperdiçado todo dia em que não se dançou dançar em todas as suas formas não pode ser
excluído do currículo da educação nobre dançar com os pés com idéias com palavras e preciso acrescentar que também se deve a dançar com a caneta [Música] um livro se ele tinha esse livro que você leu ele te dá infinitos conteúdos jogam fora ninguém precisa de conteúdo conteúdo a gente inventa descobre aprende especialmente na época que a gente vive de internet hoje você acessa os conteúdos especialmente hoje então o que o livro tem que dar não é conteúdo o livro tem que te criar internamente um pássaro batendo asas e tem que criar um incômodo físico um
movimento por isso seria um livro que ensina a dançar um livro que provoca a dança e isso também é é condição da transvale oração dos valores o nosso erudito antigo foi substituído por um pen drive um pendrive cabe bibliotecas inteiras porque eu tenho que saber qual o nome do filho da mãe quando ele nasceu o que ele fez não me interessa mas me interessa provocar quando eu falo a dança e me interessa ler livros que me provoca essa dança isso é vida e essa vida que se mover para fazer política porque nós ganhamos o que
há são vida é sinônimo de tempo que é sinônimo de ação ea ação incontrolável entre aspas né mas ela já é que produz o mundo o mundo que nós vivemos é consequência do nosso pensamento ninguém criou o seu próprio os problemas que a gente tem hoje tem o autor é uma pessoa não têm autor não foi o fulano de tal o presidente estava o político tal o filósofo tal nós vemos a conseqüência da somatória de todos os nossos pensamentos e ações então esse mundo que nós iremos a conseqüência do nosso gesto então o que tem
que mudar pra que devamos um mundo novo que possamos viver um mundo novo é é a nossa própria ação cotidiana a e essa ação envolve a recuperação do gesto [Música] [Música] [Aplausos] é hoje em dia o poder é muito valorizado até nós propagandas e tem carro grande e de carro caro você vai fazer uma pessoa mais felizes e eu queria saber como que você consegue passar essa simplicidade da dança para as pessoas eu diria aqui que é importante que as pessoas possam ver a dança com experiência que nem toda a dança pode ser uma experiência
no sentido do que a gente está falando aqui de te afetar você se afetado e se deixar afetar e afetar também o que você vê muitas vezes você vai ver danças em que elas acontecem lá as coisas são lindas são incríveis a pessoa é quase sobre-humana de coisas tão incríveis que faz mas aquilo ali não tinha não chega eu acho que tem que transformar dancem realmente alguma coisa que te mova não pode ser mais uma idealização você não tem querer dançar pra ficar linda com o corpo incrível e pra fazer cinco piruetas e caem quinta
mas lançar porque aquilo lhe provoca uma experiência de prazer de perceber coisas sobre você sobre o seu corpo sobre o mundo sobre sua relação com as pessoas [Música] [Aplausos] [Música] o corpo a essência da nossa existência o corpo é somente um suporte para quem que verdadeiramente somos a mente algo diferente do corpo é possível conhecer o mundo e as coisas que nos cercam somente pelo pensamento pela razão sem recorrer a percepção dos sentidos nosso povo o conhecimento depende da nossa experimentação do mundo o problema mente corpo tão presente na filosofia é discutido agora no café
filosófico é comum a gente dizer que nós vivemos um culto ao corpo não é isso mas isso é completamente irreal nós não só não vivemos um culto ao corpo como nós desvalorizamos o corpo o que é isso que a gente valoriza tanto que a gente chama de corpo que editou dizendo que não é corpo mas valorizamos a imagem do corpo mas valorizamos o photoshop especialmente porque porque aquela imagem de corpo que aparece pra gente não é o corpo foi fotografado muito raramente um corpo belo que aparece na nas imagens ele tá bem então ele é
o próprio corpo ele é manipular mesmo quando ele é manipulado tem todo o processo para que aquela moça apareceu naquela foto então ela passa uma semana ela não vai fazer uma foto por exemplo no período pré-menstrual fechada ela vai fazer depois é isso é uma brincadeira mas é brincadeira isso significa que tem toda uma tecnologia para atingir o corpo ideal então o que nós manipulamos nas imagens o que nós vendemos é um corpo ideal e o corpo literalmente absolutamente nada tem a ver com o ideal o corpo é o inesperado o que nosso corpo virou
