e fala povo lindo essa é a revisada de história a gente vai falar sobre um dos temas que mais caem no vestibular Brasil colonial são mais de 300 anos de história Então a gente vai falar um pouco sobre o Brasil antes da invasão dos europeus depois a gente vai falar sobre a economia colonial a gente vai falar assim da cana-de-açúcar vai falar da mineração vai falar também da pecuária e das drogas do sertão depois a gente vai falar sobre a sociedade Colonial isso envolve falar da Cristi escravidão e por fim a gente vai falar de
várias revoltas que aconteceram no Brasil brasileiro de Pacífico não tem nada você vai ver e a gente vai falar de revoltas nativistas e revoltas emancipacionistas para No final a gente resolver alguns exercícios que caíram no Enem para você ficar preparado se liga e [Música] E aí E aí Oi querida e a gente vai aprender agora sobre o Brasil colonial que aliás nunca existiu e é por isso que a aula acaba aqui sob os créditos zoeira mas não é zoeira que o Brasil colonial nunca existiu É sério que é problemático falar em Brasil colonial e aqui
eu tenho uma pergunta para você quando que começou o Brasil e professor você não sabe que foi 1500 não pera aí não é tão simples Se a gente pudesse voltar no passado lá em 1500 e perguntasse para as pessoas ao nosso redor E aí firmeza Bom dia o seguinte qual é o nome desse lugar aqui você ouviria vários nomes diferentes você ouviria por exemplo Terra dos Papagaios ilha de Vera Cruz terra de Vera Cruz você poderia ouvir também Pindorama ou até América Portuguesa no máximo você ouviria assim a gente tá aqui nos eu disse Mas
a palavra Brasil você não escuta não sabe quando que as pessoas começaram a entender se o lugar aqui como o Brasil só depois de 1822 mas espera aí isso quer dizer que falar que o Brasil nasceu em 1500 tá errado não não tá errado ou não totalmente errado o importante a gente lembrar que na verdade o Brasil essa palavrinha mesmo só vai ser usada muito depois de 1500 e que o termo Brasil colonial esse assim não temos inventado para gente conseguir entender melhor esse período como esse período inventado Brasil colonial né como o Brasil colonial
é muito longo dura mais de 300 anos aqui a gente vai fazer uma revisão ou melhor uma revisada nessa revisada a gente vai ter seis partes na primeira delas a gente vai falar do Brasil antes de ser Brasil a gente vai falar de Pindorama a segunda parte a gente fala da economia e se envolve desde as feitorias passando pela cana-de-açúcar a mineração a pecuária e as drogas do sertão depois a gente vai falar sobre a sociedade Colonial que era uma sociedade escravista a gente ainda vai falar das revoltas tanto as nativistas quantas emancipacionistas é muito
a treta mesmo e depois disso tudo a gente vai resolver dois exercícios para você ficar na bala Pindorama ou Pindoretama que quer dizer Terra das Palmeiras Olha que beleza é o nome que se dava para esse lugar antes da invasão dos europeus quantas pessoas existiam aqui de 5 a 8 milhões de pessoas camping a gente para caramba aqui algo aconteceu que hoje em dia a gente tem aproximadamente um milhão de pessoas antes eram mais de mil etnias mais de mil línguas e alguns desses povos era É lógico quem está falando de 50 mil integrantes 60
mil integrantes o daqui é um exemplo de alguns povos que que a gente para caramba pertencendo aquele povo lá beleza então a gente tem o povo doce a rua a gente tem os Guarani a gente tem os carijó e a gente tem também os Tamoios bom então agora a gente sabe que existiam muito mais pessoas indígenas naquela época do que agora mas de hoje em dia quem que a gente pode na rua apontar e falar esse é indígena certeza essa indígena sabe quem que a gente pode apontar e dizer que indígena ninguém e ninguém porque
só o próprio grupo étnico pode se alto identificar se alto classificar então a gente não pode ou melhor a gente deve fugir do que eu chamo e do que a gente chama de determinismo biológico uma característica física de uma pessoa não diz quem ela é eu posso ser um branquelo Mas eu sou Latino então você não pode esperar uma característica física de um indígena outro perigo é a gente cair no outro tipo de determinismo não é o determinismo biológico é um determinismo cultural a cultura É dinâmica você faz as mesmas coisas que o seu tataravô
acho que não porque a cultura É dinâmica a gente vai mudando nosso jeito de um jeito de agir da mesma maneira qualquer povo indígena ou não também pode sofrer alterações culturais de comportamento conforme o tempo passa Beleza então a gente não pode ter o determinismo cultural se você viu um indígena usando o calça jeans mexendo no iPhone enquanto toma uma Coca Cola deixa ele que já chegamos no segundo tema dessa aula que é para falar da política e também da administração Colonial então primeiro de tudo tentar lembrar que Brasil e Portugal não são amiguinhos a
relação deles pelo menos não historicamente tá hoje assim tá tá mais tranquilo historicamente falando a relação entre Brasil e Portugal é uma relação desigual em Portugal invadiu essa terra aqui Dominou a galera que tava aqui e fizeram uma farofa da nada então essa relação desigual ela é muito importante para a gente entender o período do Brasil colonial então a gente pode dizer que o Brasil era uma espécie de empresa de Portugal o que Portugal quer com Brasil tirar riqueza parceiro beleza então eles não estão interessados na sua qualidade de vida não A ideia é extrair
riqueza desse lugar mais ou menos como um patrão faz com a sua empresa no Brasil era uma espécie de empresa de Portugal uma empresa bem grandona uma empresa bem difícil de você administrar mas como potencial de ganho enorme detalhe essa empresa que a gente tá chamando assim o Brasil assim né de empresa Essa empresa é imensa Oi e o melhor jeito de Portugal proteger essa empresa imensa que tem muita gente de olho nessa empresa tem muito pirata querendo invadir a sua empresa também então Portugal precisa defender seu território Man e de que jeito você defenderia
um território imenso que fica muito distante da onde você vive o jeito mais próximo que a gente tem que imaginar isso Sei lá se você conhece algum playboyzão aí tem aquela fazem Dona precisa de um caseiro para cuidar da fazem Dona se não dá medo vai que alguém invadir não é agora como é que Portugal vai arrumar tanto caseiro para cuidar desse Brasil sendo que esse Território que hoje a gente chama de Brasil é muito maior do que de Portugal e Portugal nem é um país muito populoso o jeito então para ocupar todo esse território
