estamos iniciando hoje uma série de estudos na primeira carta de Paulo a Timóteo e nós iremos abrir a série com uma exposição das questões introdutórias referentes a carta essas questões são muito importantes saber quem escreveu a quem escreveu quando Em que situação os motivos todas estas coisas nos ajudam a entender o conteúdo da carta embora não sejam absolutamente necessárias para uma compreensão Salvadora do ensino da Bíblia isso aqui é muito importante que nós que nós tenhamos em mente embora na teologia reformada nós afirmamos não somente sola escritura mas nós dizemos que a bíblia é a
sua melhor intérprete então auxílio de Fora para entender a bíblia é bem-vindo mas ele não é crucial ou essencial por uma razão muito simples que geralmente esse auxílio de Fora que envolve conhecimento de arqueologia línguas originais história Filosofia é para os especialistas o pessoal ideologia o pessoal que se aprofunda mais os cristãos em geral eles têm a Bíblia e somente a Bíblia Então se o entendimento e a compreensão Salvador da Bíblia fosse depender da pessoa ter o conhecimento de todas essas disciplinas isso fere primeiro o bom senso segundo anula o plano de Deus o que
é que Deus nos daria uma revelação que só os estudiosos conseguem compreender e terceiro ano no princípio da reforma muito simples que é um nome difícil a perspecuidade da escritura quer dizer a clareza da escritura ela é Clara qualquer pessoa lendo a bíblia com ajuda do Espírito Santo ela pode chegar a compreensão Salvadora do seu conteúdo é claro que tem questões interpretativas que vão depender de você conhecer essas outras disciplinas mas essas questões elas não são essenciais para sua compreensão da mensagem central da Bíblia e da mensagem Central dos seus livros mas de qualquer forma
já que temos acesso e temos oportunidade É sempre bom quando nós vamos estudar uma porção da Bíblia estarmos familiarizados com essas temáticas com esses assuntos porque eles nos ajudam a compreender determinadas passagens é bem melhor então hoje O que nós vamos fazer é tentar ambientar a carta que Paulo escreve aqui morte com algumas das questões introdutórias vamos ficar só com os gestos um e dois que são o prefácio e saudação e a partir desses dois Versículos nós vamos procurar explicar essas questões maiores que nós já nos referimos aqui Paulo Apóstolo de Cristo Jesus pelo mandato
de Deus nosso salvador e de Cristo Jesus nossa esperança a Timóteo verdadeiro filho na fé graça misericórdia e paz da parte de Deus pai e de Cristo Jesus nosso senhor até aqui Irmãos vamos orar mais uma vez pai querido te damos graças por mais uma carta do apóstolo Paulo escrita tanto tempo atrás e que nos traz tantos ensinamentos preciosos nós pedimos que o Senhor nos ajude na compreensão dela e que essa série de estudos que hoje começamos seja usada pelo senhor para nosso crescimento para que se vamos melhor para a nossa alegria e para a
glória do teu nome é o que nós pedimos em nome de Jesus amém meus irmãos o autor da carta se apresenta como sendo Paulo Apóstolo de Jesus Cristo tá logo aí no verso primeiro a cristandade em geral sempre recebeu essa carta como sendo escrita por aquele Paulo que aparece no livro de Atos como tendo sido um fariseu Zeloso perseguidor dos cristãos sincero julgando inclusive que estava fazendo um favor a Deus perseguindo e destruindo a igreja cristã é esse Paulo que se converte no caminho de Damasco mediante uma aparição do Cristo ressurreto e se torna o
maior pregador do Evangelho no século i Porém isso nem sempre nos últimos 200 anos essa posição ela tem sido muito questionada até 200 anos atrás ninguém duvidava que o apóstolo Paulo escreveu essa carta mas a de 200 anos para cá com o surgimento da crítica literária bíblica a crítica Liberal o método histórico crítico alguns estudiosos começaram a questionar se Paulo de fato é o autor dessa carta primeiro porque o estilo não parece ser muito do apóstolo Paulo segundo porque a eclesiologia da carta ou seja o que Paulo fala sobre a carta reflete um período bem