nós como virou um suporte um suporte de que isso é mais impressionante porque é um suporte de exercício de poder então há um tempo no corpo passou a ser uma vergonha né hoje hoje especialmente que quanto mais as plásticas vão melhorando com suas características nada contra as práticas mas quando elas vão melhorando que passa a ser envelhecer é um sinônimo de vergonha ou de pouco dinheiro então aquele lugar não tem dinheiro é coitado não fez uma plástica então a exclusão social hoje não é mais a roupa guga né então você tem pena coitado do menino
encontrou uma amiga minha como está envelhecida e às vezes ainda bem né porque o contrato deveria estar morta a gente prefere que ela esteja morta porque talvez não está mostrando as rugas né antigamente quando as placas eram comuns pessoas se escondiam em casa com vergonha quando o tempo começa a chegar no filme uma rua chamada pecado vivem l'inter preta blush uma mulher que se esconde no escuro porque não suporta a verdade do tempo que as luzes revelam toque em um negócio lá que o sexo nas aulas são países salário de morte da menina até agora
em janeiro rio grande do norte o cliente está no lyon revelou que a categoria entrou em greve são gente não tinha sobre o oeste para onde um elenco maior média é de que esse é o melhor só então a tortura física que a gente passa para manter um corpo magro sem celulite e distrital a gente não pode dizer que a valorização do corpo valorizar o corpo é valorizar não um suporte de exercício de poder exercício é social mas valorizar a porção da vida que eu trago em mim a perspectiva do mit é parte de um
princípio básico que é a crítica ao pensamento contemporâneo o pensamento metafísico ou melhor o pensamento como um todo desde que a humanidade começou a pensar especialmente a partir do século 5 antes de cristo com nascimento a filosofia pensamento socrático platônico nós vamos ter uma divisão do mundo em corpo e alma uma supervalorização da alma que seria o espírito o pensamento a representação contra o corpo que não é apenas o corpo humano mas qualquer corpo né a matar a materialidade o acontecimento ação é desvalorizada o presente fazendo faz parte dessa parte dessa dessa coisa corporal porque
o presente é um instante então acontecer é desvalorizado e o que é valorizado o planejar o idealizar o imaginário calcular o contornar então falar se tornou muito mais importante do que viver né eu adoro uma imagem que eu falo sempre que eu acho que é significativo que nós ganhamos um pensamento obeso e um corpo raquítico o debate sobre o corpo nasceu com a filosofia platão já investigava essa questão no século 5 antes de cristo para ele o corpo era a prisão da alma faltam dizia que enquanto tivermos corpo e nossa alma se encontrará a toada
em sua corrupção jamais poderemos alcançar a verdade que almejamos pecar no século 17 declarou ao independente do corpo compreendi que eu era uma substância cuja essência ou natureza consiste apenas no pensar e que para ser não depende de qualquer coisa material no século 19 e mostrou que tinha uma opinião diferente aos que desprezam o corpo quero dizer a minha opinião tudo é cor mais alma é apenas o nome de qualquer coisa do corpo há mais razão do teu corpo do que na tua melhor sabedoria política é inverter a lógica platônica que valoriza o corpo desculpa
o pensamento e desvaloriza o corpo e mais não valorizam o pensamento qualquer o pensamento que pensar está presente na arte da dança na música na vida inteira o que no ocidente valoriza não é o pensamento mas é um tipo específico de pensamento que o pensamento racional o pensamento causal o pensamento não contraditório temos que trazer a linguagem o movimento do corpo e os gestos ea contradição porque trazendo o corpo para a linguagem a gente traz a contradição porque o corpo é vivo e tudo que é vivo necessariamente é contraditório a linguagem c para mas o
corpo junto tá certo então na verdade a minha primeira relação com o conhecimento é uma relação física depois que eu sou tomada de alguma perplexidade eu ganhei um movimento que vai ser traduzida em linguagem a tradução da linguagem é necessário e boa e tudo de bom mas ela é menor do que a sensação então como fazer para que o pensamento seja mais intenso de morar nas sensações sem palavra é preciso valorizar o não dito se a gente pensar bem isso que ela falou sobre a gente aprender primeiro com o pé e depois que o espírito