era dividindo todo esse território em 15 pedaços enormes e aí o Rei de Portugal entre a 15 pedaços enormes para 12 parcelas quando chegou em alguns pais alguns não quis nem né colorir essa terra aí é longe não sei como é que eu nem vou aí o rei conseguiu convencer 12 parcelas a ocupar esses 15 pedações de terra como você não vai colocar parça no vestibular que eu sei a gente vai escrever donatário donatário de dono mesmo então eram 12 donos doze donatários 12 parcelas para 15 pedações de terra esses 15 pedaços de terra a
gente vai chamar de capitania Por que que a gente chama de capitania porque tem que capitaneava mano tem que ter Capitão aí o bagulho é militar é proteção se veem invasor pow nele então são 15 Capitanias quando morre o parça quando morre o donatário quem assumir o filho dele o Enzo e aí esse Enzo vai assumir por isso que a gente chama de cá é hereditária ei olha aí foi assim qo Brasil começou a ser administrada digamos assim a gente soltou toda essa terra na mão de 12 parcelas percebe que até aqui não existe nenhuma
ideia de unidade territorial E adivinha o que aconteceu os parças do Rei Não conseguiram fazer o que o rei queria E aí passou um tempo 15 anos para ser mais exato o rei olhou e falou não não vou ter que pôr mais energia ali Vou ter que dar uma atenção maior aí e aí em 1549 o Rei de Portugal inicia uma nova forma de administrar o Brasil agora vai ter um governo geral o primeiro governador-geral que é uma espécie de vice-rei vai mas o nome é governador-geral mesmo tá e o primeiro chama Tomé de Souza
ele veio com mais mil pessoas entre elas 400 degredados não sabe aquela lenda de cá no o meio gente ruim só veio curva de rio não é bem assim mas nessa viagem Tomé de Souza veio uma rapaziada perigosa mesmo e aí ele veio que em Salvador Bahia a gente teve a primeira capital do Brasil a partir de 1549 e essa capital ela funcionou até 1763 quando a capital Deixa de ser Salvador e passa a ser o Rio de Janeiro Então a partir de 1549 até 1808 o Brasil ia ter um governador geral Ah então tá
então em Salvador a gente tem uma capital bacana governador-geral ficar lá mas em todo o resto faz o que nos outros lugares construíram câmaras municipais e existe até hoje em locais perto quem trabalhava nessas câmaras municipais eram pessoas ricas brancas um senhor de idade que doido né hoje em dia bom esses caras que trabalhavam na Câmara Municipal eram conhecidos como homens bons ou cilindro precisa dizer que ele é homem bom né estranho e aí então esse poder local esse poder Regional fazer com que Portugal conseguisse administrar o Brasil inteiro mesmo capital ficasse só em Salvador
detalhe as pessoas tinham as tarefas ali nas câmaras municipais mas se algum problema grande acontecer se elas não iam pedir ajuda para Salvador porque do Sul do Brasil até Salvador E aí mano Cara não tinha essa integração regional não muitas vezes essas pessoas que ficavam longe de Salvador pedir uma ajuda diretamente a Portugal novamente uma demonstração de que o Brasil não era integrado like de fato não existe o Brasil como a gente conhece hoje outro detalhe importantíssimo é perceber que na época esse a atmosfera um clima religioso no ar Então as pessoas tinham um pouco
de medo receio da autoridade dos Padres os padres por mais que não fossem necessariamente membros da política eles tinham sim bastante autoridade Vamos falar agora da administração Colonial propriamente dita Como é que os cara sozinho como é que eles organizaram basicamente administração Colonial era dividida em três setores só lembrando que esse setores não eram tão bem definidos como hoje em dia não tinha muita mistureba de tarefas mas basicamente era um três setores o primeiro deles setor militar para proteger de invasão ou de uma treta interna né Depois você vai ter o setor fazendário que validar
realmente com Finanças contas a pagar EA receber por fim você tem um setor geral esse setor geral seria o setor administrativo que é onde você encontra de um procurador um juízo ordinário o juiz de fora porque não tinha nenhuma ali você é bem vereadores então existem todos os funcionários que vão de alguma forma tentar administrar Lembrando que não era tão bem determinado com Hoje você tá militar setor fazendário e setor geral sentiu falta de um setor social Portugal Não sentiu falta não e começa agora a terceira parte para falar sobre a economia colonial primeiramente quantos
portugueses chegam aqui maluco que treta o que eu faço aqui para gerar riqueza ele que não tinha achado o ouro eles ainda não começaram a plantar cana-de-açúcar logo de cara não é tão simples não então se eles chegam em 1500 eles ficam pelo menos até 1530 tentando apenas fazer algumas trocas com os povos indígenas estavam livre Então português chega e fala que a gente tem para esse pessoal indígena aqui a gente tem algum esses materiais aqui e que a gente quer eu quero essa madeirona caramba árvore louca o nome dela pau-brasil no tinta vermelha sair
dela quero ela indígena por gentileza queremos essa madeira aqui ó e aí tem um mito de que o indígena foi super enganado pelos portugueses Por que os indígenas entregaram tudo para os portugueses em troca de espelho em troca de miçanga e como rever essa história se coloca no lugar dessa pessoa indígena você vive em uma flor é uma baita Floresta o que mais tem do seu lado é madeira e aí vem um cara esquisitão pedido e aí ele vem nossa dá um passo para trás favor Beleza o que você quer de mim a gente quer
madeira Como assim você quer madeira e é tudo madeira mano é só levar não é isso que a madeira entrar você me dar o que em troca eu te dou esse Machado o louco não tem Machado aqui então quer dizer que você pega a madeira aqui para mim infinito e eu levo um machado que ninguém tem que que tá fazendo um bom negócio afinal de contas então eles têm que perceber você colocar no lugar de cada cor para entender como é que rola essa negociação essa troca comercial dos portugueses dos seus utensílios vestuários em troca
de madeira e alguns animais exóticos que os indígenas levavam até os portugueses essa troca a gente chama de escambo porque ela não se utiliza de moeda né então um escambo é uma troca de material por outro material essa troca acontecia numa espécie de Galpão no espaço fortificado os portugueses chamavam de Feitoria essa Feitoria permitia que o português fizesse as trocas comerciais de forma segura e ágil com rapidez Então os portugueses não praticaram só Feitoria aqui no Brasil e fizeram isso na Costa do continente africano e no período pré-colonial que assim que a gente chama esse