avançado de organização da igreja porque ele já vai falar de presbíteros ele vai falar de ordem de viúvas ele vai falar sobre disciplina de membros disciplina de presbíteros isso refletiria uma situação assim para final do século primeiro e Paulo teria morrido em meados da década de 60 então não podia ter sido Paulo que escreveu essa carta outro argumento é que essa situação que a carta retrata aqui Paulo na Macedônia passa para Macedônia deixa Timóteo em Éfeso para arrumar as coisas da igreja não se encaixa em nada que nós temos o livro de Atos então parece
que fica estranho né a gente conhece a história da vida de Paulo pelo livro de Atos mas no livro de Atos não tem nada onde a gente possa encaixar esse essa situação que está aqui então por isso as pessoas alguns estudiosos eles são extremamente críticos e acham que quem escreveu Paulo foi um Paulinho quem escreveu Timóteo Primeira Timóteo foi um pauinista um imitador de Paulo no século II usando o nome de Paulo para poder dar autoridade ao seu escrito alguém se passando por Paulo navegando na popularidade Na Autoridade do apóstolo Paulo eu não acredito nisso
porque eu tô vendo um outro fazendo assim com a cabeça tá mas eu tô só descrevendo O que é que os críticos fazem tá então nenhuma dessas questões nenhum desses argumentos levantado ele é Fatal para compreensão histórica da igreja de que o apóstolo Paulo é o autor da carta primeira questão de estilo é bastante pueril autores variam de estilo dependendo do contexto em que ele se encontram da audiência a que ele se dirige o vocabulário muda quando se você pega um livro meu por exemplo se você pegar um comentário de Tiago que foi um comentário
que eu escrevi fazendo pesquisa sentado pesquisando no grego no original e tudo mais e aí você pega o meu comentário em Colossenses que é o resultado de pregações minhas pregações expositivas que é editora simplesmente transcreveu não é de um formato literário e publicou se você não conhecesse Quem são os dois autores você diria que são dois autores completamente diferentes um do outro então dizer que Paulo não é o autor dessa carta porque o estilo dessa carta o vocabulário não bate com a com outras cartas de Paulo é um argumento muito de quem é um argumento
de má vontade de quem não quer aceitar autoridade de Paulo aqui nesses escritos a questão de eclesiologia é também uma falta de de eu diria até capcioso porque se consideramos o livro de Atos como sendo um livro bem localizado em meados do século primeiro nós já vemos no livro de Atos que cedo os cristãos começaram a se organizar em Atos Capítulo 6 surge os diáconos eleitos pela comunidade para cuidar dos órfãos dos pobres e das viúvas e no capítulo 14 tá dito que Paulo ao término da segunda viagem missionária ele e Barnabé e e os
seus companheiros eles passavam pelas cidades onde implantaram igrejas organizando a eleição de presbíteros em cada igreja isso já na segunda viagem missionária do apóstolo Paulo então é vidente que desde cedo os cristãos perceberam a necessidade de organizar e estruturar as suas comunidades Portanto o quadro que Paulo retrata aqui nessa carta que ele escreve a Timóteo cabe perfeitamente dentro do escopo do livro de Atos Não há necessidade de transferir isso para o final do século primeiro ou início do século segundo Além disso os cristãos já tinham como inspiração aí sinagogas os primeiros cristãos vinham de sinagogas
eles eram judeus e assim agora era extremamente organizada tinha um conselho tinha tinha O sacerdote tinha o Escriba o religioso chefe da Sinagoga que era responsável pelos negócios da Sinagoga tinha um leitor que era a pessoa que guardava os livros da Lei no armário e que abria para que o pregador da época do dia fosse ler a sinagoga tinha já uma liturgia elaborada então o cristianismo surgiu do nada né eles não inventaram a roda então toda essa estrutura que os cristãos apresentam no livro de Atos foi tomado emprestado quer seja da Sinagoga quer seja do