se a gente se der conta sempre que a gente fala de relação ao muitas vezes que a gente fala da nossa relação com o mundo com as coisas a gente fala de espaço de categorias de espaço a gente fala por exemplo é eu quero falar isso frente a frente estou falando de uma relação de direção que é uma categoria espacial direção ou e falo isso nas suas costas falou elas costas também está falando direção ela está por cima está por baixo estamos falando de também categoria de espaço em cima e embaixo é nossa relação à
opção de espaço nettheim poucos já está sempre falando a gente na verdade a gente sente a gente experience um mundo pelo corpo e o corpo está sentindo a todo momento o espaço traz a idéia de que o espaço é uma coisa eu me lembro quando comecei a dançar eu achava que o espaço era um grande vazio assim inabitado e não é ao contrário o espaço é o que a nossa experiência faz dele a gente vai construindo espaço pela experiência por exemplo uma sala essa sala aqui a gente poderia dizer que ela é grande ela é
pequena mas ela não é grande ou é pequena é grande é pequena em relação às pessoas que ocupam então em relação a nós que estamos tendo essa experiência se nós fossemos mil pessoas ou talvez duas mil pessoas nessa sala seria pequena a gente fala dessa sala é pequena para tanta gente agora se tem uma pessoa aqui dentro desta sala enorme então assim ela não é grande ou pequena ela é grande ou pequena em relação a nós a nossa experiência dela na minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no universo por isso a minha
aldeia grande como outra qualquer porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura as cidades a vida é mais pequena que aqui na minha casa no cimo de solteiro na cidade as grandes casas fechem uma vista chave escondem horizonte empurra o nosso olhar está longe de todo o céu torna os pequenos porque nos tiram um dos nossos olhos nos podem dar e torna os pobres porque a única riqueza na verdade o pensamento se organiza do mesmo jeito que o corpo se organiza não são duas coisas separadas então se o
corpo é se organiza de uma certa forma ele se acostuma certos procedimentos o pensamento também seguem esses procedimentos e o que eu quero chamar atenção pra vocês gente o fato de que essa coisa que a gente chama de corpo ela não é um suporte para outras coisas ela é tudo isso é tudo então se abrir espaço na sua casa para sua filha do seu filho vai determinar o como esse cidadão vai sentir no mundo ao mesmo tempo que o que você come vai determinar a sua censo vai determinar sua sensação em relação ao mundo o
que você cheira o que você vê a cor da sua parede determina a sua vida assim como se tem ou não parei determina assim como o cheiro da sua casa assim como a roupa que veste a comida que você come e se esta peça coisa que a gente é uma cor que trabalha com ligado a tudo está respondendo a tudo tem uma coisa nossa que o cérebro que é um processador como pentium ele vai apenas pegar as infinitas informações que seu corpo recebe e processa e encaminha o cérebro não origina absolutamente nada então se isso
é assim tudo o que o seu corpo capello ser efetivos eles vão fazer o mal que mia em você que vai determinar o seu estado de espírito a família pois uma arrumação de móveis soma de linhas volumes superfícies e são portas chaves pratos camas embrulhos esquecidos também corredor o espaço entre o armário a parede onde se deposita certa porção de silêncio praças e poeira que de longe em longe se remove insiste eu me lembro também de muito tempo da minha vida eu acreditar eu pensar eu não me dava conta disso depois que eu fui me
dá conta de que a gente era uma espécie de o moon como homens e um pequenininho que habitava um suporte o corpo como se fosse um instrumento de alguma coisa que seja o espírito alma ou a minha essência que essa sim seria eu mas aos poucos eu fui me dando conta que não eu sou tudo eu na área ou a boca esse cabelo ela é te darei de agora essas que eu recebi dos meus irmãos eu não recebi a quantidade de pombos que o que eu tive quando era criança eu nadei eu nadei sobre eu
não briguei s enfim todas as experiências que eu tive é senhor da 20 quilos a questão de guardar 20 quilos pra ela não é se ela vai ser bonito ou feio para os amigos ou não agora é outra pessoa com 20 quilos e isso é importante entendeu se você engorda ou emagrece isso realmente é muito importante só que a gente não vê nessa perspectiva de que ela vai sentir o mundo com outra foto o contorno agora a gente vê noutra perspectiva você tem que emagrecer para ocupar determinado espaço não mas que influencia segunda influencia [Aplausos]