período de 1500 1530 a principal atividade foi a extração do pau-brasil a partir de 1.530 da década de 1.530 a gente tem o início do plantio de cana-de-açúcar o contexto da época é que Portugal já conseguia produzir Açúcar Em outros lugares Então Portugal faz um experimento tentou produzir o açúcar no Brasil tentaram na região sudeste mas ontem deu muito certo a plantação da cana põe na região Nordeste do Brasil e plantar cana de açúcar não é tão simples existe muito trabalho é muito complexo você precisa de uma verdadeira fábrica para aquilo acontecer que não é
só jogar uma semente eu jogar uma muda esperar crescer colher e tá em casa não é bem assim para você transformar a cana-de-açúcar em açúcar é todo um processo complexo um exemplo existe um momento em que você colhe a cana coloca no ombro aqui ó e leva lá na mão ainda levou na moeda que era mais ou menos a nossa maquininha aqui que faz o caldinho de cana Então é porque era uma baita máquina enorme de madeira que esmagava aquela cana-de-açúcar com o peso mesmo às vezes você trazer até boi para o boi consegui mexer
a máquina de madeira para máquina de madeira conseguir cima da cana-de-açúcar E aí na época tinha todo uma segurança do trabalho porque se uma pessoa escravizada fosse colocar aquele prendesse a mão na moenda segurança do trabalho na hora tinha uma machadinha do lado Alguém já viu Então cortava o braço do Trabalhador para que a máquina continuasse funcionando tranquilamente então a cana-de-açúcar ela mexeu não só com a economia do Brasil mas também com a sociedade brasileira que a gente fazer um pouco melhor daqui a pouco e para produzir esse açúcar a gente tinha um sistema um
sistema chamado Plantation é chique e seria plantagem a tradução literal mas fica feio demais plantei esse também não é muito bom e esse sistema era complexo Então o que significa plantation Professor significa que você vai produzir basicamente um único produto isso significa monocultura plantação de apenas um produto onde você vai produzir tudo isso aí essa única cultura no caso da cana-de-açúcar no latifúndio no espaço gigantesco por isso que ela tipo não não é qualquer Fazendinha não tão monocultura latifúndio quem que vai trabalhar sério nisso aí pessoas que foram escravizados Então esse trabalho que gera o
açúcar é um trabalho escrava é um trabalho extremamente opressor quarta e última característica do plantation é que todo esse açúcar ou Praticamente todo ele é produzido para ser vendido na Europa não é para nós e todo esse trabalho todo esse usa o e doido é para gerar riqueza para portugueses não necessariamente para brasileiro é claro que um senhor de Engenho vai conseguir se apropriar de uma parte dessa riqueza mas toda essa plantação é feita para europeu Vamos falar agora sobre o uro vamos falar sobre a mineração de ouro e até de diamantes que aconteceu no
Brasil colonial É verdade a primeira vez que encontraram ouro no Brasil foi em 1575 mais ou menos na região aí entre o estado de São Paulo e o de Paraná e só atualmente né só que acharam um pouquinho só e ficou por isso mesmo Aí lá em 1696 onde hoje fica o estado de Minas Gerais ali no Rio das Velhas acharam uma quantidade relevante de ouro e aí essa pessoa explanou essa pessoa falou ele o senhor aqui também e aí o pessoal começou ir lá e olha que doido Primeiro vai uma família vai outra Quando
você vê verdadeiras Vilas estão sendo construídas naquela região onde hoje é a Minas Gerais essas Vilas vão trazer para gente uma sociedade urbanizada Claro que não é exatamente como hoje mais algumas pessoas não vivem longe do mundo Rural e naquela época galera faz estrutura da época isso era um grande desafio de abastecimento para você trazer todos os produtos para ir dava um trabalhão isso também fazia com os produtos ficasse muito caros aproximadamente dez vezes mais que o preço normal olha que louco então Essa sociedade mineira que vai se criar ao redor dos lugares onde eles
vão extrair esse minério Essa sociedade ela tem características muito próprias e muito inovadoras para a época é uma outra inovação é que antes da extração do ouro toda a região do Brasil ela era voltada para o litoral e agora existem estradas que vão ligar uma região do interior do Brasil a outra região também do interior do Brasil a gente está começando a falar de uma integração Regional bem não comecei mas está acontecendo Então vamos fazer aquela viagenzinha no tempo então você estava lá Brasil é Brasil não é é América portuguesa é uma empresa de um
outro país que vem dominou tudo então você tá lá e você encontra o minério encontrei eu quero quero entregar não quero entregar você é louco vai ficar para mim vou sair fora vou fugir Portugal percebe enchesse ouro fica lá no meio dessa terra para eu trazer senhor lá do meio de Minas Gerais até Portugal eu vou ter que ter muita fiscalização ó vou ter que ficar de olho nesses brasileiros aí então a fiscalização de Portugal em relação à colônia só aumenta 1725 Portugal constrói pelo menos três casas de fundição nessas casas de fundição eles pegavam
o ouro e derretiam e transformavam em tijolinhos em barras de ouro marcado para dizer qual é o peso para onde vai então um controle maior porque antes de você derreter esse olho transformar em barra muita gente contrabando de água de tudo que é jeito podiam levar ouro em pó até nos cabelos podiam esconder dentro de Santos o santo Ah pois é aí o polícia não vai querer ver dentro do céu se você não vai pedir para abrir Meu santinho você não faria isso então existia muito contrabando Portugal a partir de 1.725 cria as casas de
fundição para reduzir o contrabando aumenta fiscalização e tente extrair mais ouro do Brasil e aí Ah tá dando que passa Portugal aumenta essa fiscalização 1740 uma nova forma de fiscalizar e cobrar impostos captação agora Portugal quer cobrar uma quantidade de ouro de imposto por cabeça de pessoa escravizada para que lhe Garanta uma quantidade de ouro e conforme o tempo passa brasileiro vai inventando novas formas de contrabandear o valor E aí Portugal vem em cima então em 1750 Portugal cria uma nova forma de taxar o ouro no Brasil que a tinta não é um drible de
futebol a finta é Portugal obrigando essa pessoa que está extraindo o ouro a entregar para os portugueses mil a 500 quilos de ouro por ano em 1500 quilos esse aqui valia à sem@algumas pessoas não conseguiram entregar 1500 quilos de Ouro Puro Puxa vida não conseguiu então eu vou ser obrigado a pegar tudo que você tem isso a partir de 1763 quando o Portugal institucionaliza né começa a vigorar a derrama quero um pesadelo para os mineiros Então os portugueses ela vai entregar me quem Esquilos ou não vai pelos eu te pegar então vou pegar tudo teu