serviço no tempo então não há nenhuma dificuldade em aceitar que os cristãos cedo geram bem organizados quem às vezes questiona isso é o pessoal que tem essa visão romântica de que os primeiros cristãos assim se reuniam informalmente nas casas que não tinha assim nenhuma relação de autoridade não tinha ninguém a quem eles prestavam contas ninguém que pastoreais que disciplinasse ministrasse o sacramentos não pregasse a palavra é uma visão distorcida da escritura muito cedo a Igreja de Cristo se organizou e se estruturou Então o que Paulo tá refletindo aqui cabe perfeitamente dentro do período de vida
do apóstolo Paulo e o fato de que realmente no livro de Atos nós não temos nenhum momento que possa encaixar isso aqui isso por outro lado não significa absolutamente nada porque o livro de Atos ele não é uma biografia o livro de Atos se propõe a contar os fatos relevantes para o tema do autor Lucas que é o autor do livro de Atos se propõe a contar de que maneira os primeiros discípulos cumpriram a ordem de Jesus de pregar o Evangelho até os confins da terra até o nome Atos dos Apóstolos é equivocado porque na
verdade ele só fala de dois apóstolos ele só fala das viagens missionárias de dois Apóstolos que é Pedro e depois Paulo dos outros 11 só João é mencionado com exceção da eleição de Matias no início do livro de Atos no capítulo 1 mas um livro de Atos narra primeiro como Pedro abriu a porta do evangelho para o gentios e segundo como Paulo entrou por essa porta e pregou o Evangelho no mundo todo então Lucas não tá dando uma biografia detalhada dos primeiros anos da Igreja Primitiva e muito menos das viagens do apóstolo Paulo das quais
muitas vezes ele menciona apenas dizendo saiu daqui foi para ali passou um tempo foi pregar em tal lugar e a gente não sabe o que que aconteceu naquelas cidades que onde onde são mencionados Ou aquele tempo São mencionados apenas de passagem Então não é argumento dizer que primeiro Timóteo não encaixa em nada que a gente conhece de Atos porque o livro de Atos não pretende ser exaustivo da história da igreja cristã primitiva apostólica lacunas é muito espaço onde Lucas não diz absolutamente nada e onde Paulo poderia ter feito não só isso mas muitas outras coisas
não é que nós não temos ideia então em conclusão nós não temos nenhuma razão para abandonar a posição histórica conservadora de que o apóstolo Paulo É de fato o autor dessa carta destinada a Timóteo Paulo aqui diz duas coisas sobre si mesmo que nós já estamos acostumados a ouvir da parte dele primeiro ele se apresenta como Apóstolo de Jesus Cristo ainda que ele esteja escrevendo para Timóteo seu filho na fé que eu conhecia muito bem alguns acham que essa formalidade de Paulo no início da carta é que embora essa carta tenha sido endereçada Timóteo ela
era para ser lida lá em Éfeso Na Igreja de Éfeso onde Timóteo estava ministrando então a Timóteo tinha que chegar lá tinha que chegar na Igreja de Éfeso e dizer aqui estão as instruções que o apóstolo Paulo me deu e é dessa forma que nós vamos conduzir a igreja é por isso que Paulo se apresenta de maneira mais formal numa carta que parece dispensar isso se ele tá escrevendo para Timóteo seu filho na fé Qual a necessidade dele dizer Paulo Apóstolo de Jesus Cristo é claro que sabia disso mas é que aquela carta iria ser
lida na Igreja de Éfeso e era a base da autoridade de Timóteo para ele poder fazer as mudanças e introduzir a as atividades que o apóstolo Paulo recomenda aqui que ele faça então por isso que ele se apresenta com o seu título completo ele é Apóstolo de Jesus Cristo Ele foi nomeado por Jesus Cristo como seu representante recebeu o dom da Inspiração Divina no escrever para registrar a palavra de Deus foi chamado para lançar o fundamento da igreja ele é testemunha da Ressurreição e foi chamado pessoalmente por Jesus Cristo no caminho de Damasco estes são
os elementos que faziam um Apóstolo e Paulo Então se apresenta como sendo um deles e ele acrescenta pelo mandato de Deus nosso salvador quando Paulo faz isso é porque às vezes existe ou existia questionamento sobre a origem do aposto ao lado dele ele está simplesmente com isso dizendo não fui eu que me coloquei nessa posição foi Deus que me colocou aqui e também eu não sou Apóstolo por mão de homem nenhum tem me ungiu e me consagrou Apóstolo para o seu Apóstolo o meu apóstolado é direto de Deus e do nosso Senhor e salvador Jesus