[Música] qualquer espaço pode ser descrito por suas medidas numéricas de largura de altura mas a percepção que temos os lugares nem sempre exata e objetivo cecília meirelles escreveu em seu poema canção excêntrica ando à procura de espaço para o desenho da vida em números o embaraço e perco sempre a medida se os espaços se constroem com números e medidas eles também tem para nós uma geometria subjetiva que depende da forma como percebemos esses lugares do jeito como desenhamos nesses espaços a nossa vida o espaço é transformado pela nossa experiência mas como o espaço é uma
coisa dada com aquele é transformado pela minha experiência dele falou o espaço transformado pela nossa experiência assim como o espaço transforma a nossa experiência é uma história de uma fisioterapeuta que escreveu uma tese de mestrado sobre um sobre escoliose sabem que a escoliose escolha daquele movimento da coluna e s e ela vai desenvolvendo é toda uma hipótese para estudar é uma criança que tinha uma escoliose muito grande e ela vai estudar a história de vida dessa criança que já era selar essa altura um adolescente descobre que essa criança tinha uma situação em casa é muito
marcante que era uma mesa retangular onde há um centavo ela era filha única com o pai a mãe o pai sempre do mesmo lado ea mãe sempre do mesmo lado é um pai a mãe e um pai muito autoritário e uma mãe muito afetuoso e que é toda aí pode ficar desenvolve que essa criança teria desenvolvido uma curva de afastamento do pai e aproximariam da mãe por uma situação que se dá repetidamente e que transforma o corpo dela então aquela relação à linha espacial se fixou transformou a própria forma da coluna dela se organizar porque
é muito interessante pensar isso a gente pode aplicar na vida em menor escala a gente é um cd escolha óbvia mas que a gente de fato se organiza a gente quando gosta de uma pessoa sem fim da conta a gente se aproxima se aproxima o nosso corpo se expande com a gente não gosta também sem se dar conta gente cria afastamentos a gente vai fazendo coisas que a gente não se dá conta o tempo inteiro mas a gente está criando essas relações no espaço uma vez estava na ponte aérea é e sentei ao lado de
uma pessoa um homem e no tempo da ponte aérea 45 minutos eu fiquei muito íntima daquele homem a gente conversou sobrevida casamento amor tudo eu não sei o nome dele eu dei acabou a ponte era me despedirei por um lado pro outro eu tive uma sensação ali é de intimidade e de experiência do momento do presente que foi tão forte pra mim não sei não sei quem é essa pessoa mas que foi possível me aproximar em abril ele tem uma experiência é com essa pessoa que me fez é criar o último espetáculo que eu fiz
que na verdade é um bailarino e um espectador só dentro de uma sala por 40 minutos sozinhos uma sala pequena [Música] quem acessá-lo pra na verdade suscitar um pouco tentar reviver essa experiência essa experiência do que pode de fato acontecer de embriaguez de contato ou não e percebo que muitas vezes os encontros não acontecem mas quando acontecem acontece alguma coisa um contato de alguma natureza não contato sexual é amoroso é uma pessoa desconhecida que duas pessoas desconhecidas podem travar algum tipo de contato a idéia de ser só duas pessoas no espaço pequena porque tem uma
idéia de corporificar a experiência está perto e tão longe está muito perto de uma pessoa desconhecida tocaram tocar falar contar coisas intimidade não intimidade quanto você se abre para uma experiência real e concreta ou não isso pode acontecer na vida de todo mundo a qualquer momento ou não se está aberto para a experiência eu gosto muito da ideia do conceito experiência que é uma idéia de por exemplo experiência uma vez eu vi uma coisa que achei interessante você pode comer uma comida a mesma comida todo dia e um dia você tem uma experiência comenda aquela
comida que é diferente aquele dia você a experiência como se você tivesse uma percepção ampliada lembrei elevador ela fala da experiência do espetáculo uma pessoa e um espectador bailarina e um espectador né tem coisa mais erótica do que o elevador a gente falou eróticos em você tem interesse no outro não tem interesse nenhum a pessoa pode não tem nada a ver com você fisicamente mas o fato de duas pessoas estarem num elevador é extremamente incômodo aí você tem que dizer vem do dia não porque você fala além do dia porque a palavra distrai o assunto