parça Então vou pegar tudo teu então era um desespero a derrama cara vai gerar até revolta por causa disso aí para diamante tinha um outro esquema era um sistema de contrato era um contratos que eram estabelecidos antes do brasileiro pegar o diamante você quer ir ali pegar diamante tão me paga agora essa quantia tenho que você acha de diamante é seu mas você só entra lá se pagar essa quantidade aqui E aí vai um contratador uma pessoa que tem Posses né para conseguir fazer esse contrato e lá extrair o diamante galera é tanta atividade acontecendo
nesse interior do Brasil que a partir da mineração a gente tem um novo eixo econômico No Brasil se antes a maior parte das atividades econômicas aconteceu na região do Nordeste Agora a maioria dessa atividade econômica vai acontecer na região sudeste Nem só de ouro e nem só de Açúcar Que dia o Brasil colonial quer ver uma outra atividade econômica pecuária a partir de 1535 existe a pecuária no Brasil o boyzinho aqui no Brasil no começo do até conflito porque ninguém avisou os povos indígenas fica aquele boyzinho ali tinha dono não estava escrito o nome de
ninguém no pescocinho do Boyzinho tá o indígena aí a lave um animal que ele não tinha visto que era grande para caramba que dava carne para caramba para família toda lascada o boi e dava treta em que português indígenas sempre o pior lado né ficou colado indígena aí o boyzinho tem outras utilidades além da alimentação você pode usar ele para te ajudar no trabalho como força motriz outra palavra bonita você também pode utilizar o que sobrou do Boyzinho para compor um vestuário ou para fazer uma ferramenta então existem muitas utilidades diferentes em relação a pecuária
a partir de 1701 a gente tem uma novidade Acontece uma lei o Rei lá de Portugal lançam uma Lady com a partir daquela data 1701 não podia criar gado na praia no litoral Pois é então acabou a vida acabou a mamata o boyzinho não podia mais tomar banho de mar precisava cuidar do boi e lá no interior pelo menos aí sessenta Léguas sessenta Léguas são muitos quilômetros aliás mim há dez Léguas são 60 km tão 60 km para dentro da terra do mato é que você pode criar o gado E por quê que isso foi
o primeiro para proteger as plantações de cana-de-açúcar para não ter boi pisar em cima de cana-de-açúcar e também teve uma outra sacada levando todo esse gado lá para o interior você também ocupa aquela região Então o a pecuária ajudou na interiorização do Brasil da ocupação do nosso território primeiramente S gado ele vai acompanhando o curso dos rios Então se a gente pegar por exemplo Rio São Francisco tem um gado foi indo acompanhando o desenho né que o rio faz no interiorzão do nosso Brasil então a pecuária ela nos ajudou muito em relação a essa interiorização
que tem um outro detalhe importante que a pecuária era de algum modo é um exemplo de mercado o terno a cana-de-açúcar era produzida para gente vender para fora a pecuária não ela era feita para que a gente mesmo aqui do Brasil pudesse se utilizar das benesses que o boyzinho ia trazer para gente Para terminar essa parte sobre a economia colonial vamos falar também das drogas do sertão Ei não se empolga não em que eu tô falando apenas de outras fontes de alimento e de riqueza para Portugal eles chamavam de drogas do sertão porque eram muitas
espécies de plantas e outros produtos que eles pegavam da região Amazônica Então vamos lá primeiro é legal lembrar aqui o Brasil não era só açúcar e ouro então tinha também produção de tabaco de algodão de milho de mandioca mas as principais drogas do sertão de facto a gente está falando de Urucum Anil baunilha castanha-do-pará de trás ervas medicinais naqueles usavam para fazer remedinho Beleza então tudo isso também ajuda a gente entender como é que o território brasileiro foi ocupado como é que tanto os povos indígenas deixaram de existir e de que forma as pessoas que
viviam na colônia conseguiam subsistir conseguiu sobreviver aquela dificuldade toda com isso a gente consegue fechar os as principais atividades econômicas do Brasil colonial e vamos falar agora sobre a sociedade Colonial Isso quer dizer falar sobre a escravidão moderna a escravidão que aconteceu aqui no Brasil então quando a gente fala de escravidão no Brasil é fundamental lembrar que as pessoas escravizadas não vieram para o Brasil elas foram trazidas em Corrente a força ao Brasil ao todo mais de 12 milhões 12500000 pessoas foram trazidas para as Américas para o Brasil mesmo aproximadamente 4.9 milhão de pessoas então
daquelas 12 milhões de pessoas foram trazidas para as Américas 1 milhão e 800 mil morreram na Travessia e outras tantas morreram nos primeiros dias que chegaram aqui de tanto que essa travessia era dura então quando a gente fala de escravidão no Brasil a gente tá falando da maior cicatriza do maior problema da história do Brasil então é algo muito forte mas que a gente precisa aprender com esse passado para entender melhor o nosso presente quando a gente fala de uma pessoa que foi escravizada aqui no Brasil provavelmente a gente está falando de uma pessoa negra
que foi trazida da África também houve escravidão indígena mas a maioria foi de pessoas realmente trazidas da África essas pessoas trazidas de lá viviam aproximadamente 25 anos no Brasil Apenas porque elas precisavam trabalhar 18 horas por dia recebiam pouca alimentação dormir um pouco e o tratamento era o pior possível então a morte era muito presente e aí o senhor né o dito dono daquela pessoa daquele ser humano ia lá comprar outra pessoa no mercado por quê que Portugal fez tanto esforço para se escravizar pessoas trazidas da África ao invés de escravizar os indígenas houve escravidão
indígena mas houve também uma intenção de Portugal que as pessoas aqui da colônia escravizar sem os vindos da África e não os indígenas e porque se alguém falar que é por uma questão cultural tá falando uma grande bobagem porque o fator que explica isso é econômico a mas o indígena ele não gostava muito e que gosta de trabalhar sendo escravizado a mas é que o outro já estava acostumado não existe ser acostumado a escravidão não existe aceitar escravidão beleza e ele tá muito doido para achar como ser humano aceita aquela condição porque se ele está
acostumado Lógico não fator econômico e por que raios esse fator econômico explica isso tu vamos lá Portugal está distante tanto da Costa africana quanto o território que a gente chama de Brasil hoje a única forma de Portugal ter um controle sobre esse comércio de pessoas é se esse comércio foi perfeito na costa africana porque lá Portugal Tem feitorias tem galpões nesse galpão existe um funcionário português anotando ó 3 mil pessoas entraram naquela embarcação E aí Portugal vai conseguir cobrar um imposto por cada pessoa que foi levada para América saída da África e sim alguém pegar