Cristo ele se refere a Deus como nosso salvador porque Deus não somente é o autor do plano da Redenção mas é também aquele que executa esse plano e se refere a Jesus como nossa esperança Exatamente porque nesse plano de Deus Pai a salvação se baseia na obra completa de Cristo suficiente final de Cristo na cruz do Calvário e na sua ressurreição por isso que Deus pai é o nosso salvador e Jesus Cristo é a nossa esperança porque é nele que eu deposito a minha esperança Esperança certa e que Deus o salvador haverá de me salvar
conforme o seu desejo depois ele em seguida ele declara quem a carta escrita a Timóteo verdadeiro filho na fé e ele faz o voto graça Misericórdia em paz da parte de Deus pai e de Cristo Jesus nosso senhor que é uma saudação costumeira naquela época Geralmente os gregos se saudavam com graça e os judeus com Shalom paz e os cristãos juntaram esses dois e ainda acrescentaram misericórdia são três coisas que todo mundo precisa não é nós precisamos da Graça de Deus nós precisamos da sua misericórdia e precisamos da sua paz Timóteo em particular diante da
grande tarefa que Paulo vai dar a ele aqui nessa carta de conduzir os assuntos da Igreja de Éfeso Timóteo ele aparece pela primeira vez na vida de Paulo livro de Atos Capítulo 16 de 1 a 5 Thiago perdão Timóteo era filho de uma de uma senhora judia que havia se convertido a Cristo mas o pai era grego e não somente a mãe de Timóteo era crente mas a avó de Tiago perdão quando disse Thiago é Timóteo tá E a vó de Timóteo também era também era crente então Timóteo já era crente de terceira geração avonóide
depois a mãe Eunice e agora Timóteo e Paulo conhece passando lá em listra a cidade onde ele morava e resolve levá-lo consigo e ele então se torna colaborador de Paulo na segunda viagem missionária o episódio que marca essa participação de Timóteo é o fato de que Paulo o circuncidou Claro para o apóstolo Paulo a circuncisão não tinha mais nenhum valor religioso Mas continuava sendo o identificador cultural da raça Judaica Timóteo era filho de uma mulher judia e eles iam pregar o Evangelho em regiões onde tinham muitos judeus então poder se ia questionar porque que Timóteo
não era circuncidado uma vez que ele era judeu Paulo não tinha problema com esses marcadores raciais de identidade étnica como no caso seria a circuncisão então ele circuncida Timóteo e leva Timóteo que passa a ser o colaborador mais próximo e do apóstolo Paulo que aqui o chama de verdadeiro filho na fé porque Paulo teve outros colaboradores que o traíram outros colaboradores filhos na fé que o traíram mas Timóteo sempre foi leal e foi e vai ser leal até o fim da vida do apóstolo Paulo quando ele chama de filho na fé não é que ele
foi instrumento da sua conversão porque provavelmente ele se converte através de sua mãe Eunice e de sua avó Lóide mas Paulo foi quem o discipulou quem o trouxe para perto de si e ensinou os fundamentos e do Cristianismo bem como as coisas referentes ao reino de Deus Paulo tinha plena confiança em Timóteo que nós supomos era não sabemos a idade mas comparado ao Apóstolo Paulo ele poderia ser chamado de jovem ele acompanha o Paulo em grande parte do Ministério do apóstolo A partir dessa segunda viagem esteve com Paulo preso em Roma na primeira prisão de
Paulo e continuou a servi-lo após Paulo ser libertado e foi a ele que Paulo escreveu a sua última carta a segunda Timóteo foi escrita algum tempo depois Paulo estava preso pela segunda vez e daquela prisão Paulo não sairia a não ser para havia havia onde ele foi degolado por ordem do Imperador Nero essa carta Então se estes fatos estão corretos e pensamos que sim ela foi escrita depois da primeira prisão de Paulo em Roma conforme atos 28 nos conta e isso então ocorre entre os anos 62 E 64 depois de Cristo Paulo estava na Macedônia