é o que eu falo sobre a palavra a palavra distraio agora porque a gente no elevador tem que dizer que bonito dia como ir ao centro porque porque senão nós temos a impressão inconsciente de que vamos usar para cá com aquela pessoa liberada aí o que é mais incrível sem desejo da gente porque é uma coisa diferente e assim ó entrou alguém maravilhoso legado não tô falando disso está no elevador entre alguém que é do teu modelo que o número não é isso é uma pessoa que não tem nada a ver com você ou muito
mais jovem é muito mais velha ou com o corpo que não tinha grade tem nada a ver não é isso mas qualquer corpo de um elevador com outro corpo começa a provocar uma o erotismo é uma sensação ea palavra vem na hora do dia é preciso valorizar não dito de tv com isso na verdade que me lembrei de uma frase fala que entender a dominar e que está sempre procurando entender né meu tio foi ver esse espetáculo é fã dânica querida muito bonito não entende nada achei bonita essa idéia de que a gente tem que
ter a sensação de ter entendido para ter dominar e dominar e controlar também até êsse lugar que ela fala que esse outro lugar que não dito que é o lugar onde você não sabe direito se há mesas e cadeiras se há desejos e sei lá e curiosidade é uma um lugar onde as coisas não tão amarrada estão fechadas são ditas é um lugar muitas vezes insuportável há muita coisa a dizer que não sei como dizer algumas palavras mas recuso-me inventar novas as que existem já devem dizer o que se consegue dizer o que é proibido
e o que é proibido eu adivinho atrás do pensamento não há palavras s nesse terreno do s sou puro êxtase cristalino s some unthought és ouvir me ouvir o silêncio da energia que está no meu silêncio a tenho medo de deus e do silêncio que você viveu que você sente não tem nome necessariamente por exemplo dizendo que tem que dominar então por exemplo você é tem um amigo que você sente por ele um desejo estranho em quer dizer uma coisa que ela deseja porque eu quero falar do não dito então eu tenho amizade que eu
não é amizade eu não quero literalmente sexo com essa pessoa mas eu sinto um tipo de coisa que você faz você vai ou eliminar esse relacionamento que você vai dizer estranho vai acabar dando problema ou você vai nomear o a sensação de desejo ou de incômodo quando na verdade você pode estar sentindo uma coisa que está entre um afeto e outro existe um sentimento que está entre o amor ea amizade e não é necessariamente nenhum nem outro pensar em um gesto que nas do corpo não nasce da cabeça quando o pensamento mas sim do próprio
pensamento ele é produto da racionalidade que é exatamente o que a gente tenta desconstruir aqui pensar o limite dessa racionalidade que apenas uma negociação eu te dou um código você me dá outro que isso quer dizer troca de códigos troca de figurinhas ea vida vai embora né outra coisa é entender como está mostrando que qualquer gesto com um desdobramento com consciência com experiência ele abre outras perspectivas neto limite ele é necessário é necessário para ser quebrado e para ser necessário de novo a ser quebrado para se necessário e assim vai que também não pode achar
que tudo é relacional só porque senão tudo é relativo no mundo é tudo relativo ainda nada a gente não entrou nada e se uma cadeira band né aí tudo fica confuso não pode se comunicar então em algum momento tem que ser isso é uma cadeira esse espaço estava cheio e se possa fazer até pra você poder criar esse outro lugar [Música] quantas horas quantos anos quanto tempo o nosso corpo ficou e continua ficando é sem nenhuma possibilidade ou poucas possibilidades de se experimentar eu sou bailarina também e tem uma escola de dança e é muito
difícil convencer as pessoas de que dançar bonde que isso vai fazer bem como que eu faço pela dança as pessoas entenderem um pouco disso os íntimos que os ora memória e repetir informações que dançar é repetir movimentos sobre a visão de vocês isso é diferente eu gostaria que você comentasse a repetição e imitação fazem parte do nosso processo de aprendizagem com a sensibilidade de criar e improvisar como entra na nossa formação a bailarina dani lima ea filósofa viviane mosé debatem agora no café filosófico os limites entre a repetição ea criação entre a regra ea improvisação