um indígena no meio de uma floresta brasileira Portugal não tem como saber que Portugal não sabe Portugal não tem como fiscalizar como taxar como cobrar imposto sobre aquela atividade então único fator que explica todo esse movimento de trazer gente da África para cá para ser escravizado é um fator econômico desde a primeira pessoa que foi escravizada existe resistência à escravidão porque não é natural não é normal e nunca será então desde a primeira pessoa que foi trazida ao Brasil Acorrentada a gente tem resistência que são inúmeras formas de resistência uma delas é você não aceitar
as ordens Ah mas você vai apanhar tudo bem mas você pode desrespeitar aquelas ordens você também tem formas culturais de resistência quando você se veste de um jeito e quando você prepara um alimento de uma forma específica Você também está de algum modo Resistindo a resistência pode estar na tua fé porque você pode acreditar em coisas que não é os portugueses querem que você acredite tão também numa religião você podia encontrar resistência a resistência Claro ela podia acontecer por meio de uma fuga você pode Sai fora mano vaza e Foge mesmo porque eles vão atrás
de você a fuga também pode acontecer por meio de uma organização você se organizem comunidade se você fugiu e se organizou numa comunidade bem longe das cidades você provavelmente vai chamar essa comunidade de Quilombo são vários Quilombos existiram durante o Brasil colonial agora se você se escondeu numa casa na própria cidade essa casa vai receber o nome de zungu outra forma de resistência é quando uma pessoa tenta ajudar a O que é escravizada a se libertar a maioria dessas pessoas que ajudavam os escravizados a se libertar eram pessoas que também já tinham sido escravizados a
resistência também pode acontecer de modo violento então você pode querer se vingar e matar aquela pessoa que se dizia seu dono inclusive em casos mais extremos se eu não consigo me organizar eu não consigo fugir eu não consigo me expressar eu não consigo nem mesmo agredir ninguém então o suicídio acaba sendo uma possibilidade Você pode até tirar sua própria vida para que você de algum modo consiga se libertar Naquela vida tão o professora a escravidão que aconteceu aqui no Brasil deixou um legado é o primeiro legado é o da discriminação racial a gente tem uma
grande diferença no tratamento de pessoas de acordo com a cor dela Oi gente também pode falar de uma desvalorização do trabalho manual já que grande parte dessas pessoas que foram escravizadas tinham esse trabalho manual claro que a gente pode ir muito longe nessa conversa e falar das Diferenças de oportunidade dos diferentes setores da sociedade mas o fundamental é entender que o problema da escravidão não está resolvido um dado bem representativo no Censo do ano de 2010 a gente consegue verificar a taxa de homicídio para jovens negros é de 71 para 100 mil e a taxa
de homicídios para jovens brancos é de aproximadamente 28 menos da metade então é visível que o problema da escravidão não foi sanado existe uma dívida histórica o mínimo que a gente faz é reconhecer a nossa história e respeitar Nossa diversidade e vamos agora falar sobre as revoltas que aconteceram no Brasil tanto as nativistas quanto as emancipacionista qual é a diferença é que uma revolta nativista é uma revolta em que as pessoas não têm a dimensão ainda do que o Brasil mas as pessoas já tem uma dimensão do que é a região delas e o que
vem de fora portanto a revolta nativista ela tem um interesse local são pessoas de um local querendo algum tipo de melhoria já uma revolta emancipacionista existe o entendimento sim do que é o Brasil e o que é Portugal de que queremos cortar vínculos políticos numa revolta emancipacionista existe a ideia de separação uma ideia de Independência para que essas revoltas todas elas foram contidas por Portugal senão a gente chamaria de o que a gente chama de revolta emancipacionista é porque foi uma tentativa de independência Mas vamos por ordem quando a gente falar de revolta nativista e
teve muita gente nem dá para falar de todas Mas vamos falar de algumas quando a gente fala delas então está falando de um problema local de um problema específico tranquilo agora várias dessas revoltas nativistas podem ser explicadas pela opressão Geral do sistema colonial você quer ver uma coisa do sistema colonial que deixa a gente assim caramba deverá ser pesado é porque a partir do ano 1649 existiam uma empresa de Portugal e essa empresa de Portugal falava você quer esse produto você quer um litro aqui de cachaça você só pode comprar da minha empresa e o
preço que eu te cobrar a mulher que um preço lá em cima se você comprar pelo contrabando eu vou te prender E olha que loucura então tinha só uma empresa para vender aquele produto para toda a colônia então que empresa é essa d1649 a gente pode chamar ela de companhia geral essa companhia geral o companhia de comércio essa companhia essa empresa ela tem o monopólio de vários produtos e não de um só então você teve uma empresa sendo criado em 1649 para toda a região centro-sul do Brasil e uma outra empresa sendo criado em 1682
para a região atualmente de fala Região Norte do Brasil beleza na época você podia falar a companhia de comércio do grão-pará e Maranhão ou do Maranhão e grão-pará Tranquilo então na época existia um sistema colonial que fazia com que poucas empresas de tivesse o monopólio de vários produtos e havido cotidiano das pessoas que viviam nesse território era muito difícil e Vamo começar a falar sobre as revoltas nativistas a primeira delas talvez a mais emblemática que fala muito sobre nós e quem nós somos é a revolta da cachaça a revolta da cachaça aconteceu no Rio de
Janeiro em 1660 até 1661 eu sei que a senhora do Brasil difícil levar a sério mas é isso A Revolta era da cachaça porque se acredita que teve doido que tentou Proibir a cachaça tentar tem a população ficou louca a população aceitava até ser explorada mas ficar sem testar essa mulher aqui a gente não vai ficar E aí o pessoal pode tomar uma baderna desgraçada e sem acredita que lá em 1695 tudo bem Demorou mas a cachaça voltou a ser legalizada no Brasil então tem luta que compensa brincadeira Essa parte a revolta da cachaça é
a primeira das revoltas nativistas a próxima revolta nativista é a Revolta de Beckman e o professor mas não é revolta nativista do Brasil como é que vem o nome doido decide Ah pois é dois fazendeiros Manoel e Tomás Beckman eles estavam ali no Maranhão e aí chegou aquela empresa lá aquela companhia Geral de Comércio e falou para eles que eles só poderiam comprar a gente escravizada da dessa companhia e eles ali na região do Maranhão muitas vezes ele se valiam de prender pessoas indígenas e escravizá-los tão para eles isso significou um prejuízo econômico Então ver