como ele diz no verso 3 quando eu estava de viagem rumo a Macedônia Então significa que Paulo tinha chegado e ele tá escrevendo a carta Paulo estava na Macedônia e havia deixado Timóteo na Igreja de Éfeso para cuidar da igreja Paulo mesmo tava planejando fazer uma visita à igreja mas em caso dele demorasse ele queria que Timóteo já começasse a colocar as coisas em ordem como diz o capítulo 3 verso 15 começando verso 14 escreva-te estas coisas Timóteo esperando ir ver-te em breve para que se eu tardar fique ciente de como deve proceder na casa
de Deus que a igreja do Deus vivo coluna e Baluarte da verdade então é esse o contexto Paulo Timóteo estavam juntos a caminho da Macedônia Paulo pensava passar em Éfeso assuntos urgentes na Macedônia eu esperavam então ele existe morte vai para Éfeso e coloca as coisas em ordem na igreja quando Paulo chega em Macedônia sente que vai demorar mais do que deveria ou do que queria Então escreve essa carta para Timóteo dizendo Timóteo Pode ser que eu demore então enquanto eu não chego tá aqui o que que você vai fazer vai cuidar dessas situações aqui
então é nesse contexto que surge a carta a Timóteo em linhas Gerais Timóteo a tarefa de Timóteo não era fácil ele tinha que combater uma heresia que estava entrando nas igrejas de Éfeso Ou seja a gente tem que fazer o papel de uma Apologia enfrentar os falsos mestres que já estavam dentro das igrejas ensinando que não devia ele devia preparar uma boa liderança na igreja organizar a eleição de líderes que pudessem combater aqueles falsos Mestres ele deveria instruir todas as classes de membros das igrejas de Éfeso os jovens as jovens as mulheres os homens os
idosos as viúvas todas essas pessoas Paulo passam instruções a Timóteo dizendo você instrui essas pessoas dessa maneira dessa maneira dessa maneira Então essa foi a missão que o jovem aprendiz né era aprendiz essa altura ele já estava bem descolado né ele já tava bem escolado essa é a missão que esse jovem cooperador de Paulo recebe na Igreja de Éfeso que tinha sido organizada pelo próprio apóstolo Paulo alguns anos antes a fundação da igreja tá narrada no livro de Atos Capítulo 19 é interessante que pouco tempo depois de Paulo ter fundado a Igreja de Éfeso ele
marcou o encontro com os presbíteros de Éfeso Numa cidade chamada Mileto que era próxima na praia na verdade era um era Recife Olinda né Mileto e Éfeso então ele se encontrou com os presbíteros lá em Mileto Eles vieram os presbíteros de Éfeso e Paulo faz um discurso memorável que tá registrado no capítulo 20 de Atos onde diz aos presbíteros de Éfeso eu sei que depois da minha partida surgiram no meio de vocês Lobos Vorazes falsos profetas homens levados invenções ruins que vão desviar muitos dos discípulos do caminho da Verdade alguns anos mais tarde Paulo escreve
a carta aos Efésios carta aos Efésios conforme nós temos aqui no cano Isso aí foi durante o tempo da prisão dele quando ele fala do seu apóstolado fala dos ofícios que Deus deu a igreja para que a igreja e agora escreve essa carta Timóteo dizendo a Timóteo cuida da Igreja de Éfeso que Eu Plantei a igreja a quem eu escrevi uma carta igreja com quem eu falei discursei aos presbíteros e assim por diante e por último curiosamente na carta que Jesus mandou para a Igreja de Éfeso através do apóstolo João que está lá em Apocalipse
Capítulo 2 Jesus menciona primeiro ele critica a Igreja de Éfeso porque era uma igreja que tinha perdido o primeiro amor mas reconhece que a Igreja de Éfeso era uma igreja ortodoxa porque ela testou os falsos Apóstolos e viu que eles não eram apóstolos e os rejeitou e não aceitou Quem Sabe Isso aqui já não teria sido influência do trabalho de Timóteo né na Igreja de Éfeso combatendo essas heresias que estavam ali infiltradas essa heresia de Éfeso nós vamos ouvir falar muito dela esses falsos profetas que estão em todo lugar não tem praticamente nenhuma carta do
novo testamento que a gente não abra que não encontre essa briga com falso profeta né ou praga falso profeta em todo lugar então aqui também né que modo tinha que combater o que parecia ser humano existe extremamente perniciosa nós vamos encontrar traços e traços aqui na carta de desse falso ensinamento ele se ocupavam com trivialidades aqui mesmo Capítulo primeiro a já a partir do verso 3 Depois de dizer que que tinha viajado para Macedônia e que estava a caminho de Macedônia Paulo disse eu te roguei tu permanecesses em Éfeso parado moeda há certas pessoas aqui