para elas além de conhecer o mundo precisamos ser capazes de recriar o a nossa maneira uma coisa que me interessa desde sempre a improvisação de trabalho muito a sua professora na universidade dança de improvisação eu até um determinado momento dava aula de técnica técnica é ensino o meu jeito de dançar pra você pra você pra você pra você tem uma hora que entra em crise e com isso não é porque o meu jeito de dançar tem que ser o seu ceo seu seu cada um tem um jeito enfim era eu dava produto está não para
crianças e aí eu passei ensinar sua improvisação onde seria um lugar onde a pessoa tem que descobrir e não é fácil o jeito dela com uma laje que saberes ela articula para determinados impulsos estímulos ações de improvisar isso a gente improvisa na vida né alguns mais outros menos mas brasileiro de uma forma geral sabe precisar muito bem no sentido de lidar com o imprevisto e não ficar parado né com medo muitas vezes eu trabalhei algumas vezes na europa e vejo que é muito diferente preso na alemanha é eles não conseguem lidar muito bem com a
idéia de improvisação se alguma coisa está errada tudo fica meio e agora ea gente age como talvez está sempre dando errado a gente tá sempre sabendo tal jogo de cintura né vai por ali vivem por aqui improviso aqui joga com isso enfim eu acho que tem um lugar que é importante é liga com essa ideia de criatividade na escola que ensinar a pensar ou ensinar a criar ensinar a fé a ter uma atitude frente as coisas que não é de repetir somente mas te pegar tudo que você recebeu articular a seu modo e da sua
resposta para a coreógrafa e bailarina pina bausch a dança era muito mais do que a repetição de movimentos [Música] o que me interessa não é como as pessoas se movem mas sim o que os move a dança deve ter outra razão além da simples técnica trata se da vida e portanto de encontrar uma linguagem para a vida [Música] o cineasta fellini se encantou com a simplicidade ea dramaticidade dos gestos cotidianos coreografadas no balé de pina bausch que ele escreveu assim o que ela nos conta é uma festa um jogo um sonho uma memória uma visão
um ritual o que a gente quer é que toda essa harmonia toda essa leveza todo esse encantamento não acabem jamais e que a vida seja assim eu acho que tem um lugar que é importante é liga com essa ideia de criatividade na escola que ensinar a pensar ou ensinar a criar ensinar a fé a ter uma atitude frente as coisas que não é de repetir somente mas te pegar tudo que você recebeu articular a seu modo e da sua resposta troca atua no mundo com originalidade você tem que aprender a conviver com a frustração então
por que a gente não quer atuar no mundo com originalidade porque não aguento foi contrariada o meu bem aí complica né então gente grande a adulta que chegou no mínimo é da vida é aprender a receber não é aprender a conviver com o mínimo financeiro até para conseguir muito dinheiro que viver como financeira é bom não ninguém quer isso agora se você aprende a lidar com a contenção você pode acumular e virar esse jogo em algum momento então como pessoas não conseguiam viver nesse mundo pessoas que efetivamente se sintam seguras para romper uma barreira e
se são líderes esse é um modelo de liderança ea gente carece de liderança hoje eu faço palestras empresas e ouso tempo inteiro isso como provocar liderança porque houve o poder nos colocou tão rasos e tão fracos que todos querem seguir ninguém tem mais coragem de dizer qual é o rumo de terminar nenhuma direção à escola é o maior problema do mundo contemporâneo está é a mais anacrônica de todos a nossa escola é a escola não da idade média mas a escola da modernidade escola da linha de produção onde você vai montando um ser humano você
monta português matemática inglês geografia educação física está na pessoa nem eu nem o dólar nem [Música] olhe lá [Música] não sai uma pessoa da escola o que sai da escola são restos pedaços colados que não formam um corpo e aí a gente fala de ética ética atitude atitude de corpo exige relação com o mundo está falando que você fez e ético que seu corpo é dividido em vários pedaços um é do neurologista outro é do cardiologista outra do senado que não fique atrás né eu só quero dizer a vocês uma coisa o nosso currículo escolar