que não é uma questão ética assim Nem toda a revolta tem um motivo ético e bonito e honroso como a cachaça e aí a gente teve o seguinte esses dois caras um deles o Manoel falou assim vai lá tomar vai lá ver lá em Portugal e se a gente consegue alguma coisa vai negociar e ver que você tem negociação é porque teve um sobrenome Beckman para ajudar né E aí o tomate foi para Portugal o Manoel ficou tomar surpresa e o Manuel morreu termina a Revolta de Beckman dessa vez Portugal disse assim um de vocês
e ficou por isso mesmo a Guerra dos Emboabas aconteceu onde hoje a gente chama de Minas Gerais entre os anos de 1707 até 1709 10 no máximo 11 esse conflito foi por conta lá das jazidas de ouro me Então os sertanistas que vinham da onde hoje a gente chama de São Paulo chegaram ali na região das minas de falar encontramos o Portugal Nossa sertanejas de São Paulo encontramos queremos um monopólio também tem monopólio de tudo a gente quer monopólio do Ouro a gente tá aqui só a gente tem o direito de extrair esse ouro e
aí Portugal falou um pouco eu quero também poder extrair o ouro e se vier pessoas de outras regiões do Brasil para extrair ouro vocês que se entendam E aí teve conflito armado Teve tiro na boca teve muita gente indo embora subindo e aí essa guerra mostra que os conflitos ele e são de Colono com outro Colono não necessariamente esse conflito precisa ser de brasileiro contra português esse esse comprida pode ser um novamente o conflito local de interesse local tão sertanejas de uma região estão disputando contra pessoas de outras regiões quem que ganhou as pessoas de
outras regiões porque os sertanistas paulistas perderam eles tiveram que procurar ouro em outros lugares e encontraram encontraram ouro em Goiás e Mato Grosso e um desfecho político dessa guerra foi que São Paulo deixou de ser uma vila e passou a ser entendida administrativamente falando como uma cidade que foi mais ou menos um prémio de consolo para os paulistas a guerra que a gente vai falar agora é a Guerra dos Mascates que acontece na região de Pernambuco entre os anos de 1710 1711 de um lado você tem os senhores de terra os latifundiários os donos dos
Engenhos ali da região gente poderosa e estavam endividados no momento pelo quando a gente poderosa também sim dívida e do outro lado nós temos Comerciantes na região de Recife e esses Comerciantes alguns deles eram portugueses os senhores de terra os donos do Engenho palavra assim esses Comerciantes de Portugal aí a gente está endividado pede dinheiro para os caras os caras cobram juro alto a gente quer perdão dessas dívidas então o problema é econômico esses donos de Engenho estão endividados e querem perdão das dívidas eles vão para Recife e taca fogo em tudo para mostrar que
eles são poderosos Portugal vendo isso depois de muito tempo né que chega a notícia em Portugal porque eu quero falou a gente não vai resolver isso aí não ficou bastante portugueses estão fazendo o trabalho dele então você senhor de Engenho fica na sua um pouco aí também ou seja você criou uma Impacto Portugal nunca iria matar senhor de Engenho mas Portugal também não queria ir contra comerciante português e os peixes da Guerra dos Mascates olha para os Comerciantes que ficavam em Recife a gente vai transformar essa habilidade então está dizendo de algum modo que os
Comerciantes estão fazendo o trabalho dele agora o que que a gente faz coisas senhores de Engenho animados nos Perdoou a dívida deles porque eles são poderosos se eles não fossem poderosos Talvez o desfecho que vai ter sido muito diferente e essa foi a Guerra dos Mascates Professor então revolta nativista quando eu tenho um brasileiro muito chateado não porque a gente tem um caso um exemplo de uma revolta nativista que a pessoa mais revoltada era uma pessoa de Portugal Filipe dos Santos português na cidade de Vila Rica onde hoje fica Ouro Preto Minas Gerais em 1720
o Felipe dos Santos português estava revoltado com a fiscalização portuguesa não queriam e não queria que aplicar assim lá as casas de fundição não queria que a fiscalização de Portugal aumentasse sobre os mineradores Oi e ele tenta fazer um verdadeiro levante foi preciso trazer mil e Quinhentas pessoas a tropa portuguesa para reprimir esse movimento o desfecho é que esse português Filipe dos Santos foi enforcado e depois disso fizeram uma divisão política agora não tem mais uma região só agora tem a região de Minas Gerais EA região de São Paulo você acredita que antes era uma
coisa só é uma unidade administrativa né Agora não agora tem uma separação Vamos falar agora das revoltas emancipacionistas que significa que a intenção é de separar Brasil de Portugal romper a primeira delas acontece no anno de 1789 na região de Minas Gerais a gente pode chamar de Inconfidência Mineira ou de conjuração mineira já ouviu falar num tal de Tiradentes Pois é e ele é um dos líderes desse movimento este movimento e não é feito por pessoas super pobres não ele é mais de pessoas da classe média e até de pessoas de posse pessoas de classe
alta e por quê que é importante entender se o movimento é de classe baixo ou de classe alta que preconceito o professor é tudo movimento não é tão simples quando você tem um movimento de classes altas como Inconfidência Mineira você espera que as pessoas lutem por interesses da classe alta quer ver eles Lutaram pelo fim da escravidão então eles Olha só Eles correm risco de vida eles lutam contra o governo de Portugal mas deixa a escravidão aí o que eles queriam mesmo era uma separação política de Portugal eles queriam o fim de alguns monopólios eles
queriam poder ter uma indústria ali infecção interesses de pessoas abastadas envolve liberdades econômicas Não envolve tanto Liberdade sociais então é fundamental entender quem que está fazendo aquela res dá para entender Qual é o objetivo daquela revolta em também qual é o desfecho daquela revolta porque não teve muita morte não o único que rodou mesmo foi a última vez que ao que tudo indica era a pessoa menos abastada do grupo compara agora com a conjuração baiana que aconteceu na Bahia em 1798 é uma mineira 1789 EA baiana 1798 né Um pouquinho depois ali sim a gente