não ensina em outra doutrina Então tinha gente ensinando outro doutrina o que era outra doutrina era uma doutrina diferente da doutrina do apóstolo Paulo que é a doutrina de Cristo Então já tinha gente nessa época ensinando outra doutrina e Paulo desatimos você tem que admoestar essas pessoas elas não podem ensinar outra doutrina né então Paulo não tinha absolutamente nada a ver com Politicamente correto respeito sua opinião irmão né respeito cada um entende do jeito que quiser Cada um pensa do jeito que quiser vamos estar junto Afinal o que vale é o amor que nada diz
o apóstolo Paulo que morte diz pra essa turma não é para ensinar doutrina diferente não Só existe uma verdade só existe uma verdade Então essa é a tarefa que Timóteo tinha que fazer as demais tarefas elas vão ficar Claras a medida que a gente prossegue Mas no geral Paulo escreve essa carta Primeiro para que Timóteo ficasse firme veja o que diz o capítulo 1 verso 18 Esse é o dever que te encarrego ao filho Timóteo segundo as profecias de que antecipadamente fostes objetos combate firmado nelas o Bom Combate mantendo a fé e a boa consciência
porque alguns tendo rejeitado a boa consciência vieram a naufragar na fé palavra de encorajamento a Timóteo essa carta era para isso encorajar Timóteo a ficar firme o trabalho que ele tinha diante dele era um trabalho penoso difícil e no capítulo 3 verso 15 nós já Lemos Paulo disse se eu tardar fique ciente de como deve proceder na casa de Deus que a igreja do Deus vivo coluna e Baluarte da verdade então por esses motivos todos Paulo escreve a primeira carta dele a Timóteo eu vou trazer para vocês agora em segundo lugar o esboço da carta
brevemente de maneira breve para que vocês vejam como é variada a carta como ela é rica e embora essa carta seja considerado como uma das cartas pastorais de Paulo porque ela foi escrita um pastor Timóteo que deveria pastorear a igreja na verdade como eu disse ela foi escrita para ser lida também na Igreja de Éfeso portanto não só pastores vão aproveitar a Primeira Timóteo mas os cristãos em geral crentes em geral eles tiram grande proveito do que está aqui Porque Paulo tinha em mente o bem-estar deles também eu vou dar para vocês um esboço da
carta o capítulo 1 tem as seguintes partes primeiro saudação versos 1 e 2 que nós já vimos segundo como Timóteo deveria tratar os falsos Mestres da Lei esses falsos profetas que aparentavam ou se apresentavam como sendo Mestres na lei de Moisés tá aí do verso 3 até o verso 11 e nessa parte Paulo fala da missão de Timóteo o alvo dele e os inimigos que ele encontraria Então vão dar Bons estudos isso aqui com certeza depois no capítulo 1 de 8 a 11 Paulo explica por que que Deus deu a lei porque era essa a
polêmica esses falsos Mestres se apresentavam como sendo Mestres da lei Mas estavam dando apresentando uma finalidade da Lei de Deus contrária aquela finalidade verdadeira então Paulo depois de detonar de desconstruir a ação deles Paulo diz porque o que é a lei de Deus ele diz que a lei é boa Capítulo 1 verso 8 e Qual o propósito da Lei Capítulo 1 verso 9 e aí do verso 12 a 17 do capítulo 1 ele fala de como a graça de Deus em contraste com a lei se revelou na conversão e no chamado dele talvez Essa é
uma das passagens mais conhecidas da primeira carta de Timóteo quando Paulo fala de como ele era antes da igreja versus 12 13 e 13 como Deus exatamente por isso porque ele era o pior de todos Deus o chamou o verso 14 e como aquilo que Paulo aprendeu da conversão Capítulo 1 verso 15 é muito conhecido fiel é a palavra digna de toda aceitação que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores dos quais eu sou o principal Paulo Aprendeu isso na por experiência própria e o objetivo pelo qual Deus o converteu tá aí no