se chama grade as nossas matérias se chama disciplina ea nossa escola foi estruturada a partir daí da ditadura militar tá com mou com o modelo tecnicista de linha de produção de linhas de montagem a nossa escola é completamente fora do mundo contemporâneo a sociedade do conhecimento que exige ação com horário determinação seja o mundo está desabando todos nós sabemos como é viver no mundo contemporâneo é ter atitude não é como viver na internet você tem autonomia para pesquisar a gente tem que aprender a ser um estudante cotidiano no mundo em que vivemos se a gente
não começar a mexer na escola nós não temos uma mínima chance de salvar essa sociedade que a gente vive esse é o alvo existe uma outra forma de encarar a memória também pode pensar que memória também a recriação porque de fato é de fato é de fato é na verdade eu fico vendo justamente na relação com os filhos a gente vê isso quando uma criança quando você pega uma fotografia e fala para aquela criança depois de sei lá cinco anos daquela fotografia aqui você vai lá adorava brincar na areia adorava brincar na areia olha aqui
com você adorava naquele momento a criança ela é a gente cria de memórias as memórias elas não são coisas que estão ali como um banco de dados que você acerta não elas são recriados a todo momento e depois aos 15 depois aos 20 e depende da atualização constante do que vai ser aquilo pode ser que depois se esqueça aqui depois e lembro em que refere inventa no meio daquilo sem inventar pimenta no rosto você acha que aquilo é verdade aquilo aconteceu se a gente pudesse escolher a infância que teria vivido com que o inter nesse
momento recordaria aquele velho tio de perna de pau que nunca existiu na família as pessoas sem imaginação podem ter tido as mais entrevistas aventuras podem ter visitado as terras mais estranhas nada lhes ficou nada lhe sobrou uma vida não basta apenas ser vivida também precisa ser sonhada você viaja ciliar dos seus sonhos e paris frança o mesmo amor da sua vida chegou lá choveu chegou lá até que uma greve não sei que esse negócio é aquela coisa de viagem né ainda horas e aí você volta a isso como a primeira semana você conta um pouco
de incômodo mas não conta todo aí dos 12 meses depois vai diminuindo seis meses depois da viagem a paris foi incrível depois falhou a viagem da sua vida você esqueceu completamente o que eu digo que não me agradava né isso é impressionante outra coisa engraçada biografia alguém diz assim a escrevi a biografia fato real né não é verdade nenhuma biografia é agora inventaram todo o rio grande mas me perguntaram poesia ela é você escreva seus poemas com o que você viveu o e ficção aí eu respondi o que eu vivia uma ficção porque na hora
que eu vi vila real em segundo depois de sair ele é interpretado por um outro momento que estou vivendo agora nós não temos coragem diz porque nossa sociedade é fundamentada na idéia de verdade então temos que admitir que a vida é uma invenção nossa junto com a invenção dos outros então é a relação com o espaço não é apenas uma relação que você cria mas a relação com a nossa vida é uma relação que a gente queria e não tirando a iaa o poder do estado não estou tirando não tirando o poder da moral não
estou tirando poder da educação que grandiosidade cima na nossa vida e não estou tirando a determinação genética nem social da nossa vida agora o que você faz com esse pacote com esse kit completo isso é conseqüência de uma ação sua isso ele e sem legado e essa ação não é determinada por um conceito apenas apesar do conceito é importantíssimo não é o conceito ou melhor o conceito que você queria a sua vida é consequência da sua vida e não o contrário você quer mudar sua vida muito inflação ao invés de mudar seu pensamento a mudança
do da rotina do cotidiano por exemplo cantar foi um dos móveis pode determinar uma mudança radical em sua vida quando a leitura de um livro pode não significa absolutamente nada eu deixaria a provocação que foi a viviane que fez mas eu endosso que a idéia de ver da gente pensar levar pra casa de que nós não habitamos o nosso corpo nós somos o nosso corpo então qualquer experiência de corpo que qualquer um de nós possa vir a ter méxico que nós somos não é independente é junto o café filosófico de hoje termina por aqui para
assistir às palestras na íntegra e participar das transmissões ao vivo acesse o site da cpfl cultura acompanhe também a nossa programação através do twitter.com barra cpfl cultura até o próximo café filosófico [Música]