tem um movimento de classes baixas e médias muitos artesão Então você tem um movimento mais popular como você percebe que esse movimento é Popular além de reparar em quem que tá tentando fazer a diferença ali né você percebe todo desfechos o desfecho da conjuração baiana e morte Ah então você é opa pera aí Por quê que o governo foi lá e matou geral Olha só outra pergunta sobre Inconfidência Mineira a gente tem um feriado um dia para pensar no Tiradentes não é agora a gente tem um feriado para pensar nos líderes da conjuração baiana Você
já viu o rosto teve pintor fazer o quadro deles do Manoel Faustino Faustino no João de Deus Luiz Gonzaga do Lucas Dantas você não tem cão isso mostra como o governo tentou apagar da nossa memória esse movimento que o se liga tá aqui para resgatar certo Qual é o objetivo maior desse movimento o fim da escravidão também claro ele está de liberdades econômicas eles também querem romper com Portugal mas é fundamental entender que a maior característica da conjuração baiana é que se pretendia libertar as pessoas escravizadas a última grande revolta emancipacionista antes da própria Independência
o seu em Pernambuco em 1817 esse movimento Ele é bem particular porque existem pessoas de classes mais baixas de classes médias e até de paz altas é um movimento geral ali na região E por que você entender o contexto a família real de Portugal tinha vindo ao Brasil desde 1808 quase 10 anos e de lá para cá o custo de vida aumentou muito quem que é de alguma forma pagar para a família real de Portugal fica bonitona no Rio de Janeiro comendo do bom e do melhor população brasileira pai e aí não teve jeito a
galera de Pernambuco ficou bem revoltada também Lutaram por um separatismo também Lutaram por liberdade de imprensa Lutaram por liberdade de religião mas foram reprimir quatro mortes e mais de 100 preso mas pelo menos a gente tem agora uma boa noção de que o Brasil não é o país da Paz de que existe muita revolta no Brasil e que a força que vai ser utilizada para com a revolta depende um pouco da categoria social do Revoltou e finalmente o Brasil colonial vai terminar com a independência de 1822 ver que o Brasil colonial termina o Brasil Imperial
começa ou seja de verdade o Brasil começa ali em 1822 Antes disso era uma América portuguesa agora quando começa esse Brasil Imperial aquelas características do Brasil colonial foram embora forma nenhuma a gente pode afirmar que com a independência a gente teve uma mudança Brasil agora não é mais uma colônia de Portugal mas a gente também tem muitas permanências muita coisa continuou como era antes de uma maneira chique a gente pode dizer que as estruturas sociais foram mantidas quer ver um exemplo quem que tinha dinheiro antes a e depois da Independência era mesmo a galera que
tinha a terra tá a escravidão a escravidão continuou inclusive se intensificou então é fundamental a gente lembrar que quando a independência do Brasil acontece no Brasil agora é um outro Brasil ele é um outro Brasil para algumas pessoas porque para a maioria continua a mesma coisa oi povo lindo a teoria ela é uma beleza agora a gente tem que ver se na prática a gente está preparado você tá preparado vamos ver juntos ele está preparado ou não vamos resolver um exercício que já caiu no ENEM com esse exercício é exemplar é assim que a gente
consegue ver se ele está bem ou não resolvendo muitos existe tranquilidade foi bom para cima nesse aqui nós temos dois textos Professor eu começo a ler os textos depois responda exercício para a gente vai precisar ler os teve mais uma dica é legal começar pelo comando pela proposta do exercício que o exercício Card nós e o exercício que é de nós seguintes as críticas desses cronistas ao processo de colonização portuguesa na América estavam relacionadas a então a gente já sabe que temos dois textos em que cada texto existe uma informação Então são duas pessoas diferentes
que escreveram duas me espera aí legal o já vai para o texto quatro ideia tá entendendo Então vamos lá o primeiro texto esse os dois são falando mal de alguma coisa e tá falando mal do que o primeiro texto vai falar o seguinte e depois que em outra cousa Nesta parte me não posso vingar do demônio admoesto da parte da cruz de Cristo Jesus a todos que este lugar por enquanto você fala pessoal não tô entendendo nada tá parecendo meu vizinho religioso tudo bem tudo bem até de Cada um ia sair de casa hoje não
precisa entender essas palavras ofensivas dessa pessoinha aqui vamos até o final vamos lá que bem a Esta terra um nome que com tanta solenidade ele foi posto sob pena de a mesma Cruz que nos há-de ser mostrada no dia final os acusar de mais Devotos do pau-brasil do que dela então eu não entendo esse linguajar eu não sei se essa pessoa está expulsando um demônio de alguém eu sei que essa pessoa tá chateada ninguém feliz escreve desse jeito Oi e essa pessoa tá chateada porque ela é religiosa mas existe mais interesse no pau brasil do
que nas coisas que essa pessoa gosta você não precisa ser de religião nenhuma para entender que esse cara tá chateado e esse a pessoa tá chateada porque as pessoas estão muito focadas no Pau Brasil e não na Fé vamos ver o texto dois agora já é uma outra crítica já é uma outra forma de falar e deste modo Sião os povoadores os quais por mais arraigadas que na terra estejam e mais ricos que sejam tudo pretendem levar a Portugal obrigado pela didática me cronista e que as fazendas e bens que possuem souberem falar também lhe
souberam de ensinar a dizer como os papagaios aos quais a primeira coisa que em si não é papagaio real para Portugal porque tudo querem para lá no final da frase Você tem o desabafo final então a esse tá chateado por que estão levando tudo para Portugal caramba duas pessoas muito chateada suas uma porque tão levando riqueza para Portugal a outra porque o pessoal tá mais interessada no pau brasil do que na as duas pessoas sorteadas com questões econômicas Então vamos agora para as alternativas vamos lá então repetindo o comando do exercício as críticas desses cronistas
ao processo de colonização portuguesa na América estavam relacionados a que a utilização do trabalho escravo eles mencionam aqui o trabalho escravo eles não menciona vamos procurar uma alternativa melhor letra b e implantação de polos urbanos eles também não estão falando aqui poxa o que falta aqui é prédio o que falta aqui é pavimento no chão não aguenta mais pisar na terra não é o queixo deles amigo então vamos pro próximo letras e devastação de áreas naturais ou para professor o cara falou lá do pau-brasil é pois é Falou sim falou que o interesse é mais