verso 16 ao verso 17 para que Paulo serviço de exemplo para todo mundo da Graça de Deus e termina no capítulo 1 paulin exorta Timóteo a combateu O Bom Combate combater da maneira certa e ter cuidado com os maus combatentes Isso é só o capítulo 1 no capítulo 2 Paulo traz instruções sobre o culto esse capítulo Vai ser muito bom primeiro ele orienta os homens que devem orar por todos porque Deus quer a salvação de todos aqui vai dar uma briga boa né que que significa isso que Deus quer a salvação de todos versos 1
e 2 motivos que Deus quer a salvação de todos e por isso devemos orar por todos porque agradável a Deus verso 3 Porque Deus quer salvar a todos verso 4 e Cristo se deu por todos os versos 5 e 6 eu acho que vou faltar nesse dia pedir para o pastor Cláudio E aí Paulo Então fala do seu ministério entre os gentios logo em seguida já com isso significando que todos é judeus e gentios não somente judeus mas gente Lembrando que a palavra todos toda vez que aparece com a conotação soteriológica de salvação tem que
ser analisada no contexto Quem são estes O que quer dizer Deus quer que todos sejam salvos é cada pessoa ou pessoas de entre os judeus e dos gentios veremos como proceder no culto então primeiro fala sobre oração depois ele fala Ora por todos depois como os homens devem proceder levantando mãos orando verso 8 como as mulheres devem se trajar versos de 9 a 10 e como elas devem aprender a mulher aprenda em silêncio não permito que a mulher ensine vai ser outra confusão aqui e ele vai dar os motivos pelos quais ele dá essa ordem
aparentemente absurda e contraditória uma vez que em primeiro aos Coríntios 11 ele fala da mulher que ora e profetiza na igreja e aqui ele vai dizer para a mulher não ficar calada como é isso né esperem que a gente vai chegar lá Capítulo 3 ele começa então instruções que deveria dar sobre os líderes da igreja primeiro sobre a escolha de presbíteros e pastores quais seriam as qualificações exigidas versos de 1 a 7 depois ele fala sobre os diáconos e aí tem uma passagem intrigante quando ele diz assim no meio das orientações para os diáconos Paulo
diz quanto as mulheres aí vem a dúvida ele tá falando de diaconisa ele tá falando da mulher O diácono tá falando das mulheres da igreja em geral tá falando de auxiliares de diáconos então tem pelo menos cinco interpretações possíveis dessa passagem que até hoje desafia os intérpretes e os motivos Pelos quais então sim Aí Ele termina o capítulo 3 dizendo porque que ele escreveu que foi aquela passagem que nós já Lemos de como ele devia proceder na igreja quer dizer ele diz assim olha para ser líder na Igreja São essas qualificações Então é isso que
eu quero que você faça aí eleja pessoas assim para liderarem a igreja porque assim que se deve comportar na casa de Deus aí ele entra no capítulo 4 ainda falando sobre a liderança ele fala do erro dos falsos Mestres ele volta a falar dos falsos médicos tinha deixado os falsos médicos meio de lado mas ele volta a falar no Capítulo 4 de 1 a 5 essa passagem vocês conhecem bem né Ele diz o espírito afirma expressamente que nos últimos tempos alguns apostaram da Fé por obedecer a espíritos enganadores ensino de demônios é uma das passagens
mais conhecidas de primeiro de Primeira Timóteo então aí do verso primeira até o 5 Paulo denuncia o erro dos falsos Mestres dizendo que apostasia é a marca da nossa época que é causada por demônios que é divulgada por homens maus e que nega as coisas boas de Deus medos do Capítulo 4 Paulo agora da orientações pessoais a Timóteo como é que ele deveria o que é que ele deveria fazer diante toda essa situação expor a verdade e versos 6 rejeitar o erro versus 7 exercitasse na piedade de 7 a 10 se é padrão dos fiéis
de 11 a 12 dedicasse a pregação 13 a 14 ser dirigente verso 15 e cuidar de si mesmo da doutrina vs 16 tá aqui um roteiro pros pastores se você quiser assim né o manual de como o Pastor Deve cuidar de si mesmo você tem aqui no Capítulo 4 de 6 a 16 E aí Capítulo 5 ele dá a Timóteo várias instruções sobre diferentes no grupos da igreja ele começa primeiro falando do homem idoso como é que Timóteo deveria repreender o homem idoso porque o homem idoso também erra e o fato dele ser velho não