econômico do que o interesse religioso mas ele não falou Pôxa natureza está ficando sem pau-brasil essa era uma pegadinhas alternativa a letra C talvez tem a ti é da sua atenção mas ela ainda não está perfeita vamos procurar uma melhor letra de ocupação de terras indígenas Então pessoal tá chateada porque estão ocupando as terras indígenas eu não lembro de mencionar em aqui o povo indígena que você lembra grita e só sobrou a letra E eles estão chateados é a chateação dele que está relacionada à expropriação de riquezas locais então o pau-brasil é uma riqueza local
e depois o segundo o cronista fala tudo leva um para Portugal não vou nem falar o quê mano é tudo é tudo brilhou vai levar um passarinho cantor vai levar os dois estão chateados porque eles entendem que a colônia ela é expropriada suas riquezas locais vão embora então você não necessariamente precisava saber tudo de história do Brasil colonial mas a interpretação de texto é fundamental e e qual que o exercício queda Jin exercício de história não tá para falar o que é verdade que é mentira o que aconteceu que não aconteceu exercício de história quer
que você faça relações interpretações a partir do texto que te dão das informações que vão te trazer para o professor vão ver se a letra É mesmo né Já pensou esse professor erra vamos ver é a letra e posso legal e tem até comemoração do Homer Simpson Pois é os alunos do se liga Eles têm aí uma plataforma e nela mostra inclusive Quantas pessoas acertaram esse exercício e quantas não acertaram quer cure a quer ver como é que funciona então entra no site se liga. Com.br que você vai saber vamos resolver agora um exercício que
já caiu no Enem para você saber se você tá indo bem ou não está indo bem se não tiver indo bem perfeito a melhor hora que saber que não tá indo bem agora melhor do que no dia da prova não é verdade vamos resolver junto esse exercício Professor Eu leio o texto primeiro né não O Primeiro Comando do Exército Então vamos lá a qual aspecto da vida no Brasil colonial o autor se refere Ufa agora eu leio o texto e eu vou ter que procurar um aspecto da vida no Brasil relacionado ao texto eu não
vou meu texto de alegra não vou ler um texto como se eu tivesse na minha casa querendo me distrair eu vou ler o texto focado vamos lá todos os anos Multidões de portugueses e de estrangeiros saem das frotas para ir as meninas é mina de ouro e prata em não tá falando da mulherada aqui não das cidades vilas plantações e do interior do Brasil vem brancos mestiços e negros juntamente com muitos ameríndios contratados pelos Paulistas contratado a cheirinho desse tempo você coloca a corrente na pessoa bate nela ameaça a ela que ela está contratada Então
vamos lá a mistura é de pessoas de todos os tipos de condições homens e mulheres moços e velhos pobres e ricos fidalgos e povo leigos clérigos e religiosos de diferentes ordens muitos dos quais não tem casa nem com vento no Brasil então aqui olha que legal quer saber quem vivia no Brasil na época em que eles estavam extraindo o ouro das nossas Minas tá aqui tá todo mundo aí homem e mulher moço velho pobre rico final do Povo leigo clérigo religioso é branco Ametista Negra Mirim juntai sociedade Colonial escrita Em poucas linhas para gente se
está tendo esse movimento todo ai galera Tá circulando a galera está saindo da onde viu para ir em direção as minas pronto Preciso de uma alternativa que fale disso e não de outra coisa letra A então a qual aspecto da vida no Brasil colonial o autor se refere a imposição de um credo exclusivo tá falando de religião puxa fala de clérigo mas não só fala de pessoas muito diferentes fala de nego né que significa de alguma forma pessoa que não está relacionada à igreja não não vinculada diretamente à igreja então não é um fala só
de quem está vinculado à igreja fala de muito mais para da sociedade Colonial como um todo letra bem então alteração dos fluxos populacionais fluxo populacional é a galera circulando Olha aí a gente achando que era um uma super giga falar do fluxo é nada aí ó já tá a galera já estava no fluxo lá no Brasil colonial a letra B está correta mas vamos ver porque não as outras alternativas letras e vai falar da fragilização do Poder da Metrópole Metrópole na época era Portugal Então tá falando que Portugal está ficando fraco não Portugal vai ficar
mais forte rico poderoso que estão levando o nosso olho embora e estão gastando esse olho aí do jeito que eles querem mas eles vão estão enfraquecidos estão fortalecidas letras e muito falso letra de ao desregramento da Ordem Social olha só que legal uma sociedade alternativa como queria Raul Seixas todo mundo ali muito feliz tranquilo e desregrado nada disso vida Colonial é muito autoritarismo existe um controle do comportamento das pessoas metade da sociedade nem livre não era eram pessoas escravizadas então falar de desregramento numa sociedade escravista é um grande erro então vamos ver alternativa a esse
ao antilusitanismo das camadas populares as aparece porque questão de história para meter o pau professor já entendi falou mal é essa Cuidado hein se desviar do que o exercício que é de você a gente se dá mal é verdade que existia antilusitano a Popular podia ser mas não é isso que exercício Card a gente o exercício que é que a gente entenda toda essa galera indo lá para as meninas e a única alternativa que corresponde a isso é a alternativa B vamos para a prova real aí ó vamos ver se é verdade que esse exercício
quer falar dos fluxos populacionais ele quer que temos um sapinho chavoso para falar que a gente tá mandando muito e aí povo lindo aprendemos bastante sobre o Brasil colonião eu tenho uma pergunta mais importante ainda para você tá preparado para ganhar um iPhone 11 você sabe que a gente vai sortear um iPhone e 11 né o dia do sorteio no dia vinte e oito de Novembro depois do último dia de prova do Enem a gente tem uma live e nessa Live a gente vai sortear para você agora para você concorrer a esse iPhone 11 é
importante que você esteja cadastrado que você seja aluno do Se Liga Professor mas como é que faz para vir aluno do se liga em novembro temos uma promoção que a black Novembro então qualquer dia de Novembro você vira alunos se liga pronto você concorre a um iPhone 11 é loucura né E tem mais nessa Black novembro a gente vai fazer a maior promoção do ano quer pegar o nosso curso mais para o dão que a gente chama de curso Premium esse curso é aquele que você consegue ter oito resoluções de redação ou seja correções melhor
dizendo né Você pode escrever oito redações E você tem a correção dessas oito redações a cada mês então são muitas redações para você treinar Então se você for lá e se inscrever no curso Premium e vai ter cinquenta por cento de desconto e tem todas as disciplinas você vai conseguir concorrer a um iPhone 11 eu fico por aqui um beijo e até a próxima