quer dizer que ele não possa ser repreendido O problema é que de morte era jovem como é que ele ia repreender os idosos da igreja quando os idosos eram instruções não somente para o idoso mas para idosa também porque idosa também erra idosa também precisa ser corrigida para ver quando o pastor é mais moço né E como é que fica isso então tem aqui Paulo conhecendo o dilema sabendo do dilema né ele já diz a Timóteo como é que ele deve fazer depois ele trata das viúvas quase o capítulo 5 toda é sobre viúvas é
interessante porque ele fala que a viúva primeiro tem que ser sustentada pela família depois ele dá as qualificações da viúva que pode ser sustentada pela igreja depois ele fala o que é que ele quer das viúvas mais jovens que elas fazem obviamente se aparecer pretendente e o cuidado que todos os cristãos têm que ter pela sua família tá no verso 16 aí ele volta por para os presbíteros ele fala sobre o sustento dos presbíteros Como apresentar denúncia contra os presbíteros quando eles estiverem errados como eles devem ser consagrados para presbíteros 21 a 22 e aí
um parênteses sobre a saúde de Timóteo é curioso porque no meio de orientações sobre os presbíteros denúncia de Presbítero disciplina de Presbítero consagração de Presbítero Paulo parece preocupado com a saúde diz assim olha toma um pouquinho de vinho com água por conta do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades aí é úlcera né porque se tem um assunto que da úrs pastor é proibido conselho da igreja né então por isso sabendo disso é que Paulo quando vai falar dos presbíteros e diz olha não é por conta do teu estômago das frequentes enfermidades tomam sangriazinha que
vai fazer bem É o sangria viu é com água você viu aqui não é com água um pouco de água com vinho né Para poder melhorar o estômago Tá certo então ele faz um parente sobre a saúde de Timóteo e fala dos cuidados quanto a ordenação de Oficiais Capítulo 6 que é o final ele continua falando sobre ele fala agora para os escravos Como é que os escravos cristãos deveriam se comportar ele volta a falar dos falsos Mestres e também ele e aí ele fala dos patrões e das riquezas Como é que os membros ricos
da igreja deveriam guardar o seu dinheiro empregar o seu dinheiro ou atitude deles para com dinheiro e conselho final e saudação nos versos 20 e 21 querido só isso aqui já mostrou Espero que só isso aqui já abriu o apetite de vocês para a gente estudar essa carta é ou não é relevante essa carta todos os assuntos que estão aqui são assuntos do dia a dia da nossa igreja que você vê sendo debatido nas redes sociais que vocês escutem pregações que você encontra nos livros que você compra que autores modernos e Antigos tratam porque são
questões recorrentes na vida da igreja porque porque a igreja é imperfeita a igreja é feita de pecadores sempre é uma nova geração chegando que precisa ser instruída nos princípios da palavra de Deus é por isso que primeiro a Timóteo está na Bíblia ela é dada é uma carta que é chamada de pastoral quando na verdade ela é mais uma carta que é geológica ela fala sobre a igreja a vida na igreja a vida em igreja em comunidade como nós devemos nos relacionar Como enfrentar falsos profetas como tratar as viúvas como eleger presbíteros como tratar gente
que caiu no erro Como cuidar das viúvas como cuidados velhinhos que né De vez em quando então os jovens como é que a gente trata os jovens então a carta é perfeita para isso e o nosso desejo é que você não somente continue vindo nas segundas não é Enquanto Tiver munguzá a gente vai estar convidando vocês aqui mas que vocês convidem outras pessoas que queiram estudar a palavra de Deus nosso alvo aqui vocês sabem não é fazer proselitismo nenhum não tem ninguém aqui que pode dizer de mim do pastor Cláudio do pastor Luciano pastor Joselito
que algum dia a gente chegou para você e disse assim a não ser meus dois sobrinhos que era de outra igreja presbiteriana então com exceção desses dois Ninguém chegou para você para dizer assim venha para igreja presbiteriana porque não é o alvo disso aqui nosso alvo Como eu disse é reunir irmãos que amam a palavra de Deus de todas as igrejas evangélicas a estudar juntos a palavra de Deus e crescer na palavra de Deus esse é o nosso objetivo amém